Guia do estudante português (2018)

Page 31

2

COLONIAL QUINHENTISMO

O admirável mundo novo Relatos de viajantes e autos de catequização compõem a literatura do Quinhentismo (1500-1601)

A

s manifestações literárias sobre o Brasil têm início em 1500, com a carta redigida por Pero Vaz de Caminha ao rei português dom Manuel I, logo após os primeiros contatos dos portugueses com os índios da Bahia e com a natureza exuberante do território desconhecido. A literatura em língua portuguesa dos viajantes compreende a produção informativa dos cronistas, que descreviam as riquezas naturais e os habitantes do Novo Mundo, e os textos dos missionários jesuítas, voltados para a conversão e a catequese dos povos indígenas.

Relatos de viajantes

O documento considerado “certidão de nascimento do país”, a carta de Pero Vaz de Caminha (1500), conserva o primeiro testemunho sobre o encontro entre índios e portugueses. O relato procura ser objetivo, mas os comentários sobre os costumes indígenas e a apreciação das riquezas naturais revelam a admiração e as emoções do autor da carta. O escrivão português deixa transparecer, além disso, uma visão de mundo cristã, crente na existência do paraíso terrestre e na necessidade de conversão dos povos nativos. Dessa forma, sob a aparência de imparcialidade, Caminha insere seu ponto de vista sobre os fatos observados.

Carta a El Rei D. Manuel Pero Vaz de Caminha

Senhor: Posto que o Capitão-mor desta vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra nova, que ora nesta navegação se achou, não deixarei também de dar disso minha conta a Vossa Alteza (...) A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem-feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura. Nem estimam de cobrir ou de mostrar suas vergonhas; e DESCRIÇÃO nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto. O autor faz uma Ambos traziam os beiços de baixo furados e meti- descrição física dos dos neles seus ossos brancos e verdadeiros, de com- nativos, destacando as diferenças entre eles e os primento duma mão travessa, da grossura dum portugueses. A descrição fuso de algodão, agudos na ponta como um furador. não é pejorativa, como (...) se vê no emprego dos Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é adjetivos “bons”, usado graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á para caracterizar os substantivos “rostos” e nela tudo, por bem das águas que tem. “narizes”, e “bem-feitos”. Porém o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar. SALVAÇÃO Em seguida, Caminha (...) descreve fisicamente E nesta maneira, Senhor, dou aqui a Vossa Alteza a paisagem brasileira. do que nesta vossa terra vi. E, se algum pouco me No entanto, o destaque alonguei, Ela me perdoe, que o desejo que tinha, de da carta recai sobre os habitantes nativos: Vos tudo dizer, mo fez assim pôr pelo miúdo. o autor mostra-se (...) preocupado com a Beijo as mãos de Vossa Alteza. salvação das almas Deste Porto Seguro, da Vossa Ilha de Vera Cruz, indígenas por meio hoje, sexta-feira, primeiro dia de maio de 1500. da conversão ao cristianismo.

Textos de evangelização

José de Anchieta destacou-se na literatura quinhentista por suas poesias e autos evangelizadores cujo foco era impor a moral religiosa católica aos costumes dos indígenas. O padre também elaborou poemas que apenas revelavam sua necessidade de expressão, como um poeta pagão. Os poemas mais conhecidos de José de Anchieta são Do Santíssimo Sacramento e A Santa Inês.

34 GE PORTUGUÊS 2018

CORRESPONDÊNCIA As figuras do enunciador (autor) e do enunciatário (a quem se dirige a carta) ficam explícitas no gênero correspondência. A intenção da mensagem é revelada no início: informar sobre as terras descobertas. Note a estrutura convencional, com vocativo indicando o destinatário (“Senhor”), o corpo do texto (com as notícias sobre o Brasil), a despedida e a assinatura do autor.

TEXTO INFORMATIVO Após a recomendação sobre o destino dos índios, Caminha conclui a carta explicitando a intenção informativa do texto: a extensão do relato está ligada à necessidade de prestar contas detalhadas e minuciosas ao rei.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.