Guia do estudante biologia (2017)

Page 8

GENÓTIPO Conjunto de genes que definem determinada característica de um indivíduo.

H HAPLODIPLOBIONTE, ou METAGÊNESE É o ciclo de vida das plantas, que passam por uma geração haploide e outra diploide. Característico de todos os vegetais, que alternam reprodução assexuada com sexuada. HAPLOIDE (N) Célula que contém um único cromossomo de cada tipo. Gametas e esporos de vegetais são haploides. HERANÇA LIGADA AO SEXO, ou HERANÇA LIGADA AO CROMOSSOMO X É aquela em que o caráter é transmitido para os filhos por genes que se encontram numa região não homóloga do cromossomo X. Filhos de ambos os sexos recebem os genes, mas os homens têm maior probabilidade de desenvolver o fenótipo. HERANÇA RESTRITA AO SEXO, ou HERANÇA HOLÂNDRICA É aquela em que uma característica é transmitida apenas do pai para os filhos do sexo masculino. HOMOLOGIA Ocorre entre estruturas que têm a mesma origem mas que assumem funções diversas, como as asas de um morcego e os membros anteriores dos macacos.

I ÍNTRON Trecho do gene que não codifica nenhuma proteína. IRRADIAÇÃO ADAPTATIVA Ocorre quando grupos de parentesco próximo conquistam novos ambientes e, por adaptação, têm alguma de suas características originais alterada. iSTOCK

M MEIOSE Mecanismo de divisão próprio das células germinativas, na criação dos gametas: cada célula-filha carrega metade dos cromossomos da célula-mãe. MITOSE Divisão celular própria dos unicelulares e das células somáticas: uma célula divide-se ao meio e gera duas células filhas com material genético idêntico.

N NÍVEL TRÓFICO Cada uma das etapas de uma cadeia alimentar. NUCLEOTÍDEOS Moléculas formadas por um grupo fosfato, um açúcar de cinco carbonos e uma base nitrogenada, que compõem a estrutura dos ácidos nucleicos.

O OOSFERA É o gameta feminino dos vegetais (correspondente ao óvulo nos mamíferos). ÓVULO Tem dois sentidos: entre os animais, é o gameta feminino. Entre os vegetais, é um órgão do aparelho reprodutor de gimnospermas e angiospermas.

PROTEÍNA Sequência de aminoácidos sintetizada no citoplasma segundo uma ordem estabelecida pelo DNA.

R REPLICAÇÃO SEMICONSERVATIVA Duplicação do DNA na qual uma das fitas provém da molécula- mãe e a outra é nova. REPRODUÇÃO ASSEXUADA Aquela em que um organismo, sozinho, transfere todo o material genético para outro. Esse tipo de reprodução gera um clone. REPRODUÇÃO SEXUADA Aquela em que um organismo é gerado pela combinação do material genético de dois pais. RESPIRAÇÃO É a quebra de moléculas de glicose (açúcar) para a obtenção de energia. Quando essa quebra envolve oxigênio, falamos em respiração aeróbica. Sem oxigênio, é anaeróbica (ou fermentação).

S SPLICING Limpeza que a molécula de RNA-mensageiro sofre no código copiado do DNA, para eliminar os trechos que não codificam proteínas (os íntrons).

P

SUCESSÃO ECOLÓGICA É um processo pelo qual os seres vivos se instalam numa região, gradualmente, colonizando-a.

PARTENOGÊNESE Desenvolvimento de um óvulo não fecundado, que gera um adulto haploide.

T

PIRÂMIDE DE BIOMASSA Representa a quantidade de matéria orgânica transferida de um nível trófico a outro, numa cadeia alimentar. A quantidade de energia disponível a cada nível trófico é proporcional à quantidade de biomassa.

TRADUÇÃO Decodificação, pelo ribossomo, dos códigos do RNA-mensageiro para a síntese de proteínas. TRANSCRIÇÃO Processo pelo qual os códigos genéticos do DNA são copiados no RNA. GE BIOLOGIA 2017

9


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.