
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Diante dos dados levantados foi diagnosticado diversas ações em toda a cidade. Dentre elas, destacam-se:
O SAMU nas Escolas, que pretende treinar dos profissionais da educação a serem habilitados e prestar os primeiros-socorros em crianças diante de ocorrências, como convulsão, parada cardíaca, traumas em quedas, escoriações e outras emergências.
O Natal das Regiões foi promovido pela Prefeitura de Caldas Novas, através da Secretaria Municipal de Ação Social e Melhor Idade.
Realizou no Centro de Convivência ‘Dr Rodolfo Rohr’, uma festa para centenas de crianças e adolescentes, integrantes dos diversos programas desenvolvidos pelo município, que na oportunidade, puderam assistir às apresentações temáticas de cada região do Brasil, com dança, música e cantatas natalinas
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Demae) de Caldas Novas divulgou o balanço de serviços executados no ano de 2022. Segundo o diretor-presidente Rafael Marra, a quantidade de mais de 146 mil atendimentos, considerando os serviços executados pelos setores operacional e administrativo, através das equipes de manutenção em redes de água e esgoto e atendimento direto ao cidadão na unidade.
Fonte:https://www caldasnovas g o.gov.br/samunasescolas/
Fonte:https://www.caldasnovas.g o gov br/natal-das-regioes/
Fonte:https://www caldasnovas go gov br/demae-realiza-mais-de146-mil-atendimentos-no-ano-de-2022-em-caldas-novas/
Fonte:https://www.caldasnovas.go.gov.br/janeirobranco-mes-da-saude-mental/
O ´´Janeiro Branco`` foi uma campanha idealizada para o primeiro mês do ano de 2023 com o intuito de aproveitar o início de um novo ciclo, em que as pessoas estão mais reflexivas e planejando novas metas, para discutir a importância da saúde mental e o cuidado com as emoções De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha tem como tema “Converse com Alguém”, estimulando as narrativas em primeira pessoa como instrumento poderoso de recuperação pessoal.
A 4ª Edição do projeto Olimpíadas da Associação Pestalozzi foi realizada pela Prefeitura de Caldas Novas, através da Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com Centro Multidisciplinar de Atendimento Especializado Hélia Rodrigues De acordo com os organizadores, a execução do projeto promove a capacidade dos alunos em desenvolver competências sociais e comunicativas, importantes ao crescimento individual e social.
Fonte:https://www caldasnovas go gov br/oli mpiadaspestalozzi/
A Olimpíada trouxe novidades ao ser realizada dentro da unidade, no Estádio Serra de Caldas e no Ginásio de Esportes Agostinho Gonzaga A competição conta com diversas modalidades, como provas de atletismo, lançamento de dardo, arremesso de pelota e jogos aquáticos, como vôlei molhado, corrida maluca e polo aquático.
O Programa Bolsa Transporte Universitário lançado pela Prefeitura de Caldas Novas, por meio da Secretaria de Inovação e Tecnologia (SITEC), visa custear parcialmente o transporte dos alunos residentes de Caldas Novas que façam curso superior ou profissionalizante em municípios com localidade próxima inferior a 150 quilômetros.
Fonte:https://www.caldasnovas.go.gov.br/bol sa-transporte-universitario/
A região da cidade de Caldas Novas analisada no presente estudo não possui área de uso rural. De acordo com a Lei de Zoneamento de Caldas Novas as Zonas Rurais se encontram ao redor de todo o perímetro urbano da cidade.
Entretanto, ao analisar a legislação e o Plano Diretor de Caldas Novas foi possível perceber que na extensão da área de análise a área fora do perímetro urbano da cidade é ocupado pelo Parque Estadual Serra de Caldas Novas. Ainda com base na Lei de Zoneamento esse parte é demarcado com área de proteção ambiental
Sendo assim, a área de análise e sua extensão - sentido do limite do municípionão possui zona rural ou usos associados a área rural.
A região analisada é predominantemente reconhecida como zona de proteção hídrica, possuindo três grandes córregos, o córrego Capão Grosso ao norte, o córrego Sia Velha localizada ao sul e o córrego de Caldas que divide a área em dois
Há apenas uma bacia hidrográfica situada próxima a região, interligando com o córrego Saia Velha. Em alguns pontos é possível identificar áreas fragilizadas nas margens dos riachos devido as construções irregulares.
No 17º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, a Saneago propós o debate a cerca da importância de novas tecnologias para a gestão de recursos hidricos.
A escassez de arborização é notória já nos primeiros minutos de caminhada pela área, visto que, há apenas gramíneas nos poucos canteiros existentes.
As praças possuem boa arborização, mas carecem no quesito de quantidade, logo não atende o raio de influência desejável para a região.
Nota-se também, algumas áreas fragilizadas próximo a região de preservação ambiental, devido principalmente às ocupações irregulares, como nas margens dos rios
Fonte: Imagens autorais Fonte: Imagens autoraisCaldas Novas segue o padrão climático da região centro-oeste, apresentando duas estações bem definidas. Segundo a base de dados do Weather Spark, o clima durante o ano todo é majoritariamente quente. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 15 °C a 32 °C
Baseado no índice de turismo da cidade, a melhor época do ano para visitar Caldas Novas e realizar atividades de clima quente é do meio de maio ao início de setembro.
Fonte: https://pt weatherspark com/y/30117/Clima-caracter%C3%ADstico-em-Caldas-Novas-Brasil-durante-o-ano
A probabilidade de dias com precipitação em Caldas Novas varia acentuadamente ao longo do ano. A estação de maior precipitação dura de 17 de outubro a 10 de abril, com probabilidade acima de 40% de que um determinado dia tenha precipitação.
O mês com maior número de dias com precipitação em Caldas Novas é dezembro. A estação seca dura de 10 de abril a 17 de outubro. O mês com menor número de dias com precipitação em Caldas Novas é julho.
Probabilidade diária de precipitação em Caldas Novas
Fonte: https://pt.weatherspark.com/y/30117/Clima-caracter%C3%ADstico-em-Caldas-Novas-Brasil-durante-o-ano
Baseando-se o nível de conforto de umidade no ponto de orvalho, visto que, ele determina se a transpiração vai evaporar da pele e, consequentemente, esfriar o corpo. Diferente da temperatura, que em geral varia significativamente do dia para a noite, o ponto de orvalho tende a mudar mais lentamente. Logo, nota-se que Caldas Novas tem variação sazonal extrema na sensação de umidade.
O período mais abafado do ano dura de 2 de outubro a 7 de maio, no qual o nível de conforto é abafado, opressivo ou extremamente úmido pelo menos em 22% do tempo, onde o mês com mais dias abafados é março. Já o mês de julho, em Caldas Novas, possui menos dias abafados
Níveis de conforto em umidade em Caldas Novas
Fonte: https://pt weatherspark com/y/30117/Clima-caracter%C3%ADstico-em-Caldas-Novas-Brasil-durante-o-ano
A velocidade horária média do vento em Caldas Novas passa por variações sazonais significativas ao longo do ano. A época de mais ventos no ano dura de 28 de junho a 13 de outubro, com velocidades médias do vento acima de 12,0 quilômetros por hora. O mês de ventos mais fortes em Caldas Novas é agosto,
com 14,2 quilômetros por hora de velocidade média horária do vento. A época mais calma do ano dura de 13 de outubro a 28 de junho. O mês de ventos mais calmos em Caldas Novas é março, com 9,6 quilômetros por hora de velocidade média horária do vento
Velocidade média do vento em Caldas Novas
Fonte: https://pt weatherspark com/y/30117/Clima-caracter%C3%ADstico-em-Caldas-Novas-Brasil-durante-o-ano
Observa-se que as construções seguem, em sua maioria, o zoneamento proposto pelo Plano Diretor.
Onde no Centro, a ocupação é de maioria mista, com uso comercial e residencial, além das residências temporárias, com os parques e áreas de lazer. Concentrando os principais pontos de interesse na Rua Machado de Assis, que atravessa a região de ponta a ponta.
Seguindo para a área de baixa densidade, no bairro Bandeirantes, foi observado que o uso predominante é o residencial, com poucos pavimentos, e os pequenos comércios que atendem a área se concentram também nas vias principais.
E já na área de preservação de recursos hídricos, a ocupação seria também voltada para o uso residencial, no entanto, encontra-se muitos lotes vazios atualmente.
Diante das analises realizadas pode-se afirmar que a área é escassa de equipamentos que atendem as necessidades da população. Tanto no interesse educacional, como também, na área da saúde e lazer.
As poucas instituições de saúde são de iniciativa privada, não conseguindo atender a demanda da região. No âmbito educacional, localiza-se apenas um CMEI e uma instituição de ensino municipal, onde, seu raio de influência também não abrange toda a área.
Já nas áreas de lazer, encontra-se poucas praças qualificadas, devido a falta de arborização e a escassez de equipamentos públicos
Por conseguinte, percebe-se a existência de muitas áreas de gestão publica inutilizadas, que poderiam atender e gerar maior qualidade de vida para o entorno.
Após os estudos das diversas formas de ocupação presentes na cidade, percebe-se que as regiões que se destacam são os parques aquáticos, como o SESC, a ciclovia e o Parque Ecológico
Tendo em vista, que ainda necessitam de muitas melhorias para serem qualificados, eles ainda assim, possuem requisitos para gerarem um bom perfil de rota do lazer, sendo conectados.
O relevo predominante da região analisada é de baixas amplitudes altimétrica, e em sua maior parte de terras planas, se acentuando rapidamente a Oeste, nas áreas verdes
A altitude mais baixa observada foi de 680 metros do nível do mar, e a mais alta de 790 metros, uma localizada em área oposta a outra, criando uma leve sensação de desnível entre as altitudes.
Identificamos a partir da análise e elaboração do mapa de hierarquia viárias uma concentração maior de vias locais, ligadas pelas coletoras, seguidas das arteriais e apenas uma via expressa, a GO309 que atravessa a região.
Para pedestres há poucas opções de trajetos com boa caminhabilidade, foram identificadas apenas duas praças com pista de caminhada, uma relativamente perto a outra, situadas na região predominantemente hoteleira Já para os ciclistas, a área é atendida apenas com uma rota de cerca de 1,5km localizada no perimetro da Av E
Desse modo, com o estudo do perfil viário apresentado a seguir, podemos observar também que o perfil das vias coletoras e arteriais são melhores, devido a ampla faixa de calçada e o canteiro central com boa arborização.
Via expressa - GO-309
Fonte: Imagem produzida em https://streetmix.net/
Via expressa - GO-139
Fonte: Imagem produzida em https://streetmix net/
Via expressa - GO-309
Via expressa - GO-139
Fonte: Google Maps
Fonte: Google Maps
Coletora - Av A
Fonte: Imagem produzida em https://streetmix.net/ Fonte: Imagem produzida em https://streetmix.net/
Via local - Rua 27
Fonte: Imagem produzida em https://streetmix.net/
Após a visita técnica realizada na área e por meio de imagens de satélite foi observado que a área de estudo possui uma região bem densificada e outra de baixa densidade.
De acordo com a Lei de Zoneamento e Uso do Solo os setores próximos ao Centro do perímetro urbano de Caldas novas são classificados como zonas de alta densidade, sendo eles o Bairro do Turista 1, Bairro Thermal, Setor Oeste e Parque Jardim Brasil. Estes setores apresentam poucos vazios urbanos e são ocupados por edificações de alturas variadas, desde tipologias térreas até edificações em altura de mais de seis pavimentos
Afastando-se da região central da cidade o Bairro Bandeirante e início do setor Portal das Águas Quentes são classificados pela Lei de Zoneamento como zonas residenciais de baixa densidade Em visita técnica foi possível observar que estes são setores ocupados principalmente por edificações térreas e muitos lotes ainda não foram ocupados.
Já no limite do perímetro urbano de Caldas Novas estão os setores Estância Itapuan e Residencial Serra Park e parte do Portal das Águas Quentes Devido a sua proximidade com a área de preservação ambiental do Parque Estadual Serra de Caldas Novas e a grande presença de corpos hídricos na região ela é classificada como zona de proteção hídrica.
Por estarem mais afastados do centro urbano estes setores apresentam baixíssima ocupação, sendo compostos por grandes vazios urbanos.
Através da análise é possível notar a predominância da tipologia residencial na área, a maioria das casas são térreas e possuem um padrão construtivo, com alvenaria aparente e sem muros.
Apesar da totalidade da área ser residencial, o comércio que abastece a população local se concentra mais próximo as zonas turísticas.
Assim, percebe-se o adensamento nas regiões centrais próximo as termas, com os grandes edifícios hoteleiros, e o espraiamento para as áreas costeiras, com as construções residenciais e os comércios locais dos moradores
Fonte: Imagens autorais Fonte: Imagens autoraisNa área de análise foram identificadas poucas unidades de associações e sindicatos, de maioria, sem fins lucrativos e que buscam representar e defender os interesses de seus associados
Sendo essas, voltadas tanto para os trabalhadores, das áreas da educação, classe empresarial e dos funcionários públicos. E ainda, para os temas ambientais, com preferência nas águas termais e nas empresas mineradoras.
https://leis.camaradecaldas.go.gov.br/conselho-de-desenvolvimento-urbano-cdu/
https://www ibge gov br/cidades-e-estados/go/caldas-novas html https://www.caldasnovas.go.gov.br/wp-content/uploads/2020/01/3077-2019.pdf
https://www.caldasnovas.go.gov.br/natal-das-regioes/ https://www.caldasnovas.go.gov.br/samunasescolas/ https://www.caldasnovas.go.gov.br/demae-realiza-mais-de-146-mil-atendimentos-no-anode-2022-em-caldas-novas/ https://www.caldasnovas.go.gov.br/janeiro-branco-mes-da-saude-mental/ https://www.caldasnovas.go.gov.br/olimpiadaspestalozzi/
https://www caldasnovas go gov br/bolsa-transporte-universitario/ https://pt.weatherspark.com/y/30117/Clima-caracter%C3%ADstico-em-Caldas-NovasBrasil-durante-o-ano