Atenção
C O L E T E
Caso o paciente apresenta dor intensa, desconforto, mal-estar, tontura, ou tiver quaisquer dúvidas sobre o Programa de Uso Diário ou o Plano de Exercícios, o médico deve ser novamente consultado. PARA RESULTADO IDEAL, O MAIS IMPORTANTE É O USO CONSTANTE E REPETIDO SEGUINDO COM ATENÇÃO AS RECOMENDAÇÕES DE SEU MÉDICO E CONTIDAS NESTE MATERIAL GRÁFICO
B Y S A LVA P É
Instruções de Colocação Primeira Colocação English Version: Refer to the Back C O L E T E
INSTRUÇÕES DE USO B Y S A LVA P É
Recomenda-se que a primeira colocação seja feita com o paciente de pé, com os braços ao longo do corpo e, se possível, com as costas levemente encostadas numa superfície lisa, como uma parede. Desta forma a superfície pode ser usada como referência para garantir que o paciente está numa postura ereta e com os ombros retos.
1. Soltar os fechos aderentes da cinta torácica;
2. Passar o braço por ambas as alças, como se o paciente estivesse vestindo uma mochila;
Colete Pectus Press® Indicações
Como tratamento inicial do Pectus excavatum, com as principais características de correção e conservação da postura nos pacientes com cifose torácica, quase sempre associada a anteversão do ombro. A protrusão costal, uni ou bilateral, sempre proeminente, também podem ser tratadas desde a primeira consulta. No período pós-operatório, durante os primeiros 60 dias, ajuda a reduzir a dor e a possibilidade de rotação da barra, com a manutenção de uma postura correta do paciente.
Características
Em uma peça para facilitar a colocação • Almofadas Axilares • Barbatanas plásticas • Apoios torácicos em E.V.A.
Composição
60% de poliéster, 17% de elastano, 15% de nylon e 8% de algodão.
Precauções
Verificar sempre o tamanho correto, a posição dos apoios torácicos e se as alças não estão comprimindo em excesso, o que pode ocasionar problemas circulatórios.
TABELA DE MEDIDAS A circunferência do tórax deve ser medida 15cm acima da linha da cintura. A altura das costas é mensurada também a partir de 15cm acima da linha da cintura, até a base do pescoço (vértebra C7).
3. Ajustar as almofadas axilares de forma que o paciente esteja confortável;
4. Posicionar as almofadas de E.V.A. na posição modo que elas apliquem pressão nas costelas proeminentes; 5. Fechar o fecho aderente da faixa torácica;
6. Ajustar os fechos aderentes dos ombros de forma que a postura do paciente esteja correta. Regular atentamente as almofalas axilares, almofadas torácicas em E.V.A. e barbatanas plásticas na posição recomendadas pelo médico.
Programa para Uso Diário Para obter os resultados ideiais com o Pectus Press®, um programa de uso diário deve ser planejado e discutido entre o paciente e/ou responsáveis e o médico. O uso diário e prolongado do produto é imprescindível para o sucesso do tratamento. Iniciando-se com o uso por apenas algumas horas e aumentando gradativamente o tempo de uso, até se tornar um hábito. Recomenda-se começar utilizando o Pectus Press® sobre uma camiseta de tecido macio e ou algodão. Após habituar-se com a utilização do produto a utilização de camiseta e o tipo de tecido fica a critério do paciente.
Sugestão para Uso Diário 1º Dia
Utilizar o Colete Pectus Press® por uma hora;
2º Dia
Manter o uso por 2 horas;
3º Dia
Manter o uso por 3 horas;
4º Dia
Manter o uso por 4 horas;
Recomendações
Recomenda-se que a órtese seja vestida sobre uma camiseta confortável de algodão, ao menos até que o paciente se acostume com sua utilização. Em caso de pacientes menores de 12 anos de idade, recomendamos também a enfase nas orientações e supervisão durante a utilização do produto.
1. Abra os fechos aderentes da cinta torácica;
2. Passar o braço por ambas as alças dos ombros, como se o paciente estivesse vestindo uma mochila; 3. Ajustar as almofadas axilares de forma que o paciente esteja confortável;
4. Posicionar as almofadas de E.V.A. na posição modo que elas apliquem pressão nas costelas proeminentes;
5. Fechar a faixa torácica, mantendo-a justa porém sem causar desconforto ao respirar;
6. Ajustar os fechos aderentes dos ombros de forma que a postura do paciente esteja correta.
5º Dia em diante
Utilizar a órtese por ao menos 5 horas. A partir deste momento o paciente também deve utilizar o Pectus Press® durante o sono, estas horas sendo muito importantes para o sucesso do tratamento. Portanto nos dias subsequentes o paciente deve acumular ao menos entre 13 e 14 horas diárias de utilização. A utilização do Colete Pectus Press® durante período escolar - em caso de crianças e adolescentes - e período de trabalho - no caso de adultos - deve ser discutido com o entre o paciente e/ou responsáveis e o médico.
Plano de Exercícios Manobra de “Valsalva”
7. Para sucesso do tratamento, um programa para uso diário deve ser seguido. Refira-se à sessão Programa para Uso Diário deste material gráfico para mais informações.
Compare as medidas com a tabela a seguir para saber o tamanho ideal do Colete Pectus Press® para o paciente.
Circ. Tórax
Alt. Costas
PP
de 56 a 64 cm
28 cm
P
de 62 a 74 cm
33,5 cm
M
de 70 a 84 cm
35 cm
G
de 80 a 94 cm
36 cm
GG
de 94 a 111 cm
37 cm
EGG
de 105 a 130 cm
38 cm
8. O uso da órtese deve ser estimulado e continuado durante o tempo em que o paciente estiver sentado, estudando, usando computadores, tablets, jogando jogos eletrônicos ou assistindo televisão, entre outros; 9. Os exercícios descritos na sessão Plano de Exercícios deste material, foram elaborados especialmente para serem realizados em conjunto com o tratamento com o Pectus Press®. Eles podem ser realizados com ou sem a órtese e repetidos todos os dias para melhor resultado; 10. Mediante autorização do médico responsável, o Pectus Press® também pode ser utilizado durante outras atividades físicas além das recomendadas, como em academias e aulas de educação física;
1. “Manobras Valsalva”, após uma inspiração profunda, mantendo a boca fechada com uma das mãos, assopre com força as costas da mão, tentando estufar a parte anterior do seu tórax o máximo possível.
2. Realize sessões de 10 repetições ao menos 3 vezes ao dia, pela manhã, tarde e noite. Quanto mais vezes o exercício for realizado, melhor será o fortalecimento muscular e a elasticidade do tórax, auxiliando a ter um melhor resultado. O “Apito do Pectus” (ao lado) acompanha o Pectus Press® para ser utilizado como incentivo lúdica durante a realização da Manobra de “Valsalva”.