Page 1

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDELA

Ficha Informativa

TEXTO DRAMÁTICO

CEF – E1

O texto dramático é um texto escrito em verso ou em prosa criado pelo dramaturgo, que se transforma em texto teatral ao ser representado para um público. 1. No texto dramático, encontramos o texto principal e o texto secundário: - As falas das personagens (diálogos, monólogos e apartes) correspondem ao texto principal: • Monólogo – uma personagem, falando consigo mesma, expõe perante o público os seus pensamentos e/ou sentimentos; • Diálogo – falas entre duas ou mais personagens; • Apartes – comentários de uma personagem que não são ouvidos pelo seu interlocutor. - As didascálias, ou indicações cénicas, que apresentam informações sobre o cenário e as personagens (a sua caracterização e os seus gestos, movimentos e atitudes), correspondem ao texto secundário. O texto secundário pode assim conter: • a listagem inicial das personagens; • a indicação do nome das personagens no início de cada fala; • as informações sobre a estrutura externa da peça (divisão em atos e cenas); • as indicações sobre o cenário, a iluminação e o guarda roupa das personagens; • as indicações sobre a movimentação das personagens em palco, as atitudes que devem tomar, os gestos que devem fazer ou a entoação de voz com que devem proferir as palavras; 2. A ação é marcada pela atuação das personagens que nos dão conta de acontecimentos vividos. • No que se refere à sua estrutura interna, o texto dramático está dividido em três partes: a exposição (apresentação das personagens e dos antecedentes da ação), o conflito (conjunto de peripécias que fazem a ação progredir) e o desenlace (desfecho da ação dramática). • No que se refere à sua estrutura externa, o texto dramático está dividido em atos (mudança de espaço ou tempo) e cenas (entrada ou saída de personagens). 3. Quanto ao tempo: • O "tempo representado" corresponde ao momento em que a peça está a ser representada (duração do conflito em palco). • O “tempo da ação ou da história” corresponde ao(s) ano(s) ou à época em que se desenrola o conflito dramático. • O “tempo da escrita ou da produção da obra” é a altura em que o autor concebeu a peça. 4. O "espaço cénico" diz respeito ao ambiente recriado onde se movem as personagens. É caracterizado nas didascálias, onde surgem indicações sobre pormenores do cenário, efeitos de luz e som. Coexistem normalmente dois tipos de espaço: • O espaço representado é constituído pelos cenários onde se desenrola a ação e que equivalem ao espaço físico que se pretende recriar em palco. • O espaço aludido corresponde às referências a outros espaços que não o representado. 5. Quanto à intenção do autor - pode ser: • Moralizadora; • Lúdica ou de evasão; • Crítica em relação à sociedade do seu tempo; • Didática.

1


1. Categorias ou Elementos do Texto Dramático 1.1 Ação - Desenrolar dos acontecimentos, através do diálogo e da movimentação das personagens.

Interna

Exposição - apresentação das personagens e dos antecedentes da ação. Conflito - sucessão dos acontecimentos que constituem a ação teatral. Desfecho - desenlace da ação.

Estrutura da Ação

Externa

Ato - grande divisão do texto dramático, que decorre num mesmo espaço. Cena - divisão do ato determinada pela entrada ou saída de personagens.

1.2 Personagens - Agentes da ação. • Principal ou protagonista - desempenha o papel de maior importância. • Secundária - desempenha papéis de menor relevo. • Figurante - não desempenha qualquer papel específico, embora a sua presença física seja importante para a compreensão da ação. 1.3 Espaço - Local onde decorre a ação. No texto teatral, corresponde ao espaço de representação. 1.4 Tempo - Momento em que decorre a ação.

2. Modalidades do Texto Dramático 2.1 Discurso dramático - Texto principal constituído pelas «falas» das personagens, que podem apresentar-se sob a forma de diálogo, monólogo ou aparte. 2.2 Indicações cénicas (ou didascálias) - Texto secundário constituído pelas informações do autor sobre os gestos, a entoação e a movimentação das personagens, o cenário, o guarda-roupa, a luz e o som, etc.

2


Breve Dicionário do Teatro Para levar a efeito a representação de um texto dramático (para fazer teatro), é indispensável a conjugação de diversos elementos, de entre os quais se destacam: ator, bastidores, cenário, cenógrafo, dramaturgo, encenador, guardaroupa, luz/som, etc. A comédia, o drama, a farsa e a tragédia são variedades do texto dramático. Ator/atriz - Aquele/aquela que representa um papel numa peça de teatro. Adereço - Adorno; peça de enfeitar. Bastidores - Conjunto dos espaços que ficam por detrás e ao lado do palco. Nos bastidores, os atores preparam-se e aguardam a sua entrada em cena. Caracterizador - Aquele que caracteriza os atores. Cenário - Conjunto dos elementos decorativos que enquadram a ação e que se relacionam directamente com os factos em representação. Cenógrafo - Pessoa que imagina e realiza os cenários. Comédia - Peça em que se põe em ação, de um modo jocoso, os costumes, caracteres ou factos da vida social. Contrarregra - Empregado de teatro que marca a entrada dos atores em cena. Drama - Composição teatral sobre assuntos sérios, meio-termo entre a tragédia e a comédia, que aborda, geralmente, temas da vida comum, desdobrando-se entre o patético e o comovente. Dramaturgo - Autor de textos dramáticos. Encenador - Aquele que concebe e dirige um espetáculo teatral. Farsa - Do francês antigo farse, hoje farce; peça cómica de carácter burlesco. Figurinista - Aquele que concebe o guarda-roupa. Guarda-roupa - Trajes utilizados pelos diversos atores nas representações teatrais. Luz/som - Efeitos luminosos e sonoros que integram a representação e servem para realçar o texto. Ponto - Pessoa que, durante a realização do espetáculo, lê o texto em voz baixa, para auxiliar a memória dos atores. Ocupa um lugar - «caixa» - apenas visível pelos atores. Tragédia - Género originário da Grécia Antiga, cuja ação é dramática, tendo desfecho funesto, isto é, terminando com a morte. O seu objetivo é provocar o terror e/ou a piedade.

Bom trabalho!

Texto Dramático  

Ficha relativa às categorias do texto dramático

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you