Saia e Salto Alto 8ª Edição

Page 1


EXPEDIENTE EDITORAS: Anne Raysa, Ivy Lemes, Manoele Luize.

REDAÇÃO

ARTE: Anne Raysa, Fran Freire | BELEZA: Karen Carneti, Isabella, Paula Amora, Manoele Luize, Anne Raysa | SAÚDE: Paulinha | MODA: Ivy Lemes e Manoele Luize | MÚSICA: Fran Freire | COMPORTAMENTO: Daniela Castro e Dandara | CRÔNICA: Fran Freire PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO: Manoele Luize REVISÃO DE TEXTO: Fran Freire

CAPA

PRODUÇÃO E STYLING: Manoele Luize | FOTOGRAFIA: Monica Berlitz | CABELO E MAQUIAGEM: Carolina Kato | MODELO: Daniele Troyan

As imagens contidas nessa edição que foram retiradas de fontes de internet, receberam seus devidos créditos. Caso essa edição possua algum material de sua autoria, favor entrar em contato. O conteúdo das matérias expressa o ponto de vista do autor, não tendo a revista Saia e Salto Alto e suas editoras qualquer responsabilidade pela opinião expressada em matérias assinadas. Essa edição não possui fins lucrativos.


SIGA A FALE COM A


POR TRÁS DA SAIA E SALTO ALTO As responsáveis por fazer a Saia e Salto Alto acontecer:

EDITORA

foto: Monica Balestieri Berlitz

ANNE RAYSA, 21. Nasceu em Curitiba - PR e adora esse clima instável da cidade. É Relações Públicas por formação, mas seu maior desejo profissional é trabalhar em uma revista, que agora o torna real. Se interessa por moda, beleza e assuntos que envolvem o universo femino, mas também adora conversar e ler sobre marketing e ações de comunicação, resultado de quatro anos estudando e se apaixonando pela profissão de RP.

EDITORA MANOELE LUIZE. Formada em Publicidade e Propaganda pela UFPR e desde sempre apaixonada por moda, beleza e maquiagem, realizou o curso de Fashion Communication Summer School na Central Saint Martins. Adora música pop e dance, assim como artes visuais, suas outras paixões incluem Londres e Paris. Também escreve para o blog manuluize.com .


EDITORA IVY, 23 anos, mora em Curitiba - PR. Designer de moda, produtora e stylist apaixonada por tudo o que envolve esse universo. Pesquisadora 24 horas por dia, lê e se interessa também por arte e literatura. Adepta de rotinas bem organizadas, em sua agenda não pode faltar espaço para atividade física, um bom café e momentos para ficar só.

KAREN CARNETI (Kakah), 25 anos, São Paulo/SP. Formada em Jornalismo pela Cásper Líbero. Ama ler, ouvir música, assistir séries, viajar e tudo relacionado ao mundo da beleza. Apaixonada pela Itália e pela cultura italiana.


MARIA PAULA (Paulinha), 19 anos, mora em Florianópolis-SC. Cursando Biologia. Estuda, mas nas horas livres, prefere algo bem mais tranquilo do que a correria do dia-adia, ouvir uma música boa, ler um livro, ver um filme, e claro, internet.

ISABELLA estuda Comunicação Social no Rio de Janeiro e espera seguir a carreia na área de Relações Públicas. É uma jovem moça de 20 anos e em seu tempo livre gosta de estar na companhia de pessoas queridas, ler, assistir séries, sair pela Cidade Maravilhosa, comer, ver filmes, viajar, entre outras coisas. Espera poder se tornar uma ótima profissional de comunicação, é sonhadora e quer fazer uma contribuição significativa a este mundo.

REVISORA DE REDAÇÃO FRANCIELE CRISTINA FREIRE tem 23 anos, vive em Curitiba e é formada em Letras, pela PUCPR. Escritora de materiais didáticos e professora de Língua Portuguesa, Fran Freire costuma escrever romances e fanfictions, voltados ao público juvenil. A curitibana, que é fã de Nora Roberts e de cultura latina, também costuma se divertir com uma boa dose de música internacional, novelas mexicanas e seriados americanos.


DANIELA CASTRO, 21. Mora em São Paulo/SP, formada em Gestão de Recursos Humanos, sonha em trabalhar em uma consultoria mas ama animais, maquiagem, moda, viajar, fotografia, internet, conversar, ler e claro, descobrir novos sites interessantes para mulheres.

PAULA AMORA, 21 anos, mora em Ponte Nova - MG, estuda Direito, mas a beauté concorre com tal paixão, assim como Audrey Hepburn. Viciada em desenhar e ler, devora de folhetins à Vogue e livros jurídicos, sempre com um bom café ou vinho ao lado. Valoriza e acompanha tudo que expressa a arte, como a moda, música, literatura, por isso repudia a comercialização excessiva de tudo.

DANDARA (Dandy), 24 anos, mora em Mogi das Cruzes/São Paulo - SP. Formada em Medicina Veterinária na USP. Quando não está na faculdade, suas paixões são a música, os livros, e, claro, a internet. Costuma se arriscar compondo canções, desenhando, escrevendo e testando diversas outras formas de arte.


SÚMARIO

SONHOS DE VERÃO p.68

UM OLHAR VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS p.34

Escolhas da Editora .............. 09 Sobre Cinema e Brasil Ou The First Job ................ 12 Carybé: Um Argentino Apaixonado Pelo Brasil ................ 22 Bye Casacos, Hello Pernas De Fora! .......................... 25 Quem Disse, Berenice? ....... 32 Um Olhar Vale Mais Que Mil Palavras ............................ 34 Quanto Investir .................. 39 Candy Colors invadem a maquiagem .......................... 42 Make no Verão ................... 45 Esmaltes de Verão ............. 49 Desvendando A Yoga ....... 51 Shopping ............................ 54 5 Apostas Para O Verão Brasileiro .......................... 56 Influências Britânicas ....... 59 Tendências para Não Investir (Tanto) .............................. 63 Tendência X Estilo .............. 65 Assexualidade ................... 82 A Ética Vai Além Do Profissional .......................... 85 La Voz... Brasil? ................. 87 October, Octubre, Outubro. . 93


ESCOLHAS DA EDITORA

ANNE RAYSA

O início da primavera marca o clima instável da temporada. Descansar em Gramado/RS pode ser

inesquecível, e se o calor chegar antes, os shorts são peças coringas para nos ajudar a superar os dias quentes. Os tênis de corrida da Nike são os meus favorito para correr e tonificar a perna. Em finais de semana chuvosos, alie pipoca e três temporadas da série The Vampire Diaries. Para o pré-maquiagem, o primer The POREfessional da Benefit é perfeito.

imagens: reprodução

GRAMADO

09


ESCOLHAS DA EDITORA

imagem: divulgação

MANOELE LUIZE

L eveza e elegância são as palavras-chaves para meu Verão 2013.

LOOXX R$ 318

Luella’s Guide to English Style

Miss Dior Chérie

10

fotos: Manoele Luize

PARIS NO VERÃO


ESCOLHAS DA EDITORA

IVY LEMES

A Moda e a vida pedem brilho nos últimos meses de 2012. Brilho dos paetês, das pedras, dos lábios e do sol.

foto: maragogi.tur.br

As praias de Maragogi (AL)

Fluido iluminador capilar da Aquaflora. Ilumina e protege. Pode ser aplicado nos cabelos secos ou úmidos durante a exposição ao sol.

Pop Gloss Crystal, da Givenchy (cor 447) Meu acessório da vez. Uso vários ao mesmo tempo

imagens: reprodução e Ivy Lemes

Saia de paetê

11


ARTE

SOBRE CINEMA E BRASIL OU THE FIRST JOB*

FRAN FREIRE

E

fotos: Cristina Cezário

ntre a notícia da lei para cotas de exibição de produção nacional sancionada pela presidenta Dilma e a indicação ao Oscar do filme de Selton Mello, O Palhaço, a Saia e Salto Alto inicia um trabalho desvendando o que há por trás das câmeras cinematográficas. 12


ARTE Fomos em busca de um professor de língua inglesa, mestre em Produções de Mídia e super pai de família para comentar sobre as sua relação com a telona. Dago Schelin nos deu uma entrevista interessante e com argumentos que vieram da alma, em meio ao som de gaitas de fole e de uma enlouquecida máquina trituradora de gelos, no Café do Paço – point dos poetas, músicos e cults curitibanos. Para Dagoberto Ludwig Schelin o que não pode faltar em uma produção é comida quente, ou todo o elenco fica de mal humor. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa figura que vive na capital paranaense e estudou cinema na Alemanha. Como boa estudante de inglês, começo perguntando para Dago o que quer dizer gride. E ele responde que não se trata bem de uma grade de prédio, nem de uma jaula. Diz que tem mais a ver com um emaranhado metálico e que estar off-grid é algo como estar fora da grade de energia elétrica. Então o questiono sobre o que é seu trabalho Life and Mind Off-Grid (assista o curta em vimeo.com/dago) e ele percebe minha intenção de começar a invadir sua privacidade: Dago: O projeto começou faz dois anos e, basicamente, questiona esse modo de viver que a gente toma como sucinto. Sempre foi assim, sistemático. Nascer num hospital, ter mercado por perto sempre que você precisar na vida; o objetivo da vida é estudar em uma escola e depois conseguir emprego e dinheiro... (pausa para receber a água de coco, o capuccino e água sem gás, que satisfizeram a mim, ao Dago e a Cris Cezario. Dago elogia a garrafa de água de coco e continuamos). E, enfim, a pergunta básica do projeto é “Sempre foi assim? Sempre vai ser assim?”. Entrando na história como personagem 13


14

ARTE eu me deparo com um vazio, quase existencial, tentando explicar “por que será que eu estou mal? Será que é porque eu estou sem grana?”, “Preciso de grana para ser feliz?”. (A máquina de suco do café começa a triturar seus gelos) Então começa uma coisa, meio cômica, de ir atrás de personagens, como o primeiro queé um economista que tenta viver um ano sem dinheiro. E depois um cara que não compra nada no supermercado. Ele planta a própria comida e é um vegetariano que, quando encontra um animal atropelado ele leva para casa e come, para não desperdiçar. Coisas que parecem esdrúxulas, mas quando você se pega pensando muito nisso, depois de um tempo, não parecem mais tão esdrúxulas assim. SSA: Onde é que foi filmado? Dago: Foi filmado quase todo na Inglaterra, os personagens principais são de lá. Tem uma parte na Alemanha... uma mulher que resolveu tirar os filhos da escola e na Alemanha isso é considerado um crime grave. Há um personagem na França, fundador de uma casa para pessoas especiais com mais de 30 anos. Há alguns personagens no Brasil como minha professora do pré, pessoas envolvidas com educação e meus amigos também. SSA: Life and Mind Off-Grid foi idealizado a partir do que? Dago: Era para ser o meu trabalho de conclusão do mestrado, minha dissertação prática... acabou que ficou tão grande, que se fosse eu estaria fazendo mestrado até hoje. Resolvi fazer algo mais simples, mas ainda estou editando aos poucos, porque tem 3 tera-


ARTE bytes de memória. SSA: O vídeo chama atenção em sua página porque no início fala algo sobre você. A SSA quer saber, quem é Dago Schelin? Nesse momento é... (ele pensa) sou o pai de uma menininha pequena. Se possível é o que gosto de passar mais tempo. Por isso minhas edições estão estacionadas, quer dizer, essa é uma boa desculpa, né? SSA: E de onde você veio? Dago: Nasci em São Paulo, em 1977, mas só nasci lá. Por algum tempo meu pai foi dar aula em Maringá e logo fui para São José dos Campos, onde passei bom tempo da minha infância. Depois morei dos 8 aos 10 anos nos Estados Unidos e voltei para São José dos Campos. Mas da adolescência para cá foi praticamente Curitiba, Curitiba e Curitiba. CEFET-PR, desenho industrial. Letras Inglês/Português na PUCPR. Bacharelado em Música Popular, na FAP (Faculdade de Artes do Paraná) e aí teve essa temporada na Alemanha, doutorado em Produção de Mídia. SSA: Como começou a sua relação com o cinema? Dago: Foi meio sem querer querendo. Eu estava fazendo Bacharelado em música e música foi o motivo de eu ter começado cinema. Não por música de cinema, mas porque é essa coisa de criar. Acho que parte da criatividade de pegar algo que não existe e, depois de um tempo, de repente, estar ali: gravado. Para todo o sempre? Não sei. Mas registrado por um bom tempo e tocando de novo, e de novo, e de novo... 15


16

ARTE E isso de fazer arte sempre pareceu uma coisa proibida. “Não, você não deve se envolver com arte. Arte nunca vai dar dinheiro”. Então eu achei que aos 29, 30 anos eu poderia me dar o direito de fazer coisas que me eram proibidas na adolescência. Fazer futilidades, como o cinema. Logo eu esbarrei com o Canal Futura, no final do meu curso na FAP, o que me levou a estudar mais a fundo tudo isso e aqui no Brasil eu não vi nada que tivesse uma pegada mais prática. Foi aí que resolvi fazer o mestrado na Alemanha, porque era o que eu podia fazer.

SSA: O interessante é que no estudo de música e de cinema você resolveu ficar atrás das câmeras. Por quê? Dago: Eu gosto de contar histórias através da câmera. É quase que um chamado. É um motivo espiritual para mim, de pegar e criar do nada. (Ele pensa e logo conversa com o gravado) Se eu puder falar sobre o espiritual para esse gravador... eu tenho bastante,


ARTE na minha base, a imagem judaico-cristã de que somos criados a imagem e semelhança de Deus. E Ele é criador. Então, se a gente é imagem e semelhança, quer dizer que também pode ser criador. Criativo, criador. Uma parte legal disso é que, depois que Deus criou as coias há uma parte que diz: “Ele viu que aquilo era bom”. E eu acho legal essa coisa não utilitária de criar, sabe? De você criar simplesmente porque é bom. Para mim fazer cinema tem a ver com isso. SSA: E como é que acontece a produção cinematográfica? Dago: Existem várias versões de um filme até que ele seja elaborado. Tem o filme que só existe na ideia. (A máquina de suco continua triturando os gelos e os gaiteiros tocam uma canção indecifrável, no café). Eu acho que a razão principal dessas coisas não irem para frente é porque muito pouca gente passa a ideia para o papel. Para oficializar, o que eu poderia chamar de cinema é um roteiro escrito. Eu costumo dizer para meus alunos que sem roteiro não existe nada, pode começar a discutir uma ideia, mas uma ideia é abstrata demais. Roteiro é algo concreto. Roteiro bom é aquele em que você consegue mobilizar pessoas e logo começa uma equipe de produção de filme. Fora o roteirista, temos aquele que vai encabeçar. Que é o diretor; um cara que vai mobilizar pessoas com quem ele se dá bem. Os departamentos são subdivididos e você tem direção de arte, direção de fotografia... Diretor de arte é a pessoa à frente das câmeras, deixando que os objetos fiquem do jeito que se quer. Diretor de fotografia é quem está por trás das câmeras, tentando deixar a imagem, tecnicamente, 17


18

ARTE do jeito que se quer. A produção é a questão mais logística, de como conseguir um elefante rosa, no meio do Parque Tingüi, às três horas da tarde de um domingo e todas essas coisas que as vezes você precisa. No final temos a equipe de finalização, que são os editores. Assim, para escalas pequenas, é o editor quem vai fazer correção de cor e som. SSA: Com um currículo vasto e com diversos desses papéis assumidos, qual é a área em que você mais gosta de atuar? Dago: Gosto bastante de fazer roteiro, justamente por causa dessa oportunidade de simplesmente inventar uma história. Sempre tem algum motivo pessoal, algum motivo ideológico por trás quando você quer contar uma história. Também gosto de dirigir, mas não sei como as pessoas vêm a questão da direção. Para mim dirigir é servir como facilitador para que todo mundo possa fazer o que já sabe fazer. Tem vários tipos de diretores, eu até hoje eu não me sinto um diretor. Eu sei juntar gente que sabe fazer um pouquinho melhor do que eu. Talvez o segredo sempre tenha sido esse: eu tive sorte de estar com pessoas boas ao meu redor. SSA: O que é preciso para fazer cinema no Brasil? Dago: Primeiro, ter pessoas que estejam com a mesma vontade que você está, mas tem muita gente que diz que precisa de dinheiro. Tudo depende. Também dá para fazer (cinema) sem (dinheiro). Algumas pessoas que começam estão super afim de fazer, mesmo que seja sem dinheiro. Outras pessoas que estão há mais tempo podem até fazer (sem dinheiro) se a causa for boa e se a história for


ARTE muito boa. Mas o que é preciso são pessoas que não se importem em trabalhar mais do que era esperado. Então se você tem um amigo com uma câmera razoavelmente boa, outro amigo com equipamento de som legal: pronto, já é meio caminho andado. Tem muito ator topando fazer (filmagem)de graça se a história for legal. Enfim, tem que ter o máximo de vontade e o mínimo de talento, talvez, porque sempre juntando os talentos você consegue fazer um trabalho legal. SSA: E fora do Brasil também é assim? Dago: Posso falar mais especificamente da Alemanha. Lá é um pouco mais fácil. Na Alemanha você tem equipamento de ponta à disposição do aluno, em faculdades comuns. Equipamentos caros que você pode emprestar e pode usar em projetos. Enquanto aqui todas as faculdades de cinema de que eu ouvi falar, não são assim. Há equipamento, só que não são tão bons quanto os de lá. São mais velhos e não são em formato High Definition, por exemplo. E pelo que eu ouvi, não é só na Alemanha, acho que também tem nos países em volta. Provavelmente nos Estados Unidos também tenha. Já a vontade de fazer cinema, ultimamente, é maior aqui no Brasil. Tem, por exemplo, essa nova lei que surgiu agora pouco (desde agosto) onde vai ter que ter três horas de programação nacional em horário nobre, semanalmente, em canais fechados e abertos. SSA: Falando de Brasil, pode nos das um breve panorama? Nos 10 últimos anos o que você tem observado no cinema nacional? 19


20

ARTE Dago: Ele agora ficou com uma tendência cada vez mais parecida com o cinema de Hollywood. O auge disso talvez tenha sido Tropa de Elite 1 e 2 e um pouco antes disso, Cidade de Deus. Talvez nos últimos dez anos o Brasil ficou com o estigma de só fazer filmes com a mesma temática: violência, drogas, favela, pobreza. Tropa de Elite, Cidade de Deus, Carandiru, Ônibus 174, Cidade dos Homens - que saiu de Cidade de Deus - foram os filmes que tiveram picos de sucesso de bilheteria. E não sei se isso é muito bom... Por um lado isso é bom porque as pessoas podem apontar “esse é um filme brasileiro”. Por outro é ruim, porque filme brasileiro de destaque costuma ter sempre essa temática. Violência. SSA: Hollywood é sinônimo de fama e popularidade. Isso é o que as pessoas estão buscando no cinema brasileiro? Dago: Com certeza Hollywood sempre teve essa influência, essa de uma coisa pop. Tanto que comparar o cinema americano com alguns filmes brasileiros é quase ridículo, porque muito menos brasileiros vão ver um filme nacional no cinema, principalmente comparando com qualquer filme americano. Talvez tentar imitar Hollywood seja o caminho comercial, mesmo. SSA: E o cinema oriental tem espaço aqui no Brasil? Dago: Acho que tem pouco espaço, pelo que sei dos meus amigos que gostam. Ainda é um fenômeno Cult, só para quem foi iniciado. Tanto que eu não fui iniciado ainda. (risos) SSA: E o cinema Latinoamericano? Dago: Mesma coisa. Quem gosta de documentário latinoamericano e o próprio cinema em espanhol também é sempre uma elite.


ARTE Uma elite não de classe A ou B, mas no sentido intelectual. Nesse aspecto, talvez, o cinema brasileiro esteja mais conhecido no Brasil do que o oriental e o latinoamericano. SSA: Quais as suas expectativas para o cinema nacional? Dago: Eu acho que vai ficar cada vez melhor, sinceramente. Por causa dessa lei que surgiu e entrará em vigor a partir do ano que vem,que vai obrigar os canais a investir em programação brasileira. Vai melhorar porque a demanda fará com que isso aconteça. Curitiba, por exemplo, estava participando de exibições nacionais. Amigos meus lançaram O Circular, um longa-metragem com atores globais e que, enfim... uma oportunidade porque estão tendo mais editais, mais incentivo. Um pessoal jovem, de 20, 24 e 30 (anos) no máximo. E se eles são bons agora é porque a coisa só tende a melhorar. É o que eu acho. SSA: Pós-modernidade: Dago: Passado. SSA: Cannes: Dago: Exótico. SSA: Hollywood: Dago: Efeitos SSA: Gramado: Dago: Fundue! (risos). Dago Schelin se despediu da gente com o bom humor de sempre e aproveitou o point Cult para rever um ou dois conhecidos. A matéria teve participação especial de Cristina Cezário, como fotografa e é claro que se você gostou pode entrar em contato com a gente e comentar via Facebook. *Corre para a página do Dago no Vimeo e entenda o humor no título da matéria! 21


22

ARTE

CARYBÉ: UM ARGENTINO APAIXONADO PELO BRASIL ANNE RAYSA

A pesar da rivalidade histórica entre o Brasil e a Argentina, sempre bem representada com o humor brasileiro

característico, a relação entre os dois países, quando o assunto é arte, sempre foi muito bem amigável. Retrato disso são as obras do argentino radicado no Brasil, Carybé, que demonstra em suas obras uma verdadeira paixão pelo nosso país e pelo povo brasileiro. Antes de entender suas obras, é importante conhecer sua biografia e compreender seu gosto pela cultura brasileira. Carybé nasceu em 1911 na cidade de Lanús, região metropolitana de Buenos Aires e coincidentemente a cidade natal do jogador de futebol Diego Maradona (um dos ícones do futebol argentino e da rivalidade esportiva entre Argentina e Brasil). Ele era filho de mãe brasileira e pai italiano e com apenas oito anos de idade veio para nosso Hector Carybé em seu atelier na Bahia.


ARTE país, para morar no Rio de Janeiro e fazer história na arte e cultura nacional. Em 1938 conheceu Salvador e mudou-se para a capital em 1950, onde ficou até os seus últimos dias, cuja data de falecimento ocorreu em 1997. Sua admiração era tão expressiva que passou a retratar a alegria do povo baiano em suas obras por meio das cores vibrantes. Hector Carybé tinha um profundo respeito pela diversidade, o que é retratado em suas obras que representavam a cultura multiétnica e as tradições religiosas da região. As religiões de matriz afro, como o Candomblé, estão presentes em quase todas as suas obras, um misto de carinho e homenagem aos seus rituais e Orixás (deuses da religião Candomblé e divindades da religião Umbanda). Carybé fez mais de cinco mil obras, entre elas pinturas, gravuras, entalhes em madeira, mosaicos e ilustrações de obras literárias de Jorge Amado, Mário de Andrade, Pierre Verger e Gabriel Garcia. Em seus trabalhos, Carybé retratava o cotidiano do povo brasileiro, espe- Iconografia dos Deuses Africanos no Candomblé cialmente dos baianos, da Bahia, 1950. como a capoeira, os mercados populares e a mulher brasileira, além de apreciar a arquitetura e belezas naturais da Bahia. Em todas as suas obras gráficas (pinturas, ilustrações, mosaicos) encontra-se muitas cores e toda a alegria estampada no rosto e nas tradições brasileiras. 23


Em 2009, a empresa Oderbrecht criou um projeto que tinha por objetivo salvar dois painéis de Carybé que estiveram expostos no Aeroporto JFK e em Nova Iorque, e estavam expostos no terminal da American Airlines, que estava ameaçado de demolição. Com isso, a empresa junto à comunidade permitiram que fossem salvas as obras do artista. Hoje, é possível encontrar mais detalhes a respeito da iniciativa, vida do artista, fotos e vídeos no site disponível em português, inglês e espanhol, onde você pode clicar aqui.

24

imagens: odebrechtusa.com

ARTE

11


BELEZA

BYE CASACOS, HELLO PERNAS DE FORA! ISABELLA

A primavera está aí e com ela vêm os vestidinhos, saias e

blusas sem manga. Mas se você (como eu) descuidou da sua pele e principalmente da sua depilação durante esses meses de frio, fique tranquila! A Saia e Salto Alto te ajuda a recuperar a boa aparência e te dá dicas de quais métodos usar para alcançar melhores resultados.

CONHECENDO SUAS OPÇÕES Cera de mel, cera fria, creme depilatório, pinças, arranca, puxa, aí! Temos uma variedade de produtos disponíveis que prometem nos deixar sem pelos indesejáveis. Vamos desmistificar, alguns deles, comentando sobre suas qualidades e defeitos, e o que é mais indicado para cada área do seu corpo. Se a sua pele é diferente ao longo do corpo e se temos o costume de usar diferentes sabonetes, cremes e protetores solares para cada parte sagrada nossa, por que não fazemos o mesmo para nos depilarmos? Eu, particularmente, uso quatro tipos diferentes de utensílios, e lhes digo que faz toda a diferença! Vamos ao julgamento: 25


BELEZA

26

CERA QUENTE DE MEL PONTOS POSITIVOS: • Retira os pelos com mais rapidez e menos dor, pois a temperatura abre os poros, deixando o processo mais ágil e fácil; • Deixa a pele mais lisinha, pois arranca os pelos pela raiz; • Com o passar do tempo, diminui a quantidade de pelos que nascem; • Não ressecam tanto a pele, por conterem mel em sua composição; • Maior durabilidade do efeito. PONTOS NEGATIVOS: • Por enfraquecer os pelos, propicia o surgimento de pelos encravados; • Retira a camada de proteção da pele, deixando-a mais vulnerável e propícia a manchas escuras; • Esperar, de 3 a 4 semanas entre uma depilação e outra; • Crença popular - Causa flacidez em regiões sensíveis como embaixo das sobrancelhas e buço; • Difícil manuseio, normalmente só profissionais conseguem ter êxito no processo.


BELEZA NOSSA OPINIÃO: A cera de mel dá o melhor resultado nos seguintes quesitos; Remover todos os pelos e deixar a pele com uma aparência macia e lisa. É um procedimento mais eficaz, com resultados ótimos. É melhor escolha para, virilha (todas), axila, braço e pernas.

CERA FRIA É a cera mais prática para manusear em casa e fácil de achar em qualquer farmácia. Marcas como Veet, Depi Roll, etc são bem reconhecidas no mercado. PONTOS POSITIVOS: • Fácil manuseio; • Fácil distribuição; ótima para imprevistos; • Arranca os pelos pela raiz; mais durabilidade; • Pele lisinha. PONTOS NEGATIVOS: • Um pouco mais dolorida que a cera quente; • As vezes, não arranca todos os pelos; • Propicia o surgimento de pelos encravados; • Não hidrata a pele. NOSSA OPINIÃO: A cera fria é ótima para aquela emergência de última hora. É super simples e fácil de manusear. Porém, é necessária coragem para se depilar sozinha. É a melhor escolha para, buço, pernas, abdômen. 27


BELEZA

28

CREME DEPILATÓRIO O creme, para as que não gostam de sentir dor, é uma ótima saída. Proporciona a sensação de pele macia e é bem fácil de se usar. PONTOS POSITIVOS: • Fácil manuseio; • Bem distribuído em farmácias; • Não é doloroso; • Processo rápido; • Sensação de pele macia; • Os pelos levam mais tempo para crescer do que quando raspados por um barbeador (que também não arrancam pelos pela raiz). PONTOS NEGATIVOS: • Pelos crescem mais rápido que métodos onde se arrancam os pelos pela raíz; • É um produto com químicas, podendo causar irritações em peles mais sensíveis; • Não recomendado em áreas da virilha, rosto, nariz. NOSSA OPINIÃO: Os cremes depilatórios além de não doerem, também são ótimas escolhas para as apressadinhas. Pode-se usar no banho mesmo, ou tirar 5 minutinhos do seu dia para realizar o processo. Particularmente, não gosto muito da ideia de um creme fazer seus pelos caírem (haja química!), mas são produtos dermatologicamente testados e de marcas conhecidas. É a melhor escolha para, pernas e braços.


BELEZA

MÁQUINA DEPILATÓRIA As máquinas depilatórias são aquelas maquininhas com várias pinças, que arrancam seus pelos pela raiz. Praticamente objetos de tortura do século XXI. Brincadeiras a parte, elas também têm seus benefícios. PONTOS POSITIVOS: • Retiram os pelos pela raiz, aumentando a duração do efeito; • São de fácil manuseio; • Você pode parar, respirar fundo e continuar o processo quando quiser; • Não retiram a camada protetora da pele. PONTOS NEGATIVOS: • São dolorosas; • Podem “arranhar” a pele, deixando-a um pouco ressecada; • São um pouco caras, mas depois de compradas, são suas pelo menos; • Requerem um pouco de paciência, para arrancar todos os pelos. NOSSA OPINIÃO: Como dóóói! A única experiência que tive com a máquina depiladora não foi muito agradável. Imaginem várias pinças, arrancando vários pelinhos ao mesmo tempo, e diferente da cera, você sentindo cada um sendo tirado pela raiz. Pois é, bem chato. MAS, muitas mulheres se acostumam e acabam não sentindo tanto incômodo no final das contas. É a melhor opção para, pernas, braços. 29


30

BELEZA DICAS DE PROFISSIONAL Perguntamos a depiladoras profissionais algumas dicas para prevenir os pelos encravados, cuidar da pele após a depilação e indicação de produtos. Leiam atentamente esses truques: • Para prevenir pelos encravados, recomenda-se: Fazer esfoliação duas vezes na semana. Isso estimula o sangue na área massageada e retira camadas de pele morta, o que ajuda os pelos encravados (pelos que não conseguem sair pelo poro) a saírem. Além disso, não “futuque” os pelos. Como cravos, eles podem sair caso você o “esprema” ou podem infeccionar e criar um problema muito maior, como manchas e feridas. Se você é adepta a depilação com cera (quente ou fria), aceite, você terá um ou outro pelo encravado. Sempre que puder, dê uma folga a sua pele da depilação. • Como cuidar da pele após a depilação: Sempre passe protetor solar na área depilada. SEMPRE. Tente não se expor ao sol (mesmo com protetor solar) por no mínimo 24h. Isso pode causar manchas e irritações. Além disso, tente não passar nenhum hidratante, desodorante, perfume ou qualquer produto com álcool na área depilada, também durante 24h. Água termal também ajuda a “acalmar” a pele se ela estiver muito vermelha e irritada após uma depilação. • Produtos recomendados: Para a esfoliação é indicado que use uma mistura de mel e açúcar mascavo para o procedimento. Também pode-se usar óleos corporais e esponjas macias. Outro produto recomendado (e testado por mim),


BELEZA

foi um sabonete de argila, encontrado em lojas exotéricas ou lojas que vendem produtos naturais. Esse sabonete age na pele, que fica com uma textura mais macia, e deixa os pelos mais suscetíveis a saírem na depilação, o que diminui a dor e previne pelos encravados. Recomenda-se usar todos os dias ou, sempre dois dias antes de depilar.

* As opiniões e recomendações aqui descritas referem-se a experiências próprias e breve pesquisas. Cada uma pode, e deve, utilizar o seu método de depilação preferido, na área que se sentir mais a vontade. imagens: reprodução

31


32

BELEZA

QUEM DISSE, BERENICE? MANOELE LUIZE

U ma nova marca de maquiagem brasileira chegou ao mercado em agosto trazendo mais opções para as brasileiras na hora de comprar makes. Divertida desde seu nome, quem disse berenice? traz uma variedade de mais de quinhentos produtos entre sombras, batons, bases, pós, corretivos, máscaras para cílios, esmaltes, perfumes e até uma variedade de demaquilantes (cada um com sua cor). quem disse berenice? quer ir contra as regras de maquiagem e busca a experimentação, por isso a grande variedade de cores dos produtos e as lojas onde você pode experimentar de tudo desde o típico batom ao esmalte. E para simplificar a maquiagem, nada daqueles números de batom ou nomes em inglês nos produtos, as cores tem nomes super divertidos pra tudo mundo lembrar e saber o que é, tem o batom vermelhão, o uvita, esmalte pinkíssimo e o verdelindo e até


BELEZA a sombra marronlícia. E se borrar, é só passar um demaquilante bifásico laranjete e recomeçar. Pensada para a pele das brasileiras, a linha de bases, pós e corretivos tem uma cartela de cores de dezoito tonalidades, é o maior número de opções de cores entre as marcas brasileiras, tem um tom para cada pele.

Por enquanto, só é possível conhecer os produtos nas lojas físicas em São Paulo, em breve, a quem disse berenice? vai inaugurar sua loja virtual com entregas para todo o Brasil. imagens cortesia de quem disse, berenice?

33


34

BELEZA

UM OLHAR VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS ISABELLA

A s sobrancelhas são um elemento fundamental para o olhar. Elas devem estar em harmonia com seu tipo de rosto e sempre muito bem cuidadas. Mantenha-as sempre bonitas, pois elas podem fazer milagres com o seu rosto. Não perca o guia prático que a SSA preparou de “como fazer sua sobrancelha” e arrase com os gatos:

TIPOS DE ROSTO E FORMAS DE SOBRANCELHA Independente do seu tipo de rosto, o interessante é deixar as sobrancelhas o mais naturais possível. Você não deve tirar demais, nem de menos.


BELEZA ROSTO REDONDO: Não use as sobrancelhas finíssimas, mas também não deixeas muito espessas. O truque é o meio termo, com elas levemente arqueadas.

ROSTO OVAL: Use a sobrancelha mais arqueada (o quanto se sentir confortável) sem parecer a Malévola, da “Bela Adormecida”.

ROSTO QUADRADO: Use a sobrancelha reta, com um arqueado maior na ponta externa. É realmente importante que você retire apenas o necessário, com atenção nos pelos a mais nas pálpebras, entre os olhos e em um arqueado simples. Escove a sobrancelha para cima, para abrir o olhar e corte um pouco com uma tesourinha os pelos que estão “saindo do lugar” ou os que estejam muito grandes (fazendo voltas).

TRUQUE PARA UM LOOK MAIS NATURAL Se você conhece o formato de seu rosto, sabe qual é o tipo de sobrancelha mais indicado, mas não gosta de sobrancelha muito definida, temos um truque para que elas fiquem com uma aparência mais natural e para que continuem bem feitas. 35


36

BELEZA TRUQUE DAS TRÊS LINHAS: Ele consiste em, na ponta externa do seu nariz, colocar uma régua e traçar uma linha imaginária em três pontos. Uma vai da ponta externa do seu nariz, passando pela ponta externa do olho; a outra parte do mesmo ponto do nariz e passa pelo meio da sua pupila (assim irá marcar o ponto mais alto, onde deve ficar o arqueado); e, por último, segue de novo da ponta do nariz, passando de encontro no canto interno do olho, para definir onde sua sobrancelha deve começar.

AS TRÊS LINHAS IMAGINÁRIAS


BELEZA MÉTODOS • CERA Com a ajuda de uma profissional tudo fica mais fácil. Tirar a sobrancelha com cera quente em um salão é, definitivamente: a) menos doloroso; b)mais rápido; c) deixa um look bem definido. . Porém, a crença popular afirma que tirar a sobrancelha com cera quente, repetidamente, pode causar flacidez na pálpebra.

• PINÇA O método mais demorado, porém que arranca cada pelinho malcriado. Depois de uma certa experiência, acostuma-se a tirar a sobrancelha com pinça e modelá-la em casa mesmo.

• LINHA Deixa um efeito mais “bem feito” e arranca mais de um pelo por vez, diferente da pinça. Aqui no Brasil, ainda não é muito usado, então procure um profissional de confiança. Todos esses métodos arrancam o pelo pela raiz, o que é ótimo para a durabilidade. NUNCA, use gilete. Seus pelos vão crescer “espetados” e mais grossos, ou seja, vai doer mais quando você for tirar com pinça e vai aparecer mais caso você passe um ou dois dias de seu dia de 37


38

BELEZA depilação.

O QUE FAZER PARA CONSERTAR UMA FALHA: O mais indicado é esperar que o pelo volte a crescer, para você poder refazer a sobrancelha e consertá-la. Tente não arrancar pelos demais e repetidamente, pois eles podem diminuir e não voltar a crescer. Se a sua falha já é permanente, esfumace uma sombra (que combine com o tom do seu cabelo/pele) na sobrancelha ou um lápis (que também combine). Tente deixar o mais natural possível, para não parecer muito mais velha do que você gostaria. Há também o método da maquiagem definitiva. Com certeza, economiza tempo e paciência, mas não faça com qualquer pessoa, certifique-se de que tudo está coreto e esse método é contra indicado para pessoas propícias a queloides, sua saúde vem em primeiro lugar.

imagens: reprodução


BELEZA

QUANTO INVESTIR? ANNE RAYSA

Não existe uma regra ou uma fórmula que diga o quanto

uma pessoa deve investir em produtos para beleza, até porque cada indivíduo é diferente, possui necessidades e desejos diferentes, e claro, gosto e bolso também. Certamente você já gastou muito em um produto do qual você gostou e voltou a comprar depois, porém, existem casos em que se gasta muito em um produto que não tem o resultado esperado, é pior: existem outros tantos iguais ou melhores que ele, com precinhos bem mais “amigos”. Eu sempre soube que, algumas vezes, o barato sai caro. Esse é um ditado que escutamos de nossos avós e eles não deixam de ter razão. Entretanto, é preciso que haja um discernimento pessoal em quanto investir em cada cosmético. Exemplo disso estão nas maquiagens e nos cremes hidratantes para o rosto. Em uma experiência pessoal, eu descobri que nem sempre vale à pena investir muito em máscara para cílios, por exemplo. Em maio desse ano tive a oportunidade de testar um rímel da marca francesa Yves Saint Laurent ao mesmo tempo em que testei o mesmo produto da marca americana Avon (muito popular aqui no Brasil). 39


40

BELEZA O rímel da primeira marca custa em média R$150,00 na loja de cosméticos Sephora, e o rímel Avon eu comprei por admiráveis R$ 26,00, e o resultado? O rímel da YSL não correspondeu às expectativas, pois não alongou os cílios e duas horas após a aplicação começou a “esfarelar”. Enquanto o rímel da Avon alongou, deu volume e ainda durou o dia inteirinho (precisei retocar após cinco horas de aplicação). É claro que podem existir máscaras para cílios mais caras e com resultados melhores, mas isso não significa que precisamos investir tanto em um produto quando temos a mesma resposta ou até mesmo melhor em outros com preço mais em conta. É tudo uma questão de custo x benefício. Ao mesmo tempo, existem cosméticos em que vale à pena cada centavo gasto em qualidade, como é o caso dos produtos anti-idade e hidratantes, por exemplo. Outra experiência que eu tive em casos como esses foi com os hidratantes faciais. Sempre usei (e continuo usando) o hidratante facial da Nívea, pois corresponde às minhas necessidades e ao quanto eu posso gastar em um produto desses. Porém no início do ano ganhei de presente um kit de produtos da Clinique, que como sabemos investe muita tecnologia na qualidade de seus produtos. Enquanto um creme hidratante da Nívea custa em média R$10,00 nas farmácias, o da Clinique custa R$77,00 no site da marca. A diferença entre os dois produtos é a sua composição, enquanto o da Nívea é recomendado por dermatologistas para qualquer pessoa, os da Clinique muitas vezes são recomendados à pessoas com peles sensíveis ou com tendência à alergias.


BELEZA Eu tenho a pele seca e usei os dois durante duas semanas cada um e gostei dos resultados. O creme da Nívea é tão baratinho que vale muito à pena gastar um pouquinho para testar, ele ajuda a manter a pele hidratada e não a deixa com o aspecto oleoso. Enquanto o da Clinique, além de atender esses dois requisitos, ainda deixou minha pele com aspecto mais brilhoso (não oleoso) e mais saudável.

É claro que essas são experiências minhas, de acordo com as minhas necessidades, mas essa matéria tem por objetivo alertar que nem sempre é necessário investir muito em cosméticos, mas se você tiver uma boa recomendação de um dermatologista e conhecer bem sua pele e suas necessidades, sempre saberá qual produto deverá usar. Isso significa que às vezes podemos abrir mão dos produtos “favoritos” e investir um pouco em produtos baratinhos e que também prometem o resultado, assim podemos conhecer melhor outros produtos e adaptá-los ao nosso bolso. imagens: reprodução

41


42

BELEZA

CANDY COLORS INVADEM AS MAQUIAGENS imagens: Contém 1g

KAREN CARNETI

A lém de invadirem os guarda-roupas das fashionistas, as candy colors também invadiram a maquiagem. Depois da tendência colorblock, os tons pastel e cores claras chegam com tudo na estação mais romântica do ano. Com cores suaves, é possível criar looks diversificados tanto para o dia quanto para a noite, contanto que haja leveza e harmonia na combinação. É possível usar uma cor única de sombra, outra de blush e uma terceira no batom. Tons mais leves nos olhos podem


BELEZA acompanhar uma boca mais acesa, como um tom de pink ou magenta, por exemplo. A maioria das cores combina com todos os tons de pele, mas é de bom senso ficar atento aos tons escolhidos. Alguns muito claros, por exemplo, podem ficar apagados em peles negras, enquanto outros ficam extremamente chamativos na pele muito clara.

DICAS DE CORES: • Para as branquinhas: pink, azul, lilás, rosa e aqua. • Para as morenas: laranja, pink, azul um pouco mais fechado e rosa queimado. • Para as negras: laranja, azul mais fechado, pink e verde.

20


44

BELEZA Grandes empresas de cosméticos já lançaram suas linhas com candy colors. A coleção Glamour Daze da MAC, por exemplo, chega às lojas dos Estados Unidos em novembro e possui vários tons delicados. Na indústria brasileira, temos como exemplo a Contém 1g, que lançou recentemente sua linha “Primavera-Verão”, e a Yes Costmetics, que lançou diversas sombras de tons pastel em sua coleção “Primavera”.

Glamour Dazzle Collection MAC Glamour Dazzle Collection MAC

Yes Comestics

E os esmaltes também não ficaram de fora, com diversas marcas lançando tons delicados para seus produtos. Conheça os esmaltes da estação na página 49. imagens: reprodução, blog Maria Vai Comigo e The Pulse Magazine


BELEZA

MAKE NO VERÃO PAULA AMORA

Não

tem escapatória. Do norte ao sul brasileiro, a próxima estação promete muito calor. Com a chegada do verão não há maquiagem que resista às altas temperaturas, transpiração e grande umidade do ar, por isso, é necessária uma atenção especial para que os produtos fixem melhor. Primeiramente, os cuidados com a pele são essenciais, porque nessa época do ano a oleosidade aumenta muito e isso pode propagar a acne, para isso é recomendável marcar um horário com o seu dermatologista favorito para que esse tratamento seja feito da forma correta. Entretanto, quando o assunto é maquiagem, existem muitos truques que fazem com que o verão não acabe com a brincadeira. 45


46

BELEZA Algumas blogueiras dominam tudo do mundo de beauté como Julia Petit e Paola Gavazzi, dão ótimas dicas que ajudam na durabilidade da make: Antes de qualquer coisa, se você ainda não usa, nunca é tarde para adotar o maravilhoso hábito de passar o filtro solar, em qualquer estação do ano, prevenindo o envelhecimento precoce da sua pele. Quanto à preparação da pele, o ideal é que não se acumule produtos demais. Quanto mais fina a camada de maquiagem na pele, melhor tanto para saúde, quanto esteticamente para a pele. Para que a base dure mais, a utilização de uma esponja umedecida ajuda a retirar a oleosidade da base, a transferir por igual pouco produto (garantindo um visual mais natural e fresh), além da água ajudar na fixação dos produtos na cútis. Para uma make mais elaborada, é permitido usar um primer específico para o seu tipo de pele. A Belliz Make up 360º é a versão tupiniquim da Beauty Blender e permite finas camadas de base, alta homogeneidade na pele, muita durabilidade enquanto úmida. Sua ponta evita acúmulos nas partes como nariz e olhos, enquanto sua base permite a preparação do rosto, assim como a aplicação do blush. O Primer da Sephora é ótimo para dar pigmentação e resistência à maquiagem.


BELEZA Para dar cor ao rosto, os blushes e iluminadores cremosos e líquidos oferecem maior resistência. Existem no mercado hoje produtos multiuso que podem ser utilizados nos olhos, no rosto e nos lábios, conferindo aquele “ar saudável” do verão e permitindo que você fique impecável por um longo tempo. Quanto aos produtos em pó a dica da esponjinha úmida vale também para o blush, contando que deve ser observada a alta pigmentação que a água confere ao cosméticos, para não abusar da cor e ficar com over. O Casual Color da M.A.C. É um produto cremoso com várias funções como sombra, blush e balm labial. O Benetint da Benefit é um líquido que dá cor de saúde tanto no rosto, como na boca. Para maquiar os olhos, a dica de diluir a sombra escolhida com água é infalível. Com a devida proporção, o intuito é formar uma “lama” com a sombra misturada com água, passando nos olhos e esperando secar, para depois, se desejado, esfumar. Opte também por cosméticos a prova d’água como deliniador, rímel, lápis, evitando assim que os mesmos acabem escorrendo com o calor e a produção de suor, formando acúmulos em lugares indesejados. O Rímel da Maybelline, The Falsies é uma ótima opção pois garante aos cílios um aspecto de postiços e é super-resistente ao suor.

47


48

BELEZA O Deliniador da M.A.C., Fluidline, também resiste bem à transpiração e à umidade, ficando intacto por muito tempo. O Lápis de Olho da Sephora, Flashy Liner Waterproof é muito pigmentado e resistente. Quanto aos lábios, hidratação sempre! Enquanto nessa estação a pele é minimalista, os lábios são maximalistas, em contraponto com os olhos e vice-versa. Abuse da cor nos lábios, seja batom cremoso, matte, cintilante, mas ninguém merece ficar retocando a todo tempo, não é mesmo? Esse problema tem solução. Após aplicar a primeira camada do seu batom, retire o excesso com o “beijinho no papel”, aplique um pouco de pó nos lábios e aplique, com um pincel, uma fina camada do mesmo batom, só para reviver a cor natural do batom e, pronto, o seu batom intacto, resistindo a drinks e refeições. Lembrando que o gloss e os balms multiusos coloridos também são super válidos. Para ajudar no dia a dia, dar uma turbinada na pele água termal hidrata e não prejudica a maquiagem, além de refrescar muito! Os lencinhos matificantes são muito amigos e não tiram, nem borram a maquiagem, sendo que, papel de seda substitui bem os benditos, sendo um custo benefício muito melhor, bastando apenas cortar quadradinhos e colocar em cada cantinho de suas coisas, estando sempre preparada! imagens: reprodução


BELEZA

ESMALTES DE VERテグ MANOELE LUIZE

2.

1.

C A N D Y C O L O R S

3.

4. 5. 1. Pテゥrola do Mar, Impala; 2. Nudeluz, quem disse, berenice?; 3. Chテ。, Colorama; 4. Lili, quem disse, berenice?; 5. Ocean Drive Green, Make B.

49


BELEZA

METĂ LICOS 9.

6. 8.

7.

6. Cinzex, quem disse, berenice?; 7. Preto Dourado, Big Universo; 8. Dourado Glitter Jewel FX, Milani; 9. Ocean Drive Gold, Make B. 10. Ocean Drive Pink, Make B.; 11. Azulex, quem disse, berenice?; 12. Gota, Colorama; 13. Verdasso, quem disse, berenice?; 14. Ocean Drive Orange, Make B.

10.

C O R E S VIBRANTES

13.

11. 50

12.

14.


SAÚDE

DESVENDANDO A YOGA

PAULINHA

E la existe há muito tempo, mas ficou famosa após celebridades que adotaram essa prática ajudarem a difundir a Yoga, por meio da mídia para quem ainda não conhecia. A prática surgiu na Índia e mesmo com as mais diversas grafias (yôga, yoga, ioga, yóga), a origem é a mesma. Por seus inúmeros benefícios, é comum encontrar cada vez mais pessoas que querem experimentar as técnicas, 51


52

SAÚDE principalmente as de meditação que fazem tão bem para o corpo e a mente. São muitas linhagens da Yoga pelo mundo, mas o objetivo é o mesmo: atingir a “Iluminação da Consciência”. No começo é meio estranho achar que alguém consegue ficar relaxado com as posições, um tanto quanto estranhas, mas para a yoga funcionar é necessário deixar esse preconceito de lado e se concentrar em fazer os exercícios corretamente. Os principais benefícios para o nosso corpo são: • A melhora da postura: os exercícios trabalham toda a coluna, influenciando diretamente na correção postural. • Auxilia no alívio de sintomas de asma e diabetes, normaliza a pressão sanguínea e auxilia no controle do peso, pois age diretamente na respiração e no sistema nervoso (ajudando a controlar a ansiedade por exemplo). • Corpo mais forte e resistente: o fortalecimento dos músculos ocorre naturalmente, pois seus exercícios trabalham cada grupo muscular individualmente. • Aumento da flexibilidade: as técnicas da Yoga alongam o corpo todo e trabalham o relaxamento.


SAÚDE A Yoga também favorece os benefícios para a mente, ajudando no alívio do estresse, Melhora a autoestima, ajudar nos relacionamentos sociais, contribui para o autoconhecimento e paz interior, auxiliar para que o adepto tenha maior facilidade de concentração e diminui a ansiedade. Os benefícios são vários, e mesmo citando só os principais já vale à pena pensar em começar a praticar a Yoga. Investir nas técnicas pelos menos três vezes na semana com sessões de quarenta minutos a uma hora, já são suficientes para sentir os benefícios da Yoga após um mês. As contra indicações, no geral são para pessoas que possuem traumatismo craniano, doenças do coração com taquicardia ou arritmia, pós-cirúrgico, após trabalho pesado. Mas o ideal mesmo é conversar com o instrutor antes de começar a praticar e jamais fazer sem a orientação de um profissional.

Fontes: angelfire.com, amalinine.com, emforma.net, revistavivasaude.uol.com.br.

53


MODA

SHOPPING

MANOELE LUIZE LOOXX

fotos: divulgação e Manoele Luize

R$ 278

LOOXX R$ 228

CANDY COLORS

LOOXX R$ 268

As cores doces estão em alta nessa estação, DELICIE-SE!

Lafort

R$ 149

Lafort

54

R$ 169

My Shoes

R$ 259,90


MODA

Lafort

R$ 368

Arezzo R$ 399

FRANJAS E DECORATIVISMO prometem dar um up no ver達o.

Looxx

R$ 198

Manu Luize R$ 55

Lafort

R$ 269

55


56

MODA

5 APOSTAS PARA O VERÃO BRASILEIRO IVY LEMES COMPRIMENTO MULLET: Camisas, saias, vestidos... As peças com a parte de trás mais longa chegaram com tudo, podendo ter uma diferença sutil ou bem visível de tamanho. Mulheres baixas devem preferir modelos onde as costas não são tão longas.

CALÇA PANTALONA: Diferente da boca de sino, a calça pantalona é larga do cós ao chão. O modelo de cintura alta alonga visualmente as pernas. Use com salto Anabela, que também é hit.


MODA

CALÇA PANTALONA

SALTO ANABELA: O verão sempre pede conforto extra, e o salto Anabela têm tudo para ganhar as ruas nessa estação. Se antes predominavam os modelos rústicos, agora têm para todos os gostos.

MACAÇÃO

57


MODA MACACÃO: Aos poucos o macacão está conquistando as mulheres por sua praticidade e versatilidade. Os modelos são confeccionados em diversos tecidos, indo da malha à seda; e aparecem na praia e no Tapete Vermelho.

BOLSAS DE MÃO: Clutches e carteiras invadiram as vitrines e não é difícil encontrar um modelo do tamanho do seu gosto e necessidade. Para varias, escolha bolsas que também possam ser usadas com alça.


MODA

INFLUÊNCIAS BRITÂNICAS MANOELE LUIZE

A mazing. Estava apenas há cinco dias em Londres, quando em uma visita guiada no Museum of London, a guia da visita per

guntou com qual palavra definiríamos Londres e mais do que intuitivamente eu só pude responder com a palavra “amazing”, que significa incrível em nosso português. O museu conta a história de Londres, desde os tempos mais remotos às últimas décadas, incluindo vestimentas. Exemplos da era vitoriana à décadas mais próximas, como os anos 50, 60s, Mary Quant, o surgimento da mini saia e Biba.

The Beatles

Biba - 1970s

59


60

Burberry Prorsum Spring/Summer 2013

MODA Alguns exemplos da influência da moda britânica no mundo são óbvios como o trench coat, que se tornou conhecido internacionalmente pela Burberry e a “invenção” da mini saia pela estilista Mary Quant, que pode não ter realmente a inventado, mas contribuiu para seu imenso uso na década de sessenta, tornando a mini saia significado de feminismo e juventude. Vários casacos e jaquetas são tipicamente britânicos, os cardigans, as parkas (os Mods britânicos eram fãs) e em um momento que revivemos as combinações e os conjuntinho, podemos lembrar até do antigo twinset.

Quando o militarismo é tendência, não tem como não se pensar em Reino Unido, além do trench coat, as jaquetas de cavalaria também foram popularizadas pelos britânicos. A popularização aconteceu quando o grupo The Beatles apareceu na capa de um CD vestindo versões coloridas do modelo e a jaqueta tornou-se símbolo do rock and roll da época. O exército e a marinha inspiraram várias peças que são ícones britânicos.


MODA Nos últimos anos a androginia tem estado em evidência no mundo todo, mas a androginia faz parte da cultura do povo britânico há muitos anos, aqui falo da androginia no estilo com que os britânicos se vestem. As britânicas não tem medo dos chamados looks tomboy, produções mais masculinas e que fazem essa brincadeira de peças de roupas típicas entre os dois sexos, e os britânicos acham isso atraente. O look é cool, dizem que cool é sexy. Voltando à história da mini saia, segundo alguns historiadores, a mini saia seria muito mais antiga do que os anos sessenta, datando de por volta de 5.400 - 4.700 a.C, foram encontradas antigas estátuas vestindo mini saias. Indiferente de sua data de criação, a mini saia não teria a força que teve se não fosse pela estilista Mary Quant, que com suas coleções tornou a peça tipicamente britânica com sinônimo de independência. E sabe de onde veio o nome? A estilista a chamou de mini em homenagem ao seu carro favorito, o Mini Cooper (também tipicamente inglês).

Maquiagem Mary Quant 1960s

61


MODA

Paula Raia

Amapô

Reinaldo Lourenço

imagens: ffw.com.br, style.com e reprodução

Falando no comprimento mini, lá estava ele nos desfiles de primavera/verão 2012.13 das semanas de moda brasileiras, marcas como Reinaldo Lourenço, Amapô e Paula Raia foram algumas delas que apresentaram a tendência em suas coleções. Mas atenção, o mini dessa estação preza por um balanço, já que boa parte das pernas ficam à mostra, as mangas são um pouco mais compridas e nada de decotes profundos, enquanto a parte de baixo fica mais visível, a de cima pode ser mais coberta.


MODA

TENDÊNCIAS PARA NÃO INVESTIR (TANTO) IVY LEMES

N ão é pecado ser um pouco vítima da Moda. Mas é importante saber que algumas tendências não merecem altos

investimentos, o que não significa que elas “não possam” ser adquiridas. O alerta é para modelos que, em breve, não serão sua primeira opção de uso, não fiquem acumuladas aos montes em seu armário. Independente da situação financeira de cada um é inteligente saber aplicar os recursos para construir um guardaroupa duradouro.

SNEAKERS Goste ou não, o tênis com plataforma embutida não será um clássico da Moda. O que significa que um par com cores que coordenem bem com suas roupas é o suficiente.

58

63


64

MODA COURO METALIZADO Marcantes e cheios de personalidade, jaquetas e coletes de couro sintético metalizado não são “coringas”. Prefira investir no metalizados de peças de lurex que não tenham um preço tão alto e caiam bem tanto no trabalho como na balada.

ANIMAL PRINT COLORIDO Têm tudo a ver com o verão, mas não merece fazer parte de 1/3 da sua wish list. Uma peça com detalhe nessa estampa e um acessório em tom mais ousado bastam.

imagens: reprodução, oqvestir

Ellus Verão 2013


MODA

TENDÊNCIA X ESTILO IVY LEMES

A s tendências de Moda estão aí para atualizar, não para mudar, o seu estilo. As vitrines estão multicoloridas e você prefere

os neutros? Os babados estão em alta, mas você não é nada romântica? Conhecer bem o seu estilo e respeitar seu gosto é o primeiro passo para usar qualquer tendência sem parecer um manequim de loja, e continuar sendo você mesma. A Saia e Salto Alto mostra duas tendências adaptadas à três estilos diferentes de forma bem fácil.

ROMANTISMO Mulheres clássicas geralmente têm medo de sair da sua zona de conforto. Um guarda-roupa repleto de neutros pode ganhar frescor com pequenos detalhes de babados ou renda. A silhueta romântica pede cintura marcada; e sua tradicional saia de alfaiataria pode desempenhar muito bem essa função. Escolha uma bolsa ou um sapato em uma cor diferente, mas que não saia de moda tão cedo, como o vermelho.

CLÁSSICA

65


66

MODA A renda é muito feminina, e para compor um visual moderno, precisa ser combinadas às peças que possuam características opostas. Aposte em jeans com lavagem desgastada e acabamento rasgado. Colares com pingentes delicados, porém mais longos, também cabem nessa combinação. Se usar renda branca, nesse caso, a sapatilha preta pode pesar. Use um modelo colorido ou em uma cor neutra, porém clara. Quando a praticidade é sua palavra de ordem, os vestidos são item indispensável. Estampas muito “adocicadas” da estação podem ter uma vida útil reduzida; por isso, escolha um desenho de cor neutra com fundo em tom pastel. O detalhe fica por conta de um acessório também colorido, que, por ser geralmente mais barato, pode ser trocado com frequência.

MODERNA

PRÁTICA


MODA GEOMETRISMOS As linhas retas da moda não estão necessariamente em estampas. Repare como a forma de algumas roupas já traz essa mensagem. Para o Verão, vestido reto colorido usado sob o blazer, ou colete de alfaiataria, neutro é uma boa opção para as clássicas. Quando aberto, o blazer cria uma linha vertical que ajuda a alongar visualmente a silhueta. Acessórios minimalistas ajudam a compor o look. Quem não tem medo de errar pode misturar estampa geométrica com outros desenhos. A forma mais segura de fazer essa combinação é usando as mesmas cores em ambas as peças, e preferindo os acessórios neutros. Sandálias com tiras têm CLÁSSICA tudo a ver com essa tendência. Recortes em outro tecido, porém com a mesma cor, incluem as formas geométricas nas peças sem deixa-las datadas; principalmente se a cor for neutra. Tops amplos com tecidos leves como o crepe ou a seda, que estão em alta, são práticos e versáteis, podendo ser usados também à noite, com uma peça de paetê, por exemplo. No dia a dia, use com uma calça que se ajuste ao seu corpo. Colares e braceletes com linhas retas estão com tudo. Para colorir, descombine sapato e bolsa. MODERNA PRÁTICA


SONHOS DE VERテグ

Chemise Marion, R$268, Looxx; Calテァa, R$298, Lafort; Cinto, R$ 132, Looxx; Scarpin, R$ 259,90, My Shoes. Pulseiras, R$52, Looxx. Ediテァテ」o: Manoele Luize.


Ele veste: sweater, R$199 e Calça, R$ 158, tudo Edward (Shopping Estação); sapatos, acervo. Ela veste: Regata, lurex R$ 72, Parado no Ar; Saia bandage, R$ 98, Peso D’agua, ambas na Composição; Cachecoeur de organza, R$ 459, Lafort; Sapatilhas, R$ 199,90, My Shoes. | Edição: Manoele Luize e Ivy Lemes.



Bata com corrente, R$ 188, Pantalona de crepe, R$ 468, tudo Lafort. Pulseira, acervo. Na página ao lado: Chemise marinho, R$ 238, Looxx; Calça, R$298, Lafort. Edição: Manoele Luize.


Vestido mullet, R$ 135, Nissi na Composição; Cinto, R$ 132, Looxx. | Edição: Ivy Lemes e Manoele Luize.


Ele veste: Terno, R$399, Edward (Shopping Estação),; sapatos, acervo. Ela veste: Blusa de organza, R$ 368; Calça capri, R$ 169, tudo Lafort. Edição: Manoele Luize.


Ele veste: Terno, R$399, Edward (Shopping Estação); Tammy lima, R$ 228, Camisa,Chemise R$150;, Ab Couture; Looxx; R$ 149, Lafort; Scarpin, Saia,Shorts R$ 68,lima, Prelúdio na Composição. R$ 259,90, My Shoes; Colares e brinco, acervo. Edição: Manoele Luize.


Vestido menta, R$154, Canoni na Composição; Scarpin turquesa, R$ 249,90, My Shoes. Pulseira de couro turquesa, acervo. Edição: Ivy Lemes e Manoele Luize.

Mini Blusa, R$135; Mini Saia, R$300; tudo Ab Couture. Scarpin, R$179,90, My Shoes.


Camisa, R$80, Composição; Hot pant, R$59,90, Lady Louca; Saia, R$69,90 (sem estampa), Lady Louca.



Camisa mullet, R$ 125, Nissi; Shorts coral, R$ 125, Nissi, tudo na Composição. Ele veste: sweater, R$ 199, Edward (Shopping Estação). | Edição Ivy Lemes e Manoele Luize.


Casaqueto bordado, R$ 259, LF Lafort.


Ficha Técnica: Fotografia: Monica Balestieri Berlitz | Direção de Arte: Manoele Luize | Styling: Manoele Luize e Ivy Lemes | Cabelo e Maquiagem: Carolina Kato | Assistente de fotografia: Julia Roehrig | Modelo: Victoria Gariba (MN Models), Alef Rosa (MN Models) e Daniele Troyan. | Agradecimento Dani Brito Bureau de Comunicação e Página1 Comunicação.


Casaqueto bordado, R$ 259, LF Lafort; Saia lápis, R$ 198, Lafort; Scarpin, R$ 259,90, My Shoes. | Edição: Manoele Luize.


82

COMPORTAMENTO

ASSEXUALIDADE: NENHUMA DAS ANTERIORES DANDARA

M ais comum do que se imagina, a assexualidade não é sinônimo de celibato ou abstinência, e muito menos é resultado de medo, ansiedade ou distúrbios hormonais de qualquer tipo. Assexualidade significa ausência de atração sexual em relação a homens ou mulheres, ou qualquer outro gênero fora do sistema binário, e isso é tudo. Simplificando, isso quer dizer que durante boa parte da vida esses indivíduos (o termo correto sendo assexuais) perceberam que sexo não era um assunto em que tinham grande interesse em comparação às outras pessoas ao seu redor. Talvez curiosidade científica, a de entender os processos e motivos por trás das ações, mas não o desejo de participar ativamente em busca da recompensa chamada “prazer”. Não sentir atração sexual por outras pessoas não significa, no entanto, que os assexuais não desejem formar laços afetivos. O que torna uma pessoa assexual é a ausência de atração sexual, e isso é diferente de atração romântica/afetiva, e também diferente de atração estética. A atração romântica permite que uma pessoa desenvolva interesse romântico por outra, fazendo-a desejar um relacionamento amoroso. E atração estética se refere à apreciação de um indivíduo como beleza relativa, ou, simplificadamente, como alguém apreciaria uma pintura ou paisagem.


COMPORTAMENTO Ainda um tanto desconhecida no Brasil, a assexualidade tornou-se mais conhecida no exterior a partir da iniciativa de um jovem americano de criar uma comunidade virtual e canal de informações sobre o assunto, a AVEN (Asexual Visibility and Education Network). Nessa comunidade que já ultrapassa os 30 mil associados são compartilhadas experiências e dúvidas entre pessoas das mais variadas idades e localizações geográficas, reforçando que o auto conhecimento vem a partir da troca de informações, e não somente de uma definição.

Inicialmente, uma pessoa pode desconsiderar a assexualidade como possibilidade por uma infinidade de razões. Como já foi dito, a definição básica é a ausência de atração sexual. Mas o que exatamente isso quer dizer? Isso não quer dizer que o assexual nunca fez e nunca fará sexo. O que torna uma pessoa assexual é somente o que ela sente (ou não sente, no caso da ausência da atração sexual), e não suas ações. Afinal, uma pessoa pode fazer sexo por uma variedade de motivos, seja ela assexual ou não. E, ainda, o fato de uma pessoa não ter qualquer interesse em uma atividade não quer dizer de forma alguma que ela seja incapaz de realizá-la. 83


84

COMPORTAMENTO O mais importante de se compreender é que assexualidade, tanto quanto outros rótulos mais conhecidos e aceitos são rótulos. Eles servem unicamente para descrever o momento atual de uma pessoa ou grupo de pessoas, e gerar um sentido de coletivo, de “você não está sozinho”, “você é normal”. A partir do momento que um rótulo passa a não fazer mais sentido, então ele é descartado em favor de algo que descreva melhor a situação naquele momento. Simplificando, os rótulos são criados para servir às necessidades das pessoas enquanto forem adequados, e não fechá-las em caixinhas pré definidas.

Links úteis: www.asexuality.org (AVEN) www.assexualidades.blogspot.com (Blog da pedagoga Elisabete Regina Baptista de Oliveira a respeito da Assexualidade) www.a2forum.forumeiros.com (Comunidade Assexual em português)


COMPORTAMENTO

A ÉTICA VAI ALÉM DO PROFISSIONAL DANIELA CASTRO

S

egundo a definição de Robert Henry Srour, no livro Ética Empresarial da Editora Campus, “Ética diz respeito à disciplina teórica, ao estudo sistemático, a moral corresponde às representações imaginárias que dizem aos agentes sociais o que se espera deles, quais comportamentos são bem-vindos e quais não”. Esse tema é cada vez mais discutido pela mídia, porém, cada vez menos executado pelas pessoas. Mas isso não acontece somente dentro de uma organização. Podemos facilmente perceber a falta de ética quando um aluno usa um texto que não é de sua autoria para um trabalho escolar ou até mesmo quando um político promete melhorias para sua população e não os cumpre.

85


86

COMPORTAMENTO Com a internet cada vez mais acessível, a falta de ética aumentou muito nos últimos anos, porém, para Marilena Chauí, filósofa e professora da USP, “ética é a educação de nosso caráter, temperamento ou vontade pela razão, em busca de uma vida justa, bela e feliz, que estamos destinados por natureza”. Ou seja: é o processo em que decidimos entre o bem e o mal, o certo e o errado; tudo isso é acarretado pela sua moral, pensamentos e ensinamentos. Cada organização tem a sua ética, ou seja, regras a serem seguidas e cabe a ela transmitir para seus colaboradores. Para organizações mais preocupadas com os resultados, há diversos treinamentos sobre o tema não somente para falar sobre regras, mas também sobre comportamentos do dia a dia dentro de uma organização, como o uso do e-mail pessoal, ligações pessoais, fofocas, internet para passatempo, etc. Em suma, Tom Johnson, presidente da Cable News Network, tem uma frase que nos faz repensar em nossas atitudes para ter uma ética profissional excelente: “Faça o que é correto. Se você não está seguro, pergunte a si mesmo o seguinte: como estas ações seriam vistas se publicadas na primeira página do jornal que os meus pais leem? Você não precisa mentir ou trapacear para ser bem-sucedido na vida”.

fontes: rh.com.br


MÚSICA

LA VOZ... BRASIL? FRAN FREIRE

M

ês de estreias e loucura na cultura pop, setembro trouxe tantas novidades na música e nas atrações televisivas mundiais que ficou bem difícil acompanhar a tudo. Uma das novidades mostrada nas telinhas nacionais foi a chamada do programa The Voice Brasil, protagonizado por Carlinhos Brown, Claudia Leitte, Daniel e Lulu Santos (TeamLulu lol).

87


MÚSICA Para quem está ligado nos programas americano e britânico o formato da atração não é grande novidade, mas para a grande maioria, que só conhecia os formatos XFactor e American Idol, vai ser um grande show. Inicio comentando sobre esse programa, em especial, para puxar a cordinha de um assunto que se relaciona: a música latina. Como grandiosos fãs de cultura americana e europeia, não é difícil que o povo brasileiro tenha ficado de fora do que rolou nesse formato de programa lá pelas terrinhas mexicanas e pelo que anda rolando aqui do lado, pelas terrinhas Argentinas. A SSA preparou uma série de comentários e curiosidades sobre a cultura latina e vai deixar você por dentro do que anda rolando nas redondezas. Para começar, dois artistas reverenciados nas edições do programa La Voz... México; e nas próximas edições vamos dar um pulinho em outros países hermanos.

88


MÚSICA O que você sabe sobre Lucero? “Lucero” é o nome que se dá a estrela da manhã, ou ainda, estrela Dalva, em espanhol. No Brasil não é comum utilizar o nome dessa estrela como um elogio, mas se um hispano-hablante (falante de espanhol) te chamar de “mi lucero”, pode ter certeza que ele está apaixonado, caidinho – ou te cantando. A Lucero de que falo, no entanto, não é A estrela, mas Uma estrela. Cantora, atriz e queridona mexicana, essa mulher trabalha desde que era chiquitita (pequenininha). Conhecida como La novia de La América, Lucero é ex-mulher do respeitado cantor Mijares, emplacou vários hits como cantora de música tradicional mexicana e bombou em diversas telenovelas do país da águia (com um corpo invejável que não aparenta a idade). Seu último trabalho foi em Por ella soy Eva, em qua foi protagonista ao lado “meio brasileiro” Jaime Camil. Lucero foi coach do La Voz... México, na primeira edição do programa, no final de 2011, e eu consegui uma palavrinha de alguns participantes que foram para final/semi-final com ela e com os outros coaches. Resumidamente, Vivian Rodriguez, Lucerito, Damiana Conde, Alejandra Orozco, Óscar Garrido e Gabriel Navarro mandaram beijos para o Brasil e mostraram que estão super a fim de quebrar as fronteiras e chegar aqui. Óscar, por sinal, é viciado em bossa nova. Nosso segundo coach, também chamado de mentor no programa, é o belíssimo e encantador Alejandro Sanz. Vulgo, homem capaz de deixar seu “cCrazón partido”.

89


MÚSICA Dispensando apresentações, o espanhol é uma figura ímpar no mundo latino e representa uma imagem que luta pelas causas humanitárias e está sempre pendente de seus fãs. Sem contar que é muito elogiado por artistas do meio, incluindo o mais chato de todos eles (em se relacionar com artistas populares, por ser um militante nato de causas humanitárias e que ignorem o capitalismo) René Perez Hoglar, o Residente, da premiadíssima banda Calle 13. Quem quiser tentar a sorte de receber uma resposta do Sanz, pode enviar uns twittes sem medo. O bom moço responde e não é de pouco não. Alejandro fez o seu novo disco (CDs para os hispano-hablantes é disco) com ajuda de suas fãs, pelo Twitter. Sempre deixando que a mulherada acompanhasse e desse palpite, sem que ele perdesse as rédeas. O nome do CD é La música no se toca (A música não se toca: haja ambiguidade!). Além de fazer uma série de perguntas, inclusive para escolher o nome do novo CD, ele pediu que enviassem-lhe vídeos para montar o “lyrics” do single “No me compares”, no canal Vevo. O CD novo tem data de estreia para 25 de setembro, mas já tem dois hits rolando e uma letra com a Ana Carolina, chamada Me Sumerjo (Irrepetível) dando sopa no Youtube. Pra quem curte MPB vale a pena conferir a poesia dos dois. Sanz tem um jeito todo especial de fazer canções, a maior dica é o feat dele com a Shakira, Tortura. Assista o clipe e respire se puder! Falando em Shakira, a colombiana é presença confirmada na quarta edição do The Voice americano, substituindo a diva Christina Aguilera como coach do programa. Ao que parece, Xtina vai começar a promoção de seu novo trabalho, Lotus, e sairá de turnê. Ninguém melhor do que a diva latina para substituir né? 90


MÚSICA E nesse vai e vem de celebridades em programas de calouros, virou moda chamar loiras poderosas como juradas. Como blond girl a Xtina foi a primeira, mas JLo representou as latinas muito bem como mentora do American Idol e acabou desencadeando toda essa disputa da “coroa das princesas”. Britney Spears e Demi Lovato, no XFactor. Mariah Carrey e Nicki Minaj no American Idol. E tem até Kelly Clarkson, que foi parceira do saboroso cowboy Black Shelton no The Voice e agora emplacou como mentora em um programa com menos foco, o Duets, na ABC. Quer mais? Basta trocar de país e dar um pulinho no The Voice UK para ver a Jessie J arrasando. Viu como quando o assunto são latinos uma história puxa a outra e damos a volta ao mundo? Com certeza é assunto que não acaba mais, só para citar: a vinda da JLo para o Brasil, o português quase perfeito da Shakira, a briguinha entre as duas com parcerias que não se bicam (Wisin y Yandel e Calle 13), os sucessos em comum com (meu) rapper Pitbull, que por sinal teve participação no The Voice, onde a Shakira vai ser coach e onde a JLo arranjou uma concorrente... Nossa! Essas histórias vão longe! E, ligando tudo isso com nosso país, voltamos para a Claudia Leitte, no The Voice Brasil, com aquele sotaque lindo, mas que não combina com o inglês dela quando canta Moves Like Jagger e que, definitivamente, foi bem estranho há duas edições atrás do Grammy latino, quando ela apresentou um prêmio vestindo algo entre salmão, rosa e laranja. Ufa! Acho que para a 8ª edição da SSA já recheamos nossas páginas de latinidades, não? Então, para finalizar, que tal buscar o Top 5 das músicas latinas que, na opinião da SSA, foram as 91


MÚSICA melhores interpretadas no La Voz... México? A gente se vê na próxima edição!

TOP 5: 1. De mí - Equipo Sanz feat Camila 2. Em cambio no – Vivian Rodriguez 3. Oye – Damiana Conde 4. Ven Conmigo – Equipo Lucero 5. Borbullas de amor – Óscar Garrido

92


CRÔNICA

OCTOBER, OCTUBRE, OUTUBRO. FRAN FREIRE

P ensar que Che, Janis e Jobs faziam aniversário em outubro é tão primaveril. Outubro é o mês autentico da primavera. Não que os outros dois meses da estação não sejam importantes, mas pensar em flores é pensar outubro. Parece que tudo o que nasce em outubro florece; muda de árvore sem flores para uma maravilhosa macieira de frutos vermelhos. Pensar em Mahatma Gandhi e em sua relação emocional com o mundo e a evolução humana é pensar outubro. Pensar em John Lennon e sua imagem tão, genuinamente, moldável, encaixável, admirável é pensar outubro. Não importa se é dia 2, 6, 10, ou 30. Image all the people living tão emocionalmente quanto esses dois homens. Lindo, não? A primavera outubriana faz os seus filhos florirem tanto quanto ela. Vinicius de Moraes pode representar o Brasil nesse top top outubrianos com alguma reverência referencial. Trata-se do Senhor da Bossa Nova. E, vejam só, não fosse a Bossa a música “clássica” do Brasil só seria samba e não teria Nova. Grande Vinícius, desabrochando a música popular brasileira. Fico pensando que, não por acaso, os dois grandes nomes da tecnologia atual (Steve Jobs e Bill Gates) são fruto do pé do mês 93


94

CRÔNICA 10. Outubrianos desabrochando o mundo e o futuro de nações. E, vejam só, o mês de que falamos é 10, quer melhor representação de boas vibrações? Numerologicamente o 10 significa 1. Sonia Well, para o site Bonde, define o perfil do número 1 como aquele que “sente grande necessidade de autonomia e liberdade para agir. Não gosta de ser mandado, preferindo “ser o cabeça” e liderar; só aceitará bem um chefe, se este o deixar trabalhar com independência. Não gosta de pedir: ele faz primeiro, e depois comunica. Se tiver sócio, precisará delimitar bem o seu território, para que cada um “seja dono do seu pedaço” e não interfira nas decisões do outro.”. Dispensa comentários. Outubro tem tudo para ser o momento de mudar, de encontrar independência, autonomia e segurança dentro do jeito inseguro de viver. É hora de mudar também. Mudar para melhor. Se você passou o ano inteiro tentando fazer dieta e não obteve êxito, se o seu trabalho é uma droga e você não aguenta mais; se seu par romântico de romântico não tem nada; se você está louco pra mudar de casa, de carro, de guarda-roupa... lhe convido a não esperar o ano novo chegar. Outubro está aí para lhe desabrochar e dar dois meses de bônus para as suas realizações iniciais. Afinal, o novo ano, com certeza, vai ser ainda melhor.


ÚLTIMO ITEM

Scarpin turquesa, My Shoes, R$ 249,90 95


PARTICIPANTES DA EDIÇÃO

Mídias Sociais:

96


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.