Revistabang 12

Page 82

atenção dos editores mais audazes: ainda por traduzir entre nós, China Miéville perfila-se como o porta-estandarte de uma nova geração de autores de fantasia ligados a uma corrente geralmente denominada por New Weird. São autores que, indo beber à tradição da pulp e do horror do início do século XX, desafiam e subvertem agora as fronteiras do género fantástico, explorando novos temas e conceitos. Perdido Street Station é o segundo livro do autor e o primeiro da série Bas-Lag, o mundo ficcional criado por China Miéville onde decorre a acção. No centro desse universo está New Crobuzon, uma cidade-estado num cenário pós-industrial, que tanto remete para cenários quase apocalípticos de decadência urbana como para a Londres vitoriana alternativa que já conhecemos do steampunk. Tão bizarras como os cenários são as personagens que os povoam. Um vasto contingente de mutantes, humanóides, ciborgues, zombies e magos que conferem à narrativa uma autenticidade que nos chega a fazer duvidar da (in)existência deste universo. No seio destas personagens encontramos o nosso herói: Isaac Dan der Grimnebulin,

s amantes de literatura fantástica vão ter a oportunidade de discutir os seus livros favoritos. Uma vez por mês, a Bertrand Livreiros irá organizar o Clube de Leitura do Fantástico na Livraria Bertrand do Chiado para aqueles que apreciam uma boa conversa à volta de obras importantes da literatura fantástica, tendo em conta sempre que possível a oportunidade do lançamento de edições nacionais. Nas palavras da Bertrand, “Uma vez por mês, todos os meses, no espaço da livraria, proporcionamos a convivência e a discussão entre quem gosta de explorar e de ir mais além, tornando a experiência da leitura ainda mais estimulante.“ 80 /// BANG!

um cientista excêntrico que, pretendendo restaurar as asas a um homem-pássaro mutilado, acaba por despoletar uma ameaça que prenuncia um destino trágico para toda a sociedade. No fundo, trata-se de uma história de absoluta contemporaneidade. Não deixa de ser uma ficção inventiva e uma aventura assombrosa, mas trata essencialmente das relações entre o homem e o que lhe é estranho; do erro humano e de como ele nos transforma; das formas desesperadas como tantas vezes queremos corrigir o nosso passado, presente e futuro. Um autor e uma saga a descobrir. Com urgência.BANG!

Decorrendo na primeira sexta de cada mês, as sessões de Lisboa serão orientadas por Rogério Ribeiro que iniciou o Clube a 2 de Março com o clássico de ficção científica, Duna de Frank Herbert. Cada sessão (a iniciar-se a partir das 19h) terá também um convidado especial, tendo sido Luís Filipe Silva, o organizador da antologia Os Anos de Ouro da Pulp Fiction Portuguesa, o convidado da primeira sessão. As sessões do Porto serão orientadas por Rui Baptista na Livraria Bertrand do Porto Gran Plaza, cuja primeira selecção incidiu no título Little Brother de Cory Doctorow. Para além da discussão em torno dos livros, as sessões na Bertrand da área de Lis-

boa irão promover também a Tertúlia Noite Noite Fantástica, um jantar que promete prosseguir o convívio e conversa entre todos os membros e interessados do Clube de Leitura. Coimbra também terá direito ao seu próprio Clube com sessões orientadas por Cláudia Pinto. Para os interessados em se tornarem membros, basta preencher um formulário no blogue do Clube de Leitura, sendo vinte o máximo de membros admitidos. A Bertrand assume assim uma aposta sólida na literatura fantástica que já se firmou entre os leitores portugueses, cada vez mais rendidos às narrativas estimulantes que os livros deste género têm proporcionado. BANG!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.