Maior de 60 - Agosto 2022

Page 1

O LAR SÃO VICENTE PRECISA DE VOCÊ! www.maiorde60.com.brAgostode2022Ano14-Nº177 Continua na página 2 INFORMATIVO Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Novo Hamburgo Páginas 4 e 5Página 6 Atuação multidisciplinar na doença de Parkinson

No dia 8 de agosto, a diretoria do Lar São Vicente de Paula, de Novo Hamburgo, convocou familiares, imprensa, vereadores e representantes da Prefeitura e do Conselho do Idoso, para uma reunião, a fim de levar ao conhecimento destes, a realidade que o Lar iria enfrentar a partir daquela Emocionada,data.apresidente da entidade, Pamela Campos, expôs aos presentes que, no início do expediente da segunda-feira, ela se viu obri-

Nesta edição, Bárbara Munhoz, fonoaudióloga, aponta a necessidade do atuação deste profissional, para a manutenção da fala a estes pacientes.

Jornal Maior de 60 - CNPJ: 27.950.751/0001-25 - Inscrição Municipal: 9867 Rua Guilherme Dietrich, 86 - Bom Jardim - 93900-000 - Ivoti - RS - Fone: 51. 99400.9911

O LAR SÃO VICENTE PRECISA DE VOCÊ

Segundo Pamela Campos (foto) “No momento, faltam apenas 5% para atingirmos a meta dos 120mil, para quitar as demissões. Estamos muito felizes, pois a solidariedade da comunidade paraemociona.hamburguense50milestãoentrarestasemana, referente ao repasse dos 3% do Imposto de Renda, fruto da pressão popular, que fez o processo andar, numa agilidade incrível. Esses 50 mil serão destinados à compra de alimentos aos idosos. Pedimos a liberação dos outros R$ 320.000,00 ainda sem retorno do CMDCI. Eu agradeço grandemente o apoio da comunidade, incansável nessa nossa causa. É muito gratificante saber que conseguimos praticamente toda a verba necessária, em tão pouco tempo, e que estamos conseguindo dar a volta em mais esta adversidade, graças a inúmeros voluntários e parceiros que estão nos auxiliando nessa fase de transição. Sairemos mais fortalecidos!” Em tempo, compareceram à reunião, além dos familiares e imprensa, somente o Deputado Estadual, Issur Koch.

Diretora geral: Sandra Carvalho de Alcantara - Comercial: Gilberto R. Winter - Fone: 51.98456.4614

Porém, este valor é repassado ao município, que faz a liberação deste recurso ao Lar.

Jornalista Responsável: Rafael Geyger - MTb/RS: 12397 jornalmaiorde60@gmail.com | www.maiorde60.com.br - facebook.com/maiorde60 Retire seu exemplar gratuitamente em Novo Hamburgo: Tabacaria do Junka - Em São Leopoldo: Tabacaria Central Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores

Abelíto - apelido Aldura - altura Amíco - amigo Ãndes - antes ApáchotamanhoDamãnhoCumôiaCrúpChnísChátCháisCapúngaCalpônBrodútBórdaPicadaBigataarmazenadoArmassenátoabaixo-Gafé-Café-porta-produto-galpão-latrina-merda-chato-boca-grupo-bomdiaen muidos páile na minha víta e chá bardizipêi te muidas zacanách gue fássen bros amíco e adé bros inimíco (goitádo tesdes). Maiz ésda hisdória un amíco gondô, gue agondezêu há maiz te drinda ano, nas golônia, lá bros láto te Mororóida, Ivodi, ou Bigata Gafé, ninquên zápe ao zérdo... Naguéla éboga, non dinha panhêro gomo hôche, gon vásso e tesgárca. Pon, brá guen non é taquéla éboga, ô éra ta zitáde crãnde, capúnga era o panhêro gue doto múnto dinha: uma gassínha, maiz ô menos guatráta, te un médro e meio e un médro e oidênda te aldura. Zó dinha uma dápua gon un lôch to damãnho te un óch. Apácho, era feido un purác, onte figáva armassenáto o "brodút". Naguéla localitáde dinha un gára muido chát, un vertatêro goió, gue dinha o abelíto te "Capúnga Chnís" e un tia a dúrma ressolveu abrondá gon êl. Azín gue o páile gomezáva, el figáva nervosso brá dirá uma mêtchia brá tanzá e dinha gue í brimêro no capúnga, brá aliviá a pariga. Adrás to zalôn dinha un capúnga e un poc ândes, un crúp foi lá e emburô a gassínha uns tois médro brá dráis! En menos te zíngo minút veio o "Capunga Chnís" gorêndo bêla drilha, endre a mazéga e guãndo esbichô o prásso brá apri a bórda, chá dáva afuntádo adé os choêlho no cháis! Gláro gue non dêve páile brá êl, gue bazô a nôide no calpôn, borgue a muti non techô el endrá en Maingássa.Cott, nen brá un inimíco te dota víta eu ia fassê uma gôissa tésdas! O CAPÚNGA ENTENDA: No dia 5 de agosto, a lei que estabelece o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras, entrou em vigor, com a sua publicação no Diário Oficial da União.

Dápua - tábua Dirá - tirar Dráis - trás Drilha - trilha Drinda - trinta Éboga - época Esbichô - espichou Feido - feito Gára - cara GássaMeuMainLôchHôchequadradaGuatrátaGondôGoitádoGoióGassínhacasa-casinha-coió-coitado-contou--hoje-buracoCott-Deus MêtchiaZitádeZérdoZápesacanagemZacanáchVítadescargaTesgárcaTaquélaTanzáPurácPrássoParigaPanhêroOidêndaÓchMutiMorroMororóidamenina-Reuter-mãe-bunda-oitenta-banheiro-barriga-braço-buraco-dançar-daquela--vida--sabe-certo-cidade EuCumôia!cháfui

As únicas receitas provêm da aposentadoria (salário mínimo) de seus 40 idosos, que cobrem somente a metade das despesas e de ajuda da comunidade, que participa com ações realizadas para angariar fundos e também doa material de higiene, limpeza e alimentos. Outra receita é a destinação de 3% do valor devido do Imposto de Renda, repassado por alguns contribuintes.

2 | AGOSTO DE 2022 | MAIOR DE 60

Continuação da capa

O LAR SÃO VICENTE DE PAULA CONTINUA PRECISANDO DE SUA AJUDA! gada a demitir, dois enfermeiros e 11 técnicos de enfermagem. Pessoas que sempre se dedicaram com total carinho, não só aos idosos, mas ao Lar, e merecem o reconhecimento e o respeito, além de ter seus direitos respeitados e honrados.Isso,devido ao aumento do piso salarial concedido a enfermeiros, atendentes e auxiliares de enfermagem. Só que, para quitar estas demissões, o Lar precisaria dispor de 120 mil reais, no prazo de dezNodias.dia, foi lançada uma campanha pelas redes sociais e imprensa, divulgando a Chave PIX da entidade – CNPJ 93.241.487/0001-85 – que foi acolhida pela comunidade. O Lar São Vicente de Paula, que é uma instituição privada, a única no município que atende idosos em situação de vulnerabilidade, e não recebe nenhum recurso município.

OPINIÃOCLOSSÁRIO

O tripé ‘desatenção, impulsividade, hiperatividade’ está presente nos adultos, sendo que na maioria deles a desatenção é predominante, em relação à hiperatividade.

Conhecer tudo sobre o transtorno é outra ferramenta para lidar melhor com ele, e tratar os sintomas das comorbidades, que em geral acompanham adultos com TDAH. Se você se identificou com os sintomas, busque pelo diagnóstico correto. Me procure que eu posso te ajudar.

Estudos evidenciam que cerca de 75% dos adultos com TDAH apresentam mais de uma comorbidade, entre as mais comuns, depressão, ansiedade, compulsão alimentar, distúrbios do sono, drogadição, alcoolismo e dislexia, devido ao comprometimento de múltiplas esferas da vida.

- Instabilidade emocional: pessoas com TDAH relatam mudanças frequentes e rápidas de humor. Essas mudanças de humor oscilam de raiva e agressão a depressão e euforia, geralmente no contexto de insatisfação geral, tédio e busca de estímulos.

- Hiperatividade: a inquietação motora visível na idade infantil (no subtipo hiperativo-impulsivo), frequentemente diminui ou desaparece na vida adulta. Mas, frequentemente, os adultos com TDAH relatam “agitação interior” e sentem-se cronicamente tensos, com um “carrossel de pensamento”, em um círculo sem fim.

A terapia cognitivo-comportamental é fundamental para ajudar a desfazer as crenças que já se instalaram em seu sistema de crenças, quanto às suas habilidades e capacidades.

Posteriormente, classificam com frequência esses comportamentos como “precipitados”. Às vezes, essa impulsividade se torna evidente, principalmente sob a influência do álcool ou em reações críticas.

Para adultos com diagnóstico tardio, ou seja, aqueles que nunca tiveram diagnóstico durante a infância e adolescência e que, portanto, já acumularam muitos prejuízos, a primeira coisa a saber é que suas dificuldades têm um nome e têm tratamento.

A maioria dos adultos acaba por desenvolver estratégias compensatórias para lidar com seus déficits e os prejuízos por eles acarretados, especialmente os adultos que têm QI (Quociente de Inteligência) mais alto, condição socioeconômica estável e/ou outros fatores de resiliência.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). É relativamente normal conhecer, ou ao menos ter ouvido falar, crianças e adolescentes diagnosticados com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Mas há um contingente enorme de adultos e idosos que manifestam a condição, sofrem consequências severas na vida afetiva, profissional e social e, pior, nem sequer sabem por que têm a vida tãoSegundoatribulada.dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), há no Brasil cerca de 2 milhões de indivíduos nesta situação. O TDAH é um dos diagnósticos mais comuns na psiquiatria da infância e adolescência. Estima-se que cerca de 5% de todas as crianças preencham os critérios de diagnóstico do TDAH. Em adultos cerca de 2% apresentam sintomas do ATDAH.existência da forma adulta do TDAH foi oficialmente reconhecida apenas em 1980, pela Associação Psiquiátrica Americana. E, desde então, inúmeros estudos têm demonstrado a presença do TDAH em adultos. Passou muito tempo até que ela fosse amplamente divulgada no meio médico e ainda hoje, observa-se que este diagnóstico é apenas raramente realizado, persistindo o estereótipo equivocado de TDAH: um transtorno acometendo meninos hiperativos que têm mau desempenho escolar. Muitos médicos desconhecem a existência do TDAH em adultos e quando são procurados por estes pacientes, tendem a tratá-los como se tivessem outros problemas (de personalidade, por exemplo). Quando existe realmente um outro problema associado (depressão, ansiedade ou drogas), o médico só diagnostica este último e “deixa passar” o TDAH. Na vida adulta, os sintomas específicos de TDAH raramente são relatados de forma espontânea, uma vez que são considerados “traços de personalidade” que, “na verdade, sempre estiveram presentes”.

DO TDAH NO ADULTO: - Déficit de atenção, distúrbio de concentração e desorganização: as pessoas com TDAH se vêem como desatentas e esquecidas, muitas vezes parecem distraídas (“com pensamento longe”) ou sonhadoras. Elas têm dificuldade em acompanhar conversas e frequentemente mudam de assunto. Os adultos com TDAH costumam ter dificuldade de organizar e planejar suas atividades do dia-a-dia. Por exemplo, pode ser difícil para uma pessoa com TDAH determinar o que é mais importante dentre muitas coisas que tem para fazer, escolher o que vai fazer primeiro e o que pode deixar para depois. Em consequência disso, o TDAH fica muito “estressado” quando se vê sobrecarregado (e é muito comum que se sobrecarregue com frequência, uma vez que assume vários compromissos diferentes), pois não sabe por onde começar e tem medo de não conseguir dar conta de tudo. É difícil sustentar trabalho e atividades que requerem um longo período de atenção (como palestras, seminários e reuniões) com estímulo e motivação insuficientes. Com frequência, essas pessoas perdem objetos (como bolsas ou chaves) e esquecem compromissos. Os indivíduos com TDAH acabam deixando trabalhos pela metade, interrompem no meio o que estão fazendo e começam outra coisa, só voltando ao trabalho anterior bem mais tarde do que o pretendido ou então se esquecendo dele. Contudo, muitas pessoas com TDAH são capazes de concentrar-se extremamente bem e por longo período (“hiperfoco”). Algumas alcançam essa experiência que frequentemente é descrita como “paz e clareza interiores”.

Recentemente foi sancionada uma lei que institui, que toda primeira semana de agosto será oficialmente conhecida, em todo território nacional, como Semana Nacional de Conscientização com TDAH (Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade).

- Impulsividade: em geral, as pessoas com TDAH agem impulsivamente e tomam decisões de maneira “visceral”.

MAIOR DE 60 | AGOSTO DE 2022 | 3 SAÚDE

RECONHECENDO TDAH NA VIDA ADULTA Lidiane Andreza Klein PsicólogaDoutorandaSaúdeMestreNeuropsicologiaEspecilizaçãoCRP07/22872em-UFRGSemPsicologiae-UFCSPAemCiências da Reabilitação - UFCSPA

* Os pais são os primeiros amigos que um filho pode contar, sempre estão presentes quando se precisa de ajuda. São aqueles que amparam nos bons e maus momentos de suas vidas.

Pelo presente edital faço saber que no dia 22 de setembro de 2022 (no período das 14h às 16h, na sede da ATAPNH, localizada na rua Campinas 130, centro de Novo Hamburgo, ocorrerá nossa assembleia, para adequação do Estatuto.

Nome: Maria Justimiana Rangel

atendimentos

* No dia 20 de julho comemoramos o Dia do Amigo! Ao lembrar deste dia, nos vem a lembrança de quantos associados amigos já perdemos. Só quando faltam os amigos é que enxergamos a dimensão da falta que nos fazem e fica somente a saudade. Aí nos vem uma reflexão: deveríamos ser mais presentes em vida, pois a vida é muito curta, é um sopro e só estamos aqui de passagem!Para seus familiares, a perda de um ente querido é um sofrimento muito doloroso.

Data e local de nascimento: Nasceu em 2 de março de 1940, em Bom Jardim da Serra - SC Família: Viúva de Romualdo Martins Rangel. É mãe de Roberto, Rejane, Paulo Renato, Marcelo e Matheus. É avó de Maria, Kelly, Elza e Carolina e bisavó de Luíza e Lucas. Costureira de Calçados, trabalhou nas indústrias Erno, Alpargatas, Ludwig e Sissi. Associada desde: 2005 Passatempos: Viajar, almoçar fora, visitar e encontrar amigos. E sempre participar dos cultos de sua igreja. junho/22palavra do presidente associado destaque médico Agende pelo fone 3066.4010 305 atendimentos Quarta-feira das 10h às 11h e das 13h30min às 15h30min jurídico 44 atendimentos De 2ª a 6ª das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30 carteira de transporte 79 carteiras Agende pelo fone 3066.4010 psicológico 24 atendimentos Agende pelo fone 3066.4010 fisioterápico 63 Paracarteiraatendimento,tragasuadeassociado Alexandre Velho Presidente da ATAPNH 2º Vice-Presidente da FETAPERGS

AGRADECIMENTO E COMEMORAÇÕES Após mais uma etapa vencida com minha esposa, venho por meio deste agradecer o excelente atendimento que tivemos na Clínica do Rim de Novo Hamburgo. Em especial, ao Dr. Bruno Kuwer, que é um grande ser humano, que atua com maestria na suaEmespecialidade.especialtambém, à secretária executiva e recepcionista Miauí Pedroso, extremamente atenciosa no seu trabalho, assim como toda a equipe de enfermagem, pessoas muito amáveis que desenvolvem diariamente seu trabalho com muita dedicação e amorosidade, com todos os pacientes, sem exceção.

Idailton

atendimentos

* No dia 14 de agosto foi comemorado o Dia dos Pais. É um dia em que todo homem é feliz com esta data inédita e inesquecível. Só quem é pai, sabe dizer o quanto se tem este sonho de programar com sua amada ter um filho, com amor.

Idailton Alexandre Velho - Presidente da ATAPNH 2° Vice-Presidente da Fetapergs

Alexandre Velho - Presidente da ATAPNH 2° Vice-Presidente da Fetapergs

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ADEQUAÇÃO DO ESTATUTO

* Os pais procuram ser os exemplos aos filhos, mostrando o caminho certo aIdailtonseguir.

quem lembra disto? lembranças Para se associar é necessário: CARTEIRA DE IDENTIDADE, CPF, NÚMERO DO BENEFÍCIO, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA e 2 FOTOS 3X4 A contribuição mensal é de 1,5% do salário descontado em folha pela COBAP - Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas Comente lá na nossa página do Facebook GINÁSTICA: 2ª feira: 8h 3ª feira:4ª14h30minfeira:9h 5ª feira: 8h e 14h30min YOGA: 2ª feira: 13h30min e 14h45min 3ª feira: 8h e 9h15min JOGOS DE CÂMBIO: 4ª feira às 16h Local: CESAPA - Centro Social Assistencial São Paulo Informações: 3066.4010, com o sr. Idailton Agende suas aulas de: GINÁSTICA com a professora Cris pelo fone 98427-1771 YOGA com o professor João pelo fone 99266-2803 Baile da Fetapergs, no dia 22 de julho, na cidade de Feliz Dia do Amigo, banner em frente à sede Acildo Correa de Andrade Amidia Zimmer | Dorli Alice Rezende Eulali Boeira da Silva | Luiz Gonçalves dos Santos | Maria Brunilda Zehnder Maria de Lourdes Dias Fraga Mario Edi Borges | Nair de Souza Xavier Ondiria da Silva Alves | Orides Silveira Protásio Klement | Romeu Gonçalves Campos | Sandro da Silva. Nossos sentimentos aos familiares e amigos!

Agosto 2022 Ano 6 - Nº 83 Circulação mensal 6 Bichos

Trata-se de uma doença degenerativa crônica, que acomete o sistema nervoso central, causada pela diminuição da produção da dopamina.Um neurotransmissor importantíssimo para a execução de diversas funções cerebrais como o controle dos movimentos, em uma região do cérebro chamada substância negra – responsável pela sua produção no sistema cerebral de controle motor. Essa condição é consequência da morte contínua dos neurônios dessa região do cérebro. Com o avanço, pode acometer outros sistemas cerebrais. É indispensável um acompanhamento interdisciplinar. O tratamento fonoaudiológico precisa ser realizado desde a descoberta do diagnóstico. Através de exercícios, o paciente fortalece os músculos por falta de dopamina, isso ajuda a atuar da melhor forma possível, para reabilitação da voz, da fala e da deglutição. Dessa forma o paciente atinge uma comunicação mais clara, melhora a ingestão dos alimentos, evitando o engasgo e contribui para seu bem estar físico e emocional. Afinal, a comunicação abre caminhos para a interação com amigos e familiares, se expressar com uma voz mais forte e melhor articulação das palavras, potencializa auto estima e o convívio social. É importante lembrar, que as alterações não surgem em todos os pacientes no mesmo estágio e intensidade da doença. A duração e periodicidade das funções que a fonoaudiologia trabalha, tem como função promover a redução de prejuízo funcional, controle de sintomas e melhorar a qualidade de vida.

PRETA e LOLA, com Linara THOR, com Elenara ZOE, com Olívia e Pâmela Fotos cedidas de Estimação | Agosto de 2022 Bárbara Munhoz FonoaudiologiaCRFaFonoaudiologa7-11055-5Hospitalar

ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR NA DOENÇA DE PARKINSON

Castração é a melhor opção. Castre seu animal de estimação! LUNA, com Jubiara THOR, com Bruna e Euclides THOR, com Guilherme e Thais LUPITA, com Soeli AGNES e BENTO, com Michele, Karoliny e Osmar

Raphael Piccoli, há 24 anos adestrando com amor. Especialista em comportamento obediência. Facebook Raphael Piccoli Adestrador Instagram @adestradoraphaelpiccoli@petterapiacomajade

MINNIE, com Simone e Manu 7Agosto de 2022 | Bichos de Estimação ADESTRAMENTO O QUE É INTELIGÊNCIA?

O que é Inteligência (parte 2) Inteligência é um conjunto que forma todas as características intelectuais de um indivíduo, ou seja, a faculdade de CONHECER, COMPREENDER, RACIOCINAR, PENSAR e INTERPRETAR. Para concluir, hoje usaremos o nosso parceiro de infância: o dicionário. Seguimos, relembrando ... Vamos entender antes como funciona o cérebro de um cão? Cães usam seus SENTIDOS para perceber seu universo. Na ordem de importância: 1- OLFATO, 2- AUDIÇÃO, 3- VISÃO, 4TATO, 5- PALADAR , ok? RACIOCÍNIO - segundo o dicionário, tem como significado: 1. ato ou efeito de raciocinar. 2. exercício da razão, pela qual se procura alcançar o entendimento de atos e fatos, se formulam ideias, se elaboram juízos, se deduz algo a partir de uma ou mais premissas. Certo, mas vamos ser objetivos, para alcançar esse caminho, cães precisariam possuir a capacidade consciente. Mas, felizmente ou infelizmente, eles possuem somente o subconsciente como ferramenta. O que, no meu entendimento, os torna magníficos. SUBCONSCIENTE 1. levemente consciente; subliminar. 2. que existe na mente, mas não ao alcance imediato da consciência. INCONSCIENTE “Reservatório” de sentimentos, pensamentos, impulsos e memórias que estão fora da percepção consciente. Então, seguindo nesse caminho lógico, concluímos que eles não pensam; 1. �������� (����) �� �������� �� ���������� ������; ������� � ���������� �� ����������, ������� �� ���������. Ex."pensei que corria perigo" 2.���������� ���� ��������: "penso (n)o que fazer"Nemtampouco interpretam; 1.���������� � ����������� ������� �� (texto, lei etc.). 2.��������� � ������������ �� (algo) por indução. Ex.: sonhos. Espero ter ajudado. Parece meio confuso mas, se você, o ser mais inteligente do planeta achou confuso, então já entendeu o oceano de limitações de um canino, no que se refere à inteligência. Abraço grande, até a próxima .

A dança pode trazer benefícios como melhora no controle motor e muscular, resistência cardiovascular e consequente melhora na frequência respiratória, amplitude de movimentos, estimulação de funções cognitivas, como atenção concentrada, flexibilidade cognitiva e memória operacional (necessárias para aprender novos passos e ao realizar movimentos coordenados e repetidos), entre outros (Souza & Metzner, 2013; Witter et al., 2013). No que diz respeito à Dança Sênior®, esta não requer esforços intensos, porém, exige equilíbrio, amplitude de movimentos, coordenação motora e capacidade cognitiva (Franco et al., 2016; Cassiano, 2018). Ademais, segundo Cassiano (2018, p. 168169), a Dança Sênior® “pode ser adaptada, possibilitando a socialização dos idosos com diferentes quadros funcionais, cadeirantes e pessoas com limitações de marcha e equilíbrio”. Fonte: A Dança Sênior® como recurso do terapeuta ocupacional com idosos: contribuições na qualidade de vida. Disponível em 8910.ctoAO1792.https://doi.org/10.4322/2526-Acessoem18/08/2022

A DANÇA SÊNIOR® é uma técnica que passou a ser aplicada no Ancianato Bethesda, dando origem à Associação de Dança Sênior, em 1993, sediada em Pirabeiraba – Santa Catarina (Cassiano, 2018). Ela é uma atividade lúdica, composta por diferentes coreografias, com movimentos rítmicos e simples, movidos por canções folclóricas. Pode ser considerada como uma estratégia para prevenção da inatividade, para a socialização e para a promoção da qualidade de vida no envelhecimento. Na maioria das vezes, é aplicada em roda, o que possibilita reviver cantigas e cirandas da infância (Franco et al., 2016; Cassiano, 2018).

Grupo Alegria e Movimento de Dança Sênior

O Grupo "Alegria e Movimento” de dança sênior, é um grupo formado por mulheres, que se reúne semanalmente na Comunidade Evangélica do bairro Primavera, em Novo Hamburgo. Coordenado pela professora Maria Valfriede Weber, o grupo ensaia coreografias folclóricas. O grupo, anteriormente denominado de Grupo de Dança Sênior Roda Viva, foi extinto depois de dez anos, por problemas de saúde de seu professor.Porém, como o grupo queria continuar com a atividade, uma das colegas, Alice, conhecia o grupo da cidade de Ivoti e sua professora Maria Valfriede, que procurada, mostrou interesse em formar um grupo em Novo Hamburgo. Houve um encontro e logo buscaram um local para os ensaios, que durante um período foi realizado no Ginásio Agostinho Cavasotto. Há uns três anos, a Comunidade Evangélica do bairro Primavera acolheu o grupo, onde se encontra até hoje.Apesar da interrupção causada pela pandemia, o grupo voltou a se reunir e está crescendo, hoje são 22 participantes, que se reúnem às quartas-feiras das 8h às 9h30min, no salão da Comunidade.

8 | AGOSTO DE 2022 | MAIOR DE 60

O Grupo Alegria e Movimento de Dança Sênior, se reúne todas quartas-feiras, das 8h às 9h30, na Comunidade Evangélica do Bairro Primavera, em Novo Hamburgo. Informações com Mª Valfriede WeberWhatsApp (51) 99862.1253

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.