Maior de 60 - Setembro 2022

Page 1

pode ter ouvido, o colesterol 'ruim' sendo chamado de colesterol 'LDL'. Isso foi usado anteri-ormente, como a principal medida do colesterol ruim, mas agora sabemos que outras formas de colesterol

INFORMATIVO

Páginas 4 e 5

www.maiorde60.com.brSetembrode2022Ano14-Nº178 Continua na página 2

Quais são os tipos de colesterol?

O colesterol é uma substância gordurosa encontrada no sangue. É produzido naturalmente no fígado. Todo mundo tem colesterol. Precisamos dele para nos mantermos saudáveis, porque todas as células do nosso corpo o utilizam. Parte desse colesterol vem dos alimentos que comemos.

As lipoproteínas de alta densidade ou HDL, são chamadas de colesterol 'bom'. Isso ocorre porque ele se livra do colesterol 'ruim' do seu sangue. Leva o colesterol que você não precisa, de volta ao fígado. O fígado o de-compõe para que possa ser eliminado.

Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Novo Hamburgo

Ter colesterol alto pode aumentar o risco de doenças cardíacas e circulatórias, como ataque cardíaco, derrame e demência vascular.

Existem dois tipos principais de colesterol, um bom e outro ruim. Ter muito colesterol 'ruim' pode causar pro-blemas de saúde. O colesterol é transportado no sangue por proteínas. Quando o colesterol e as proteínas se combinam, eles são chamados de lipoproteínas.

Nesta edição Lidiane Klein, psicóloga, nos alerta: a melhor forma de se evitar um suicídio, é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

O que é colesterol alto?

As lipoproteínas, não de alta densidade ou não-HDL, são chamadas de colesterol 'ruim'. Isso ocorre porque, quando há muito, pode se acumular dentro das paredes dos vasos sanguíneos. Isso os obstrui, causando estrei-tamento das artérias, o que aumenta o risco de ter um ataque cardíaco ou derrame.Vocêtambém

Colesterol alto é quando você tem muito colesterol no sangue. Isso pode aumentar o risco de doenças cardía-cas e circulatórias, como ataque cardíaco e derrame.

Suicídio: Precisamos falar sobre!

Página 3

COLESTEROL ALTO - CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS

ma de colesterol alto com o qual você nasceu

O não-HDL leva o colesterol do fígado para as células ao redor do corpo. Muito colesterol ruim (LDL) pode ser prejudicial porque gruda nas paredes internas das artérias. Isso pode levar ao acúmulo de material gorduroso (ateroma) - esse processo é conhecido como aterosclerose. Isso dificulta o fluxo de sangue, o que pode levar a um ataque cardíaco ou derrame.

Se o seu colesterol total estiver alto, isso pode significar que você tem muito colesterol ruim (LDL) no san-gue. Um alto nível de colesterol bom (HDL) pode ajudar a manter o colesterol ruim sob controle e removê-lo do seu corpo.

Chát zôn êls, e icnorãnt áita bor zíma.

E en dôtas as época, o povo béde mutãns.

Coisas que causam colesterol alto que você não pode controlar:

- Origem étnica

Jornalista Responsável: Rafael Geyger - MTb/RS: 12397 jornalmaiorde60@gmail.com | www.maiorde60.com.br - facebook.com/maiorde60 Distribuição gratuita

Nosso sangue também contém um tipo de gordura chamada triglicerídeos. Isso é armazenado nas células de gordura do corpo. Estar muito acima do peso, comer muitos alimentos gordurosos e açucarados ou beber muito álcool, pode aumentar a probabilidade de você ter um nível alto de triglicerídeos. Os triglicerídeos também po-dem contribuir para o estreitamento das paredes das artérias, aumentando o risco. Você pode vê-lo em seus re-sultados de leitura de colesterol, e seu médico poderá dizer se está muito alto.

Se lhe foi dito que tem um nível elevado de colesterol, tem demasiado colesterol “ruim” na corrente sanguí-nea, o que aumenta o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Mas um alto nível de colesterol 'bom' (HDL) pode ajudar a manter esse colesterol 'ruim' (não-HDL) sob controle.

De um modo geral, para um coração saudável, o objetivo é ter um nível baixo de LDL e um nível mais alto de HDL.

- Doença renal ou hepática

O que ter colesterol alto significa para minha saúde?

AjanDrocôDêveCumôiaCovêrnoCherálChêndeChátBroplêmBrefêitBlanêtBezôaBédeBárteAlcúnsacham-alguns-parte-pede-pessoas-planeta-prefeito-problema-chato-gente-geral-governo-bomdia-teve-trocou

Como o colesterol é medido?

Diretora geral: Sandra Carvalho de Alcantara - Comercial: Gilberto R. Winter - Fone: 51.98456.4614

ZitatônVóldanVítavereadoresVereatôaTônosdescasoTescássobarafundaParafúndaopressãoObressônMutãnsMúntoLassêrignorante-lazer-mundo-mudança----donos--vida-voltam-cidadão

E vôn vê as mutãns gue ton agondezêndo lá.

Coisas que causam colesterol alto você pode controlar:

Endôn a zoluzôn - e ísdo chá ven zêndo feido há milênios e acóra checô a nóza vêiz - guen dên gue mutá é a chênde, o povo.

Zê dú gué gue a maneira te coverná múte, zê du non gongórda gon o gue os bolítica fássen, ô non fassen, gue é o máiz gomún, endon múta dú!

IcnorãntignorãnciaIcnorãnsHápitoGuãntoGôndaGomúnGôissacamarilhaGamarílhaFázilexemploEssembloDutoatualidade--tudo--fácil--coisa-comum-conta-quando-hábito--

Zê êls gonzéguen, é borgué tá brá fassê!

2 | AGOSTO DE 2022 | MAIOR DE 60

O que causa o colesterol alto?

Agálman - acalmam

E non é fázil brá maioria, borgue, en cherál, brá minoria non dê broplêm, chá gue êls zôn os tônos te dúto, adé tas bezôa.

Zin, borgue du vóta zêmbre na mêssma gamarílha há anos e há anos dú reglama, non é vertáde?Olha o essemblo te Esdãnzia velha: drocô o brefêit e dôtos vereatôa. Dôtos!!!

- Idade

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores

Máiz dampên, têsde gue o múnto é múnto, as gôissa mútan, ze renovan, melhoran, vóldan a piorá, zê agálman e a chênde zê tá gônda gue o múnto é retôndo - aínta gue alcúns ájan gue o nózo blanêt é chát.

- Ter muita gordura corporal, especialmente no -abdomen.Fumarpode levar a níveis elevados de colesterol, e o acúmulo de alcatrão nas artérias torna mais fácil para o colesterol aderir às paredes das artérias.-Sevocê

Jornal Maior de 60 - CNPJ: 27.950.751/0001-25 - Inscrição Municipal: 9867 Rua Guilherme Dietrich, 86 - Bom Jardim - 93900-000 - Ivoti - RS - Fone: 51. 99400.9911

A chênde bóde mutar múidas gôissa na noza víta, têsde hápito alimendár, te lassêr, te gonviver gon a família e gomunitáde e, múido imbortãnt: na bolític!

Saiba mais em: informationsupport/risk-factors/high-cholesterolhttps://www.bhf.org.uk/

Por que o colesterol alto é ruim para você?

- Distúrbios endócrinos, incluindo hipotireoidismo, que também é chamado de tireoide hipoativa (quando não é produzido o suficiente do hormônio da tireoide) e deficiência do hormônio do crescimento (quando não é pro-duzido o suficiente).

Como posso diminuir meus níveis de colesterol?

está acima do peso ou tem diabetes, corre maior risco de ter colesterol alto.

Tenha uma dieta saudável e equilibrada, com baixo teor de gordura saturada, seja ativo e pare de fumar. Procure seu médico e faça exames periódicos.

Dualitáde

- Hipercolesterolemia familiar (FH), uma for-

Qualquer pessoa pode ter colesterol alto, e isso pode ser causado por muitas coisas diferentes. Algumas você pode controlar, como hábitos de vida, outras não. Contanto que você cuide das coisas que pode controlar, ajuda-rá a diminuir o risco.

Continuação da capa

Quantosul-asiática.maisfatores de risco você tiver, maior será o risco de desenvolver uma doença cardíaca ou circulató-ria, como ataque cardíaco, derrame ou demência vascular.

COLESTEROL ALTO - CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS

Ach, máiz dampên, guãnto a chênde non dêve?Na vertáde, têsde gue o múnto é múnto, a esgulhampassôn, a misséria, o tescásso, a maltáde, a icnorãns, a obressôn - duto ísdo zêmbre faiz bárte tá nóza víta.

- Não estar ativo o suficiente

E os covêrno non cóstan te mutar, a non zê brá biorá aínta máiz a víta to zitatôn.

não-HDL também são prejudiciais.

Os níveis de colesterol no sangue são medidos usando um simples exame de sangue. Seu sangue é então veri-ficado quanto aos níveis de colesterol bom (HDL), colesterol ruim (não HDL) e triglicerídeos, além de obter um resultado de colesterol total.

OPINIÃOCLOSSÁRIO

ACumôia!chênde dá numa parafúnda ingrível na adualitáde, non é?

VÔMO MUTÁ!

Triglicerídeos

- Comer muita gordura saturada

Sinais e sintomas de colesterol alto Geralmente, não há sinais típicos de colesterol alto, e é por isso que é tão importante fazer o check-up. É um fator de risco oculto, o que significa que acontece sem que saibamos, até que seja tarde demais.

Seu risco de doença cardíaca e circulatória aumenta se você tiver colesterol alto, bem como outros fatores de risco, como: fumar, pressão alta, estar fisicamente inativo, estar acima do peso, tendo diabetes, história familiar de doença cardíaca coronária prematura (antes de 55 para homens e antes de 65 para mulheres) e sendo de ori-gem

Você pode ter um nível normal de colesterol HDL e não-HDL, mas ainda ter um nível alto de triglicerídeos.

PRINCIPAIS MITOS E VERDADES QUANDO FALAMOS DE SUICÍDIO

Quem se mata é fraco ou corajoso.

Pessoas que pensam em se matar estão, obrigatoriamente, deprimidas.

Criança não se mata

MAIOR DE 60 | SETEMBRO DE 2022 | 3 SAÚDE

Pessoas que falam sobre suicídio estão procurando ajuda ou suporte.

Suicídio é o ato de tirar a própria vida intencionalmente.

As razões podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que se imagina já pensou em suicídio. Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso.

Não se deve julgar. É preciso compreender a situação e indicar à pessoa o atendimento adequado.

Esse mito reflete uma visão estereotipada das pessoas que apresentam ideação suicida, pois a tristeza não costuma ser manifestada constantemente. As manifestações de tristeza podem ocorrer intercaladas com manifestações de raiva, desesperança e medo.

Ao perceber sinais de que a pessoa está pensando em suicídio, o tema deve ser abordado abertamente. Porém, com cautela e atitude de acolhimento.Proporcionar

Quem fala sobre suicídio não tem a intenção de cometê-lo.

Psicóloga

Também fazem parte deste comportamento os pensamentos suicidas, planos e tentativas de morte, assim como os transtornos relacionados ao problema.Osuicídio é uma triste realidade, que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade.

Se você está deprimido ou angustiado, sem vontade de viver, é fundamental buscar ajuda o mais rápido possível. Existem alternativas ao suicídio e buscar o auxílio adequado é o primeiro passo. Os acompanhamentos médicos e psicológicos são as maneiras mais eficazes de tratamento.

Ao contrário. Existe ambivalência entre viver e morrer. A pessoa muitas vezes não deseja a morte, mas uma vida diferente, uma saída para seu sofrimento.

lícitas (bebidas alcoólicas) e ilícitas, também possuem importante correlação com tentativas de suicídio.

Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

Transtornos de humor como a bipolaridade e o abuso de substâncias

A maioria dos casos de suicídio é precedida por sinais de alerta verbais ou comportamentais.

Quem pensa em se matar fica triste o tempo todo.

A pessoa se mostrar mais calma não significa que o problema se resolveu. Ela pode estar mais calma justamente por já ter se decidido pelo suicídio como forma de terminar seu sofrimento, aguardando apenas uma oportunidade. O início do tratamento/recuperação da depressão é um momento crítico que requer o máximo cuidado.

Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada, se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

A tentativa é um sinal de alerta de que a pessoa está em grande sofrimento.

Não se deve perguntar se a pessoa está pensando em se matar porque isso pode induzi-la ao suicídio.

um espaço para falar sobre seu sofrimento, de forma respeitosa e compreensiva, favorece o vínculo, mostrando que nos importamos com ela e que outras saídas são possíveis.

DoutorandaSaúdeMestreNeuropsicologiaEspecilizaçãoCRP07/22872em-UFRGSemPsicologiae-UFCSPAemCiências da Reabilitação - UFCSPA

Quando alguém sobrevive à tentativa de suicídio, é sinal de que vai ficar tudo bem.

Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade.

O risco de suicídio deve ser monitorado mesmo após a alta de um tratamento psicológico e/ou psiquiátrico.

Diversas circunstâncias podem estar relacionadas a uma tentativa de suicídio. A depressão costuma estar presente em muitos casos, mas não é o único fator de risco.

Depois de uma tentativa de suicídio, a melhora rápida significa que o perigo já passou.

Quem planeja se matar está determinado a morrer.

FALARPRECISAMOSSUICÍDIO:SOBRE!

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS.

Esse é um grande mito envolvendo o tema, pois os riscos após uma tentativa de suicídio não são reduzidos automaticamente. Muitas pessoas fazem tentativas consecutivas em um curto intervalo de tempo.

Falar sobre suicídio induz as pessoas a se matarem.

A maioria dos suicídios ocorre sem alerta.

Lidiane Andreza Klein -

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.

Pessoas inteligentes não se matam

A inteligência não é capaz de evitar isoladamente uma tentativa de suicídio. Pessoas inteligentes podem ser acometidas de patologias mentais.

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos.

Infelizmente, os casos de suicídio infantil ocorrem. No entanto, podem estar subnotificados, pois nem sempre as circunstâncias da morte ficam evidentes, podendo-se confundir suicídio com um acidente.

Ao contrário do que se pode imaginar, falar sobre suicídio de forma profissional e bem organizada é uma forma eficaz de orientar as pessoas e estimular para que encontrem outras formas de lidar com o seu sofrimento.

A tentativa de suicídio é só para querer aparecer.

Depois do tratamento, não há risco de nova tentativa de suicídio.

Agende pelo fone 3066.4010

Associado desde: 2004

palavra do presidente

da FETAPERGS

associadomédicodestaque

carteiraatendimento,tragasuadeassociado

Passatempos: Gosta de viajar para Araranguá para visitar a irmã. Gremista, gosta de futebol e bocha.

Quarta-feira das 10h às 11h e das 13h30min às 15h30min jurídico 68 atendimentos

Idailton Alexandre Velho da ATAPNH Vice-Presidente

AGENDA

*Todas as quartas-feiras estou na Câmara de Vereadores, às 14h e às 16h temos nosso jogo de câmbio, quando nossa equipe treina o esporte e o lazer, sendo um dos benefícios oferecidos pela nossa associação.

* Dia 24 de Setembro - Vamos participar do torneio de câmbio em Ivoti, com a equipe dos nossos associados da ATAPNH.

Agende pelo fone 3066.4010 psicológico 31 atendimentos

*Dia 22 de Setembro - Assembléia Geral Ordinária na Associação, para fins de adequação do estatuto.

*Dia 1º de Setembro - Participamos da copa Novo Hamburgo de Câmbio, no Ginásio Cavasotto.

*Dia 20 de Setembro - Revolução Farroupilha, participaremos do desfile comemorativo, no Centro de Novo Hamburgo.

Atendimento médico com dr. Felipe Pedroso

fisioterápico 63 atendimentos

*Dia 15 de Setembro - Tivemos reunião de diretoria da Fetapergs, na parte da manhã, onde participo.

Profissão: Trabalhou na fábrica de fogareiros Gazola, em São Leopoldo, na Cerâmica Sul Brasileira, como cortador no Calçado Petry, na Pireto e se aposentou prestando serviço ao atelier de Ernesto Schütz.

atendimentos agosto/22

carteira de transporte 80 carteiras

* Tribuna livre, na câmara de vereadores: nossa psicóloga Lidiane Klein, em sua fala, comentou sobre o cuidado que devemos ter com nossos idosos.

Agende pelo fone 3066.4010 290 atendimentos

Para

*Dia 14 de Setembro - Tivemos o encontro de gestão administrativa e organização financeira na Fetapergs.

De 2ª a 6ª das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30

Nome: Selio Roza Data e local de nascimento: nasceu em 12 de abril de 1935, em Gravataí, hoje Glorinha Família: Casado com Olina Ribeiro Rosa, é pai de Terezinha, Maria Isabel e Marcelo. Avô de Cássio, Cassiano e Eduardo e bisavô de Manuela, Laís e Larissa.

Diante das propagandas políticas, dá-nos a impressão que o Brasil irá ser um paraíso, como nunca tivemos desde o seu descobrimento.*Aprioridade tem que começar pela Saúde e pela Educação, pois as crianças e os adolescentes de hoje, serão os cidadãos de bem, amanhã.

Presidente

*Sempre que possível, procuramos visitar nossos amigos, que são nossos associados e que necessitam de uma atenção maior, ou seja, com algum problema de saúde e oferecendo-lhes nossa solidariedade.

quem lembra disto? lembranças Para se associar é necessário: CARTEIRA DE IDENTIDADE, CPF, NÚMERO DO BENEFÍCIO, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA e 2 FOTOS 3X4 A contribuição mensal é de 1,5% do salário descontado em folha pela COBAP - Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas Veja vídeos em nossa página do Facebook GINÁSTICA: 2ª feira: 8h 3ª feira:4ª14h30minfeira:9h 5ª feira: 8h e 14h30min YOGA: 2ª feira: 13h30min e 14h45min 3ª feira: 8h e 9h15min JOGOS DE CÂMBIO: 4ª feira às 16h Local: CESAPA - Centro Social Assistencial São Paulo Informações: 3066.4010, com o sr. Idailton Agende suas aulas de: GINÁSTICA com a professora Cris pelo fone 98427-1771 YOGA com o professor João pelo fone 99266-2803 Nossa psicóloga Lidiane Klein esteve na Câmara de Vereadores, falando sobre a importância do Junho Violeta. Este projeto de lei - que foi aprovado em segunda votação, define junho como o mês de proteção aos Umaidososassembleia em 2019 Adão Rodrigues da Silveira Oliveira | Ana Terezinha Jacoby | Aristote Alves Machado | Celita da Silva | Cleusa Maria da Silva | Enio Lopes | Frida Brill Erhardt | Ires Erna dos Santos | Ivo Strack | Jesus Padilha | Leonda Becker | Leonilda Grings | Manoel Darci Machado | Mariza Machado de Freitas | Marlene Marlise Müller | Nelci Adamatti | Pedro Nunes da Silva | Roque Milton Paz de Oliveira | Teresinha Erica Hanauer | Vilarzito Ferreira da Silva | Vilmar Jose Nunes | Wilmar Hoff Nossos sentimentos aos familiares e amigos! Kiefer/CMNHMaíra

LIBÓRIO, com Luiz

LINA, com Gabriela

AGNES, com Karoliny

A evolução é lenta e varia de pessoa para pessoa.Ocontrole dos sintomas comportamentais nas demências deve ser iniciado com a redução dos estressores ambientais e com medidas que favoreçam a orientação e a segurança do paciente.Precisamos ficar atentos às dificuldades apresentadas.Oatendimento fonoaudiológico nesses pacientes, tem foco na alimentação e comunicação, considerando a perda gradativa dessas capacidades.Otratamento fonoaudiológico vai retardar a perda das funções cognitivas, pois muitos idosos com doença de Alzheimer vão apresentar a necessidade de cuidado, muito antes de um idoso com processo de envelhecimento saudável.NoBrasil, ao menos 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano. Em todo o mundo, o número chega a 55 milhões, com 10 milhões de novos casos por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde Segundo(OMS).estimativas da Alzheimer’s Disease International, o número de indivíduos acometidos pela doença poderá chegar a 74,7 milhões em 2030 e 131,5 milhões em 2050, devido ao envelhecimento da população.

ROSITA, com Gabriela

Castração é a melhor opção. Castre seu animal de estimação!

VITÓRIO, com Mari Freiberger

Fotos cedidas Setembro 2022 Ano 7 - Nº 84 Circulação mensal 6 Bichos de Estimação | Setembro de 2022 Bárbara Munhoz FonoaudiologiaCRFaFonoaudiologa7-11055-5Hospitalar

LUPITA, com Jaqueline

A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva e irreversível.

VOCÊ SABE COMO O FONOAUDIÓLOGO PODE AJUDAR NA DOENÇA DE ALZHEIMER?

RUFUS, com Rafaela

CALTON, com Catiele

QUANTOS ANOS PODE VIVER MEU CACHORRO?

Certamente, você que ama seu dog, deve se preocupar com isso, pois há muitas histórias e estórias por aí.

- levar seu cão ao veterinário regulamente (anualmente) ou sempre que desconfiar que algo está errado, pois quando um problema se torna visual, ele provavelmente é pior do que parece.No mais, aproveite a vida ao lado dessas figuras fieis e agradáveis, com muito amor, disciplina e carinho.

- E, raças de porte grande, de 35 a 50 quilos,

O que determina quantos anos vive um cachorro?Na verdade, ainda não podemos prever o futuro e saber exatamente quantos anos vive um cachorro em casa, mas é possível, a partir de variáveis e estudos, dizer a expectativa de vida de cada raça e qual o tempo de vida dos bichinhos, de acordo com o seu tamanho, seu peso, sua utilidade, sua origem.

ficam idosos entre os sete e oito anos e costumam chegar até os 12 anos.

Raphael Piccoli, há 25 anos adestrando com amor. Especialista em comportamento e obediência. Facebook Raphael Piccoli Adestrador Instagram @adestradoraphaelpiccoli@petterapiacomajade

"Ah, mas uma vez tive um que viveu 20 anos... meu primo tinha um, que durou uns 25 anos..."Casos assim, são exceções. Acredite. Não crie expectativas.Infelizmente para a maioria, o tempo de vida médio é bem inferior a 20 anos.

Mas então, como saber quantos anos vai viver o meu?

- Já as raças de porte médio, de dez a 25 quilos, também envelhecem por volta dos oito anos, mas o seu tempo de vida gira em torno de 10 a 14 anos.

Mas aqui vai uma orientação básica.

No geral, você precisa cuidar, independente do padrão de peso e tamanho do seu cão:

atividade física regular, sem exageros ou saltos excessivos;

Até a próxima.

NINA 7Setembro de 2022 | Bichos de Estimação ADESTRAMENTO

- Raças de porte pequeno, até oito quilos, vivem mais, pois o seu envelhecimento é tardio, por volta dos oito anos de idade eles entram na fase idosa, então podem durar de 14 a 16 anos.

- Já os gigantes, esses têm mais problemas estruturais, o que desencadeia um efeito cascata no corpo todo. Por isso envelhecem já com seis, sete anos e duram no máximo, dez anos.

Por exemplo:

- da alimentação, forneça uma alimentação de boa qualidade, mas não exagere na quantidade;-

8 Bichos de Estimação | Setembro de 2022

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.