Revista Ceará Gestão Pública - Edição Especial

Page 30

AUTOGESTÃO

Um momento de Consciência Corporal

D

As ações de Norval Cruz descontrairam o público

escontração, essa é a palavra que definiu a palestra Autogestão na Gestão Pública: Princípios de Consciência Corporal e Ancestralidade Africana, ministrada por Norval Cruz. O palestrante, que é graduado em Educação Física pela Universidade Católica de Salvador e especializado em dinâmica de grupo, utilizou métodos inovadores. Bolas, bonecas de pano e até uma melancia foram passados pelas mãos do público. “Vamos gente, há quanto tempo vocês não pegam em brinquedos, não se movimentam. Todo movimento tem uma simbologia, nada está solto”, conclamou Norval, enquanto convida o público a participar das dinâmicas. Segundo o professor, as mudanças de status das pessoas acarretam mudanças no comportamento diário, como no andar e no vestir-se. “A rotina de uma gestão implica na rotina do dia a dia. O corpo acaba

Revista - Ceará Gestão Pública

30

sendo mutilado pelas ações mecânicas”, sentencia. Para Norval Cruz, a autogestão “dá-se na reserva de momentos individuais”.Segundo ele, é preciso que os gestores delimitem espaços para o trabalho, o lazer, a contemplação da natureza. Foi ao som de um bom reggee, que o professor fez o encerramento da palestra. “Nenhum ritual africano começa sem a dança”, afirmou, enquanto convidava o público para movimentar o corpo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.