MANUALDERECEPÇÃO ARQUITETURAE URBANISMO IAU.USP023
Alice de Paula Gomes
Ana Júlia Pinotti
Ana Laura dos Santos Barbosa
Ana Luisa Mori Bovo
André Macarius dos Santos Ferreira
Artur de Santana Santos
Bruna Lins
Camila Rafhaela Delano de Castro
Cecilia Pietra Avelar Diniz
Clara Parente Mendes de Oliveira
Débora Cristina Marcelino dos Santos
Denise Helena Barreto Delgado Lopes
Felipe Augusto Paulino da Cruz
Fernanda Almeida da Nóbrega
Fernanda de Carvalho
Giovana Grandim de Almeida
Giseli Salgado Sina
Giulia Maria Gomes Jardim de Lima
Gustavo de cunto Mendes
Ian Guanaes Contatore
Iris de Moraes
Julia Delfino Costa Maia
Júlia Kanomata Bones
Júlia Leme da Silva
Kamille Benati do Carmo
Karina Setim Rodrigues
Larissa J. dos Santos Mattoso
Larissa Rezende Domingues
Laura Silvino Angelini
Letícia Arataque Uema
Letícia Kiatake Creppe
Lívia Pessoa Sakamoto
Luísa Bagatim R. Nunes
Maira Vicentini Pieri
Mariana de Oliveira Pereira
Murilo Bueno de Godoy
Pedro H. Oliveira Cerri
Rafaella Galdino Serra
Rodrigo Amaro dos Santos S.
Samuel Correia Serejo
Tainara G. de Oliveira Silva
Vitor Daniel Menck
Vitor Rozante Porto
Vitória Serafim de Santana
SUMÁRIO SUMÁRIO 3 4 5 7 Sumário Apresentação Sobre as movimentações recentes SAAU 12 9 O movimento estudantil 17 FENEA 19 O IAU e o curso 20 O espaço físico do IAU 22 Renovação do curso 23 Sobre o curso 27 Viagem didáticas 29 Programa de bolsas e permanência estudantil 35 36 Aloja Materiais Didáticos 37 Apoia USP 33 Bandejão 39 Bolsa de apoio ao estudo 39 Monitoria IAU e PEEG 39 Programa Pró-Aluno 39 Iniciação Científica 41 PUB 41 PIBIC/PIBIT 41 FAPESP 43 Outras possibilidades de pesquisa 45 Extensão 48 Estágio obrigatório e extracurricular 49 Intercâmbio acadêmico + duplo diploma POLIMI 51 Dupla formação na EESC 52 A profissão 54 Vivência na universidade 55 SEMANAU 57 SISAL 59 Extracurriculares 60 Campanha do agasalho USP 61 ARRAIAU 62 PIZZADA 66 Morar em São Carlos 69 Modos e meio de morar 71 Mini dicas 75 Mapa USP 77 Dicionário de siglas 78 Grupos no Facebook 4
ORGANIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO SEMANA DE RECEPÇÃO SEMANA DE RECEPÇÃO
Fluxograma 31 Tutorial PAPFE
25
APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO
Sejam muito bem-vindes calouras e calouros do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos (IAU.USP)! Parabéns por terem chegado até aqui e contem com a gente para o que precisarem, sabemos que o momento atual exige muita solidariedade e compromisso! Apesar de tudo isso, é com muita alegria que nós da Semana de Recepção, ao longo dessas páginas, vamos te contar tudo que sabemos e mais um pouco!
Claro que muitas dessas informações você só vai aprender na prática, mas esperamos que dessa forma você se sinta convidado a conhecer e se interessar por tudo com a gente!
Prepare-se para um turbilhão de emoções e novidades e abra seu coração, deixe-se envolver e aproveite ao máximo essas primeiras semanas - principalmente a Semana de Recepção, que apesar de ser a distância esse ano, foi feita com muito carinho e responsabilidade para tentar integrar vocês a toda a dinâmica da nossa universidade. Dá um trabalhão construir essa semaninha pra vocês, mas ela só faz sentido se vocês entrarem na nossa dança e curtirem tudo da melhor maneira possível.
Sabemos que para muitos esse vai ser um primeiro e importante contato não só com o IAU, mas com a Universidade Pública. Se prepare para uma grande e transformadora experiência, que mais do que uma formação profissional, é uma incrível e arrebatadora construção coletiva, pessoal, crítica e cidadã. Sabemos que vocês devem ter muitas perguntas e inquietações, mas a Universidade Pública pode ser tudo isso e mais um pouco se nos comprometermos com ela e a questionarmos crítica e construtivamente.
Nesse sentido e entendendo a importância de nos fortalecermos nesses momentos, queremos que se sintam integrados e convidados a serem parte do IAU. Pensando também que a Universidade é muito mais do que o curso, vamos te apresentar algumas das várias opções de grupos, entidades, movimentos estudantis, que fazem parte da nossa realidade. Assim como algumas infos e dicas sobre como é viver em São Carlos.
6 5
SOBRE AS MOVIMEN- SOBRE AS MOVIMENTAÇÕES TAÇÕES RECENTES RECENTES
Em 2020 chegou ao Brasil o já temido Coronavírus e com muita rapidez ele se espalhou e alcançou cidades de todos os cantos do país. A USP rapidamente também foi atingida, fechando suas portas e transitando suas aulas para o modelo a distância. Nós da SAAU e da Comissão de Recepção, achamos de muita importância que falemos com seriedade sobre tudo isso e entendamos a gravidade do que está acontecendo hoje no Brasil e no mundo; a universidade não pode, não deve e não está alheia a tudo isso. Logo de cara ficaram muito claros os desafios desse período: Como poderíamos manter as aulas frente a uma pandemia sem precedentes, onde milhares de pessoas todos os dias eram internadas e/ou morriam por conta do efeito do vírus? Como continuar estudando quando um projeto político encabeçado pelo Ex-Presidente da República coloca milhares de brasileiros na miséria? Como continuar quando os atingidos somos nós mesmos, nossos amigos, vizinhos, parentes, etc.? A USP e o seu preceito de manter os padrões de produtividade, não respondeu à altura, e a rapidez da conversão às aulas remotas se materializou em matérias desestruturadas e pouco planejadas, sem planos de inclusão para alunos que não tinham condições físicas, mentais e materiais de continuar.
Três anos depois, o Coronavírus ainda circula pelo mundo. Graças às vacinas, o nível de casos graves e mortes em decorrência de COVID-19 tiveram uma drástica queda, mas como temos acompanhado, esse problema ainda merece atenção.. Por esse motivo, apesar do retorno presencial das aulas, docentes, funcionários e discentes do IAU seguem com medidas sanitárias para a maior segurança de todos. Ainda temos muitos desafios que estão longe de ser fáceis.
Temos um compromisso histórico de construirmos alternativas ao que está posto hoje e contamos com vocês. Estar aqui é mais do que uma oportunidade, é também uma grande responsabilidade para com o coletivo.
7 8
NÓS NO MOVIMENTO NÓS NO MOVIMENTO ESTUDANTIL ESTUDANTIL -- SAAU SAAU
A Secretaria Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, nossa (agora sua, também) querida SAAU, tem o papel de intermediar o contato do corpo de estudantes do curso de arquitetura com a direção do instituto, como nossos representantes discentes (RD’s) nos nossos órgãos colegiados (CG, CCEx, CTA) e também com outros órgãos do Movimento Estudantil, como o CAASO e o DCE. Por isso, qualquer problema que você encontrar, a SAAU está aqui pra te ajudar a resolver. (Pra entender melhor todas essas siglas, dê uma olhada no glossário no fim do manual, ou pergunte ao veterano mais próximo!)
Em 2019 a SAAU completou 20 anos e desde sua criação tem um papel importante na movimentação estudantil no campus de maneira geral. Também conseguiu, com custo, construir sua sede, que é o prédio abobadado atrás do canteiro de obras do IAU.
Aquele espaço pertence a todos
os alunos, o que significa que nós (eu, você e todo mundo) somos responsáveis por manter aquele lugarzinho vivo e pulsante, seja com festas, reuniões, tardes de trabalho, ou seja, o que for possível de acontecer por lá.
O espaço físico da SAAU foi construído com o esforço dos estudantes,que ergueram o prédio cujo projeto, de autoria do professor João Marcos, foi escolhido por meio de um concurso interno. A construção aconteceu durante a III NÓS (antiga Semana da Arquitetura) em 2001, mas a verba que viabilizou o projeto veio, em grande parte, da realização do XII EREA realizado em São Carlos naquele ano. Entre 2016 e 2017, devido a um enorme esforço da gestão, em parceria com a diretoria do Instituto, conseguimos realizar a reforma do deck de madeira, que se encontrava inutilizável e agora, novinho como está, é um convite maior ainda pra que todas e todos utilizem esse nosso espaço sempre!
Acreditamos que a SAAU deva ser construída coletivamente, a fim de sempre enriquecer a nossa formação e interação, através de discussões socioculturais, políticas, de eventos e festas. A secretaria acadêmica tem como sua principal função garantir aos estudantes uma vida universitária plena, para for-
9 10
mação de um bom profissional com pensamento crítico. Apesar de ter uma gestão eleita a cada ano, a SAAU é cada aluno da arquitetura, inclusive quem já saiu e quem acabou de entrar. Todos são convidados a participar, ajudar a opinar nas decisões que são tomadas e também propor e executar novas ações. Quanto mais gente melhor: a SAAU são os alunos e os alunos são a SAAU (piegas, mas verdadeiro!). Venha participar de nossas reuniões que são sempre abertas! O jeito mais fácil de começar a participar da SAAU é aproveitando ao máximo a Semana do Calouro, que a Comissão de Recepção montou com tanto cuidado pra você! Depois disso, é frequentando nossas reuniões.
VENHA CONHECER E CONSTRUIR A SAAU! facebook/saau.iau.usp
Na Universidade, ao prestar atenção, é possível se deparar com uma série de problemas e contradições que muitas vezes não imaginávamos existir quando estávamos do lado de fora. Isso exige reflexão acerca do nosso papel enquanto estudantes de uma universidade pública e de que papel ela deve cumprir com a sociedade. A partir do incômodo causado por essa reflexão, além da vontade incontrolável de mudar o que não achamos correto ou interessante para os rumos da educação, e reconhecendo no outro inquietudes semelhantes, nos organizamos em prol do que defendemos.
A isso se dá o nome de Movimento Estudantil. Historicamente, o M.E. se organiza através de entidades estudantis, em diversos âmbitos. No campus da USP em São Carlos, temos Secretarias Acadêmicas (SA’s), que representam os estudantes de cada curso ou conjunto de cursos de uma mesma unidade (Escola/ Instituto), e também o CAASO (Centro Acadêmico Armando de Sales Oliveira), que centraliza as SA’s e representa a totalidade de alunos no campus. Também há o DCE (Diretório Central dos Estudantes), que representa todos os estudantes da USP. São nessas e em outras entidades autônomas que se debatem as diversas questões que tangem o movimento estudantil, além de posicionamentos e tomada de decisões e ações!
O MOVIMENTO O MOVIMENTO
ESTUDANTIL ESTUDANTIL
instagram
@saau.iau/
11 12
Fundado em 22 de abril de 1953 e nomeado em homenagem ao ex governador do Estado de São Paulo e criador da USPArmando de Sales Oliveira - o Centro Acadêmico do campus da USP de São Carlos, considerado um dos maiores centros acadêmicos da América Latina, mais conhecido apenas como CAASO, é o órgão máximo de representatividade dos alunos da graduação e tem a difícil tarefa de representar 22 cursos de graduação na USP de São Carlos. O centro acadêmico, apesar de ser administrado por uma diretoria eleita anualmente, é constituído pela totalidade do grupo de alunos, o que significa que agora VOCÊ TAMBÉM é o CAASO!
Durante seus 68 anos de história, o CAASO fez muito pelos estudantes da USP São Carlos, desde lutar contra a ditadura militar de 1964, que perseguiu estudantes e professores da USP, até organizar eventos e criar um espaço de convivência e organização para os alunos que é o prédio do CAASO. O CAASO possui uma grande quantidade de grupos culturais dos quais você pode fazer parte. O Grupo de Som, a GAPeria (bateria), a Atlética CAASO, o FoCA (Grupo de fotografia) e a Companhia de Dança CAASO são alguns deles. O espaço físico, no centro geográfico do campus, possui um salão cultural que abriga atividades semanais como forró, dança de salão, capoeira e yoga, além de serviços terceirizados como a papelaria, o xerox e o Bar do Mário, e nosso amado Bandejão (que por sinal, foi ideia dos alunos e era tocado por eles, tinha até uma horta, mas em 2016 foi terceirizado e vem apresentando problemas, como falaremos depois). Na parte externa fica o nosso palquinho, onde eram realizadas festas, eventos culturais e assembleias.
Nosso espaço físico é, além de tudo isso, um grande espaço de socialização dos estudantes, e é onde acontecem as reuniões do Centro Acadêmico, abertas a todos os estudantes, na salinha da diretoria. O CAASO teve importante participação na luta pela redemocratização do Brasil, posicionando-se sempre a favor da democracia e da não-violência, além da luta pelos direitos e respeito à liberdade. Durante a ditadura, foi o primeiro Centro Acadêmico a entrar e o último a sair de greve! Possuía uma gráfica própria que foi responsável pela informação não-censurada que corria durante o período da ditadura.
Acompanhe e apoie o CAASO, eles podem fazer muito por todos os estudantes do campus! (Vejam o documentário “Um CAASO a ser contado”!) Atualmente, temas como a modalidade remota, a permanência estudantil, o apoio à luta dos funcionários por melhores condições de trabalho, defesa dos espaços estudantis, como o palquinho e o Colégio CAASO, a reestruturação financeira e administrativa do CAASO e o combate à liminar que proíbe a realização de eventos no campus têm sido algumas de nossas pautas.
13 14
É claro que fazer tudo isso não é fácil! Tudo isso custa muito dinheiro e trabalho dos diretores do CAASO. Infelizmente, no ano de 2021 as atividades do Colégio CAASO foram encerradas por conta de uma dívida histórica da Diretoria do CAASO. O Colégio foi criado em São Carlos e administrado pela diretoria do Centro Acadêmico por mais de 60 anos, cumprindo os objetivos de extensão universitária, além de oferecer cursos de ensino médio, supletivo e pré-vestibulares a preços mais acessíveis, sem fins lucrativos. A propriedade do terreno era do CAASO, porém o acúmulo de dívidas com a União, que se estendeu por mais de 30 anos, levou o terreno à penhora e consequentemente à leilão.
O fim das atividades no Colégio CAASO é uma grade perda para toda a Comunidade da USP e da cidade. Com isso, perde a comunidade de São Carlos, perde os alunos que deixarão de contar com uma educação de qualidade por um preço acessível, perde os alunos da USP que assistem seu patrimônio passar para as grandes construtoras e perdem os funcionários e professores que além de perderem seus empregos, não tem nenhuma garantia da Gestão em receber seus direitos trabalhistas. Por isso, foi criada a campanha financeira CAASO VIVE em 2018.
Venha você também ajudar a construir o seu Centro Acadêmico e garantir que os próximos anos dessa história sejam tão brilhantes quanto os últimos 69 anos! Consideramos que é muito importante que os estudantes, de alguma forma, se relacionem mais com a sociedade ao seu redor e, por isso, a aquisição de uma carteirinha de Sócio-CAASO pode ser interessante logo no seu primeiro ano (Sócio CAASO). Ela oferece uma quantidade grande de descontos e privilégios em alguns comércios conveniados de
São Carlos e também cede descontos nas festas tradicionais que são realizadas todo ano. Além disso, elas são uma fonte de renda importante para o CA, ajudando-o a se manter financeiramente, também auxiliando a manutenção do Colégio CAASO, criado e mantido pelo CA, que oferece cursos de ensino médio, cursinho e supletivo gratuitamente e aulas de idiomas de baixo custo para membros da comunidade são-carlense, que inicialmente surgiu como um cursinho onde os alunos da USP davam aula e hoje tem um prédio próprio com professores funcionários e diretores contratados. Outra opção é o CAASO Idiomas, curso de idiomas do CAASO com custo acessível e de altíssima qualidade! Nele tem cursos de Francês, Inglês, Espanhol e Alemão para todos os níveis, recomendamos muito para todo mundo que quer aprender mais uma língua e/ou pensa em fazer um intercâmbio nos próximos anos!
15 16
VENHA CONHECER E CONSTRUIR O CAASO! facebook/CAASO.USP instagram @ caaso
NÓS NO MOVIMENTO NÓS NO MOVIMENTO ESTUDANTIL - ESTUDANTIL - FENEA FENEA
A FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo) é uma entidade sem fins lucrativos, sem filiações partidárias, livre e independente dos órgãos públicos ou privados, congregando mais de 80.000 estudantes de arquitetura em mais de 305 entidades de ensino superior em todo o Brasil. Como união dos estudantes da área, todos os centros, diretórios, grêmios ou secretarias acadêmicas são responsáveis tanto pela federação quanto por qualquer estudante.
A Federação é dividida em cinco regionais: Sul, Leste, São Paulo, Centro, Nordeste e Norte. A nossa regional é a São Paulo, a mais populosa, agregando 89 universidades. Para organizar e colocar todas as faculdades em comunicação, cada regional realiza seus conselhos (CoREA - Conselho Regional de Entidades Estudantis de Arquitetura e Urbanismo) discutindo o andamento e posicionamento da Federação, levando o resultado para o CoNEA (Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Arquitetura e Urbanismo).
Entre os vários trabalhos e projetos da FeNEA os mais conhecidos são os EREAs (Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo) e ENEAs (Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo). Nesses espaços, estudantes de todo o Brasil se reúnem para tomar cerveja (e porque não?), fazer oficinas, assistir palestras, tomar mais cerveja, participar de workshops e - logicamente - festas. O encontro é realizado pelos próprios estudantes e é uma das únicas oportunidades de conhecer a galera de outra faculdade, bater um papo e fazer muitas amizades! Fique de olho pelo facebook e instagram para saber sobre os próximos eventos.
17 18
Ela tem ritmo, conta histórias e causa sensações únicas. A ideia de composição musical se aproxima bastante da arquitetônica. Na maioria das vezes não como geração criativa, mas como uma laboriosa construção de ideias. No entanto, fazer Arquitetura e Urbanismo deve também associar o pensamento social à construção da cidade. O projeto arquitetônico não se relaciona apenas a questões estéticas, mas também a aspectos sociais, ambientais e urbanísticos. As respostas às perguntas “o que é arquitetura” e “qual o papel do arquiteto e urbanista?” são complexas e lentamente compreendidas no decorrer do curso, mas que devem aparecer para você como uma das questões principais do primeiro ano.
O curso de Arquitetura e Urbanismo da EESC foi fundado há mais de 35 anos, em 1985, e em 2010 deixou de ser um departamento da Escola de Engenharia para se tornar o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, o que na prática se traduz em maior autonomia na tomada de decisões internas da nossa unidade. Por conta dessas mudanças, órgãos colegiados tiveram de ser rapidamente criados e novas burocracias surgiram naturalmente, o que nos coloca em um período de adaptação e reajuste de alguns pontos estruturadores do funcionamento do Instituto. Na onda dessa adaptação, a já antiga necessidade de reformular o curso de graduação surgiu oportunamente (falaremos sobre a Renovação do Curso adiante).
Atualmente, o curso é estruturado em quatro eixos, sendo eles: Representação e Linguagem, Projeto, Tecnologia e Teoria e História, complementadas por disciplinas ministradas pela EESC, pelo IFSC e pelo ICMC.
Os quatro eixos são desenvolvidos paralelamente durante os quatro primeiros anos do curso. O último ano, desse modo, fica dedicado ao estágio obrigatório e ao TGI - Trabalho de Graduação Integrado a fronteira final do estudante de arquitetura (mas não se preocupe com isso agora!). Parece muita informação, não é mesmo? E de fato é! Mas não se acanhe, procure o veterano mais próximo de você e vamos trocar uma ideia. Vamos juntos construir relações e compor esse espaço que nos é oferecido. Guarde seu manual para consultá-lo ao longo do curso quando essas dúvidas forem aparecendo
O IAU E O CURSO O IAU E O CURSO
19 20
O ESPAÇO FÍSICO O ESPAÇO FÍSICO DO IAU DO IAU
Em 2019 nós ganhamos um edital pro IAU ser reformado! A reforma começou no segundo semestre de 2022, então os ateliês estão fechados por enquanto. As arquitetas responsáveis por esse projeto são as maravilhosas Marina Grinover e Catherine Otondo, ex-professora de projeto do IAU, ambas do escritório Base Urbana. Algumas fotos pra vocês ficarem ansiosos junto com a gente! Nós temos à disposição de forma gratuita seis laboratórios: Modelos e Maquetes, Construção Civil, Canteiro Experimental e Conforto ambiental, Desenho Livre Digital e Fabricação Digital.
O lab que passamos mais tempo (e perrengue) é o que chamamos de maquetaria, onde os anjos Dibo e Dinei cuidarão de vocês pra que não ocorra nenhum acidente com a cortadora a laser ou soldas. Eles sabem resolver qualquer problema! Ah pros que gostam de tecnologias, temos impressoras 3d viu? E também uma sala de computadores que chamamos de LEI (ninguém sabe o que a sigla significa, não me pergunte) que é 24h! Por que precisa ser 24h? Bom, um dia vocês descobrem.
A biblioteca do IAU é bem apertadinha mas tem os livros essenciais pras atividades de graduação e de pesquisa! O que não estiver lá muito provavelmente está na biblioteca da EESC (lembra que contei que éramos parte da engenharia? Uma parte da nossa mudança ficou pra trás, pois é). Com a reforma ela vai ser enorme e ter espaço para estudos!
RENOVAÇÃO DO RENOVAÇÃO DO CURSO CURSO
No ano de 2020, foi implementada a renovação do curso de Arquitetura e Urbanismo, visando dar maior enfoque às manifestações desses campos no Brasil, além de abordar o contexto da América Latina simultâneo à situação brasileira. Ademais, reflexões voltadas ao exercício do Urbanismo, à formação das cidades, ao planejamento urbano e questões envolvendo diferentes tecnologias de construção, pensando também na questão ambiental, são igualmente abordados graças às alterações feitas na grade. Houve, ainda, mudanças na carga horária exigida para a conclusão do curso, as quais serão mencionadas posteriormente e devem receber especial atenção sua, ingressante!
Devido ao tempo decorrido desde a implementação das mudanças, você, bixinho ou bixete da 023, terá matérias melhor consolidadas, porém, não estranhe caso ouça algum professor comentando que ainda está no processo de adaptação à nova grade. Lembre-se também que há bastantes veteranos seus os quais ingressaram após a renovação do curso (ou seja, conseguem trazer auxílio relacionado a possíveis dúvidas sobre as suas disciplinas), por isso, não precisa enfrentar tudo por conta própria! Peça ajuda, chame outros “IAUers” para conversar sempre que for necessário (seja para tirar dúvidas ou para desabafar sobre a correria gerada pelo IAU), e saiba: Tudo dá certo no final!
A seguir, um fluxograma das disciplinas facilitará a compreensão da nova grade (acredite, ele será de grande utilidade, especialmente se você quiser dividir o curso no futuro).
21 22
SOBRE O CURSO SOBRE O CURSO
Estando no período ideal, o currículo no IAU é feito para ser cumprido em 5 anos. Entretanto, não é raro ver alunos que decidem não seguir essa determinação e concluir a graduação em mais tempo, dividindo, dessa forma, o curso (isto é, não puxar todas as matérias obrigatórias de um determinado semestre). Para conseguir o tão desejado diploma, entretanto, é preciso cumprir a carga horária de 230 créditos-aula e 82 créditos-trabalho em disciplinas obrigatórias, as quais são distribuídas ao longo da graduação, sendo que um crédito-aula equivale a 15h dedicadas à disciplina em classe, enquanto um crédito-trabalho tem o valor de 30h dedicadas extra classe.
Além das disciplinas obrigatórias, é preciso, ainda, cumprir os créditos necessários de optativas eletivas e optativas livres. Para o primeiro tipo, entendido como optativas ofertadas dentro de determinadas temáticas, a carga horária requisitada corresponde a 6 créditos-aula. Os eixos temáticos das optativas são:
a) Tecnologia, Arquitetura e Urbanismo;
b) Planejamento, Projeto e Território;
c) Memória e Patrimônio;
d) Habitação e Cidade;
e) Infraestrutura, Paisagem e Ambiente;
f) Cidade, Cultura e Política.
Já para as Optativas Livres, as quais abordam temáticas específicas e podem envolver mais de uma área, a carga horária exigida equivale a 18 créditos-aula. As viagens didáticas realizadas pelo Instituto são consideradas como Optativas Livres, por isso, é importante que todos os alunos consigam participar das mesmas. Para inserir uma optativa na grade, é preciso selecionar o tipo desejado (eletiva ou livre) durante o período de matrícula no JúpiterWeb e escolher dentre as opções disponíveis para seu semestre.
Outrossim, há a carga horária exigida de Atividades Acadêmicas Complementares (AAC), que correspondem a 2% da carga horária, ou seja, 150h, e que envolvem desde cursos feitos pelo estudante até atividades propostas dentro do instituto, como iniciações científicas e programas de extensão. Por fim, deve ser cumprida a carga de estágio supervisionado equivalente a 300h, em que o aluno também pode optar por utilizar os créditos da iniciação científica, com a ressalva de aplicá-los a apenas uma das duas possibilidades citadas.
Em caso de dúvidas, é sempre possível também entrar em contato com o Serviço de Graduação (Valéria dona do IAU) através do e-mail: iau.graduacao@sc.usp.br
23 24
ARQUITETURAEURBANISMO–IAUUSP
ARQUITETURAEURBANISMO–IAUUSP
GRADECURRICULAR:ingressantesa partirde2020
GRADECURRICULAR:ingressantesa partirde2020
IAU0911
ProjetoI-Edifcio Cidade, PaisagemeTerritório
IAU0931
ProjetoIII-Habitaçãoe Centralidades
ProjetoIV-Redese EquipamentosPúblicos
IntroduçãoàsTeoriasdaArte, daArquteturaedaCdade
ArquiteturaeUrbanismono BrasilenaAméricaLatnaI
ArquiteturaeUrbanismo ModernosI
ProjetoVII-Redes Urbanas
ProjetoVIII-Regiõese Metrópoles
TecnologiadaArquitetura edoUrbanismoI
ProcessosdeUrbanização
GeomáticaAplicada
MateriaisdeConstrução
SistemasEstruturais
LinguagenseProcessos EspaciaisI
LinguagenseProcessos EspaciaisII
LnguagemdaArquiteturae daCidadeI
*OPTATIVAS3ºSEMESTRE:ArteContemporânea:Introdução| AcústicaFísica
*OPTATIVAS 5º SEMESTRE: Design: projeto, tecnoogia e cultura|Parâmetrospara
Projetos Habitacionais em Madeira** | Urbanização e UrbanismonoBrasilapartir de1929**|PrincípiosdaArquiteturacomAço**
**comrequisito
FLUXOGRAMA
25
FLUXOGRAMA
26
IAU0913 DesenhoI IAU0916
IAU0917 PlásticaI IAU0918
MeiosDigitaisI
IAU0915 Matemátca
IAU0921
IAU0926 IAU0927 IAU0925 IAU0925
SME0346
IAU0923
760010
IAU0936
IAU0933 LinguagensVisuaisI
IAU0934
STT0177
IAU0935
*2
SET0196
Optativas
IAU0941
IAU0943 LinguagensVisuaisII IAU0946 OrdenamentoTerritorial IAU0942 InstalaçõesPrediais SHS0613 SistemasConstrutvos IAU0945 SistemasEstruturaisem AçoeMadeira SET0197
ArquiteturaeUrbanismono BraslenaAméricaLatnaII
Urbanístcoe Ambiental IAU0951 IAU0953 EstéticaI IAU0954 IAU0956 ArquiteturadaPaisagemI IAU0952 ConfortoAmbientalII IAU0955 SstemasEstruturaisem Concreto SET0198 ProjetoVI-Áreas Vulneráveis IAU0961 ArquiteturaeUrbanismo ModernosII IAU0963 EstéticaII IAU0964 IAU0966 MobilidadeUrbanaeRedes deTransporte STT0182 PlanejamentoeGestãode ObraseCanteiros IAU0965 IAU0971 ArquiteturaeUrbanismo ContemporâneosI IAU0973 IAU0976 ArquiteturaeUrbanismo,
IAU0974 SaneamentoeMeio Ambiente SHS0614 TecnologiadaArquiteturae doUrbanismoII IAU0975 Física ConfortoAmbientalI PásticaII MeiosDgitaisII DesenhoII IntroduçãoàArquiteturae aoUrbanismo ProjetoII-Arquiteturae Urbanismo MecânicadosSolose Fundações SGS0130 IAU0981 ArquiteturaeUrbanismo ContemporâneosII IAU0983 LinguagemdaArquiteturae daCidadeII IAU0986 ArquiteturadaPaisagemII IAU0982 EstágioSupervisionado IAU0990 IntroduçãoaoTrabalhode GraduaçãoIntegrado IAU0991 TrabalhodeGraduação Integrado IAU0992 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE 6º SEMESTRE 7º SEMESTRE 8º SEMESTRE 9º SEMESTRE 10º SEMESTRE
ProjetoV-Patrmôno Arqutetônico
ÉticaeSociedade
VIAGENS DIDÁTICAS VIAGENS DIDÁTICAS
As viagens didáticas são feitas para contribuir com o ensino de Arquitetura e Urbanismo no IAU, e por isso, é crucial dedicar o máximo de atenção a elas durante o período em que elas ocorrem, especialmente por conta do trabalho final exigido pelos professores. Entretanto, aproveitar o momento e cada experiência vivida ao máximo não devem ser fatores deixados de lado!
Aproveite os destinos, que são São Paulo, Minas Gerais (Belo Horizonte, Ouro Preto e Inhotim), Brasília e Rio de Janeiro para desenvolver não só sua percepção arquitetônica e espacial, mas também seu repertório pessoal.
Para cobrir os gastos, são oferecidos pelo IAU auxílios aos que possuem alguma dificuldade financeira, no entanto essa renda costuma ser complementada por meio de eventos oferecidos pela própria turma, sendo essencial a participação e contribuição do maior número de pessoas possível para que todos possam desfrutar da oportunidade de realizar uma viagem didática. A USP disponibiliza o transporte, que geralmente é ônibus ou van, a estadia é geralmente pensada pelos próprios alunos, os quais optam por ficar em hostels ou repúblicas, e na maioria dos casos, é possível receber desconto na obtenção de ingressos necessários durante a viagem.
Durante o ano de 2022, houve a tentativa de retomar as viagens didáticas, que não ocorriam desde 2020, devido à pandemia. Entretanto, com o aumento do número de casos de COVID-19 durante o segundo semestre daquele ano, foi preciso postergar a volta dessas excursões que costumavam durar uma semana, e as viagens oferecidas para os alunos tiveram que ocorrer no esquema “bate e volta”, ou seja, a ida e a volta do local ocorria no mesmo dia. Esperamos que em 2023 nossas viagens didáticas voltem a ser como eram antes!
27 28
PROGRAMA DE BOLSAS PROGRAMA DE BOLSAS E PERMANÊNCIA E PERMANÊNCIA ESTUDANTIL ESTUDANTIL
O programa de bolsas e permanência estudantil foi pensado para contemplar os alunos tanto da graduação como da pósgraduação e busca auxiliar e promover a permanência dos ingressantes na sua formação. Algumas dessas medidas sofreram alterações em seu edital, por isso, é essencial atentar-se às informações disponibilizadas no site da graduação do IAU (https://www.iau.usp.br/graduacao/index.php/informacoesacademicas/programas.) Em resumo, os principais programas disponíveis para os alunos de graduação do IAU são:
PAPFE PAPFE
O Programa de Apoio à Permanência e Formação EstudantilPAPFE- , administrado pela Superintendência de Assistência Social – SAS, integra a política de permanência implantada na Universidade, voltada para alunos de graduação com dificuldades socioeconômicas para se manter na Universidade. O Programa tem como objetivo promover condições para que o estudante mantenha e amplie suas atividades na academia visando concluir o curso ao qual está vinculado, reduzindo a evasão e contribuindo para a formação acadêmica integral. O Programa disponibiliza apoios e bolsas para os quais os alunos interessados são classificados socioeconomicamente pelos “serviços sociais” de todos os campi, utilizando critérios unificados.
Em 2022, o PAPFE se tornou pré-requisito para receber bolsas de Iniciação Científica pelo PUB (Programa Unificado de Bolsas), deixando de ser possível a inscrição em projetos aprovados por este caso o aluno não tenha seu perfil no PAPFE. Por esse motivo, é importante prestar atenção nos editais e no período de renovação da sua inscrição no PAPFE. Há opções disponíveis no cadastro, realizado pelo Sistema Júpiter, para os que desejam apenas concorrer a bolsas PUB, ou seja, os que não desejam receber outros auxílios do PAPFE.
Os apoios e bolsas que compõem o PAPFE/Graduação destinam- -se a alunos regularmente matriculados na Universidade que estejam cursando sua primeira graduação (não são aceitas inscrições de alunos já graduados). Integram o Programa:
– Apoio-Moradia
– Auxílio Alimentação;
– Auxílio-Livros;
Esses auxílios são de prioridade para os alunos em situação de vulnerabilidade social, mas qualquer um pode se cadastrar no PAPFE, pois para ser contemplado com uma bolsa do tipo PUB, por exemplo, o PAPFE é necessário, estando em vulnerabilidade social ou não. As inscrições são feitas de forma online, através do Sistema Júpiter, onde deverão ser enviados de forma correta (não há possibilidade de correção) os documentos solicitados. A partir de 2020, caso você seja selecionado para receber algum desses auxílios, este valerá por dois anos.
29 30
1. 1. Acesse o site do JupiterWeb e clique em entrar
4. 4. Selecione os programas em que deseja concorrer e clique em continuar
2. 2. Insira seu número USP e senha
3. 3. Siga o caminho como mostrado na imagem
5. 5. Siga os passos pedidos dentro de cada uma dessas 3 seções, até que todas se encontrem com um "check"
6. 6. Salve as alterações e acompanhe a situação da sua aprovação no programa.
31 32
Os alunos ingressantes costumam ter até março para se inscrever, mas é sempre bom estar atento ao seu e-mail USP ou então consultar a própria Assistência Social (16-3373-9111), que se localiza atrás do Bandejão, em direção à Saída da Matemática. Tendo o cadastro no PAPFE você não está habilitado automaticamente para uma bolsa PUB (Programa Unificado de Bolsas). É necessário, em junho, na época de inscrição do PAPFE para o PUB, entrar na correspondente aba do Júpiter e realizar a inscrição complementar selecionando a opção PUB, além da que você havia se inscrito anteriormente. Caso seu único intuito com o PAPFE seja concorrer a uma bolsa PUB você deve se cadastrar próximo ao mês de junho, quando abrirem as inscrições com esse intuito.
BANDEJÃO BANDEJÃO
Super importante destacar aqui que temos acesso a almoço e janta no bandejão (e café da manhã caso você receba auxílio alimentação) pela quantia de $2!!
Para ter acesso ao cardápio semanal e recarregar os créditos de modo virtual, baixe o aplicativo “Cardápio USP”. Lembramos que pagamento via boleto pode demorar até 3 dias para cair em forma de créditos, por isso, fique atento a sua carga! A opção de pagar com o pix também está disponível agora, e os créditos caem instantaneamente!
33 34
ALOJA ALOJA
O Alojamento da USP em São Carlos hoje é composto por 5 prédios no campus, os blocos de A a E que recebem (bem) mais de 250 estudantes até que estes terminem seus cursos. A função do Aloja é garantir a permanência estudantil, possibilitando que, mesmo com uma condição socioeconômica difícil, TODOS
TENHAM UM LUGAR PARA FICAR. Assim, hospedam os ingressantes que vão se candidatar para uma vaga permanente no alojamento e aqueles que não tem condições de pagar os primeiros meses de aluguel sem auxílio financeiro (que demora a sair). É uma tarefa extremamente importante para concretizar o acesso à Universidade.
MATERIAIS MATERIAIS
E OUTRAS CONDIÇÕES E OUTRAS CONDIÇÕES
ESTUDO PARA ESTUDO
Sabemos que uma das coisas que mais causa animação e ansiedade no começo da faculdade é a compra dos materiais que vão ser usados durante as aulas. Desde o caderno ideal, canetas diferentonas, compasso, escalímetro, trena, régua T até a tão famosa pasta A3 (terror do universitário que precisa pegar ônibus na rodoviária). Mas nossa dica aqui é ter calma e ir comprando aos poucos, conforme os professores forem solicitando. Assim, além de economizar e não comprar materiais desnecessários, o gasto é parcelado e dividido em alguns meses. Para a primeira semana de aulas, depois da semana de recepção, um caderno e uma caneta já são o suficiente.
No manual do CAASO vocês podem ler mais sobre a história do alojamento e da autogestão! Siga e curta as redes sociais do Aloja!
facebook/AlojaUSPsaocarlos
instagram @alojausp
Além disso, outro equipamento que vai ser utilizado durante o curso é o notebook, porém no primeiro ano ele não é uma necessidade. O LEI, nosso laboratório de informática, funciona 24 horas por dia, sendo acessado pelo cartão USP, e já tem instalado nos computadores grande parte dos softwares de arquitetura. Mass, para facilitar pra vocês no futuro, algumas especificações que podem ser usadas como guia para o aparelho ideal são: processador mínimo de i5 ( i7 e i9 são mais caros, mas acabam valendo a pena se quiser um investimento ainda melhor), SSD (fica bem mais rápido para ligar e respostas do sistema, se não tiver da para instalar depois), memória ok é de 8gb ram 256gb, Windows 10 ou 11 (o home seria melhor, o outro tem que contratar alguns pacotes). E algumas marcas boas são Acer, Dell, positivo e HP.
35 36
PARA
APOIA USP APOIA USP
O APOIA USP (Apoio Psicossocial USP - São Carlos) é o serviço que se propõe a receber, acolher e acompanhar os estudantes e funcionários da USP - São Carlos, colaborando com a sua integração e convivência no espaço universitário. O serviço, existente desde 2019, tem como objetivo desenvolver atividades preventivas e protetivas ao sofrimento psíquico, atuando sobre seus determinantes e acompanhando os casos em que o sofrimento já está instaurado.
A equipe é formada pelas assistentes sociais do campus USPSão Carlos e pelos estagiários e extensionistas de Psicologia da UFSCar, sob supervisão da docente do Departamento de Psicologia da UFSCar. O serviço conta com os estagiários que são responsáveis pelo acolhimento de toda a comunidade acadêmica: alunos de graduação, pós-graduação, docentes e servidores técnico-administrativos.
Para o esclarecimento de dúvidas e agendamento de acolhimentos, basta enviar um e-mail para apoia.sc@usp.br.
No IAU, contamos em 2021 com a estagiária de Psicologia de referência do instituto, Carolina Moreno, que pode ser contatada para esclarecimento de dúvidas e agendamento de acolhimentos no e-mail apoia@iau.usp.br ou apoia. sc@usp.br
Atividades desenvolvidas pelo APOIA USP e GAPsi
Acolhimentos individuais; Grupos operativos;
Grupos de formação de vínculos; Mediação de conflitos;
Palestras, oficinas, rodas de conversa, entre outros;
Assessoria ou assistência a chefes de departamento, coordenadores de curso e demais professores ou técnicos que sintam a necessidade de acompanhamento de casos específicos relacionados a sofrimento psíquico;
Articulação com as Redes de Atenção de Psicossocial (RAPS) local e de outros municípios; Esclarecimentos e encaminhamentos em casos de sofrimento psíquico que não dizem respeito ao contexto universitário; Produção de material psicoeducativo e informativo; Acompanhamento sob demanda a pessoas ou grupos que necessitem de estratégias diversas às listadas; Acolhimentos online.
37 38
BOLSA DE APOIO AO BOLSA DE APOIO AO
ESTUDO ESTUDO
As bolsas deste programa destinam- -se exclusivamente aos alunos do primeiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo do IAU, que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, conforme me classificação obtida junto ao Serviço Social do campus USP de São Carlos. A escolha do público-alvo se justifica na medida em que os alunos do primeiro ano apresentam maior dificuldade em concorrer a outras modalidades de bolsa (pesquisa, monitoria, etc.)
MONITORIA IAU E PEEG MONITORIA IAU E PEEG
Voltado aos alunos dos cursos de graduação, os programas de monitoria têm o intuito de colocá-los em contato com o mundo acadêmico. As principais atividades a serem realizadas consistem em ajudar os professores a organizar aulas, recolher tarefas realizadas, fornecer auxílio aos alunos da disciplina, dentre outras.
O valor das bolsas de auxílio gira em torno de R$ 500,00 (monitoria IAU) e R$ 500,00 (monitoria PEEG, é uma bolsa da USP, não própria do IAU, por isso algumas coisas se distinguem) mensais, por 4 meses, mas podem ainda ser voluntárias. É importante destacar que não é possível receber mais de uma bolsa de auxílio ao mesmo tempo, exceto nos casos de auxílio moradia, livros ou alimentação.
PROGRAMA PROGRAMA
PRÓ-ALUNO PRÓ-ALUNO
O Programa Pró-Aluno é uma espécie de bolsa monitoria ligada aos recursos básicos de informática, para uso exclusivo em suas atividades de graduação, então o trabalho do aluno é de orientar os usuários na utilização dos equipamentos e programas instalados, dar apoio ao encarregado local pelo funcionamento e operação da sala, entre outros. A carga horária é de 10 horas semanais, em turnos a serem combinados com o encarregado local, com duração de 12 meses e bolsa de R$500,00 (quinhentos reais).
INICIAÇÃO CIENTÍFICA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
É um programa voltado aos alunos dos cursos de graduação, colocando-os em contato com grupos/linhas de pesquisa do Instituto. Recebendo a orientação de um pesquisador experiente, o aluno passa a tomar conhecimento com técnicas e métodos científicos e a ser estimulado a pensar crítica e cientificamente sobre questões próprias à arquitetura e urbanismo. O estudante pode desenvolver pesquisa no âmbito da Iniciação Científica e receber bolsa oferecida pelas agências tradicionais de fomento à pesquisa, no entanto, pode também fazer sua pesquisa sem que lhe seja atribuída bolsa e/ou auxílio. Existem também os projetos de Extensão realizados junto aos grupos de pesquisa, que consistem em levar o trabalho realizado para fora dos muros da universidade.
39 40
O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP) é uma ação da Universidade de São Paulo que integra a Política e Apoio à Permanência e Formação Estudantil. O Programa visa o engajamento do corpo discente em atividades de investigação científica ou projetos associados às atividades-fim da USP, de forma a contribuir para a formação acadêmica e profissional dos alunos regularmente matriculados. Somente os docentes, que atuarão como orientadores, poderão apresentar projetos em uma das três vertentes: ensino de graduação, pesquisa e cultura e extensão. As bolsas são anuais, atualmente no valor de R$ 500,00 mensais, por 12 meses, com dedicação mensal de 40 horas. Para concorrer a uma bolsa PUB é necessário estar cadastrado no PAPFE.
PIBIC/PIBIT PIBIC/PIBIT
São bolsas oferecidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que é uma entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para incentivo à pesquisa no Brasil) e vêm para o instituto de acordo com a disponibilidade de verba, que tem sido cada vez menor. São de $400,00/mês, por 12 meses, incluem um relatório parcial e, para concorrer, o aluno e orientador devem submeter o projeto na época indicada.
A bolsa FAPESP pode ser solicitada a qualquer momento, sendo avaliada por uma comissão específica. É mais exigente com alguns requisitos e tem bolsa no valor de $800,00 atualmente.
Em todas essas bolsas anteriormente mencionadas, é legal que você contate o professor para que possam pensar juntos em um projeto que atenda as expectativas dos dois. Mas no caso do PUB, existem alguns projetos que são inscritos sem acordo prévio com alunos, então é possível encontrar um que você goste e se inscrever!
PUB PUB
FAPESP
FAPESP
41 42
OUTRAS POSSIBILIDADES OUTRAS POSSIBILIDADES DE PESQUISA DE PESQUISA
Para além da pesquisa com as bolsas que foram mencionadas na parte anterior, é possível realizá-la de maneira voluntária e também obter a validação. Para isso, você passa pelo mesmo processo de escolher um tema que te agrade e conversar com um possível orientador, que deve cadastrar sua pesquisa em um sistema chamado ATENA. Estando cadastrado nele, você deve cumprir com relatório parcial e final e recebe uma certificação de que a pesquisa foi cumprida como deveria e assim ela pode constar no seu currículo normalmente. Também se você quiser validar sua atividade de pesquisa como atividade de estágio (é uma possibilidade!) Se ela estiver cadastrada no Atena dispensa um outro parecerista! Um dia vocês vão entender tudo isso, estamos deixando aqui apenas para consultas futuras, não se preocupem hahah
Se em algum momento vocês quiserem saber quem procurar pra falar de algum tema de pesquisa que tenham interesse ou quiserem dar um google no grupo pra se aprofundar, aí vai a lista dos grupos de pesquisa do IAU e o nome de pelo menos um professor que vocês podem procurar:
arquitec – Grupo de Pesquisa em Arquitetura, Inovação e Tecnologia
artarqbr – Grupo de Pesquisa em Arte e Arquitetura, Brasil –diálogos na cidade moderna e contemporânea
habis – grupo de pesquisa em habitação e sustentabilidade
leauc – laboratório de estudos do ambiente urbano contemporâneo
nec – núcleo de estudos das espacialidades contemporâneas
N.ELAC – Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade
nomads – núcleo de estudos de habitares interativos
PCT – Patrimônio, Cidades e Territórios
PExURB – Grupo de Pesquisa PExURB
SAGEMM – Social Activities, Gender, Markets And Mobilities from Bellow (Latin America)
TROPICUS – Grupo de pesquisa em conforto, energia e ambiente construído
urbis – grupo de pesquisa em história do urbanismo, da cidade e da habitação
YBY – Grupo de Estudos Fundiários, Políticas Urbanas, Produção do Espaço e da Paisagem
43 44
GRUPOS DE PESQUISA:
EXTENSÃO EXTENSÃO
A universidade pública é constituída pelo tripé indissociável entre ensino, pesquisa e extensão, sendo a pesquisa o processo de construção do saber a partir da constatação da realidade posta, o ensino a transmissão e apropriação do saber historicamente sistematizado e a extensão o processo de objetivação e materialização desses conhecimentos. Com a efetiva conexão entre esses eixos de atuação, a universidade garantiria o canal de comunicação com a sociedade e teríamos uma universidade cuja função seria intervir de forma crítica, a partir de um conhecimento científico produzido em cima das demandas reais desta mesma sociedade.
No entanto, programas de extensão são geralmente pouco lembrados, mesmo sendo a principal forma de levar o nosso conhecimento e trabalho para além dos muros da universidade. A extensão popular deve ser no sentido da busca pela emancipação do povo organizado, jamais caindo na armadilha de se tornar o eterno apaziguador dos problemas sociais Para isso, convidamos que vocês conheçam os grupos de extensão que atuam junto ao IAU, além das bolsas PUB-Extensão, participando também da Roda de Conversa durante a semana de recepção em que apresentaremos alguns desses grupos. A formação desses grupos costuma ser bem dinâmica e sempre chegam convites por e-mail, qualquer coisa procure o veterano mais próximo!
COMUNIDADES: AÇÕES DE DIFUSÃO E EXTENSÃO
• CO-Escola: práticas colaborativas para qualificação de espaços de escolas públicas - David M Sperling
• CO-LAB: plataforma aberta de ciência e participação cidadã -
David M Sperling
• Combate às Desigualdades Sociais em Assentamentos Precários
- Jeferson Cristiano Tavares
• Direito à cidade como condição de cidadania - Tomas Antonio
Moreira
• Educação ambiental para o ensino fundamental na Escola Estadual Bento da Silva César, Santa Felícia - São Carlos, SP -
Marcel Fantin
• Fortalecendo o ensino e práticas nos assentamentos rurais -
Akemi Ino
• Interação entre universidade e sociedade: valorização dos aspectos socioambientais da comunidade do Jardim Nova
Esperança no processo de ensino e aprendizagem - Marcel Fantin
• Programa Canteiro Escola - João Marcos de Almeida Lopes
• Projeto Caminhos da Região Central Paulista - Fase São Carlos: articulação entre universidade e sociedade para a construção da cidadania e do desenvolvimento sustentável - Simone Helena
Tanoue e Marcel Fantin
• Projeto Rondon - Simone Helena Tanoue e Marcel Fantin
45 46
P
RODUÇÃO DAS CIDADES: EDUCAÇÃO E CRÍTICA URBANA
• Auxílio de ensino em Ciências Humanas e suas Tecnologias -
Tomas Antonio Moreira
• Blog “O que vemos, o que nos olha?” - Simone Helena Tanoue
• Capacitação em Políticas e Instrumentos para Gestão Urbana -
Tomas Antonio Moreira
• Projeto Con:Finis - Marcelo Claudio Tramontano
• Projeto RDS: Remote Design Studios - Marcelo Claudio
Tramontano
• Ver a Cidade / Oficinas Urbanas - Miguel Antonio Buzzar
PRODUÇÃO DAS CIDADES E DO TERRITÓRIO: PROJETOS E INTERVENÇÕES
• A cidade, as águas, o espaço público e as pessoas: apoio à formulação de políticas públicas preventivas às mudanças
climáticas - Luciana Bongiovanni Martins Schenk
• Desenvolvimento de linha de base, aplicação-piloto e estudos prospectivos para mitigação e compensação de emissões de GEEs
no Campus de São Carlos - Marcel Fantin
• Desenvolvimento de uma Plataforma de Monitoramento da Arborização Intraurbana para o Estado de São Paulo com o suporte de Cloud Computing - Marcel Fantin
• Implementação de tecnologia social destinada à promoção de saneamento básico rural no Assentamento Comunidade Agrária
Nova São Carlos, São Carlos - SP - Marcel Fantin
• Inserção e Influência do PqTec na (Re)estruturação urbana de São José dos Campos - SP - Marcel Fantin
• Plano Diretor de Casa Branca-SP - Jeferson Cristiano Tavares
• Projeto Urbanístico de Nova Centralidade em Lagarto-SEHospital de Amor - Jeferson Cristiano Tavares
• Urbanização e Regularização Fundiária: Planos e Ações no Estado de São Paulo - Jeferson Cristiano Tavares
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
• 1. Simpósio de Pesquisa em Planejamento e Projeto em Diferentes
Escalas Territoriais - Jeferson Cristiano Tavares
• Revista RISCO - Tomas Antonio Moreira
• Revista Gestão e Tecnologia de Projetos - Marcio Minto Frabicio
• Revista V!RUS - Marcelo Claudio Tramontano
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E
Para se formar não adianta cumprir somente os milhares de créditos de matérias obrigatórias nem as centenas de optativas, precisamos cumprir também um estágio obrigatório de 300 horas, mas existem algumas formas de fazer isso.
A primeira opção, mais tradicional, é trabalhar como estagiário em um escritório conveniado com o IAU. Assim vocês tem uma espécie de contrato e cumpre-se o estágio apresentando um relatório ao final e tudo. Se o escritório que você deseja trabalhar não é conveniado, você pode procurar a Andreia (andreiac@sc.usp.br), ela cuida dos intercâmbios e estágios, e perguntar como abrir esse convênio, que passa pela CG para ser aprovado.
Mas uma outra opção é validar sua atividade de pesquisa ou extensão como estágio! Geralmente a duração destas atividades é de um ano, dando umas 480h, ou seja, cumprem as 300 obrigatórias. Só não pode querer validar como Atividade Acadêmica Complementar e estágio ao mesmo tempo.
EXTRACURRICULAR EXTRACURRICULAR 47 48
INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERCÂMBIO ACADÊMICO +
O curso estimula o intercâmbio de discentes e docentes e a colaboração com centros internacionais de excelência. O IAU possui convênios firmados com as Instituições de Ensino Superior estrangeiras.
• Dipartimento Di Ingegneria Civile Edile e Ambientale (DICEA) -
Sapienza
- Universitá Di Roma
• École Nationale Supérieure d’Architecture de Grenoble
• École Nationale Supérieure d’Architecture de Lyon
• École Nationale Supérieure d’Architecture de Marseille
• École Nationale Supérieure d’Architecture de Normandie
• Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad de Sevilla
• Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
• Facultad de Arquitectura, Urbanismo Y Diseño – Universidad de Mendoza
• Faculdade de Arquitetura da Sapienza Univesità di Roma
• Faculté de I’Aménagement da Université de Montreal
• Hafencity Universität Hamburg
• Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Pesquisa)
• L'École de L'Aménagment Durable des Territoires, Etablissement
Public
• Leuphana Universität Lunebürg
• Politécnico de Milano
• Politécnico de Milano - Duplo Diploma de Graduação - Campus
Mantova
• Pontifícia Universidade Católica de Chile
• Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso
• Universidad de los Andes
• Universidad Nacional del Litoral
• Università Degli Studi Di Ferrara
• Università Degli Studi Di Pavia
• Université Lumière Lyon 2 (Pesquisa)
Em 2016, foi firmado o Duplo-Diploma entre o IAU e o Politécnico de Milão e em 2017 iniciadas as tratativas para um Duplo-Diploma com a Escola Técnica Superior de Sevilha. Vocês podem obter mais informações aqui (https://www.iau.usp.br/index.php?
option=com content&view=article&id=114&Itemid=250) e no evento em que os alunos apresentarão suas experiências de intercâmbio no último ano, se liguem na programação da Semana de Recepção!
49 50
DUPLO DIPLOMA POLIMI + DUPLO DIPLOMA POLIMI
DUPLA FORMAÇÃO NA EESC DUPLA FORMAÇÃO NA EESC A PROFISSÃO A PROFISSÃO
Existe a possibilidade de se formar com dupla-formação na engenharia- civil da EESC (a escola de engenharia do campus). Para isso, o aluno se aprofunda por exemplo em Infraestrutura urbana e transportes, Saneamento Ambiental, Estruturas e Geologia e Solos, durante dois anos tendo aulas na engenharia. Lembrando que é uma dupla formação, não dupla titulação, você não sai como arquiteto E engenheiro civil.
São oferecidas 5 vagas na Civil/EESC para alunos e alunas do IAU, bem como 5 vagas no IAU para alunos e alunas da Civil/EESC, cuja permanência no curso de destino deverá ter duração mínima de 4 semestres e máxima de 6 semestres, ressaltando que em qualquer momento o aluno pode desistir do Programa de Dupla Formação e voltar para seu curso de origem. Os alunos e alunas do IAU/USP, para participar do Programa de Dupla Formação poderão inscrever-se ao final do 6o semestre, desde que tenham integralizado ao menos 90% dos créditos obrigatórios exigidos até o 6o semestre do curso e apresentarem uma média suja igual ou superior a nota 7,00 (sete).
"A USP FORMA INCLUSIVE ARQUITETOS" "A USP FORMA INCLUSIVE ARQUITETOS"
Acho que podemos falar que se você se forma em Arquitetura e Urbanismo, especialmente na USP, você se torna inclusive um arquiteto. A nossa atuação pode ser muito diversificada e você vai descobrindo vários campos em que se interessa em atuar ao longo do tempo no curso, tanto dentro de sala mas especialmente fora, na vivência diária.
O IAU forma profissionais arquitetos e urbanistas que atuam no campo das edificações, do urbanismo e da paisagem e do planejamento, de acordo com a legislação que regula as atribuições profissionais. Não se trata simplesmente de capacitar alunos a responderem a uma situação particular de mercado, mas de formar profissionais para o exercício da profissão em um campo em constante mutação, conscientes de seu papel na sociedade, estabelecendo um ambiente no qual se prioriza a postura propositiva, a pesquisa e a construção de um espaço de reflexão sobre a Arquitetura e o Urbanismo, conforme consta no Projeto Acadêmico do IAU de 2019.
Dessa forma, se você em algum momento se sentir deslocado ou sem perspectivas de querer trabalhar fechado em um escritório, saiba que as alternativas são várias desde o trabalho em assistências técnicas, ou áreas como especificação em iluminação, cenografia, paisagismo, mobiliário, trabalho em prefeituras e órgãos públicos, até a carreira acadêmica. Como mostramos, o curso oferece diversas possibilidades fora de sala de aula que devem ser aproveitadas, lembrando que você pode se formar até em 7 anos e meio (e nós costumamos ficar bastante tempo no curso mesmo viu?). Não se preocupe em definir seu destino logo no primeiro ano. Se jogue e aproveite essa vivência incrível!
51 52
VIVÊNCIA NA VIVÊNCIA NA
UNIVERSIDADE UNIVERSIDADE
NÃO DEIXE A GRADUAÇÃO NÃO DEIXE A GRADUAÇÃO ATRAPALHAR A SUA FACULDADE!!! ATRAPALHAR A SUA FACULDADE!!!
Cares caloures, estudar e ir bem na graduação é muito importante. Mas, tão importante quanto é aproveitar ao máximo todas as oportunidades que a universidade oferece: pessoas incríveis que vão marcar sua vida, grupos que vão te fazer crescer e aprender um monte de coisas, e também festas e momentos de convivência que vão te preencher de formas nunca imaginadas!! Vamos ao longo dessa páginas mostrar alguns dos grupos e eventos que amamos construir!
53 54
A “Semana de Arquitetura e Urbanismo”(SEMANAU) é uma atividade extracurricular do curso de Arquitetura e Urbanismo do IAU, organizada pelos alunos da graduação do Instituto, e que consiste no conjunto de palestras, rodas de conversa, workshops, práticas projetuais, oficinas e outros exercícios que promovam a integração, a troca de experiências, conhecimentos e habilidades entre alunos dos diferentes anos, professores e profissionais de diversas áreas.
É realizada desde 2015, em que teve como tema “(In) Sensibilidades Urbanas”. Em 2016, foi discutido o tema “Territórios Invisíveis”. Em 2017 a SEMANAU definitivamente se consolidou tanto para o instituto como para os alunos. Com o tema “Entre o Domínio e a Subversão”, a terceira edição da SEMANAU teve grande número de inscrições, inclusive de estudantes de arquitetura de outras universidades, como da Unicep, universidade particular daqui de São Carlos. Além da presença de importantes palestrantes e muitas oficinas para todos os gostos.
Em 2018, com o tema “Anomia projetual: fragmentação contemporânea e ato político”, o quadro foi diferente e as atividades da SEMANAU ficaram por vezes esvaziadas. Já em 2019, com o tema “ O direito de estar e construir o espaço público”, houve maior adesão e comprometimento por parte dos alunos e dos docentes, com atividades que buscaram contemplar diversos interesses da comunidade IAUense, de modo a fortalecer a autonomia e valorizar o trabalho dos estudantes que organizam o evento.
Em 2020, frente à pandemia de Covid-19 e a suspensão das aulas presenciais, a SEMANAU foi realizada de modo online, com o tema “Sobreviver e projetar frente ao colapso ambiental e urbano”. Essa SEMANAU contou com grande adesão, com inscrições de todo o Brasil, de modo que foi possível integrar convidadas e convidados de outros estados para as atividades e debates. Para a transmissão das mesas e palestras, foi criado um canal no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCol2 vs27YFCzHZ83p2gaRg) em que ainda estão disponíveis as gravações da VI SEMANAU.
Em 2021, com a pandemia ainda vigente, a SEMANAU foi novamente realizada através do youtube (pelo mesmo canal, tem uma playlist para cada ano), desta vez com o tema “Fragilidades
Urbanas: o habitar em linha de risco”. E, em 2022, com o retorno presencial, finalmente foi possível retomar essa tradição no ambiente físico, com o tema “Perspectivas e horizontes possíveis”.
Compreendemos que a Semanau propõe complementar a formação dos estudantes como arquitetos e urbanistas, explorando temas pertinentes à pesquisa, atuação e ao papel profissional mas que não são abordados pelo curso, ou o são de maneira pouco aprofundada. Constitui-se ainda como importante espaço de trocas entre alunos das diferentes turmas no instituto, tanto em sua organização quanto durante os eventos.
Além disso, é durante o ano inteiro que a Semana é planejada, discutida e estruturada, então basta buscar a página no Facebook (https:// pt-br.facebook.com/semanau/) e Instagram (@semanau.iau) ou entrar em contato com algum veterano pra saber como participar ativamente de mais essa experiência coletiva do nosso instituto.
55 56
SEMANAU SEMANAU
O substantivo é o tipo de palavra cujo significado determina a realidade. É o ato de denominar- de dar nome a todas as coisas. Quando buscamos dar um nome, procuramos nele representar aquilo que transmitisse a nossa essência, de forma a compartilhar o nosso sentimento sobre o que nomeamos e de firmar a nossa própria existência na realidade.
E é tornando real a nossa existência que criamos o SISAL, um Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU). Nosso nome faz referência ao natural e pré-existente - as agaves de onde se extraem as fibras naturais de mesmo nome - que representa o trabalho sobre um saber tradicional e um conhecimento que vêm muito antes de nós mesmos. Cada fibra, cada corda, cada nó, cada um com a sua função e importância no produto final, esse processo representa cada um de nós que procura fazer parte de algo e aprender, aprender com aqueles que têm muito a nos ensinar. E nessa amarração, constitui-se a solidez, o material, a realização de um trabalho coletivo, onde cada uma daquelas partes faz a diferença e no final, mostra que a união e o comprometimento são capazes de enfrentar qualquer desafio.
Em 2020, iniciamos o processo de formação do Escritório Modelo, como um grupo de Extensão Universitária, fundamentado pelos princípios da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA). O EMAU surge da discussão a respeito da vivência e das práticas dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo no decorrer de sua formação, com a finalidade não só de complementar a educaçã o superior, mas também de afirmar um compromisso com a realidade social da comunidade onde a universidade está inserida.
Nesse processo, além dos alunos e alunas que já participam do grupo, buscamos o apoio da comunidade do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos (IAU.USP) e temos o prazer de compartilhar essa experiência com a nossa orientadora, Profa. Dra. Lúcia Zanin Shimbo, que exerce o papel de nos auxiliar durante essa jornada.
Primeiramente, nosso objetivo é colocar em prática a teoria que adquirimos no curso e pesquisar formas de projeto cuja finalidade não seja o lucro, mas sim a assistência técnica onde o trabalho do profissional Arquiteto e Urbanista não alcança. Enfim, desenvolvendo projetos que nos mantenham ligados à comunidade e grupos envolvidos na produção de moradia, espaços públicos, dentre outros, a fim de criar uma rede de interlocução cada vez mais potente na cidade de São Carlos.
Dessa forma, nos alinhamos ao que esteja de acordo com os princípios do Escritório, assim como estamos sempre abertos a qualquer um que esteja disposto a atuar em conjunto conosco para promover a democratização do acesso à assistência técnica em Arquitetura e Urbanismo na região de São Carlos.
Se você, estudante que acaba de ingressar na Universidade de São Paulo, tem interesse em se tornar aliado dessa causa, nós do SISAL estamos prontos para criar novos laços rumo ao fortalecimento dessa rede, que está apenas começando a ser feita! Estamos à disposição para sanar quaisquer dúvidas, seja muito bem-vindo/a!
SISAL SISAL 57 59
EXTRACURRILARES EXTRACURRILARES EESC JR. EESC JR.
A EESC ir. é uma empresa júnior (EJ) que faz parte de um movimento que tem como missão tornar o Brasil um país mais empreendedor através do trabalho com toda rede de EJs. Diante disso, nós buscamos fazer parte dessa contribuição por meio da execução de soluções de impacto nacional que conectam o mercado com o conhecimento existente nas áreas das engenharias e da arquitetura da EESC e do IAU. Atualmente, buscamos aplicar os conhecimentos práticos dos graduandos em engenharia ambiental, civil, materiais, aeronáutica, mecânica, mecatrônica, produção, computação, elétrica e da arquitetura para a resolução de problemas complexos que são convertidos em projetos vendidos e executados e, assim, promovem amplitude de conhecimento técnico/empreendedor.
Nosso maior foco é na educação empreendedora por meio de resultados, buscando desenvolver habilidades técnicas e humanas naqueles que possuem interesse, vontade e propósito. Portanto, qualquer membro pode entrar na área que pretender, pois não é necessário nenhum tipo de conhecimento prévio para a participação, visto que todo o faturamento obtido pela venda e execução de soluções é revertido na capacitação e suporte para os nossos membros.
O Centro de Voluntariado Universitário - São Carlos é uma
ONG fundada e gerida por universitários que acreditam que o trabalho voluntário é uma ferramenta importante na luta contra as injustiças sociais.
Nossa missão é fomentar o trabalho voluntário através de ações e projetos desenvolvidos junto a entidades já existentes na cidade, visando uma formação humana e cidadã dos nossos voluntários.
CAMPANHA DO AGASALHO USP CAMPANHA DO AGASALHO USP
A Campanha USP do Agasalho é um projeto social voluntário formado por alunos das universidades de São Carlos. Arrecadamos e doamos roupas para mais de 40 instituições carentes de São Carlos e região. Além disso, por meio de visitas e atividades sociais, visamos diminuir a distância entre a universidade e a comunidade, de forma a gerar um impacto social positivo para todos.
CVU CVU
59 60
A Festa Junina da Arquitetura era uma festa tradicional da cidade: por ser a última festa junina da região, realizada em agosto, era muito bem frequentada por estudantes do CAASO e da UFSCar e moradores de São Carlos. Chegava a reunir cerca de 5 mil pessoas e ocorria no gramadão. Porém, com a liminar que proíbe eventos no campus, por três anos esta tradição se perdeu. Foi só em 2015 que houve um esforço dos alunos em retomá-la –principalmente os alunos do primeiro ano e da SAAU. Assim, depois de meses de organização, conseguiu-se fazer uma festa maravilhosa e cheia de alegria. Em 2022 essa festa foi um sucesso, a cada ano aparecem mais e mais pessoas. A sensação foi de dever cumprido e espera-se que a tradição continue e a festa só cresça e reviva nosso espaço.
A organização funciona assim: os alunos do 1º ano ficam responsáveis pela decoração e brincadeiras. Todo ano acontece o bingo, o pessoal adora e sempre pedimos uma ajudinha para conseguir prêmios. É sempre a brincadeira que mais fez sucesso, mas também rolou boca do palhaço, argola, cadeia e correio elegante; o 2º ano fica responsável pelos salgados e é a barraca mais frequentada; o 3º é responsável pelas bebidas quentes e frias; o 4º ano fica com os doces; o 5º e pós ajudam naquilo que for preciso, e normalmente o segundo ano é a barraca mais necessitada. Já estamos super ansiosos para o próximo ArraIAU!
Pizzada é a festa mais tradicional da arquitetura. É um momento de integração com os outros anos, de comer os sabores de pizzas mais inusitados que você já viu (pizza de presunto com leite condensado, de rúcula com brigadeiro ou uma x todos os ingredientes que estiverem pela frente!), e de se acabar de dançar músicas que vão desde o indie até o pagodão. A tradição é em toda semana do calouro, os veteranos diretos, neste caso a 022, fazerem uma pizzada para os que estão entrando, e como forma de contribuição, na segunda semana de aula vocês, 023, fazem sua primeira pizzada. Na primeira pizzada você se junta com toda a sua sala para fazer massa de pizza e daí saem mil histórias e aprendizados. E pra ajudar vocês, nós fizemos aqui um manual de como fazer uma pizzada, para facilitar a vida e não deixar morrer essa tradição.
Existem algumas regras básicas para rolar uma pizzada: encontre alguém com carro para fazer os corres; encontre alguém mão-de-vaca, com bom senso, e que saiba pechinchar para fazer as compras; encontre alguém persistente para acender o forno;
61 62
ARRAIAU ARRAIAU PIZZADA PIZZADA
Onde comprar:
A maioria dos ingredientes você encontra nos atacados de São Carlos: Tonin, Makro ou Tenda. No Tonin o gerente já é nosso parça e sempre nos dá desconto (é só ir na salinha que tem à sua esquerda quando você entra no supermercado e conversar com ele); no Makro tem que fazer cadastro, mas é coisa de 5 minutos e um rg, porém lá, dizem eles, os preços já tem desconto e não dá mais pra abaixar o preço; o tenda é sua última opção.
O melhor lugar para comprar os frios é no HS Frios, lá você consegue tudo ralado e de uma qualidade ótima, e fica na avenida São Carlos, ao lado do Tiquinho. O Tiquinho inclusive é ótimo para comprar as coisas doces, lá o leite condensado é mais barato. A lenha é comprada sempre na Bom Pedaço, uma pizzaria parça também, onde o pizzaiolo até nos ensinou como se monta o forno. Mas também existem outros lugares, caso eles não estejam disponíveis. O melhor nesse caso é procurar a galera que fez a última pizzada e se informar com eles.
Montagem do forno:
Após inúmeras técnicas e tentativas frustradas, finalmente alguém nos ensinou como se monta um forno de verdade, e vamos compartilhar aqui com vocês: as lenhas são colocadas em grelha, em três camadas, no fundo do forno. Embaixo da grelha, você coloca um papelão encharcado de álcool (pode ser o de limpeza, o em gel para churrasqueiras ou em último caso álcool de posto) e coloca fogo. A lenha demora para ficar em brasa, e se o fogo estiver apagando, utilize as técnicas de desespero: encharcar papéis higiênicos de banheiro com óleo e álcool e alimentar o fogo com ar. O importante é ter persistência e começar cedo. E também, as lenhas não podem molhar nem um pouquinho, senão já era.
63 64
Receita Massa de Pizza (Vegana):
Ingredientes
- 1/2 kg de farinha de trigo
- 250 ml de água
- 100 ml de óleo
- 1 saquinho de fermento biológico em pó (10g)
- 1 colher (de café) de açúcar
- 1 colher (de café) de sal
- Farinha para abrir a massa
Modo de Fazer:
1. Dissolva o fermento na água morna.
2. Junte o óleo, o sal e o açúcar.
3. Vá adicionando a farinha e trabalhando com as mãos até obter uma massa homogênea.
4. Caso necessite de mais farinha, pode colocar até não grudar mais na mão.
5. Trabalhe esta massa por uns 15 min. ou até ficar lisa e soltando bolhas de ar.
6. Deixe descansar por uns 40 minutos, coberta com um pano.
7. Estique as pizzas, coloque em formas untadas, e leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos para pré assar, de 15 a 20 minutos em temperatura alta. Faça furinhos com garfo na massa antes de colocar no forno, para não formar bolhas enquanto assa.
Observações: o fermento biológico em pó é mais barato que o fresco. Sempre utilizamos fermento biológico em pó da Dr.Oetker, quem vem 10g por saquinho. Cada receita rende 4 massas, então para fazer 100 massas, 25 receitas. As massas demoram em torno de 6h para ficarem todas prontas e é um processo cansativo, então recomenda-se fazer-las um dia antes e deixar na geladeira até o dia da festa.
Depois de todo esse corre, é só alegria! Partiu comer pizza até não dar mais!
MORAR EM SÃO CARLOS MORAR EM SÃO CARLOS
A cidade de São Carlos conta com um amplo cenário cultural composto por cinema, teatro, festivais, bares e eventos organizados pelo SESC, pela Ufscar e pelo CAASO. Localizado no centro da cidade, o Cine São Carlos possui uma boa seleção de filmes e preços razoáveis para estudantes.
Se a preferência para um programa cultural for peças de teatro, podem ser encontradas no Teatro Municipal de São Carlos, no teatro do SESC ou no Centro Cultural da USP. Todos oferecem atrações cênicas e musicais. O professor Ruy Sardinha geralmente deixará a sala a par das apresentações em cartaz.
Além do teatro, o SESC oferece também exposições de artes plásticas, fotografia, mostras de cinema e oficinas. Esses eventos também serão muito provavelmente indicados pelos seus futuros professores.
Mas, para não correr o risco de perder algum acontecimento, consulte a programação que os espaços divulgam (pelo guia mensal do SESC ou pelo facebook do Centro Cultural) e se organize para frequentá-las.
65 66
Responsável por fomentar o cenário cultural de São Carlos e região, o Festival CONTATO é realizado anualmente por projetos da Ufscar e diversos grupos culturais parceiros, e tem como objetivo desenvolver integração em torno de atividades artísticoculturais. Em 2016 e 2019, artistas de peso estiveram presentes, como Liniker, As Bahias e a Cozinha Mineira e Baiana System. Nos anos seguintes, devido à dificuldades financeiras e pouco apoio do poder público, o festival não aconteceu, mas esperamos que isso mude em breve e que você, bixin de tudo, também se apaixone por esse festival maravilhoso que se abre para toda São Carlos.
Além desses festivais, a Ufscar e o CAASO organizam os conhecidos Palquinhos; eventos abertos para os estudantes e para moradores da cidade. Ultimamente os palquinhos têm passado por dificuldades, pois, com a restrição da entrada de pessoas e proibição do consumo de bebida alcoólica nos campi, e a proibição de qualquer confraternização que veio junto com a liminar, é muito mais difícil realizar esses eventos. Porém é muito importante que não se deixe morrer essa tradição, já que são lugares de intercâmbio de pessoas, ideias e vivências.
Mas, se a vontade é de um barzinho, o negócio é colar na nossa festa mais apreciada: o de Bar em Bar. Nesse evento, levamos os calouros, veteranos e amigos a vários bares, a fim de conhecer o agito nas proximidades da USP e ter uma noite com histórias para contar.
Além disso, também temos as festas em Repúblicas e tem de tudo: rolê mais trash com open de bebida bem barata, tem festa temática, tem festa de 5 reais que você leva a sua bebida. Tem para todo mundo, para todos os gostos.
67 68
MODOS E MEIOS MODOS E MEIOS DE MORAR DE MORAR
Uma das maiores dúvidas que surgem quando mudamos de cidade para fazer faculdade é: onde morar? E nós podemos ajudálo com isso.
O campus 1 é popularmente conhecido por 4 saídas: da Arquitetura, da Matemática, da Física e da Produção, e é por elas que você pode começar a se localizar para encontrar uma moradia. As saídas são mais ou menos próximas da Arquitetura. Uma dica é escolher um lugar que se adeque às suas vontades e ao seu bolso.
A Saída da Arquitetura fica na Avenida São Carlos e mesmo com o nosso instituto em reforma continua sendo uma boa opção, pois pode ser considerada a mais próxima de grande parte dos prédios disponibilizados para nossas aulas em 2022 depois que a obra do IAU começou. Próximo a ela você pode contar com um número suficiente de supermercados, lanchonetes, restaurantes, bares e pontos de ônibus. Apesar disso, essa é a saída mais afastada do centro da cidade, o que pode ser uma desvantagem em alguns casos. Por aqui há grande concentração de repúblicas estudantis.
Já a Saída da Produção é possivelmente a mais distante do prédio da Arquitetura, mas é a que conta com a melhor estrutura de comércio. Localiza-se no centro da cidade e por isso é um dos locais de mais fácil acesso a padarias, escolas de idiomas, farmácias, supermercados, consultórios médicos, bancos, etc. Por aqui, você encontra apartamentos maiores, antigos mas bem conservados, ideais para se dividir com alguns amigos.
A Saída da Matemática fica a alguns quarteirões da Avenida
São Carlos, o que ajuda nessa procura. Esse ponto em alta concentração de pequenos apartamentos de quarto único direcionados a estudantes, e que costumam ter um preço mais alto em relação às outras saídas. Também possui uma considerável concentração de Repúblicas.
Já a Saída da Física é conhecida como a saída mais perigosa para quem transita por lá durante a noite (na parte murada da USP, principalmente), mas as instalações são de boa qualidade e os preços razoáveis. Pra quem mora ali, a concentração de pontos comerciais mais próximos coincide com os da saída da Arquitetura (na Av. Miguel Petroni). Na seção de mapas, serão marcadas as entradas destacadas anteriormente.
Conhecidas as localizações de moradias próximas à Universidade, precisamos falar sobre os modos de morar. Você pode morar sozinho, dividir um apartamento com uma ou mais pessoas ou morar em repúblicas. A verdade é que em qualquer uma dessas opções você terá consequências boas e ruins.
Morar sozinho é bom porque o espaço é só seu e você pode mantê-lo como quiser. No entanto, pode sentir falta de alguém para conversar nas horas de descanso, de companhia para os horários de refeições e alguém para desabafar nos momentos de crise. A maioria das residências individuais não é mobiliada, o que acaba gerando a necessidade de despender uma grana com eletrodomésticos e móveis. Além de você sempre precisar se virar sozinho para a faxina.
Dividir um espaço com uma ou mais pessoas (como numa pequena república) pode ser uma boa ideia se você gosta de companhia, mas deve levar em conta a necessidade de respeitar os limites daqueles que moram com você. É importante fazer acordos para a organização da casa e que definam o espaço de cada um, sem frescura e sem grilo! Também há a opção de morar em uma república maior, que geralmente fica em uma casa grande,
69 70
chegando a ter um grande número de pessoas. Apesar da agitação constante desses lugares, é uma ótima maneira de fazer amigos pra toda a vida e viver uma experiência que você dificilmente viverá em outra época.
Há também a opção de morar no Alojamento da USP. Situados dentro do Campus, é uma alternativa para quem não tem condições financeiras para bancar uma moradia. Caso você escolha morar no alojamento, tente falar com alguém do alojamento (ou peça que alguém te indique uma pessoa de lá) o quanto antes, logo no dia da matrícula. Normalmente ninguém fica sem lugar por lá!
Página do Aloja: facebook.com/AlojaUSPsaocarlos
MIINII DIICASSS MIINII DIICASSS
Estudar na USP não é só sofrer pra passar de ano não!! Olha só essas vantagens de ter um e-mail USP:
> ESPAÇO ILIMITADO NO GOOGLE DRIVE: para utilizar esses benefícios, basta fazer o login com o e-mail USP.
> CONTA DE GRAÇA NO NOTION: trata-se de um aplicativo de notas, organização e gerenciamento de trabalho e também é possível utilizá-lo gratuitamente através do e-mail USP. Basta entrar no link https://www.notion.so/students/ e informar o e-mail USP no espaço indicado!
> CONTA NO GITHUB (CANVA PRO + DATACAMP): para usar esses benefícios, você pode criar uma conta comum no GitHub.com, solicitar benefício de estudante e esperar ser aprovado. É na fase de solicitação do benefício de estudante que é necessário informar a faculdade que você faz e inserir seu e-mail USP. Depois, é só acessar o link (https:// www.canva.com/education/github/ clicar em “aproveitar oferta”! Além disso, a conta estudante do GitHub oferece diversos outros aplicativos e serviços de graça – é só conferir os demais em https://education.github.com/pack#offers.
> SPOTIFY PREMIUM: no Spotify, existe o pacote premium para estudantes e custa ao todo R$9,90. Basta clicar em “Assinar Premium”, escolher o plano universitário e informar seu e-mail USP, anexando algum documento que comprove que você é graduando – como o histórico escolar disponível no JupiterWeb, por exemplo. Após isso, basta aproveitar!
> TIDAL PREMIUM: além de oferecer um mês de teste grátis, o serviço de streaming de músicas oferece 50% de desconto em seus planos premium para estudantes do ensino médio e universitário, seguindo os mesmos passos do Spotify (como informado acima). O cadastro deve ser feito por e-mail USP no link https://my.tidal.com/login.
> APPLE MUSIC: o aplicativo oferece três meses de teste gratuito, seguido de uma mensalidade de R$ 11,90 para estudantes universitários. Para saber mais basta conferir no link https://support.apple.com/pt-br/HT205928.
> CONTA GRATUITA NO TABLEAU: através do e-mail USP, você consegue acessar de graça o Tableau, plataforma para fazer dashboards. Basta acessar o link https://www.tableau.com/ptbr/academic/students para cadastrar a conta para estudantes!
> JORNAIS E REVISTAS DE GRAÇA: se você gosta de se manter informado, esse benefício é ótimo para você! Você precisa apenas entrar no site pressreader.com com VPN da USP. Para auxiliá-lo, você pode utilizar o passo a passo disponível no link: https://jornal.usp.br/.../jornais-e-revistas-de-todo-o…
> CONTA PREMIUM NO APP YOGA DOWN DOG: para receber o benefício, basta fazer o cadastro no link https://www.downdogapp.com/school, informando o e-mail USP e que se trata de um benefício para ensino superior. Após isso, é necessário apenas confirmar o cadastro e entrar com a conta cadastrada no aplicativo!
71 72
> DESCONTO EM PRODUTOS DA DELL: para usar o desconto em suas compras na Dell, há diferentes maneiras – seja informando o número de matrícula ou solicitando à universidade o código de desconto para clientes Dell. Confira todas as informações relevantes e o passo a passo em: https://www.techtudo.com.br/.../dell-oferece-descontos…
> CONTA MUBI GRATUITA: para usar a plataforma MUBI, basta realizar o cadastro com o e-mail USP e terá excelentes filmes de forma gratuita, acessando o link: https://mubi.com/pt/filmstudent…
> SOFTWARES NO GLISE: a USP disponibiliza alguns softwares – como o Mathematica, por exemplo – para os alunos através da plataforma GLISE, no link https://software.sti.usp.br/abrirChts.php.
> PORTAIS CIENTÍFICOS: através do VPN da biblioteca USP, é possível obter acesso grátis a diversos portais científicos. Confira como ativar e usar o benefício em: https://atendimentosti.usp.br/otrs/public.pl?
Action=PublicFAQZoom;ItemID=15!
> AUTODESK GRATUITO: a Autodesk possui um perfil para estudantes universitários que permite acessar gratuitamente seus programas, tais como Autocad, Revit, 3ds Max, Inventor, Maya e SketchBook. Para fazer o seu cadastro, basta acessar o tutorial no link
http://www3.fo.usp.br/wiki/index.php/Autodesk Education e seguir o passo a passo, mas caso tenha dúvidas, na primeira aula de Meios Digitais I a professora vai explicar esse processo.
> APLICATIVOS USP: nas lojas de aplicativos da Apple e Android estão disponíveis os aplicativos Bibliotecas USP (dá pra ver seus empréstimos ativos e saber quando eles vencem), Campus USP, Cardápio USP (puts esse é importantíssimo pra fugir do dia que tem algo que você não goste no prato principal, e dá pra ver quanto dinheiro você ainda tem na carteirinha),
Jornal da USP, E-Card da USP (outro importantíssimo pra você que sempre esquece de levar a carteirinha pro bandeijão como eu, é só abrir o QR code e passar na catraca), Guia USP, Disque-Trote USP e o Entreartes que divulga a agenda cultural dos campi. O programa também oferece um sistema de acúmulo de pontos, que podem ser trocados por brindes (livros da EDUSP, lançamentos editoriais, cartões postais dos Museus, camisetas e moletons) ou revertidos em horas de Atividades Acadêmicas Complementares (AAC). Os pontos podem ser obtidos ao utilizar o QR Code disponível no local em que a atividade irá ocorrer.
> CONTA UNIVERSITÁRIA NO BANCO DO BRASIL: pra receber uma bolsa paga pela USP é preciso ter conta no BB, se você não tiver ainda você pode criar uma conta universitária na agência que fica dentro do campus mesmo, é só chegar lá e falar com o gerente que ele te explica tudo!
> LUGARES DE ESTUDOS NA USP: enquanto rola a reforma do IAU a gente não terá muitos lugares pra estudar em silêncio, os ateliês eram uma opção versátil (mas não silenciosa rs) mas sem eles agora estamos tendo que se virar e ser criativos. Alguns grupos de pesquisa podem te disponibilizar a chave para você estudar lá se for membro, mas também tem lugares abertos, como as salinhas da biblioteca do IQSC que tem até lousa e ar condicionado (chique!! porém fecham às 19h.), tem a biblioteca da EESC também, dá pra aproveitar que parte do acervo do IAU fica guardado lá. Ah e no campus todo tem wifi, dá pra sentar onde você quiser e se sentir mais à vontade!
> COTA DE IMPRESSÃO: em algum lugar do campus que eu não sei te explicar agora como chega lá (fica atrás da biblioteca da EESC, próximo ao local 19 do mapa do campus que você confere abaixo) tem uma salinha que você pode imprimir 100 páginas por semestre de graça MAS tem que ser p&b, de assuntos da faculdade blabla
73 74
MAPA USP MAPA USP
Entradasesaídasdocampus1: Entradasesaídasdocampus1:
Pontosimportantesdocampus1 Pontosimportantesdocampus1
LCC/Maquetária
BlocoD(Salasdeaula)
Matadouro(salasdeaula)
Alojamentos
BnajdeijãoeCAASO
PraçaCAASO
Blococ(salasdeaula)
BibliotecaEESC
Alojamentos
Biblioteca ICMC
EntradadaArquitetura SaídadaGeotecnia EntradadaFísica EntradadaMatemática SaídadaFísica EntradadaProdução 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 IAU 11 12
CEFER
Biblioteca IFSC
12
76 1 2 3 4 7 9 7 5 6 8 1 0 5 5 10 11 12 13
DICIONÁRIO DE SIGLAS DICIONÁRIO DE SIGLAS GRUPOS NO FACEBOOK GRUPOS NO FACEBOOK
EESC - Escola de Engenharia de São Carlos
IAU - Instituto de Arquitetura e Urbanismo
IQSC - Instituto de Química de São Carlos
ICMC - Instituto de Ciências Matemáticas e Computação
IFSC - Instituto de Física de São Carlos
PQ - Lanchonete Pão de Queijo
CAASO - Centro Acadêmico “Armando de Sales Oliveira”
CSA - Conselho das Secretarias Acadêmicas
CEFER - Centro de Educação Física, Esportes e Recreação
SAAU - Secretaria Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
CG - Comissão de Graduação
CCEx - Comissão de Cultura e Extensão
CTA - Conselho Técnico Administrativo
TGI - Trabalho de Graduação Integrado
FeNEA - Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo
EREA - Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo
ENEA - Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo
COREA - Conselho Regional de Entidades Estudantis de Arquitetura e Urbanismo
CONEA - Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Arquitetura e Urbanismo
CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia
CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo
ABEA - Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura
Grupo dos bixos:
https://www.facebook.com/groups/471995578292486
USP São Carlos: https://www.facebook.com/groups/1748310548751787
Repúblicas de São Carlos - SP: https://www.facebook.com/groups/republicasdesaocarlos
Veganos e vegetarianos de são carlos: https://www.facebook.com/groups/386124221462495
Brechó das minas: https://www.facebook.com/groups/2554926611194478
77 78