Issuu on Google+


PLANO ODONTOLÓGICO SEGASP

ZAROV.COM.BR

www.segasp.com.br

A saúde da sua família começa pela boca!

Sem carências em qualquer procedimento Sem limite de utilização Sem taxas de inscrição ou administrativas

O Plano Odontológico SEGASP possui todas as vantagens e benefícios de uma das maiores e mais experientes empresas de assistência odontológica do país, aliada a experiência dos mais de 40 anos do SEGASP.

saiba mais

(11) 2161-0700

ligue agora

2


Editorial

129 anos. Tempo VERDE.

N

ossa Thalia completou 129 anos da sua fundação. A comemoração, no dia 28 de maio, nos levou à reflexão sobre a importância desta Sociedade, a qual tanto gostamos. Pelos nossos salões, quadras, academias passaram muitas personalidades que, com talento, provaram ser importantes. Per-

sonagens como os Morozowicz, que há mais de 80 anos glorificavam a Thalia e o Paraná com a primeira escola de ballet do Sul do Brasil ou, da história recente, o nosso Hélio Cordeiro, um dos atuais campeões brasileiros de basquete. Ao folharmos as páginas dos livros de atas encontramos inúmeros exemplos e de todos eles vem o compromisso com a Thalia. A qualidade do passado exige qualidade no futuro. Assim, a nossa responsabilidade – minha, como presidente, de todos os diretores, dos sócios e dos colaboradores – só aumenta. Essa é a origem das nossas preocupações com o meio ambiente. Acreditamos que a maneira mais eficiente de assegurarmos um futuro melhor é agirmos hoje para melhorar os lugares onde vivemos ou nos divertimos. Como queremos mais qualidade para nossos filhos, netos e todos os que virão, precisamos agir agora e mostrar-lhes qual o caminho a seguir. Criamos o Dia Verde para começar um Tempo Verde. Não apenas para discutir um tema apaixonante, mas para iniciar a transformação que tantos defendem. Não seríamos suficientemente responsáveis se não superássemos a fase do pensar e do falar. O Dia Verde é uma homenagem a todos os que construíram a Thalia e colaboraram para o seu fortalecimento. Não é apenas uma iniciativa para sensibilizar, mas para mobilizar. Tivemos um dia para provar que temos pela natureza o respeito merecido, a ela damos o carinho que reservamos a quem nos é muito querido e para ela sonhamos o futuro de paz e perenidade que desejamos aos nossos filhos. Outros e outros dias verdes virão. Alguns na Thalia, outros em qualquer hora e lugar. Contamos com você.

Vilmar Anildo Schultz, Presidente da Thalia

Tivemos um dia para provar que temos pela natureza o respeito merecido, a ela damos o carinho que reservamos a quem nos é muito querido e para ela sonhamos o futuro de paz e perenidade que desejamos aos nossos fihos

3


4


Sumário

Thalia cria Dia Verde, ação exemplar pela natureza Nossa capa: A Thalia comemora seus 129 anos de fundação.

Matéria de Capa .............................................................. 6 à 8

Thalia comemora 129 anos de fundação

A Revista Thalia é uma publicação da Sociedade Thalia.

Meio Ambiente ............................................................. 16 à 18

Rua Comendador Araújo, 383, Centro Curitiba – Paraná. 41 3322 7955

Mundo Feminino .......................................................... 14 e 15

DIRETORIA - Vilmar Anildo Schultz, Presidente; Lauri Cesar Viana, Diretor Administrativo; Brasil Antonio Ketschkesch, Diretor Sede Fazenda; Edevigues Marques Pereira, Diretor Sede Olímpica Almyr Sabbag; Pedro Luiz de Paula Neto, 1º Vice Presidente; Amabilon Dalcomuni, 2º Vice Presidente; Celso Carlos França, Diretor Assuntos Estratégicos; Marcelo Daher de Lara, Diretor de Patrimônio; José Carlos Catisti, Diretor Sócio Cultural; Silvio Antonio Fraguas, Diretor de Esportes; Antonio Navarro Lins, Diretor Financeiro; Joaquim Machado, Coordenador Executivo Sede Praia.

Mais de 350 pessoas se reúnem na Sede Fazenda para plantar 6.000 árvores Mulheres ganham espaço para revelar suas artes

Social ............................................................................ 9 à 13

Confira os flashes dos nossos bailes

O que é que a Thalia tem? ..................................................... 21

Esportes, esportes, esportes

Promoção ............................................................................ 20

Hospedagem mais barata na Fazenda e na Praia

Esportes ............................................................................. 24

Esporte da Thalia terá projeto de R$ 1,2 milhão

CONSELHO DELIBERATIVO - Joelcio Santos Madureira, Presidente; Deoclécio Aparecido Storte, 1º Vice Presidente; José Augusto Rozeira, 1º Secretário; Aureo Vinhoti, 2º Secretário.

Notícias ....................................................................... 26 e 27

CONSELHO FISCAL – Luiz Aureo de Araújo Perpétuo / Raphael H. Castanho di Lascio / Sérgio Anibal Martini

Diretoria apresenta Balanço 2010

Jornalista Responsável: Nelson Martins Tiragem: 6.000 exemplares

O que aconteceu e acontece na Thalia

Administração e Finanças ............................................ 28 e 29 Divirta-se ............................................................................. 30

Passatempos temáticos

5


Matéria de Capa

Thalia completa 129 anos e comemora em alto estilo Sociedade reuniu sócios e convidados em um grande jantar dançante que contou com a animação da New York Banda Show.

A 6

comemoração dos 129

tão de volta”, disse o diretor Social José

anos da Thalia reuniu

Carlos Catisti momentos depois de apa-

sócios e convidados em

gar as velas junto com toda a Diretoria.

uma grande noite, mar-

Para o presidente, Vilmar Schultz, “a

cada pelo desempenho

comemoração e a satisfação do sócio

da New York Banda Show, bolo gigan-

vieram coroar o esforço de toda a So-

te e brinde com champagne.

ciedade para vencer as dificuldades”.

O jantar dançante aconteceu dia

Confira nas páginas seguintes

9 de abril. “Foi uma noite para mostrar

alguns dos momentos mais impor-

que os melhores tempos da Thalia es-

tantes da noite.


7


8


Social

Homenagem às mães lota Salão Diamante e Sede Fazenda O jantar dançante, dia 7, e o almoço do dia 8 foram encontros para todas as idades, quando muitas famílias se reuniram, reviram amigos e mataram saudades.

D

iz o dito popular que apenas um dia é pouco para homenagear as mães. Por isso, a Thalia reservou duas datas e transformou os dias 7 e 8 de maio em ocasiões especiais. Pri-

meiro, foi o jantar dançante, no Salão Diamante, com animação sempre competente de Célio Malgueiro. No dia seguinte, o congraçamento foi na Sede Fazenda, que recebeu um grande número de sócios para um almoço e café colonial ao final da tarde. Em ambos os eventos, o que se viu foi a alegria de estar junto, e de compartilhar momentos agradáveis e únicos em família (confira as fotos na página seguinte). “Pela importância da mulher, da mãe e de todas aquelas pessoas que dedicam o seu tempo para criar e preservar a vida, continuamos acreditando que dois dias ainda é pouco. Mas o que vale é a intensidade como tudo acontece aqui na Thalia. É uma satisfação muito grande perceber no sorriso dos filhos a admiração pelas suas mães. Ao mesmo tempo, olhos de mãe podem ser diferentes na forma física, mas são únicos no carinho, no afeto e no amor... e é muito bom estar próximo a eles quando, de alegria, se enchem de lágrimas”, diz o presidente da Thalia, Vilmar Schultz.

9


Homenagem Ă s mĂŁes... em fotos

10


Social

Namorados em noite de talento e requinte O Jantar dançante do Dia dos Namorados reuniu casais de todas as idades em uma mostra de que o romantismo está de volta.

A

Noite dos Namorados, na Thalia, como manda a tradição foi realizada em clima romântico.

O ambiente, decorado à meia luz, a

música de Andersen Lamy, um bom vinho, o jantar especial e muitos momentos para recordar foram as grandes atrações.

11


Social

Grupo Folclórico realiza Baile do Chopp Evento confirmou a força das unidades temáticas da Thalia.

O

Grupo Folclórico da Thalia reafirmou a força das nossas unidades temáticas. Assim como no esporte e na gastronomia, a iniciativa dos sócios tem se revelado grande aliada da qualidade também na área da Cultura. O Baile do Chopp é um ótimo exemplo. Promovido pelo “Original Einigkeit Tanzgruppe”, com patrocínio do Chopp Klein, reuniu sócios em momentos

repletos de animação. Confira nas fotos, alguns dos momentos mais importantes da noite.

Não perca! A Thalia tem vários eventos programados para este ano, além de muitas atividades esportivas. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria pelo fone 3322 7955.

12

Festa do Pinhão, na Fazenda, dia 9 de julho. Informações: (41) 9997 7672, com Airton. e-mail: terceiro.mil@onda.com.br

TODO SÁBADO, a partir das 10 horas, na Sede Olímpica. R. Konrad Adenauer, 1136, Tarumã.


Um pouco de história Nosso ORIGINAL EINIGKEIT TANZGRUPPE foi fundado em 1991 por um grupo de jovens interessados pela manutenção das danças, músicas, idioma e costumes das tradições europeias de influência germânica e que encontraram na Sociedade Thalia o local adequado para as atividades. Desde o início, o grupo esteve aberto a todos os interessados em divulgar e viver as tradições germânicas, sendo ou não descendente da etnia. Após um ano, o grupo foi lançado oficialmente. Foi o ponto de partida para diversas apresentações em âmbito nacional. O “Einigkeit” tem inúmeras reportagens publicadas pela televisão, jornais e revistas, inclusive na Alemanha e Inglaterra. O Grupo tem um acervo composto por mais de 200 danças, sendo que cerca de 50 compõem os programas de apresentações, abrilhantadas ainda com trajes de diversas regiões da Alemanha e Áustria. O Grupo faz, ainda, um trabalho voluntário de apoio a mais de 100 crianças junto à creche mantida pelas irmãs do Santuário de Schönstadt no bairro do Seminário.

Não perca! A Thalia promove eventos imperdíveis! Charmosas noites de inverno, queijos e vinhos. Dia 25 de junho, na Fazenda. Dia 13 de agosto, na Sede Centro.

Na Fazenda e na Sede Centro.

Informações: 41 8471 0045.

13


Mundo Feminino

THALIA cria ESPAÇO exclusivo para a ARTE da MULHER O Local é um vivencial para unir talentos e para a troca de experiências em diversas artes.

A

mulher thaliana ganhou local exclusivo para desenvolver os seus talentos. A Sala da Mulher, localiza-

da junto ao Jardim de Inverno, na Sede Centro, já está em funcionamento. Segunmente

do sua idealizadora e Maria

o contrá-

Helena Schultz, trata-

rio. Aqui, po-

coordenadora,

deremos nos di-

se de uma estrutura de

vertir sem ter que por

uso múltiplo para a troca

a mão no bolso. O valor es-

de experiências. “Agora, as mulheres têm uma atração a

tará no conhecimento de cada

mais na Thalia. O objetivo é criar

uma e na capacidade de ensinar

um ambiente para que possamos

o que sabemos. Não traremos

ensinar umas às outras o que sa-

especialistas renomados para

bemos de melhor”, diz. Como as boas ideias, a Sala da Mulher tem um concei-

14

uma técnica de pintura ou uma

dar um curso. A união das es-

produção

pecialidades de cada uma será

artesanal”,

explica

Maria Helena.

a nossa maior riqueza. E o me-

to simples, mas importante para

A coordenadora define a

lhor, uma riqueza a ser dividida

quem quer aproveitar o tempo

estrutura como uma excelente

entre todas. Vamos nos divertir

e fazer amizades duradouras.

opção para o lazer com pouquís-

conversando e mostrando o que

“Quem conhece uma receita es-

simo investimento. “Hoje, tudo

sabemos”, explica.

pecial pode vir cozinhar e ensi-

está ligado ao uso do dinheiro,

nar a todas. O mesmo serve para

gastamos para fazer qualquer

Como participar

um ponto de tricô ou crochê,

coisa. O espaço propõe exata-

“A proposta é aproximar.


Por

isso,

podemos ingresso

ou

não

cobrar filiação.

Quem desejar passar momentos agradáveis é só chegar”, diz Maria Helena, lembrando o horário de funcionamento das 9 às 21 horas, de segunda à sextafeira. A expectativa quanto ao número de participantes é a melhor possível. “Montei projeto semelhante na AABB e foi um sucesso. Aqui na Thalia, acredito que teremos a presença de 20 a 30 mulheres todos os dias”, completa.

Agora, as mulheres têm uma atração a mais na Thalia. O objetivo é criar um ambiente para que possamos ensinar umas às outras o que sabemos de melhor.

Maria Helena Schultz.

Estrutura A Sala da Mulher foi construída em área remodelada de acordo com as necessidades do projeto. O ambiente de aproximadamente 50 metros quadrados está equipado com uma sala de estar, com sofás e aparelho de TV, uma cozinha com fogão, forno, geladeira e demais equipamentos, mesa para trabalhos manuais e banheiro.

15


Meio Ambiente

Thalia lança DIA VERDE para recuperar meio ambiente Em sua primeira edição, mais de 350 pessoas, entre sócios e convidados, plantaram seis mil mudas de árvores na Sede Fazenda.

N

o dia 28 de maio aconte-

agreções ao meio ambiente na nossa sede

ceu a primeira edição do

de campo. Agora que estamos na adminis-

DIA VERDE, na Sede Fa-

tração da Sociedade, nada mais coerente

zenda, evento criado para

do que implantar um projeto para recu-

sensibilizar sobre a impor-

perar o que foi destruído. Nossa intenção

tância das ações ambientalmente corre-

não é apenas fazer uma intervenção com

tas. O resultado foi surpreendente. Mais de

hora marcada, mas sensibilizar o sócio e a

350 pessoas, entre sócios e convidados fi-

comunidade em geral para a necessidade

zeram o plantio de seis mil mudas de árvo-

de cuidarmos da natureza. Será a ação da

res nativas, frutíferas e de corte. “Nos últi-

Thalia pelo meio ambiente”, diz o presiden-

mos 20 anos assistimos e condenamos as

te Vilmar Schultz.

16


No total, serão 20 mil novas

da empresa Intelplast, que atua na

aterros, mas que volta a ser útil. Além

árvores, sendo que três mil já foram

produção de caixas e paletes plásti-

da reciclagem, nossa produção de

plantadas no final do ano passado e

cos usando artigos recicláveis como

paletes evita o corte de centenas de

as onze mil que faltam ficarão para os

matéria-prima. O presidente da in-

árvores. É uma ação dupla em favor

próximos encontros.

dústria, Marcos Ritzmann, ressaltou a

do meio ambiente. Como temos essa

O DIA VERDE contou com o

importância do Dia Verde pelo envol-

preocupação ambiental, ficamos mui-

apoio do Horto Municipal do Municí-

vimento das pessoas e relevância da

to satisfeitos ao ver a iniciativa da

pio de Balsa Nova, o apoio técnico de

ação em favor do meio ambiente. “Na

Thalia e a participação de tantas pes-

instituições ambientalistas, a orien-

nossa empresa, reciclamos 40 tone-

soas”, diz o industrial.

tação de sócios da Thalia ligados a

ladas de plástico todos os meses. É

Outra característica do evento

atividades do campo e o patrocínio

um material que iria para os rios ou

foi a participação de voluntários con-

17


vidados. “Além dos sócios, tivemos a

acrescenta. Segundo o presidente, o

tista Andersen Lamy, palestra sobre

presença do Grupo de Escoteiros do

Dia Verde faz parte de um amplo pro-

ambientalismo com o conselheiro do

Ar, do Grupo de Escoteiros Marechal

jeto que dará atenção às necessida-

Ibama, João Batista, orientação sobre

Rondon e de convidados escolhidos

des ambientais nos 217 hectares da

plantio com o agrônomo Geraldo Ne-

segundo suas capacidades de mul-

Fazenda, incluindo o adequado ma-

ves, sessão de aquecimento com pro-

tiplicar a ideia da conservação am-

nejo do solo e a destinação correta

fessores da nossa academia de ginás-

biental”, acrescenta Vilmar. Para ele,

dos resíduos produzidos na unidade.

tica e pelo encontro de congraçamento

a presença de crianças é um dos me-

O Dia Verde, que teve cobertura

realizado após a plantação, momento

lhores resultados. “Tudo o que se faz

da TV É Paraná, Canal 9, jornais e sites

em que foi servido churrasco a todos

para defender a natureza é para os

informativos, foi abrilhantado, ainda,

os participantes e que contou com o

nossos descendentes, para o futuro”,

pela música do saxofonista e clarine-

patrocínio da Intelplast.

18


19


Benefícios

Promoção reduz preço da hospedagem nas sedes Fazenda e Praia Desconto vale para todas as diárias em apartamento até o dia 30 de outubro de 2011.

O

Thaliano tem um motivo a mais para frequentar as sedes Fazenda e Praia durante a baixa temporada. É que o

Conselho Diretor decidiu por unanimidade aprovar a redução nos preços de locação dos apartamentos, em promoção válida para todas as diárias até 30 de outubro de 2011. Com a promoção,

Valores promocionais

ganham os associados e a própria Tha-

Apartamentos na Sede Fazenda: R$ 20,00 a díária.

lia que terá aumentado o índice de ocu-

Apartamentos na Sede Praia: R$ 10,00 a diária, por pessoa.

pação das unidades. Confira, ao lado,

Promoção válida de 1º de junho à 30 de outubro.

os valores promocionais.

Sábado é dia de feijoada na Thalia.

Venha degustar uma deliciosa feijoada. Traga a família e os amigos. É todo sábado, no Bar do Bolão.

Informações e reservas: 3322 7955.

20


O que é que a Thalia tem?

Esporte, esporte e... esporte Sedes Centro e Olímpica, no bairro do Tarumã, revelam vocação para cuidar do corpo.

S

e o seu objetivo é aprender

portivas das sedes Centro e Olímpica.

ou praticar natação, apren-

O primeiro passo é identificar a ativi-

der ou jogar tênis, jogar fute-

dade mais adequada as suas necessidades,

bol, bolão, fazer caminhadas,

marcar horário e começar uma vida nova, com

melhorar o condicionamento

mais saúde. Você vai perceber que, além da

físico, jogar ou aprender basquete,

qualidade e praticidade, fazer esportes é mui-

vôlei, judô, karatê, tênis de mesa,

to mais barato na Thalia.

ir a uma academia ao ar livre,

Para informações e matrículas, entre

colocar seu filho em uma

em contato com a Secretaria (3322 7955) ou,

escolinha de esportes,

para informações técnicas, procure o coorde-

então você deve es-

nador ou coordenadora da área desejada. Venha praticar esportes na Thalia e se

colher uma das atividades es-

torne um verdadeiro campeão de saúde.

Esporte

Sede

Basquetebol

Centro

Futebol de Campo

Olímpica

Futebol de Salão

Centro

Judô

Centro

Karatê

Centro

Natação

Centro e Olímpica

Tênis

Olímpica

Tênis de mesa

Centro

Voleibol

Centro

Para informações, entre em contato com cada setor ou com a Secretaria, 3322 7955.

21


Esporte

Reformulado, esporte da Thalia inicia recuperação Com a mudança do modelo de gestão esportiva, a Thalia registra ótimos resultados em diversas modalidades, apenas um ano após a reformulação.

E

m menos de um ano

pelos torneios internos e pela inclu-

No Tênis de Campo, ainda em

desde a posse da

são dos jogos com Bola 16 (antes

2010, a Thalia chegou a pontuar em

atual Diretoria e a

só era praticada a Bola 23), nossos

segundo lugar no ranking estadual,

mudança no modelo

bolonistas já conquistaram o se-

além de ter recebido competições

de gestão esportiva,

gundo lugar masculino na primeira

importantes como uma das etapas

coordenada pelo professor e dire-

etapa do Estadual, em Maringá, em

do Campeonato Brasileiro Infanto-

tor Silvio Antonio Fraguas, a melho-

30/04 e 1º/05.

Juvenil e outra do Campeonato Es-

ria na performance da Thalia já era

tadual nas categorias A e B. O próxi-

visivel em diversas modalidades.

mo projeto para o segmento, antiga

“Primeiro fizemos o diagnóstico da situação e propusemos diversas mudanças que, com o tempo, se mostraram eficientes e colaboraram para iniciar uma virada no segmento esportivo na Thalia”, conta. As mudanças no Bolão, que hoje admite exclusivamente associados da Thalia, já permitem o

Primeiro fizemos o diagnóstico e propusemos mudanças que colaboraram para iniciar a virada no segmento esportivo na Thalia

retorno aos eventos da Federação

22

reivindicação dos associados, é a construção da Casa do Tenista, na Sede Olímpica, o que dará uma condição excepcional ao parque tenístico da Thalia, que já possui oito quadras de saibro e duas rápidas. No Basquetebol, as equipes atuais confirmam a tradição da Thalia, com as equipes de todas as categorias atuando com padrão

Paranaense com estrutura melhor

O Tênis de Mesa, além da re-

técnico que permite disputar títulos

que a anterior. Atualmente, a Thalia

cepção de novos jogadores e inician-

de âmbito estadual. “A qualidade do

é representada por uma seleção de

tes, entrou para a fase do desenvol-

nosso basquete já levou a Thalia a

50 jogadores com potencial para a

vimento técnico, após a completa

fazer parceria com a Prefeitura de

conquista de títulos. Estimulados

reforma física do seu espaço.

Prudentópolis para representar o


município nos Jogos Abertos e nos

linha. Hoje, estamos com mais de

futebol é a organização de um Tor-

Jogos da Juventude”, conta. A Tha-

100 meninas e meninos matricula-

neio de Futebol Society, na Sede

lia também conquistou o vice-cam-

dos e com equipes masculinas das

Olímpica, aberto à participação de

peonato no Metropolitano de 2010,

categorias Sub 15 e Sub 17 para

clubes, instituições e empresas da

cujas finais foram jogadas em feve-

a disputa do Campeonato Estadu-

região. Os estudos para a realização

reiro deste ano.

al. No Campeonato Metropolitano,

estão avançados e os detalhes se-

chegamos em 4º lugar no primeiro

rão divulgados em breve.

Outro destaque do Basquete

turno, enquanto na categoria Adul-

é o thaliano Hélio Cordeiro, inte-

to ficamos com a quinta coloca-

grante da seleção paranaense Sub-

ção”, destaca.

A Natação recebeu novo impulso com a volta das atividades na Sede Centro, que teve reconstruída

15, campeã brasileira, em competiNo Futebol de Campo, a aber-

a cobertura das piscinas e ganhou

tura da Escolinha atraiu já no primei-

novos vestiários, incluindo o vestiário

ro mês de atuação 20 alunos, o que

família. Silvio explica que, “com os

No Voleibol, a Thalia atua ape-

viabiliza a atividade. “Além da forma-

investimentos em equipe técnica e

nas no feminino e na formação de

ção, nosso futebol tem como grande

as melhorias na estrutura de atendi-

atletas, mas “já levamos nossa equi-

característica o lazer. E aí é imbatível,

mento, a Thalia tem atualmente cerca

pe a uma participação na Liga Muni-

com os jogos acontecendo na Sede

de 200 pessoas participando regular-

cipal Start de Volei, na categoria sub

Olímpica, nas quartas-feiras e nos

mente das aulas de Hidroginástica e

16”, conta Silvio.

finais de semana, aberto a qualquer

Hidrobike e mais de 300, de todas as

sócio interessado, sem custo adicio-

idades, praticando natação.

ção disputada em Anápolis, GO, em 9 de abril.

A

Sociedade

apresentou

crescimento significativo também

nal ou inscrição prévia. É só chegar e jogar”, acrescenta.

no Futebol de Salão. “No início de 2010 não tínhamos sequer a esco-

“O entusiasmo com a natação é tão grande que nos levou a realizar mais uma Copa Thalia, para nadado-

Uma novidade para breve no

res de 7 a 60 anos”, explica.

23


Esporte

Esporte da Thalia terá projeto de R$ 1,2 milhão Ministério do Esporte aprovou proposta para desenvolver diversas atividades com recursos a serem captados através da Lei de Incentivo.

A

melhor notícia para os

Os recursos deverão ser captados

des de Basquetebol, Bolão, Futebol

esportes da Thalia che-

até junho de 2012, para uso nos

de Campo, Futsal, Handebol, Judô,

gou de Brasília. Ofício

anos de 2012 e 2013 nas sedes

Natação, Tênis, Tênis de Mesa e Vo-

encaminhado pela Co-

Centro e Olímpica.

leibol. “O projeto é o que faltava para

missão Técnica da Lei

chegarmos ao padrão que desejamos

de Incentivo ao Esporte informa a

Entre os objetivos do projeto

para o esporte na Thalia. Em breve

aprovação do Projeto “Thalia Por um

estão a descoberta de talentos es-

estaremos divulgando mais detalhes.

Ser Melhor” e a liberação, via Lei de

portivos e a formação de crianças e

Contamos com os associados para a

Incentivo ao Esporte, de 1 milhão e

adolescentes nas práticas esportivas.

fase de captação dos recursos”, co-

226 mil reais para a sua execução.

Farão parte do projeto as modalida-

menta o presidente Vilmar Schultz.

Venha ficar em forma na Academia da Thalia. Novos aparelhos Cross Over e Remada Cavalinho – Aulas de Jump Professores especializados – Preços e horários especiais para sócios.

Informações: 3222 7955 24


Sua aula de natação vai ficar ainda melhor. Em breve, aquecimento a gás nas piscinas da Sede Centro.

AGUARDE.

25


Notícias

Reta final para as obras do Jardim de Inverno

Thalia recebe etapa do Brasileiro de Esgrima A Confederação Brasileira de Esgrima realizou nas dependências da Thalia, de 25 a 27 de março, o Torneio Internacional Infantil Mario Queiroz, com disputas de sabre, espada e florete, por atletas das categorias infantis 9, 11, 13 e 15, masculino e feminino.

na foto recebendo sua premiação do diretor de Patrimônio da Thalia, Marcelo Daher de Lara), Vitor Ohta e Gilnei Anselmo da Silva. A competição terá ainda outras duas etapas, no Rio de Janeiro e em Indaiatuba, no interior de São Paulo.

Escoteiros do Ar no Dia Verde

Brasileiro de Automodelismo é realizado na Fazenda Thalia O associado terá mais um equipamento à sua disposição na Sede Centro, com a conclusão do Jardim de Inverno. As obras estão em fase final

O Grupo de Escoteiros do

e as próximas etapas serão a conclu-

Ar marcou presença no Dia Verde.

são de detalhes do acabamento e a

Chefes e lobinhos mostraram mui-

decoração do ambiente.

ta disposição na plantação das

“Queremos que o espaço funcione como uma pracinha, um ponto de encontro, um lugar onde as pessoas tenham prazer de conversar, entre flores e flolhagens”, diz Maria Helena Schultz, que assumiu a responsabili-

ajudaram a recolher os plásticos

onato Brasileiro de Automodelismo

que embalavam as mudas. Para-

Radiocontrolado deste ano foi rea-

béns pela atitude!

lizada na pista da Fazenda Thalia, de 25 a 27 de março, com a parti-

Escoteiros do Ar com inscrições abertas

dade de decorar o ambiente.

cipação de mais de 60 pilotos de

Elevador deverá estar instalado até o final do ano

presença com pelo menos seis cor-

Escoleito da Thalia estão abertas

redores, dos quais três marcaram

em todas as faixas etárias. A ativi-

pontos: Gabriel Brito (primeiro lugar,

dade ajuda na formação de crianças

O elevador de acesso ao Sa-

diversos estados. A Thalia marcou

As inscrições para o Grupo

lão Mármore terá obras iniciadas

através de ações cívicas, ambienta-

no segundo semestre deste ano. A

listas e de lazer.

instalação do equipamento, antigo anseio de nossos associados, já superou as fases de pré-projeto e de orçamento. A próxima etapa é o início das obras.

26

6.000 árvores. Ao mesmo tempo, A primeira etapa do Campe-

Academia para não sócios fora do horário de pico A Academia da Thalia, na Sede Centro, abriu matrículas também para


não sócios, mas apenas nos

conquistaram o Torneio Iní-

tante é vir conhecer a sinuca”, diz

horários mais ociosos, pela

cio. A organização ficou sob

o coordenador Jaime Fumio Ando. O

manhã das 9 às 11 horas

a responsabilidade dos Mos-

Salão de Sinuca funciona de segun-

e do meio-dia às 16 horas.

queteiros.

da à sexta, das 17 às 23 h, e aos

Os horários considerados nobres con-

Até o fechamento desta edi-

sábados, das 14 às 18 h.

tinuam exclusivos para os associados

ção, o Campeonato Interno já avan-

e a preços únicos de R$ 40,00 por

çava para o oitavo jogo do primeiro

mês ou R$ 100,00 para pagamentos

turno. A competição só termina em

trimestrais. A Academia atende pela

27 de outubro.

manhã, tarde e noite.

Cozinhas recebem reforma completa

Thalianos garantem 2º e 3º lugares no Aberto de Sinuca

Sinuca realiza eventos de congraçamento Para os interessados pela Sinuca, uma boa dica é comparecer nos eventos bimensais realizados para o congraçamento dos jogado-

Os thalianos Dudu e Gal-

res. É uma ótima oportunidade para

As cozinhas do restaurante e

vão garantiram duas excelentes

começar a conhecer o jogo e as pes-

do Bar do Bolão, ambas na Sede Cen-

classificações no Terceiro Thalia

soas.

tro, receberam reformas completas.

Open de Sinuca. Eles conquista-

O objetivo é melhorar ainda mais o

ram, respectivamente, o segundo

atendimento no setor gastronômico.

e o terceiro lugar. A competição foi presitigiada pela presença do pre-

‘Experts’ do carteado terão três campeonatos O Departamento de Esportes está preparando três competições para quem gosta dos jogos de cartas. Além do tradicional Torneio de Tranca, na Sauna, também estão em estudos os torneios Interno de Truco e de Scopa.

Bolão conhece primeiros campeões de 2011

Dança de Salão em dois horários semanais Aprender

sidente da Federação Paranaense,

a dançar ficou

Julio C. Maus.

mais fácil na

Na primeira etapa do Campe-

Thalia, com a

onato Individual Série Bronze da Fe-

abertura da

deração Paranaense, realizada nos

segunda tur-

dias 29 e 30 de abril na Thalia com

ma de Dança

mais de 70 jogadores de diversos

de Salão, com

clubes do Paraná e de Santa Cata-

a professora De-

rina, Donato foi o nosso melhor co-

nise Schmidlin. Além das aulas às

locado, com 400 pontos e a 12ª po-

segundas-feiras, os associados po-

sição. A competição terá ainda mais

dem optar também pela turma da

duas etapas até o final do ano.

quinta-feira, das 19h30 às 21 h.

Sinuca convida para a prática do esporte

Quinta-feira é o dia do canto na Thalia Centro

A coordenação de Sinuca con-

Nosso Coral faz ensaios sem-

vida os sócios da Thalia para virem

Os grupos Azes do Bolão (fe-

pre às quintas-feiras, na Sede Cen-

conhecer e praticar o esporte. “Não

minino) e Mosqueteiros (masculino)

tro e está aberto a novos integran-

importa a idade ou sexo. O impor-

tes. O horário de início é 19h30.

27


Finanças ¦ Administrativo

Restaurante da Sede Centro passa a atender para o almoço Agora, você tem uma ótima opção para o almoço, de segunda à sexta-feira. O restaurante da Thalia está atendendo em sistema de buffet, com muitas delícias.

Carnes

Saladas

Conselho Deliberativo aprova atualização da taxa de manutenção Valores ficaram dois anos sem alteração e ainda permanecem abaixo dos praticados por entidades co-irmãs.

A

atual conjuntura eco-

decisão sobre os novos valores to-

nômica do país, com o

mou como base os dados contábeis

crescimento

infla-

que mostram elevação nos custos e

ção e da taxa de juros

o resultado de uma pesquisa feita

foram

determinantes

pela Diretoria sobre a realidade de

no aumento de custos na Thalia e a

outras instituições. “Isso permitiu

consequente majoração na taxa de

uma taxa mais vantajosa para o as-

manutenção mensal. “Nossa Diretoria

sociado”, acrescenta.

da

fez tudo o que foi possível para retardar ao máximo o aumento, através de

Entre as motivações para o re-

uma política administrativo-financei-

ajuste, além do aumento de custos,

ra baseada na austeridade”, disse o

estão a continuidade do processo de

presidente do Conselho Deliberativo,

melhoria no atendimento, eventos e

Joelcio Santos Madureira. O dirigente

infraestrutura e o cumprimento de

destaca, ainda, que a economia feita

exigências do Corpo de Bombeiros

foi revertida em melhoria da qualidade

e da Secretaria de Meio Ambiente,

dos serviços oferecidos pela Socieda-

como a instalação de um novo sis-

de e que, “para a continuidade desse

tema de hidrantes e o isolamento

processo de rejuvenescimento será

acústico do Salão Mármore, na Sede

preciso manter o nível dos investimen-

Centro. “Apelamos para a compreen-

tos em ações e na infraestrutura”.

são de que essa é uma decisão difícil e realizada exclusivamente para

Sobremesas

Comendador Araújo, 383

28

Os novos valores, mesmo

continuar atendendo aos interesses

com o reajuste, são menores do

do associado. Estamos em tempos

que os praticados em outros clu-

difíceis, mas nosso projeto para a

bes e sociedades do mesmo porte

Thalia é para a melhoria constante”,

da Thalia. Madureira conta que a

completa Madureira.


Balanço - Sociedade Thalia - 2010 CIRCULANTE

ATIVO

R$

513.418,16

Saldo em Caixa R$ Conta corrente - Bancos R$ Aplicações de liquidez imediata R$ Aplicação - Potencial Construtivo R$ Aplicação - Remidos R$ Estoques R$ Cheques custodiados R$ Desp. Antecipadas R$

52.292,02 157.376,44 154.457,75 38.950,92 26.240,27 61.293,48 22.807,28

PERMANENTE

R$ 6.083.606,39

Imóveis Móveis e Veículos Exigível a longo prazo INSS - Parcelado

R$ R$ R$ R$

5.466.942,99 616.663,40

Total do Ativo

R$

7.427.144,22

830.119,67

PASSIVO R$

195.631,16

Caixa Ec. Federal Provisão 13º Salário Fornecedores

R$ R$ R$

5.070,85 3.270,51 84.585,79

Obrigações Fiscais Sociais - FGTS Salários a pagar Processos Trabalhistas

R$ R$ R$ R$

1.073,39 46.819,02 43.646,00 11.165,60

Exigível a longo prazo INSS Parcelado Seguros

R$ R$ R$

852.926,95 830.119,67 22.807,28

Patrimônio Líquido Conta Transitória/Ajustes Patrimônio Líquido Superavit do exercício

R$ R$ R$ R$

6.378.586,11 47.121,79 6.028.493,06 302.971,26

Total do Passivo

R$

7.427.144,22

CIRCULANTE

Reservado para publicidade gráfica

29


Divirta-se

30


31


A Thá participa da sua rotina oferecendo exatamente o que você procura: lazer, conforto, harmonia com a natureza e muito mais espaço. Com mais de um século de tradição, o grupo Thá projeta em cada empreendimento o seu estilo de vida, admirando o que você gosta, entendendo o que você quer. Thá, mais de 6 milhões de m² construídos em 12 estados brasileiros.

�������


Revista Thalia - Ed. 2