Page 1

LÍNGUA PORTUGUESA

É divertido

3 éerie4s a

a

s

Figuras diretas • Caça-palavras • e outros passatempos


Breve história de

Colombo E

D

N

A

Foi em novembro de 1877 que um grupo de imigrantes chegava ao Paraná vindo do norte da Itália, região do Veneto. Estabeleceuse em Morretes, na Colônia Nova Itália, e, mais tarde, seguiria em direção a Curitiba. Já em setembro de 1878, a Colônia Alfredo Chaves foi fundada em terras demarcadas pelo Governo 1 Provincial. a de um livro. Cada lado da folh recreio. ta na horaàdocategoria o feielevado Refeiçãfoi lugarejo

Em 8 de janeiro de 1890, o de Vila, com a denominação de Colombo em homenagem Pais. ao descobridor O mês do Dia dos da América, Cristóvão Colombo. E, em 5 de fevereiro de 1890, foi o). (pronome possessiv criado o município. Meus, teus e deles

2

3

1

4

5

2

8

9

8

9

11

7

da com desconto ercadoria anuncia M Você sabia que Colombo já se chamou Capivari? Isso aconteceu em uma loja. 1 em 1932, quando teve seu território anexado ai teBocaiuva do Sul. ias. tró ns co e qu Animal Em 1933, Colombo retornou ao seu nome original, mas também foi11 frutas e legumes de on a ru de io rc anexado a Curitiba e teve seu poder restaurado em 1943. mé Co rracas (plural). são vendidos em ba 13 . ia) gír o; ism eir sil (bracrescimento Colombo foi o município de maior taxa nas décadas Legal de

13

de 70 e 80, época em que recebeu muitas pessoas vindas de todo s. dernos de anotaçõe Ca o Brasil. Hoje, a maioria da população mora em áreas contínuas a Curitiba, e Colombo ainda preserva a agricultura herdada dos imigrantes italianos.

L

H

1 3 5 8


S

O

L

O S

3

4

1

5

6

7

9

10

8

9

8

9

12

10

1

4

6

1

12

1

9

1

4

1

5

8

9

As revistas "Aprender é Divertido" fazem parte de um projeto educacional da Prefeitura Municipal de Colombo. Com elas, você poderá aprender a mesma matéria que vê na sua escola, mas de uma forma bem diferente: resolvendo os desafios que você encontrará nos vários passatempos, como jogo dos erros, caça-palavras, cruzadinhas, liga-pontos e muito mais! Você verá que aprender sempre é fácil e divertido. Pronto para começar?


Caça-palavra

contos e narrativas Você já reparou que, nos contos e nas NARRATIVAS que lemos, sempre encontramos um personagem mais importante, ou seja, o PRINCIPAL? Esse personagem é o que chamamos de PROTAGONISTA. É o caso da Branca de Neve, no livro “Branca de Neve e os Sete Anões”. Já aquele que atua CONTRA o protagonista, chamamos de ANTAGONISTA. Na FÁBULA da Branca de Neve, esse personagem é a Bruxa. Procure lembrar as HISTÓRIAS que você já leu e veja só quantos protagonistas e antagonistas conheceu! P R O T A G O N I S T A

4

G I I Y Z X P W J P R D

A H Y N H U S A H A A F

L I W F A B U L A J E I

H S W J V L L T G C X G

L ÍN G U A P O

V T I G S V I K J C O G

S O U H W V C L P F H A

B R N S D V X Z R G I N

R T U G U ES A

G I S V I J B O I M A T

M A V P V L T L N U Q A

O S O Q C A T N C K F G

Z E G M K B W M I A J O

E D T L C U V X P I Z N

X Q V Z H J G J A Z I I

N S A V K A C S L Z M S

O N P X C E H R Y V V T

N E A F R R R Z A I T B I Q V A A L S V P Y A w

H W C I Y U E L Q S J I

V M G C O N T R A E N Y

O U I K B R I D X E A W


O desenho certo

Letras e fonemas A letra é a representação de um fonema na escrita. E o que é fonema? É cada som que forma as palavras. Muitas vezes, ele pode ser representado por diferentes letras, como em riso, moleza e exame. S, Z e X são letras diferentes, mas têm o mesmo som. Os desenhos abaixo estão representando as palavras. Circule apenas as que contêm a letra S com som de Z.

LÍ N G U A P O R TU

G U ES A

5


Ligue-ligue Muitas vezes, um fonema ĂŠ representado por duas letras, como ch, que tem o som de x. Nesses casos, as palavras possuem mais letras do que fonemas. Ligue a figura Ă s letras e aos fonemas correspondentes.

7 letras 6 fonemas

8 letras 7 fonemas

7 letras 7 fonemas

6 letras 6 fonemas

8 letras 8 fonemas

6

L Ă?N G U A P O

R T U G U ES A


Enigma

Decifre o enigma e descubra como é chamado o encontro de duas ou mais vogais em uma palavra.

-MA + N +

- LANTE +

- ADOR + N +

- AR +

-AÇA +

- BO

- VRO +

- BRA

LÍ N G U A P O R TU

G U ES A

7


DIRETA Resolva a Direta e, nas casas em destaque, surgirão palavras que possuem ditongo que é encontro de duas vogais em uma mesma sílaba.

8

L ÍN G U A P O

R T U G U ES A


OS OBJETOS O encontro consonantal ocorre quando duas ou mais consoantes se encontram na mesma palavra. Na cena abaixo, as pessoas estão segurando, cada uma, um objeto diferente. Você deve marcar apenas aqueles cujos nomes possuem um encontro consonantal.

LÍ N G U A P O R TU

G U ES A

9


Direta Resolva a Direta e, nas casas em destaque, surgirá como é denominada a sílaba mais forte da palavra, aquela pronunciada com mais intensidade.

10

L ÍN G U A P O

R T U G U ES A


Circule As palavras proparoxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima, ou seja, a que é pronunciada de modo mais forte. Os desenhos abaixo representam palavras, e você deve circular apenas as proparoxítonas.

LÍ N G U A P O R TU

G U ES A

11


Memorex Numeral é o nome dado à classe de palavras que indicam quantidade ou posição em uma série. O número ordinal, por exemplo, indica a ordem. Exemplos: primeiro, terceiro, décimo... Olhe a cena por alguns instantes, vire a página de cabeça para baixo, tape o desenho e depois responda às perguntas.

6- A menina usa uma meia rosa? 5- Algum menino tem o cabelo castanho? 4- Há um avião no céu? 3- Você vê um lenço no desenho? 2- A menina está em cima do pódio? 1- Existe uma ave na cena?

12

L ÍN G U A P O

R T U G U ES A


Caça-palavra Sinônimos Sinônimos são palavras de sentido semelhante, ou seja, que significam praticamente a mesma coisa. Já antônimos são palavras de sentido contrário, oposto. As palavras destacadas abaixo possuem um sinônimo e um antônimo, que se encontram escondidos no diagrama de letras. Vamos encontrá-los? BELO

TRISTEZA

LIVRE DOCE

A c b Q b o n i t o S K Q P s Z c Q w Q l q i a w a R M Y L F K x Y L l p M B A F A Q K E E A M O S K Q P B Z O Q P Q P E N A S M R M Y L F K D Y L P S M B I Z N Y E M D P A J N Q K S C U Z I V N T N T B R U I D B J O Y D C C X R X Q O F D N F Y N U O H T T F N X G F H I Z K L I E F L A M O U Y E M U I O Z X G D O S U A V E H A B F H I O M E N E U Q X U B V L P C Z P S K Y K V I N D E P

X G R Y D A Q C O V B E

S R B W E I D E G X B N

I N B T D F Q N M O P D

A L E G R I A B B W H E

B V T H K M Q F U M T N

LÍ N G U A P O R TU

B K M H R O J D Z K J T

G U ES A

A L E Q L P W X Z E B E

Z C H L B H Y D J N D V

13


Criptograma

Para letras iguais, números iguais. Resolvido o passatempo, surgirá, nas casas em destaque, como é denominado o elemento que liga palavras, estabelecendo uma relação de sentido entre elas, que podem ser de origem, posse, tempo etc. São exemplos: de, para, sem, sobre, contra e outros. (?) Amarelo, nome do Sítio em que moram 1 Narizinho e Dona Benta (Lit. inf.).

2

3

4

4

5

6

5

7

8

9

10

4

7

4

11

12

9

4

11

11

8

2

9

1

8

10

10

4

10

4

11

13

2

13

4

3

9

11

13

6

4

4

12

7

9

4

11

4

12

8

7

8

10

7

4

10

3

13

8

São representados por algarismos (Mat.). A cor da gema do ovo. Tremor rápido causado por frio. Multidão de (?): gente. Profissional que trabalha no teatro ou na televisão. Enfeite de pano para a janela. Fazer a refeição do meio-dia. O plural de "alemão". Animal de estimação de um time.

14

L ÍN G U A P O

R T U G U ES A

A R R E P I O


Você consegue? Pintando os pedaços Complete as palavras usando corretamente C, S, SS ou SC. Depois, pinte apenas os pedaços que foram completados com a letra C e veja o que surgirá.

LÍ N G U A P O R TU

G U ES A

15


As iniciais

˜

Escreva nos espaços em branco as iniciais de cada uma das figuras e descubra como se chama a expressão formada por duas ou mais palavras que têm a mesma função do adjetivo.

˜

COMIDA DE GATO

LEITE DE CABRA

BRINCADEIRA DE CRIANÇA COR DO CÉU

16

R TU GU E L ÍN G U A P O

SA

AMOR DE MÃE


Labirinto Está na hora do lanche e nosso amigo não vê a hora de comer seu sanduíche. Mas antes ele precisa passar pelo caminho correto, que é o que contém as palavras escritas com a letra G.

LÍ N G U A P O R TU

G U ES A

17


Figuras diretas

Escreva o nome de cada figura na direção indicada pela seta. Um nome já está escrito como exemplo.

Palavras com os dígrafos RR, NH, CH e LH

C A R R O Ç A

18

L ÍN G U A P O

R T U G U ES A


L ÍN G U A P O

R T U G U ES A

4 a érie S

LÍ N G U A P O R TU

G U ES A

19


Palavras cruzadas Complete as casas em branco, com S, C, SC, XC, SS ou Ç.

P I E

I

E

N

U

I

O

N

F

R

A

I

D

T

O

S

D

E

N

D

N

U L

L E

A

N

A

E E

T p 20

A L ÍN G U A P O

E R T U G U ES A

E

A E M

T

O

A


Caça-palavra Grau comparativo Quando queremos comparar as características de dois ou mais seres, nós usamos o adjetivo no grau comparativo. Para o comparativo de igualdade, usamos tão ... quanto ou tão ... como; para o de superioridade, usamos mais ... que ou mais ... do que; para o de inferioridade, menos ... que; menos ... do que. Apenas os adjetivos bom, mau, grande e pequeno têm formas especiais no comparativo de superioridade. Elas estão escondidas no diagrama de letras. Vamos encontrá-las? B F S D A M I B S B U O

P Z R I A W O P M U J W

M G Z C L I M G D U O P

S G A P A Y M A I O R C

K M P E S K T K J P O B

Q O I O G Q D H S I J L

I S O P B H D Z F X B O

T P R V Q I H D G G N E

Z O Y Q R D H Q S Q H D

A O Y S B X E U T E K T

K E T Q G W O W P D P I

G S W Z C F V M R S K V

K M E L H O R F E D H P

Y N S X J O X D N K X H

H Q N J B G X Z X A H X

B E Z F P P X O Y Z P N

G S X G S Q P O H C F Y

S A F M V H W Q D M J S

LÍ N G U A P O R TU

S C M E N O R J P F M M

G U ES A

K C S X H N G B T U H X

V T X B H Q N H N W N W

21


O intruso Entre os desenhos abaixo, apenas um não se escreve com LH. Vamos encontrá-lo?

22

L ÍN G U A P O

R T U G U ES A


Código secreto

O B R U R X L I E O B R U R X L I

Troque os símbolos pelas letras e descubra como é chamado o verbo que ajuda o verbo principal a expressar seu significado. Os dois juntos formam uma locução verbal.

O B

R

U

R

X

L

I

E A

LÍ N G U A P O R TU

G U ES A

V

23


Jogo dos erros A propaganda Ê o recurso usado em publicidade para despertar o desejo do consumidor. Ela utiliza recursos para garantir seu principal objetivo: a venda de um produto. Descubra as SETE diferenças entre os desenhos.

24

L Ă?N G U A P O

R T U G U ES A


Montando palavras Paroxítonas As sílabas abaixo foram retiradas de algumas palavras, todas paroxítonas. Vamos juntá-las para formar as palavras?

ME XI BRA NEI TER FLO SA QUÍ LEI SE LEI PÔ RES JI CRE SI BI NI BOI RO RÁ TA A RIA VÔ TÁ CA TÁ _____________

_____________

_____________

_____________

_____________

_____________

_____________

_____________

_____________

_____________

LÍ N G U A P O R TU

G U ES A

25


Desembaralhe

Desembaralhe as letras e descubra a classe gramatical que liga palavras e orações. "Quando" e "enquanto" pertencem a ela.

N OJC Ã OUÇ N 26

L ÍN G U A P O

R T U G U ES A


Figuras diretas NĂşmeros cardinais

5 70 10 19

9

90

D E Z

40 LĂ? N G U A P O R TU

G U ES A

27


Direta Nas casas destacadas na Direta, os dois termos ou elementos principais da oração.

28

L ÍN G U A P O

R T U G U ES A


Achei! Encontre na cena cinco elementos que representam palavras oxĂ­tonas acentuadas.

LĂ? N G U A P O R TU

G U ES A

29


Criptograma Para letras iguais, números iguais. Resolvido o passatempo, surgirá, nas casas em destaque, como se classifica o pronome "minha". Esse pronome refere-se à pessoa gramatical e dá a ideia de posse.

1

2

3

4

1

O ordinal relativo ao número oito.

4

2

1

5

6

Bolsa para compras em supermercados.

1

7

6

8

1

1

9

1

2

6

O país onde nascemos.

Calçado que cobre o pé. Resultado do jogo 0 x 0. Período de cem anos. A criança muito levada. Que está parado e não se mexe. Vara pequena e fina. Preencher um espaço.

30

L ÍN G U A P O

R T U G U ES A

S

A

P

A

T

O

10

9

1

2

11

11

7

12

8

6

1

9

11

7

1

10

6

5

11

8

1

3

11

2

1

7

12

9

1

3


Ligue-ligue Palavras homófonas são aquelas que possuem sons iguais, mas grafias e sentidos diferentes. Ligue as palavras homófonas ao seu real significado.

Mal

Mau

Antônimo de “bom”

Antônimo de “bem”

Cela

Sela

Arreio

Lugar onde ficam os prisioneiros

Coser

Cozer

Cozinhar

Costurar

Acento

Assento

Sinal gráfico

Lugar para sentar

LÍ N G U A P O R TU

G U ES A

31


Caça-palavra

X com som de CH Você deve marcar, no diagrama de letras, apenas as palavras cuja letra X tem o som de CH. Vamos lá? São sete palavras.

32

X O R W

C V Q E

N c a a L X R E S q Z E D I F N

O x o n e v E T K T S C N X d D A B L Y W S Y O

I b B X N C W F

N T V N A x Z Y

E O X D

B B A J

A P X K

X Y A N D H R e

X O R W X D L Z S D M C

C V Q E N X E R G A R N

N s a x L X R E S U Z E D I F N R R F X G X S O D V I V K V T A V Y I L A E W I Y X I C S N F M

O F o n e S E T K T S C N X A D A B L Y W S Y O B X K S Y L N Z P M D T U N H G E P B A w E Y W Q Y D O W N U D Z P C C A R A R B C P e x a t o

I B N W V R T L H C N R

N V A Z E N X U G A R F

E O X D N N T E P V Y U

B B A J R F W B I S H O

A P X K N J H M T B H H

X Y A N D H R e E X Z E Y M Z P N L T O V Q R L

L ÍN G U A P O

R T U G U ES A

A X C F E W I X L C I K

T N I Y Z E Q U F H E Y


Corrida do saber Para que o atleta chegue até a linha de chegada, ele precisa avançar pelas casas. Para isso, você deve responder às perguntas corretamente. No final, junte todas as primeiras letras de cada uma das respostas, na ordem em que aparecem, e descubra o que surgirá.

LÍ N G U A P O R TU

G U ES A

33


As iniciais Escreva nos espaços em branco as iniciais de cada uma das figuras e descubra como se chama a escrita reduzida da palavra ou da expressão, geralmente com ponto final.

CIA. FEM. A. EX.

LTD

Revista produzida pela EDIOURO/COQUETEL para a Prefeitura de Colombo – Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes. Diretora Executiva: Vânia Tavares Diretor Editorial: Henrique Ramos Diretor de Novos Negócios: Mauro Bentes Área responsável pela venda desta edição: Euclides de Oliveira / Nelson Martins (41) 3023-0007 REDAÇÃO: Editor-Chefe: Daniel Stycer; Editorial: Eliana Rinaldi e Renata Meirelles; Revisão: Hugo Wyler Filho e Aline Canejo; Colaboração: Projeto gráfico: Jonathan G. Henrique; Diagramação: Fábio Brasil, Fernando Abbade, Luiz Fernando e Sérgio Quadros; Ilustração: Arionauro, Eduardo Longo, Marcelino e Ulisses Araújo. Mais informações sobre Projetos Especiais: (41) 3023-0007 - (21) 3882-8315 - (21) 3882-8447 - (21) 3882-8448

34

L ÍN G U A P O

R T U G U ES A


Hino Há um sol que fecunda esta terra amplo altar de trabalho, oração; E, a outra luz a aquecer nossa alma, que alegra o olhar, a voz e o coração; Essa é a herança que os antepassados, lá da Itália pátria da canção; A nós legaram brasileiros de hoje que idolatramos este rincão; Colombo berço querido teu futuro soberbo será, És a capital da uva do Estado do Paraná, As videiras tão ricas, tão puras que este solo abençoado produz, Têm a essência do símbolo santo, do sangue vivo de Jesus. Há nas Grutas de Bacaetava, a assombrosa expressão do Senhor, Que doou maravilha tão rara, à paisagem de paz e de amor; Pelos vales o milho e o tomate, sobre os montes alveja o calcário; Eis Colombo a crescer sob as bênçãos, de Nossa Senhora do Rosário; Colombo berço querido teu futuro soberbo será, És a capital da uva do Estado do Paraná, As videiras tão ricas, tão puras que este solo abençoado produz, Tem a essência do símbolo santo, do sangue vivo de Jesus. Letra: Dra. Vera Vargas Música: Pedro Antônio Mannes


Boneco prefeitura de Colombo - Português  

Boneco desenvolvido e publicado para a prefeitura de Colombo (PR), orientado para alunos da 3º e 4º série

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you