Revista Ruminantes 38

Page 11

Ovinos da raça Romane | Entrevista a Helder Alves

partos concentrados ao longo de 3 semanas. Com flushing e com o efeito macho que é muito importante. Tenho 75 machos adultos. Nas cruzadas meto sempre os machos todos, nas puras só os que venham dos centros de testagem da OS Romane por causa da consanguinidade. Todos os machos que tenho são Romane, mas nem todos vêm dos centros de testagem. Nunca ponho carneiros às ovelhas sem terem um arreio marcador, muito pouca gente os utiliza e é das coisas mais fáceis e mais importantes nos carneiros porque conseguimos perceber as ovelhas que já foram cobertas. Depois, 40 a 45 dias após retirar os machos, faz-se a ecografia. As parições são feitas no ovil?

Sim, as ovelhas parem no ovil e aos 15 a 20 dias vão para o campo com os borregos (já desparasitados), sempre divididos por lotes: ovelhas com 1 borrego, com 2 e com 3, para adaptar a alimentação das mães às suas necessidades. Os borregos estão com as mães até aos 60 dias, e nessa altura são desmamados. Aí são separados aqueles que são para engorda e os que são para reposição. Faço nova cobrição 45 a 60 dias após o desmame. Deixo-as descansar um mês com alimentação normal e um mês a fazer o flushing para a cobrição. Convém esperar este tempo para não comprometer a fertilidade e a prolificidade. Como faz o maneio alimentar?

As ovelhas estão sempre a campo. Só estão

fechadas a ração e palha, ou feno, 10 a 15 dias antes de o grupo começar a parir e 15 a 20 dias depois de parir. Quando há muita erva, não precisam de suplementação. Quanto aos borregos, são suplementados quase todo o ano com comedor seletivo; no ovil, aos 8 a 10 dias de vida começam logo a ir ao comedouro seletivo, e quando saem de lá já sabem procurar aí a comida. Usa sempre a mesma ração, ou tem rações específicas para as ovelhas de pré-parto?

Para as ovelhas, por questões de maneio, é utilizada a mesma ração, sendo feito o ajuste das quantidades às necessidades de cada uma das fases do ciclo produtivo. Estas ovelhas têm uma capacidade de ingestão muito grande para o seu peso. Por isso, pode-se dar um alimento um bocadinho mais pobre para suprir as mesmas necessidades. Para os borregos começo pelo pré-starter, depois passo para o starter e, a seguir, para uma ração de engorda. Têm problemas sanitários na exploração?

Se o plano profilático for cumprido, não temos. De que consta o plano profilático?

A desparasitação para a Coccidiose é a primeira coisa que fazemos entre os 10 e os 15 dias depois do nascimento dos borregos. Depois é feita a vacinação para os clostrídeos e pasteurelas e a desparasitação de largo espetro entre os 30 e os 40 dias. Ao desmame é feito o reforço desta vacinação. Nos animais adquiridos fora da exploração, para engorda, é feita a vacinação para clostrídeos e pasteurelas e ainda a desparasitação para Coccidiose e de largo espetro à entrada para a engorda. Qual é o objetivo deste negócio a 5 anos?

Quero ter as fêmeas todas puras e manter o efetivo atual. Que indicadores utiliza para perceber se o negócio está no bom caminho?

Os indicadores que temos em conta no efetivo reprodutor são o número de borregos desmamados por ovelha e os quilos de borrego desmamados por ovelha. Valores anuais interessantes são: 2 borregos por ovelha e 20 kg de peso vivo por borrego aos 60 dias. Relativamente à engorda, em termos produtivos damos muita atenção à mortalidade e ao índice de conversão. Com o sistema produtivo que seguimos, temos valores na ordem de 1% de mortalidade e um índice de conversão de 3 kg de concentrado por 1 kg de ganho de peso. A rentabilidade económica está dependente de muitos fatores externos, como o preço de compra e venda dos animais e os custos dos fatores de produção.

ProOvis - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CRIADORES DA RAÇA ROMANE Há quatro anos, Helder Alves e um grupo de criadores da raça Romane fundaram a ProOvis. O objetivo é contribuir para a preservação da genética da raça: “Vou vendo por aí muitos animais que são chamados de INRA 401 ou Romane e que fogem muito às características da raça", refere Helder. Quantos sócios tem a ProOvis? Atualmente somos cerca de 16 sócios. O ano passado tínhamos 750 animais em linha pura registados no livro genealógico da raça, que é gerido pela OS Romane. Este ano passaremos os 1000 animais, a maioria ainda animais importados e cerca de 250 já nascidos em Portugal. A Romane é a primeira raça exótica presente em Portugal em que a gestão do livro genealógico é realizada pelo organismo oficial do país de origem. Quem faz os controlos? O controlo é realizado pelos técnicos da OS Romane que se deslocam periodicamente a Portugal. Atualmente temos os mesmos direitos e obrigações que os produtores de França com animais inscritos no livro genealógico. O que é necessário para ser produtor da raça com animais registados no livro genealógico? Tem que se tornar sócio da associação portuguesa. O valor da quota são 50 euros anuais. Os machos terão que ser provenientes dum centro de testagem da OS Romane e registados no livro genealógico. As fêmeas, independentemente de serem nascidas em Portugal, ou importadas, também terão de estar inscritas no livro. As fêmeas nascidas em Portugal serão inscritas no livro após manifestação de interesse pelo produtor e verificação de todos os requisitos, nomeadamente a inscrição dos progenitores no livro genealógico, e o padrão da raça. O custo de registo são 3 euros por ovelha adulta por ano. Com que finalidade vendem os outros criadores associados os seus animais? Alguns vendem genética, machos para rebanhos industriais e fêmeas para outros criadores, em linha pura ou sem registo. Cada um é livre de vender como quiser. Os machos são maioritariamente para abate.

RUMINANTES | JUL/AGO/SET 2020

11


Articles inside

Comedouro inteligente

2min
pages 94-96

Observatório Leite

11min
pages 84-87

Rede de informação BovINE

11min
pages 88-92

Entrevista a António Avelino

5min
pages 80-81

Robots de ordenha

11min
pages 70-73

Silagem todo o ano

6min
pages 78-79

Vacas frescas

4min
pages 76-77

Troup'O

5min
pages 74-75

Regenerar o ecossistema

15min
pages 64-69

Inflamação

11min
pages 56-59

Criopreservação de sémen

15min
pages 12-17

Ovinos Romane

11min
pages 8-11

Mais saúde com menos custos

7min
pages 44-47

Queijo Herdade dos Caeiros

20min
pages 18-25

Produção leiteira irlandesa

5min
pages 42-43

Border Collie

8min
pages 60-63

Leite do Nordeste

3min
pages 38-39
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.