Page 1


Publicação #4 Junho 2015

Associação MiratecArts tem por finalidade realçar o indivíduo, a equipa e a produtividade organizacional no mundo da cultura artística. Projetos inclui DiscoverAzores, Atlantes, Roteiro de Arte Pública na Madalena, Montanha Pico Festival e o Azores Fringe Festival.

  MiratecArts www.mirateca.com

MiratecArts is an association created to enhance individual, team and organizational productivity in the artistic cultural world. Projects include DiscoverAzores, Atlantes, Public Art Route in Madalena, Mountain Pico Festival and the Azores Fringe Festival.

info@mirateca.com (+351) 96 363 9996


TERRY COSTA diretor artistico MiratecArts artistic director fundador Azores Fringe Festival founder As artes fazem parte do nosso dia-adia, mesmo quando nem pensamos que é arte. O seu desenvolvimento, desde criança, é importante para o conhecimento do mundo e a criação de novas linguagens. Numa sociedade que nos isola com vidas vividas em computadores, bombardiadas de reality-shows e video-games, cada vez mais é necessário o directo contacto e participação com a arte para despertar a nossa mente. No Azores Fringe pretendemos incentivar essa participação através dos vários eventos apresentados por artistas tão eclécticos como a nossa imaginação. Vamos ao Fringe! The arts are part of our daily life, even when we do not think it’s art. Its development, since childhood, it is important for the knowledge of the world and the creation of new languages. In a society that isolates us with lives lived in computers, reality shows and video games, more and more direct contact and participation with art is necessary to awaken our minds. In the Azores Fringe we wish to encourage this participation through various events presented by artists as eclectic as our imagination. Let go Fringe!

Atlante é a mascote do Fringe, um símbolo de persistência e de ousadia. Atlante is the mascot of the Fringe, a symbol of persistence and boldness.


O AZORES FRINGE FESTIVAL É POSSÍVEL COM O APOIO, PARCERIAS E OFERTAS DOS NOSSOS AMIGOS. AZORES FRINGE FESTIVAL IS MADE POSSIBLE WITH THE SUPPORT, PARTNERSHIPS AND GIFTS FROM OUR FRIENDS. ORGANIZAÇÃO

PARCEIROS

APOIO DE APRESENTAÇÃO

TELEVISÃO

RÁDIOS

JORNAIS

ZINES

DESIGN RÚBEN QUADROS RAMOS design . multimedia . communication

info@mirateca.com | 96 363 99 96 Faz parte da família, apoia MiratecArts e os seus projetos. Be a part of the family, support MiratecArts and its projects.


modelo  djrudyneves make-up  vitoroliveiramakeup

ÍNDICE

www.discoverazores.eu ARTISTAS AÇORIAN@S JUNTEM-SE Descobrir Açores com arte e artistas é um projeto da MiratecArts com o apoio da Direção Regional do Turismo (Governo dos Açores). O projeto iníciou em 2012 com uma plataforma online que já consiste de mais de 300 links e 180 páginas de artistas residentes na região. A próxima fase do projeto vai publicar uma revista, destacando alguns dos artistas que tem um corpo de trabalho extensivo para consumo internacional. www.discoverazores.eu

2015

Encontro Pedras Negras

6

Madalena

8

Lajes do Pico

22

São Roque do Pico

26

Santa Cruz das Flores

28

Lajes das Flores

30

Vila do Corvo

32

Vila do Porto, Santa Maria

34

São Miguel

36

Graciosa

38

Terceira

38

SHORTS@FRINGE

39


ENCONTRO PEDRAS NEGRAS

Escritores açorianos participam em encontro de conversa e partilha na ilha montanha. Se ainda não te inscreveste aparece nos eventos e junta-te à rede:

29 A 31 DE MAIO ILHA DO PICO

Pedro Almeida Maia

Carolina Cordeiro

www.discoverazores.eu

São Miguel, Açores

São Miguel, Açores

Lucília Pinheiro Pico, Açores

Malvina Sousa

Cátia Martins

São Miguel, Açores

São Miguel, Açores

Pedro Paulo Câmara

Susana Moura

São Miguel, Açores

Pico, Açores

Helena da Ponte

Manuel Tomás

São Miguel, Açores

Pico, Açores

Gabriela Silva 6

Flores, Açores

Nuno Cabral

Flores, Açores

Tiago Paquete

São Miguel, Açores


EVENTOS Sáb. 30 MAIO PÚBLICOS DO 10h00 Visita à Calheta de Nesquim ENCONTRO Sex. 29 MAIO 21h30

Encontro educativo Auditório Municipal da Biblioteca Dias de Melo, Lajes do Pico Apresentações inclui: “Dias de Melo, o açoriano picaroto” por Manuel Tomás. “Os 3 Florentinos” por Gabriela Silva, “Escritores Açorianos na(s) Boca(s) do Mundo” por Carolina Cordeiro e Pedro Paulo Câmara.

Encontro pelas 10h em frente ao Museu dos Baleeiros nas Lajes do Pico. Visita guiada até Calheta de Nesquim, casa do escritor picoense Dias de Melo.

14h30

“Vamo-nos Conhecer”

Auditório Municipal da Biblioteca Dias de Melo, Lajes do Pico Apresentação dos escritores participantes; anúncio de vencedor do Prémio de Escrita DiscoverAzores; o futuro da escrita nos Açores.

20h30

“O Pintor Excessivo”

Escola Cardeal Costa Nunes Madalena Lançamento da nova obra do escritor Manuel Tomás, “O Pintor Excessivo”. Abandonado pela família, um homem refugia-se na arte em busca da felicidade. O projeto ATLANTES da MiratecArts incentiva luso-descendentes e portugueses, a viver fora de Portugal, a investirem com sua arte e talentos no país. Em 2013, durante o Azores Fringe, um filme documentário foi realizado. A estreia aconteceu em 2014 com apresentações em festivais, universidades, centros culturais no Brasil, Canadá, EUA, Portugal incluindo a maioria das ilhas dos Açores, entre outros locais. ATLANTES - THE DOC promove os Açores e Portugal como um destino de criatividade e já incentivou artistas que não tem relações com esta terra, a virem explorar e criar connosco. Agora um novo site plataforma está a ser criado www.artistaslusos.com com o apoio da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas (Ministério de Negócios Estrangeiros). Agora já podes ver o filme online. www.mirateca.com


MADALENA DE MAIO, 17H00 DIA DE 29TERMINAL MARÍTIMO DA MADALENA ABERTURA

Viagem à Volta do Pico

The Rise 2351m

Davide Sousa (Madeira/Pico)

Galeria Costa

Terry Costa (Canadá/Pico)

O Rei Inchado

Maria João Lopes (Lisboa, Portugal)

O Gatuno e o Extraterrestre Trombudo

Maria João Lopes (Lisboa, Portugal)

de 18 maio a setembro Furada, Candelária A Galeria Costa, entre a cultura da vinha ao ar-livre, volta a ser aberta ao público, apresentando uma colecção de instalações desde as já populares “Rocha Roxa” e “O Altar”. Visite à sua disposição, e se o fizer durante as vindímas até pode apanhar o seu cacho de uvas.

Ter. 2 junho, 10h00 Centro de Formação Artística A história de um rei que incha de tal forma que não consegue ter os pés no chão e anda a voar pelos céus do reino.

OFICINA D´ARTES

Verónica Melo (São Miguel, Açores)

WORKSHOPS

Manoel Costa (Pico, Açores)

Qua. 3 junho, 10h00 Centro de Formação Artística O Gatuno está desesperado. A sua vida de gato foi ameaçada pela chegada de um ser verde, com rodinhas e uma tromba através da qual respira, cheira e come!

Sofia Sousa (Leiria/Pico) Hélder Bettencourt (Pico,Açores)

DJ RUDY NEVES (Pico, Açores)

Movimento do Corpo

Seg. 1 junho, 20h00 Relvas, São Mateus Abertura oficial da Oficina d’artes de Manoel Costa.

SHORTS@FRINGE Gare Marítima (aberta diariamente) Exposição de fotografia de Davide Sousa dando a volta à ilha montanha em imagens.

8

Seg. 1 Junho, 21h30

MUNDO | EMOÇÕES, Pg. 43 Qua. 3 Junho, 21h30

2 e 4 junho, 10h00 Centro de Formação Artística

MiratecArts - Estádio Municipal

Atividades para crianças lideradas pela artista.

ANIMAÇÃO ADULTOS, Pg. 44

Qua. 3 junho, 10h30 Centro de Formação Artística Workshop para crianças explorarem seu corpo através de dança.


Concerto

três intervalos curtos

Caroline Dieluweit (Regensburg, Alemanha)

Temporada de Artes CFA (Pico, Açores)

SHORTS@FRINGE Sex. 12 junho, 21h30

MUNDOS & LÍNGUAS, Pg. 44

de 9 a 13 de junho Várias localidades Tânia Cabral (Santa Maria, Açores)

O Centro de Formação Artística da Madalena apresenta os seus trabalhos no final do ano lectivo. Várias apresentações em vários locais para anunciar.

Conversa com Artista Jorge Gonçalves Silva (Carcavelos, Portugal)

Sex. 12 junho, 22h30

ARCO-ÍRIS, Pg. 47

MiratecArts - Estádio Municipal

Sorrisos de Pedra - Digressão Helena Amaral (Pico Açores)

SHORTS@FRINGE Seg. 15 junho, 21h30

MUNDO SEM PALAVRAS, Pg. 46

Ter. 16 junho, 10h30

BANG CRIANÇAS, Pg. 39

Qua. 17 junho, 21h30

O MUNDO É NOSSO, Pg. 47

Qua. 17 junho, 22h30

MEDOS & SUSTOS, Pg. 46

Sofia Sousa (Leiria/Pico) Qui. 4 junho, 18h00 Gruta das Torres Composição original por Holger Hockemeyer apresentada em viola por Caroline nesta localidade especial por debaixo da montanha. Original Composition for viola by Holger Hockemeyer presented by Caroline in this special place underground.

Sáb. 13 junho, 14h00 Jardim dos Maroiços

Daniel Pena (Mafra, Portugal) Qui. 4 de junho, 18h00 Gruta das Torres Vi-os unirem-se em intervalos curtos. Três intervalos curtos.

Sex. 12 junho, 21h00 MiratecArts - Estádio Municipal A fotografia na vida.

Junte-se à artista para percorrer várias localidades da ilha, e do Parque Natural do Pico, oferecendo à natureza um “Sorriso de Pedra”. Encontro no Jardim dos Maroiços pelas 14h para seguir em digressão pela ilha.

Ter. 23 junho, 10h00

ANIMAÇÃO PG Pg. 43

Ter. 23 junho, 11h00

BANG PG Pg. 39 MiratecArts - Estádio Municipal

9


MADALENA Urban String Music Dueto (Lisboa/Pico)

A Farsa do Rei Fanfarrão

MiratecArts/MadArte (Pico, Açores) Sex. 19 junho, 21h30 Câmara Municipal da Madalena

Manuel Serpa (Pico, Açores)

Qua. 17 junho, 21h30 Cella, Barca Qui. 18 junho, 18h00 Gruta das Torres Viajando desde a música clássica, rock ao original, o dueto de violoncelo constituído por Sofia Rodrigues e Gui Rodriguez vai se apresentar e explorar várias localidades da ilha do Pico com repertório diferente.

10

Qui. 18 jun, 21h30 Câmara Municipal da Madalena MUSEU DA CHAMARRITA, uma realidade no futuro? A importância e investimento em tradições únicas das nossas ilhas vai ser debatida neste encontro de diálogo com a participação de Manuel Serpa (Universidade Sénior) e apresentação de um projeto similar por Terry Costa (MiratecArts). Actuação do Grupo de Chamarrita da Casa da Música da Candelária convidando o público em geral a se juntar.

ERASA (Pico, Açores)

Viola da Terra

Teatro Mensagem (Pico, Açores)

TERTÚLIA

Casa da Música da Candelária

CHAPÉU DE PALHA

Este trabalho comprova-nos como o teatro tem em si o poder de ver, e dar a ver, o Mundo. Rindo, como quem leva uma vacina sem dor... Tu e eu; eis a Humanidade. Só nos resta, depois do aplauso, ter a coragem de tentar transformá-lo para melhor.

Encontro Tricô

Sáb. 20 junho, 15h00 MiratecArts - Estádio Municipal A equipa da Escola Regional de Artesanato de Santo Amaro continua parceria com o Fringe na educação das nossas tradições. Este ano realizamos um workshop de palhinha de trigo com bases de criar chapéus de palha. Participação Limitada. Inscreva-se através de 96 363 9996 ou info@mirateca.com

Renato Bettencourt (São Jorge, Açores)

Pieter Adriaans (Holanda)

Marias Portugal

Madalena Martins (Porto, Portugal)

MiratecArts (Pico, Açores) Raimundo Leonardes (São Jorge, Açores)

Sáb. 20 junho, 20h30 Câmara Municipal da Madalena Sáb. 20 junho, 13h00 MiratecArts - Estádio Municipal O primeiro projeto de tricô chega ao seu dia final. Venha trazer seus trabalhos e participe na criação de uma peça de arte pública.

“Marias Portugal” é um projecto de identidade regional que mostra ao mundo a força das nossas tradições. Cada Maria conta histórias da sua região que revelam o que de mais autêntico há em Portugal.

Sáb. 20 junho, 21h30 Câmara Municipal da Madalena A viola-da-terra é o nosso instrumento. Desde a sua construção em conversa com Raimundo à execução de composições originais com o Renato, acompanhado na guitarra pelo Pieter - conversa e atuação nesta noite de educação artística.


GO SKATEBOARDING DAY

RSpaintings (Pico, Açores)

Jogos Tradicionais

Dom. 21 junho, das 14h00 às 19h00 - Jardim dos Maroiços

No dia 21 de junho skaters (skatistas) de todo o mundo celebram a pura alegria, criatividade e espírito de uma das atividades com maior influência no mundo dando visibilidade ao GO SKATEBOARDING DAY... e a ilha do Pico junta-se à revolução com um dia cheio de programação para toda a família.

BICHO SETE CABEÇAS

Hora de Conto

Susana Moura (Cabo Verde/Açores)

FUN FIT

ANT!SYSTEM Demonstração da arte de pinturas faciais e corporais com crianças. Vem participar.

(Pico, Açores)

Tricia Alker (EUA-Pico)

Hip-Hop

Madalena Martins (Porto, Portugal)

DEEPNOISERS “Bicho Sete Cabeças” é um universo dedicado ao design e ao imaginário da cultura portuguesa, reinterpretando objectos, materiais e histórias, devolvendo emoções em forma de objectos de design.

“O Pião e o Bilro” do livro “O Trigo dos Pardais” de Isabel Mateus é o conto de escolha para esta tarde. Logo de seguida podes jogar ao pião e outros jogos tradicionais.

(Pico, Açores)

Performance

Sofia Sousa (Leiria, Portugal)

Diva Catarina Silva (Pico, Açores)

DJ Rodrigo A

Brothers Tattoo Demonstração

(Faial, Açores)

Rafael Moniz (São Miguel, Açores)

Vem conhecer as novas técnicas da Arte Corporal, a Tatuagem.

Paula Sousa (Faial. Açores) Sofia Sousa apresenta a nova coreografia vulcânica com a ajuda de um adereço especial.

Professoras e coreógrafas Diva Catarina Silva e Paula Sousa apresentam trabalhos com suas alunas.

11


MADALENA SHORTS@FRINGE Seg. 22 junho, 21h30

Califórnia Madrasta dos Meus Filhos

27 junho, 22h00 DJOBI LI Sáb. Sede F.C. Madalena CABO VERDE

Visita ao Centro da Terra

MONTANHEIROS (Pico, Açores)

No primeiro ano foi “festa de rua”, no segundo “festa de discoteca” e este ano vamos nos juntar à Associação Morabeza Pico para uma festa com cheirinho cabo-verdiano. Aberto ao público. Entrada paga.

MUNDO ADULTO, Pg. 48 Qua. 24 junho, 21h30

AUGOHR, Pg. 42 Qua. 24 junho, 22h30

ANEXO 82, Pg. 41

Vitor Oliveira (São Miguel, Açores) DJ Faioba (Cabo Verde/Pico)

MiratecArts - Estádio Municipal

WORKSHOPS

Verónica Melo (São Miguel, Açores)

Deolinda M. Adão (Berkeley, EUA)

Rodrigo Miranda (São Miguel, Açores)

DJ Alé (Cabo Verde/Pico)

Fotografia e pinturas corporais realizadas pelos jovens açorianos.

Bruna Ferreira (San Jose, EUA) Qui. 25 junho, 18h00 Câmara Municipal da Madalena

24 e 25 junho, 10h00 Centro de Formação Artística Atividades para crianças lideradas pela artista.

12

Lançamento do livro da Diretora do Programa de Estudos Portugueses na Universidade de Califórnia, Dra. Deolinda M. Adão, com apresentação dramática de sua aluna Bruna Ferreira.

MARIA

Teresa Ascenção (Toronto, Canadá) Qua. 24 junho, 21h00 MiratecArts - Estádio Municipal Conversa com a artista sobre seus trabalhos intitulados “Maria”. Se tens interesse em arte multimédia, não percas esta oportunidade.

Sáb. 27 junho, 10h00 Aeroporto do Pico Deixe-se guiar pelo Geoparque Açores e venha descobrir as surpresas que o mundo subterrâneo das grutas do Pico tem para oferecer! Inscrições obrigatórias e limitadas, até as 16.00h, do dia 26 de Junho. Regista-te através de parque. natura.pico@azores.gov.pt


Oficina Clown Comunitário

Barro & Barro

Marjella Vermazeren (Holanda/Pico)

DRa LUNA

LUNA (São Miguel. Açores)

Maria Simões (São Miguel, Açores)

SHORTS@FRINGE VO’ARTE INSHADOW, Pg. 40

CRIATURAS

Sónia Fonseca (Pico, Açores)

Seg. 29 junho, 21h30 MiratecArts - Estádio Municipal

Visite a montra da Bel’Arte e veja os novos produtos agora disponíveis na Madalena. Sáb. 27 junho, 10h00 às 18h00 MiratecArts - Estádio Municipal Procurando sorrisos e boa disposição. Para maiores de 16 anos. Tragam um lanche.

Desantamaria

Gabriela Barata (Santa Maria, Açores)

Dom. 28 junho A Drª Luna visita os mais idosos, os doentes, e até pode visitar a sua casa - surpresa!

Concerto

Orquestra do Centro de Formação Artística (Pico, Açores)

LUNA e os mais pequenos

LUNA (São Miguel. Açores)

Encontro de Ilustradores

MiratecArts (Pico, Açores) Estejam atentos - elas estão por todo o lado no Fringe.

Look out - they are everywhere around Fringe.

Dom. 28 junho, 15h00 MiratecArts - Estádio Municipal DESANTAMARIA apresenta peças de bijuteria e cosmética realizadas com produtos locais das ilhas. Conversa e demonstração a não perder.

Dom. 28 junho, 15h00 MiratecArts - Estádio Municipal

Ter. 30 junho, 20h30 Câmara Municipal da Madalena

Unigator e a equipa de artistas presentes na ilha para o Fringe juntam-se para uma conversa sobre a ilustração e arte urbana. Convidamos todos os artistas e quem está interessado no tema a se juntar.

Para encerrar as apresentações oficiais da terceira edição do Azores Fringe, estudantes e professores de música juntam-se na formação desta Orquestra para apresentar o trabalho desenvolvido nos últimos meses.

Seg. 29 junho, 10h00 e 11h00 Centro de Formação Artística Uma hora com a LUNA para aprender sobre a vida de uma palhaça no mundo. Preparem suas perguntas...

A arte do amigurumi é japonesa mas a mestria e a alma são nossas. Estas criaturas transportam a beleza dos Açores, para onde quer que vão. The art of amigurumi is japanese but its mastery and soul are ours. These creatures convey the beauty and nature of Azores, wherever they go.

13


Sorrisos de Pedra Helena Amaral (Pico, Açores)

PROJETO TRICÔ

Teresa Ascenção (Toronto, Canadá)

www.tascencao.com

Ainda podes participar no primeiro projecto tricô da MiratecArts. Durante o Inverno, encontros para aprender e partilhar tudo a ver com a realização de trabalhos de malha de tricô aconteceram pelos três concelhos da ilha do Pico. Participação de pessoas que vivem além da ilha também aconteceu. Cada pessoa faz o que quer, o ponto que quer, o desenho que quer, as cores que quer... um quadrado de 50 cm de lado. No dia 20 de Junho (ver Pg.10), reunidos todos os trabalhos serão ligados uns aos outros para criar uma peça de arte pública.

Casa da Montanha aberto diáriamente Esculturas de pedra da ilha montanha recebem uma forma mais íntima pela artista e professora Helena Amaral. Visite a exposição durante o mês de Junho na Casa da Montanha. Não perca o evento digressão no dia 13 de Junho (Pg.9)

14

Teresa Ascenção nasceu no Brasil de família açoriana e vive no Canadá. Como artista de multimédia, pretende explorar a história e os povos da ilha através de processos fotográficos que envolvem a participação do

MiratecArts - Estádio Municipal A Câmara Municipal da Madalena cedeu uma sala no Estádio Municipal para o uso da associação MiratecArts. Durante o Fringe, vários eventos vão acontecer neste espaço. Agora já sabe onde estamos...

PARTICIPANTES Ana Casals, Ana Vargas, Anja Schmid, Anya Fonseka, Carina Carapinha, Celina Melo, Claúdia Jorge, Daniela Sofia , Dina Simas, Eduina Melo, Elisabete Aires, Elisabete de Sousa, Gina Neves, Graça Borges, Gracinda Jorge, Helena Pavão, Hermínia Moniz, Ildeberta Silva, Lurdes Bettencourt Oliveira , Lurdes Oliveira, Lurdes Rosa, Mara Sabino, Márcia Quaresma, Maria Cabrita Teixeira, Maria Bettencourt , Maria Cecilia Sousa, Maria João Cruz, Maria Teresinha Garcia, Maria Xavier Bettencourt, Mariana Matos, Mónica Mota, Nélia Maciel, Raquel Neves, Rosa Costa, Ruth Janssen, Susana Góis, Teresa Silveira.


EXPOSIÇÃO COLETIVA

Alfama

Jorge Gonçalves Silva (Carcavelos, Portugal)

Les Montagnes Alex Buisse (França)

16

Ambiente de Flor (não são apenas chapéus) Anja Schmid (Alemanha)

Miquelina

Tânia Costa (São Miguel, Açores)

Animais Marinhos Verónica Melo (São Miguel, Açores)

Nordeste em Fotografia Dijah Abreu Junior (Natal, Brasil)

CÂMARA MUNICIPAL DA MADALENA DE 1 A 30 DE JUNHO, DE SEG. À SEX. DAS 09h00 ÀS 17h00

ArtisValue

Pedro Fraga (Horta, Açores)

9 ilhas num golfinho Diogo DeCalle (Lisboa, Portugal)

caras distintas, terra ilustre João de Matos (Vancouver, Canadá)

Olhares

Josefina Vasconcelos (São Miguel, Açores)


Comunicação: organicidade e invasão

Anja Shmid (Alemanha) Raquel Krumov (São Miguel-Pico)

Palhinhas

Escola Regional de Artesanato (Pico, Açores)

De Onde Vem as Bruxas? Verónica Bettencourt (Graciosa, Açores)

PEIXES - A SOLIDÃO DO BETTA Paulo Caldas (Alagoas, Brasil)

Desenhos

Expedição Fotográfica

Duarte Neves (Pico, Açores)

Vários artistas com Pedro Silva (Pico, Açores)

Refloreste Seu Pensamento

Tonalidades no Pico

Lenny Lima (Alagoas, Brasil)

Elena Valsecchi (Itália)

Ilustrar Açores

Daniela Melo (São Miguel, Açores)

Undo | Redo

Daniela Melo (São Miguel, Açores)


ROTEIRO DE ARTE PÚBLICA NA MADALENA Ana Pacheco

Coletivo Nora

Daniela Melo

Diogo DeCalle

Duarte Neves

  www.anapacheco.pt.vu

www.coletivonora.pt.vu

 modeling.danielamelo

diogodecalleartwork.wordpress.com

 duarte.neves.3

“entre o céu e a terra” é uma escultura que propõe a escuta do espaço que nos envolve e do eu. A escuta do horizonte, do céu e do coração como lugares de contemplação do tempo presente.

Depois de participar na exposição das últimas edições do Azores Fringe com desenhos a esferográfica sobre cartolina branca. o jovem picaroto aventura para um mural de temática as ilhas, localizado nas traseiras da Câmara Municipal da Madalena.

(Lisboa, Portugal)

Ana Pacheco nasceu já com pincéis e tintas na mão! A vida para ela é uma policromia de sentidos tendo por base a experiência e a Licenciatura em Artes Plásticas (ESAD - Caldas da Rainha). Já trabalhou no estrangeiro, mas voltou para matizar o universo das artes com o seu estilo artistico muito próprio. É membro do Colectivo Unigator.”

18

Artistas continuam a fazer propostas e desenvolver projetos de arte pública para a vila da Madalena. Nesta terceira edição do Azores Fringe vamos duplicar os trabalhos para todos desfrutarem no seu tempo, até a natureza assim o decidir.

(Águeda, Portugal)

O Coletivo Nora nasceu quando os jovens criadores César Pereira e João Balreira decidiram criar uma linguagem diferente e criativa, construindo um meio de divulgação de ideias através de intervenções artísticas no espaço público. O duo pretende realizar uma intervenção no Jardim dos Maroiços, Madalena, para sua participação no Azores Fringe.

(São Miguel, Açores)

Licenciada em Comunicação e Design Multimédia, Daniela trabalha como Designer Gráfico, mas também nas áreas de Modelação 2D & 3D, Maquetes Arquitectónicas, Fotografia e Vídeo. Possui Mensões Honrosas do Museu Carlos Machado (São Miguel), e do Museu Monográfico de Conimbriga (Coimbra). O Azores Fringe é a sua primeira experiência com uma pintura em mural.

(Lisboa, Portugal)

(Pico, Açores)


Inês Ribeiro

Kevin Ledo

 inesribeiro

www.kevinledo.com

Inês Ribeiro entende a arte como um meio de toldar consciências e o processo criativo como uma forma de entendimento pessoal para o criador. É licenciada em Artes Plásticas pela ESAD - Caldas da Rainha e Pós-Graduada em Filosofia para Crianças pela Universidade dos Açores.

Kevin Ledo é luso-descendente e está nos Açores pela primeira vez deixando sua marca na vila da Madalena. Seus trabalhos são representações realistas sobrepostas com formas de design gráfico, sem qualquer primeiro ou segundo plano, assim suspendendo suas figuras entre os mundos, capturando momentos de contemplação, intimidade, emoção e admiração.

(Leira/Açores)

(Montreal, Canadá)

Paulo Ávila aka SISSINHO (Terceira, Açores)

www.refunction.pt

Pela multiplicação das formas e reutilização de materiais, são criados padrões e texturas representativos do nosso universo tradicional, numa vertente contemporânea e urbana.

Pedro Fraga

Rocio Matosas

 pedrofragartworks

www.rociomatosas.com

No início da sua carreira, este jovem açoriano já realizou várias colecções de desenhos e pretende aperfeiçoar sua arte com estudos nas belas artes. Um dos seus objectivos é chegar a uma maior audiência com sua arte, assim adicionando ao portefólio um trabalho de arte pública nas ruas da Madalena durante o Azores Fringe.

Depois de realizar o maior mural nos Açores, “Baco” com 120 metros nas paredes do Estádio Municipal da Madalena, Rocio Matosas voltou à ilha do Pico para criar a primeira escultura de materiais achados “Guardião da Montanha”. Agora na sua terceira intervenção, pretende dar atenção à flora açoriana continuamdo a embelezar o Jardim dos Maroiços.

(Faial, Açores)

(Uruguai)

19


ROTEIRO DE ARTE PÚBLICA NA MADALENA Sérgio Sequeira

Teresa Rego

Verónica Melo

Zara Diniz

  behance.net/sergio_sequeira

teresaregoart.wordpress.com

www.veronicamelo.com

www.zaradiniz.com

Sérgio Miguel Sequeira, mancebo nascido em 1986 licenciado em Design Industrial (IADE) e Mestrado em Ilustração (ESAP). Desembarcou qual nau soçobrada nas costas do território artístico nacional. Determinado em deixar a sua marca em cada rochedo e em cada areal. É membro do Colectivo Unigator.

Teresa Rego tem mestrado em arquitectura pela Universidade do Minho, mas é na ilustração que se revê diariamente. Teresa tem participado em várias exposições pelo país, e recentemente em Londres. No seu trabalho explora o detalhe, o exagero de personagens, a relação entre o próximo e o distante, o grande e o pequeno. Essa linguagem será visível no primeiro mural que irá produzir nos Açores.

Verónica Melo é a primeira artista açoriana a explorar a residência artística com MiratecArts na ilha do Pico. Durante o mês vai explorar várias vertentes artísticas desde a instalação, gravura e pintura. Também irá liderar diversos workshops para crianças e jovens. O seu trabalho está fortemente marcado pela ligação emocional e física com a ilha e o mar, quer na cor como na forma.

(Lisboa, Portugal)

20

Sancho C

Artistas continuam a fazer propostas e desenvolver projetos de arte pública para a vila da Madalena. Nesta terceira edição do Azores Fringe vamos duplicar os trabalhos para todos desfrutarem no seu tempo, até a natureza assim o decidir.

(Pico, Açores)

O jovem picaroto está de volta ao festival com uma ideia que abraça os salgueiros desde a área da Areia Larga até à Barca. Explorando o movimento das árvores e adicionando elasticidade colorida, Sancho C realiza assim novas instalações.

(Porto, Portugal)

(São Miguel, Açores)

(Toronto, Canadá)

Pintora muralista luso-canadiana pretende trazer de volta uma apreciação para a beleza da forma e da cor, e seu papel fundamental na reprodução e recriação de associações emocionais e vivenciais na mente. Sua intervenção à entrada da doca vai incentivar mais visitas a este cantinho da vila da Madalena.


LAJES DO PICO Dança Contemporânea

Do Cedro à Arte – mitografia e iconografia locais Rui Teixeira (São Jorge, Açores)

O CURANDEIRO

Iuventute Virtutis (São Jorge, Açores)

Ilhas Desconhecidas Jorge Barros (Alcobaça, Portugal)

12 de junho, 21h30 Galeria do Museu dos Baleeiros Conjunto de miniaturas, em cedro e outras madeiras exóticas, do domínio agro pastoril, marítimo e religioso. Este projeto, enquadrado no âmbito da salvaguarda do património cultural material e imaterial dos Açores, visa dar a conhecer ao público em geral o trabalho genial deste artesão da ilha de S. Jorge.

Sofia Sousa (Leiria/Pico)

Pedro Bettencourt (Pico, Açores) Ter. 2 junho, 21h30 Auditório do Museu dos Baleeiros Apresentação de coreografia contemporânea por Sofia Sousa e Pedro Bettencourt.

22

5 de junho, 21h30 Galeria do Museu dos Baleeiros Esta exposição de fotografias de Jorge Barros, que tem por base a obra literária de referência “As Ilhas Desconhecidas”, de Raúl Brandão, resulta de um levantamento fotográfico levado a cabo pelo autor, entre, 2008 e 2011, por todo o arquipélago.

SHORTS@FRINGE FilmesdaMente, Pg. 40 Ter. 9 junho, 21h30 Auditório do Museu dos Baleeiros

Urban String Music Dueto (Lisboa/Pico)

Ter. 23 de junho, 21h30 Auditório do Museu dos Baleeiros

Ter. 16 junho, 21h30 Auditório Museu dos Baleeiros Viajando desde a música clássica, rock ao original, o dueto de violoncelo constituído por Sofia Rodrigues e Gui Rodriguez vai se apresentar e explorar várias localidades da ilha do Pico com repertório diferente.

Será que os artistas não percebem os seus dons? Francis Hardy, “O Curandeiro” (1979) é uma metáfora que nos remete para a questão de que os artistas vivem atormentados pelo seu próprio talento porque não o compreendem, e o facto de não o entenderem pode funcionar espetacularmente, como pode falhar miseravelmente. Participação de Catarina Ávila, Andreia Melo, Fábio Brito e Rita Fernandes (São Jorge, Açores).


23


LAJES DO PICO Julio Uça Acústico

Retrospectiva

Julio Uça (Macéio, Brasil)

Dijah Abreu Jr (Natal, Brasil)

António João Saraiva (Trancoso, Portugal)

Com a presença do realizador e antropólogo apresentamos documentários sobre as ilhas e a temática de emigração.

Ter. 23 junho, 21h30 Auditório Museu dos Baleeiros “Julio Uçá acústico” conta com o próprio cantor e compositor ao violão cantando canções originais que nos trazem um pouco das experiências brasileiras.

Regressar | 22´ | Portugal | 2011

Gente de Fajãs | 58´ | Portugal | 2009

Arquitecto e Urbanista especializado em 3D dedicou-se à fotografia com o principal motivo de criar Belas Artes Fotográficas, onde reside sua paixão. Marjella Vermazeren (Holanda/Pico) Acredita que fotografia deve ser artisticamente inspirada a transmitir Dentro da rocha | 42´ | Portugal | 2013 algum tipo de sentimento emocional e, embora a Sex. 26 junho, 21h30 técnica é importante, no fim, é Auditório do Museu dos Baleeiros secundário para uma imagem Ir à rocha também significa A minha terra é uma ilha | 75´ | Portugal | 2014 emocionalmente poderosa ir à fajã, um espaço onde Dentro da Rocha dar prazer ao espectador. as pessoas alteram as 2013, António João Saraiva Qui. 25 junho, 21h30 duração: 42.30 min relações sociais que têm na Assim, este nordestino Auditório do Museu dos Baleeiros brasileiro vem à ilha do Pico Sáb. 27 junho, 14h00 às 18h00 freguesia e que culmina com para pesquisar e fotografar “Não se regressa a de onde Barro & Barro, Ribeirinha uma na mudança A Fajã de Além situa-se costa nortede danome, Ilha de S. Jorge. Para lá chegar é AN -ISLAND um novo mundo de ilha ainda Inscreve-te nesta aventura da Barro & Barro através do email MY HOME nunca seIS partiu” Onésimo materializando assim o permite a passagem necessário atravessar uma vereda íngreme que só de uma desconhecido pelo artista. barrobarro.pico@gmail.com ou tel 91 182 8270. Espaço limitado. Almeida processo ritual de transição. a documentary by Antonio Joao Saraiva

RAKU WORKSHOP

24

José Sousa, was born in Pedro Miguel , Faial Island, Az.ores . He worked for 50 years in Los Gatos Racket Club in Califonia,   where he received a new name and identity.  Joe Sousa was

pessoa de cada vez. Uma hora de caminho, escavado na rocha. Um espaço de

the property and sold it a few years later and never returned to the "old land" , a designation that he uses to refer to his dear Faial . He knows very well every small place in the

passagem que faz a ligação entre dois lugares opostos mas complementares: Fora


Fotografia: Aitor Salaberria

Parque Natural do Pico

Rede Natura 2000

A montanha do Pico, pela sua riqueza geológica, biológica e patrimonial, foi classificada como “Reserva Integral da Montanha do Pico” em 1972, tornando-se numa das mais antigas áreas protegidas do país. Mais tarde, em 1982 foi reclassificada como ”Reserva Natural da Montanha do Pico”, passando a estar integrada com a mesma categoria no Parque Natural do Pico a partir de 2008.

Integrada na Zona Especial de Conservação da Montanha do Pico, Prainha e Caveiro, possui uma comunidade vegetal única nos Açores adaptada às condições adversas de montanha, onde se inclui a espécie Silene uniflora ssp. Cratericola, única planta endémica desta montanha.

Geoparque 7 Maravilhas Naturais de Açores Portugal O mais jovem e maior vulcão poligenético dos Açores, elevando-se cerca de 3500 m dos fundos marinhos, é um dos mais importantes Geossítios do Geoparque Açores.

Faz parte da “Paisagem Vulcânica do Pico”, que foi a grande vencedora na categoria de Grandes Relevos, no concurso 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

25


SÃO ROQUE DO PICO EXPOSIÇÃO DE DESENHO: é preciso ter um tempo

Ilhas Desconhecidas

Jorge Barros (Alcobaça, Portugal)

LOST & DEAD IN THUNDERLAND

Jazz Piano Solo

João Nuno Bernardo (São Miguel. Açores)

Mercé de Rande (Galicia) Enea Mangili (Suiça)

SHORTS@FRINGE dia 5 jun PROMOFEST, Pg. 41

FRANCzero (Pico, Açores)

dia 12 jun VO’ARTE INSHADOW, Pg. 40 Sex. 12 de junho, 18h00 Museu da Indústria Baleeira

5 de junho, 21h30

Galeria do Museu da Indústria Baleeira

Seg. a Sex. das 10h00 às 18h00 de 1 a 30 de junho Biblioteca Municipal de São Roque

26

Esta exposição de fotografias de Jorge Barros, que tem por base a obra literária de referência “As Ilhas Desconhecidas”, de Raúl Brandão, resulta de um levantamento fotográfico levado a cabo pelo autor, entre, 2008 e 2011, por todo o arquipélago.

A pesquisa sobre esculturas antigas galegas em pedras, leva Mercé de Rande explorar os laços históricos que ligam sua região com a costa do Atlântico, um percurso de iniciação com Enea Mangili, que projecta uma tempestade sensível, movendose através da espiral tentando encontrar o caminho de saída do labirinto. A research on Galician ancient carvings on stones, leads Mercé de Rande to explore the historical ties that bind her region with Atlantic coast, an initiation travel with Enea Mangili, that project both in a sensitive storm, moving through the spiral trying to find the way out of the labyrinth.

dia 19 jun FILMÓGRAFO, Pg. 42

Sáb. 13 de junho, 21h30 Salão Nobre, Câmara Municipal de São Roque do Pico Estudante de Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa, João participa em projectos de jazz moderno e mainstream e para além do piano dedica-se também à composição. No Fringe apresenta as suas composições originais.

dia 26 jun FILMESDAMENTE, Pg. 40

Todas as sextas-feiras às 21h30 Biblioteca Municipal


V INHO DAS OLTAS CAM Amaro • NTO anto CA de S sia

IGRE Fregu JA DE esia NOS da

BA Fre ÍA DO gu e

IO OF AD

DA • CANTO DA DA AJU ARE IA ORA H CAS EN a S h A n S rai P

S. ROQUE DO PICO.

www.cm-saoroquedopico.pt

ER Fre MIDA gu e

S - LUGAR DO CABRITO ATEULuzia M SÃO anta DE de S sia

URNA • FURNA DE SAN TO A O-F I N NT NTÓ io ÓN A O ntón A

IO

Somos a Capital do Turismo Rural!

ZONA B Fregues ALNEAR ia de S San ANT to

CA Fre SA D gu e

SINTA

RCANJO UEL A MIG SÃO DE

RO DE EXPOSIÇÃO • M CENTque do Pico IRA DOU AS Ro RO OFI e São S O ia d s

27


SANTA CRUZ DAS FLORES Abertura da Exposição

StereoMixer

Sex. 5 junho, 21h30 Museu de Santa Cruz das Flores Com a presença de Terry Costa, conversamos sobre arte e inauguramos a exposição de ilustração.

Sex. 5 junho, 21h30 Museu de Santa Cruz das Flores Nísia Jerónimo (Voz), Adriano Câmara (Guitarra), Énio Pimentel (Baixo) e Filipe Fraga (Percussão) são jovens florentinos que apresentam algum do seu trabalho nesta apresentação.

EXPOSIÇÃO ILUSTRAÇÃO DE SEG. À SEX. DAS 10H00 ÀS 17H00

MUSEU DE SANTA CRUZ DAS FLORES cargocollective.com/mnarq

Coleção

Rócio Matosas (Uruguai)

28

Ilustrações Piero Tonin (Itália)

Ilustrações

Vera Bettencourt (Graciosa, Açores)

Já sei desenhar

Vânia Magalhães (Lisboa, Portugal)

Mulheres

Marta Nunes (Alentejo, Portugal)


LAJES DAS FLORES Oferendas da Ilha

Exposição Fotográfica

Falando de Artes

Jam Session

The Tango Coiffeur | Martin Vilela | 8´ | Argentina | 2014

Pedro Silva (Pico, Açores)

Sáb. 6 de junho, 17h00 Valzinho, Fazenda O que a ilha das Flores oferece para nos nutrir? Um passeio nas hortas e quintas do Valzinho à descoberta das plantas comestíveis disponíveis na ilha. Como criar uma horta diversificada e abundante? Explicações sobre composto e casas de banho secas.

Petiscos da horta

Sáb. 6 de junho, 21h00 Museu das Lajes das Flores Abertura da exposição de fotografia, com o galardoado fotógrafo presente. Oportunidade de conversa sobre aventuras fotográficas nas ilhas.

O Mundo em Montanhas

Mano a Mano | Nicolas Bellaiche | 9´11 | França | 2014

Sáb. 6 de junho, 22h30 Valzinho, Fazenda Partilhas melódicas com músicos da ilha; um espaço de partilha onde qualquer pessoa pode vir partilhar sua música, seu instrumento, ou só ouvir quem toca.

METUBE | Daniel Moshel | 4´ | Austria | 2013

SHORTS@FRINGE

Vários (20 países)

BANG CRIANÇAS, Pg. 39 Dom. 7 junho, 15h00 Museu das Lajes das Flores

Sáb. 6 de junho, 18h00 Valzinho, Fazenda Como fazer refeições saudáveis e saborosas com alimentos locais: cozinhar, provar, perguntar e experimentar. Degustação de petiscos da horta.

30

Sáb. 6 de junho, 21h00 Museu das Lajes das Flores Abertura da exposição de fotografia colectiva de montanhas do mundo, primeiro apresentada no Montanha Pico Festival 2015. Participação de mais de 50 fotógrafos de 20 países.

Terry Costa (Canadá/Pico) Sáb. 6 de junho, 21h30

SHORTS@FRINGE

Auditório Museu das Lajes das Flores

As artes no dia-a-dia das nossas vidas. Conversa com o diretor-artístico da MiratecArts, Terry Costa, utilizando filme para incentivar criação de narrativas e preservação das nossas histórias.

FILMESDAMENTE, Pg. 40 Sáb. 20 jun, 21h00 Museu das Lajes das Flores


Preservação do meio ambiente e da nossa ilha. Um esforço em proteger os recursos naturais, turismo sustentável e ecológico. ambifloresambiente@gmail.com 911770295


VILA DO CORVO

Documentário ATLANTES: 14h00

CORVO +ARTE Dom. 7 junho, 14h00 às 19h00 MULTIUSOS +arte e mais convívio para toda a família com projecção de filmes e imagens nas paredes do Multiusos do Corvo e actividades para todas as idades.

Performance

Vera Câmara (Corvo, Açores)

Jogos Tradicionais

O grupo de escuteiros lidera animação com jogos traditionais.

PINTURA

Miguel Patrício (Corvo, Açores) Vera Câmara lidera crianças e jovens corvinos numa apresentação teatral e de exploração do corpo em movimento. Se desejas participar visita a Biblioteca.

32

O documentário realizado no primeiro ano do Azores Fringe Festival na ilha do Pico.

DJ DD (Corvo, Açores)

FOTOGRAFIA

Pedro Silva (Pico. Açores)

A fotografia e o dia-a-dia do açoriano. Mostra de trabalhos e conversa com o fotógrafo galardoado.

DJ FF (Corvo, Açores)

WORKSHOP

Artesanato do Corvo (Corvo, Açores)

Noel Emilio (Corvo, Açores) Explora a tua criatividade em pintura.

Workshop de tricô e muito mais.

Uma tarde cheia de música com os DJs da ilha.


Artistas Lusos é uma plataforma online que procura reunir e demonstrar o trabalho dos artistas descendentes de portugueses. ARTISTAS: 1. Pessoas que praticam uma das belas-artes, especialmente das artes plásticas ou dos seus prolongamentos actuais; 2. Pessoas que interpretem obras musicais, teatrais, cinematográficas ou coreográficas; 3. Pessoas que, dedicando-se a uma arte, libertam-se das pressões burguesas. LUSOS: 1. Quem exprime a noção de lusitano ou relativo a Portugal; 2. É descendente de Portugueses. Esta plataforma está a ser desenvolvida.

Saiba mais em:  www.artistaslusos.com

BREVEMENTE DISPONÍVEL


VILA DO PORTO SANTA MARIA SHORTS@FRINGE

Dê vida ao cachalote, dê cor à mascote!

Músicas do Mundo Nina (França-Flores)

MUNDO SEM PALAVRAS, Pg.46 Ter. 9 junho, 21h30 Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo

SHORTS@FRINGE

BANG CRIANÇAS, Pg.39 Qua. 10 junho, 17h00 Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo

34

Qua. 10 junho, 21h30 Câmara de Vila do Porto Uma viagem de guitarra e voz pelo mundo no percurso que levou a artista a residir na ilha das Flores.

Que tal dar uma vida nova ao cachalote, dar cor à mascote do Fringe? Visite www.azoresfringe.com e transfira o ficheiro da mascote, preencha o corpo com o seu próprio desenho, colagem, pintura, ou qualquer outra estratégia de decoração do mesmo. Mande o trabalho para a associação MiratecArts através do email info@ mirateca.com ou através do correio postal: miratecarts, Estrada Regional 29, Mirateca-Candelária, 9950-153 Madalena. Nunca se sabe o que pode acontecer ao seu trabalho... vamos ao Fringe! A Sónia Fonseca fez da mascote uma “criatura”.


SÃO MIGUEL Naquele Tempo

Carolina Cordeiro (S. Miguel, Açores)

Equilíbrio

Catarina Alves (São Miguel, Açores)

Pedra Capital - Pedras Basilares do Sucesso

Viola-da-Terra

João Figueiredo (S. Miguel, Açores)

A pedra na Literatura PENA (São Miguel, Açores)

Sáb. 6 junho, 20h00 Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada Tertúlia com a participação de escritores micaelenses Rui Faria, Carla Veríssimo e Ana Isabel.

Seg. 8 junho, 19h00

Qui. 11 junho, 21h30 Biblioteca Tomaz Borba Vieira (Lagoa) Rafael Carvalho e Terry Costa apresentam novo projeto de dinamização da viola-da-terra.

Biblioteca Tomaz Borba Vieira (Lagoa)

Exposição de Escultura.

Coletivo de Imagens PENA (São Miguel, Açores)

A força das Artes

Clássicos de ontem, de hoje e de amanhã

Street Dancers e outros (São Miguel, Açores)

Sex. 5 junho, 19h30 Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada Apresentação do romance histórico “Naquele Tempo” de Carolina Cordeiro.

36

Dom. 7 junho, 10h00 Relvão, Ponta Delgada Street Dancers e outros (São Miguel, Açores).

Qua. 11 a 13 junho, 18h00 Coliseu Micaelense (Ponta Delgada) Instalação.

Seg. 8 junho, 20h00 Biblioteca Municipal Daniel de Sá (Ribeira Grande) Exposição de Fotografia de fotógrafos de São Miguel: com Nuno Botelho, Sérgio Botelho, José Franco, Pedro Couto, Paulo Medeiros, Nuno Gomes, Paulo Jorge, Eduardo Branquinho.

Coro Polifónico dos Ginetes (S. Miguel, Açores)

SHORTS@FRINGE Qui. 11 junho, 21h30 Biblioteca Tomaz Borba Vieira (Lagoa) Apresentação de vencedores do SHORTS@FRINGE 2014, curtas de filmes.

Sex. 12 junho, 21h00 Teatro Ribeiragrandense (Ribeira Grande)


À Conversa com a viajante Claúdia Martins

A dor às cores

ADDCA - Associação da Dor Crónica dos Açores (Ponta Delgada)

Cantares de verão

Teatro

Vozes ao Desafio

Sex. 26 junho, 20h00 local para determinar Apresentação teatral pela associação Solidaried´arte.

Dom. 28 junho, 19h00 A Tasca (Ponta Delgada) Vozes ao Desafio com Pedro Sousa, Carlos Sousa (Maurício), José António Pimentel, conhecido por José António, e José Santos (Gaitada). Os tocadores são Carlos Câmara e António Dutra.

Solidaried’arte (São Miguel, Açores)

Cláudia Martins (S. Miguel, Açores)

Seg. 15 junho, 20h30 DA VINCI - Ginásios de Educação (Ponta Delgada) Uma conversa aberta com uma Indiana Jones açoriana.

II Sarau Poético: Vozes de Lava PENA (S. Miguel, Açores)

Qua. 17 junho, 20h00

Escola Básica e Integrada de Ginetes (Ponta Delgada)

Convívio e declamação de poesia de escritores da PENA e amigos.

Qui. 18 junho, 14h00 ADDCA - Associação da Dor Crónica dos Açores (Ponta Delgada) Convívio, mostra e feira de artesanato.

Andar nas Ondas

Dom. 21 junho, 17h00 Centro de Convívio de S. Vicente Ferreira Música de outras idades liderado pelas senhoras do centro.

Palavras Negras

Azores Surf Center (S. Miguel, Açores)

Patrícia Carreiro (São Miguel, Açores)

Sáb. 20 junho, 10h00 Areal de Sta. Bárbara, Ribeira Grande Surf, pedras e saúde. Sorteio de duas aulas de surf gratuitas.

Seg. e Ter. 22 e 23 junho, 19h30 às 22h00 DA VINCI - Ginásios de Educação (Ponta Delgada) Ateliê de Escrita Criativa com Patrícia Carreiro.

Nos passos de um autor

O Baloiço Vazio

Carla Lima (S. Miguel, Açores)

PENA (São Miguel, Açores)

Sáb. 27 junho, 09h00 Campo de S. Francisco (Ponta Delgada) História e estórias dos nossos autores.

Seg. 29 junho, 19h30 DA VINCI - Ginásios de Educação (Ponta Delgada) Apresentação do romance de Carla Lima (S. Miguel, Açores).


TERCEIRA

38

SHORTS@FRINGE

SHORTS@FRINGE

VO’ARTE INSHADOW, Pg.40

BANG CRIANÇAS, Pg.39

Sex. 6 de junho, 21h30 Re.Act Art Gallery - Praça Francisco Ornelas da Câmara nº2, Praia da Vitória

Sáb. 7 de junho, 17h00 Re.Act Art Gallery - Praça Francisco Ornelas da Câmara nº2, Praia da Vitória

GRACIOSA SHORTS@FRINGE

SHORTS@FRINGE

FILMÓGRAFO, Pg. 42

BANG CRIANÇAS, Pg. 39

Dom. 28 de junho, 17h00 Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa Caminho de Cima, 97 - LUZ

Sex. 26 de junho, 15h30 Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa Caminho de Cima, 97 - LUZ


O Bang Awards é um Festival Internacional de Cinema de Animação dedicado a autores emergentes que cria oportunidades de produção. Existe um grande prémio pecuniário com objectivo incentivar a produção de um novo filme de animação ao vencedores do festival. O festival decorre bianalmente em Junho no Castelo de Torres Vedras – Portugal. O Bang Awards representa a arte de inovar, ousar e reinventar! Bang Awards is an International Animation Film Festival dedicated to emerging authors and committed to creating production opportunities. There is a large cash prize which helps encourage the production of a new animated film. The festival takes place every two years in June at the Castle of Torres Vedras – Portugal. The Bang Awards Festival represents the new wave of innovation, creation and cultural diversity.

www.bang-awards.com

1)

2)

3)

CRIANÇAS

Sáb. 07 junho, 17h00 | re.function Qua. 10 junho, 17h00 | Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo Ter. 16 junho, 10h30 | MiratecArts Sex. 26 junho, 15h30 | Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa

1) Elidi | Sheree Evelina | 1´39 | Canadá | 2013 2) Brincar-Play | Colectivo Guimarães & Fotograma 24 | 8’ | Portugal | 2013 3) The travellers guide to happiness | Tashina Van Zwam | 2´27 | Alemanha | 2013 4) O Sono e o Sonho | Catarina Gomes | 4´34 | Portugal | 2012 5) Carrot Crave | Vernon James C. Manlapaz | 2´18 | Filipinas | 2013 6) My Strange Grandfather | Dina Velikovskaya | 8´40 | Rússia | 2013

4)

5)

6)

7)

8)

9)

7) Nôs Terra – Our Land | Coletivo de crianças de Trás-di-Munti, Tarrafal, Cabo Verde & Fotograma 24 | 6´30 | Portugal | 2011

10)

11)

12)

12) O Lápis Que Não Sabia Escrever | Alunos da Escola EB1 de São Facundo, Abrantes & Fotograma 24 | 5´| Portugal | 2011

1)

2)

3)

4)

5)

6)

7)

8)

9)

10)

11)

12)

8) Bud’s Songs Time | Hélder Nóbrega | 3´52 | Brasil | 2012 9) Much better now | Philipp Comarella , Simon Griesse | 5´56 | Portugal | 2012 10) FAT | Gary Fouchy, Yohann Auroux Bernard, Sebastien De Oliveira Bispo | 5´47 | Inglaterra | 2012 11) Vampire’s Crown | Hiren Solanki, Henry Mountain & Nick Hughes | 3´07 | Inglaterra | 2011

PG (maiores de 12)

Dom. 07 junho, 15h00 | Museu das Lajes das Flores Ter. 23 junho, 11h00 | MiratecArts

1) One Man | Graciliano Camargo| 4´01 | Brasil | 2012 2) Premier Automne | Carlos De Carvalho & Aude Danset | 10´31 | França | 2013 3) Flamingo Pride Tomer Eshed | 6´02 | Alemanha | 2012 4) Changing Batteries | Casandra Ng | 5´33 | Malásia | 2013 5) Shave It | Fernando Maldonado & Jorge Tereso | 4´11 | Argentina | 2013 6) Body Memory | Ülo Pikkov | 9´35 | Estonia | 2011 7) Serial Taxi | Paolo Cogliati | 2´17 | Italia | 2013 8) Puzzled | Jay Lee & Timo Hensen | 1´51 | Holanda | 2014 9) Tom Waits - Tears of a Clown | Cláudio Sá | 2´32 | Portugal | 2012 10) Happily Ever After | Yonni Aroussi & Ben Genislaw | 6´16 | Israel | 2013 11) Jazz That Nobody Asked For | Rune FIsker, Esben Fisker | 4´12 | Dinamarca | 2013 12) Luminaris | Juan Pablo Zamarella | 6´27 | Espanha | 2011

39 39


Ter. 09 junho, 21h30 | Auditório do Museu dos Baleeiros Sáb. 20 junho, 21h00 | Museu das Lajes das Flores Sex. 26 junho, 21h30 | Biblioteca Municipal S. Roque do Pico

Sex. 06 junho, 21h30 | Re.Act Sex. 12 junho, 21h30 | Biblioteca Municipal S. Roque do Pico Seg. 29 junho, 21h30 | MiratecArts

InShadow

www.filmesdamente.com

FilmesDaMente foi criada a fim de produzir conteúdo criativo audiovisual que proporciona experiências emocionais e envolventes. FilmesDaMente was created in order to produce creative audiovisual content that provides emotional and engaging experiences.

1)

5)

2)

6)

3)

1)

2)

6)

7)

3)

8)

4)

5)

9)

7)

1) Vicky & Sam | Nuno Rocha | 13´05 | EUA | 2010 2) 3x3 | Nuno Rocha | 5´50 | Portugal | 2009 3) Playday | Victor Santos | 5´42 | Portugal | 2012 4) Momentos | Nuno Rocha | 7´20 | Portugal | 2010 5) Fotograma | Victor Santos | 5´19 | Portugal | 2011 6) Justino | Carlos Amaral | 7´41 | Portugal | 2009 7) Perdido e Achado | Victor Santos | 7´ | Portugal | 2010

40

4)

A Vo’Arte promove as Extensões InShadow, que permitem aos Espaços que as acolhem, numa perspectiva de parceria, a divulgação dos destaques da programação a partir dos melhores filmes em competição, permitindo aos seus públicos o contacto com o que de melhor se cria no âmbito do vídeo-dança.

1) Shift | Del Mak & Patrick Ryder| 4´ | Reino Unido | 2013 2) Martiality, Not Fighting|Marianne M. Kim & Cheng-Chieh Yu|10´|China |2012 3) The Unfortunates | Amir Stolar & Idan Yoav | 16´ | Israel | 2013 4) Echo | Nicola Balhuizen Hepp | 1´ | Holanda 2013 5) Samba #2 | Rosane Chamecki & Andrea Lerner | 3´ | E.U.A. | 2014 6) Dancers | António Da Silva | 5´ | Portugal | 2014 7) Yuki | Johan Planefeldt | 3´ | Alemanha | 2014 8) Sing the Sand Into Pearls|Raquel Claudino| 13´|Reino Unido & Portugal|2013 9) Fala Só | Ricardo Ferreira | 5´ | Portugal | 2013


Equipa do Anexo 82, Ana Almeida e José Pedro Lopes, na companhia da atriz Daniela Love (Videoclube, A Floresta das Almas Perdidas).

Qua. 24 junho, 22h30 | MiratecArts

Sex. 05 junho, 21h30 | Biblioteca Municipal S. Roque do Pico

www.anexo82.com

www.promofest.org

O Anexo 82 é uma produtora de cinema portuense fundada em 2011 por Ana Almeida e José Pedro Lopes. Após dezenas de curtas-metragens produzidas e distribuídas, em 2015 aventura-se na sua primeira longa, “A Floresta das Almas Perdidas”.

“Promofest distribuye tu película por festivales nacionales e internacionales. Tú sólo te preocupas de crear. Nosotros hacemos el resto.”

1)

5)

2)

6)

3)

7)

Promofest is a company based in Spain that distributes films to national and international festivals. “Just create, the rest is up to us.”

4)

1)

2)

4)

5)

3)

8)

1) O Risco l José Pedro Lopes l 3min l Portugal l 2011 2) Temperar a Gosto l Susana Neves l 10min l Portugal l 2011 3) Survivalismo l José Pedro Lopes l 9min l Portugal l 2011 4) Auguste l Amadeu Pena da Silva e Pedro Santasmarinas l 7min|Portugal l 2012 5) M is for Macho l José Pedro Lopes l 3min l Portugal l 2013 6) Zombies4Kids l Pedro Santasmarinas l 1min l Portugal l 2014 7) Videoclube l Ana Almeida l 17min l Portugal l 2014

8) Antevisão longa-metragem “A Floresta das Almas Perdidas” l José Pedro Lopes l 1min l Portugal | 2015

1) Os Meninos do Rio | Javier Macipe | 14´ | Espanha & Portugal | 2014 2) Candyhearts | Joan Martín | 15´ | Espanha | 2013 3) Lila | Carlos Lascano | 9´ | Argentina & Espanha | 2014 4) El Color de Leo | Zarah Knebel | 14´| Espanha | 2013 5) Formol 105 | Martín Rodríguez | 5´ | Espanha | 2015

41


Sex. 19 junho, 21h30 | Biblioteca Municipal S. Roque do Pico Dom. 28 junho, 17h00 | Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa

Qua. 24 junho, 21h30 | MiratecArts

www.augohr.de “aug&ohr medien” é uma jovem e dinâmica agência de filme, cuja missão é encontrar e promover talentosos estudantes de cinema e realizadores independentes extraordinários.

www.filmografo.pt

1)

2)

3)

4)

5)

“aug&ohr medien” is a young, dynamic film agency whose mission is to scout and promote talented film students and extraordinary independent directors.

6)

7)

8)

9)

10)

1)

2)

3)

4)

5)

6)

7)

8)

9)

10)

1) Luz Clara | Miguel Lima, Vasco Vieira | 7’41 | Portugal | 2014 2) Miragem | Joaquim Pavão | 10’ | Portugal | 2014 3) Percepção delicada de um raio de luz | Gustavo dos Santos | 15’ | Portugal | 2014 4) A minha casinha | Maria Raquel Atalaia | 7’30 | Portugal | 2014 5) Foi o fio | Patricia Figueiredo | 5’30 | Portugal | 2014 6) A cadeira | colectivo de estudantes | 4’ | Portugal | 2014 7) Só | Nuno Fragata | 6’30 | Portugal | 2014 8) Palui | Helena Caspurro, Carlos Silva, Pedro Ameida | 4’45 | Portugal | 2014 9) Navegar | Helena Caspurro, Carlos Silva, Pedro Ameida | 5’20’’ | Portugal | 2014 10) 50 Pesos Argentinos | Bernardo Cabral | 12’ | Portugal | 2012.

42

1) An Adventurous Afternoon | Kirsten Carina Geisser, Ines Christine Geisser |6’|Alemanha|2013

2) Recently in the Woods | Daniel van Westen | 1´03 | Alemanha | 2013 3) RE PLACE | Sven Windszus | 1´41 | Alemanha | 2013 4) Snail Trail | Philipp Artus | 3´ | Alemanha | 2012 5) Wind | Robert Löbel | 3´49 | Alemanha | 2013 6) QUÄLEN | Rebecca Blöcher | 4´03 | Alemanha | 2013 7) Plug & Play | Michael Frei | 6´ | Alemanha | 2013 8) Hermes & Aphrodite | Gregor Zootzky | 9´55 | Alemanha | 2013 9) Intrusion | Natalie Plaskura | 11´11 | Alemanha | 2012 10) Lothar | Luca Zuberbühler | 13´18 | Alemanha | 2013


MUNDO | EMOÇÕES

1)

2)

4)

5)

Seg. 01 junho, 21h30 | MiratecArts

3)

1) Die Wüste wächst / The Desert Grows | Kai Welf Hoyme | 3´28 | Alemanha | 2013 2) Deseo / Desire | Miguel San Martín | 15´ | Espanha | 2014 3) El Mago | David Liz | 12´32 | EUA | 2014 4) Nothing But the Truth | Woo Seok Jeon | 7´ | Corea do Sul | 2013 5) No Love Lost | Shekhar Bassi | 15´ | Inglaterra | 2013

Ter. 23 junho, 10h00 | MiratecArts

ANIMAÇÃO PG

1)

2)

3)

4)

5)

6)

1) Juste de l’eau | Carlos de Carvalho | 04´42 | França | 2014 2) Premier Automne | Carlos De Carvalho & Aude Danset | 10´30 | França | 2013 3) Fin De | Federico Cuatlacuatl | 3´29 | USA | 2013 4) o monstro e a floresta | Wayner Tristão com alunos da Escola Municipal Raimundo Medrado Primo | 4´ | Brasil | 2014

5) Si Lunchai | Hannes Rall | 9´ | Singapura | 2014 6) The Tale of the Day | Ying-Fang Shen | 14´25 | EUA | 2014

43


ANIMAÇÃO ADULTOS

44

Qua. 03 junho, 21h30 | MiratecArts

MUNDO & LÍNGUAS

Sex. 12 junho, 21h30 | MiratecArts

1)

2)

3)

1)

2)

3)

4)

5)

6)

4)

5)

6)

7)

7)

1) The day of the bleeding gums | Dimitar Dimitrov | 5´ | Bulgaria | 2014 2) Rain Lotus | Joe Chang | 7´ | China | 2013 3) Facing Off | Maria Di Razza | 8´ | Itália | 2014 4) Land | Masanobu Hiraoka | 3´41 | Japão | 2013 5) My Eyes | Jorge Reyes | 12´54 | México | 2014 6) The Myth of Narcissus | Olga Guse | 4´ | Alemanha | 2013 7) Dinner for Few | Nassos Vakalis | 10´| Grécia | 2014

1) I´ll Be Home Soon | James Everett | 15´ | UK | 2014 (English / Français) 2) ZARDE MOLAYEM / Soft Yellow | Abbas Davoudi | 3´ | Iran | 2014 3) The Girl | Shashwati Talukdar | 8´ | India | 2014 4) Hello Mom | Vlad Aksenov | 2´ | USA | 2014 5) Imagine Natives | Mina Bozorgmehr, Hadi Kamli Moghadam | 8´19 | Iran | 2015 6) The Trouble with Lucy | Lionel Kaplan | 11´ | France | 2014 7) El Espejo Humano / The Human Mirror | Marc Nadal | 15´ | Espana | 2014


45


Ter. 09 junho, 21h30 | Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo Seg. 15 junho, 21h30 | MiratecArts

MUNDO SEM PALAVRAS

MEDOS & SUSTOS

1)

2)

3)

1)

2)

4)

5)

6)

4)

5)

Qua. 17 junho, 22h30 | MiratecArts

3)

7) 1) TCHORADIHNA DUM CIDAD | Selim Harbi & Bob Lima | 6´| Cabo Verde | 2014 2) PAN-DEMIA | Rubén Sainz | 14´59 | Espanha | 2014 3) Balança | Rui Falcão | 10´| Portugal | 2013 4) AN SOBH / That Morning | Abbas Davoudi | 1´ | Irão | 2014 5) Crtani / Drawn | Dusan Babic | 6´ | Sérbia | 2014 6) TIN & TINA | Rubin Stein | 12´ | Espanha | 2013 7) Ants Apartment | Tofigh Amani | 11´| Iraque | 2014

46

1) Raah | Prateek Payodhi | 16’ | India | 2014 2) Winterlude | Gregory Bishop | 10´ | EUA | 2014 3) Radio | Marko Crnogorski | 10´16 | Macedonia | 2013 4) Crime Boss | Brian Stynes | 8´15 | Irlanda | 2014 5) Sussurro / Whisper | Fernando Cabral | 15´ | Portugal | 2013


ARCO-ÍRIS

Sex. 12 junho, 22h30 | MiratecArts

O MUNDO É NOSSO

1)

2)

3)

1)

2)

4)

5)

6)

4)

5)

1) Damaged Goods | Harm Weistra | 3´54 | Holanda | 2011 2) I Feel Lost | Juan Manuel Aragón | 12´ | Espanha | 2012 3) I AM: The Transcender | Nicola DeSouza | 1´58 | Nepal | 2014 4) KEAJAIBAN | Loong Wah | 13´02 | Malásia | 2013 5) Intrinsic Moral Evil | Harm Weistra |10´45 | Holanda | 2013 6) OUT | Gsus Lopez | 10´37 | UK | 2014

Qua. 17 junho, 21h30 | MiratecArts

3)

1) Not Anymore: A Story of Revolution | Matthew VanDyke | 15´| EUA | 2014 2) Games People Play | Dawn Westlake | 7´51 | EUA | 2014 3) E O AMOR FOI SE TORNANDO CADA DIA MAIS DISTANTE | Alexander de Moraes | 9´ | Brasil | 2014

4) KHORTDAN (The Bogeyman) | Amir Golshani | 12´22 | Irão | 2013 5) La Solitude | Saul Cantero | 13´ | México | 2014

47


MUNDO ADULTO

1)

2)

Seg. 22 junho, 21h30 | MiratecArts

3)

4)

5)

6)

7)

8)

9)

1) Zombie Pony | Juan Cruz Llobera | 2´ | Argentina | 2013 2) Fronteira | António Lopes | 15´ | Portugal | 2013 3) Fuga Animada | Guto BR | 4´ | Brasil | 2013 4) Erotos | Grégory Montaldo | 8´ | França | 2013 5) Twins | Cheung Yin | 3´ | China | 2014 6) Hiki | Reda Sabile | 3´ | Marrocos | 2014 7) A meadow consecrated to the gods | Henrique Lage | 3´ | Noruega | 2013 8) Together Forever | Stepan Etrych | 6´ | Republica Checa | 2013 9) Lothar | Luca Zuberbühler | 13´18 | Alemanha | 2013

48

PARTICIPE BE A PART OF IT Queres fazer parte do programa do Fringe? Logo que consegues investir com teu talento e arte estamos de braços abertos para te ajudar a mostrar o que tens para oferecer. Propostas estão abertas de 1 de Novembro a 1 de Janeiro para o próximo festival. Para mais informações e o documento oficial de proposta visita o site: www.azoresfringe.com

Do you want to be a part of the Fringe program? As long as you are willing and able to invest with your talent and art, our arms are wide open to welcome you and help in any way we can to showcase what you have to offer. Proposals for participation are accepted between November and January 1st for the upcoming festival. For more information and the official proposal document visit the site: www.azoresfringe.com


AZORES FRINGE FESTIVAL MAGAZINE 2015  

www.azoresfringe.com

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you