Dizimo Mirim SDB

Page 1

Sumário 1. O QUE É O DÍZIMO?...........................................................................................3 2. AS QUATRO DIMENSÕES DO DIZIMO: 3 3. QUAIS AS FINALIDADES DO DÍZIMO?..........................................................4 4. O QUE ÉAPASTORALDO DÍZIMO?...............................................................4 5. A IMPORTÂNCIADE SER DIZIMISTA 4 6. DIZIMO MIRIM – MISSADAS CRIANÇAS.....................................................5 6.1. Motivação:........................................................................................................5 6.2. Referência Bíblica:...........................................................................................5 6.3. Referência Eclesial...........................................................................................6 6.4. Justificativa:.....................................................................................................6 7. IMPORTÂNCIADO DIZIMO MIRIM:..............................................................7 8. PARA QUE SERVE O DIZIMO MIRIM? 7 9. QUEM PODE PARTICIPAR DO DIZIMO MIRIM? ........................................7 10. COMO PARTICIPAR DO DIZIMO MIRIM? 8 11. INCENTIVOS AOS PARTICIPANTES DO DIZIMO MIRIM? ....................8 12. ONDE ENTREGAR MEU DIZIMO MIRIM?.................................................8 13. MODELO DO COFRINHO: .............................................................................9 14. IDENTIFICAÇÃO DO DIZIMISTA MIRIM...................................................9 15. FICHA DE INSCRIÇÃO DO DIZIMISTA MIRIM 9 16. VAMOS BRINCAR...........................................................................................10

1. O QUE É O DÍZIMO?

Os bispos do Brasil, fundamentados na rica tradição bíblica e eclesial, definem o dízimo como contribuição sistemática e periódicas dos fiéis, por meio do qual cada comunidade assume a corresponsabilidade sua sustentação e a da Igreja.

2. AS QUATRO DIMENSÕES DO DIZIMO:

De acordo com o documente 106 da CNBB, temos quatro dimensões do dízimo, entre outros, o mérito de nos esclarecer sobre a diferença que existe entre as finalidades e as dimensões do dízimo As dimensões do dízimo são os elementos constitutivos do próprio dízimo, a sua essência, e sua razão de ser. O documento nos fala de quatro dimensões: RELIGIOSA – ECLESIAL - MISSIONÁRIA – CARITATIVA

Tem a ver com a relação do cristão com Deus. Contribuindo com parte de seus bens, o fiel cultiva e aprofunda a sua relação com Aquele de quem provém tudo o que ele é e tudo o que ele tem, expressando, na gratidão, sua fé e sua conversão. Essa dimensão, tratando da relação com Deus, insere o dízimo no âmbito da espiritualidade cristã.

Decorrente da dimensão anterior, o fiel vivencia sua consciência de ser membro da Igreja, pela qual é corresponsável, para que a comunidade disponha do necessário para a realização do culto divino e para o desenvolvimento de sua missão. Contribuindo com o dízimo, cada fiel toma parte no empenho de todos e se abre para a necessidade de toda a Igreja.

O fiel, corresponsável por sua comunidade, toma consciência de que há muitas comunidades que não conseguem prover suas necessidades com os próprios recursos e que precisam da colaboração de outras. O dízimo permite a partilha de recursos entre as paróquias de uma mesma Igreja particular (Diocese ou Prelazia) e entre as Igrejas particulares, manifestando a comunhão que há entre elas.

3

Os cristãos, animados por seus Pastores “são chamados, em todo lugar e circunstância, a ouvir o clamor dos pobres”. Quando a comunidade contribui sistematicamente para os projetos de promoção humana ou de socorro anecessidadesespecificas, contribuitambémparaahumanização das estruturas sociais e para seu progresso. O dízimo fornece condições para essa “organização articulada”.

3. QUAIS AS FINALIDADES DO DÍZIMO?

As finalidades do dízimo significam a aplicação do dízimo pela igreja. Conforme o próprio direito canônico, o dízimo deve ser aplicado nas várias necessidades da igreja: manutenção dos ministros, obras de evangelização, manutenção dos lugares de culto, organização da caridade com os pobres, preparação dos futuros ministros e muitas outras.

4. O QUE É A PASTORAL DO DÍZIMO?

A Pastoral do Dízimo é a ação eclesial que tem por finalidade motivar, planejar, organizar e executar iniciativas para a implantação e o funcionamento do dízimo, e acompanhar os membros da comunidade no que diz respeito a sua colaboração, em sintonia com a pastoral de conjunto na Igreja particular.

5. A IMPORTÂNCIA DE SER DIZIMISTA

Sendo assim, nos comprometemos de forma direta com o anúncio do evangelho difundido através da Igreja, que é corpo místico de Cristo. e na Igreja que devolvemos a Deus, o dízimo, tudo que Ele nos dá: “Trazei integralmente o dízimo ao tesouro do templo, para que haja alimento em minha casa” (Malaquias 3:10).” Quanto mais conscientes, mais nos sentimos corresponsáveis pelo dinamismo das comunidades e mais contribuímos em todos os sentidos para que o evangelho seja proclamado, a partilha é uma característica fundamental para ser dizimista, através do dízimo e da sua fidelidade, o cristão faz com que a igreja cumpra a sua função principal, que é ser evangelizadora. Você que é católico e ama a sua Igreja, e quer que ela funcione bem, contribua com o dízimo, mas faça-o com amor, generosidade, de acordo com o seu coração. ‘Faça a experiência, diz o senhor. E muita bênção lhe será derramada (Mt.3,10).

4

6. DIZIMO MIRIM – MISSA DAS CRIANÇAS

6.1. Motivação:

Percebendo anecessidadeurgentedaevangelizaçãosobreodízimo, noanode1974 a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou um Estudo sobre o tema: Estudos da CNBB - nº 8 - Pastoral do Dízimo, trazendo informações riquíssimas sobre a espiritualidade e a prática do dízimo. Nele, o dízimo não pode ser entendido como mais uma atividade financeira ou como forma de arrecadação de dinheiro para sustentar a paróquia, mas como uma pastoral, catequese, ação evangelizadora.

O dízimo é um ato de Fé que demonstra o reconhecimento de que tudo oque temos e somos é fruto do amor e da generosidade de Deus. Amor que não é só sentimento, mas quesetransformaemação, ematitudeconcretadedoação, departilhaparasustentartodas as obras dessa mesma comunidade. A prática do dízimo revela nosso entendimento de que se trata de um ensinamento divino, expresso na Bíblia, que é a Palavra de Deus. É um ato de solidariedade porque ajuda a realizar a dimensão social de ser Igreja, atendendo àqueles que mais precisam.

6.2. Referência Bíblica:

AsSagradasEscriturasmencionamdiversasvezesoDízimo, nosdoisTestamentos. Dentre tantas citações já conhecidas, encontrou-se uma motivação em Dt 6,1-12, pelo fato de se referir à bela experiência de fé do povo de Israel, que naquele período, vê-se que os pais ensinavam seus filhos a respeitar os Mandamentos de Deus como valores perenes, quegerariamumavidafeliz àfamíliaeseusdescendentes;eraimportanteensinar e repetir a Lei do Senhor em diversas situações do cotidiano, mantendo-a sempre viva na memória e no coração. Tem-se aqui a raiz da fé patriarcal (Abraão - Isaac - Jacó); rendese graças a Deus pelo reconhecimento na fé deque tudo provém Dele, e simultaneamente, se centraliza o amor a Deus como O Senhor.

5

6.3. Referência Eclesial

Além das referências ao dízimo presentes no Código de Direito Canônico (cân. 1262) e em alguns documentos da Igreja, mais especificamente, tem-se uma clara menção no Documento 106 da CNBB, “O Dízimo na Comunidade de Fé: orientações e propostas”, de 2016. Neste, ensina a Conferência Episcopal no Brasil, que “recomendase que a conscientização sobre o dízimo faça parte da iniciação à vida cristã, para que a todos seja dada a oportunidade de compreendê-lo bem e de contribuir generosamente.

6.4. Justificativa:

A princípio, o dizimo mirim seria implantado junto as crianças da missa dominical das 10h00, tendo em vista que, as crianças que participam desta missa, tem por sua maioria a participação na catequese, pensamos em incentivar e despertar no coração dessas crianças o valor e a alegria da partilha na comunidade em que vivem e atuam. Mostrando que não é uma taxa, não é uma contribuição, e sim um gesto de nossa gratidão a Deus, pois tudo que temos vem de Deus. O dízimo mirim é uma inovação, destinada a envolver e instruir as crianças nos caminhos da generosidade, gratidão e responsabilidade financeira. Esta prática tem como objetivo não apenas incutir nas crianças o conceito de dar, mas também ensiná-las sobre a importância de contribuir para a obra de Deus desde cedo. No ano de 2023, o dízimo mirim ganhou destaque em nossa diocese, adaptando-se às realidades e necessidades das crianças de hoje. Ao contrário do que alguns podem pensar, essa prática não se trata apenas de dinheiro, mas principalmente de formar caráter e valores em nossas crianças. É bom que as crianças aprendam que o dízimo é um gesto de amor, departilha e de gratidão aDeus. Portanto, torná-las comprometidas com o Reino de Deus é o objetivo do dízimo mirim. Contudo, pode ter certeza que ao evangelizar as crianças sobre a partilha dos bens você estará alcançando também seus familiares. Afinal, as crianças costumam partilhar com os pais, familiares e amiguinhos aquilo que aprende. Neste sentido, elas transmitirão o ensinamento que receberam sobre a importância do dízimo, isso significaquegradativamente, teremosfamíliascadavezmaiscomprometidas com a evangelização.

6

7. IMPORTÂNCIA DO DIZIMO MIRIM:

Assim como todo adulto, as crianças também são parte da comunidade e por isso também devem se sentir acolhidas e responsáveis por ela. Contudo, isso não acontece se elas não receberem orientações a esse respeito. Neste sentido, é necessário que a catequese trabalhe com esta temática. O dízimo mirim irá despertar em seus corações o sentido da partilha, do amor ao próximo, do cuidado com a comunidade e com a manutenção da vida da comunidade. A Palavra de Deus orienta: “Ensina à criança o caminho que ela deve trilhar e ela nunca se esquecerá dele” (Provérbios 22,6). Neste sentido, dando formação às crianças, estamos colaborando para adultos ainda mais comprometidos com a sua igreja.

Outro aspecto que torna importante a implantação do dízimo mirim é o fato de que a partilha do dízimo faz com que as crianças vençam o egoísmo e o egocentrismo. Desse modo, contribuindo com o dízimo mirim, as crianças crescerão na solidariedade, na prática da justiça e do amor, mais do que o futuro, as crianças são o hoje. Sendo assim, precisam saber que elas também podem contribuir para o sustento da Casa de Deus.

8. PARA QUE SERVE O DIZIMO MIRIM?

✓ Ensinar as crianças o porquê da GRATIDÃO que temos com Deus;

✓ Educar as crianças para a PARTILHA, superando o egoísmo;

✓ Ensinar as crianças que, como BATIZADAS, são responsáveis, junto com os demais batizados, pela manutenção e sustentação da comunidade;

✓ Educar as crianças a PARTICIPAREM, elas mesmas, como fazem os jovens e os adultos, da satisfação das necessidades da comunidade, especialmente de sua ação evangelizadora.

9. QUEM PODE PARTICIPAR DO DIZIMO MIRIM?

Pode participar do dizimo mirim toda criança, inscritas ou não na catequese, que participam da missa dominical das 10h00, desde que, seja de livre e espontânea vontade e consentimento dos pais/responsáveis.

7

10.COMO PARTICIPAR DO DIZIMO MIRIM?

Após o incentivo de aderência ao dizimo mirim, as crianças juntamente com os pais/responsáveis, farão sua ficha cadastral e retirar seu cofrinho, para separar seu dizimo durante o mês.

11.INCENTIVOS AOS PARTICIPANTES DO DIZIMO MIRIM?

Será oferecido mensalmente, um incentivo (lembrancinha) que será sorteado entre aqueles que contribuíram no mês vigente com seu dizimo, não há um valor fixado, fica a critério de cada participante e de suas possibilidades.

12.ONDE ENTREGAR MEU DIZIMO MIRIM?

Todo segundo domingo de cada mês, na missa das 10h00, o dizimista mirim, após a oração do dizimista, levará no momento do ofertório seu dizimo (cofrinho como mostra foto em anexo) e depositará em um espaço preparado.

Após contabilizado, os cofrinhos estarão disponibilizados aos dizimistas mirins, a partir do próximo domingo, (terceiro domingo), do mês para que possam retirar antes e depois da missa das crianças.

OBS: Os cofrinhos só serão entregues nas missas das crianças; não poderão ser entregues em nenhum outro dia/horário.

8

14. IDENTIFICAÇÃO DO DIZIMISTA MIRIM

9
13. MODELO DO COFRINHO: 15. FICHA DE INSCRIÇÃO DO DIZIMISTA MIRIM

16.VAMOS BRINCAR

10
11
12

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.