Curta a Santos

Estamos aqui para criar oportunidades para que você experimente, inove e coloque suas ideias em movimento.






E para preparar você para tudo o que você vai fazer ao longo da sua vida.
Estamos aqui para criar oportunidades para que você experimente, inove e coloque suas ideias em movimento.
E para preparar você para tudo o que você vai fazer ao longo da sua vida.
Presenciais, Semipresenciais e à Distância
Conheça nossas escolas e centros:
• Business School
• Centro de Licenciaturas
• Centro de Tecnologia da Informação
• Escola de Ciências da Saúde
• Escola de Direito e Ciências Sociais
• Escola de Comunicação e Design
• Escola Politécnica
Curta a Santos / Ano 1 – Edição 1 – Outubro 2023
Título: CURTA SANTOS: Descobrindo os Tesouros nos Arredores
Coordenador de Integração / Coordenador dos cursos de Design Marcelo Catto Gallina / Coordenador dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas Felipe Harmata Marinho / Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda Christiane Monteiro Machado
Editora Michelle Aguiar / Conselho Editorial Katia
Brembatti e Rafael Andrade / Pauta e Edição Michelle Aguiar / Estagiários RICOD Colaboradores Giulia
Deniz, Jean Afonso, Luiz Felipe Caldarelli, Nathalia
Bergmann, Olivia Marques e Tatiane Rosa / Textos
Giulia Deniz, Luiz Felipe Caldarelli, Olivia Marques, Camila Pech Manto / Revisão Katia Brembatti / Fotos
Olivia Marques e Camila Pech Manto / Consultoria
Técnica Michelle Aguiar e Rafael Andrade
Projeto Gráfico
Fernanda Casagrande Haquim
Jessica Moura
Luana Ribeiro
Rosane Casagrande
Direção de Arte
Michelle Aguiar
Rafael Andrade
Capa
Fernanda Casagrande Haquim
Jessica Moura
Luana Ribeiro
Rosane Casagrande
Layout e Diagramação
Fernanda Casagrande Haquim
Jessica Moura
Luana Ribeiro
Rosane Casagrande
A Revista CURTA A SANTOS, além de um registro informativo preparado pelos estagiários da RICOD (Rede Integrada de Comunicação e Design) para os estudantes da ECOD (Escola de Comunicação e Design) da Universidade Positivo, também é um exercício de Design Editorial para os alunos do 1º ano dos cursos de Design e de Design Visual. O conteúdo dos artigos é de total responsabilidade de seus autores. Somos gratos a todos aqueles que colaboraram direta ou indiretamente com esta publicação.
Acompanhe os cursos da ECOD pelos canais:
Design, Design Visual e Design de Moda: http://www.instagram.com/designarchiv.up/
Jornalismo:
https://www.instagram.com/jornalismoup
Publicidade e Propaganda:
https://www.instagram.com/publicidadeup/
Créditos: Rosane Casagrande
A Praça Santos Andrade é um ponto histórico de Curitiba, e o lar da ECOD.
Enquanto a icônica fachada da Universidade Federal do Paraná se destaca de longe, os arredores dessa praça oferecem uma experiência verdadeiramente enriquecedora para quem está por perto.
Os alunos da Escola de Comunicação e Design da Universidade Positivo encontram um paraíso cultural nas proximidades. O majestoso Teatro Guaíra – nosso vizinho, com sua arquitetura imponente – é um marco que atrai espectadores de todos os cantos. Já o Memorial de Curitiba abriga exposições que refletem a rica diversidade artística e cultural da cidade, proporcionando um mergulho profundo na criatividade local.
Além de arte e cultura, os amantes da gastronomia também podem se encantar com as opções próximas da universidade. Com cafés charmosos, restaurantes acolhedores e lanchonetes práticas, a região oferece uma grande variedade para os
estudantes. Esses estabelecimentos não apenas satisfazem o paladar, mas também proporcionam uma imersão na cultura gastronômica diversificada da cidade.
Além das experiências culturais e gastronômicas, a localização estratégica dos arredores da Praça Santos Andrade é um trunfo valioso. Como ponto de partida para diversas rotas de transporte público, essa área oferece a comodidade de explorar outras partes fascinantes de Curitiba, como o centro histórico e bairros vizinhos.
Em suma, a Praça Santos Andrade e seus arredores são um microcosmo da alma curitibana. Essa região é um convite para vivenciar a cultura, a história e a vitalidade da cidade. Portanto, aproveite a localização da nossa sede e reserve um tempo para explorar os encantos que nos cercam.
Curta a Santos!
Uma das opções de comida árabe mais comentadas da região do Centro te convida a conhecer temperos tradicionais do Oriente Médio. Fundado em 1998, o Baba Salim oferece pratos típicos da cultura libanesa e tem opção vegetariana.
O falafel, um bolinho frito de grão de bico temperado com especiarias, faz parte do menu. As luzes amareladas proporcionam uma sensação aconchegante a todos que visitam o local. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 18h às 23h. Está localizado na rua Amintas de Barros, 45, ao lado do Teatro Guaíra.
Os dias frios de Curitiba combinam as bebidas quentes servidas no Fingen Café, que está há 16 anos localizado ao lado do Teatro Guaíra na rua Amintas de Barros, 13. O destaque é o cappuccino da casa acompanhado do tradicional bolo de choconhaque.
O espaço também serve todos os dias cinco sabores de sopas para esquentar em dias com baixas temperaturas. Um lugar aconchegante com uma variedade de pratos, para todos os gostos e bolsos. O local fica aberto das 11h30 às 20h de segunda à sexta e não abre nos domingos.
Chegou a oportunidade de se deliciar no teatro que recebe grandes nomes da cena artística? O Café Guairão tem estética clássica, com cortinas aveludadas que remetem ao backstage de uma grande peça.
Localizado dentro do Teatro Guaíra, o espaço conta com um pequeno palco e um violão para quem quiser mostrar seus talentos. A chef Milena Majzoub desenvolveu as receitas das tortas doces e salgadas, bolos, brigadeiro e uma coxinha especial, feita com a carne de coxa do frango.
O café funciona das 9h às 18 horas de segunda à sexta e até 17 horas nos finais de semana. Em dias de espetáculo, o horário de funcionamento é estendido.
É possível ser teletransportado para 1916 enquanto aprecia uma quiche. O Café do Paço ocupa o espaço em que funcionou a antiga prefeitura de Curitiba.
A estrutura neoclássica e o chão de madeira encerada remetem a um “passado moderno”. Os alimentos são preparados pelos alunos da Cafeteria Escola do Sesc, que desenvolvem desde o menu até as apresentações dos pratos.
O café fica na Praça Generoso Marques, 189, em frente ao Mercado das Flores. Funciona de terça a sexta das 11h30 até às 20h e nos finais de semana das 11h30 às 16h30.
Um café com os sabores tradicionais do Vietnã pode ser experimentado aqui em Curitiba. Na praça Santos Andrade você encontra o Dalat Café Ásia, com uma fachada vermelha ao lado do Teatro Guaíra, localizado na rua Amintas de Barros, 23.
O cardápio oferece bebidas, doces e salgados típicos. O espaço funciona de segunda à sexta das 13h às 19h.
Lanches rápidos e mais baratos, compatíveis com quem frequenta colégios e universidades na região central, são ofertados no Café do Estudante.
O espaço está localizado no Jardim Leonor Twardowski, 143, próximo ao Círculo Militar. A especialidade da casa é a porção de quibes assados.
O local fica aberto de segunda a sábado das 7 às 22 horas e no domingo abre às 14 horas.
Para quem quer conciliar os prazeres da mesa e o gosto pelas artes, a indicação é o Café do Teatro. Há apresentações de artistas no palco do espaço localizado na rua XV de Novembro, 1037.
As opções mais pedidas são as batatas suiças e o famoso sanduíche Ventre do Minotauro (mignon, provolone e champignon na baguete).
Às quintas-feiras acontecem apresentações da Cia do Teatro. O local fica perto do Guairinha e funciona de terça a domingo a partir das 18 horas até o último cliente.
Com uma fachada colorida em uma esquina de frente para o teatro Guaíra, você encontra o Café Guaíra que oferece salgados, bebidas e doces.
Para quem quer presentear um amigo também pode encontrar canecas decoradas . Aberto em março deste ano, o ambiente é agradável para os amantes de café. O funcionamento do local é das 8h às 18h de segunda a sexta e das 8h às 13h no sábado.
Marco do modernismo paranaense, Centro Cultural Teatro Guaíra é um dos maiores complexos culturais da América Latina, com 16,9 mil metros quadrados e capacidade para 2,8 mil pessoas.
Mantido pelo Governo do Paraná, está sediado na praça Santos Andrade. Com projeto arquitetônico de Rubens Meister, o edifício do Teatro Guaíra abriga três auditórios: Bento Munhoz da Rocha Netto, Salvador de Ferrante e Glauco Flores de Sá Brito. Além disso, também faz parte do CCTG o Teatro Zé Maria, carinhosamente conhecido como o teatro da classe, localizado no bairro São Francisco.
Você conhece o Solar do Rosário? É um espaço cultural na Rua Lourenço Pinto, 500. O melhor de tudo é que a entrada é gratuita e o local é aberto ao público, é possível visitar a galeria de arte com quadros, gravuras e esculturas.
O Solar também oferece cursos pagos de história da arte, filosofia, cinema e línguas através da música, além de oficinas. O local funciona de segunda à sexta das 9h às 20h e no sábado fecha às 13h.
Que tal conhecer um museu que valoriza o artista curitibano? Vá ao museu Guido Viaro. O escritor Dalton Trevisan doou 56 obras, que reúnem livros e coletâneas que são expostas na Sala Dalton Trevisan, em homenagem ao artista. O local fica em frente à reitoria da UFPR, e funciona de terça a sábado, das 14h às 18h. O museu ainda tem acervo de desenhos, gravuras, óleo sobre tela, atividades cotidianas e temas religiosos. Além de receber sessões de cinema no auditório e atividades recreativas para escolas.
Você sabia que a Gibiteca de Curitiba oferece cursos para quem quer aprender a fazer histórias em quadrinhos? As aulas são semanais e a mensalidade custa a partir de R$60.
A Gibiteca tem um acervo com mais de 32 mil gibis que ficam espalhados em prateleiras separadas por gênero e você também pode encontrar um museu de fotografia e gravuras. A entrada é gratuita para visitar a Gibiteca e funciona de terça a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 18h. O espaço fica no Solar do Barão, na rua PresidenteCarlos Cavalcanti, 553.
Se você é amante de cinema, você precisa conhecer o Cine Passeio. O espaço tem duas salas de cinema, “Cine Luz” e “Cine Ritz”, que homenageia antigos cinemas da cidade.
O espaço herdou a estrutura de um quartel, mas foi reformado com uma decoração moderna, a riqueza de detalhes não fica só na estrutura do cinema, o atendimento é impecável e faz com que você se sinta em casa.
O Cine Passeio é amplo e oferece boas horas de lazer com sala de exposição, terraço com cinema ao ar livre, espaço para coworking e cafeteria.
O Cine funciona de terça a domingo das 13h às 22h, com preços diferenciados ao longo da semana. Ele fica localizado na rua Riachuelo, 410.
Com uma mistura de modernidade e tradição, o Shopping Itália oferece um ambiente harmonioso e tranquilo. Por ser o primeiro Shopping de Curitiba, sua arquitetura foi mantida sem perder a elegância.
Portanto, se você busca um ambiente com diversidade de lojas e opções gastronômicas variadas, o Shopping Itália com certeza é uma escolha a ser considerada. O horário de funcionamento é das 10h às 19h de segunda a sábado.
Você conhece algum restaurante que oferece todo dia culinária diferente e específica de cada país, o Sale Peper está há 10 anos oferecendo esse buffet por quilo.
O local é todo aconchegante, com música de fundo e um espaço verde super legal pra descansar.
Localizado em frente à praça Santos Andrade, na rua XV de Novembro, 818, o horário de funcionamento é das 11h30 às 15h, de segunda a sexta.
O espaço também realiza eventos a partir de 30 pessoas aos finais de semana e às noites nos dias de semana.
A arte da dança libanesa junto com a culinária tradicional da região está no centro de Curitiba. O restaurante Libaneza, localizado na Rua XV de Novembro, 784 em frente a praça Santos Andrade, tem um cardápio com pratos tradicionais do Líbano como quibes, esfirras e a famosa tilápia na manteiga.
Para se sentir mais próximo da cultura Árabe o espaço tem apresentações de dança que acontecem nas quartas, quintas e aos sábados de 12h às 14h. Para quem quer conhecer um pouco dos costumes, o estabelecimento funciona das 09h às 19h.
Com opções tradicionais da comida brasileira, o Ponto Setti é um restaurante com buffet livre e sobremesa inclusa, para quem está na correria no centro de Curitiba pode parar para almoçar, ele funciona das 11h às 15h e está localizado ao lado da UFPR na rua Alfredo Bufren, 16 e não abre nos finais de semana.
Os tubos revestidos de vidro já fazem parte do cenário urbano de Curitiba. Os biarticulados vermelhos chamam a atenção e são conhecidos popularmente como vermelhões.
Próximo a praça Santos Andrade, ao lado da Universidade Federal do Paraná (UFPR), você pode embarcar e desembarcar na Estação Tubo Central. Lá, passam as linhas Santa Cândida/Capão Raso, Santa Cândida/Praça do Japão, Cabral/Capão Raso.
Existem outras linhas que você pode encontrar na mesma região, como as linhas Detran / Vicente Machado, Circular - Centro, Itupava, Hospital Militar, Capão da Imbuia/Parque Barigui, que são veículos menores que passam por bairros específicos da capital.
Agora, se você pensa em fazer um passeio turístico, a Linha Turismo, que passa por 26 pontos mais conhecidos da cidade.
O ônibus conta com dois andares, com uma vista exclusiva para quem fica no andar de cima. O passeio acontece de segunda-feira à domingo, das 8h30 até 17h, com um valor de R$ 50 .
Mais informações sobre as linhas ou mesmo itinerário, é só entrar no site da URBS (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) ou baixar o aplicativo Moovit pelo Play Store ou App Store.
Créditos: Rosane Casagrande
Para quem usa bike como meio de transporte, a UP disponibiliza bicicletário no campus da Santos Andrade. São 20 lugares para alunos e funcionários. O acesso é fácil e sem custo.
O espaço está localizado próximo a recepção e fica aberto durante todo o período de funcionamento da universidade. Quando necessário, também é possível deixar a bicicleta de um dia pra outro.
Para quem gosta de andar de bicicleta agora ficou mais fácil, a Tembici realiza o empréstimo bikes. Com a ideia de facilitar e mudar a forma como interagimos com a cidade, melhorando a acessibilidade e descomplicando a trajetória até seu destino. Para usar é muito simples, basta baixar o aplicativo via Play Store ou Appstore, criar a sua conta no app e escolher o melhor plano para você.
O Tembici oferece 10 dias grátis, com até 4 viagens por dia, próximo a Santos Andrade, temos alguns postos disponíveis. Lembre-se sempre de colocar sua segurança em primeiro lugar: use capacete e respeite as leis de trânsito!
Qualquer um pode utilizá-los. Lembre sempre de colocar sua segurança em primeiro lugar: use capacete e respeite as leis de trânsito!
Para quem tem carro, vir ao centro pode parecer uma ideia ruim quando o assunto é achar uma vaga para estacionar. O centro dispõe de uma grande variedade de estacionamentos, principalmente próximo à praça Santos Andrade e vagas na rua nos locais de est@r.
Os valores variam de acordo com o tempo de uso, a média de valor é de R$5 a hora e de R$200 a mensalidade, de segunda a sexta.
Créditos:
Este conteúdo foi produzido pelos estagiários da RICOD, que são alunos do curso de Jornalismo da UP, posteriormente revisado pela Professora Kátia Brembatti.
O curso de Jornalismo UP é nota 5 no MEC e forma Jornalistas que fazem diferença no mercado. Saiba mais no Instagram Jornalismoup.