AUTOMAÇÃO EMPRESARIAL MULTIUSUÁRIO EMPREGANDO CONCEITOS CSCW * POR SISTEMA GROUPWARE

Page 1

AUTOMAÇÃO EMPRESARIAL MULTIUSUÁRIO EMPREGANDO CONCEITOS CSCW * POR SISTEMA GROUPWARE 1

2

Ronielton Rezende OLIVEIRA , Ricardo Resendes FLORES , Antonio Tibúrcio de OLIVEIRA 3 Júnior 1 2

3

*

Estudante de Ciência da Computação/UNINCOR – e-mail: ronielton@unincor.br

Orientador e Professor do Curso de Ciência da Computação/UNINCOR – e-mail: ricoflores@bol.com.br

Co-Orientador e Professor do Curso de Ciência da Computação/UNINCOR – e-mail: antonio_tiburcio@yahoo.com.br

Computer-Supported Cooperative Work (Trabalho cooperativo suportado por computador)

Palavras-Chave: Groupware, Automação. RESUMO A possibilidade de haver cooperação entre usuários em sistemas privativos consigna significado retorno empresarial pela facilidade de utilização dos recursos disponíveis, considerando a implementação através de mecanismos de cooperação, colaboração e facilidade de comunicação, o trabalho conjunto é desenvolvido com eficiência, através da livre circulação da informação, pelo estimulo a inovação, facilitando desta maneira o processo de liderança coletiva. A utilização de sistemas Groupware propicia o relacionamento da empresa com seus clientes e fornecedores (extranet) e com funcionários e/ou filiais (intranet), baseado no sistema de compartilhamento de áreas de trabalho especificas, desde que devidamente autenticados e autorizados, com a caracterização de duas ou mais pessoas trabalharem juntas e o acrônimo do compartilhamento de experiências e conhecimento, com a automação da política de comunicação e conseqüentemente via de fato a criação de memória organizacional da empresa, o que resulta na superação de fatores determinantes para obtenção significativa de lucros pela superação das barreiras geográficas e customização do tempo. O processo da automatização de “escritório” resulta em considerável diminuição do fluxo de circulação de papel e ganho na utilização dos recursos de computadores, tornando seu uso simplificado para qualquer pessoa, pelo advento do software de colaboração e cooperação, que na desenvoltura do processo de comunicação existente surge com o advento das inovações tecnológicas, aplicado na estrutura da transmissão das informações empresarial, pelo aproveitamento da infra-estrutura existente, enquadrando-se nos moldes da política de comunicação manual, quando considerado o processo de fluxo de dados atual, e resultando nos ganhos de satisfação do cliente e empresário. A ferramenta Groupware, considerada como software, implementa a tecnologia de troca de mensagens entre os usuários armazenando todo um histórico de transmissão efetuada, possibilitando ainda a definição de agenda de eventos para o grupo; chats entre as comunidades envolvidas; troca de arquivos com armazenamento por períodos indeterminados; e ainda apresenta aos usuários informação de contato de todas as pessoas cadastradas no sistema. É importante entender que groupware não é apenas mais um estágio da tecnologia de computação. Seu objetivo é permitir a eficácia dos grupos existentes ao invés de impor práticas que causem mudanças radicais na forma de trabalho.


AUTOMAÇÃO EMPRESARIAL MULTIUSUÁRIO EMPREGANDO CONCEITOS CSCW * POR SISTEMA GROUPWARE *Computer-Supported Cooperative Work (Trabalho cooperativo suportado por computador) OLIVEIRA, Ronielton Rezende – Aluno do Curso de Ciência da Computação FLORES, Ricardo Resendes; OLIVEIRA Júnior, Antonio Tibúrcio de – Professores Orientadores

Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR RESUMO A ferramenta Groupware consiste em software que implementa a tecnologia de troca de mensagens entre os usuários armazenando todo um histórico de transmissão efetuada, possibilitando ainda a definição de agenda de eventos para o grupo; chats entre as comunidades envolvidas; troca de arquivos com armazenamento por períodos indeterminados; e ainda apresenta aos usuários informação de contato de todas as pessoas cadastradas no sistema.

OBJETIVO Criação de uma ferramenta que ajude as pessoas a trabalharem juntas com mais facilidade ou eficiência, permitindo que se comuniquem, coordenem e colaborem, possibilitando a livre circulação da informação, o que estimula a inovação e facilita a liderança coletiva. Seu uso deve resultar em uma organização mais bem preparada para enfrentar os desafios do mercado atual, possibilitando a diminuição do fluxo de papeis na organização e ganho de tempo na transmissão das informações.

PROPOSIÇÃO A possibilidade de haver cooperação entre usuários em sistemas privativos consigna significado retorno empresarial pela facilidade de utilização dos recursos disponíveis, considerando a implementação através de mecanismos de cooperação, colaboração e facilidade de comunicação, o trabalho conjunto é desenvolvido com eficiência, através da livre circulação da informação, pelo estimulo a inovação, facilitando desta maneira o processo de liderança coletiva. A utilização de sistemas Groupware propicia o relacionamento da empresa com seus clientes e fornecedores (extranet) e com funcionários e/ou filiais (intranet), baseado no sistema de compartilhamento de áreas de trabalho especificas, desde que devidamente autenticados e autorizados, com a caracterização de duas ou mais pessoas trabalharem juntas e o acrônimo do compartilhamento de experiências e conhecimento, com a automação da política de comunicação e conseqüentemente via de fato a criação de memória organizacional da empresa, o que resulta na superação de fatores determinantes para obtenção significativa de lucros pela superação das barreiras geográficas e customização do tempo. O processo da automatização de “escritório” resulta em considerável diminuição do fluxo de circulação de papel e ganho na utilização dos recursos de computadores, tornando seu uso simplificado para qualquer pessoa, pelo advento do software de colaboração e cooperação, que na desenvoltura do processo de comunicação existente surge com o advento das inovações tecnológicas, aplicado na estrutura da transmissão das informações empresarial, pelo aproveitamento da infraestrutura existente, enquadrando-se nos moldes da política de comunicação manual, quando considerado o processo de fluxo de dados atual, e resultando nos ganhos de satisfação do cliente e empresário. É importante entender que groupware não é apenas mais um estágio da tecnologia de computação. Seu objetivo é permitir a eficácia dos grupos existentes ao invés de impor práticas que causem mudanças radicais na forma de trabalho.

METODOLOGIA Elaboração de sistema de Banco de Dados para armazenamento das mensagens enviadas e recebidas pelos usuários, prosposto através da organização do nível de acesso por usuário autorizado por privilégios específicos de acesso as informações; implementação de sistema de chat, agenda eletrônica, área de arquivos e informações dos usuários no sistema com interface World Wide Web, através de linguagem interpretadora de scripts multiplataforma rodando no servidor em combinação com comandos HTML, pela utilização de aplicativos de Licença Pública Geral (GNU/GPL).

CONCLUSÃO A construção de uma ferramenta de automação Groupware Multiusuário. É uma forma tecnológica para automatizar e centralizar vários usuários e seus grupos através de um meio de comunicação não seguro, a WEB, mas com a utilização dos fundamentos de segurança da informação e aplicação de regras de segurança, que se orientam desde a criptografia para a transmissão ao armazenamento dos dados, passando pelo uso de protocolos de conexão seguras – “HTTPS” – e a aplicação do recurso de sessão – “PHP" – para gerenciamento da conexão ao sistema, priorizamos a segurança da informação, uma tangente única vislumbrada por todas as organizações.

RECURSOS NECESSÁRIOS • • • • •

PHP 4 – PHP Hypertext Preprocessor < http://www.php.org > Banco de Dados MYSQL < http://www.mysql.com > Servidor de WWW Apache < http://www.apache.org > PHP Editor e Macromedia Dreamweaver [ Editores HTML e PHP ] Macromedia Fireworks [ Editor de Imagens ]

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AHTO, Jouni. Et al. Manual do PHP, PHP Documentation Group. Tradução do Original para o Português: 2001. Disponível em < http://www.php.net/docs.php > AXMARK, David. Et al. Manual de Referência do MySQL 3.23.52. MySQL AB. Tradução do Original para o Português: 2003. Disponível em < http://www.mysql.com/documentation/ >. CHOI, Wankyu. Et al. Beginning PHP4 – Programando, Tradução do Original: Beginning PHP4: Aldir José Coelho Correia da Silva e Flávia Cruz. São Paulo. Makron Books: 2001. PRATES, Rubens. Guia de Consulta Rápida MySQL. São Paulo. Ed Novatec: 2000 STOCO, Lúcio M.. Guia de Consulta Rápida Integrando PHP com MySQL. São Paulo. Ed Novatec: 2000


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.