Dívida pública brasileira deve encerrar ano em queda, diz

Educadores criaram site e usaram Chromebooks para trabalhar com alunos
Thaynã Higor, de 25 anos, foi morto a tiros por um homem em frente a um restaurante japonês
O tricampeão mundial pela Confederação Brasileira Paradesportiva de Jiu-Jitsu (CBPJJ), Thaynã Higor (foto), de 25 anos, foi morto a tiros por um homem em frente a um restaurante em Praia Grande na noite de quarta-feira (12). Segundo as autoridades, o paratleta foi a primeira vítima do atirador, que invadiu o estabelecimento e matou outro homem. As informações são do G1.
A rede municipal de ensino de Praia Grande tem nas tecnologias uma aliada para promover o aprendizado dos
da
As ações de regularização fundiária de Praia Grande se guem em ritmo acelerado para entregar as mais de 5 mil do cumentações dos proprietários de lotes alvos deste trabalho até o final de 2023. Essas são as metas da Secretaria de Habi tação de Praia Grande (Sehab). Atualmente, 36 núcleos da Ci dade estão em processo de re gulamentação dos lotes. Mais de 5 mil famílias serão benefi ciadas com essas ações.
A regularização fundiária é o trabalho que permite que um terreno utilizado como mora dia há muito tempo seja lega lizado e tenha a devida docu mentação regulamentada pela legislação. Ao todo são 6 eta pas, desde reuniões com a po pulação, passando por levan tamento topográfico, cadastro social, até chegar no cartório.
Duas grandes ações são responsáveis por esse trabalho.
No âmbito Municipal, o Progra ma Dono do Lote é responsá vel pela maior parte dos aten dimentos, com 2.658 famílias sendo acompanhadas para le galizar o terreno onde moram. O restante dos atendidos é por meio de uma parceria com o Estado, no Programa Cidade Legal. Em ambos os casos o resultado é o mesmo, porém o Município tem se empenhado para garantir a dignidade des sas famílias.
“Nós conhecemos as pesso as e a realidade destes locais. Quem faz a vista são os funcio nários da Sehab, que sabem da história, entendem as necessi dades e estão mais próximos a esses moradores. O vínculo gerado entre a população faci lita o nosso trabalho”, explicou o secretário de Habitação de Praia Grande, Anderson Mendes.
Além dos 36 núcleos onde hoje são realizadas as ações de
regularização fundiária, outras áreas da Cidade ocupadas há vários anos são alvo de estudos
Ao
para também receber os bene fícios deste trabalho.
Essas e outras ações realiza
PRAIA GRANDE | HabitaçãoA partir desta semana fiscais da Secretaria de Urbanismo de Praia Grande (Seurb) começam a notificar pessoalmente os pro prietários de lotes atendidos pela regularização fundiária que po dem ser beneficiados pelo Pro grama Casa Legal. O objetivo é garantir que essas pessoas consi gam regularizar a construção de suas casas dentro do prazo, que termina em 17 de dezembro. O
atendimento a esses moradores é realizado no Paço Municipal.
O Programa Casa Legal bus ca tornar legal as construções que não seriam aprovadas de acordo com a legislação vigen te. Os valores aplicados são bem abaixo dos valores praticados na aprovação de construções, tornando acessível a todos os moradores. O Programa foi lan çado no final do ano passado e
os atendidos têm o prazo de um ano para aderirem a proposta.
Com o documento de regulari zação do imóvel na mão será pos sível registrar a construção no Car tório, regularizando de vez o seu imóvel e permitindo vende-lo pelo valor real. Moradores de 9 núcleos atendidos pelos programas de re gularização fundiária podem apro veitar as vantagens do Programa.
De acordo com o secretário
de Habitação de Praia Grande, Anderson Mendes, o programa Casa Legal foi desenvolvido com foco naquelas famílias que pas saram anos investindo na cons trução da sua casa, mas que não observaram a legislação vigen te. “Quem perder o prazo ficará sujeito a fiscalização e taxas de regularização do Município”.
Esta é mais uma das ações previstas no Plano de Gover
no da prefeita Raquel Chini. O atendimento para o Programa Casa Legal é realizado no Paço Municipal, sempre de segun da a sexta-feira, das 9 às 16 horas. O endereço é Avenida Presidente Kennedy, nº 9.000, no Bairro Mirim. Para ser aten dido basta trazer o número de matrícula ou o carnê do IPTU. Outras informações por meio do telefone 3496-2124.
Para manter toda a Cida de sempre limpa e organizada, Praia Grande realiza constan tes mutirões de limpeza, para ao longo do ano atender to dos os Bairros de Praia Gran de pelo menos três vezes com essa ação. Na última semana, os serviços foram finalizados novamente no Bairro Esmeralda e, no total, foram recolhidas 224 toneladas de lixo. As ações con tam com trabalhos como reco lha de itens inservíveis e entulho de áreas públicas, varrição, corte de mato, raspagem de areia da sarjeta, pintura de guias, limpe za de canais, entre outros.
No local, funcionários da Sesurb com apoio dos reedu candos do sistema peniten ciário atuaram, realizando as melhorias em vários trechos ao mesmo tempo, com o auxílio de maquinário especializado, tratores e caminhões.
Nos mutirões, as equipes estão trabalhando de forma se torizada: a Divisão de Limpeza Urbana (Regional 1) respon
sável pelo trecho entre o Sítio do Campo e Nova Mirim; a Di visão de Manutenção da Orla (Regional 2) pelo trecho Canto do Forte e Mirim; e Divisão de Manutenção de Vias (Regional 4) no restante da Cidade.
As ações em esquema de mutirão complementam os tra balhos já realizados pela Sesurb no dia a dia, ampliando o aten dimento prestado à população. As ações seguem planejamen to de execução, e os serviços de manutenção no restante da Cidade continuam sendo reali zados normalmente.
De acordo com o diretor da Di visão de Limpeza Urbana (Região 3), Marcos Rômulo Silveira Almei da, a conservação da limpeza no local depende da colaboração da própria população. “O entulho e materiais inservíveis descartados irregularmente nas vias além de causar transtornos urbanos po dem ser arrastados pelas chuvas e entupir tubulações e bocas de lobo, prejudicando o escoamen to de águas pluviais”, explicou.
PRAIA GRANDE | ReparosA Avenida Ayrton Senna, no Bairro Xixová, em Praia Grande, recebeu na manhã de terça-fei ra (11) reparos no pavimento, a chamada Operação Tapa Buraco, pela Secretaria de Serviços Urba nos (Sesurb). A ação foi acompa nhada por agentes da Secretaria de Trânsito (Setran), que auxilia ram na liberação do fluxo de veí culos no local (não foi necessária a interdição total da via). As me lhorias foram concentradas na pista sentido PG/SV.
A Sesurb conta com cami
nhões específicos para o traba lho, que tem como foco a melho ria de vias públicas que possuem pavimento asfáltico, sextavado ou intertravado, com desgaste provocado pelo tráfego de ve ículos e ações do tempo, como períodos de fortes chuvas. Bu racos causados por problemas nas redes de captação de esgo to e de abastecimento de água, continuam sendo reparados pela concessionária do serviço.
As ações acontecem cons tantemente, atendendo deman
das solicitadas pela população através da Ouvidoria Munici pal (telefone 162 e formulário online ouvidoria.praiagrande. sp.gob.br), mas a Sesurb tam bém conta com equipes que realizam o levantamento de pontos críticos que recebem o serviço de Tapa Buraco na se quência. É importante destacar que grande parte de situações caracterizadas como buracos são causadas por outros fatores, como infiltrações em sistemas de água e esgoto.
A rede municipal de ensi no de Praia Grande tem nas tecnologias uma aliada para promover o aprendizado dos alunos. Wi-fi, lousa digital, Chromebooks e Google For Education fazem parte da ro tina dos estudantes em salas de aula. Mas na EM Roberto Mário Santini, no Bairro Gui lhermina, tais ferramentas ganharam mais evidência ao também servirem como base para alguns dos trabalhos apresentados na Mostra: A Cada Livro um Novo Eu.
Foi o caso do trabalho re alizado pelas turmas do 8º ano com base no livro Brasil Tumbeiro. Os alunos fizeram a leitura da obra literária que re trata a vida de personalidades negras que ficaram marcadas na história do País. Como par te do processo, os estudantes transformaram o conteúdo debatido em sala de aula em um site criado com apoio do professor de Língua Portugue sa, Hélio da Guia Alves Junior.
O grupo utilizou uma das ferramentas existentes na pla taforma Google For Education disponibilizadas para as esco las da rede municipal de ensino para colocar o site no ar. No en dereço eletrônico, https://sites. google.com/emsantini.com/ projetodeleitura, o internau ta encontra um compilado de textos e informações produzi dos pelos alunos a respeito da obra literária Brasil Tumbeiro.
“Vivemos no mundo cada vez mais globalizado. Ao olhar para a escola vemos que ela precisa acompanhar o ritmo que as coisas acontecem. E a tecnologia precisa estar dentro do espaço de ensino”, destacou Junior. “Quando chego na rede municipal de Praia Grande e vejo que existe uma estrutura muito forte voltada para isso percebo que tinha em mãos o ferramental necessário para colocar em prática algo que fora daqui não conseguiria”.
Ingressante como educa dor nas escolas municipais em março deste ano, o professor de Língua Portuguesa tentou fazer algo semelhante em ou tros locais onde atuou. “Já ten
tei desenvolver esse projeto em outros lugares. Quando eu apresentava a proposta sem pre recebia a devolutiva de que era algo que só daria certo de ser aplicado no ensino supe rior e não no básica. E aqui em Praia Grande essa afirmação cai por terra por conta de todo esse aparato existente”.
No ar – Logo ao acessar o site, o visitante se depara com in formações sobre o que se tra ta o projeto, qual foi a propos ta trabalhada em sala de aula e como surgiu a ideia de fazer esse espaço digital. Apesar de envolver todos os alunos na leitura da obra literária, seis estudantes atuaram direta mente na construção do en dereço eletrônico. Quem visita a página pode visualizar quem foram os jovens participantes, bem como, os educadores en volvidos diretamente na pro posta pedagógica.
Ao navegar pelo site, o in ternauta ainda tem acesso a conteúdo como uma breve biografia do autor do livro, o ex-atleta Mário Aranha. Em outra página, outro ponto trabalhado diz respeito a de talhes da obra literária Brasil Tumbeiro. Os alunos também criaram um espaço no ende reço eletrônico onde puderam compartilhar os textos em for ma de críticas sobre o desen rolar da história apresentada pelo escritor.
A possibilidade de poder criar um site despertou o inte resse de alguns alunos. Foi o caso da jovem Maria Eduarda Nunes de Souza, 14 anos, que pediu o auxílio do professor para fazer a própria página na internet. A estudante apresen tou os textos que já tinha ao educador e com apoio dele re solveu colocar no ar a propos ta de um diário digital, onde possa compartilhar com os internautas um pouco da sua forma de pensar e ver a vida.
“Eu achei interessante a possibilidade de ter um espa ço próprio para poder postar meus textos. Então, com apoio do professor, comecei a criar o site para colocar os poemas e
outros gêneros que faço”, co mentou a jovem. “Às vezes, a gente não consegue expres sar os sentimentos falando e o jeito que consegui achar foi escrevendo. E o site funciona como se fosse um diário que acabo compartilhando com todo mundo”.
Clássico – A criação do site não foi a única ferramenta tec nológica utilizada na Mostra da EM Roberto Mário Santini. O professor de Língua Por tuguesa do 7º ano, Leandro França da Silva, trabalhou com os alunos o livro O Pequeno Príncipe. Além da leitura, o educador fez uma proposta para os estudantes. Ele pediu que os jovens fizessem a gra vação de vídeos com até um minuto de duração.
A ideia era de que os jovens produzissem vídeos no mesmo estilo do que são realizados para redes sociais como Tik Tok ou os stories do Instagram. Cada estudante precisou fazer duas gravações, em uma eles tiveram de abordar individu almente a parte biográfica do autor do livro, o escritor Antoi ne de Saint-Exupéry. No outro, desta vez em dupla, tiveram de destacar uma parte da obra li terária que chamou atenção e promover uma encenação.
Para compartilhar os víde os com os visitantes da mos tra literária, o professor repro duziu as gravações por meio
Os aparelhos ficaram dispos tos em uma mesa à disposi ção para as pessoas. Os inte ressados conectavam o fone de ouvido no equipamento e podiam acompanhar a pelícu la produzida pelos estudantes.
De acordo com Silva, a pro posta teve como base juntar o útil ao agradável. Aproveitar o estilo de consumo midiático que estão acostumados, ou seja, vídeos curtos em redes sociais, e aplicar neste forma to a parte pedagógica. “Por que não transformar o entre tenimento em aprendizado? Por isso, a junção dessas duas ações para tornar o ensino algo divertido e com a cara deles”, enfatizou.
“Os Chromes surgem quan do a gente pensa na relação entre internet, consumo e o contexto escolar. Os aparelhos estão disponíveis para uso dentro da unidade, eles estão familiarizados com a ferramen ta, e por isso veio o insight”, comentou o professor. “Desta forma, mostramos para a co munidade de um meio prático, uma das possibilidades de uti lização destes equipamentos”.
Incentivo à leitura – Os dois livros trabalhados pelos pro fessores com auxílio da tec nologia fazem parte das obras literárias distribuídas por meio do programa Página a Pági
na. Lançada pela Secretaria de Educação (Seduc) no início do ano, a iniciativadistribuiu ma leta para alunos do Infantil I e II, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Complementa ção Educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por intermédio dela, os estudantes receberam livros que foram trabalhadas dentro e fora da sala de aula.
Com o material em mãos, os professores desenvolve ram ações ao longo do ano. O Página a Página tem como objetivo, além de despertar o interesse pela leitura, am pliar o vocabulário dos alu nos, propor a participação da família na vida escolar dos es tudantes e possibilitar o com partilhamento e a vivência de emoções. Somado a tudo isso, também promove a integra ção com produto final, estimu lando a formação crítica.
Nas maletas de Educação Infantil, os alunos receberam cinco títulos. Os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Funda mental ganharam quatro livros. Já os da Complementação Edu cacional têm cinco, enquanto os matriculados nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) obtiveram um volume por semestre para ser traba lhado. Os exemplares foram diferentes de acordo com nível e atendendo à diversidade de cada segmento, para ser traba lhado junto com os docentes.
Praia Grande é referência regional nas informações prestadas no SIM (Sistema de Informações de Mortalidade) e no SINASC (Sistema de Informação de Nascidos Vivos), importantes na geração de estatísticas e na formulação de políticas públicas em Saúde. Isso faz com que o Estado direcione para a Cidade profissionais dos municípios vizinhos para aprender a alimentar os sistemas. Técnicos de Mongaguá estiveram na sede da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município na última semana para participar de uma capacitação sobre o tema. E uma nova visita está programada para esta semana.
O SIM/SINASC são sistemas informatizados que têm como principal função a descentralização do processo de coleta, processamento e consolidação de dados quantitativos e qualitativos, referentes aos óbitos e nascimentos informados em todo território nacional. São ferramentas importantes de gestão e possuem variáveis que permitem formulação de indicadores epidemiológicos estratégicos para o planejamento
das ações e tomada de decisão em diversas áreas da saúde.
“Praia Grande é referência na alimentação desses sistemas, então, todos os municípios da região quando têm alguma dificuldade me procu-
ram, a própria regional encaminha para a gente”, detalhou o diretor da Divisão de Dados Epidemiológicos, Peter dos Santos Draber, que trabalha com esses bancos de dados desde a implantação nacional,
em 2005, mas, na verdade, atualiza essas informações desde 1993, quando a produção era feita em planilhas de papel.
A enfermeira Karina Nunes Silva, responsável técnica pelo SIM/SINASC em Mongaguá,
agradeceu os conhecimentos compartilhados e destacou a importância da capacitação.
“Há pouco tempo assumi esta função e como qualquer programa de informação necessitamos de orientação para o melhor aproveitamento. E com essa parceria obtive a orientação necessária, que também abre um campo grande de possibilidades e formas de utilização dos dados estatísticos, possibilitando ter uma visão mais ampla sobre o município, o que certamente nos ajudará nos planejamentos daqui em diante”, disse.
A excelência do trabalho realizado em Praia Grande foi, inclusive, reconhecida pela conquista de prêmios estaduais devido à qualidade das informações prestadas. Em 2016, a Cidade foi premiada pelo trabalho realizado junto ao SINASC e, em 2018, pela excelência alcançada tanto no SIM quanto no SINASC.
Com o objetivo de orientar os pacientes com diabetes e insulinodependentes, a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Guilhermina tem realizado uma série de encontros voltados à prevenção. O mais recente ocorreu na última sexta-feira (7) e teve como foco a relação entre as infecções bucais e o diabetes.
A cirurgiã-dentista da unidade, Rosimeire Fernandes Silva, palestrou para os munícipes sobre o tema e abordou também sobre a necessidade de manter a higiene bucal e do acompanhamento odontológico frequente.
“A reunião foi muito proveitosa porque não falei só sobre
infecções, mas também sobre o controle de hiposalivação (diminuição do fluxo salivar) que os diabéticos têm com frequência. Comentei também a necessidade da ingestão de água e os cuidados relacionados ao uso de próteses. Os pacientes se mostraram bastante interessados, interagiram bastante no final, tiraram suas dúvidas. Fiquei muito feliz com o resultado”, afirmou Rosimeire.
Atendimento – As 30 Usafas do Município contam com cirurgião-dentista e, caso o munícipe necessite de algum atendimento relacionado à saúde bucal, basta
procurar a unidade mais próxima de sua casa. Caso haja a necessidade de um atendimento mais especializado, o paciente poderá ser encaminhado para o
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que conta com estomatologista, endodontista, periodontista, cirurgião bucomaxilo. O CEO faz parte do Cen-
As Unidades de Saúde da Família atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compositor Michael Giacchino, já veterano em trilhas sonoras da Marvel, faz sua estreia na direção de um projeto de estúdio, mostrando um talento promissor em uma história cheia de charme
Algumas pessoas nascem com uma criatividade acima do comum e desde cedo colocam isso em prática o máximo pos sível, seja criando histórias com bonecos, gravando filmes casei ros com os irmãos ou primos, ou simplesmente devaneando e imaginando mundos fantásticos em vez de prestarem atenção na aula. Quando crescem e se jun tam a mentes que funcionam da mesma forma, cada conversa se torna uma oportunidade de jogar ideias no ar e ver o que cola. Mas o que acontece quando uma des sas mentes é a de Kevin Feige, o homem por trás do estúdio mais popular do momento? Foi assim, em uma conversa entre amigos, que Michael Giacchino propôs (e então conseguiu) adaptar “Lo bisomem na Noite” como uma Apresentação Especial da Marvel para o Disney Plus.
Giacchino, compositor re nomado e oscarizado, não é nenhum novato do estúdio, com “Doutor Estranho”, a tri logia do Homem-Aranha de Tom Holland, e “Thor: Amor e Trovão” tendo trilhas de sua autoria. Não só isso, o próprio tema que acompanha o logo de abertura da Marvel desde 2016, e se tornou tão icônico nos fil mes (e agora séries) também é seu. Como alguém que compõe com uma visão de cineasta, era questão de tempo ele assumir a direção. Já responsável por dois curtas, Giacchino estreia aqui em um projeto de maior escala, ainda não um longa-metragem,
mas algo robusto o suficiente para deixar claro que seu talen to não está apenas em trilhas sonoras. Então, o que é essa Apresentação Especial?
Utilizando do espaço que o streaming da Disney oferece para produções de menor risco — e assim, maior liberdade criativa —, o especial de pouco menos de 1h traz o protagonista Jack Rus sell (Gael García Bernal) como um dos caçadores de monstros que se reúnem para honrar o recém -falecido líder do grupo, Ulysses Bloodstone. A eles é dada a chan ce de colocar as mãos em uma valiosa relíquia, caso consigam matar a aterrorizante criatura que os espera do lado de fora. O que eles não sabem é que entre eles se esconde um outro monstro, ainda mais perigoso.
Partindo desta premissa, e em preto e branco, o especial traz forte influência dos filmes de terror dos anos 1930 e 40, assim como dos clássicos de monstros, com uma atmosfe ra mais sinistra do que estamos acostumados no Marvel Studios. Porém, a história tem sua origem nos quadrinhos da editora, com a série “Werewolf by Night” de 1972 sendo a responsável por apresentar Jack Russell. Foi nes sa série, inclusive, que o próprio Cavaleiro da Lua foi introduzido, e é interessante fazer essa liga ção porque a adaptação estre lada por Oscar Isaac e exibida há alguns meses no Disney Plus sempre esteve em seu melhor quando apostou no místico e
sombrio — e também no mais violento. Ao ser em preto e bran co, “Lobisomem na Noite” conta com uma leve trapaça ao poder usar sangue mais livremente, algo que aproveita bem, no bom espírito de Halloween.
Mas o Cavaleiro da Lua apa rece aqui? Não. Há outras apa rições notáveis em cenas pós -créditos? Não. Há relação com o restante do MCU? Certamente está inserido, mas nada preocu pado com onde ou quando, ou o que vem depois. Isso é um alí vio, mas também não quer dizer que este especial marque a últi ma vez que vemos tais persona gens — espero que não. Quan do não está tão focada com as sementes do futuro, a Marvel no Disney Plus realmente abre um grande espaço para criatividade e boas histórias. E em tão pouco tempo, o espontâneo e diverti do Jack já fica marcado no co ração, assim como Elsa Bloods tone (Laura Donnelly), a filha do líder Ulysses, alguém que tenta encontrar seu lugar no mundo depois de crescer além das ex pectativas de seu pai. Harriet Sansom Harris também dá um show como a madrasta de Elsa, sendo talvez a personagem que mais se encaixa com as obras em que o especial se inspirou.
A trilha sonora, assinada por Giacchino, segue o mesmo cami nho de referenciar os clássicos, sem ignorar o estilo mais moder no do compositor, com um tema logo ficando na cabeça ao final do especial. Como diretor, Giac
chino também aposta em refe rências estéticas que fãs desta época do cinema não deixarão de apreciar, ao mesmo tempo que aproveita os benefícios da tecnologia mais recente, criando um estilo bem charmoso. É inevi tável lembrar de “WandaVision” por ter sido a primeira vez que a Marvel fez algo tão diferente para seus padrões, e apesar de não ser igualmente “revolucio nário”, “Lobisomem na Noite” nos faz pensar sobre quão lon ge o estúdio estaria disposto a ir agora que começa a explorar personagens mais sinistros…
Se a Marvel irá favorecer mais o formato de Apresentação Especial, enquanto vai deixando de lado as cansativas séries, só o tempo dirá. Mas esta primei ra tentativa é um claro acerto, mostrando que uma história, ainda que mais curta, consegue ser bem-sucedida se estiver fo cada apenas em si própria. Para além das ramificações do MCU, é notável como Michael Giacchi
no parece ter encontrado o play ground perfeito para deixar sua mente criativa à solta, e quem conhece mais a fundo seu tra balho, não consegue esconder a empolgação com a possibilidade de ter mais de sua direção.
Como compositor, ele já tem Pixar, Star Wars, Star Trek, Mar vel, e DC. Em cada um desses universos, Giacchino foi apren dendo mais e mais de seus cine astas parceiros e amigos, como J.J. Abrams, Matt Reeves e Brad Bird, este que está mencionado nos agradecimentos especiais de “Lobisomem na Noite”. Tam bém lá está seu irmão, Anthony Giacchino, provavelmente a pri meira mente criativa com quem Michael teve a chance de ima ginar mundos fantásticos. Para um especial de Halloween, esta acaba sendo uma obra bem mais tocante do que o espera do. Mas pensando melhor, esse é o grande trunfo das melhores histórias de Halloween: a beleza por trás dos monstros.
Além de rum a Venezuela também produz vinho. Se vale a pena? Bom, para um curioso apreciador, e quase todo o enófilo, é sempre interessante provar vinhos novos, de locais inimagináveis, ainda que de qualidade duvidosa. Um venezuelano muito consumido, por exemplo, é o Pomar Reserva. É excessivamente ácido, apresenta mais gás carbônico que o desejável e lhe faltam complexidade e corpo. Fora isso tudo, dá para beber acompanhando uma refeição. Mas só de curiosidade mesmo. Etilicamente falando o que a Venezuela faz mesmo de bom é rum e cerveja. Existe um ótimo añejo, o Aniversário, que chega a lembrar um Jerez, com boa dosagem de madeira e leve oxidação. O Diplomático, garantem os funcionários do free shop do
aeroporto, é ainda melhor que o Aniversário.
Entre as cervejas, a Zulia, produzida em Maracaibo desde a década de 1920, uma das marcas mais tradicionais. É uma lata amarela, bem bonita.
Voltando aos vinhos, o Terracota tinto é o que goza de melhor fama. Uma das maiores bodegas é a Bodegas Pomar, que produz uma linha bem ampla de rótulo, com alguns varietais como shiraz, petit verdot e tempranillo. Trata-se de uma joint venture entre a Polar, a maior cervejaria do país, com a casa vinícola francesa Martell (imagine se a Ambnev faz o mesmo aqui!).
Os vinhos venezuelanos são todos produzidos no estado de Lara, com as parreiras subindo as encostas andinas. Nada de mais, vale pela curiosidade.
As variedades da carteira de vinhos e champanhes produzidos em solo Lara inclui: vinho branco e tinto Viña Altagracia, vinhos premium Pomar Sauvignon, Pomar Syrah, Pomar Tempranillo, Pomar Petit Verdot, Pomar Gran Reserva e, fazendo o estilo tradicional do espumante francês, Pomar Brut, Pomar Demi Sec, Pomar Brut Rosé e Pomar Brut Nature.
Estes vinhos foram, recentemente, vencedores de vários prêmios internacionais e são recomendados caso você visite a Venezuela. Isso demonstra claramente que a Petit Verdot quer gerar mercado em todo o mundo.
Graças ao clima tropical da Venezuela, obtém-se duas safras por ano, diferentemente do que acontece em países de clima temperado, onde só uma safra anual é conseguida.
Você vai precisar de:
1 xícara (chá) de açúcar
3 gemas
1 xícara (chá) de DORIANA extra cremosa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Meia xícara (chá) de amido de milho MAIZENA
1 xícara (chá) de amendoim torrado, sem pele e moído Meia xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 claras em neve
Você vai precisar de:
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de leite
Meia xícara (chá) de amendoim torrado, sem pele e moído
Você vai precisar de:
Margarina cremosa Farinha de trigo
Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C);
Unte e enfarinhe uma fôrma de furo central grande (25 cm de diâmetro); Bata na batedeira o açúcar, as gemas e a DORIANA extra cremosa até obter uma mistura cremosa;
Sem parar de bater, acrescente alternadamente, a farinha, o amido de milho MAIZENA, o amendoim e o leite;
Retire da batedeira e misture delicadamente o fermento e as claras em neve;
Coloque na fôrma reservada e leve ao forno por 35 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo. Deixe esfriar.
Em uma tigela, misture o açúcar e o leite. Coloque sobre o bolo, salpique o amendoim e deixe secar. Sirva sem seguida.
Para moer o amendoim, coloque-o dentro de um saco plástico, retire o ar e feche. Pressione com o rolo até ficar moído.
Após as atividades no Pavi lhão de Eventos Jair Rodrigues no último sábado (08), o “Ou tubro Criança” retomou sua programação ao público infantil nesta quinta-feira (13). O Palácio das Artes receberá a criançada em todas as tardes até o domin go (16), a partir das 14 horas. En tre as atividades previstas, todas oferecidas gratuitamente pela Secretaria de Cultura e Turismo, estão oficinas culturais, circuito interativo, música e teatro.
Em todos os dias da progra mação, os “Detetives da Cultu ra” Luli e Joca estarão no Palá cio das Artes em busca de um tesouro e contarão com a ajuda das crianças a fim de desvendar este mistério. Os pequenos só precisarão tomar cuidado com a presença de Haroldo, um vilão que tenta atrapalhar a missão
secreta, para encontrar e fugir antes da turma dos Detetives da Cultura. Voltado às crianças de 5 a 10 anos, a atividade tem vagas limitadas (20 vagas - inscrição feita 30 min antes da atividade) e acontece às 14 horas (também às 16 horas no sábado).
Igualmente ao Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, os jogos e brincadeiras antigos, como boca do palhaço, quebra-cabeça e jogo da velha, farão com que o PDA tenha aquele clima de in fância. A programação acontece rá todos os dias, das 14h às 17 horas, sem restrição de vaga ou idade aos participantes.
Às 15 horas, as atividades te rão atrações distintas de 13 a 16 de outubro. Na quinta (13), uma contação de história e a oficina de confecção do fantoche “O Bicho Folharal” (destinadas às
crianças que realizaram a ins crição no “Detetives da Cultura” nesse dia) serão feitas pela pro fessora Maria Fernanda Capelli.
Já na sexta, a oficina “Musicali zando – Percussão e Cirandas” ” (30 vagas destinada às crianças de 05 a 10 anos – inscrição 30
13 a 16 de outubro - Palácio das Artes (Av. Pres. Costa e Silva, nº 1600 –Bairro Boqueirão)
Quinta-feira (13)
14h às 17h: brincadeira infantis (boca do palhaço, quebra-cabeça, amarelinha, entre outros)
14h: “Detetives da Cultura” – Inscrições: 20 crianças de 5 a 10 anos (permissão de 1 acompanhante) - 30 min antes 15h: contação de história e oficina de confecção de fantoche “O Bicho Folha ral” - com Maria Fernanda Capelli – (crianças inscritas na atividade “Detetives da Cultura”
Sexta-feira (14)
14h às 17h: brincadeira infantis (boca do palhaço, quebra-cabeça, amarelinha, entre outros)
14h: “Detetives da Cultura” – Inscrições: 20 crianças de 5 a 10 anos (permissão de 1 acompanhante) - 30 min antes
15h: oficina Musicalizando (percussão e cirandas) – com professor Emerson Bertti
Inscrições: 30 crianças de 5 a 10 anos (permissão de 1 acompanhante)
- 30 min antes
Sábado (15)
min antes) confeccionará cho calho para atividades de per cussão e resgate das músicas antigas infantis (cirandas). No sábado (15) e domingo (16), o cantor Ninno Junior comanda o “Música no Hall” com repertório de canções infantis.
Para finalizar o “Outubro Criança”, o espetáculo “Era Uma Vez... Um Reizinho Man dão” volta ao palco do Teatro Serafim Gonzalez no domin go, às 16 horas. A peça conta a história de um lindo príncipe, que, ao nascer, recebe de suas fadas madrinhas um dom inu sitado: conseguir tudo o que quer. Com o passar do tempo, o dom do menino passa a ser um problema para todo o reino. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes da apresentação.
14h às 17h: brincadeira infantis (boca do palhaço, quebra-cabeça, amarelinha, entre outros)
14h: “Detetives da Cultura” – Inscrições: 20 crianças de 5 a 10 anos (permissão de 1 acompanhante) - 30 min antes
15h: Música no Hall - com cantor Ninno Junior 16h: “Detetives da Cultura” – Inscrições: 20 crianças de 5 a 10 anos (permissão de 1 acompanhante) - 30 min antes.
Domingo (16)
14h às 17h: brincadeira infantis (boca do palhaço, quebra-cabeça, amarelinha, entre outros)
14h: “Detetives da Cultura” – Circuito interativo Inscrições: 20 crianças de 5 a 10 anos (permissão de 1 acompanhante) - 30 min antes
15h: Música no Hall - com cantor Ninno Junior 16h: Espetáculo “Era Uma Vez... Um Reizinho Mandão” - Ingressos distribuídos a partir de 1 hora antes da apresentação.
Um motorista de caminhão morreu após cair com o veículo no mar, nesta quarta-feira (12), em um terminal no Porto de Santos. Conforme apurado pela imprensa, o acidente aconteceu durante uma manobra do automóvel no local. As informações são do G1.
Segundo a Marinha do Brasil (MB), por volta das 14h30, a Capitania dos Portos de São Paulo recebeu a informação do acidente no terminal da empresa DP World, onde o motorista trabalhava. Ainda de acordo com a MB, equipes de socorro foram acionadas imediatamente, e mergulhadores do Corpo de Bombeiros confirmaram a morte.
Ainda de acordo com a Marinha, foram realizados todos
PRAIA GRANDE | Crime bárbaroos procedimentos para a retirada do caminhão do fundo do canal no citado terminal. A MB acrescentou que o “competente Inquérito Administrativo será instaurado para apurar as causas e possíveis responsáveis pelo acidente”.
DP World - Por meio de nota, a companhia confirmou que um integrante, que não teve a identidade divulgada, sofreu queda ao mar durante a operação de uma carreta.
A DP World alegou ainda que forneceu “todo apoio às equipes de resgate e colabora com as investigações, além de prestar o devido suporte aos familiares e demais integrantes”.
O tricampeão mundial pela Confederação Brasileira Paradesportiva de Jiu-Jitsu (CBPJJ), Thaynã Higor (foto), de 25 anos, foi morto a tiros por um homem em frente a um restaurante em Praia Grande na noite de quarta-feira (12). Segundo as autoridades, o paratleta foi a primeira vítima do atirador, que invadiu o estabelecimento e matou outro homem. As informações são do G1.
O vídeo de uma câmera de segurança do restaurante mostra toda a ação. Thaynã Higor estava aguardando um transporte quando foi abordado pelo criminoso, por volta das 23h, em frente ao restaurante Katsuya, localizado na avenida Marechal Mallet. O vídeo mostra o homem atirando contra o paratleta, que morreu no local.
As imagens mostram ainda que, após o disparo, três clientes que estavam no restaurante se assustaram e tentaram sair do local. Em seguida, o atira-
dor apontou a arma para os clientes, que voltaram correndo para o comércio.
Em seguida, o atirador entrou no restaurante e apontou a arma para outros clientes. O homem atirou mais uma vez e baleou um idoso. Depois disso, o criminoso fugiu.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Praia Grande, o idoso que foi baleado foi atendido pelo Serviço de Atendimento de Emergência (Samu) e encaminhado em estado grave para o Hospital Municipal Irmã Dulce. O homem, que tinha 67 anos e morreu nesta quinta-feira (13), teve a identidade confirmada e se chamava Walter Ramos Filho.
Ainda de acordo com a administração municipal, o autor dos tiros seguiu em direção à Avenida Ecológica. Ele foi perseguido por moradores e entrou em uma pizzaria, onde fez reféns. No local, os policiais militares conseguiram prender
o criminoso, que foi levado para a Delegacia Sede de Praia Grande.
Thaynã Higor - Thaynã tinha uma lesão no plexo braquial, que limitava os movimentos e a desenvoltura muscular do braço esquerdo, por conta de um erro médico durante o seu parto. A limitação, porém, foi superada pelo talento e a força de vontade do lutador, que sonhava com o crescimento da modalidade.
O atleta começou a treinar jiu-jitsu em 2010. Mesmo com a oficialização de alguns torneios para pessoas com deficiência, ele não deixou de lutar em torneios convencionais, para pessoas sem deficiência.
Os campeonatos para a categoria dele no Brasil começaram em 2014. Ele foi tricampeão brasileiro e mundial nos campeonatos organizados pela Confederação Brasileira Paradesportiva de Jiu-Jitsu (CBPJJ). Em
2018, ele sagrou-se bicampeão do Abu Dhabi World Festival ParaJiu Jitsu, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Na época, ele concedeu entrevista à imprensa e falou dessa conquista. “Foi gratificante demais, pois batalhei muito com os meus professores e amigos de treino.”
“Foi uma rotina pesada de
jiu-jitsu e funcional com minha preparadora física. Fora a correria, com familiares e amigos, para conseguir patrocinadores para custear as despesas da viagem. Mas tudo foi recompensado com o pódio, tirei um peso das costas e fiquei com aquele sentimento maravilhoso de dever cumprido. Todo esforço valeu a pena”, disse.
Thaynã Higor, de 25 anos, foi morto a tiros por um homem em frente a um restaurante japonês. Paratleta foi a primeira vítima do atirador, que invadiu o estabelecimento e matou mais um homem
As equipes de vôlei de praia, de Praia Grande, domi naram o pódio do Torneio Ve rão para Todos disputado em Mongaguá no último dia 9. No masculino, a dupla Ighor e Maida ficou com o ouro. A prata ficou com os praiagran denses Gustavo Antunes e Vi tor Pereira e no bronze, outra dupla da cidade formada por Roberto Batista e Cleiton.
No feminino, ouro para Lenina Bernardes e Bárbara Lymberopoulos. A outra me dalha da cidade foi o bronze das atletas Ana Luíza Agapito e Giovana.
A técnica Bianca Mello mostrou satisfação: “Estamos evoluindo aos poucos e ga nhando espaço na região”.
A modalidade conquistou medalha de prata nos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior no ano de 2022 além do título de campeão dos Jo gos da Juventude.
A equipe sub 14 do E.C. Praia Grande derrotou o Atitude Sports neste último final de semana por 2 a 0. A partida foi realizada, em São Paulo e se classificou
para as semifinais da XXXVII Copa São Paulo da Associa ção Paulista.
A vitória mantém o time da liderança do grupo e confirmou a boa fase da
equipe que se classificou com duas rodadas de ante cedência. O técnico David Santos comemorou: “Foi mais um passo em busca do nosso objetivo”.
O time masculino de bas quete do EC Praia Grande/ Traumaxxis/Faculdade Praia Grande venceu o Máxima Forma, por 63 a 62, na segun da partida da semifinal da Liga de Basketball da Baixada Santista. A partida aconteceu
neste domingo, dia 09, na Arena Santos.
Na primeira partida, o time praiagrandense já havia venci do por 84 a 64. A equipe agora jogará a final da competição no próximo dia 23 de outubro, na Arena Santos.
Sushil Kumar e outras 17 pessoas foram acusados em um tribunal de Délhi pela morte de Sagar Dhankar, de 23 anos
Duas vezes medalhista olím pico, o ex-lutador indiano Sushil Kumar será julgado pelo assas sinato de outro lutador em uma briga do lado de fora de um estádio ao norte de Nova Délhi no ano passado - informou o advogado de um dos réus nesta quinta-feira (13).
Sushil Kumar e outras 17 pessoas foram acusados em um tribunal de Délhi na quarta-fei ra, mais de um ano depois de terem sido presos pela morte de Sagar Dhankar, de 23 anos.
De acordo com o tribunal, os investigadores encontraram evidências suficientes para pro cessar Sushil Kumar, que se de clara inocente e acusa a polícia de montagem.
O lutador é acusado de as sassinato, sequestro, desordem e uso de armas para matar. Dois dos outros réus estão foragidos, de acordo com os promotores.
Os promotores acusam o ex -atleta de 39 anos de ter sido “o
instigador” desse caso ocorrido em maio de 2021 e que chocou toda comunidade esportiva indiana.
Kumar foi preso em fuga, uma semana após a briga, motivada por uma rivalidade pessoal e profissional entre os dois atletas.
Os promotores acreditam que o ex-lutador e os outros réus agrediram Sagar Dhankar e seus amigos com paus do lado de fora de um estádio de Délhi.
Kumar aparece em um vídeo que a promotoria considera au têntico, em plena agressão ao outro lutador, que morreu no hospital.
O ex-lutador é um dos me lhores atletas da história india na, o único a ter conquistado duas medalhas olímpicas, prata na luta livre nos Jogos de Lon dres 2012 e bronze em Pequim quatro anos antes. Por razões de segurança, está detido em uma cela individual na prisão de Tihar, em Délhi.
Marcelo Rebelo de Sousa disse que casos de vítimas de pedofilia em Portugal não lhe parecia 'particularmente elevado'. Comissão independente do país apontou 424 casos de pessoas que sofreram abusos dentro da igreja católica portuguesa
O presidente português Marcelo Rebelo de Sousa pediu perdão nesta quinta-feira (13) às vítimas de pedofilia na Igre ja Católica, por ter afirmado na terça que o número de vítimas não lhe parecia “particularmen te elevado”.
“Nunca foi minha intenção ofender as vítimas, mas se al gumas se sentiram ofendidas, peço perdão, porque não era meu objetivo”, declarou à im prensa o chefe de Estado de 73 anos, conservador e cató lico devoto.
Na terça-feira, uma co missão independente encar
regada de investigar a pe dofilia na Igreja apresentou um número provisório dos depoimentos coletados e va lidados de 424 vítimas.
A primeira reação do presi dente causou alvoroço, o que levou Rebelo de Sousa a expli car que não quis subestimar o número de testemunhos, mas sim manifestar “o receio de que inúmeras vítimas, por medo, não tenham dado o seu testemunho”.
De acordo com a comissão independente, que deve en tregar seu relatório final no fi nal de janeiro, as testemunhas
muitas vezes aludiram à exis tência de outras vítimas não declaradas. A comissão calcula que, no final, o número total de vítimas será “muito maior” do que os poucos depoimentos coletados.
O presidente da comissão, Pedro Strecht, acrescentou que o número total de agressores seria de várias “centenas”.
A dívida pública do Brasil deve fechar esse ano em queda de 88,2% do PIB, segundo esti mativa feita pelo Fundo Mone tário Internacional (FMI). No ano passado, essa relação dívida/PIB chegou a 90% segundo o FMI. A perspectiva para o ano que vem é que tenhamos um peque no aumento do endividamento brasileiro, que hoje totaliza R$ 5,7 trilhões, atingindo 88,9% do PIB. Segundo o FMI, de maneira geral, as economias do planeta precisam se esmerar e se esfor çarem para reduzir a dívida fiscal. Isso cresceu durante a pandemia de Covid-19. No Brasil, várias medidas foram adotadas para enfrentar a crise sanitária. Entre
elas, o pagamento do Auxílio Emergencial. Desde 2013, essa relação vem crescendo, chegan do a bater 98,7% no primeiro ano da pandemia. Em 2021, a re lação fechou 2021 em 93%.
O FMI dIsse que as ecOnOMIas dO planeta precIsaM se esMerar e se esFOrçareM para reduzIr a dívIda
Apesar da lei federal já estar em vigor, distribuidoras afirmam que ainda aguardam os decretos estaduais
A conta de energia elétrica, que deveria ficar mais barata para o consumidor, continua cara em vários Estados bra sileiros, mesmo operando na bandeira tarifária verde. Isso se deve à cobrança do ICMS sobre a transmissão e distri buição da energia, feita pelas distribuidoras pelo país. A lei de junho de 2022 estabelece que as contas sofreriam uma redução de 8%. Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e Minas Gerais já cumprem a nova lei e já retiraram a cobrança extra de transmissão, distribuição e encargos setoriais da base de cálculo do ICMS. Os consumi dores dessas regiões já sentem a redução da conta de luz. O Instituto Brasileiro de Defe sa do Consumidor (Idec) está acompanhando o caso e diz que é possível a devolução do valor para cada consumidor. Mas, como se trata de Justiça, isso leva tempo e não é certo
que o consumidor receberá o valor de volta. Para isso, o consumidor teria que acionar o Procon ou entrar na Justi ça para ter o valor devolvido. Apesar da lei federal estar em vigor desde o final de junho, as distribuidoras afirmam que ainda aguardam os decretos estaduais, mantendo o im passe entre União, Estados e
distribuidoras. Segundo o Mi nistério de Minas e Energia, a alteração da base de cálculo do ICMS da tarifa de energia pode reduzir o preço da con ta de luz em 6,5% em média. Segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), chegam a 12 as normas estaduais invalidadas por desrespeitarem os princí pios da seletividade.
Método mais popular de investimento econômico não registrava ganhos reais desde setembro de 2020
A poupança voltou a regis trar ganhos acima da inflação em outubro de 2022. Método mais popular de investimento econômico não apresentava ganhos reais desde setembro de 2020 e, neste mês, obteve um rendimento de 7,19% em um acumulado de 12 meses. O ganho obtido por aqueles que aderiram ao método de inves timento foi de 0,02% acima da inflação. O cenário econômico auxiliou para o ganho, já que o Brasil registrou uma defla ção pelo terceiro mês conse cutivo. Em setembro, o Índice Nacional de Preços ao Consu midor Amplo (IPCA) contabili zou uma inflação negativa de -0,29%. Desde setembro de 2020, o brasileiro que deixasse seu dinheiro na poupança teria
ganhos abaixo da inflação, ou seja, perderia poder de com pra. O pior mês registrado foi outubro de 2021, com um ren dimento de quase 8% nega tivo. A tendência de melhora acompanha a economia bra sileira, que, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), terá um crescimento de 2,8% neste ano.
A perspectiva para o ano que vem é que tenhamos um pequeno aumento do endividamento brasileiro, que hoje totaliza R$ 5,7 trilhões, atingindo 88,9% do PIB