4 minute read

Academia da Saúde realiza sessões de auriculoterapia no PIC Melvi em Praia Grande

Uma parceria entre a Unidade de Saúde da Família (Usafa) e a o Programa de Integração e Cidadania (PIC) Melvi está levando a auriculoterapia para os frequentadores e funcionários do equipamento. O projeto tem pouco mais de um ano e atende aproximadamente 30 pessoas a cada 15 dias. As sessões são conduzidas pelo educador físico Sérgio do Nascimento Nogueira Junior, da Academia da Saúde Melvi.

A auriculoterapia é uma medicina tradicional chinesa que trata disfunções físicas, emocionais e mentais a partir de estímulos em pontos específicos da orelha. Ela faz parte das Práticas Integrativas e Complementares incorporadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que são utilizadas como recursos terapêuticos que atuam de forma integrada com o tratamento convencional, atuando especialmente na prevenção e na promoção à saúde.

Advertisement

“Pela situação que passamos por conta da pandemia, percebemos que alguns alunos retornaram ao PIC assustados, inseguros, então, fomos atrás de alternativas para amenizar o medo e o sofrimento dessas pessoas. E como somos parceiros da Usafa Melvi, em uma reunião com a diretora Edlaine Alves da Silva e o professor Sérgio surgiu essa ideia de ele aplicar a auriculoterapia nos alunos e funcionários. E tem sido muito bom, o professor faz com todo o carinho e cuida de todos”, destaca a diretora do

PIC Melvi Edna França. O educador físico Sérgio do Nascimento Nogueira Junior afirma que o projeto começou em março de 2022 com uma sessão mensal como parte do cuidado com os alunos e funcionários do PIC Melvi. Poste- riormente, foi expandido. “Hoje são realizadas duas sessões por mês, tendo em média de 20 a 30 atendimentos. Essa parceria é muito benéfica para todas as partes, pois conseguimos trabalhar a intersetorialidade, estreitando a comunicação en- tre os serviços oferecidos pela Prefeitura, beneficiando munícipes e servidores ao reduzir o estresse, a ansiedade, entre outros problemas”, declara.

Academias da Saúde – Pessoas de todas as idades podem fazer atividades nas Academias da Saúde de Praia Grande. Hoje, cerca de mil pessoas estão cadastradas e participam das atividades oferecidas. Para fazer a matrícula, basta procurar o educador físico com cópia do RG, do comprovante de residência e do cartão do posto. O profissional irá fazer uma avaliação do paciente para poder indicar a turma mais adequada. A pessoa também pode ser indicada para a Academia pela equipe da Unidade de Saúde da Família (Usafa).

“No caso das Academias da Saúde, mesmo que o interessado more em outro bairro, ele pode participar em qualquer unidade, independente da Usafa onde tem cadastro”, explica a diretora de Promoção à Saúde, da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande, Camila Vicente Ribeiro.

Mutirão de zeladoria remove 257 toneladas de entulho das ruas do Bairro Maracanã em PG

Ações ocorrem também em outros bairros da Cidade

O Bairro Maracanã recebeu diversas ações de zeladoria da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), entre os dias 3 e 17 de abril. Neste período foram recolhidas 257 toneladas de entulhos e sujeira deixadas nas ruas. A equipe da Divisão de Manutenção de Vias Região 3 atuou, no total, por 14 dias, nas 47 ruas do Bairro. Entre o recolhimento de entulho, de móveis e itens inservíveis, raspagem de sarjeta, roçagem do mato, limpeza de ruas e terrenos e varrição, foram recolhidas 257 toneladas de materiais, 73 quilômetros de guia pintadas,

75.560 quilômetros de guias raspadas para remover areia e terra e mais de141m² de mato capinado nas calçadas.

O diretor da Região 3, setor responsável pelo serviço, Marcos Rômulo Silveira Almeida, destacou que a população ainda precisa se conscientizar a respeito da limpeza das ruas.

“O descarte de materiais de forma irregular entope bueiros e causa transtornos. O Município conta com Rapa-Treco para recolher móveis velhos, Ecopontos para descartar entulho, coleta seletiva para os recicláveis e a coleta de lixo domés- tico em toda a Cidade. Não há motivos para descartar material de forma irresponsável”.

As ações da secretaria seguem um planejamento de execução, porém os moradores podem solicitar serviços através da Ouvidoria Municipal, que atende pelo telefone 162 e pelo formulário online disponível no site ouvidoria.praiagrande.sp.gov.br.

| Esporte

Evento ocorrerá em 20 de maio. Inscrição é obrigatória e deve ser efetuada pela internet

Os esportes paralímpicos ganham cada vez mais praticantes. A Prefeitura de Praia Grande sempre incentivou o desenvolvimento dessas modalidades, que são consideradas pela Administração Municipal como importantes instrumentos de inclusão e desenvolvimento social. Dando continuidade a este ciclo de atividades, a Cidade sediará o Festival Paralímpico no próximo dia 20 de maio, no Ginásio Magic Paula.

O período de inscrições já está aberto. O cadastro é obrigatório e deve ser efetuado pela internet através do endereço: https://forms.gle/L7V4HQcnZQS6zEwS7. Podem participar pessoas com deficiência (física, visual, intelectual, auditiva, múltiplas; atendimento também para a pessoa autista) de 5 a 25 anos, além de crianças e jovens sem deficiência de 7 a 17 anos.

O evento comemora também o Dia do Atleta Paralímpico.

em São Paulo

Atleta agora se prepara para o Sul Americano

Em preparação para a disputa do Campeonato Sul Americano que será disputado em São Bernardo do Campo no final deste mês, a carateca Mariana Vieira Rocha de Freitas do Time PG conquistou medalha de ouro no Kata Feminino na categoria Sênior Divisão Especial na disputa do Arnould Class, em São Paulo.

A atleta passou na semifinal em primeiro lugar conquistando a vaga para a grande final onde venceu com uma boa vantagem uma atleta do Paraná para ficar com o título. A competição premiou com mil reais os campeões e é um dos eventos mais tradicionais no Estado de São Paulo.

O técnico Allan Jozala do Time PG comemorou a conquista: “A Mariana vem em um crescente e conquistando bons resultados na categoria Sênior Feminino na Divisão Especial. É fruto de muito treinamento e dedicação”.

Open – O atleta Allan Jozala do Time PG ficou com a medalha de bronze na disputa do Open Nacional Evani Eulálio disputado em Goiânia neste final de semana. O atleta praiagrandense disputou no kata Masculino Sênior na Divisão Especial.

A competição valeu pontos para o ranking nacional e contou com a participação de 27 atletas de alto nível e seleção brasileira. Na semifinal, Allan foi derrotado por 0.1 na nota ficando para a disputa de bronze.

No total, 105 núcleos espalhados por todos os estados do País receberão as atividades. Durante o Festival, as vivências serão desenvolvidas nas seguintes modalidades: esportes de mesa para cegos e paralisia cerebral, com cadeira de rodas, parabadminton e ainda vôlei sentado.

Organização - O Festival faz parte do cronograma de atividades do Movimento Paralímpico, realizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). A ação em Praia Grande ocorre através de parceria entre o CPB, a Prefeitura e a Equipe Fast Wheels.

This article is from: