3 minute read

PG intensifica ações para reforçar segurança em escolas municipais

Equipes gestoras das unidades de ensino receberam orientações

Devido aos últimos acontecimentos em escolas no País, a Prefeitura de Praia Grande adotou medidas para reforçar a segurança nas 156 unidades de ensino da Cidade, incluindo as municipais, estaduais e particulares. A Secretaria de Educação (Seduc) orientou as equipes gestoras para que adotem as ações necessárias nas unidades municipais e a Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) também reforçou as ações de prevenção.

Advertisement

O primeiro ponto diz respeito ao controle de acesso às escolas municipais. As unidades de ensino orientarão pais e responsáveis para que apenas um entre para deixar ou buscar as crianças. Com isso, a pasta visa diminuir o fluxo de pessoas no interior dos prédios.

As escolas municipais também reforçarão o controle de acesso à parte interna, que ocorre apenas com autorização dos funcionários da secretaria da unidade de ensino. Em todos os momentos de entrada e saída de turma servidores públicos acompanharão e ficarão atentos a qualquer movimentação diferente. Outro ponto que enfatizará a parte da segurança, diz respeito a implantação das catracas eletrônicas que está na fase final.

Além das ações práticas, a Seduc também aposta na orientação e atendimento das escolas municipais para trabalhar a parte emocional dos alunos. As pedagogas comunitárias realizam encontros de Círculo Restaurativos. Em cada momento, os estudantes participam de dinâmicas reflexivas sobre a importância de ter um olhar acolhedor e empático pelas questões vividas pelos colegas. Os encontros permitem também análise pessoal para a resolução dos próprios conflitos.

Outro destaque neste atendimento emocional é a atuação de duas psicólogas da Seduc.

As profissionais dão suporte às unidades de ensino conversando com pais, alunos, funcionários e professores de acordo com a necessidade das escolas. As reuniões ocorrem em grupo e auxiliam na discussão de assuntos que precisam de atenção mais específica.

Segurança – Com relação à segurança nas escolas municipais, estaduais e particulares, a Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) disponibilizou todo o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) e equipes da

Secretaria de Trânsito (Setran) também atuam em rondas nas proximidades das unidades de ensino, especialmente na entrada e saída dos alunos. Em pontos estratégicos, viaturas são mantidas estacionadas.

Além disso, testes estão

Guarda Ambiental

sendo realizados em todo o sistema de alarme das escolas municipais, principalmente nos botões de pânico. O Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) também está com atenção especial às unidades escolares de modo a identificar qualquer movimentação diferente.

Por fim, 49 câmeras fixas e 23 Domos (com zoom e giro de 360º) já estão sendo adquiridas para reforçar a segurança no perímetro externo das 28 escolas estaduais.

treina integrantes da GCM de Cubatão para operar drones

de PG

Treinamento ocorreu esta semana na sede do grupamento, localizado no Portinho

A Guarda Ambiental de Praia Grande, que integra o Setor de Proteção Ambiental (SEPAM) da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou um treinamento para operação com drones a integrantes da Guarda Civil Municipal de Cubatão. O treinamento aconteceu na semana passada, contando com aulas teóricas e práticas.

O interesse pelo treinamento partiu do comando da corporação cubatense, que foi criada há apenas sete meses e está se aprimorando em alguns aspectos. De acordo com o guar- da civil municipal de Cubatão, Marcos Teixeira Gil, além dele, outros três integrantes da corporação participaram do treinamento nesse primeiro momento. “A princípio, as operações com drones serão realizadas em um programa específico voltado ao combate de invasões de áreas. Porém, estamos avaliando as demandas, já que o drone é um equipamento muito versátil”.

O GCM observou ainda que, além do acesso ao conteúdo técnico, o treinamento dá a oportunidade de estreita- mento de laços com a Guarda de Praia Grande. “Essa troca de informações é muito importante e nos mostra um pouco da rotina dos colegas”.

De acordo com o inspetor da Guarda Ambiental de Praia Grande, Fábio Barbatano Marques, o curso tem o objetivo de oferecer condições para que o GCM consiga realizar operações com Aeronaves Não Tripuladas (drones), com atenção aos dispositivos legais, buscando maior segurança e menor risco. “Esse tipo de intercâmbio é um reflexo do nosso trabalho e principalmente dos investimentos que a Administração

Pública tem realizado no setor.

Para nós, é uma satisfação promover esse tipo de treinamento e colaborar com outras instituições que também trabalham a favor do meio ambiente”.

As aulas aconteceram na sede da Guarda Ambiental, localizada na Área de Lazer Ézio Dall’Ácqua, o Portinho.

Atuações – A Guarda Ambiental de Praia Grande atua há 13 anos na Cidade com um im- portante trabalho na preservação do Meio Ambiente. Além das ações voltadas ao resgate de animais silvestres, o grupamento também tem desenvolvido um trabalho marcante em áreas de preservação da Cidade, inclusive fazendo parte da Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação, que tem como principal objetivo identificar todas as ocupações desordenadas em áreas de preservação e risco, estabelecendo as medidas necessárias para a proteção desses espaços.

PRAIA GRANDE | Especial Segurança Pública

This article is from: