1 minute read

Gape comemora 16 anos de atividades em escolas de Praia Grande

Projeto já atendeu mais de 20 mil alunos ao longo dos anos

O Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (GAPE), realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, comemora nesta terça-feira (07) 16 anos de atividades nas escolas municipais de Praia Grande. A programação já está definida e terá início no dia 27 de fevereiro.

Advertisement

Voltado para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, o GAPE tem como objetivo trabalhar a reestruturação familiar, buscando diminuir índices de violência e criminalidade por meio da cartilha

“Ensinando a Viver”. Para alcançar essa missão, os guardas municipais que atuam no projeto buscam estimular a autoestima das crianças, valorizando os vínculos afetivos, a prevenção a qualquer forma de violência, vandalismo e combate às drogas, além de inserir conceitos éticos.

Ao longo dos 16 anos de atividades, mais de 20 mil alunos passaram pelo projeto e receberam as orientações do Gape. Motivo de muito orgu - lho para o GCM Eli de Moura Veronez, idealizador do projeto. “A responsabilidade aumenta a cada ano e mostra o quanto o projeto vem crescendo. Pensamos em quantas crianças e jovens já passaram pelo projeto e hoje são cidadão de Praia Grande, com suas famílias, suas histórias, e exercendo seus direitos. Isso nos deixa muito felizes”, analisa Veronez.

Este ano, o projeto terá início no dia 27 de fevereiro e será realizado, a princípio, nas escolas Mário Possani,

José Júlio Batista, Thereza

Magri, Wilson Guedes e Isabel Bréfere ao longo do primeiro semestre. As unidades que serão atendidas no segundo semestre ainda estão sendo definidas.

Veronez aproveitou a oportunidade para agradecer a Administração Municipal, por meio das secretarias de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) e de Educação (Seduc) pelo apoio ao projeto e também aos professores e diretores das escolas, além, é claro, dos alunos e seus fa - miliares. Atualmente, também atuam no Gape os guardas Roberto Aparecido Silva e Fábio de Souza Rinaldi.

Além do curso nas unidades municipais, palestras também são ministradas em escolas estaduais e particulares, por intermédio do programa Juventude Legal, que atualmente se chama #Juventude PG. A ideia é que os alunos atuem como multiplicadores do conteúdo que recebem durante os encontros e repassem o conhecimento adquirido a seus familiares e amigos.

PRAIA GRANDE | Saúde

This article is from: