Freela Budismo

Page 91

Os Dalai Lamas do Budismo tibetano monge e juntos decidirem enviar delegações diplomáticas para os Estados Unidos, Nepal e Reino Unido em busca de auxílio para conter a ameaça chinesa. Ao mesmo tempo enviaram uma outra delegação à China para tentar convencê-los a desistir de invadir o Tibete. Apesar de todas as tentativas, o Dalai Lama não conseguiu manter o Tibete longe da invasão chinesa. As três delegações que foram ao exterior procurar ajuda voltaram sem sucesso e os enviados à China nem voltaram, pois foram assinados sob a pressão do governo chinês para que assinassem um documento chamado “Acordo dos Dezessete Pontos”, que permitiria a China libertar o Tibete de seu imperador. Sem sucesso nas primeiras tentativas de manutenção de seu governo, o Dalai Lama passou a metade final da década de 50 tentando acordos diplomáticos que evitassem que a China tomasse o poder no Tibete. Porém, em 1959, ao receber um convite do general Chiang Chin-wu para que acompanhasse a uma cerimônia festiva dos líderes chineses, sem que pudesse levar seus soldados, o Dalai Lama temeu por sua vida e escondido em meio aos soldados partiu para o exílio na cidade de Dharamsala, na Índia, de onde ele viaja o mundo para além de difundir o Budismo tibetano, denunciar a opressão chinesa e tentar reconquistar seu país.

91 91 Tenzin Gyatso é o 14º e o Dalai Lama mais conhecido. Vive em exílio na Índia desde 1959

Shutterstock

fazenda de sua família na região noroeste do Tibete e então o declaram como 14º líder Dalai Lama. Ainda criança foi enviado para o mosteiro de Kumbum e posteriormente para Lhasa, onde voltou a se encontrar com seu pais. Em 1940, aos 5 anos se tornou oficialmente líder espiritual do Tibete ao realizar seus votos como monge iniciante, nesse momento ele se tornou Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso. Os seus dez primeiros anos de práticas budistas foram dedicados a aprender tudo que sobre as obrigações de monge. Nesse tempo ele estudou filosofia Budista, lógica, artes e cultura tibetana, sânscrito, medicina, música, drama, astrologia e outros ensinamentos que o prepararam para se tornar o líder espiritual e político do Tibete, cargo que assumiu em 17 de novembro de 1950, quando tinha 16 anos e após alcançar a ordenação completa e se tornar também abade. Apesar de ser o Dalai Lama da era contemporânea, seu mandato como governante do Tibete não tem sido fácil. Assim que assumiu teve que enfrentar uma postura hostil da China em relação ao seu país, que sob a alegação de libertar o povo tibetano dos imperialistas, enviou seu Exército de Salvação Popular em direção ao Tibete e que nesta altura já ameaçava invadir as fronteiras do país até então independente. Um dos primeiros atos de Tenzin com o líder na nação foi escolher seus primeiros ministros, um

Guia Conhecer Fantástico – Budismo


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.