GAZETA DO POVO DOMINGO, 7 DE OUTUBRO DE 2012
Vida Pública 17
{Eleições 2012} >> PASSO A PASSO
Tire suas dúvidas antes de votar eja no quadro abaixo o passo a passo de como será a votação hoje, nos municípios com ou sem urnas biométricas. Leia também como justificar o seu voto, caso você não possa comparecer ao seu local de votação. Nas páginas a seguir, você ainda pode
consultar o perfil dos candidatos à prefeitura de Curitiba, os locais de votação da cidade e a lista dos candidatos que concorrem a uma vaga na Câmara Municipal na capital paranaense. No site da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br), está disponível também o guia do eleitor.
V 1
2
O eleitor se dirige ao seu local de votação e se identifica ao assistente na porta da seção com um documento original com foto.
3
Dentro da seção, o mesário confirma os dados do eleitor. Em seguida, ele posiciona o dedo no identificador biométrico, que irá liberar a urna para que a pessoa possa votar.
Com a liberação do mesário, o eleitor pode se dirigir à cabine de votação. O TSE estima que o eleitor levará, em média, 40 segundos para votar.
010101 Vereador
PERMITIDO: o uso de cola com o número dos candidatos é recomendado pelo TSE.
PROIBIDO: entrar na cabine com celular ou qualquer dispositivo eletrônico.
PROIBIDO: votar com camiseta e boné de candidato. Broches e adesivos são permitidos.
SEU VOTO PARA Vereador(a)
Documentos com foto aceitos: RG, certificado de reservista, carteira de PASSAP ORTE trabalho, de motorista e passaporte.
COMO SERÁ NAS CIDADES ONDE AINDA NÃO HÁ BIOMETRIA
Se após 12 tentativas não for possível identificar o eleitor, será utilizado seu documento para liberar a urna.
Número:
NÚMERO ERRADO 1 4 7 CANCELA
2 5 8 0
Aperte a tecla: VERDE para CONFIRMAR LARANJA para CORRIGIR
3 6 9
vota-se para 1 Primeiro vereador. São cinco dígitos do candidato ou dois dígitos do partido caso você deseje votar na legenda.
na tela a 2 Aparecerá foto e o nome do seu candidato. Se estiver correto, então aperte a tecla CONFIRMA.
à urna eletrônica.
SEU VOTO PARA Vereador(a) Número:
SEU VOTO PARA Vereador(a) Número: Nome: Chacrinha Partido: PTV Aperte a tecla: VERDE para CONFIRMAR LARANJA para CORRIGIR
assinar o caderno de votação e recebe o comprovante.
1 4 7
2 5 8 0
3 6 9
BRANCO
CORRIGE
CONFIRMA
1 4 7
2 5 8 0
3 6 9
BRANCO
CORRIGE
CONFIRMA
seguida vota-se para prefeito. Repita os passos 1 e 2, 3 Em mas com dois dígitos. Ao aparecer o nome e a foto do seu candidato, aperte CONFIRMA e aparecerá a mensagem FIM. O mesário entregará o comprovante de votação. Se o eleitor for identificado por biometria, não é preciso assinar o livro de votação.
NÃO CONSEGUIRÁ COMPARECER AO SEU LOCAL DE VOTAÇÃO? O que fazer se estiver fora do meu domicílio eleitoral? Os ausentes deverão justificar o não comparecimento. A justificativa pode ser apresentada no dia da eleição ou nos 60 dias posteriores ao pleito. A ausência em cada turno deve ser justificada individualmente.
Onde posso justificar ausência? O formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral pode ser obtido nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nos sites do TSE (www.tse.jus.br) e dos TREs (www.tre-pr.jus.br). Também estará disponível nos locais de votação ou de justificativa.
Posso votar em trânsito? Não. Nas eleições municipais só é possível votar no domicílio eleitoral. Ausências devem ser justificadas.
Se não votei no primeiro turno, posso votar no segundo? Sim. Mas ainda é preciso justificar a ausência no primeiro turno.
O que devo fazer se não votei e não justifiquei minha ausência? Compareça no cartório eleitoral onde você está inscrito e solicite a regularização. Será cobrada multa – referente a cada eleição em que você deixou de votar. Após a apresentação do comprovante do pagamento, será fornecida a Certidão de Quitação Eleitoral.
Se estiver fora do Brasil no dia da eleição? Procure o cartório eleitoral 30 dias após seu retorno ao país. Leve o passaporte ou o bilhete da passagem de retorno.
PREFEITO
2 5 8 0
3 6 9
BRANCO
CORRIGE CONFIRMA
CORRIGE – use esta tecla caso você digite errado o número do seu candidato. Depois digite o número correto. BRANCO – aperte este botão para votar em branco, depois tecle CONFIRMA. ANULAR – se digitar um número que não exista aparecerá a mensagem: NÚMERO ERRADO. A tecla CONFIRMA anulará o voto.
CONFIRMA
o eleitor apresentar volta 1 Após 2 Eleitor 3 Eleitor um documento, o mesário se dirige à mesa para confere o nome no caderno de votação, dita o número do título ao presidente da seção, que irá digitá-lo em um terminal para liberar a urna.
1 4 7
CONFIRMA – aperte para finalizar seu voto para vereador, para prefeito, para votar em branco ou para anulá-lo.
VEREADOR
Fonte: TSE e TRE-PR. Infografia: Leandro S. com ilustrações de Pablo Peiker/Gazeta do Povo.