gente_do_guri4_web_rodrigomasuda

Page 1

GENTE DO GURI Um informativo para todos os colaboradores do Projeto Guri

ano 1 - edição 2 - agosto, setembro e outubro de 2008

Caro Colaborador, A missão de uma organização social deve estar presente em todos os seus níveis, dos relacionamentos diários aos planejamentos e ações. Neste segundo Gente do Guri, convidamos você a refletir sobre a nossa missão: a inclusão sociocultural das crianças e adolescentes por meio da música. Ela deve ser algo vivo dentro de cada um de nós. Tem de estar presente em cada tarefa e gesto. Entre os meses de agosto, setembro e outubro, tivemos muitos motivos para lembrar o que nos move. Além de novidades que vêm transformando o Projeto em um lugar cada dia melhor para os guris, tivemos avanços importantes nas áreas social, administrativa e de recursos humanos. Fique por dentro de tudo isso, e participe ativamente do Projeto Guri. Ele é feito por você, e por cada um de nós, juntos.

DESTAQUE

foto: Pierre Duarte

Acervo Projeto Guri

São José do Rio Preto e Jundiaí recebem os primeiros Pólos Regionais do Guri

Pólo Regional de São José do Rio Preto

Pólo Regional de Jundiaí

No último dia 29 de setembro, foi inaugurado nosso primeiro Pólo Regional, em São José do Rio Preto. O evento de lançamento contou com a apresentação do acordeonista Toninho Ferragutti, acompanhado pelo grupo “Nem Sol Nem Lua”, para uma platéia formada por alunos das escolas públicas da cidade e as autoridades presentes. No dia 13 de outubro, foi a vez de Jundiaí receber esta iniciativa, em cerimônia marcada pelo show dos guris do pólo da cidade com a banda Ensemble São Paulo.

níveis (básico e intermediário) e instrumentos, além da introdução de novos cursos, com mais vagas. Outra novidade é a atuação de uma equipe social, que encaminhará, se necessário, nossos alunos para serviços de saúde, educação e assistência social. Isso ocorrerá se identificarmos problemas que atinjam os direitos da criança e do adolescente, como conflitos na escola ou em casa, desnutrição, violência doméstica, uso de drogas e trabalho infantil.

O Pólo Regional de São José do Rio Preto já está oferecendo os cursos de clarinete, saxofone, viola caipira, violão, cavaco, percussão, violino, contrabaixo acústico, violoncelo e trompete. As aulas começaram dia 6 de outubro. Já em Jundiaí os guris já estão tendo aulas de violino, viola, violoncelo, trompete, flauta transversal, saxofone, percussão e coral, com data de início em 27 de outubro.

A próxima cidade a receber um Pólo Regional será São Carlos. O pontapé inicial será dado no próximo dia 19 de novembro, em mais um evento de inauguração, e as aulas terão início no dia 8 de dezembro. Neste caso, os alunos poderão freqüentar os cursos de violão, cavaco e bandolim, entre outros. Não pára por aí! Ainda em 2008 São Paulo e Presidente Prudente também recebem esta proposta pioneira. Para 2009, dando seqüência a este processo, os Pólos Regionais serão implantados nos seguintes municípios: Araçatuba, Bauru, Sorocaba, Itapeva, Marília, São José dos Campos, Santos e Ribeirão Preto.

A implementação dos Pólos Regionais faz parte das ações de aprimoramentos administrativo e pedagógico do Projeto Guri, com vistas à melhoria da gestão e dos atendimentos social e educacional oferecidos aos alunos. Com este modelo, a gestão se tornará mais descentralizada, facilitando a supervisão dos outros pólos da região e a integração com a sede.

Mais informações sobre os Pólos Regionais, e tudo que está rolando no Guri, sempre em nosso site www.projetoguri.org.br.

Entre as novidades pedagógicas, destacam-se cursos estruturados por

1


INOVAÇÃO - Novidades nos pólos Acervo Guri

Acervo promove “invasão cultural”

Música e mais cultura. É com essa proposta que o Projeto Guri levou aos pólos um amplo e variado acervo de livros paradidáticos e CDs de música. Foram enviados a todos os pólos 107 livros, todos ligados ao universo musical. Além de ampliar o repertório cultural dos alunos, instrutores e funcionários do Guri, queremos incentivar a permanência do aluno no pólo em outros horários, além das aulas de música.

com repertórios clássico, popular e folclórico. Para completar, o Guri enviará aos pólos um fichário com suplementos didáticos sobre o acervo. Este material vai capacitar os instrutores para a aplicação, em sala de aula, de atividades inspiradas no conteúdo dos livros e CDs. A aquisição deste material contou com importantes apoiadores, a quem o Projeto Guri agradece. São eles: Editora Moderna, Editora Callis, Banco Real e CONDECA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente).

A qualidade e diversidade dos livros é a mais importante característica do acervo. São títulos, autores e editoras de destaque no meio da educação musical. Já os CDs, trazem composições variadas e de excelente qualidade,

Mais informações em www.projetoguri.org.br.

Acervo Guri

Computadores e primeiras conexões Dentro do nosso projeto de informatização, enviamos para todos os pólos um kit completo de informática, composto por computador, monitor, impressora, teclado e mouse. E, para que este projeto esteja completo, estamos trabalhando para que até dezembro 95% dos nossos pólos também recebam modems com tecnologia 3G móvel, com pleno acesso à internet. Com esta iniciativa, procedimentos administrativos - como o envio de relatórios e o preenchimento das fichas de matrículas dos guris - devem se tornar mais ágeis e completos. Junto com os computadores e modems, enviamos dois manuais, que devem auxiliar a instalação dos equipamentos. Vale lembrar que os computadores estão equipados com sistema operacional GNU/Linux (e não Windows), o que significa mais economia no pagamento de licenças. A meta para 2009 é que todos os pólos estejam completamente informatizados. Não podemos deixar de agradecer ao Itaú Social e Banco Real, que nos apoiaram neste projeto. Mais informações com o Núcleo de Tecnologia da Informação: (11) 3874-3355 – ramal 406.

Computadores no novo Pólo Regional de São José do Rio Preto

2


Para organizar nossas informações

Profissionais bem preparados

Lidar com o fluxo e volume de informações produzidas por uma organização social como o Projeto Guri não é tarefa simples. Para tornar este desafio mais ágil e integrar as informações entre todos os pólos do Projeto, e deles com a sede, a AAPG implantará, dentro dos próximos meses, os sistemas de gerenciamento integrado Datasul e Wise.

O preparo dos colaboradores de uma instituição reflete diretamente na qualidade da sua missão. Pensando nisso, o Projeto Guri tem oferecido cursos de Educação à Distância (EaD) e também presenciais, em parceria com outras instituições de ensino. Todas as atividades são gratuitas, e tratam de temas da área musical, social e administrativa, úteis ao projeto e aos participantes. Além de trazer novidades, os cursos oferecem conteúdos úteis para a melhoraria da gestão dos pólos.

O objetivo é facilitar a gestão dos dados relacionados tanto a aspectos administrativos quanto aos processos educacionais desenvolvidos em cada pólo. O Datasul é um sistema para gerenciamento administrativo do Guri. Com ele, poderemos melhorar ainda mais o controle de nossos processos internos, possibilitando uma utilização cada vez mais racional dos recursos destinados ao Projeto Guri. Já o “Wise” é um software que permite o gerenciamento, sistematização e troca de informações socioeducacionais dos alunos como freqüência nas aulas, situação socioeconômica e desempenho no Guri.

Nos dias 11 e 12 de dezembro, será realizado em São Paulo, o II Seminário Projeto Guri: Educação para a Paz e o ECA. Durante o evento, serão abordados temas relacionados aos conceitos de Desenvolvimento Social, Inclusão Sociocultural e Educação para a Paz. Os participantes terão a oportunidade de se envolver em dinâmicas de grupo com o intuito de apontar para caminhos que resultem em aperfeiçoamentos das atividades do Projeto Guri. Todos os nossos funcionários podem participar. Há vagas disponíveis também para os coordenadores pedagógicos das unidades da Fundação Casa em que o Guri tem pólos instalados.

A idéia é que, além de facilitar a vida dos pólos, tornando a gestão do dia-a-dia de seus alunos mais ágil e moderna, seja possível, no longo prazo, construir um retrato dos nossos guris, desvendando quem são, como vivem, como são suas famílias, quais suas preferências culturais e musicais.

acesse: http://www.gurionline.com.br/cursos Informe-se e se inscreva!

Sinalização dos pólos Já foram encaminhadas a todos os pólos do Projeto Guri as placas de sinalização, que nos identificam com o logotipo do Guri e o nome do pólo.

imagem ilustrativa

Juntamente com as placas, enviamos cartas com orientações para sua correta instalação. É importante que as placas estejam em locais visíveis, e que sejam afixadas firmemente com buchas, parafusos ou adesivos de alta fixação, para que não sejam retiradas nem furtadas.

Placa de Fachada Sua dimensão é de 45x60 cm para os pólos com fachada de até 10m de comprimento.

Em caso de dúvidas, o Núcleo de Logística está à disposição pelo telefone (11) 3874-3355 - ramal 365. Confira aqui os modelos de placa de sinalização enviados e em qual deles se encaixa o seu pólo.

imagem ilustrativa

imagem ilustrativa

Placa de Fachada Sua dimensão é de 1,5x1 m para os pólos com fachada acima de 10m de comprimento.

imagem ilustrativa

Placa de porta e display de chão

Totem

Destinada aos pólos que funcionam dentro de outras instituições e centros culturais, a sinalização é fixada na porta da sala onde acontecem as atividades (placa 21x28 cm) e um display de chão para ser colocado na entrada (recepção/ hall) do prédio.

Exclusivo para os pólos localizados em prédios tombados pelo patrimônio histórico, o totem tem 0,6x1,5 m de dimensão e deve ser fixado na entrada do pólo. 3


ESPAÇO RH Gradualmente, a Associação Amigos do Projeto Guri está aprimorando seu atendimento em recursos humanos. Neste trimestre, as novidades são:

Alimentação eletrônica

Auxílio-creche

As refeições dos funcionários do Projeto Guri já são mais ágeis e práticas. É que o Núcleo de Recursos Humanos está disponibilizando, desde o início de agosto, o ticket refeição eletrônico. Trata-se de um cartão magnético, pessoal e intransferível, que substitui de vez os talões de ticket entregues mensalmente pelo RH a todos os funcionários. A recarga será realizada todo início de mês e dispensa o comparecimento do funcionário no RH. Além desta novidade, a partir de setembro o valor diário dos tickets oferecidos passou para R$11,00.

sxc

sxc

Estudo conveniado

O Projeto Guri iniciou, a partir de agosto, o pagamento de auxílios-creche para funcionárias em regime CLT com bebês ou filhos pequenos matriculados em creche ou educação infantil. O valor é depositado todos os meses em folha de pagamento até que a criança complete cinco anos. A decisão atende à Convenção Coletiva de Trabalho da AAPG, e busca proporcionar maior benefício às mães colaboradoras do Projeto Guri no que se refere à amamentação, amparo à criança, segurança e tranqüilidade para o desempenho de sua função. O auxílio-creche é composto de duas etapas. A primeira é o pagamento integral da mensalidade da creche onde a criança está matriculada, não excedendo o valor de R$ 800,00 (oitocentos reais) mês. Esta fase é contada a partir do retorno da mãe da licença-maternidade e vai até a criança completar seis meses. A partir daí, passam a ser pagos 35% do piso salarial da categoria, ou seja, R$210,00/ mês, mediante apresentação dos comprovantes de matrícula e mensalidades. Estes deverão vir acompanhados de recibos, a serem entregues no RH até o dia 15 de cada mês, contendo os seguintes dados:

Estímulo para o aprimoramento dos nossos funcionários: entrou em vigor um convênio entre a Associação Amigos do Projeto Guri e a UNIP (Universidade Paulista). A idéia é que nossos funcionários possam se preparar ainda mais para desempenhar as suas funções. Todos os funcionários contratados em regime CLT podem obter descontos de até 30% em cursos presenciais de graduação, e de até 10% em cursos semipresenciais de graduação e em cursos de pós-graduação presenciais e semipresenciais. Além disso, pais, filhos e cônjuges dos nossos profissionais também podem usufruir deste benefício. Os estudos podem ser desenvolvidos em qualquer campus da UNIP, tanto na capital quanto no interior. Para a graduação, fazem parte do convênio apenas os cursos de bacharelado, tecnólogo e seqüenciais.

- nome, endereço, número de CNPJ da creche, pré-escola ou escola - nome completo do contratante - nome completo do filho do contratante - período a que se refere o documento

Interessados podem obter informações sobre os cursos no site da universidade: www.unip.br. Os descontos devem ser solicitados ao Projeto Guri após a matrícula, pelo email: cursos@gurionline.com.br. Outras bolsas podem ser solicitadas na Apaesp (Associação de Pais e Alunos das Escolas de São Paulo), que mantém convênios com diversas faculdades, inclusive a UNIP. É só acessar www3.unip.br/vestibular/bolsa/apaesp.asp.

- local e data - assinatura das partes É importante informar também que, de acordo com a legislação vigente, sobre o valor do auxílio-creche depositado incide imposto de renda tributado diretamente no contra-cheque. 4


PARTICIPAÇÃO - Você conectado com o Guri Vagas 100%

O site é nosso!

Preencher as vagas em aberto dos nossos pólos é um dos objetivos do Projeto Guri. Por isso, o Núcleo de Comunicação divulga na imprensa todos os meses, junto com nossa Assessoria de Imprensa (Lead Comunicação Organizacional), as vagas ainda não preenchidas dos pólos. Estas informações são normalmente passadas para jornais, rádios, TVs e sites dos municípios e regiões. Para que esta ação tenha sucesso, pedimos a todos os orientadores para que fiquem atentos à situação dos seus pólos, e comuniquem sempre ao Núcleo de Pólos e Parcerias sobre a necessidade de reforço na divulgação de vagas. O endereço web www.projetoguri.org.br é seu espaço para saber tudo sobre o Projeto Guri. Participe, acompanhando as notícias que publicamos no menu Acontece, e conhecendo histórias de alunos no menu Guris.

Comunicação responsável

Neste mês, destacamos: 4 A segunda edição do Circuito de Aulas-Espetáculo 4 Relatório de Atividades 2007, disponível para download 4 Novidades sobre os Pólos Regionais Para receber outras notícias, cadastre seu e-mail no menu Acontece, e receba nossas newsletters. Os nossos alunos também têm seu espaço garantido. Na seção Guris, publicamos algumas de suas histórias e oferecemos um conteúdo especialmente criado para eles. Participe! Quanto mais gente navegar, mais criativo, funcional e informativo será o o nosso site!

Procuram-se cooperados As cooperativas de música que atendem ao Projeto Guri buscam ampliar seu quadro de associados. Divulgue esta novidade entre seus colegas, em sua cidade. Os contatos são: Por falar em imprensa, cada vez mais o Projeto Guri é tema de reportagens em TVs, jornais, rádios e internet. Muitas vezes os jornalistas procuram diretamente nossa equipe nos pólos para informações sobre o Guri e entrevistas. Em situações desse tipo, solicitamos aos orientadores e supervisores que comuniquem estas demandas imediatamente à Lead Comunicação Organizacional (nossa Assessoria de Imprensa) para que eles tomem as devidas providências. Os contatos podem ser feitos com Marcelo Bolzan ou Hedylaine Boscolo, pelo telefone (11) 3168-1412 – ramais 107 e 109.

Cooperativa de Música Contato: Railídia e Janine Telefone: (11) 3853-7170 Email: comunica@cooperativademusica.com.br Cooperativa Cultural Brasileira Contato: Heloísa e Solange Telefone: (11) 3828-3447

Algumas vezes, as prefeituras, sem avisar, enviam aos nossos pólos equipes de filmagem para gravarem aulas e entrevistarem os guris. Lembramos que, nestes casos, não é permitida sob nenhum argumento a captação de imagens dos nossos alunos, bem como o fornecimento de depoimentos sobre o Guri. A justificativa é a inexistência, por parte dessas equipes, do direito de uso de imagem dos alunos, o que não permite a gravação. Caso essa situação ocorra em seu pólo, comunique imediatamente o Núcleo de Comunicação, pelo telefone (11) 3874-3355 - ramais 425 ou 424.

Email: musica@coopcultural.org.br Cooperativa Brasileira dos Profissionais da Educação Contato: Delayne Telefone: (11) 3531-6900 / 2101-7050 Email: delayne.souza@coopco.com.br

5


INSTITUCIONAL - Decisões, novidades & novas regras Recesso: atividades e remunerações Acervo Guri

Para solicitar e realizar eventos

Confira a agenda dos recessos dos próximos meses e prepare-se! Haverá encerramento de atividades, preparação de relatórios e outras reuniões em que todos os instrutores e tecladistas deverão estar envolvidos. Dezembro de 2008 > Até dia 12 de dezembro: Aulas normais. > De 14 a 20 de dezembro: Semana de encerramento de atividades, audições de alunos. > De 21 de dezembro de 2008 até 19 de Janeiro 2009: Recesso não-remunerado. Importante: instrutores, regentes, montadores e tecladistas recebem conforme as aulas e atividades dadas até o dia 20 de dezembro.

Janeiro de 2009 > De 20 a 30 de janeiro: Diagnóstico interno nos Pólos Regionais (São José de Rio Preto, São Carlos, Presidente Prudente, Jundiaí, SP Capital) e pólos satélites adjacentes sobre as dificuldades técnicas enfrentadas pelos instrutores e tecladistas. Para a elaboração deste diagnóstico, estão previstas: * reunião pedagógica com técnicos e assistentes em instrumento, com apresentação

Em agosto, foi enviado a todos os pólos um manual contendo as principais regras para solicitação, realização e organização de eventos. Entre as principais mudanças, está a redução para um número máximo de 6 eventos por ano, por pólo, além de 2 encerramentos anuais e um intercâmbio de pólos, em datas estabelecidas pelos Núcleos de Eventos e Artístico-Pedagógico. Tal medida é requisito fundamental para o fortalecimento do processo educacional dos alunos do Projeto, uma vez que permite a realização dos ensaios pré-eventos com menor impacto no andamento das aulas. O manual também determina quais são os tipos de eventos permitidos, e dá outras informações gerais sobre conceitos ligados a esta área. Pedimos a todos, especialmente aos orientadores de pólos, que leiam atentamente o conteúdo do manual e, no caso de dúvidas, entrem em contato com o Núcleo de Logística e Eventos.

musical de cada instrutor tocando seu instrumento principal e entrega de relatório destas atividades no próprio dia; * apresentação de tarefa a ser entregue, posteriormente, até o dia 13 de fevereiro,impreterivelmente via correio para a sede da AAPG ou pelo e-mail atividadeinstrutor@gmail.com, com cópia para a cooperativa ao qual está associado. Por estas atividades, o instrutor receberá a remuneração de 8h/aula pela reunião/ apresentação e relatório; 8h/aula pela tarefa a ser entregue posteriormente, condicionada ao comparecimento à reunião e entrega da tarefa.

> Dias 20 e 21 de janeiro: Atividades no Pólo Regional de Presidente Prudente. > Dia 23 de janeiro: Atividades na sede, em São Paulo - capital (somente para a Fundação CASA). > Dias 26 e 27 de janeiro: Atividades no Pólo Regional de Jundiaí. > Dia 28 de janeiro: Atividades no Pólo Regional de São Carlos.

Processo seletivo para coordenadores de pólos

> Dia 30 de janeiro: Atividades no Pólo Regional de São José do Rio Preto. Entre os dias 5 e 12 de outubro, estiveram abertas as inscrições de um amplo processo seletivo para 326 vagas de orientadores de pólos em 300 cidades do Estado de São Paulo. A procura pelas vagas foi um sucesso, com aproximadamente 14 mil candidatos inscritos. A tarefa é realizada em parceria com a Fundação Conesul, instituição de desenvolvimento em RH vencedora de edital aberto pelo Projeto, em agosto. A empresa contratada selecionará profissionais para todos os pólos do Projeto Guri. Neste processo, a experiência dos atuais orientadores será considerada, mas é importante que cumpram todos os requisitos exigidos. Informações sobre as próximas fases de seleção serão divulgadas brevemente em nosso site: www.projetoguri.org.br. Aguarde!

* Mais informações sobre a apresentação musical dos instrutores direto com as cooperativas. Importante: os instrutores e técnicos dos pólos satélites que não fazem parte da região de nenhum pólo regional citado acima receberão somente a tarefa a ser entregue na mesma data de 13 de fevereiro. Para estes, a remuneração será de 8h/aula, condicionada à entrega da tarefa. Posteriormente, quando da inauguração dos pólos regionais de suas regiões, eles deverão completar a atividade que faltou e receberão as outras 8h/aula, condicionadas ao comparecimento à reunião. Os montadores não participarão das atividades e não serão remunerados no período de recesso, de 21 de dezembro de 2008 a 19 de janeiro de 2009.

6


Acervo Guri

Nova conselheira Foi nomeada, no último dia 11 de agosto, a mais nova conselheira da Associação Amigos do Projeto Guri: Carmen Borba. Com a eleição, Carmen passa a fazer parte do Conselho Administrativo da Associação, representando todos os funcionários, e vai participar das reuniões que organizam procedimentos administrativos, sociais e pedagógicos do Projeto. A eleição vem 10 anos após a entrada de Carmen no Projeto Guri. Desde 1998, quando o Guri tinha pouco mais de 30 pólos, ela já foi instrutora, regente, participou da implantação de pólos patrocinados, até que veio contribuir com o trabalho na sede. Atualmente, Carmen é Gerente Técnica de Pólos e acompanha o andamento dos cursos, reunindo-se diretamente com os técnicos regionais para que as atividades sempre fluam com qualidade técnica e musical. Fica aberto o espaço para sugestões: clborba@gmail.com

Lembrete!

Administração Santa Marcelina

Desde junho as remunerações dos nossos instrutores, regentes, montadores, monitores e tecladistas vêm sendo calculadas por hora efetivamente trabalhada, de acordo com a carga horária e produção de cada pólo. Gradualmente serão promovidos ajustes nos valores de hora/atividade dos colaboradores, buscando uma melhor aproximação dos valores praticados no mercado e a equiparação entre interior e capital. Fique atento às próximas notícias!

Desde agosto alguns dos pólos do Projeto Guri da Grande São Paulo passaram a ser administrados pela Associação Santa Marcelina – organização filantrópica que atua em educação e assistência social. Os pólos são: Casa do Cristo Redentor, Cotia, PEFI Imigrantes, POF Morumbi, Santa Casa e São Francisco de Assis, Segue a Jesus e Vila Prel. Com esta mudança, o Projeto Guri passa a focalizar seu fortalecimento administrativo, social e pedagógico no interior de São Paulo, onde se concentra a maior parte dos nossos pólos e alunos. A partir de 2009, os demais pólos da Grande São Paulo, com exceção daqueles que funcionam em unidades da Fundação CASA, também serão administrados pela Associação Santa Marcelina.

Diretoria de Desenvolvimento Social Planejar, gerenciar e implementar ações de promoção e efetivação dos direitos de crianças e adolescentes do Projeto Guri será a missão da nova Diretoria de Desenvolvimento Social, que vem se estruturando desde o mês de julho. O primeiro ato foi a contratação do diretor Francisco Cesar Rodrigues. Francisco começou sua trajetória como educador social, trabalhou em várias instituições com crianças e adolescentes em situação de risco, coordenou abrigos e representou a sociedade civil no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de SP. Também atuou na Secretaria de Assistência Social do Município de São Paulo, na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. Trabalhou, ainda, na implementação das medidas socioeducativas em meio aberto em São Paulo e no programa de Proteção à Criança e ao Adolescente Ameaçado de Morte da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

Novidades na Fundação CASA Duas novidades sobre nossa parceria com a Fundação CASA: estamos abrindo oito novos pólos para os jovens que cumprem medidas socioeducativas, e, para novembro, programamos o Intercâmbio Cultural de Pólos da Fundação CASA. Os novos espaços funcionarão em unidades da Grande São Paulo, interior e litoral, e, na maioria deles, os cursos oferecidos seguem os perfis musicais de cada região. Teremos,por exemplo, cursos voltados para a formação de big bands, escolas de samba e grupos de choro.

Em agosto e setembro, foram contratados outros quatro profissionais, que comporão uma equipe interdisciplinar formada por pessoas com experiência e larga atuação nas áreas da criança e do adolescente e defesa dos Direitos Humanos. Entre outras tarefas, nos próximos meses a equipe está focalizada na estruturação do modelo de acompanhamento social dos guris via pólos regionais e na articulação de ações junto às redes de atendimento social das regiões, que vêm sendo mapeadas pelo Projeto desde o primeiro semestre. 7


NOTAS MUSICAIS

Acervo Guri

Acervo Guri

foto: Alessandra Gerzoschkowitz

Circuito com a cara do Brasil

Conserto...com S

Os instrumentos musicais dos pólos quebram e precisam de manutenção. Pensando nisso, já está funcionando na sede do Projeto Guri, desde o início de agosto, nossa própria luteria. A idéia é reunir, em um mesmo espaço, os ajustes e as manutenções necessárias aos instrumentos, contando nesse caso com mais agilidade e menor custo. Neste primeiro momento, a sede recebe os instrumentos de cordas friccionadas. O Guri já conta com uma equipe especialmente contratada para esses casos, formada por um luthier profissional e dois aprendizes. O encaminhamento dos instrumentos danificados à luteria da sede deve ser feito pelos orientadores dos pólos ao Núcleo de Logística do Projeto Guri.

Cultura mapeada O Projeto Guri vem cadastrando as diferentes manifestações culturais encontradas no Estado de São Paulo. O objetivo é promover uma integração maior entre as atividades oferecidas pelo Projeto e as realidades culturais dos municípios e regiões em que está presente. Todo o Estado está sendo pesquisado, e os resultados obtidos são direcionados para a formatação dos cursos dos Pólos Regionais. Os interessados em divulgar os trabalhos que realizam ou que conhecem podem enviar um e-mail para guripedagogico@gmail.com, com seus dados pessoais e os da organização cultural que organiza ou conhece. Mais informações no menu Acontece do nosso site.

Entre os dias 12 de setembro e 27 de novembro, acontece a segunda edição do Circuito de Aulas-Espetáculo. O objetivo continua sendo a troca de experiências dos nossos alunos com grupos musicais profissionais, em apresentações que unem um verdadeiro show com conceitos didáticos. O destaque fica por conta da diversidade do repertório trazido pelos músicos – ligado à riqueza cultural brasileira. Teremos em alguns casos, canções populares e folclóricas e, em outras apresentações, músicas eruditas. São ao todo 11 cidades participantes, todas do interior e litoral paulistas. Além de reunir os alunos do Guri, os eventos também querem a participação do público externo. Programação completa e mais informações, sempre em nosso site: www.projetoguri.org.br.

Novos contatos

Alô, Ouvidoria!

Este é o novo telefone da sede do Projeto Guri: (11) 3874-3355. Também estamos com endereço novo desde o final de junho. Saímos do Bom Retiro e estamos na região oeste da capital: Av. Francisco Matarazzo, 682 – Água Branca, São Paulo – SP. CEP 05001-000.

Anote o telefone da Ouvidoria do Projeto Guri, que voltou a funcionar em setembro: 0800 702 5056. A Ouvidoria é o seu canal para o encaminhamento de dúvidas, reclamações e sugestões. O horário de atendimento é das 9h às 17h.

O informativo Gente do Guri é distribuído gratuitamente para todos os colaboradores da Associação Amigos do Projeto Guri, Organização Social de Cultura. É proibida a reprodução total e parcial desta publicação.

Se preferir, utilize também o email ouvidoria@projetoguri.org.br, e envie sua mensagem aos cuidados do Sr. Flávio Loureiro, nosso ouvidor.

EXPEDIENTE: Propriedade: Associação Amigos do Projeto Guri - Organização Social de Cultura Governo do Estado de São Paulo: Governador: José Serra Secretário de Estado da Cultura: João Sayad Secretário Adjunto: Ronaldo Bianchi Presidente do Conselho Administrativo da Associação Amigos do Projeto Guri: Ana Maria Wilheim Diretora Executiva: Alessandra Costa Diretor Administrativo-Financeiro: Rogério Haucke Porta Diretora Educacional: Liu Man Ying Diretor de Desenvolvimento Social: Francisco Cesar Rodrigues Informativo Gente do Guri: Coordenação: Renata Truzzi Jornalista Responsável: Fernanda Favaro - MTB 42.222 Projeto Gráfico: Rodrigo Masuda Produção: Rodrigo Rubira Colaboradores: Pedro Ulsen, Renan Leme Circulação: Interna Distribuição: Gratuita Endereço: Sede do Projeto Guri - Av. Francisco Matarazzo, 682 - CEP 05001-000 - São Paulo/SP - e-mail: comunicacao@projetoguri.org.br Gráfica: Lene Gráfica


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.