Voz de Guarulhos

Page 1

CIDADE SANEAMENTO

Prefeitura inicia operação para tratar 100% do esgoto no Parque Residencial Bambi

4 7

Terminal Taboão, em Guarulhos, terá ação nesta quinta (23) para alertar os passageiros sobre a importância da prevenção à tuberculose

Guarulhos sobe seis posições em ranking de saneamento

NACIONAL 8

Durante 40 anos, homicídios de mulheres foram subnotificados no país

AQUI A INFORMAÇÃO TEM CREDIBILIDADE! 3 TRÂNSITO 2 Intolerância não combina com religião
com DER e Detran 5 AVANÇO
Guarulhos, de 23 a 29 de março de 2023 - Edição 225 Ano XI - Jornalista responsável Rodrigo Sousa OPINIÃO
Prefeitura suspende convênio de pátio de apreensão

OPINIÃO

Intolerância não combina com religião

O Brasil é um país multicultural, que tem na sua formação influências de diversas origens. Nossa construção identitária levou à miscigenação e ao sincretismo religioso, em que diversas correntes ideológicas acabaram se misturando, por vários motivos. A vivência de fé é algo muito pessoal e privado, não cabendo a ninguém mais tecer algum juízo de valor, diminuindo essa ou aquela religião. No entanto, em pleno século 21, a intolerância religiosa ainda traz máculas à sociedade.

Chega a ser um contrassenso que um país tão diverso em seu(s) rosto(s) seja tão intolerante em seu pensamento. Segundo os dados mais recentes, do então Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, apenas em 2021, foram registradas mais de 800 denúncias de intolerância religiosa no país – isso contando somente as que foram oficializadas; o número real, no entanto, sabemos que é bem maior. As religiões de matriz africana são os maiores alvos: agressões, depredação de espaços de culto, demonização das práticas. Todas essas ações, repetidas por décadas, ou séculos, relegaram a fé de herança africana a um espaço de medo. Falar de Candomblé, Umbanda ou práticas semelhantes gera medo em muitas pessoas, por puro desconhecimento. Não, nenhuma dessas religiões prega o mal ou inclui práticas “sombrias”. Nesse ponto, o conhecimento é a melhor arma para quebrar preconceitos e paradigmas.

Na TV, dois exemplos recentes do tratamento dessa questão. No “Big Brother Brasil”, o participante Fred

Nicácio, adepto ao Ifá, culto tradicional Iorubá, sofreu intolerância por parte de outros competidores, que afirmaram ter medo de suas orações e práticas religiosas. Voltamos ao ponto: a ignorância leva ao preconceito. Claramente, quem desrespeita outra fé, atribuindo a ela um status negativo, desconhece aquela prática e seus princípios. Por outro lado, a novela “Vai na fé”, também na Globo, tem abordado as religiões com olhar positivo: de evangélicos a candomblecistas, os personagens ajudam a trama a expor a beleza de cada sistema religioso. E esse é o caminho: educar para combater o preconceito.

Religião é um tema muito sensível. Ninguém gosta de ter sua crença desrespeitada. Da mesma forma, faz-se necessário saber conviver e valorizar. A palavra religião vem do latim religare, que significa religar; ou seja, é a prática que nos reconecta a algo maior. Sendo assim, precisa ter seu lugar garantido. Especialmente em um país tão diverso, não há mais espaço para a intolerância. O ponto que conecta, em suma, todas as religiões, é muito simples: o amor.

Federação a vista

PSDB/CIDADANIA estudam fazer uma nova Federação com a inclusão do Podemos, e juntos poderão lançar apenas 35 candidatos em Guarulhos.

Nova direção

Segundo fontes, quem assume a presidência desta Federação é o vereador André Alves do Cidadania.

Pesquisa

Empresários da cidade fazem pesquisa, com possíveis candidatos a prefeito, para terem um balizamento para as eleições de 2024, Americano e Alencar aparecem na ponta.

Segundo fontes, a empresária Fran Corrêa não terá legenda no PSDB, devido a Federação com o Cidadania, que é base do governo Guti, e sem força dentro do partido, pelo fraco desempenho de seu marido Eli Corrêa Filho na cidade que obteve apenas 9.466 votos.

Destacando Fim dos fios

Ticiano tem recebido elogios por sua conduta como presidente da Câmara Municipal e por sua atuação perante a população nas ruas da cidade.

A Comissão de Obras da Câmara Municipal de Guarulhos se reuniu nesta segunda-feira, 20, para autorizar a conversão da rede aérea de cabos para rede subterrânea.

DAEE se compromete a desassorear o Tietê até a região da Vila Any

Janguiê Diniz é fundador e Presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional e Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

Este jornal é uma publicação da R&B Comunicação - CNPJ 21.486.662/0001-93

Rua Luiz Faccini 407, sala 4.

Tel.: (11) 97451-3284

(Seg. a sexta das 8h às 17:30h)

Tiragem: 10 mil exemplares

E-mail: rodrigo@vozdeguarulhos.com.br

Facebook: Voz de Guarulhos

Impressão: O Estado de São Paulo

As matérias assinadas não transmitem, necessariamente, a opinião do jornal.

Em ofício encaminhado à Prefeitura de Guarulhos, Mara Ramos, superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão vinculado ao Governo do Estado, informa que um trecho do rio Tietê e o córrego Três Pontes, acima da região da Vila Izildinha, será desassoreado. A solicitação feita pelo prefeito Guti ao governador Tarcísio de Freitas e ao secretário de Governo, Gilberto Kassab, visa a dar maior fluidez ao rio e impedir que bairros como Vila Izildinha, Vila Any e Jardim Guaracy voltem a ficar alagados na próxima temporada de chuvas.

Desde o mês passado até a última semana dezenas de residências desses três bairros de Guarulhos ficaram alagadas por vários dias, mesmo quando não chovia, já que estão abaixo do nível do rio Tietê e ocupam áreas de várzea. Um dos

motivos apontados pelo DAEE é que o rio encontra-se assoreado em diversos trechos, o que atrapalha a vazão das águas, causando as enchentes.

A Prefeitura de Guarulhos, durante o período de alagamentos, prestou serviços assistenciais às famílias atingidas pelas cheias, já que a municipalidade não tem condições de resolver o problema, que passa, além do desassoreamento, por medidas mais complexas, que envolvem a construção de habitações fora das áreas de risco e de um pôlder (espécie de barragem) para isolar os bairros.

O DAEE informou que o processo de contratação do serviço de desassoreamento já está sendo realizado e que os recursos necessários à intervenção virão do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

2 Guarulhos, de 23 a 29 de março de 2023
Rodrigo Sousa diretor de redação Fim da linha

Prefeitura suspende convênio de pátio de apreensão com DER e Detran

A Prefeitura de Guarulhos suspendeu o convênio junto ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para utilização do pátio de veículos, a fim de apurar denúncias quanto ao processo de liberação de automóveis apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual e pela Polícia Militar em ações ocorridas dentro do município.

A decisão foi tomada após as denúncias do deputado federal, Major Palumbo sobre inúmeras irregularidades que acontecem no local por parte da empresa contratada para fazer a gestão do pátio localizado na Várzea do Palá-

cio. Durante as transmissões que fez ao vivo do local, o deputado chegou a falar sobre a existência de uma “máfia do Detran’’ operando na cidade. Baseada na repercussão negativa e na proporção que o assunto tomou, a Prefeitura decidiu que até que a análise das acusações seja concluída e um contrato restabelecido, não há previsão do retorno das atividades do pátio. Vale ressaltar ainda que os problemas relatados não têm qualquer relação com veículos apreendidos pelo município, ou seja, pela GCM (Guarda Civil Municipal de Guarulhos) e pela STMU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana).

3 TRÂNSITO
Voz de Guarulhos Guarulhos, de 23 a 29 de março de 2023

Terminal Taboão, em Guarulhos, terá ação nesta quinta (23) para alertar os passageiros sobre a importância da prevenção à tuberculose

por doenças infecciosas, ficando atrás apenas da covid-19.

“Definimos por realizar essa ação na cidade de Guarulhos por dois motivos: primeiro ampliar as informações para a população periférica e segundo mobilizar os serviços de saúde local para a importância de ações colaborativas integradas com a sociedade civil organizada. Esperamos atingir diretamente em torno de 2 mil pessoas para que elas acessem o serviço de saúde em busca de exames e tratamento da doença. A tuberculose tem tratamento e cura”, disse Américo Nunes, fundador do Instituto Vida Nova.

riores nos estados do Rio de Janeiro, Acre e Amazonas. Segundo o ministério, nos anos de 2020 e 2021 foi observada queda acentuada na incidência de tuberculose, em comparação com os anos anteriores da série histórica. Além disso, homens de 20 a 34 anos apresentaram quase três vezes mais risco de adoecimento, quando comparado a mulheres na mesma faixa etária.

Nesta sexta-feira, 24 de março, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Em alusão a data, o Instituto Vida Nova, a Rede Paulista de Controle Social da Tuberculose e Comitê Estadual de Controle Social da Tuberculose, em parceria com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), vão realizar uma ação de mobilização social

pelo fim da doença. A atividade acontece nesta quinta-feira (23), no Terminal Metropolitano Taboão, em Guarulhos, das 15h30 às 18h.

O grupo vai ocupar o terminal para informar e orientar os passageiros sobre a importância do cuidado e prevenção da tuberculose. Causada por uma bactéria transmitida pelo ar, a tuberculose é a segunda causa de morte no mundo

No Brasil, em 2021, foram registrados 68.271 casos novos de tuberculose. Em 2020, foram registrados 68.939 casos novos. Em 2020, ocorreram 4.543 mortes pela doença, sendo que em 2019 foram registrados 4.532 óbitos.

Amazonas, Rio de Janeiro e Roraima foram os estados que apresentaram os maiores índices da doença. Em relação à mortalidade, os índices foram supe-

Para as pessoas vivendo com HIV, a coinfecção por tuberculose é a principal causa de óbitos. Segundo o ministério, 52.471 pessoas com a doença realizaram testagem para o HIV em 2021. Os dados apontam que 2.631 pessoas com a coinfecção realizam o tratamento antirretroviral.

O Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Santa Catarina apresentaram as maiores proporções de coinfecção entre tuberculose e HIV.

O Sistema Único de Saúde (SUS) ofereceu cerca de 90 mil tratamentos com o esquema básico para a tuberculose em 2021.

Cras Santos Dumont receberá ação social com serviços gratuitos em 1º de abril

tre 9h e 15h no estacionamento da unidade, instalada na rua Adalberto Bellini, 214, Jardim Bananal.

Confira a lista de serviços disponíveis

- Van do CadÚnico: inscrição e atualização do Cadastro Único para Programas Sociais;

- Sabesp Móvel: solicitação de tarifa social e atendimento comercial;

- Van Mobiliza GRU: educação ambiental;

- Orientações sobre causa animal: como denunciar maus-tratos, orientações sobre cuidados e agendamento de castração;

- Inscrição para encaminhamento ao CIEE e a outros parceiros para processos seletivos para o programa Jovem Aprendiz;

- Solicitações do ID Jovem;

- Solicitação e regularização do Título Eleitoral;

- Orientações sobre a Junta Militar;

- Solicitação de serviços da Rede Fácil de Atendimento ao Cidadão;

- Inscrição e atualização de cadastro em programas habitacionais;

- Atendimento jurídico sobre os direitos da mulher (Asbrad).

e Fortalecimento de Vínculos (SCFV);

- Inscrição para o programa Cuidando;

- Doação de mudas de plantas.

Saúde

- Exame de vista gratuito (van da Ótica Tanaka);

- Tenda do Centro de Controle de Zoonoses, das 9h às 12h;

- Teste de DNA, das 9h às 10h;

- Orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis.

Beleza

- Cortes de cabelo;

A próxima edição do GRU Social, promovido pela Prefeitura de Guarulhos, acontecerá em 1º de abril no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santos Dumont. A população poderá usufruir de uma extensa lista de serviços, oferecidos gratuitamente en-

- Inscrições em cursos de capacitação profissional;

- Solicitação de Carteira de Trabalho Digital (Ciet);

- Agendamento para serviços do Poupatempo: Bilhete Top, Guarupass, solicitação de Certidão de Nascimento e outras;

Social

- Programa Mude esse Ciclo (distribuição de absorventes gratuitos);

- Varal Solidário (doação de roupas para pessoas em situação de vulnerabilidade social);

- Inscrição no Serviço de Convivência

- Design de sobrancelha;

- Manicure;

- Depilação.

Palestra

- 10h - Aproveitamento integral dos alimentos.

4 Guarulhos, de 23 a 29 de março de 2023 CIDADE

Guarulhos sobe seis posições em ranking de saneamento

A cidade de Guarulhos subiu seis posições no ranking de saneamento divulgado nesta segunda-feira (20) pelo Instituto Trata Brasil, passando do 68º para o 62º lugar entre as cem maiores cidades do país. O ranking é divulgado anualmente na semana do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

Os dados apresentados pelo Trata Brasil neste ano são referentes a 2021. No ranking de 2019, com dados de 2017, primeiro ano da atual gestão, Guarulhos aparecia na 81ª posição, o que representa um avanço de 19 posições em apenas quatro anos, que podem ser explicados principalmente pelo aumento no esgoto tratado, que avança para chegar a 40% na cidade. No começo de 2017, esse número era de apenas 2,12%.

Outro avanço nos últimos quatro anos é na coleta de esgoto, que passou de 88,8% das residências de Guarulhos no ranking de 2019 para 92,29% no

estudo divulgado nesta segunda. Atualmente, esse índice já se aproxima de 93% na cidade. No que diz respeito ao atendimento de água, 100% das casas de Guarulhos são abastecidas atualmente e sem rodízio, problema de ao menos três décadas que foi solucionado ao final de 2019 após parceria firmada pela Prefeitura com a Sabesp.

Para o prefeito Guti, a melhora de Guarulhos no ranking nos últimos anos é resultado do compromisso da atual gestão com o saneamento básico. Ele lembrou que, mesmo antes de a Sabesp assumir também o tratamento de esgoto na cidade, no segundo semestre de 2019, esse indicador já vinha aumentando por meio de obras realizadas pelo extinto Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

“Gosto sempre de lembrar o estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que mostra que, a cada dólar investido em saneamento, 4,3 dólares são

economizados em saúde no mundo. Ao caminharmos para universalizar a coleta e o tratamento de esgoto em Guarulhos investimos também em saúde e, ao final, na qualidade de vida da população”, comentou Guti.

Investimentos

Entre os os dias 15 e 17 de março a Prefeitura de Guarulhos participou do 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), no qual recebeu o prêmio David Capistrano por ações de combate à violência sexual e uma menção honrosa pelo trabalho realizado com os imigrantes afegãos no aeroporto internacional. Ao todo 36 servidores da Saúde representaram o município no evento, incluindo o secretário Ricardo Rui.

Reconhecido como um dos mais importantes congressos na área de saúde pública, o Cosems 2023, realizado na cidade de São Pedro, teve como tema os 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) e discutiu os caminhos para alcançar a equidade, a universalidade e a integrali-

dade do SUS na atual conjuntura. Durante os três dias de congresso, além de palestras ministradas por profissionais renomados na área, o evento contou com amostras das experiências exitosas dos municípios e a cerimônia de entrega do prêmio David Capistrano, no qual Guarulhos se sagrou vencedora com a ação Todas Hermanas, que oferece tratamento e atenção às mulheres bolivianas vítimas de violência sexual, proporcionando atendimento social e psicológico, trailers de acolhimento e a interrupção do ciclo de violência na área de abrangência do Núcleo de Apoio à Vida (NAV IV); Além do prêmio, Guarulhos recebeu uma menção honrosa do Cosems pelas ações de saúde realizadas com os imigrantes afegãos no aeroporto, que tiveram o objetivo de prevenir doenças emergentes, como a covid-19, e reemergentes, como o sarampo e a poliomielite. Além dos serviços de vacinação, os afegãos encaminhados para a Residência Transitória também receberam orientações sobre questões de saúde e tiveram acesso a uma avaliação médica na UBS Vila Fátima.

Somente ao longo de 2023 a cidade de Guarulhos deverá receber R$ 250 milhões investidos em saneamento, o que inclui a construção de uma unidade de recuperação da qualidade da água por R$ 68,5 milhões na Ponte Grande, que tratará 7 mil toneladas de esgoto por ano de uma população estimada em 600 mil pessoas.

Outra grande intervenção é a construção das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Cabuçu e Fortaleza, que deverão estar completamente operacionais até o final de 2024, mas cujos investimentos já começam neste ano, em um total de R$ 76 milhões. Cerca de 56 mil pessoas de ambos os bairros e do Recreio São Jorge serão beneficiadas pelas ETEs, que tratarão 9,1 milhão de litros de esgoto por mês, ou 3% de tudo o que é produzido em Guarulhos. Haverá ainda R$ 70 milhões investidos em coletores-tronco por toda a cidade, que são as estruturas que levam o esgoto até as ETEs já existentes.

Pfizer bivalente é liberada para gestantes e puérperas de Guarulhos a partir desta segunda-feira

Guarulhos iniciou a partir desta segunda-feira (20) a vacinação com a Pfizer Bivalente em gestantes e puérperas acima de 12 anos de idade que já receberam as duas doses ou a dose única do esquema vacinal primário há pelo menos quatro meses contra a Covid-19.

A vacina, que protege contra a variante original do coronavírus e outras cepas que surgiram posteriormente, está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto a Paulista e a São Rafael, que estão em reforma. Os endereços das unidades podem ser consultados em https://www.guarulhos.sp. gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.

Pessoas com mais de 60 anos de idade, imunossuprimidos maiores de

12 anos, indígenas e residentes em instituições de longa permanência também fazem parte do público-alvo. Para se imunizar é necessário apresentar o comprovante de vacinação e um documento com foto.

5 AVANÇO
Voz de Guarulhos Guarulhos, de 23 a 29 de março de 2023
Guarulhos é premiada por ações com imigrantes afegãos e mulheres bolivianas

HORÓSCOPO

Aquário 20/01 a 18/2 - A comunicação está em foco essa semana e o momento é propício para lançamentos e também negociações, aquariano. Você tende a estar mais sociável e expansivo. Aproveite para ampliar a rede de contatos.

Peixes 19/2 a 20/3 - É uma semana importante para se autovalorizar, pisciano. Dar atenção aos seus dons, talentos e seus recursos. Na parte financeira também é um bom momento para se organizar melhor e fazer investimentos pensando no futuro.

Áries 21/3 a 19/4 - Essa é uma semana importante, ariano. Os holofotes estão sobre você e é um momento de muita vitalidade e criatividade. Aproveite para colocar em prática seus projetos e testar novas ideias. A fase é de expansão!

Touro 20/4 a 20/5 - É uma semana conveniente para o autocuidado, taurino. Tanto para se olhar internamente, para suas questões mais profundas, quanto para cuidar da saúde. Priorize o seu momento e seja gentil consigo mesmo.

Gêmeos 21/5 a 20/6 - São bons dias para pensar no futuro e também colocar em prática os seus projetos, geminiano. Propostas que venham de grupos ou até de amigos estão favorecidas e você pode aproveitar as oportunidades que surgirem.

Câncer 21/6 a 22/7 - Foco total na carreira, canceriano. Seu momento profissional é bastante favorável e vale a pena aproveitar para executar os seus projetos. É uma semana de maior vitalidade e disposição para o trabalho, aproveite!

Leão 23/7 a 22/8 - É uma semana ótima para estar em sintonia com sua filosofia de vida e seus propósitos, leonino. Viagens e estudos também estão favorecidos. Na carreira você tende a ter um momento de bastante satisfação.

Virgem 23/8 a 22/9 - Essa semana você deve sentir de maneira mais profunda as transformações que vêm ocorrendo em sua vida, virginiano. É importante olhar pra dentro e quebrar padrões e ciclos que não te servem mais. A energia sexual estará ampliada nos relacionamentos.

Libra 23/9 a 22/10 - Assuntos voltados aos seus relacionamentos serão a pauta da semana, libriano. Tanto os relacionamentos familiares e amorosos quanto as sociedades e amizades. Você pode rever e transformar a forma com que se relaciona com as pessoas da sua vida.

Escorpião 23/10 a 21/11 - Se você já planejava mudar algum hábito, essa é a semana para fazer isso, escorpiano. O momento é super favorável para fazer ajustes na rotina e incorporar práticas mais saudáveis para a sua vida.

LIVRO

nos leva de um ponto a outro nem sequer é mencionado.

Tomando como ponto de partida seu trabalho pioneiro sobre a importância da vulnerabilidade, em Mais forte do que nunca, a pesquisadora Brené Brown faz a pergunta inevitável: se todos nós levamos rasteiras da vida, como certas pessoas conseguem enfrentar tantas adversidades e, mesmo assim, sair mais fortes?

Sagitário 23/11 a 21/12 - Essa é uma semana de muita criatividade, sagitariano. Ótimo momento para cuidar de si e fazer mais o que você gosta, se dedicar aos seus hobbies ou a alguma atividade artística. No trabalho tende a ser um momento agradável e de boas oportunidades.

Capricórnio 22/12 a 19/1 - É um bom momento para iniciar reformas ou até mudar de casa, capricorniano. Se está planejando algum movimento nesse sentido essa semana pode trazer ótimas oportunidades. Vale a pena dar mais atenção a sua família também.

Errar faz parte da vida. Se você correr riscos e for corajoso, mais cedo ou mais tarde poderá se dar mal. Às vezes aquele projeto em que estava apostando todas as fichas vai pelo ralo ou um casamento de muitos anos chega ao fim, deixando dor e muito sofrimento pelo caminho. Não importa: todos precisam aprender a lidar com o fracasso.

Apesar disso, temos medo de falar sobre o assunto. Conhecemos inúmeras histórias bonitas de superação, mas sempre há nelas uma espécie de lacuna: passa-se diretamente do infortúnio à vitória – e o doloroso processo que

ENTRETENIMENTO

Para responder a isso, a autora conversou com inúmeras pessoas, coletou dados e passou a compreender melhor a volta por cima. Neste livro, você vai aprender quais são as características de personalidade, os padrões emocionais e os hábitos mentais que nos possibilitam transcender as catástrofes da vida e renascer – não totalmente ilesos, porém mais plenos e realizados, vivendo com mais propósito e significado.

Editora: Editora Sextante

1ª edição: 27 abril 2016

Idioma: Português

Capa comum: 272 páginas

ISBN-10: 8543103630

ISBN-13: 978-8543103631

de John Wick vai explorar origem do personagem de Keanu Reeves

Spin-off

John Wick 4: Baba Yaga finalmente chega aos cinemas, mas esse está longe de ser o fim da franquia com Keanu Reeves, que já tem dois spin-offs confirmados. Um deles é a série sobre o hotel Continental e o outro o filme Ballerina, que também mostrará um pouco da origem de Wick.

Durante entrevista ao ScreenRant sobre John Wick 4, o roteirista Shay Hatten falou sobre o spin-off, Ballerina. Ele explicou como o filme é preparado em John Wick 3, e como ele vai explorar uma nova personagem que compartilha origens semelhantes a Wick.

‘Ballerina tem sido uma jornada completamente fascinante para mim em geral, porque começou como algo que não estava relacionado aos filmes de John Wick seis anos atrás. E então Chad foi gentil o suficiente para nos deixar meio que prepará-lo no terceiro filme, mostrando o teatro de balé. E por natureza disso, meio que encaixou essa história muito bem. Mas é muito legal, porque essa história [não estava] ligada ao universo de John Wick; era ambientada em uma parte diferente do mundo’.

‘O roteiro original era ambientado nos Alpes suíços, que é um território

que os filmes de John Wick não tocaram. Então, eu acho que, de uma ótima maneira, isso significava que poderíamos nos ater à história original daquele roteiro de Ballerina sem pisar nos dedos dos pés de John Wick. Mas também é uma personagem que sabemos que foi para a mesma academia de balé que John. Acho que em Ballerina você verá algumas das dicas do que John experimentou durante suas origens naquele lugar, mas através dos olhos de uma personagem diferente. Ele ainda resolve algumas das respostas de Wick, apenas através dos olhos de uma nova personagem’.

6 Guarulhos, de 23 a 29 de março de 2023

Prefeitura inicia operação para tratar 100% do esgoto no Parque Residencial Bambi

O esgoto produzido em todas as residências do Parque Residencial Bambi começou em março a ser enviado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Bonsucesso, que irá retirar as impurezas de cerca de 1,1 milhão de litros de dejetos por dia. A melhoria se deve ao início da operação do coletor-tronco que liga o bairro à estação.

A obra, de cerca de 4 quilômetros de extensão, foi concluída em fevereiro, enquanto que as interligações com as residências foram finalizadas em março. São 2,2 mil casas que passarão a ter seu esgoto tratado, o que representa uma população estimada em 8 mil pessoas, beneficiando o bairro inteiro e mitigando impactos ambientais em toda a região com o fim do despejo em córregos.

O tratamento de esgoto de todo o Parque Residencial Bambi já é aprovado pelos guarulhenses. A dona de casa Lucia Aparecida da Silva Guimarães, moradora do bairro há 18 anos, revela o benefício mais visível da obra. “Convivíamos com o mau cheiro o tempo todo por aqui. Há algum tempo transbordou a fossa do vizinho e escoou até a frente da minha casa. Dava até vergonha de receber visitas, mas isso felizmente acabou”.

O Bambi, localizado ao norte do bairro de Bonsucesso, nunca teve trata-

mento de esgoto. Apesar de contar com estrutura de coleta na maioria das ruas, as redes não dispunham de saída para a ETE, o que ocasionava despejo nos cursos d’água e frequentes vazamentos de esgoto pelo bairro. As residências que antigamente eram atendidas por fossas também passarão a usar o novo equipamento, minimizando o impacto do esgoto sobre o solo e resolvendo o antigo problema de transbordamento que era parte da rotina da população.

A obra foi possível graças ao contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água e de saneamento à Sabesp, assinado pela Prefeitura em 2019. A companhia paulista, que já eliminou em menos de um ano o rodízio de água na cidade, investe pesado no saneamento de Guarulhos.

Investimentos

Haverá, somente neste ano, R$ 70 milhões investidos pela Sabesp em coletores-tronco por toda a cidade, que são as estruturas que levam o esgoto até as ETEs já em operação: Várzea do Palácio, Bonsucesso, Jardim São João, Parque Novo Mundo e São Miguel, essas duas últimas na Capital, mas que também atendem Guarulhos. O coletor da avenida Natália Zarif, por exem-

GCM recebe a doação de micro-ônibus para operações diversas

diversas da Guarda Civil Municipal (GCM), por meio de uma parceria com o Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região, de São Paulo.

O micro-ônibus, um Marcopolo Volare W9, será agregado à frota da guarda, que tem sido modernizada constantemente e já conta com cerca de trinta novos veículos desde agosto último. De acordo com o secretário Márcio Pontes, as aquisições têm o intuito de fazer os agentes cada vez mais presentes nas ruas da cidade a serviço do cidadão.

plo, atenderá uma população estimada em 37,7 mil pessoas e apenas ele será responsável por encaminhar para tratamento 2,46% do esgoto de Guarulhos.

Já o coletor Zapara, na Vila Galvão, que levará o esgoto à ETE Parque Novo Mundo, atenderá 43,1 mil pessoas e responderá pelo tratamento de 2,81% de todos os dejetos produzidos na cidade, com um investimento de R$ 15 milhões. Há ainda coletores no Lavras e no Jardim Jade que, somados, atenderão 20 mil pessoas e irão tratar 1,78% do esgoto de Guarulhos. Ou-

tros seis coletores-tronco, que responderão pelo tratamento de 14,93% do esgoto da cidade, o que representa 230 mil pessoas atendidas, também estão incluídos no cronograma de obras de 2023.

Por mês a Sabesp faz uma média de 7,5 km de obras para o tratamento de esgoto na cidade. Essas intervenções beneficiam diretamente a população dos bairros atendidos e indiretamente todos os munícipes de Guarulhos e de outras cidades, já que o esgoto tratado deixa de ser despejado no rio Tietê.

Prefeitura publica homologação de concurso para a GCM

A Prefeitura de Guarulhos divulgou na última sexta-feira (17) a homologação do concurso para a Guarda Civil Municipal (GCM) junto à lista de 294 aprovados, que podem ser acessadas no Diário Oficial do município, no link https://diariooficial.guarulhos.sp.gov.br/. No primeiro momento serão convocados 118 aprovados.

A Secretaria para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos recebeu nesta sexta-feira (17) a doação de um micro-ônibus que será utilizado no patrulhamento, em operações e atividades

Atualmente as equipes da GCM efetuam em média 12 mil rondas mensalmente. “O micro-ônibus já está todo montado para o trabalho de policiamento preventivo”, comentou Pontes.

A publicação oficializa a aprovação de 232 homens e 62 mulheres, que deverão acompanhar constantemente o Diário Oficial, no qual serão publicadas todas as informações necessárias. O concurso tem validade de dois anos e pode ser prorrogado por igual período.

Os futuros guardas irão frequentar a escola de formação por cerca de um

ano e exercer o cargo de GCM 3ª classe e, após três anos no cumprimento da função, o agente será promovido para 2ª classe. Ao longo de sua experiência poderá evoluir no plano de carreira e chegar às demais graduações, como 1ª classe, classe especial, classe distinta e inspetorias.

7 SANEAMENTO
Voz de Guarulhos Guarulhos, de 23 a 29 de março de 2023

Durante 40 anos, homicídios de mulheres foram subnotificados no país

As taxas de homicídio de mulheres foram subnotificadas no Brasil por um período de 40 anos, de 1980 a 2019. O aumento foi de 28,62%, passando de 4,58 homicídios por 100 mil mulheres para 5,89, na mesma razão.

Os dados são de um estudo realizado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Instituto Nacional do Câncer (Inca), e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), óbitos acima de 3 para 100 mil mulheres já caracterizam a região como de extrema violência.

Para chegar a este resultado, a pesquisa empregou um método de correção ao analisar as mortes violentas de mulheres para tentar identificar a violência de gênero, a partir de dados do registro de óbito do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Sistema Único de Saúde (SIM/Datasus).

Karina Meira, pesquisadora da

UFRN e coordenadora do estudo, explica o método utilizado:

“Existem técnicas demográficas que permitem identificar fatores de correção para esse problema de subnotificação. Primeiro nós fizemos a correção para as causas indeterminadas e depois nós fizemos as correções para a subnotificação, e aí a gente teve um número de óbitos, de homicídios, corrigido”.

O estudo apresenta alta na frequência de óbitos de mulheres causados por violência em todas as regiões brasileiras. Na Região Norte, por exemplo, esse tipo de ocorrência foi 49,88% maior do que o apontado pelo governo. O menor índice foi observado na Região Sul, embora também tenha sido registrado aumento de 9,13%.

Rafael Guimarães, pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fiocruz, e coautor do estudo, explica essas disparidades entre regiões.

“A gente tem aí uma redução do risco de óbito para o Sudeste e para o Sul e um aumento no Norte e Nordeste, o que

significa dizer que ao longo destes últimos 40 anos, gradativamente, esse problema de saúde pública foi se tornando particularmente mais penalizante para mulheres do Norte e do Nordeste do que pro Sul do Brasil”.

Recorte racial

Outro dado alarmante é quanto aos assassinatos de mulheres negras. Entre 2009 e 2019, o Brasil registrou uma redução dos homicídios de mulheres brancas, e um aumento entre mulheres pretas.

Em 2019, uma mulher negra sofria um risco, em média, 1,7 vez maior de ser assassinada, sendo a situação mais grave em alguns estados. No Rio Grande do Norte, por exemplo, uma mulher preta corria risco 5,1 vezes maior de ser morta.

Karina Meira reforça que esse resultado reflete a persistência do racismo no país.

“A gente é um país que tem um racismo, que a gente vivenciou a escravidão por mais de 300 anos, e nós temos um país em que os corpos negros, tanto de mulheres quanto de homens, têm menos valor”.

Recorte etário e regional

A faixa etária também foi analisada pelo estudo, que aponta que mulheres entre 20 e 39 anos enfrentam risco maior de sofrerem violência do que mulheres de outros grupos etários.

O local também influencia. Uma mulher em cidades em que a cultura patriarcal é mais conservadora enfrenta maior risco de sofrer violência doméstica do que mulheres em localidades em que há mais discussão sobre violência.

Rafael Guimarães ressalta a importância da pesquisa.

“A gente considera importante discutir o assassinato de mulheres neste mês em particular de março porque é o mês em que a gente celebra o Dia Internacional da Mulher e a gente pretende que este nosso diagnóstico seja uma pequena contribuição para os estudos de iniquidades do gênero neste país”.

A análise também apontou os principais métodos usados nos assassinatos, entre eles armas de fogo, objetos contundentes ou perfurantes e estrangulamento.

Guarulhos, de 23 a 29 de março de 2023 NACIONAL
8
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.