1 minute read

Guarulhos é a 18ª cidade do Estado que mais desmatou a Mata Atlântica em 2022, aponta relatório

Guarulhos é a 18ª cidade do Estado de São Paulo que mais desmatou a Mata Atlântica na Grande São Paulo em 2022. Segundo dados do boletim do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica divulgado nesta terça-feira (31), uma parceria entre MapBiomas, SOS Mata Atlântica e Arcplan, a cidade perdeu 5,01 hectares. O espaço corresponde a aproximadamente 10 campos de futebol.

Na região metropolitana, Embu das Artes, Cotia e a capital também estão na lista de municípios que mais desmataram a vegetação. Embu está na primeira posição com 14,29 hectares entre janeiro e outubro, o equivalente a mais de 17 campos de futebol, Cotia desmatou 10,76 hectares (7ª posição) e São Paulo 9,91 hectares (9ª posição).

Advertisement

Segundo o MapBiomas, o SAD utiliza uma classificação automática de indícios de desmatamento baseado na comparação entre imagens de satélite

Sentinel 2 (dez metros de resolução) e é capaz de identificar indícios de desmatamento a partir de 0,3 hectare, tornando visíveis focos não detectáveis em outros sistemas.

“Como estamos pela primeira vez vendo o desmatamento nesse nível de detalhe, não é possível comparar esses resultados a valores anteriores. Estamos criando uma nova linha de base, que será uma referência para um novo padrão de monitoramento com informações essenciais para entender e planejar a conservação e restauração da Mata Atlântica”, explicou Luís Fernando Guedes Pinto, diretor-executivo da SOS Mata Atlântica.

Segundo o boletim do SAD Mata Atlântica, o Brasil teve 48,6 mil hectares de área desmatada nos dez primeiros meses de 2022.

Bahia, Minas Gerais e Piauí aparecem como as unidades da federação que mais desmataram (43% do total registrado): Bahia: 15.814 hectares;

This article is from: