Nosso bate-papo, neste módulo 3 é sobre “Mudança”!
Juntos vamos conversar sobre quem são os jovens na sociedade brasileira, como sujeitos de direitos e sobre o protagonismo juvenil.
Queremos proporcionar reflexões sobre juventudes para que você, a partir desse ponto, comece a se sentir inspirado a ser um jovem protagonista em seu município desenvolvendo um projeto que contribua para a transformação da realidade local.
Vamos conhecer a história do Pedro?
Morador de uma comunidade periférica em Belo horizonte, em um cenário rodeado pela violência e com poucas oportunidades de educação e emprego.
Oi pessoal eu sou o Pedro. Aos 17 anos, muitos diziam que meu futuro já estava escrito: envolvimento com drogas, violência e criminalidade, morte precoce.
Mas, um dia, chegou na minha comunidade o projeto Sair do papel, e por ele tive acesso a diversas iniciativas voltadas para educação e capacitação profissional, projetos culturais e esportivos, assistência psicológica e social.
Eu me inscrevi, pelo incentivo de minha tia, que insistiu muito. E sabe do melhor? Foi ótimo, porque pude participar de diversas atividades de preparação para o mercado de trabalho, com cursos profissionalizantes e participei de oficinas de percussão, arte em grafite entre outras. Teve também muitas atividades com foco em sustentabilidade e educação ambiental. Foi muito top.
Quer saber o final da minha história? Claro que te conto...
Antes, vamos compreender um pouco mais sobre três assuntos:
Políticas públicas voltadas para juventudes
Quem são os jovens brasileiros?
Legislações importantes relacionadas à juventudes
Políticas públicas para juventude: o que é isto?
Políticas públicas para juventude referem-se a um conjunto de medidas, programas e ações implementadas pelo Estado com o objetivo de promover o desenvolvimento integral dos jovens, garantindo seus direitos, ampliando suas oportunidades de acesso à educação, trabalho, cultura, lazer, saúde, participação social e protagonismo juvenil. Essas políticas visam atender às demandas específicas da população jovem, considerando suas particularidades e necessidades em diferentes contextos sociais, econômicos e culturais
1
Quem são os jovens brasileiros?
Você reparou que a pergunta não é “Quem é o jovem brasileiro”, mas “Quem são os jovens brasileiros”?
2
Isso já anuncia algo muito importante sobre a juventude no Brasil. Não podemos falar em um jovem porque a juventude brasileira é composta por uma diversidade de jovens, com singularidades específicas constituídas a partir do seu contexto histórico e social. Então, quando falamos de jovens, está incluído o jovem branco, negro, de gênero e orientação sexual diferente. Jovens que estudam ou não, trabalham ou não, e quando em atividade laborativa podem ser de modo formal ou informal, da cidade, do campo e das periferias, com condições financeiras com mais ou menos recursos, com valores, ideias, sonhos que devem ser respeitados, entre outras características
Por este motivo falamos em juventudeS. Entendeu?
Já conhece a legislação brasileira sobre Juventudes?
LEI Nº 12.852, DE 5 DE AGOSTO DE 2013.
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm
Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE.
3
O Estatuto da Juventude estabelece diretrizes e políticas públicas para a juventude, regulamentando os direitos dos jovens e definindo os princípios e objetivos das políticas voltadas para este segmento da população. Neste documento é estabelecida a Política Nacional de Juventude, que define os princípios, diretrizes e objetivos da política nacional de juventude, estabelecendo mecanismos de participação e controle social.
Ainda institui o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve), que articula e integra as políticas públicas voltadas para a juventude em âmbito federal, estadual, distrital e municipal.
Quer saber mais?
Olha o que separei para você:
- Estatuto da Juventude – Conheça os 11 direitos da juventude (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZJj6kG4XX4w )
- Estatuto da Juventude atos internacionais e normas correlatas. https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/ id/509232/001032616.pdf
- Conheça o Sinajuve: Sistema Nacional de Juventude 2019. https://atlasdasjuventudes.com.br/biblioteca/conheca-o-sinajuve-sistema-nacional-de-juventude-2019/
Então... A minha história
Falei para vocês que participei do Projeto Sair do papel, e com isto minha vida mudou.
O apoio recebido me inspirou em buscar um outro caminho para minha vida, com mais oportunidades.
Respeitando minha comunidade, minha raízes e minha história, procurei buscar formas de escrever minha história.
Inicialmente participei como voluntário no projeto que fui beneficiado, desta vez apoiando outros jovens no exercício e conquista de seus direitos.
Sim, os jovens tem direitos, você sabe quais são?
Você conhece seu direitos?
São 11 direitos garantidos por lei...
01- Direito à Cidadania, a Participação Social Política e a Representação Juvenil.
02- Direito à Educação.
03- Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda.
4. Direito à Diversidade e à Igualdade.
5. Direito à Saúde.
6. Direito à Cultura.
7. Do Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão.
8. Do Direito ao Desporto e Lazer.
9. Do Direito ao Território e Mobilidade.
10. Do Direito à Sustentabilidade e Meio Ambiente.
11. Do Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça.
E aí, ficou claro para você o que são as Políticas públicas voltadas para juventudes? Quem são os jovens brasileiros? E quais são as Legislações importantes relacionadas à juventudes?
Mas, não acaba por aqui, vamos continuar o nosso bate papo. Convido você a estudar um pouco mais sobre o Estatuto da Juventude. Vamos lá!
Você sabia?
A conquista do Estatuto da Juventude pelos movimentos juvenis, em 2013 possibilitou que o jovem seja reconhecido como uma pessoa de direitos.
O Estatuto da Juventude representa uma vitória dos jovens brasileiros.
De acordo com o Estatuto da Juventude consolidado na Lei Nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 (BRASIL, 2013), jovens são aqueles com idade entre 15 a 29 anos.
No Brasil são 51,3 milhões de pessoas considerados jovens, sendo 13,9 do sexo feminino e 13,4 do sexo masculino (IBGE, 2010).
Olha que interessante...
O Estatuto da Juventude (BRASIL, 2013, p. 27) destaca as formas de participação juvenil:
I – A inclusão do jovem nos espaços públicos e comunitários a partir da sua concepção como pessoa ativa, livre, responsável e digna de ocupar uma posição central nos processos políticos e sociais;
II – O envolvimento ativo dos jovens em ações de políticas públicas que tenham por objetivo o próprio benefício, o de suas comunidades, cidades e regiões e o do País;
III – A participação individual e coletiva do jovem em ações que contemplem a defesa dos direitos da juventude ou de temas afetos aos jovens; e
IV – A efetiva inclusão dos jovens nos espaços públicos de decisão com direito a voz e voto.
Como você está participando da sua comunidade atualmente?
Você deve estar se perguntando, qual a importância das políticas públicas no futuro dos jovens?:
- As políticas públicas desempenham um papel fundamental no futuro dos jovens, pois têm o potencial de moldar as oportunidades, perspectivas e condições de vida dessa parcela da população. Aqui estão algumas razões pelas quais as políticas públicas são importantes para o futuro dos jovens:
- Garantia de Direitos
- Redução das Desigualdades
- Inclusão Social e Econômica
- Estímulo ao Desenvolvimento
- Empoderamento e Participação
- Construção de um Futuro Sustentável
FIQUEI
SABENDO QUE VOCÊ
TAMBÉM TEVE ACESSO A UM PROJETO EXCEPCIONAL ASSIM COMO EU!
Como vê no Projeto Pulsar Jovem uma oportunidade que lhe é assegurada pelo Estatuto da juventude?
Dica: Aproveite o Estatuto da juventude na justificativa do seu projeto
Hoje estou com 25 anos…
Fiz da transformação em minha vida a inspiração para outros jovens. O sentimento de pertencimento me despertou para trabalhar profissional e voluntariamente com causas socioambientais.
Hoje sou proponente em diversos projetos, junto com meus amigos. Estamos buscando a fazer a diferença no nosso território. Cada ação conta, cada passo importa!
Vou te colocar em contato com minhas inspirações:
LUAN TORRES:
https://shre.ink/87HR
Engajamundo:
https://engajamundo.org/equipe/
Txai Surui:
https://globoplay.globo.com/v/12184011/
ATIVISMO AMBIENTAL:
https://lunetas.com.br/jovens-ativismo-ambiental/
Jovens MST:
https://lunetas.com.br/juventude-mst-crise-climatica/
Greta Thunberg: https://brasilescola.uol. com.br/biografia/greta-thunberg.htm
Ainda não terminou... É preciso traçar caminhos juntos Sabe o final da minha história?
Eu sou o protagonista da minha vida e estou construindo cada linha dela...
E VOCÊ?
Parceria:
Realização: