Page 1

Relatório das Analises do Site bazar.projetointegrador.com

O site bazar.projetointegrador.com é um site criado na faculdade SENAC GO pelo prof. Diogo Maia juntamente com a turma de GTI III, tendo como proposta ser um site de vendas online onde os alunos da própria faculdade podem colocar à venda objetos que possuem em casa e não utilizam mais. Tendo como modelo sites conhecidos como MercadoLivre e OLX, ele tem o objetivo de aproximar vendedores de compradores no próprio espaço da faculdade e na comunidade. Utilizando o site webpagetest.com fizemos um teste sobre o desempenho do servidor que abriga o site para sabermos se ele comporta uma quantidade maior de acessos. O teste é completo, mostrando todas as informações necessárias para uma boa avaliação do serviço. Após os teste obtivemos alguns número que iremos passar separados por partes para uma melhor compreensão. O processamento do servidor foi testado com apenas poucos acessos simultâneos mas nos dá uma margem para montarmos um cenário onde temos vários acessos. Com apenas 2 computadores conectados ao site obtivemos um aumento significativo no processamento das páginas que passou rapidamente de 0.2 para 2.8. O que em um cenário onde temos um número de 100 computadores conectados ao mesmo tempo é bem provável que atingiremos o topo de processamento gerando uma demora no acesso dos usuários.

O tempo da conexão teve como resultado uma demora significativa no carregamento das imagens e páginas. Podemos ver que as páginas também tiveram um tempo considerável na conexão inicial o que gera uma demora para a visualização do internauta acarretando em uma desmotivação no prosseguimento no site. Considerando as conexões ativas na hora do teste e continuando o mesmo senário, possivelmente vários usuários iriam sair da página pela demora no carregamento das mesmas.

No checklist de otimização podemos ver que apenas no quesito Keep-Alive todos os itens das páginas passaram, todos os outros quesitos como compressão de imagem e detecção de CDN todos os itens foram reprovados salvando apenas o Google-analytics.


Nos gráficos a seguir podemos ver detalhadamente como é a conexão do site e quais são os dados que mais ocupam a conexão. Notamos que a grande parte da conexão é usada para trafegar Java scripts ficando com 56.6% da banda, logo após temos as imagens com 27.7%, seguidos por css com 14.9% e html com 0.8% de ocupação.


E assim terminamos o teste do site www.projetointegrador.com, e ao final desse teste podemos ver que o site ficou a baixo do esperado em muitos quesitos e ainda falta melhorar muitos itens para que o mesmo possa comportar uma grande quantidade de internautas nas suas pรกginas olhando e comprando os produtos.


Redes  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you