Rockazine Edição #03

Page 44

||| Texto Rafaela Cappai

Manifesto do Artista Independente do Tipo Faça Você Mesmo Olá, muito prazer. Meu nome é artista-independente. Eu sou do tipo Faça Você Mesmo. Eu me viro nos trinta, jogo nas onze, frito o peixe e olho o gato ao mesmo tempo. Eu uso minhas habilidades de malabarista pra manter todas as bolas no ar ao mesmo tempo, sem deixar a peteca cair. Eu trabalho pelo menos 10 horas por dia pra dar conta de pagar as contas. Eu não tenho plano de saúde, não tenho conta de celular fixo, não tenho carro e não tenho coragem de assumir uma prestação de 6 pagamentos futuros. Eu não tenho horas fixas de trabalho, não tenho equipe fixa de trabalho e não tenho salário fixo pelo meu trabalho. Tem mês que entra, tem mês que não. Eu me envolvo em pelo menos quatro projetos ao mesmo tempo, recebendo pequenos cachês de cada um. No montante a coisa fica mais fácil. Eu não sou bom com dinheiro e não sei cobrar direito pelo que faço. Eu trabalho de graça. Não tenho rotina, não tenho férias, não tenho ócio criativo. Muitas vezes trabalho naquilo que não gosto pra poder fazer aquilo que gosto. Você pode incluir meu trabalho na lista dos sazonais. De Novembro à Março é particularmente difícil. Não que eu não trabalhe. Eu trabalho muito, a questão é que eu não ganho dinheiro. Eu não tenho ecritório, nem estúdio, nem sala de ensaio onde possa trabalhar. A sala lá de casa é ao mesmo tempo meu escritório, meu estúdio e também sala de reunião. Meu parceiro também é artista. Somos os dois no mes-

mo barco, sem ninguém pra segurar a onda quando a maré baixa. Nós desejamos ter filhos, mas não sei quando teremos segurança suficiente pra ter coragem de encomendar um. Eu sou multi-tafera, o que ao meu ver já não é tão bom assim. No currículo soa bonito, mas na vida real significa que eu não consigo focar em uma só coisa de cada vez. Sobre meu currículo, ele parece um Frankstein, com experiências diversas, em projetos diversos, com gente diversa. Pode até parecer que sou instável, mas se você olhar bem, faz até bastante sentido. Eu não sou instável, sou apenas uma pessoa que tem múltiplos interesses e múltiplas qualidades. E uma enorme capacidade de adaptação também. Tá bom, eu confesso que às vezes tenho dificuldade de focar em um só projeto, uma só ideia. Eu tenho ideias a todo momento, mas não sei exatamente como realizá-las. Tá certo, não sou eu que sou instável, mas minha vida sim. Ando na corda bamba diariamente, esperando a ligação que vai garantir o cachê do mês seguinte.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.