Livro Memoria Paralímpica

Page 46

As mulheres, retratando a estrutura social patriarcal e excludente da época, não tinham ainda acesso ao esporte. Como também não participavam, em número relevante, dos meios de produção, viviam para os seus homens e para as suas proles. Provavelmente as mulheres, mesmo depois de muitos séculos de história, ainda tinham, no final do século XIX, o mesmo papel social daquelas de Esparta e Atenas quando da realização dos Jogos Olímpicos da Grécia antiga. Na mesma época acontecia na Europa e nos Estados Unidos a chamada “primeira onda” do movimento feminista. Acesso ao trabalho, à educação, ao direito de escolher com quem se casariam e ao voto eram as bandeiras principais de então. O acesso ao esporte certamente não estava entre as principais bandeiras de luta. As pessoas com deficiência, no final do século XIX, ainda viviam segregadas na sociedade e, na maior parte das vezes, afastadas das suas famílias. Os asilos de isolamento total, existentes desde a Idade Média, vinham, pouco a pouco, dando lugar a hospitais, centros de reabilitação e a escolas residenciais segregadas e exclusivas, onde a preparação para o trabalho predominava quando comparada à educação escolar formal e acadêmica. Portanto o movimento olímpico da era moderna nasceu elitista e exclusivo para os homens. Assim ele viveu também a sua segunda edição, em 1900, em Paris, na França. Nesses Jogos, um grupo de onze mulheres se rebelou contra um regulamento que simplesmente proibia a participação feminina. Cartaz promocional da Elas foram a Paris e a organização lhes teria aberto unicamente as modalicompetição de esgrima dades de esgrima, golf e tênis, em torneios paralelos e isolados. nos Jogos Olímpicos Os Jogos Olímpicos de Paris, em 1900, foram diluídos ao longo de mais de Paris, 1900. de quatro meses, entre 14 de maio e 28 de outubro. Eles aconteceram como Foto: Wikipedia uma das atividades da programação da Exposição Universal de 1900, o grande evento da capital francesa no último ano do século XIX. Lazer e esporte eram, ao final do século XIX, de acesso impensável para todas as pessoas com deficiência. O movimento político mundial das pessoas com deficiência por seus direitos e uma de suas consequências, o esporte paralímpico, viriam a reverter essa visão, mas isso é para muito mais à frente na nossa história.

Competição feminina de tiro com arco nos Jogos Olímpicos de Londres, em 1908. Foto: https://www.reddit.com/r/HistoryPorn/comments/2be2rf/ women_archers_at_the_london_olympics_1908/

46


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.