Jornal Capão da Imbuia & Tarumã

Page 1

ornal J CAPÃO IMBUIA DA Tarumã

| 3367-5874 | ajbajornal@gmail.com

29 Anos

Eficiência e Satisfação

• Alugar • Vender • Administrar

Seu imóvel em boas mãos

(41) 99684-7231 (41) 3267-7422

PIRÂMIDE SOLAR

Detalhes pág. 04

O prefeito Rafael Greca inaugurou a Pirâmide Solar do Caximba, com 8.500 placas fotovoltaicas. Economia de 30% sobre o valor da conta de energia dos prédios públicos do município por mês, cerca de R$ 2.650.000,00, por ano. A mão-de-obra da construção foi cem por cento regional

REFERÊNCIA NACIONAL

O Centro de Esportes Vila Oficinas foi reformado para práticas esportivas, paradesportivas e treinamento de alto rendimento.

Detalhes pág. 08

Foto: Museu de História Natural - Capão da Imbuia Ano 05 - Edição 72 | Distribuição gratuita nos bairros Bairro Alto - Capão da Imbuia e Tarumã | Março 2023 (Vigência até 30/04/2023) Mire a câmera do seu celular aqui e leia todas as matérias no site Rua Hayton da Silva Pereira, 680 - Capão da Imbuia FOTO: José OguraSMCS FOTO: Daniel CastaleanoSMCS

Direitos das pessoas

com deficiência debatidos na Rua da Cidadania Cajuru

A coordenadora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Fernanda Primo, explicou que existe um histórico na sociedade mundial de momentos de exclusão, marginalização e segregação dessa parcela da população. “Hoje, o atendimento às pessoas com deficiência ainda é feito por instituições. Estamos num processo de avanço, para conseguirmos uma inclusão mais social”, disse Fernanda.

Também foram explicadas as categorias de deficiências: auditiva, visual, física, intelectual, transtorno do espectro autista, e múltiplas deficiências. Ao longo do ano, o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência vai levar a mesma ação para todas as regionais da cidade.

Orientação jurídica - A advogada Flávia Monteiro explicou como funciona o serviço de orientação jurídica para as pessoas com deficiência que procuram o Departamento. “Existem atendimentos gratuitos, temos parceria com a Defensoria Pública do Paraná e também fazemos encaminhamentos para outros órgãos. Com o programa Justiça nos Bairros, do Tribunal de Justiça do Paraná, temos ações conjuntas de curatela”, explicou Flávia.

Curatela é a figura jurídica de passar a responsabilidade para uma pessoa tomar decisões legais por outra que não esteja apta.

Acesso à informação - A paratleta de badminton Janaina Aguilera participou da ação na Rua da Cidadania do Cajuru e afirmou que muitas pessoas não têm informações sobre os direitos das pessoas com deficiência.

“Acho bem importante esse tipo de ação para a comunidade ter acesso a essas informações, para que o atendimento às pessoas com deficiência seja aprimorado nos locais públicos e privados”, disse.

Janaina contou que a acessibilidade atitudinal, aquela que diz respeito a como tratam as pessoas com deficiência, sem preconceitos, estereótipos, estigmas e discriminações, ainda não acontece de forma plena na sociedade. “Por isso é importante esse tipo de capacitação para as pessoas terem acesso a essas informa-

ções”, explicou. Janaina treina no Centro de Esportes Vila Oficinas, que foi recém-revitalizado pela Prefeitura de Curitiba e entregue para o uso da comunidade no dia 21 de março.

A servidora Nilza Maria dos Santos Raimundo, da Fundação Cultural de Curitiba do Núcleo Cajuru, pegou o material impresso do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência para levar para as colegas professoras de arte. “Aqui temos informações atualizadas, é importante sabermos deste assunto para ajudarmos a fazer a inclusão das pessoas com deficiência”, contou.

Durante a abertura do evento, o administrador da Regional Cajuru, Narciso Doro Junior, ressaltou a importância da ação. “Essas são informações que precisamos compartilhar com todos. Aqui no nosso dia a dia de trabalho temos contato com muitas pessoas com deficiência e precisamos saber a melhor forma para promovermos a inclusão”, afirmou.

Pessoas com deficiência do Centro-Dia Amigo Curitibano Boqueirão e servidores da Fundação de Ação Social (FAS) também acompanharam a ação.

Serviços gratuitos - Durante a palestra foram apresentados todos os serviços gratuitos que o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba oferece para as pessoas com deficiência, como a Central de Libras (Língua Brasileira de Sinais) - serviço que oferece acessibilidade de comunicação aos surdos em Curitiba, como consultas médicas, entrevistas de trabalho, tribunais e outros; o Transporte Acesso (micro-ônibus equipado com elevador, cadeira de rodas e outros acessórios adequados que busca a pessoa com deficiência na porta de casa, leva até o seu compromisso e a deixa novamente na porta de casa); Câmara Técnica de Acessibilidade, que tem como missão propor ações e promover políticas municipais de acessibilidade para uma cidade inclusiva e cidadã; atendimento psicossocial; atendimento jurídico e apoio à empregabilidade para pessoas com deficiência.

Toda a palestra foi acessível para pessoas surdas com interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais) feita pelas intérpretes Lidiane Rozendo Fernandes dos Santos e Sônia de Paula.

BICAMPEÃ MUNDIAL

Beatriz Ferreira venceu a colombiana Angel Valdés Piana no Campeonato Mundial Feminino, em Nova Deli, Índia, e ganhou a medalha de ouro.

Ela é treinada pelo técnico Adailton Gonçalves, convocado para treinar a equipe olímpica brasileira após ser eleito melhor treinador brasileiro quando dirigiu a seleção paranaense. Baiano, morava no Cajuru e treinava jovens talentos para o boxe.

Edição 72 | Março 2023 2 Jornal Capão da Imbuia e Tarumã
EXPEDIENTE AGÊNCIA JORNAL DO BAIRRO ALTO LTDA. - CNPJ 02.053.946/0001-41 Diretor e Jornalista Responsável: Marcos Antonio Batista Rua Antônio Cândido Cavallin, 43 - Loja 1 | Curitiba | PR | CEP 82820-300 Artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. Fone|Fax: 041 | 3367-5874 | jornaldobairroalto.com.br e-mail: ajbajornal@gmail.com Impressão Gráfica: 99926-1113 - Tiragem desta edição: 6 mil exemplares.
Flavia Monteiro Professores, pais e funcionários Narciso Doro e Janaína Ribeiro, paratleta badminton Serviços municipais gratuitos coordenados pelo Departamento dos Direitos da PCD
Edição 72 | Março 2023 3 Jornal Capão da Imbuia e Tarumã

Aterro do Caximba

Super-heróis da Educação Física

O aterro sanitário foi desativado em 2010. Ali, nada poderia ser construído. A Prefeitura Municipal de Curitiba construiu a Pirâmide Solar do Caximba, com 8.500 painéis fotovoltaicos. É a primeira usina solar em aterro sanitário da América Latina. Também faz parte de um conjunto de iniciativas do Curitiba Mais Energia, uma das estratégias da cidade para combater e mitigar as mudanças climáticas, por meio da produção de energia renovável, o que também resulta em economia aos cofres públicos. "Este projeto é um sonho meu,

para diminuir os efeitos perversos do aquecimento global", disse o prefeito Rafael Greca.

A energia gerada pelos módulos fotovoltaicos da Pirâmide Solar é injetada na rede de distribuição da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) e o valor é abatido da conta de energia do município. A economia estimada mensalmente é de 30% sobre o valor da conta de energia dos prédios públicos do município, o que pode representar, por ano, R$ 2,650 milhões, que poderão ser revertidos em benefícios à população.

Os super-heróis do curso de Educação Física estiveram a postos para receber os pimpolhos da Escola Municipal Madre Antônia, no Projeto de Recreação.

Em uma tarde formidável, os pequenos puderam curtir as atividades, no Complexo Esportivo do UniBrasil, propostas pelos acadêmicos, sob a supervisão e orientação da idealizadora do projeto, Professora Luize Moro.

Segundo a doutora em Lazer, o projeto visa propiciar situações reais de trabalho aos alunos da graduação.

“As atividades são organizadas a partir de uma temática. Quando se trata do público infantil, estudamos a idade do público, desenvolvimento motor, questões cognitivas e interesses das crianças. Da mesma forma com o público idoso, realizamos um percurso parecido”, explica a docente.

Informações: 41 3367-2768

Edição 72 | Março 2023 4 Jornal Capão da Imbuia e Tarumã
FOTO: Daniel Castellano - SMCS
A instalação da Pirâmide Solar do Caximba contou com mão de obra totalmente local, inclusive com participação feminina. Entre as cinco mulheres do grupo estão as irmãs Schirlei, de 41 anos, e Cirlene Braz da Silva, de 37 anos, que têm carinho pelo trabalho pesado. Schirlei é profissional da construção civil há 15 anos e mãe solo de três filhos. Segundo ela, por mais cansativo que seja o canteiro de obras, a profissão foi o que sustentou sua família.

330anos.curitiba.pr.gov.br

PIRÂMIDE SOLAR DO CAXIMBA

POR QUE SER UM ATERRO

Dentro das comemorações do aniversário de 330 anos de Curitiba, a Prefeitura inaugura a Pirâmide Solar do Caximba. A primeira Usina Solar da América Latina construída sobre um aterro sanitário. Uma grande obra que confirma Curitiba como uma cidade inovadora, que vai além para garantir sustentabilidade energética e ambiental.

Edição 72 | Março 2023 5 Jornal Capão da Imbuia e Tarumã
ENERGIA RENOVÁVEL 4,55 MWp CAPACIDADE INSTALADA PAINÉIS FOTOVOLTAICOS DE ECONOMIA NA ENERGIA DA PREFEITURA 8.600 30%
SANITÁRIO
SE PODEMOS IR ALÉM?
Edição 72 | Março 2023 6 Jornal Capão da Imbuia e Tarumã
Edição 72 | Março 2023 7 Jornal Capão da Imbuia e Tarumã

Centro de Esportes Vila Oficinas reformado recebe projeto paradesportivo

O prefeito Rafael Greca entregou a revitalização do Centro de Esportes Vila Oficinas, no Cajuru, que foi completamente adaptado para práticas esportivas, paradesportivas e o treinamento de alto rendimento.

O Centro de Esportes Vila Oficinas fica no nº 134 da Rua Brasílio França, no bairro Cajuru. Durante o eventoque integrou a programação das comemorações pelos 330 anos de Curitiba - atletas paralímpicos apoiados pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte fizeram demonstrações das modalidades paradesportivas.

“Esse velho prédio que estava em ruínas, que tinha sido construído pelo ex-prefeito Saul Raiz, em 1975, foi totalmente revitalizado e agora transformado com recursos da Prefeitura e do Governo do Estado. O projeto de paradesporto é resultado de parceria entre a Prefeitura e Estado para multiplicar as oportunidades de esporte olímpico e paralímpico”, disse o prefeito Rafael Greca.

O secretário municipal de Esporte Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr., afirmou que Curitiba já está preparada para atender os atletas paralímpicos. A parceria traz mais qualificação e cooperação técnica.

“Curitiba vai se transformar na capital do paradesporto. Essa parceria e o centro revitalizado servirão para melhorar ainda mais as condições de

nossos paratletas. Os recursos investidos em esporte revertem em saúde para a população”, disse o secretário municipal Pijak.

Revitalização

A revitalização do Centro de Esportes e Lazer Vila Oficinas foi coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). De acordo com Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário da pasta, a reforma aconteceu em uma área total de 970,10 metros quadrados, incluindo nova cobertura, pintura da quadra interna com revestimento epóxi, renovação e acessibilidade dos banheiros e das áreas internas.

As melhorias incluíram a implantação de uma quadra externa de

concreto, substituição das tabelas de basquete e traves de futsal, implantação de um estacionamento externo e a renovação das instalações elétricas.

Na mesma ocasião foi assinado termo de cooperação entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado do Paraná para realização do Projeto Paradesportivo Centro de Esportes Vila Oficinas, que atenderá modalidades do Paradesporto e capacitará professores, além de incentivar a prática de paratletas de maneira competitiva.

O diretor presidente da Paraná Esporte, Walmir da Silva, destacou a importância da formalização da parceria acontecer no Dia Mundial da Síndrome de Down. “É um dia especial, de formalizarmos um trabalho

conjunto para o incentivo e a valorização da inclusão, do paradesporto”, disse Silva.

Badminton

Para Janaina Aguilera, universitária do curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), paratleta de badminton e estagiária no Centro de Esportes e Lazer Vila Oficinas, o local representa oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional.

“Esse é um espaço que foi cuidadosamente adequado e preparado para receber com muita dignidade e qualidade o atleta do paradesporto. Foi planejado para acolher e incentivar a pessoa com dificuldade a partir das práticas esportivas”, disse Janaína.

Edição 72 | Março 2023 8 Jornal Capão da Imbuia e Tarumã Rua Delegado Leopoldo Belzack, 918, Sala 02 Capão da Imbuia 41 3046-0609 41 99216-6102 everson@avareconsultoria.com.br Avaré Consultoria Empresarial LATARIA E PINTURA • Funilaria Artesanal • Martelinho de Ouro • Polimento e Espelhamento • Solda de Longarinas em Geral 41 3019-3486 • 99932-0251 Rua Sebastião Alves Ferreira, 1830 Bairro Alto Aceitamos Cartões • Reformas • Restaurações • Montagens e • Desmontagens • Projetos • Quarto • Cozinha • Banheiro, etc SOFTY MÓVEIS MÓVEIS SOB MEDIDA Mármore & Granito 99683-3215 - 3367-2755 Rua Rio Iriri, 1507 • Bairro Alto EstofamEntos Em GEral Aplicação de veneno para cupim, baratas e outros em móveis usados e novos ! EMPREGO Empresa do Bairro Alto CONTRATA com experiência. Contato: 41 99932-0251 LATOEIRO AUTOMOTIVO, PREPARADOR, PINTOR
FOTOS: Daniel Castellano - SMCS Greca e paratletas: Curitiba referência nacional Janaína:desenvolvimento pessoal e profissional
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.