Pesquisa
Transporte
COMO FIZEMOS O ESTUDO Enviamos, entre abril e maio de 2014, questionários a 3.045 de nossos associados do país inteiro, com o objetivo de descobrir o que eles pensam a respeito do transporte público oferecido em suas cidades. Recebemos respostas suficientes de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. As perguntas eram referentes à frequência de uso, pontualidade, satisfação e segurança dos serviços, entre outros assuntos.
38 ProTeste 143 Fevereiro 2015
Atrasos constantes, insegurança e respostas insatisfatórias às reclamações. Nossa pesquisa com associados aprofunda o que já se sabe: os serviços de transporte público das metrópoles brasileiras são precários e precisam melhorar urgentemente.
José Guertzenstein
Serviço público deixa a desejar
ois terços dos brasileiros que trabalham utilizam o serviço de transporte público de suas cidades, principalmente os ônibus, com frequência. Mesmo assim, muitos deles se deslocam também com seus carros. Esses dados de nossa pesquisa realizada com associados de oito grandes cidades do país – Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo – aliados às baixas avaliações recebidas ajudam a entender o caos urbano enfrentado pela maioria dessas metrópoles. Ou seja, a precariedade dos ônibus, metrôs e trens, além da insatisfação que geram, fazem com que muitos optem pela condução própria, agravando ainda mais os longos engarrafamentos, piorados pela falta de infraestrutura dessas cidades.
D
proteste.org.br