Issuu on Google+

Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza na Estrada de Contorno Página 11

www.riodasostrasjornal.blogspot.com

Ano IV Nº 70 - 10 de janeiro de 2014

Município de Rio das Ostras e Região Costa do Sol - RJ Divulgação

Concurso Petrobras: inscrições da Transpetro vão até o dia 31

Página 6

Novo porto será construído em Macaé

Divulgação

Passageiro desce da van e sofre acidente no Centro de Rio das Ostras Página 13

Ponte de Imboassica que divide Macaé e Rio das Ostras será duplicada

Reprodução

Flávio Sardou

Duas pessoas desaparecem em Rio das Ostras Duas pessoas se encontram desaparecidas em Rio das Ostras, desde as ultimas festas do final de ano. O casal desaparecido por coincidência são moradores do bairro Marileia. As informações foram postadas na pagina do Rio das Ostras Jornal nas redes sociais da internet com grande repercussão e compartilhamento para achar os desaparecidos. Página 10

Página 6

Sabino é escolhido pelo Sebrae um dos 30 Prefeitos Empreendedores do Estado Página 5

Problema d’água será solucionado em Rio das Ostras

Página 12

Pais encontram filho desaparecido através de foto em jornal

Página 15

Casimiro de Abreu terá mais 218 novos profissionais na educação Página 4

Secretaria de Educação lança sistema de pré-matrícula on-line Página 7

Página 7


2 Rio das Ostras Jornal

Orla de Costazul

Editorial Por Angel Morote Olá meus prezados leitores, espero que tenham tido uma ótima festa de final de ano. Já entramos em 2014, mas como é sabido por aqui e por todos os mais entusiastas no Brasil, o ano só começa de verdade depois do Carnaval. É claro que isso não vale pra todos. Acredito que há gente que já está trabalhando, semeando o que irá colher para o final deste longo 2014. Este ano promete: verão escaldante, o carnaval de praxe e a trupe de turistas e maus-turistas, (sem bairrismo é claro), e mais adiante a copa do mundo, onde iremos torcer pelo nosso Brasil até onde não puder mais. Tudo isso, você meu amigo, minha amiga, irá acompanhar pelo Rio das Ostras Jornal, com 12 mil exemplares no seu tabloide quinzenal, que agora se encontra com um novo e moderno design, elaborado e diagramado pelo Design Gráfico “Xande” Albuquerque, um grande designer, conhecedor e utilizador das mais variadas técnicas e ferramentas de desenho conhecidas no Brasil. A nossa comunicação é clara e objetiva, o Rio das Ostras Jornal impresso está com uma forma clara de se comunicar visualmente, um conceito realizado por “Xande” Alburquerque, como um meio diferente de dar forma à comunicação impressa, trabalhando o relacionamento entre imagem e texto. Agora expandimos a informação pelos meios digitais, sendo utilizado de início o blog e também o portal eletrônico www.riodasostrasjornal.com.br - informação é o que não falta. Por isso não posso deixar de agradecer ao trabalho e a grande colaboração prestada por “Xande”, nosso diagramador. Ainda há muito trabalho e informação por fazer. Afinal, quem planta, colhe. Você merece ser bem informado e, principalmente, sem rodeios! 2014 já chegou! Vamos que vamos!

Vigilância Sanitária Após várias denúncias, os fiscais da Vigilância Sanitária de Macaé apreenderam e inutilizaram, na quinta-feira (09), quase duas toneladas de carne em um supermercado da cidade, no Centro. O produto estava armazenado em duas câmaras frigoríficas de forma inadequada. Além disso, foram encontrados vestígios de roedores na padaria e estoque do estabelecimento, que foi interditado. Na mesma data, um restaurante no bairro Imbetiba teve suas atividades paralisadas devido a problemas estruturais e de higiene.

Caminhadas no Circuito do Iriry Aqueles que gostam de caminhar contemplando belas paisagens, já podem comemorar. Rio das Ostras foi escolhida para abrir o calendário nacional de caminhadas do Instituto Francês de Apoio aos Esportes Populares e não Competitivos. No próximo dia 19, a Secretaria de Turismo vai promover a primeira Caminhada na Natureza do ano, no Circuito do Iriry. A concentração está marcada para 8h na Lagoa de Iriry e o circuito terá cerca de 10km. Dois postos de controle vão funcionar para carimbar as cadernetas dos caminhantes.

Telefones Úteis Policia Militar 190 Pronto Socorro (22) 2771-8880 / 2764-3192 Delegacia Polícia Civil 128ª – DP 2764-2055 Defesa Civil Municipal199 e (22) 2760-8394 Guarda Municipal (22) 2771-6393 / 2771-6389 Hospital Municipal (22) 2771-6329 Farmácia Municipal (22) 2771-1463 Câmara Municipal (22) 2760-1060 Prefeitura Municipal (22) 2771-1515 Taxi Praça do Centro (22) 2764-1172 Conselho Tutelar (22) 2771-6365 / 2760-7384

Graças a uma iniciativa da Secretaria de Turismo, a orla de Costazul ganhou nesta temporada um Posto de Informações Turísticas para atender a moradores e visitantes. No local, as pessoas podem obter informações com a equipe técnica da Secretaria sobre os pontos turísticos do município, como chegar nos locais e material informativo sobre Rio das Ostras. Com uma média de 15 atendimentos por dia, o Posto funciona de segunda a domingo, das 9h às 18h, e vai ficar instalado até depois do Carnaval.

Duplicação da Rodovia A duplicação da Rodovia Amaral Peixoto em Rio das Ostras está mais próxima de se tornar realidade. O prefeito Sabino se reuniu na quarta-feira, 8, com o vice-governador Luiz Fernando Pezão para entregar o projeto que cria mais duas pistas da RJ-106, no trecho entre a Ponte Estaiada (Km 149,5) e o Âncora (Km 153,9). O prefeito se encontrou também com o Secretário de Obras do Estado, Hudson Braga, para discutir detalhes da obra. O projeto começou a ser definido em reunião entre os técnicos da Prefeitura e do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro – DER, em julho de 2013.

Artes Plásticas A exposição “Vôos”, da artista plástica Argina Seixas, já pode ser visitada gratuitamente no Parque dos Pássaros, em Rio das Ostras. O coquetel de lançamento da mostra, que faz parte do Projeto Natureza e Arte, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal do Ambiente, aconteceu na noite da quarta-feira, dia 8. Argina Seixas é natural de Guapimirim e, como professora, pôde exercitar a pintura e o convívio com a natureza, o que lhe proporcionou experimentar diferentes materiais.

Teatro Popular

Depois do sucesso de público em 2013, o espetáculo Decameron – A Comédia do Sexo - volta ao palco do Teatro Popular de Rio das Ostras para abrir a programação cultural do Município em 2014. A Fundação de Cultura preparou duas sessões que serão apresentadas nesta sexta, 10, e sábado, 11, às 21 h. O espetáculo tem entrada a R$ 10, inteira, e R$ 5, meia.

Rio das Ostras Jornal, “O blog que virou jornal”. CNPJ: 14.898.193/0001-54 *Comunicação de utilidade pública e notícias regionais - Inc. Estadual nº 79.591.076 - Inc. Municipal nº 7779 Editor - Fundador: Angel Morote - Diretora Administrativa: Regina Morote Projeto Gráfico e Diagramação: Alexandre Albuquerque - Web Master e Revisão: Gabriel Martins - Colaborador: Pr. Fábio Ferreira Redação: Rio das Ostras - RJ Publicação Bi Semanal - Tiragem: 12 mil exemplares - Distrinuição: Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Macaé, Cabo Frio e Búzios Contato: (22) 99827-6846 / 99292-4136 *Site: www.riodasostrasjornal.blogspot.com / Email: riodasostrasjornal@hotmail.com / comercial@riodasostrasjornal.com.br * Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, e não correspondem a opinião do Jornal, os mesmos não tem vínculo empregatício.

riodasostrasjornal @RiodasOstrasJor ROJORNAL1 ostrasjornal


Rio das Ostras Jornal 3


4 Rio das Ostras Jornal

Casimiro de Abreu terá mais 218 novos profissionais na educação Cláudio Pacheco

A rede municipal têm agora cerca de 480 professores que atenderão aos 6.300 alunos

O

município de Casimiro de Abreu no ano letivo de 2014 atenderá aproximadamente 6300 alunos na rede municipal de ensino. Cabe ressaltar que deste quantitativo 1.300 alunos serão atendidos em virtude da construção das três novas escolas públicas e ampliação da Creche Municipal Antonia de Souza Silva, no Bairro Industrial. A Creche Municipal Gélio Alves Faria atenderá 70 novos alunos, visto que a demanda entre três a cinco anos, será atendida respectivamente no Centro de Educação Infantil Municipal João Teixeira Bastos e Escola Municipal Renata Tavares Bastos. Para fazer face a essa demanda, o município deu início a convocação de 218 profissionais da

educação (142 professores A, 30 professores C, 43 agentes de creche, 01 contador, 01 fonoaudiólogo e 01 nutricionista) que foram aprovados no Concurso Público realizado em 2013. Com isso, o número de professores da rede municipal têm agora cerca de 480 professores que atenderão aos 6.300 alunos matriculados nas escolas municipais, segundo informou o chefe do Departamento de Pessoal da Secretaria Municipal de Educação, Luciano Santos de Freitas. De acordo com ele, o número de agentes de serviço gerais em atividade é de 245 pessoas e de merendeiras é de 139 pessoas.

NOVAS ESCOLAS

Com inauguração prevista para o início de fevereiro a escola do bairro Jardim Aparecida, em Casimiro de Abreu, atenderá cerca de 450 jovens, distribuídas entre alunos do ensino fundamental (do primeiro ao quinto ano de escolaridade); na Escola Municipal Santa Luzia, em Professor Souza, serão 300 alunos, divididos entre pré-escolar e ensino fundamental, e a de Palmital serão 250 vagas, entre alunos de educação infantil e ensino fundamental.

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Casimiro, anuncia investimentos e cria a Tarifa Social Com a finalidade de esclarecer aos membros do governo e a própria população sobre a reestruturação tarifária da água e a criação da Tarifa Social, o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Eliezer Crispim, promoveu na última terça-feira (07) uma palestra demonstrativa para cerca de 60 pessoas. De acordo com Eliezer, após um estudo de viabilidade da autarquia, houve necessidade de implantar atualização tarifária de água e criar política de proteção social, visto aos custos de operação e investimentos necessários para operar o sistema. “Nosso município cresceu e consumo também, agora e imediatamente temos que acompanhar essa nova realidade, ampliando e modernizando os serviços. Os benefícios imediatos da atualização da tarifa serão muito importantes, mas é lógico que não vamos sacrificar as pessoas que têm baixo poder aquisitivo. Para isso criamos a Tarifa Social Residencial que irá oferecer descontos de 28% sobre o consumo de até 10 mil/litros mês para as famílias inscritas nos programas sociais do governo. Os consumidores de modo geral, na classe residencial,

pagarão R$ 18,90 na mesma faixa de consumo acima, sem desconto”, disse. Eliezer Crispim explicou que a medida visa equilibrar as finanças da autarquia que dispõe apenas de recursos próprios da arrecadação da tarifa e como qualquer empresa precisa ter viabilidade para investimentos com suficiência para operação eficiente, situação que a população espera. Hoje 93% do perfil de consumidores de água são residenciais e os outros 7% distribuídos entre comercial, industrial e público. O presidente do SAAE explicou ainda que o déficit de abastecimento para área de abrangência do SAAE, segundo parâmetro do Ministério da Saúde, é atualmente 83 litros por habitante/dia, em virtude da insuficiência de reservatório para armazenamento e estação de tratamento. Ele anunciou para esse ano um investimento de cerca de R$ 4,5 milhões para a construção de novos reservatórios e estação, que a exemplo da Sede passará dos atuais 350 mil litros armazenados para cerca de 1,250 milhões de litros, que acredita ser suficiente para abastecer os atuais e futuros clientes nos próximos 20 anos. Cláudio Pacheco


Rio das Ostras Jornal 5

Sabino é escolhido pelo Sebrae um dos 30 Prefeitos Empreendedores do Estado

C

om apenas um ano de governo, o prefeito Sabino já recebe um importante reconhecimento. O gestor de Rio das Ostras foi escolhido um dos 30 administradores municipais que concorrem à 8ª edição do Prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae, no Estado do Rio de Janeiro. A gestão se destacou por seu apoio às micro e pequenas empresas, a partir de políticas públicas de geração de emprego e renda. O projeto municipal “Desenvolvimento Econômico e Social de Rio das Ostras: o ambiente de negócios e a Micro e Pequenas Empresas” concorre na categoria “Novos Projetos”, que premia iniciativas com

foco no desenvolvimento de pequenos negócios locais. Referente ao biênio 2013-2014, o prêmio destaca as administrações municipais que promovem o crescimento dos pequenos negócios, o que consequentemente tem impacto no desenvolvimento dos municípios, já que as micro e pequenas empresas (MPE) representam 99% do total de empresas do País e são responsáveis por mais de 50% dos empregos de carteira assinada no Brasil. O Sebrae reconheceu as ações da Prefeitura de Rio das Ostras que incentivam a criação de um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento de MPE, o fortalecimento das empresas de economia tradicional

(comércio, indústria e serviços), o apoio aos negócios sociais, promoção da qualificação profissional da população e apoio a negócios de pequeno porte com suporte na tecnologia, na criação e na inovação. Entre as iniciativas da Gestão Municipal estão a implantação do Programa de Apoio ao Microcrédito e do Balcão Sebrae, a regulamentação da Lei Geral Municipal das MPEs, a desburocratização de rotinas administrativas voltadas para este público, a criação da Rede Ostras, a realização da Feira de Preços Especiais (Fepe) e da Cosmetic & Cia, o apoio às cooperativas de artesanato, a realização da Empresa Bacana, a reformulação da Padaria Escola, além da pro-

Maurício Rocha

posta de implantação do Parque Tecnológico. Ainda este mês, representantes do Sebrae visitarão o Município com a finalidade de conhecer de perto as ações apresentadas

no projeto. Após análise, em abril será realizada a premiação da edição estadual do prêmio. Os vencedores concorrerão automaticamente à edição do Prêmio Nacional.

Angel Morote


6 Rio das Ostras Jornal

Novo porto será construído em Macaé

Divulgação

A

tento a mobilização da sociedade e afim de entender o projeto que prevê a implantação do Terminal Logístico de Macaé (Terlom), o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads) realiza no próximo dia 13 reunião sobre o tema. A empresa Queiroz Galvão foi a responsável pelo projeto do Terminal Logístico de Macaé (Terlom), que contou com empresas associadas, apresentará na reunião do conselho todos os estudos do porto, cujas obras tem a previsão de serem realizadas durante os próximos anos da atual gestão, com a perspectiva de que as operações tenham início em 2017. O projeto de construção do novo porto tem o apoio da Prefeitura, pois gera a expectativa de que, além de atender as atuais demandas das empresas offshore, a base seja capaz de dar suporte logístico às operações direcionadas à exploração e produção de petróleo nas reservas do pré-sal. - O governo tem uma posição firmada sobre o novo porto, que impulsionará a economia local e será um instrumento do município para os próximos anos, já que o petróleo é um recurso finito. Oito mil quilômetros de litoral são atualmente subutilizados e serão melhores aproveitados com o Terpor. O porto, por atingir área de restinga, causará impactos ambientais que serão tratados

com licenciamento. Medidas mitigatórias e compensatórias serão tomadas -, disse o secretário de Ambiente, Guilherme Sardenberg Barreto, em reunião anterior do Commads. O porto com terminal de operações no Barreto pretende melhorar a economia, trazer mais empresas de embarcações, e de serviço aduaneiro ao município. O projeto prevê uma plataforma marítima com cerca de 90 mil metros quadrados com área para atendimento a 14 embarcações de grande capacidade simultaneamente. E outra de 400 mil metros quadrados em terra de apoio à operação offshore. A reunião do COMMADS acontecerá na terça-feira, às 14h, no Paço Municipal, e contará com a participação dos conselheiros, que representam órgãos governamentais, empresariais e da sociedade civil organizada. A população também pode participar. Também está marcada uma audiência pública sobre o tema no próximo dia 15, às 19 horas, no CIEP Leonel de Moura Brizola, situada na Rua Hildebrano Alves Barbosa, 146, Barra de Macaé. A reunião foi convocada pelo governo estadual. “Acredito que o encontro será uma excelente oportunidade exercer a democracia e o poder de participação e fiscalização popular de discutir o tema”, ressaltou o vice-prefeito Danilo Funke.

Concurso Petrobras: inscrições da Transpetro vão até o dia 31 Trabalhar em um navio petroleiro, com boa remuneração, é um sonho de muitos brasileiros que cada vez mais se torna realidade. A Transpetro, braço logístico do Sistema Petrobras, está com dois processos seletivos públicos abertos que somam 602 vagas, entre admissão imediata e formação de cadastro de reserva. As inscrições estão abertas até o próximo dia 31 e os editais estão disponíveis no site da Companhia (www.transpetro.com.br). Esse é um mercado em franca expansão. Em 2014, a Transpetro deve bater o recorde de recebimento de novas embarcações. O planejamento do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Companhia (Promef) prevê o recebimento de seis navios e três comboios hidroviários construídos por estaleiros brasileiros. O recorde é o de 2013, com quatro entregas: o navio de produtos Rômulo Almeida (janeiro) e o suezmax Zumbi dos Palmares (maio), ambos em operação, e o José Alencar (produtos) e o Dragão do Mar (suezmax), estes dois últimos que devem ter suas viagens inaugurais definidas nos próximos dias. Até 2020, a frota passará dos atuais 60 para 110 navios, o que deve gerar novas

oportunidades na empresa. As embarcações previstas para 2014 são dois panamax (Anita Garibaldi e Irmã Dulce), dois suezmax (Henrique Dias e outro ainda sem nome) e dois gaseiros, sendo um deles o Oscar Niemeyer, que está em fase de acabamento. O primeiro processo seletivo é para 83 vagas imediatas e 185 destinadas a cadastro de reserva. Os cargos são: condutor mecânico, auxiliar de saúde, moço de convés, moço de máquinas e taifeiro. A remuneração mínima é de R$ 3.148,99. A segunda seleção é para segundo oficial de náutica e segundo oficial de máquinas. A remuneração básica é de R$ 9.545,40. São 120 vagas imediatas e 84 de cadastro para 2º oficial de náutica e 70 imediatas e 60 de cadastro para 2º oficial de máquinas. Os candidatos admitidos pela Transpetro terão direito a benefícios como auxílio educacional para os dependentes (auxílio-creche ou auxílio-acompanhante, ensino pré-escolar, ensino fundamental e ensino médio e superior), plano de saúde, auxílio-farmácia, plano de previdência complementar, entre outros.


Rio das Ostras Jornal 7

Problema d’água será solucionado em Rio das Ostras Luis Carlos Cardoso Winter

presidente da Cedae para o governador Sérgio Cabral e vice-governador, Luiz Fernando Pezão.

AUMENTO DE CONSUMO O presidente da Cedae, Wagner Victer, destacou

que com as altas temperaturas registradas no Estado, o consumo de água fica em média 30% maior no Verão, e em alguns pontos ou regiões, o aumento pode chegar a 200%. A Cedae diz ainda que o crescimento do consumo de água está relacio-

nado não só ao calor, como também ao grande número de turistas. Segunda a companhia, as ocorrências de falta de água em alguns municípios se deve a diferentes motivos, como problemas na tubulação, ligações clandestinas etc.

Rio das Ostras: Secretaria de Educação lança sistema de pré-matrícula on-line Prefeito Sabino se reúne com presidente da Cedae e fica decidido aumento da carga do reservatório de Costazul e obras de adutoras no Âncora e Beira Rio

B

uscando solução definitiva para o antigo problema de falta de água que aflige parte da população de Rio das Ostras, o prefeito Sabino se reuniu na terça-feira, 7, com o presidente da Cedae, Wagner Victer. No encontro, ficou definido que, ainda em fevereiro, o órgão estadual aumentará a carga do reservatório de Costazul e dará início às obras de duas novas adutoras: no Âncora, para abastecimento da localidade e áreas próximas, e no Beira Rio. Participaram da reunião o gerente Regional da Cedae, Fernando Arruda, e o coordenador da área de Rio das Ostras, Álvaro Andrades, além de engenheiros da companhia. Sabino avaliou como po-

sitivo o resultado da reunião e espera que neste ano o antigo problema chegue ao fim. “O Município tem investido e trabalhado muito para melhorar a situação do abastecimento de água na cidade e apoiamos a Cedae ao máximo, para que a população não seja prejudicada. Durante a reunião, foram definidas melhorias como a ampliação do sistema de abastecimento e a conclusão das obras da nova adutora no morro São João”, completou o prefeito. Na reunião, também ficou acertada a ampliação da adutora de Nova Cidade e a construção de duas novas, na Avenida Linda (Beira Rio), para abastecer o reservatório de Costazul - que distribui água para os bairros da região norte – e outra, na rodovia Amaral Peixoto, que servirá para abastecimento do Âncora e adjacências. As obras de construção das adutoras serão realizadas em parceria entre a Prefeitura e a Cedae. Na Avenida Linda, serão instalados 2,8 quilômetros de tubos, e no Âncora, a adutora terá 5,5 quilômetros. “Essas são conquistas importantes para garantir pleno abastecimento a todos os moradores”, destacou Sabino. A situação que atinge Rio das Ostras foi repassada pelo

Novo sistema informa as vagas disponíveis e cadastro pode ser realizado pelo site Agora ficou mais fácil realizar matrícula nas escolas municipais de Rio das Ostras. A Secretaria Municipal de Educação acaba de lançar um sistema de pré-matrícula on-line. Sem precisar sair de casa, o responsável faz a inscrição do aluno a partir de qualquer computador com acesso à internet, como uma primeira fase da matrícula. O sistema está disponível de 15 a 24 de janeiro. A previsão é de que a Rede Municipal receba quase 6 mil novos estudantes em 2014. Pelo novo sistema é possível verificar as vagas disponíveis em cada unidade da rede de forma ágil e segura. O cadastro on-line reserva a vaga do estudante na escola escolhida durante três dias úteis, prazo para o responsável concluir a matrícula pessoalmente na escola. No ato da pré-matrícula on-line, o sistema fornece um número de protocolo, que pode ser impresso ou enviado por e-mail. Esse número vai permitir aos responsáveis pelo aluno acessar o cadastro no Sistema Integrado de Matrícula Escolar do município. O acesso também é permitido a partir do nome da criança, nome do pai e data de nascimento do aluno. O início das aulas do ano letivo de 2014 está previsto para 10 de fevereiro.

POLOS E ATENDIMENTOS Para garantir o acesso ao cadastro on-line para aqueles que têm qualquer dificuldade de uso da internet, a Secretaria de Educação montou polos de atendimento nas escolas municipais Maria Teixeira de Paula, no Jardim Campomar, Padre José Dílson Dórea, no Âncora, Professora América Abdalla, em Nova Esperança, Marinete Coelho de Souza, em Cantagalo, Henrique Sarzedas, em Rocha Leão, e no Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero), em Nova Cidade. Remanejamento Interno A Secretaria de Educação de Rio das Ostras está realizando o remanejamento interno até sexta, 10, para os alunos já matriculados na rede. Os estudantes aprovados em 2013 que tiverem a necessidade de trocar de unidade de ensino devem procurar as escolas Maria Teixeira de Paula, na Rua Alameda Jardim Campomar, nº 600, em Jardim Campomar, e Professora América Abdalla, na Rua Carlos Viana, Nova Esperança, de 9h às 16h.


8 Rio das Ostras Jornal

Rio das Ostras: Secretaria de Bem-Estar Social

faz balanço positivo das ações realizadas em 2013 Foram mais de 150 mil atendimentos no primeiro ano da atual administração

A

Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras começa 2014 fazendo um balanço positivo das ações desenvolvidas ao longo do ano passado. Em seu primeiro ano à frente da secretaria, Rose Santos destaca a importância de um trabalho planejado e feito seguindo os critérios de uma gestão responsável com os recursos públicos. A preocupação em desenvolver políticas voltadas para a segurança e a cidadania das mulheres, como a criação da Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres, e a adequação do espaço para atendimento na Casa da Criança do Liberdade, que ganhou uma nova sede, também merecem destaque na avaliação da secretaria. A inauguração do Creas – Centro Especializado de Assistência Social, em Balneário Remanso, foi outra ação importante e uma conquista para pessoas em situação de risco social.

Recadastramento e novo valor do beneficio

Já no início de 2013, houve um recadastramento dos beneficiários do Cartão do Bem Social. Com isso, o atendimento foi ampliado e hoje conta com 3.100 beneficiados com o valor de 100 reais por mês. Ao longo do ano aconteceu também a migração da cesta básica para o Programa Cartão do Bem Social. Usuários passaram a receber 100 reais por mês para ajudar nas suas necessidades. Os progra-

Fotos: Gabriel Sales, Jorge Ronald e Maurício Rocha

mas de transferência de renda possibilitam às famílias comprar produtos de acordo com suas prioridades e esse dinheiro ainda circula no comércio local, movimentando a economia da cidade. Os idosos que recebem auxílio financeiro da Prefeitura de Rio das Ostras também tiveram aumento em seus benefícios. O valor que era de 260 reais passou a 360 reais. O anuncio foi feito em novembro pelo prefeito Sabino durante a programação festiva do Dia do Idoso, que reuniu mais de 600 pessoas no Parque da Cidade, em Nova Cidade. A Secretaria de Bem-estar Social ainda mantém um Banco de Empregos, onde as vagas são divulgadas semanalmente pelos telefones 2771-6413 e 2771-6428.

Certidões de Casamento

Outro momento que merece destaque nas ações do ano passado foi a entrega das certidões de casamento dos 91 casais que participaram de uma cerimônia promovida pela Prefeitura em 2012. A atual gestão se empenhou para que os documentos fossem entregues, uma vez que eram aguardados, principalmente pelos benefícios que um registro de casamento oferece àqueles que escolhem construir uma vida juntos.

Políticas para Mulheres

Rio das Ostras também deu mais um importante passo nas políticas voltadas para a segurança e cidadania das mulheres. O prefeito Sabino sancionou, em 9 de agosto, a Lei que criou a Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres, com a finalidade de promover, assessorar, assistir, apoiar, articular e acompanhar programas e projetos voltados para a população feminina. Entre as atribuições da coordenadoria está a gestão da Casa da Mulher (Centro Es-

pecializado em Atendimento à Mulher).

Casa da Criança Com o objetivo de oferecer um espaço físico adequado, a Administração Municipal inaugurou uma nova sede da Casa da Criança, o que possibilitou ampliar o atendimento de 45 para 120 crianças, garantindo mais conforto e qualidade dos serviços. Segundo Rose Santos, oferecer um espaço melhor para os atendidos no projeto foi um compromisso assumido. “Conheci as unidades e fiquei encantada com a dedicação de toda equipe. Percebi, no entanto, que o espaço físico da Casa instalada no Liberdade não era adequado. Aceitamos o desafio de procurar um novo imóvel e prepará-lo para receber as nossas crianças”, relembrou Rose, destacando que o Município conta com mais três Casas da Criança, sendo duas localizadas no Âncora e uma em Cidade Praiana. Ao todo, são

300 crianças atendidas, com idades entre 1 ano e meio a 6 anos incompletos.

Creas - Centro Especializado de Assistência Social

Cras - Centro de Referência de Assistência Social

Outra inauguração, a do Creas - Centro Especializado de Assistência Social, que funciona em Balneário Remanso, também merece destaque entre tantas outras ações. O espaço surgiu para atuar na proteção e reintegração social de pessoas que tiveram os seus direitos violados no âmbito familiar. “Temos obrigação de atender àqueles que estão em situação de risco social. Precisamos acolher essas pessoas porque o álcool e as drogas estão cada vez mais próximos delas. Nosso objetivo é que todos se sintam acolhidos e protegidos aqui”, afirmou o prefeito Sabino. Atualmente, os serviços do Creas beneficiam 150 famílias. “O ano de 2013 foi ao mesmo tempo de muito trabalho e muita satisfação, principalmente por termos conseguido muitas inovações e conquistas. Não posso esquecer de agradecer a

Para facilitar o atendimento aos moradores, houve a transferência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Central para Nova Cidade, que passou a funcionar no mesmo prédio do Centro do Idoso, no Parque da Cidade. “Identificamos que a maior demanda do Cras Central, que funcionava na sede da secretaria, era de moradores de Nova Cidade. Decidimos, então, transferir o atendimento para essa localidade e assim facilitar o acesso dos assistidos”, explicou a secretária. A construção de dois Centros de Assistência Social, sendo um no Âncora e outro na Cidade Beira Mar, estão sendo finalizadas e com previsão de entrega à população ainda este mês.

toda minha equipe. Graças ao empenho de todos conseguimos alcançar a marca de 150 mil atendimentos no ano passado”, comenta a secretária, que ainda destaca a aprovação do Plano Municipal de Assistência Social com ações definidas para o período de 2014 – 2017, um instrumento de gestão cujo objetivo é sistematizar o planejamento técnico e financeiro da política de assistência social no município de Rio das Ostras. “A assistência no Município precisa ser compartilhada com a população que pode e deve ajudar. Estamos com uma gestão muito consciente e responsável, ampliando nosso atendimento cada vez mais, mantendo os bons projetos, criando novos e reformulando outros. Isso demonstra nossa preocupação em acertar”, finalizou a secretária Rose Santos.

Projetos, programas e nova Sede No último dia 2 de janeiro a Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras passou a atender em um novo endereço. A sede agora funciona na Rua Paraná, esquina com Rua Barros da Motta e Pacífico Jardim, quase em frente ao Hotel Vilarejo, em Cidade Beira Mar. A secretaria mudou completa com atendimento do Gabinete da secretária e do subsecretário, Fundo da Assistência Social, Fundo da Infância e Adolescência, Conselho Municipal da Assistência Social, Coordenadoria das Unidades as Secretaria de Bem-estar Social, Banco de Empregos, Programa Jovem Cidadão, Coordenadoria Casa da Criança, Gestão dos benefícios: Cartão do Bem Social, Bolsa Família, Renda Melhor e Renda Melhor Jovem (Governo do Estado), Projeto Vencendo Barreiras e Projeto Feliz Idade, além do Cadastro Único e dos auxílios assistenciais: prótese, órtese e cadeira de rodas.


Rio das Ostras Jornal 9

Primeira fase das obras no bairro Liberdade será concluida até final do mês Restante da obra será entregue até o final do segundo semestre

A

Prefeitura de Rio das Ostras trabalha para entregar à população do Liberdade, até o dia 31, a primeira fase da construção das redes de drenagem e esgoto, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores. Com o investimento, a localidade passa a contar com galerias de esgoto e de água pluviais, além de pavimentação. As obras estão

sendo feitas nas ruas Andorinha, São Pedro, São Jorge, Madureira, entre outras. Na segunda-feira, dia 6, o prefeito Sabino vistoriou os trabalhos. Sabino lembrou que o Liberdade teve um grande crescimento, assim como toda a cidade, e com isso vieram os problemas de infraestrutura, já que está inserido em região de mangue. Mesmo se tratando de área de preservação, o local acabou sendo ocupado por moradores, dada a expansão das residências. “Está sendo um grande desafio para os técnicos da Prefeitura realizar as obras, já que o lençol freático é muito alto, e em época de chuvas acabava invadindo as residências,

Fotos: Maurício Rocha

causando alagamentos”, explicou o prefeito. De acordo com pesquisa de levantamento, a localidade hoje conta com cerca de 1 mil imóveis. As obras estão sendo feitas nas ruas Andorinha, São Pedro, São Jorge, Madureira, entre outras. Para evitar alagamentos, foram construídas três elevatórias, que vão lançar o esgoto para a Estação de Tratamento do Jardim Marilea. A próxima etapa das obras inclui a urbanização de uma área à margem do rio das Ostras, a construção de uma área de lazer e a pavimentação e drenagem das demais ruas. A segunda fase deve estar concluída ainda neste semestre.


10 Rio das Ostras Jornal

Duas pessoas desaparecem em Rio das Ostras Uma adolescente de 14 anos e um homem de 34 estão sumidos desde o último dezembro

D

uas pessoas se encontram desaparecidas em Rio das Ostras, desde as ultimas festas do final de ano. O casal desaparecido por coincidência são moradores do bairro Marileia. As informações foram postadas na pagina do Rio das Ostras Jornal nas redes sociais da internet com grande repercussão e compartilhamento para achar os desaparecidos. Uma delas é o sumiço da adolescente, Rafaella Tavares, de 14 anos, moradora do bairro Marileia. De acordo com a tia dela, Kelly Cristina Tavares, disse que a menina desapareceu no dia, 19 de dezembro de 2013, após sair da casa di-

zendo que ia ao trabalho da mãe Renata Tavares e não foi vista novamente. Já, segundo Renata Tavares, que é cabelereira, mãe da menor desaparecida, em entrevista a uma emissora de Tv local explica que sua filha saiu da cidade na companhia de uma amiga chamada Giovana. E completa que está preocupada com o sumiço da filha, pois, parece que as meninas pegaram carona com um caminhoneiro com destino ao Estado da Bahia. Isso de acordo com a mãe da Giovana que recebeu a ligação do suposto caminhoneiro. A mãe Renata, desesperada pelo desparecimento da filha informou já fez o registrou de ocorrência nº 128-062372013 na delegacia de Rio das Ostras assim que a filha sumiu. Ela apela para o retorno da menor e coloca os números telefônicos a disposição se alguém souber de alguma informação da menina: Tel: 22-99861-9113 - Renata (Mãe) / 998383473 / 99277-9164 – Tia Kelly e 999948546 - Valéria (avó).

Fotos: Reprodução

Renata Tavares, mãe da menor desaparecida

Nome: Rafaella Tavares Idade: 14 anos - moradora do Jardim Marilea - Rio das Ostras Desaparecimento: 19/12/2013

Caso de Alessandro, conhecido como “NENEM” De acordo com informações da esposa Viviane Rangel, o marido, Alessandro dos Santos Rangel de 34 anos, está desaparecido desde o dia 02 de janeiro. Conhecido como “NENÉM”, foi visto pela última vez vestindo um short branco, camiseta preta e chinelo. Ele dirigia um carro modelo Parati, e é também morador do bairro Marilea em Rio das Ostras. Segundo a esposa Viviane, o esposo sai de Rio das Ostras, dirigindo o veículo Parati de propriedade da irmã, que seguia no carona com destino a São Gonçalo. Alessandro Rangel, após de deixar a irmã em São Gonçalo, retornou para Rio das Ostras por volta das 17h da quinta-feira do dia 2 de janeiro e não apareceu desde então. O desparecimento foi registrado sob o nº 000380075-2014

Segundo a esposa Viviane (direita), o esposo Alessandro dos Santos Rangel, sai de Rio das Ostras, dirigindo o veículo de propriedade da irmã, que seguia no carona com destino a São Gonçalo

A polícia está procedendo com as investigações, pois acredita que Alessandro Rangel esteja em cárcere privado, após comprovar que a ligação feita por ele (Alessandro), em duas ocasiões, uma na sexta-feira dia 3 e outra na segunda-feira dia 6, pedindo para que a irmã avisa-se a mãe e esposa que estava tudo bem. Nos recados dados por Alessandro, há outra pessoa que fala baixinho próxima ao telefone. Quando se liga para o mesmo número, ninguém responde ou está desligado, conta Viviane esposa de Alessandro. A família encontra-se desolada sem informações a respeito de Alessandro, o desaparecimento está estranho e também há indícios que ele tenha tido alguma reação após saber da morte de dois de seus primos, e pede para que se alguém tenha informações, ligar para (22) 9971-20696.


Rio das Ostras Jornal 11 Fotos: Angel Morote

Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza na Estrada de Contorno

A

Secretaria de Serviços Públicos de Rio das Ostras sob a administração do Secretário da pasta e também vice-prefeito, Gelson Apicelo, está realizando a manutenção ao longo da Estrada do Contorno, entre as ações se encontra a limpeza e capina da beira da estrada. Duas frentes de limpeza e capina foi flagrado no último dia 9 de janeiro na Estrada de Contorno próximos do Nova Cidade em Rio das Ostras. A empresa SINAL Construções e Terraplanagem que presta serviços para prefeitura realiza a manutenção constante dentro dos bairros e também inclui a

troca das tampas dos bueiros e reparos das ruas em paralelepípedos e de asfalto. De acordo com Alan, o

supervisor de uma das equipes que realizam a manutenção, são utilizados em média 20 trabalhadores para a exe-

cução do serviço, e que tem muita capina e limpeza por fazer, para manter a cidade limpa e conservada.


12 Rio das Ostras Jornal

Ponte de Imboassica que divide Macaé e Rio das Ostras será duplicada Prefeitos Sabino e Dr. Aluízio anunciam a duplicação

O

s municípios de Macaé e Rio das Ostras, se uniram e anunciaram que vão duplicar a ponte que divide os dois municípios, próximo ao Parque de Tubos. A ponte localizada na RJ-106, a Rodovia Amaral Peixoto, fica sobre o Rio Imboassica. A ponte possui 26 metros e a intenção é melhorar a mobilidade urbana, já que esse trecho é um dos grandes gargalos no trânsito entre as duas cidades. O anúncio foi feito pelos prefeitos Dr. Aluízio Jr e Al-

cebíades Sabino, de Macaé e Rio das Ostras, respectivamente, durante reunião nesta quinta-feira (9). O convênio que será celebrado entre os dois municípios será elaborado pela Procuradoria Geral Adjunta de Licitação de Contratos e Convênios da prefeitura de Macaé, antes de ser assinado pelos dois prefeitos. O documento estabelecerá projetos, valores e cronogramas. No entanto, não foi divulgado prazo de quando o documento fique pronto ou de quando a obra será iniciada. “Essa é uma obra que toda região estava esperando. Por esse local, trafegam cerca de 40 mil pessoas por dia. Precisamos melhorar a fluidez do trânsito neste que é um dos maiores gargalos na

mobilidade urbana entre os dois municípios. Se existe cidades irmãs, Macaé e Rio das Ostras são cidades gêmeas e esse convênio sela e concretiza essa união”, disse o prefeito Dr. Aluízio. A ponte está localizada entre dois grandes parques industriais: o Parque de Tubos, em Macaé, e a Zona Especial de Negócios (Zen), em Rio das Ostras. “Essa obra atende aos sentimentos dos cidadãos na melhoria da mobilidade, da segurança e do conforto de cerca de 40 mil pessoas que se deslocam diariamente entre Rio das Ostras e Macaé. É fundamental a concretização dessa obra para a administração dos dois municípios”, ressaltou Sabino. A previsão, de acordo

Flávio Sardou

Angel Morote

Angel Morote

Reprodução

com o secretário de Obras de Macaé, Antônio Nunes Pires, é que a obra não vai interferir no trânsito. “A previsão é que, depois de contratada a empresa, serão seis meses de obra”, explicou. Após a conclusão das obras, segundo o prefeito de Macaé, a ponte passará a ser chamada de Ponte da Amizade, em alusão da parceria entre os duas cidades.


Rio das Ostras Jornal 13

Passageiro desce da van e sofre acidente no Centro de Rio das Ostras É a quinta queda que acontece no ponto de ônibus

O

ponto de ônibus e vans que fica em frente à Casa e Vídeo e próximo ao Supermercado Princesa, no centro de Rio das Ostras, registrou sua quinta vitima nesta semana. O acidente aconteceu na quarta-feira, 8 de janeiro, por volta das 19h, no ponto de ônibus referido acima. A vítima, Milton de Araújo, de 50 anos, desceu da van e imediatamente caiu no vão de quase 2 metros de altura, pois a parada foi fora do ponto, naquele local em que não há parapeito de proteção. O passageiro foi socorrido por populares que aguardavam o transporte, e pediam para que a vítima não se mexesse até a chegada da equipe de Resgate. Segundo testemunhas que presenciaram a queda e socorro de Milton de Araújo, ele (Milton) apresentava do-

Fotos: Angel Morote

res nas costas e escoriações pelo corpo. A redação do Rio das Ostras Jornal tentou entrar em contato pelo telefone com a recepção do Pronto Socorro para obter informações sobre o estado de saúde da vitima, mas o setor não retornou a ligação. O presidente da câmara, o vereador NINI, indicou no mês de agosto o projeto Nº 440/2013 para que seja providenciada com urgência a colocação de uma proteção (GUARD RAIL) na margem direita - sentido Macaé, da Rodovia Amaral Peixoto, no trecho entre as Ruas Jovem Viana e a Rua José de Mattos, no bairro Nova Esperança. Testemunhas que trabalham próximo ao ponto onde ocorreu o acidente dizem que esta é a quinta queda que ocorre neste local. “Estamos esperando as autoridades providenciarem os recursos para dar mais segurança a todos os pedestres, passageiros e aos taxistas que se encontram trabalhando naquele local”, explica Mario José, profissional do transporte.

REGISTRO DE OCORRÊNCIA

Passageiro foi socorrido por populares que aguardavam o transporte, e pediam para que a vítima não se mexesse até a chegada da equipe de Resgate

A Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana orienta o passageiro ou familiar registrar a ocorrência diretamente na Secretaria para que possa ser realizada uma averiguação. No caso de infrações, os motoristas de veículos de transporte complementar estão sujeitos a penalidades, que vão desde multas até a cassação da permissão de trabalho. Desde o início de 2013, medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança e o conforto dos passageiros, como a realização de reuniões com permissionários para conscientizá-los sobre o cumprimento da legislação de trânsito e a intensificação da fiscalização do transporte público. A Secretaria de Transportes Públicos pede para que os passageiros também colaborem, não desembarcando fora dos pontos. A Secretaria de Serviços Públicos informa que está realizando um estudo nos pontos de embarque e desembarque de passageiros no município, de forma a reduzir riscos nos locais onde há desnível entre a via do transporte e a rua paralela.

OUTROS ACIDENTES NO MESMO LOCAL Na edição de 16 de novembro de 2011, o Rio das Ostras Jornal já alertava a administração municipal de Carlos Augusto, sobre o perigo que existe nos pontos de ônibus ao longo da rodovia. Confira:

Perigo e vítimas nos pontos de ônibus em Rio das Ostras. Depois da queda de uma senhora no ponto de ônibus, que fica à frente da loja de utilidades Casa e Vídeo, no Centro, há um tempo atrás, resolvemos pesquisar os pontos de ônibus de nossa cidade, e constatamos o perigo que enfrentam os passageiros que ficam aguardando o seu transporte. O ponto que aglomera diversos passageiros com suas compras, que por sinal, se encontram próximos aos supermercados Lagos e Princesa, testemunhamos a queda de uma senhora de uns 30 anos de idade, acompanhada de seu filho de 3.


14 Rio das Ostras Jornal

Pastor Fábio JESUS PEDRA ANGULAR Isaías 28:16 - Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra jáprovada, pedra preciosa de esquina, que estábem firme e fundada; aquele que crer não se apresse. Os dois alicerces Mateus 7:24 - Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; Mateus 7:25 - E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. Mateus 7:26 - E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; Mateus 7:27 - E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. Uma enorme diferença entre ouvir e descartar, rejeitar o que ouviu e ouvir e praticar os ensinamentos que aprendeu ouvindo. Jesus nos adverte sobre ouvir e praticar a Sua Palavra (Bíblia), quando só ouvimos e não praticamos, segundo o texto, somos comparados com alguém que gasta dinheiro com uma construção que na primeira tempestade pode desmoronar. É terrível quando se tem um investimento de tempo e dinheiro em algo que logo pode ser destruído perdendo todo o investimento e o pior pode até ter vítimas fatais. Pois é assim que se compara ouvir a Palavra de Jesus e não praticar. Estamos construindo sobre um solo arenoso. Quando ouvimos e praticamos percebemos que a tempestade pode chegar, mas, nossa construção permanece,pois não é construído num solo arenoso e sim rochoso. A Bíblia nos diz que Jesus é a pedra angular, pedra de esquina, pedra preciosa e quando nossa vida por inteiro é construída Nele, exemplificado como uma construção, quando vier as dificuldades da vida nós permaneceremos de pé, intactos, pois a construção está segura pelo alicerce rochoso. 1 Pedro 2:5 - Vós também, como pedras vivas, sois edificados na casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Seja ouvinte e praticante da Palavra de Jesus, e seja também edificado como pedra viva e casa espiritual. Não importa até onde você já está na construção da sua casa, perceba em que tipo de solo está construindo e se for num solo arenoso, AINDA TEM TEMPO DE MUDAR O LOCAL DE CONSTRUÇÃO. JESUS É A PEDRA DE ESQUINA ANGULAR E SOLO BEM FIRME PARA CONSTRUIR SUA VIDA. Pr. Fábio Ferreira Igreja Batista Nova Jerusalém.

Saiu a lista de 2014 de classificação dos países por perseguição ao evangelho Divulgação

O Brasil não está no meio deles. Veja!

A

world watchlist é um mecanismo da organização internacionalOpen Doors, conhecida no Brasil como Missão Portas Abertas, especializada no amparo e apoio à Igreja Perseguida ao redor do mundo, para classificar os países de acordo com o grau de perseguição que infringem à Igreja Local. Entre os países que mais perseguem a Igreja estão A Coréia do Norte, Arábia Saudita e mais umas dezenas de repúblicas islâmicas fundamentalistas e comunistas. O que diferencia cada país da lista é o nível de opressão que imprimem contra os crentes locais. Prisão, morte, perda de direitos, de emprego, repúdio familiar e mais uma centena de crimes são aplicados contra os que professam a fé em Jesus e até contra os que decidem mudar de religião. Em alguns casos, estes “apóstatas” (como são considerados), são os que sofrem as penas mais duras. A lista mostra também que alguns dos países considerados moderados, como o caso da Jordânia, houve um aumento acelerado do nível de perseguição. Por muitos anos o pequeno Reino Hashemita da Jordânia ficava entra os 45º e 46º lugares. Na nova lista ocupa a 26º posição.

Em todo o Oriente, o aumento dos casos de assassinatos e martírios de cristãos deve-se especialmente aos conflitos e a atual guerra da Síria. Veja a lista completa no link abaixo e utilize as informações para orar por estes países. Lista 2014 dos Países por Classificação de Perseguição: http://www.worldwatchlist.us/

QUANTO MAIS ALTO O RANKING, MAIOR A PERSEGUIÇÃO: 1. North Korea 2. Somalia 3. Syria 4. Iraq 5. Afghanistan 6. Saudi Arabia 7. Maldives 8. Pakistan 9. Iran 10. Yemen 11. Sudan 12. Eritrea 13. Libya 14. Nigeria 15. Uzbekistan 16. Central AfricanRepublic 17. Ethiopia

18. Vietnam 19. Qatar 20. Turkmenistan 21. Laos 22. Egypt 23. Myanmar (Burma) 24. Brunei 25. Colombia 26. Jordan 27. Oman 28. India 29. Sri Lanka 30. Tunisia 31. Bhutan 32. Algeria 33. Mali 34. PalestinianTerritories

35. United Arab Emirates 36. Mauritania 37. China 38. Kuwait 39. Kazakhstan 40. Malaysia 40. Bahrain 41. Comoros 42. Kenya 43. Morocco 44. Tajikistan 45. Djibouti 46. Indonesia 47. Bangladesh 48. Tanzania 49. Niger

Mais informações no site da Missão portas Abertas: http://www.portasabertas.org.br/ Aproveite para agradecer a Deus pela liberdade de expressão e de culto que temos no Brasil. Não chame qualquer coisa de perseguição religiosa. Nem gaste sua energia mental imaginando que piadas agora abrirão caminho para o martírio no Brasil. Respeite os milhares de mártires da era contemporânea da Igreja que com seu sangue estão plantando esperança para as gerações vindouras.


Rio das Ostras Jornal 15

Pais encontram filho desaparecido através de foto em jornal e agradecem: “Deus nos fez achá-lo”

O

desaparecimento de um filho foi desvendado por uma família através da capa de um jornal depois que o jovem foi reconhecido pelos pais em uma foto Nicholas Simmons, 20 anos, estava desaparecido desde o dia 31 de dezembro de 2013, quando saiu da cidade de Greece, em Nova York. Os pais, Paul e Michelle Simmons, acionaram a Polícia e fizeram campanha nas redes sociais para encontrar o jovem. Entretanto, a solução do desaparecimento de Nicholas se deu através da foto de capa do jornal USA Today, que falava de um assunto totalmente diferente: o frio intenso nos

Estados Unidos. A reportagem usava uma imagem de um homem que, aparentemente, era morador de rua e estaria se aquecendo ao lado de uma tubulação em Washington, capital do país. Ao verem a foto do filho no jornal, os familiares imediatamente o reconheceram, e sua irmã, Hanna, entrou em contato com os editores do jornal pelo Twitter. Ao reunirem todas as informações necessárias, acionaram novamente a Polícia. “Simmons foi localizado após ser fotografado em Washington por uma repórter da Associated Press. A foto foi publicada no USA Today em uma reportagem não-relacio-

Divulgação

nada e foi vista pela família de Simmons, que o reconheceu”, informou o porta-voz da Polícia ao jornal Daily Mail. Aliviada, mãe do jovem agradeceu a Deus pelo reencontro com o filho em uma publicação em sua página no

Facebook: “Deus tirou aquela foto, Deus nos fez achá-lo… Poderíamos ter levado meses até saber de sua localização. Meu bebê parece tão perdido e eu vou passar o resto da minha vida deixando ele melhor”, disse Michelle.

Pastor evangélico preso em flagrante por estuprar enteada de apenas 7 anos de idade Na tarde dessa terça-feira (07), um pastor evangélico identificado como Salvador Moreira do Amaral, de 49 anos, foi preso em flagrante por estuprar a enteada de apenas 7 anos de idade. A prisão do religioso aconteceu no bairro Chapéu do Sol, em São João da Barra (RJ), após ele ser denunciado pela própria esposa. De acordo com a polícia, a mãe da criança, D.A.B., de 28 anos, denunciou o crime após flagrar o pastor acariciando as partes íntimas da menina debaixo de um lençol. O pastor, conhecido na região como Tuca, foi detido por policiais da 145ª DP (São João da Barra).

- D.A.B., que já suspeitava da atitude do companheiro, chamou sua filha para conversar e ela contou a mãe que seu padrasto havia alisado suas partes intimas por debaixo do lençol. Na delegacia, a menor contou ainda que o autor colocava vídeos pornográficos para ela assistir – informou a Polícia Civil,sobre o caso. O crime acontecia na residência da família, onde vários materiais pornográficos foram encontrados pela polícia.Detido sob acusação pelo crime de estupro de vulnerável, o pastor teve a prisão lavrada pela delegada Madeleine Farias Rangel Boa Morte, e pode cumprir pena de até 15 anos.


16 Rio das Ostras Jornal

IPVA do Rio de Janeiro: guia para pagamento será liberada em 14 de janeiro

O

subsecretário-geral de Fazenda, Paulo Tafner, informou na sede da secretaria, no Centro, que os proprietários de veículos no estado do Rio podem começar a quitar o IPVA 2014 a partir do dia 14 de janeiro, quando as guias de recolhimento estarão disponíveis no portal da secretaria ou terminais específicos do Banco Bradesco.Este ano será aplicado o calendário do ano passado, também em janeiro, porem, a partir do dia 14. Iniciando placa 0 e terminando com a placa 9, de acordo com Tarner. Placa com final 0 - Os donos de veículos que têm placa terminando no número 0 devem efetuar o pagamento integral até o dia 22 de janeiro. Caso o motorista prefira

parcelar o imposto, o primeiro vencimento é no dia 22 de janeiro, o segundo 21 de fevereiro e o terceiro 26 de março. Placa com final 1 - O pagamento integral do IPVA com as placas finalizadas com o número 1 deve ser efetuado no dia 24 de janeiro. Parcelamento, a primeira fatura é para o dia 24 de janeiro; a segunda 25 de fevereiro e a terceira 28 de março. Placa com final 2 - Os veículos com placas que terminam com o número 2 devem ter seus impostos pagos no dia 28 de janeiro. Parcelamento, deve efetuar o pagamento nos dias 28 de janeiro, 27 de fevereiro e 1º de abril. Placa com final 3 - Os donos de veículos que têm placa terminando no número 3 devem efetuar o pagamento inte-

gral até o dia 30 de janeiro. A primeira parcela no dia 30 de janeiro, a segunda 6 de março e a terceira 3 de abril. Placa com final 4 - O pagamento integral do IPVA com as placas finalizadas com o número 4 deve ser efetuado no dia 3 de fevereiro. Parcelamento, a primeira fatura é para o dia 2 de fevereiro, a segunda 10 de março e a terceira 3 de abril. Placa com final 5 - As placas finalizadas com o número 5 indicam que o motorista deve pagar o valor integral do IPVA no dia 5 de fevereiro. Parcelando o imposto, devem efetuar o primeiro pagamento no dia 5 de fevereiro, o segundo 12 de março e o terceiro 9 de abril. Placa com final 6 - O vencimento do valor integral para

os finais de placa com o número 6 é no dia 11 de fevereiro. Parcelamento, deve pagar no dia 11 de fevereiro, depois no dia 14 de março e a última 11 de abril. Placa com final 7 - O pagamento integral do IPVA com as placas finalizadas com o número 7 deve ser efetuado no dia 13 de fevereiro. Parcelamento, a primeira fatura é para o dia 13 de fevereiro, a segunda 16 de março e a terceira 15 de abril. Placa com final 8 - As placas finalizadas com o número 8 indicam que o motorista deve pagar o valor integral do IPVA no dia 17 de fevereiro. Ao parcelar o imposto, devem efetuar o primeiro pagamento no dia 17 de fevereiro, o segundo 20 de março e o terceiro 24 de abril.

Placa com final 9 - Já os donos de veículos com placas finalizadas em 9, devem pagar o IPVA integralmente no dia 19 de fevereiro. Parcelado, a primeira fatura deve ser quitada no dia 19 de fevereiro; a segunda 24 de março e a terceira 28 de abril. Os donos dos veículos que quiserem pagar o imposto em conta única terão um desconto de 10%. Os valores do IPVA

2014, segundo a secretaria, devem ser 5,5% inferiores aos deste ano.O cálculo do imposto leva em conta o valor médio de mercado dos veículos usados, informados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Os veículos novos, no entanto, são baseados no valor da Nota Fiscal de venda, proporcional ao número de meses a partir de sua emissão.

RESTITUIÇÕES DE VEÍCULO ROUBADO Tafner ressaltou ainda que a lei que estabelece que os valores de Ipva sejam restituídos, proporcionalmente pelos meses sem uso, em casos de roubos de veículos e perda total, entra em vigor a partir de janeiro de 2014. E que, neste caso, o sistema de informações da Fazenda e do Detran providenciarão automaticamente a restituição do valor devido, que conforme a lei, será efetivado no exercício seguinte ao sinistro.


Rio das Ostras Jornal - Edição n º 70