Revista Show Me - Verão 2018

Page 153

FOTOS VICTOR CARLSON

P

ara quem gosta de conhecer os patrimônios históricos e culturais dos lugares visitados, Santa Catarina oferece uma gama de possibilidades. O estado possui atualmente 229 museus mapeados pelo Cadastro Nacional de Museus e distribuídos em mais de 100 municípios. E há museu para todos os gostos: científicos, antropológicos, arqueológicos, históricos, de embarcações, apenas para citar alguns exemplos. Nesta matéria selecionamos seis opções com diferentes temas, mas no Guia de Museus de Santa Catarina, disponível na internet, estão listadas 190 instituições que preservam, pesquisam e comunicam a história do povo catarinense. O Museu Histórico de Itajaí, anexo ao Palácio Marcos Konder, é um ícone arquitetônico na paisagem da cidade, com sua estrutura feita em brise soleil. No interior, o visitante que percorre as diversas salas tem à disposição equipamentos interativos que ajudam a contextualizar o objeto com a história. Considerado modelo no estado, no acervo é possível conhecer aspectos sobre a imigração, a religiosidade, a arquitetura, o espaço marítimo, entre outros temas. Para quem estiver em São Francisco do Sul, o Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras é parada obrigatória! Inaugurado em 1992, o espaço oferece um verdadeiro tesouro do patrimônio naval brasileiro. As 18 salas temáticas abrigam uma grande diversidade de embarcações de várias regiões do país. Além de 91 barcos em tamanho natural, o visitante também encontra 150 peças de modelismo e artesanato naval, além de obras raras, fotografias, desenhos e cartas. Ainda com a temática ligada ao mar, em Imbituba está o Museu da Baleia, único do gênero na América do Sul. Fundado em setembro

SHOW ME 153

Museu Nacional do Mar (São Francisco do Sul)

Museu da Baleia Franca (Imbituba)

de 2003, na praia do Porto, por meio de mapas, ilustrações, painéis interpretativos e artefatos preservados o visitante é conduzido ao período da matança indiscriminada dos animais e à luta por sua proteção. No prédio que abriga o museu funcionava a última estação baleeira do sul do Brasil, que fechou as portas em 1973. Em Blumenau, o famoso Museu de Ecologia Fritz Müller abriga a inestimável obra do naturalista e botânico alemão, que morou na cidade entre 1852 e 1897. São mais de quatro mil itens que mostram com clareza a fauna e flora local, além de abordar os diferentes ecossistemas da região Sul do país. No acervo estão insetos, animais taxidermizados ou conservados Museu de Ecologia Fritz Müller (Blumenau)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.