Planágua 05 - Peixes de águas interiores

Page 49

A ocorrência de lepidofagia em P. heterostomus foi detalhadamente descrita por ROBERTS (1970), que demonstrou que escamas de outros peixes realmente constituem o principal item alimentar da espécie, e por SAZIMA (1982). SAZIMA (1977, 1982) hipotetizou que a forte semelhança existente entre essa espécie e A.fasciatus favoreceria a penetração da forma ectoparasita no cardume de seu hospedeiro habitual, em um processo denominado pelo autor como "mimetismo agressivo".

Fonte: EIGENMANN (1915)

Figura 21 - Probolodus heterostomus, com detalhe da região bucal O gênero Bryconamericus possui três espécies já descritas no Estado do Rio de Janeiro (Figura 22) e uma em fase de descrição (Bryconamericus sp.) por C.R.S.F. BIZERRIL. O grupo como um todo foi alvo de revisão taxonômica recente, apresentada por SILVA (1997). Tomando como base a chave de identificação apresentada pelo autor, pode-se diferenciar as espécies já descritas ocorrentes no Estado do Rio de Janeiro pelos dados a seguir: 1. Nadadeira anal com 12 a 13 raios ramificados ................. B. tenuis Mais de 14 raios ramificados na nadadeira anal ........ 2 2.

Comprimento do pedúnculo caudal com até 18,2% em relação ao comprimento padrão .... B. microcephalus Comprimento do pedúnculo caudal com mais de 20% em relação ao comprimento padrão ..... B. ornaticeps

B. microcephalus ocorre nos rios costeiros do sul do estado ate a bacia do Rio Ribeira do Iguape (SP), inclusive, enquanto B. tenuis ocupa o espaço entre o Rio São João e a bacia do Rio Paraíba do Sul. B. ornaticeps é restrito das bacias dos Rios Roncador e Macacu. Bryconamericus sp. ocorre na bacia do Rio Iguaçu, afluente da Baía de Guanabara.

48


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Planágua 05 - Peixes de águas interiores by Ricardo Dagnino - Issuu