Álvaro Cunhal - O Partido com Paredes de Vidro (6° edição)

Page 90

Álvaro Cunhal

ser atingido pela repressão foi de pouco mais de 6 anos, de fins de 1942 a 1949, tendo sido essa estabilidade um factor altamente favorável ao desenvolvimento do Partido nessa época. A decisão, tomada em 1961, de manter uma parte do Secretariado no estrangeiro contribuiu de forma decisiva para a ulterior continuidade e maior estabilidade do trabalho de direcção. Neste complexo processo, foi-se formando, composto por um número apreciável de camaradas, um núcleo dirigente com uma estabilidade maior que a dos organismos superiores do Partido, repetidas vezes atingidos pela repressão. Participaram nesse número camaradas que, ora presos, ora libertados, ora conseguindo fugir das prisões, se iam «revezando» nos organismos superiores de direcção. Assim foi possível, apesar da repressão e particularmente dos golpes que atingiram o Secretariado, uma relativa estabilidade e continuidade de direcção a partir da reorganização de 1940-1941. É entretanto necessário ter em conta que pode haver dois tipos de estabilidade de direcção. A estabilidade pode ser extremamente negativa se resulta do imobilismo, da rotina, do apossamento da Direcção por um conjunto de camaradas que, de uma maneira ou de outra, conservam ilegitimamente «o poder» com espírito de grupo ou de capela. A estabilidade da Direcção do Partido é porém um bem precioso, quando se verifica um desenvolvimento positivo da actividade sem crises nem rupturas. Constitui então uma prova de maturidade e uma aquisição histórica.

OS FACTORES DA ESTABILIDADE E A RENOVAÇÃO A continuidade da Direcção e a estabilidade do núcleo dirigente resultam de variados factores. 90


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.