Revista Zás! Edição #01 (Outubro 2009)

Page 73

© Patagonik Film Grou

Minha Esposa Um Namorado Para

(Un Novio Para Mi Mujer)

Por Caio Valiengo A comédia romântica argentina “Um Namorado Para Minha Esposa” foge do que estamos acostumados a ver nos filmes hollywoodianos do gênero. Um tanto mais melancólico, conhecemos a história de Tenso e Tana, que estão casados há alguns anos, e passam por problemas. Tana não trabalha, fica em casa o dia todo, é mau-humorada, e reclama de tudo e de todos. Se ela tivesse algum projeto de vida quando mais jovem, este provavelmente foi abandonado. Já Tenso trabalha em uma loja de elétricos, e divide suas angústias com seus colegas de futebol. Longe de ser um homem modelo, Tenso é um homem apático, sem iniciativa, com medo da vida, e de sua mulher. Ele chega ao cúmulo de não ser nem capaz de pedir o divórcio a mulher, então procura os serviços de um profissional do amor, o lendário Cuervo Flores, que tem a missão de seduzir mulheres casadas. Para aceitar a proposta de Tenso, Cuervo Flores tem somente uma condição: que Tana saia de casa para que ele possa fazer seu trabalho.

Seguindo as instruções de Cuervo Flores, Tenso encontra um trabalho para a mulher, onde ela consegue descarregar todo seu mau-humor e visão pessimista da vida. A seguir, assistimos as clássicas reviravoltas de filmes do gênero, mas com uma diferença crucial: não são feitas promessas nem gestos impossíveis, pedidos de casamento em estádios cheios, ou tarefas humanamente impossíveis de se realizar para provar o amor verdadeiro. Muito pelo contrário, em “Um Namorado Para Minha Esposa”, tudo é mais realista (e melancólico), as provas de amor são vistas nos gestos simples, e os problemas do casal são reais e tangíveis. A história se passa em dois espaços de tempo: o presente é mostrado com o casal olhando para a câmera, numa sessão de terapia, já o grosso da história se passa no passado. Sucesso de bilheterias na Argentina, “Um Namorado Para Minha Esposa” prova que nem toda comédia romântica precisa cair em exageros para parecer real.

Revista Zás! | outubro 2009

73


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.