Revista Weekend - Edição 199

Page 28

[ EDUCAÇÃO ] Por Valdir Carleto

Ciúme ou ciúmes? Saudade ou saudades? Arquivo

rr ee vv i i ss tt aa

28

Guarulhos, 30/8/2013 • ano 4 • n.º 195 www.revistaweekend.com.br

Rafael Almeida

a

língua portuguesa é cheia de armadilhas. Até nós, jornalistas, que lidamos com ela todos os dias, nos vemos diante de impasses a cada momento. Na edição do dia 30 de agosto, eu escrevi no título de capa “Ciúmes entre irmãos”. Na matéria interna, a jornalista Tamiris Monteiro havia aplicado o termo “ciúme” sempre no singular. Dias depois, a editora Vivian Barbosa comentou comigo que lhe parecia que, por ser substantivo abstrato, ciúme não deveria ter plural. Achei que havia mesmo errado e me propus a elaborar um texto, para chamar a atenção dos leitores para essa particularidade da palavra. Porém, ao pesquisar para embasar o que iria escrever, deparei-me com diversos autores defendendo que não é errado escrever “ciúmes”, o mesmo acontecendo com “saudades”. No Brasil Almanaque de Cultura Popular, por exemplo, consta em artigo a respeito do amor do poeta Castro Alves pela atriz Eugênia Câmara esta citação: “Ele sofre de ciúmes ao ver Eugênia cercada por admiradores”. O renomadíssimo professor Pasquale Cipro Neto considera que cada caso é um caso: “Você faria o plural de ‘raiva’, por exemplo? Ou de ‘inveja’? São palavras que soam esquisitas no plural, mas isso não estabelece uma regra. Vejamos a palavra ‘ciúme’: na canção ‘Olhos nos olhos, Çhico Buarque escreveu ‘Quis morrer de ciúme, quase enlouqueci’. Muitas pessoas dizem ‘ciúmes’. Não há nada errado com essa forma, embora, por ser substantivo abstrato, o singular seja preferencial”, afirma. Ele salienta, entretanto, que é preciso escolher:

r e v i s t a

Ciúmes entre irmãos Tema central de obras de ficção revela-se comum na vida real

Saúde

Educação

Alimentação

Moda

Verdades e mitos sobre os benefícios do limão

Discalculia, inscrições para vestibulares e falar em público

Você já comeu doce de chuchu, sem saber

O que esperar para a coleção Primavera/Verão 2014?

ou se diz “o ciúme” ou “os ciúmes”. Nunca “o ciúmes”. Da mesma forma, pode-se usar “a saudade” ou “as saudades”, mas jamais “a saudades”. O blog Ciranda das Letras e os autores Paulo Hernandes e Sergio Rodrigues também aceitam claramente o uso do plural ao referir-se a esses sentimentos. Encontrei, ainda, citação a versos de Casimiro de Abreu: “Oh! Que saudades que eu tenho da aurora da minha vida!”. Já o professor Júlio Vallim classifica como erros crassos pluralizar ciúme ou saudade. Entre tantas opiniões que corroboram o uso do plural, entendo que Tamiris estava certíssima ao grafar ciúme no singular em toda a matéria. Porém, quando me referi a “ciúmes entre irmãos”, portanto, de um para o outro e vice-versa, considero que, embora o singular também estivesse certo, o plural que usei não ficou errado. Weekend_195.indd 1

28/08/2013 21:21:55


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.