Revista Weekend - Edição 178

Page 56

[ VEÍCULOS ] por Luiz Fernando Lovik

Divulgação

Planos ambiciosos Durante o Salão de Xangai, a JAC Motors confirmou dois novos modelos para o Brasil para o ano que vem, além das versões reestilizadas de J3, J3 Turin e J6. A ideia da JAC é consolidar a posição de principal marca chinesa em atuação no mercado nacional. Um dos novatos é o S5, utilitário apresentado pela primeira vez exatamente no motorshow chinês. Com porte para brigar com Chevrolet Captiva ou Kia Sportage, o SUV deve chegar importado

com motor 2.0 turbo de 177 cv e câmbio manual de seis marchas. Há ainda uma versão com motor 1.5 turbo de 163 cv. O estilo é bem característico dos carros chineses, sem grandes ousadias visuais. O lançamento no Brasil deve acontecer apenas em 2014. O outro carro novo é o J4, exibido em Xangai como A30, seu nome por lá. Trata-se de um sedã compacto maior que o J3 Turin – nos moldes de um Chevrolet Cobalt. O conjunto mecânico destinado ao Brasil ainda não foi detalhado, mas é certo que será bicombustível. A produção do J4 começa na China apenas no segundo semestre de 2013, com a importação prevista também para 2014.

rr ee vv ii ss tt aa

/// AJUDA DE CIMA

56

A Anfavea, associação que reúne as fabricantes de automóveis instaladas no Brasil, quer o apoio do governo federal para aumentar as exportações de veículos. O objetivo da entidade é elevar as vendas externas ao patamar de 1 milhão de unidades anuais nos próximos anos, mais que o dobro do previsto para 2013. O projeto, chamado de “Exportar-Auto”, ainda será proposto ao governo. A última vez em que o Brasil chegou perto desse número foi em 2005, quando as importações chegaram a 900 mil unidades. A Anfavea espera que o número seja obtido até o fim de 2017. A proposta, anunciada pelo novo presidente da entidade, Luiz Moan, tem como um dos principais objetivos a entrada do setor no Recof – Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado –, que simplifica os processos aduaneiros e reduz os custos da cadeia produtiva. Outro ponto de interesse da Anfavea é o livre comércio de automóveis entre o Brasil e a Argentina, um dos principais destinos das exportações brasileiras de veículos. O setor automotivo é responsável por 23% do PIB industrial do Brasil.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.