Revista Guarulhos - Edição 104

Page 44

Advocacia Romão, 60 anos

Há muita história para contar sobre a Advocacia Romão, desde o ano de 1955, quando Gasparino José Romão formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Nascido em Monte Belo (MG) e tendo vivido a mocidade em Muzambinho (MG), Gasparino veio para São Paulo e trabalhava, desde 1948, no Departamento Legal da Associação Comercial de São Paulo, na qual foi efetivado como advogado, assim que concluiu o curso e inscreveu-se nos quadros da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), sob no. 9.131. Lá ele atuou até 1963. Nessa época, ele já estava estabelecido com escritório na garagem de sua casa, na rua Angeline, no bairro da Ponte Grande. Alguns anos depois, fixava-se na rua Felício Marcondes e com ele uniram-se os irmãos José Braz Romão, Jacy Romão, Augusto Romão e Wilson Romão. Em 1975, transferiam-se para sede própria, na rua Abraham Lincoln. Nos anos 80, nós, filhos de Gasparino José Romão, fomos nos formando advogados, o que era natural, pois desde adolescentes já trabalhávamos no escritório.

Em maio de 1986, adquirimos o imóvel onde a Advocacia Romão está estabelecida até agora, quando comemoramos os 60 anos de ininterrupta e crescente atividade. Lembramos de forma cristalina as dificuldades que nosso pai e nós tivemos de transpor para conseguir quitar a compra da casa e adaptá-la para iniciar o trabalho. Em julho de 1987, iniciamos ali uma nova história. O escritório antigo seguiu aos cuidados do nosso tio José Braz, vindo o tio Augusto a trabalhar conosco e o tio Wilson se aposentando como procurador no SAAE, sendo que o tio Jacy falecera no ano anterior. Paralelamente à Advocacia, nosso pai dedicava-se a lecionar. No início da década de 60, foi professor pelo Instituto de Educação Monteiro Lobato, sendo também professor com mestrado e doutorado em Direito Administrativo, Sociologia e Teoria Geral do Estado nas Faculdades Integradas de Guarulhos, desde a fundação no ano de 1969, no bairro de Ponte Grande, onde permaneceu até 1984. Após, assumiu a Coordenação do curso de Direito da Universidade Guarulhos, função que exerceu até 1989.

Durante quatro legislaturas, ele também foi vereador em Guarulhos até o ano de 1982. Também se aposentou como servidor municipal concursado pela Câmara Municipal de Guarulhos no cargo de Secretário de Assuntos Jurídicos. Foi um dos idealizadores e fundadores da Academia Guarulhense de Letras, onde por mais de duas décadas foi o seu Presidente. Também foi membro da Academia de Letras de Campos do Jordão e da Real Academia de Letras de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Em 9 de junho de 2014, aos 88 anos, nosso eterno professor, mentor, pai, amigo, guia e inspirador nos deixou. Quando ele estaria completando 90 anos e 60 anos de dedicação às causas da Justiça, rendemos a ele nossa homenagem e eterna gratidão por todos os ensinamentos e exemplos. Cremos que a melhor forma de louvar a sua trajetória é continuar honrando os princípios que nos transmitiu e que se resumem nesta frase: “Mais do que se preocupar com o futuro, é dever ocupar-se de cultivar o passado. Só tem passado quem dignifica

Gasparino José Romão Filho, Antonio Carlos José Romão e Álvaro Luís José Romão


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.