Revista Up!women - 2ª Edição

Page 112

AstroTerapia)

Kitah Soares Filósofa e astroterapeuta

Em tempos de Saturno em Libra, o desafio de reavaliar a função dos relacionamentos L

ibra é o signo que simboliza a necessidade humana dos pares, representa o valor dos encontros, de acordos, seja numa sociedade de negócios, seja num casamento. No estágio Libra de desenvolvimento da personalidade, tomamos consciência de que talvez seja mesmo “impossível ser feliz sozinho”. Mas, fundamental mesmo é o encontro, que possibilita a troca, que leva a descobertas, à compreensão de sentimentos, ao amor pelos outros e, principalmente, por nós. Não daria mesmo para fazer essa trajetória toda “solo”. A dois pode ser mais fácil, mas também bastante desafiante. Quando falamos em desafio, entra em cena justamente o “mestre” da evolução e do amadurecimento – Saturno - o planeta dos limites, aquele que testa nossas estruturas. Sob tal energia no signo das relações, passamos coletivamente por um período de provas, no qual vamos precisar descobrir o que realmente vale a pena na vida a dois. Histórias que não tiverem uma base sólida, como amor, compromisso e cumplicidade, poderão não resistir ao impacto dos questionamentos, que virão à tona. As relações que já deram o que tinham que dar e que os envolvidos têm dificuldades de estabelecer limites poderão ser impulsionadas a terminar. Uma das funções de Libra é mostrar que “Não existe individuação sem relação”, como bem disse Jung. Isso sugere que muito mais do que encontrar alguém que venha preencher um lugar ao nosso lado, relacionamento é autodescoberta, é oportunidade de individuação, que significa tornar-se indivíduo, alcançar o máximo do nosso Eu. Por isso, este é um período excelente para exercitar o olhar para dentro, avaliar quem somos de verdade, em que consiste nossa individualidade e perceber melhor como lidamos com nossas relações. 112

É importante a consciência para identificar quando se está fazendo da relação um vício, um desejo de suprir a própria necessidade de controle. Sendo Libra o signo das projeções, estaremos sendo desafiados a encarar o nosso melhor ou o pior, se formos hábeis o suficiente para observar os encontros que atraímos durante este trânsito, que permanecerá até outubro de 2012. É importante a consciência para identificar quando se está fazendo da relação um vício, um desejo de suprir a própria necessidade de controle. Alimentar relacionamentos que reproduzem joguinhos de poder, em que o sentido inconsciente do “estar com” seja roubar a energia do outro na tentativa hipotética de autofortalecimento, pode na realidade acabar por distanciar os parceiros da verdadeira felicidade, daquilo que homens e mulheres tentam alcançar quando buscam o amor. Saturno nos ensina que não adianta passar por cima dos problemas, priorizando os dramas pessoais em detrimento do desenvolvimento da relação madura. “Os extremos não levam à felicidade.” Refletir esse ensinamento no tempo de Saturno em Libra é importante para que possamos equilibrar nossas ações. Talvez o principal aprendizado deste trânsito seja reavaliar o papel que temos assumido para tentar sair do controle dos outros e de nós mesmos, transformando tendências à crítica excessiva, à agressividade, à indiferença ou ao vitimismo em atitudes maduras, pró-ativas e positivamente estimulantes. É nesse sentido que Saturno em Libra também significa amadurecer afetivamente.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.