ANO 15 - EDIÇÃO 167 - DEZEMBRO DE 2024

DESTAQUE
Litoral Norte de SP é um destino perto e democrático

ANO 15 - EDIÇÃO 167 - DEZEMBRO DE 2024
DESTAQUE
Litoral Norte de SP é um destino perto e democrático
DESTAQUE
DESTAQUE
Diretoria da ACISCS assume em novo mandato Rick, Renner e Ralf cantam no Espaço Win
E, então, é tempo de deixar que o espírito próprio desta época do ano floresça em cada um de nós. É momento também de olharmos para trás e, no âmbito de nossas páginas e matérias, relembrarmos algumas das mais relevantes notícias no segmento de eventos, bem como as entrevistas realizadas com importantes personalidades do empresariado e da política da região do ABC Paulista, além da Capital.
Em Fevereiro, por exemplo, Auricchio dava seu aval para a pré-candidatura de Daniel Córdoba, que posteriormente acabou saindo da corrida e deixou o caminho livre para Tite Campanella, que acabaria sendo confirmado nas urnas como o próximo prefeito de São Caetano do Sul.
Ainda em São Caetano e, nas águas de Março, a USCS (Universidade São Caetano do Sul) cresceu e inaugurou mais um Campus, desta vez no histórico prédio das Casas Bahia. Já no sétimo mês do ano, a capa da Revista Unick foi para a dupla entrevista com o deputado federal e então candidato a prefeito de São Bernardo do Campo, Alex Manente e o vereador reeleito Julinho Fuzari.
Na edição de Agosto nós te contamos sobre a inauguração do Multiplan Hall, que fica dentro do ParkShopping São Caetano e,
em Outubro, fomos conversar com exclusividade com o CEO da Patriani, Bruno Patriani, sem contar da entrevista com o prefeito de Santo André, Paulo Serra, veiculada na edição seguinte.
Falando em Paulo Serra, o seu sucessor Gilvan Júnior, eleito de maneira acachapante no primeiro turno, nos conta, nesta edição, quais devem ser suas primeiras medidas ao assumir a principal cadeira no Paço Andreense. Também mostramos a homenagem à Confraria da Praça em São Caetano e muito mais.
Na edição que encerra o ano de 2024 o destaque é um balanço da gestão do prefeito Orlando Morando, que encerra duas gestões com o prefeito mais bem avaliado da história de São Bernardo.
Em Turismo você terá todas as dicas para um Natal inclusivo e cheio de magia em Joinville, um passeio maravilhoso no Litoral Norte de São Paulo, que é destino certo para todos os gostos, entre outros.
No mais, antes de colocar o peru no forno, gostaríamos de agradecer a todos os parceiros, anunciantes e entrevistados que acreditam e nos concedem credibilidade para estarmos firmes, sendo testemunhas oculares da história do ABC Paulista.
Feliz Ano Novo e a gente se vê em 2025.
134 m2 Ve n t i l a ç ão c r u z a d
c/ ventilação cruzada e depósito privativo
3 suítes
mais lavabo e duas varandas
Preço do metro quadrado
R$ 8.900 *
Apartamento + depósito + vagas
fechada nas laterais e cabe SUV grande
Para se obter o preço final, deve se multiplicar o valor do metro quadrado pela área total do apartamento. A área total é obtida somando-se a área privativa do apartamento de 130,24m2 + área do depósito na garagem de 4,16m2 + área das vagas de 26,14m2, totalizando 160,54m2 de área total. O preço ao lado refere-se à unidade 41 da Torre Paisagem.
Fazenda solar para reduzir o valor do condomínio
Gerador que atende, na falta de energia, toda a área comum do condomínio e, no apartamento, a vários pontos estratégicos, inclusive a geladeira
Área de serviço separada da cozinha
Manta acústica antirruídos nas suítes
Aponte a câmera do celular e saiba mais construtorapatriani.com.br
Ventilação cruzada, com duas varandas: uma gourmet e outra social
Varanda gourmet entregue com envidraçamento instalado e churrasqueira a carvão completa
Apartamento pronto para instalação de ar-condicionado nas suítes e na sala
Piso instalado no apartamento todo
Duas lindas casas de campo dentro do condomínio, que podem ser integradas aos salões de festas
Janelas elétricas e 100% blackout nas suítes
Depósito privativo para cada apartamento
Apartamento pronto para automação
As unidades autônomas do VISTA CAMPESTRE são comercializadas sob Registro de Incorporação Imobiliária nº 01 obtido e devidamente anotado na matrícula do imóvel nº 183.445, perante a Serventia do 1º Oficial de Registro de Imóveis de Santo André/SP. O projeto está aprovado na Prefeitura de Santo André sob Alvará nº 1985.39609102024. As informações constantes no Memorial de Incorporação e nos futuros instrumentos de compra e venda prevalecerão sobre as divulgadas neste material. As imagens são ilustrativas. Material impresso em 30/11/2024 e válido para vendas até 10/12/2024.
Uma cidade transformada, com melhorias que podem ser observadas por todos os cantos. Essa é a São Bernardo de 2024. Em entrevista exclusiva, o prefeito Orlando Morando faz um balanço dos dois mandatos (2017-2020 e 2021-2024) em que comandou o Paço Municipal, destacando o maior pacote de obras já realizado no município, as ações e políticas públicas implementadas que visam, sobretudo, a qualidade de vida da população, e o sentimento de concluir seu ciclo enquanto gestor público com a sensação de dever cumprido.
“Foram oito anos de trabalho intenso, feito por um time comprometido, focado nas necessidades dos moradores. Nosso modelo de gestão teve como princípio a responsabilidade com as contas públicas e o corte de desperdícios, o que nos permitiu recuperar a credibilidade financeira e a capacidade de investimento para executar projetos em todas as áreas, desde a saúde e a educação, até a segurança urbana, habitação, mobilidade urbana, lazer e esportes. Tenho a convicção de que a São Bernardo de hoje é uma cidade de oportunidades e preparada para o futuro”, observa o chefe do Executivo.
Confira a seguir a entrevista completa.
Como o senhor avalia sua gestão do ponto de vista de quem vive em São Bernardo?
Todos sabem que nasci, cresci, construí família e vivo aqui. E é claro que isso contribui para o meu desejo de tornar São Bernardo uma cidade melhor, tanto do ponto de vista da infraestrutura quanto da qualidade dos serviços ofertados. Pelo que tenho observado, pelo feedback das pessoas nas ruas, nossa cidade hoje é melhor do que há oito anos e está preparada para o futuro, para seguir recebendo investimentos e oportunidades. Conseguimos avançar muito em diversas áreas, da infraestrutura e
mobilidade urbana à segurança, educação, saúde, habitação, social, esporte, cultura e lazer. Se você pensar que até 2017 a iluminação pública da cidade não contava com nenhuma lâmpada de LED e hoje temos 100% do município com essa tecnologia. Algo simples, mas que causa um impacto enorme na vida das pessoas, porque proporciona maior luminosidade nas ruas, o que traz mais conforto e segurança, além de gerar economia de R$ 2 milhões por mês aos cofres municipais, verba que pode ser investida em outras áreas. Outro exemplo é a questão do Bom Prato, um dos maiores programas de combate a fome do País, e que só chegou em São Bernardo em 2019. Hoje, temos duas unidades fixas e uma móvel e vamos entregar a terceira unidade fixa, no Parque São Bernardo. São 6.000 refeições a preços simbólicos servidas todos os dias para a população em situação de vulnerabilidade social. Uma política pública fundamental
e que não existia. Minha concepção é que ainda há no que avançar, sempre há, mas que fizemos tudo o que foi possível nestes oito anos.
Quem circula por São Bernardo percebe que a cidade está transformada. Além das obras já entregues, vemos outras em andamento. O que é possível dizer a esse respeito?
Quando assumimos a Prefeitura, em 2017, o retrato de São Bernardo era o de obras abandonadas e população descontente. Um dos símbolos desse cenário era o buraco do piscinão do Paço Municipal. Concluímos essa obra, considerada o maior projeto de macrodrenagem do País, e devolvemos à população a Esplanada, que se transformou em mais uma opção de lazer. Também fizemos a canalização dos córregos Saracantan, Pindorama, dos Lima e Ribeirão dos Couros, além das obras de contenção de 30 encostas. Na mobilidade urbana, entregamos de
quatros novos viadutos (Mamãe Clory, Complexo Castelo Branco, Viaduto da Praça dos Bombeiros – batizado de José Gomes da Silva -, e Complexo Tereza Delta), oito corredores para o transporte municipal (Alvarenga, São Pedro, Galvão Bueno, Castelo Branco, Rotary, Anchieta-Imigrantes, João Firmino e Rudge Ramos), três novos terminais, novos ônibus, a duplicação da Estrada Samuel Aizemberg, a requalificação da Estrada dos Alvarengas, além da ampliação de ciclovias, e da criação do Programa Asfalto Novo, que atingiu a marca de quase 1.000 quilômetros de vias recapeadas. Fizemos um novo acesso à Rodovia Anchieta, altura do Km 16, pela Avenida Lions, no sentido São Paulo e estão em obras o primeiro viaduto estaiado de São Bernardo, que fará a ligação direta entre os corredores Robert Kennedy, Couros e 31 de Março, dois novos viadutos no Corredor ABD, a futura Avenida Marginal Ribeirão dos Couros, e um novo
acesso no Km 31 da rodovia Anchieta, sentido litoral, no Riacho Grande. Avançamos muito. Certamente esse foi o maior pacote de obras que essa cidade já viu.
Uma das áreas que mais avançaram e receberam investimentos no seu governo foi a saúde. Qual o seu balanço?
Saúde é a base para a vida. Se o cidadão não tem saúde ele não tem qualidade de vida e não vai aproveitar a praça-parque, a arena parque de esportes, os campos de futebol, não vai usufruir dos teatros, cursos profissionalizantes. Nosso desafio foi ampliar e humanizar a rede municipal. E fizemos isso com a entrega de novos hospitais, o Hospital de Urgência e o Hospital da Mulher, com a reabertura do Hospital Anchieta, que hoje é o Hospital do Câncer de São Bernardo, o primeiro de todo o Grande ABC a ter o serviço de radioterapia público, além de colocar o Hospital de Clinicas da cidade
para funcionar com 100% da sua capacidade, ofertando, inclusive, cirurgia cardíaca infantil. Conseguimos, ainda, entregar o primeiro Hospital Veterinário público da cidade e vamos inaugurar o Hospital Municipal de Olhos. Em outra frente, reabrimos o PA Taboão, entregamos a UPA Silvina, revitalizamos as UPAs do Riacho Grande, do Rudge Ramos, do Baeta Neves e Alves Dias, estamos construindo novas UBSs, no Petroni, Vila São Pedro, Santa Terezinha e Jardim Calux, estendemos o horário de funcionamento de 20 UBSs até às 22h, criamos a unidade móvel de mamografia, responsável por zerar a fila de espera pelo exame em São Bernardo, sem falar na ampliação da rede de saúde mental, e na consolidação de programas que visam o bem-estar e a qualidade de vida da população.
Outro salto de qualidade observado nos últimos oito anos foi na educação. Como o
com aulas de inglês e italiano, educação ambiental, iniciação científica, jogos de raciocínio, robótica e música. Modernizamos a educação com o Programa Escola Conectada, com a entrega de chromebooks a todos estudantes dos 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental e aos professores, por exemplo. Investimos na questão da estrutura, criamos o Programa Escola Linda, que repassa mensalmente às escolas verba para pequenos reparos e a conservação das unidades, e o Escola Mais Bonita, responsável pela reforma e revitalização de todas as EMEBs da cidade. Criamos um centro municipal de educação integral para o Ensino Fundamental em área onde funcionava a Universidade Metodista, na Avenida Senador Vergueiro, e investimos no profissional, na contratação de professores e no reajuste no piso do magistério municipal, acima do piso nacional. E, para garantir a segurança, colocamos um guarda municipal em cada escola.
senhor avalia essa evolução? Eu acredito sinceramente que é possível oferecer educação pública de qualidade e perseguimos esse objetivo nos últimos oito anos. Quando chegamos, em 2017, ainda tinha fila de espera por vaga em creche. Eram 4.500 crianças sem oportunidade, um problema que foi solucionado na nossa gestão expandindo a parceria com o terceiro setor. Outra questão inaceitável era o atraso na entrega dos uniformes e material escolar. Hoje, todas os 80 mil estudantes recebem os kits antes do início das aulas. Algo que também fiz questão foi a reformulação da merenda escolar, com oferta de comida de verdade às crianças. Também criamos o Educar Mais, que oferece atendimento em tempo integral – hoje já temos 25 mil estudantes beneficiados com a ampliação da jornada escolar para nove horas diárias, com quatro refeições (café da manhã, almoço, café da tarde, e jantar) e currículo diferenciado,
Também é possível destacar melhorias significativas na habitação, com entrega de moradias e regularização fundiária? Sem dúvidas. Fizemos o maior programa de regularização fundiária do País, o A Casa é Minha, uma ação importante que garantiu mais de 50 mil famílias beneficiadas com a titularidade de seus lotes de forma gratuita por toda a cidade. Também avançamos na entrega de mais de 2.000 moradias nos conjuntos residenciais Novo Jardim Regina, Parque São Bernardo, Silvina Audi, Divinéia/ Pantanal, Vila Esperança, Capelinha, Frei Tito, Nelson Mandela e Cooperativa. Deixamos outras 2.000 unidades habitacionais contratadas. Em parceria com o Governo do Estado, podemos destacar a urbanização do Alvarenguinha e Serro Azul, às margens da Represa Billings, com obras de infraestrutura, lazer e recuperação ambiental. Fizemos um novo viário de 1 quilômetro de extensão para ligar o Jardim Silvina aos bairros Vila Sabesp, Areião e Vila dos Estudantes a partir do prolongamento da Rua Padre Leo Comissari. Enfim, foram muitas conquistas, fruto de um trabalho sério e dedicado de uma equipe comprometida com a população de São Bernardo.
SERÃO ACEITAS NESTA PROMOÇÃO SOMENTE NOTAS FISCAIS CONTENDO CPF DO TITULAR DO CADASTRO***.
A dupla Rick & Renner e o cantor Ralf fizeram a alegria dos quase mil convidados presentes ao Espaço Win, em Santo André. No primeiro ato, os fãs aplaudiram os intérpretes de sucessos como Ela é demais, Só Pensando em Você e Filha. Na
sequência, o irmão do saudoso Chrystian foi ovacionado pelo público ao cantar Ausência, Saudade, Camisa Manchada, Sensível demais, entre outras. Antes das apresentações, os artistas se encontraram no camarim. Ralf, inclusive, não
deixou de compartilhar este momento em suas redes. Por outro lado, o diretor da casa, Luiz Américo, também conversou com as estrelas da noite e entregou-lhes uma placa de agradecimento aos três erres, prometendo ainda um novo show em 2025.
A partir de Janeiro Santo André estará sob a batuta de Gilvan Júnior (PSDB), chancelado pela população andreense já no primeiro turno da eleição como o próximo prefeito da cidade com quase 61% dos votos. Passada a euforia da esmagadora resposta das urnas, o prefeito eleito nos recebeu em seu comitê para falar sobre os últimos detalhes antes da posse, a formação do secretariado, a nova subprefeitura em Paranapiacaba, entre outros assuntos.
Gilvan começa lembrando que, desde o início da corrida eleitoral, o sentimento que vinha das ruas era de aprovação pela atual gestão de Paulo Serra (PSDB) e, consequentemente, um desejo intrínseco para que este trabalho continuasse. “Os números diziam que a gente tinha entre 58 e 64% dos votos. Por isso acreditávamos que ficaríamos dentro dessa margem. Além disso, o retorno da população era muito bom”, explica.
aproveitamento do atual quadro de funcionários, o psdbista apontou que a formação de sua equipe virá na sequência da reforma administrativa. No entanto, Gilvan explica que a ideia é manter alguns integrantes da equipe, principalmente por se tratar da continuidade de um trabalho, que incluirá, por exemplo, uma nova subprefeitura, em Paranapiacaba.
“Durante o programa Santo André da Gente, que fundamentalmente foi sobre ouvir os munícipes no intuito de entendermos a fundo as demandas, como tapar um buraco, por exemplo, percebemos que os moradores da Vila se sentiam mais longe da prefeitura, portanto, sem a possibilidade de estabelecer uma conexão mais próxima com o poder público. Daí nascerá este fortalecimento de elo”, detalha.
continuadas. Nesta lista está, por exemplo, o Rua Nova, implementado para cuidar da recuperação asfáltica das vias em Santo André. Já no mês de Janeiro, haverá a entrega de mais uma creche, desta vez na Vila Guarani.
Falando em Janeiro, é justamente nesta época que começam as temíveis chuvas com mais recorrência no final da tarde. Sabendo disso, o prefeito eleito ressalta a importância do PACV (Plano de Ação Chuva de Verão). “Tenho a experiência de, em 2022, já ter coordenado esse programa. Santo André também está fazendo obras, como as piscininhas. Serão
nove ao todo, sem contar os bueiros inteligentes, que avisam quando estão obstruídos”, explica.
Em outra pauta indiretamente ligada às enchentes, já há também um Plano Municipal de Arborização, que é executado em fases. “Estipulamos um prazo de dez anos para cumprí-lo. A gente tem 40 mil árvores e queremos chegar a 60 mil”, completa.
Caminhando para o final, o futuro chefe do executivo andreense afirma que haverá um estudo para aprofundar as necessidades de novas linhas de ônibus, bem como o entendimento sobre a funcionalidade das atuais.
Quando questionado sobre o
Além desta iniciativa inédita, outras delas que surgiram pelas mãos do governo Paulo Serra serão, de acordo com Gilvan,
A Câmara Municipal de São Caetano do Sul celebrou, em 06 de novembro, uma emocionante sessão solene em reconhecimento aos 11 anos da Confraria da Praça. O evento destacou a importância de espaços de convivência que fortalecem laços e impulsionam ações comunitárias.
“Gostaria de expressar aqui a minha profunda alegria e gratidão em realizar mais uma sessão solene que presta devida homenagem a este grupo, do qual faço parte, e que preza pelos valores da amizade e da união”, destacou o vereador Américo Scucuglia (PRD), autor da iniciativa.
O prefeito eleito Tite Campanella (PL) também ressaltou o legado. “A Confraria teve como princípio, desde o início, valorizar a amizade e a simplicidade, sempre pensando no coletivo por meio de ações sociais em prol da comunidade”, afirmou.
A ACISCS (Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul) realizou sua eleição para a escolha da nova diretoria executiva e Conselho Fiscal. A vencedora foi a chapa "Construindo o Amanhã", composta por 27 membros que conduzirão a entidade pelo quadriênio 2024 a 2028.
Sergio Ricardo Tannuri foi reeleito presidente; Guilherme Leme Martin é o vice-presidente de administração e finanças; Vildner de Santis estará na vice-presidência de tecnologia e sistemas; Rosineide Molitor na vice-presidente de marketing e Desenvolvimento Social, entre outros nomes.
Passado todo o movimento das urnas, o presidente reeleito recepcionou dezenas de associados e convidados para um jantar
que marcou o início da nova gestão. Entre os convidados mais ilustres estavam nada menos que 3 presidentes de associações comerciais da região: Evenson Dotto, da ACISA, Valter Moura Júnior, da ACISBEC, e José
Eduardo Zago, da ACIAM. Também marcaram presença os prefeitos Orlando Morando, de São Bernardo, e Tite Campanella, que assume a prefeitura de São Caetano em 1º de janeiro de 2025.
Sob o comando de Sueli Camargo, os integrantes do Lions Clube Santa Maria, de São Caetano, promoveram no Buffet Toca, também na cidade, a tradicional Noite Árabe. Não faltaram quitutes e iguarias ligados ao Oriente Médio. A festa teve cunho beneficente, sua receita foi destinada ao GRAAC e contou com a presença de 120 convidados, que ainda assistiram um show de dança do ventre.
NÚMEROS DA SORTE EM DOBRO PARA TROCAS REALIZADAS DE SEGUNDA A QUINTA-FEIRA
A época mais gostosa do ano voltou! E, com ela, algumas “tradições” que deixam o Natal ainda com mais cara de Natal: a ceia em família, o amigo secreto, um look novo, as passas no arroz, as crianças impacientes… e, claro, os presentes do Shopping ABC! Natal é muito mais Natal com você aqui com a gente. Esperamos sua visita.
Em cerimônia religiosa na Catedral do Carmo, em Santo André, os jovens Alef Marcelino e Tatiany Vieira oficializaram a união matrimonial. Após as bênçãos, os noivos receberam os cumprimentos de mais 150 convidados no salão nobre do Primeiro de Maio FC, onde aconteceu o coquetel seguido de
jantar, por sua vez preparado pelo Buffet Status.
A grande atração da noite foi a apresentação da banda de rock Mojobox. Por falar desse grupo andreense, eles já entraram em estúdio e gravaram músicas inéditas para um álbum a ser lançado em breve, inclusive com videoclipe.
O Shopping ABC, empreendimento ícone da região, anunciou em 26 de novembro o início das obras de sua nova fachada. Como um presente para os clientes e para a cidade, o projeto exclusivo e inovador soma um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, sendo iniciado em janeiro de 2025, com previsão de entrega de até 15 meses, concluído em 2026, ano de celebração dos 30 anos do shopping.
A nova fachada traz modernidade em um design arrojado e sustentável destacado pelo paisagismo, além de um elevador panorâmico, aproximadamente 1.700 metros de parede verde e uma nova faixa viária para facilitar o embarque e desembarque de veículos, aumentando a fluidez e a segurança dos pedestres. O projeto viário conta com o apoio e a aprovação da Prefeitura de Santo André.
Seguindo as diretrizes de ESG, que já é marca do empreendimento que consome 100% de energia elétrica renovável e tem zero emissão de carbono proveniente dessa fonte, o Shopping ABC reafirma seu compromisso com a sustentabilidade também no novo projeto. A arquitetura, assinada por Carlos Domingues, renomado no setor de shopping centers, passa por diversas etapas, mobilizando uma grande equipe de profissionais diretos e indiretos, onde a fase inicial é a de execução do novo viário e adequações.
Com direito a festa, bolo e uma recepção calorosa, a Prefeitura de Santo André, por meio do Núcleo de Inovação Social e do Semasa, promoveram em 22 de novembro a chegada do Moeda Verde à 29ª comunidade: o Núcleo São Sebastião. O evento integrou as comemorações do aniversário de sete anos da iniciativa e contou com o anúncio da 30ª que integrará o programa: o Núcleo Nova Progresso.
A novidade foi compartilhada pela deputada estadual e primeira-dama, Ana Carolina Serra, presente ao lançamento, acompanhada do prefeito Paulo Serra, do superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira, e da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Claudia de Fabris.
Idealizadora do Moeda Verde, a deputada Ana Carolina Serra ressaltou a importância do programa, especialmente junto às crianças do local. "O lixo deve ser jogado no lixo. O material pode ser reciclável e se tornar outro material. Aquilo que achamos que não serve, serve! Aqui no Moeda Verde trocamos o reciclável por alimentos de alta qualidade nutricional e, lá na frente, quando a cooperativa vende o reciclável, esse resíduo se torna dinheiro", afirmou.
O Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACISA – Associação Comercial e Industrial de Santo André – promoveu uma homenagem especial a duas mulheres que vêm fazendo história naquele município. Estamos falando da vice-prefeita eleita Silvana Medeiros e da vereadora reeleita Ana Lucia Ferreira Oliveira Meira, a Ana Veterinária.
No último dia 13 de novembro ambas participaram de uma roda de conversa com as integrantes do NME. Na ocasião elas apresentaram suas respectivas trajetórias
profissionais, conquistas e como a política surgiu como oportunidade para ajudar a sociedade e defender várias causas sociais.
A vereadora explanou sobre as 27 leis municipais que ajudou a emplacar e pediu à vice-prefeita eleita para que continue apoiando os projetos ligados à área de saúde, ao empreendedorismo e à causa animal, dentre outros. Em seguida, Ana Veterinária e Silvana Medeiros foram contempladas com uma placa de agradecimento pelos trabalhos desenvolvidos em prol da cidade andreense.
Para reforçar o desenvolvimento das competências fundamentais dos estudantes, o Colégio Singular promoveu em 07 de Novembro a palestra “As habilidades e competências necessárias para os alunos do século XXI”, ministrada por Thiago Nigro. A abertura foi realizada por Juarez Júnior e Breno Perrucho, todos do Grupo Primo.
O evento marcou o lançamento da parceria entre o Sin-
gular e o Jovens for Schools, que em 2025 reforçará os conteúdos socioemocionais, educação financeira e empreendedorismo a partir do Ensino Fundamental I. A novidade vai além de um programa.
Trata-se de um movimento de transformação baseado na matriz da EntreComp, modelo europeu que incentiva o desenvolvimento de competências fundamentais para o sucesso no século XXI.
A Braskem promoveu, no último dia 18 de novembro, a formatura da 3ª turma do curso de Costura Criativa. Ao todo 25 mulheres passaram pela profissionalização. A cerimônia foi realizada no Auditório da companhia no ABC e contou com a presença do prefeito de Mauá, Marcelo de Oliveira, da primeira-dama de Mauá, Fernanda Oliveira, do diretor do Senai-SP, José Heroíno de Souza, e de integrantes da companhia.
A iniciativa, realizada em parceria com o próprio Senai e apoio da Prefeitura de Mauá, promove a prática da economia circular, o desenvolvimento profissional e utiliza uniformes da Braskem que não seriam mais utilizados como matéria-prima para a confecção de novas peças, capacitando homens e mulheres das comunidades do entorno. As participantes utilizaram 400 uniformes que se transformaram em mais de 580 itens, entre nécessaires, aventais, ecobags, mochilas, estojos e sacochilas.
Nos últimos anos, uma nova tendência vem ganhando força nos buffets infantis: a substituição de brinquedos eletrônicos por equipes de monitoria especializadas. O objetivo é oferecer uma experiência mais interativa, focada no desenvolvimento social das crianças e na redução do uso de telas. Com essa mudança, as empresas criam um ambiente de festa mais dinâmico e animado para atividades que incentivam o convívio entre os pequenos, estimulando habilidades de comunicação, criatividade e cooperação.
Tatiana Parise, proprietária do Buffet Villa Kids Galpão, localizado na região do Grande ABC, conta que priorizar brincadeiras recreativas em vez de jogos eletrônicos é um dos diferenciais do seu espaço. “As festas se tornam muito mais inclusivas. Percebemos que as crianças se envolvem mais nas brincadeiras em grupo, o que as ajudam a desenvolver habilidades importantes para a convivência social, como empatia e trabalho
em equipe. Além disso, ao deixar de lado os eletrônicos, eles têm a oportunidade de exercitar a criatividade e a imaginação, participando de atividades e brincadeiras que realmente as estimulam e desafiam”, diz.
O movimento de abandonar os eletrônicos nas festas também reflete uma mudança de comportamento entre os pais. Cada vez mais preocupados com os efeitos do uso excessivo da tecnologia, muitos buscam alternativas que promovam a interação e o bem-estar dos filhos. Em eventos tradicionais, os brinquedos eletrônicos, como videogames e fliperamas, acabam isolando as crianças, tornando a festa uma experiência mais individual.
Em contrapartida, a atividade guiada, com brincadeiras de roda, gincanas, partes musicais e que algumas vezes incluem os responsáveis, por exemplo, tem se destacado por manter as crianças envolvidas em atividades que incentivam o movimento e a socialização. Para isso, os espaços precisam investir em um bom
time de monitores e recreadores.
“Muitos dos nossos clientes nos procuram justamente por quererem um evento que traga algo a mais, que ajude as crianças a interagirem, se movimentar e, acima de tudo, se divertir de maneira saudável”, destaca Tatiana. Para ela, a transformação no formato das festas infantis está alinhada com um novo olhar sobre a importância de equilibrar diversão e aprendizado nas celebrações.
Alguns exemplos de atividades incluem:
brincadeira pode até incluir adultos também separados em times.
- Balada Infantil: um momento animado que transforma a festa em uma verdadeira pista de dança para as crianças. Durante essa atividade, os recreadores preparam um ambiente descontraído e vibrante, com luzes coloridas e músicas populares. “No caso do Villa Kids, dois colaboradores se transformam em Black e White, chegando na pista de forma especial”, acrescenta a empresária.
- Caça à Cor: quando o objetivo das crianças é encontrar objetos de uma cor específica espalhados pelo espaço da festa;
- Brincadeira de Completar a Música: as crianças são incentivadas a demonstrar seus conhecimentos musicais e a interagir de forma animada. O desafio é continuar a letra corretamente a partir desse ponto, trazendo competições amigáveis para ver quem acerta mais vezes. Essa
O buffet ainda preza pela ludicidade e dá mais espaço ao criativo e à imaginação. Uma vilinha com mercadinho, oficina e casinha compõem as brincadeiras, além do brinquedão, que contorna todo o espaço e contém diversas passagens e desafios internos, completando com um mini campo de futebol. O painel de escalada completa as opções de diversão. “Seja qual for a prestação de serviço, é preciso se reinventar e trazer propostas diferentes que abrace a todos”, enfatiza Tatiana Parise.
S e g u r a n ç a P a t r i m o n i a l
P o r t a r i a P r e s e n c i a l
C o n t r o l e d e A c e s s o
B o m b e
A c e s s e o s i t e :
M a n u t e n ç ã o
L i m p e z a
Z e l a d o r i a J a r d i n a g e m
O Grupo JJ possui um conjunto de soluções que combina de forma personalizada com cada cliente
j j s e g u r a n c a p r i v a d a . c o m . b r
M o n i t o r a m e n t o 2 4 h
A l a r m e s
I m a g e n s
T A G V e i c u l a r
L e i t o r d e P l a c a s
P o r t a r i a V i r t u a l
R e c o n h e c i m e n t o F a c i a l
B i o m e t r i a
A p p p a r a C o n d ô m i n o s
Nossos clientes são: Shoppings, Condomínios Residenciais e Empresariais, Escolas, Universidades, Indústrias, Academias, Concessionárias, Empresas em Geral e Pessoas Públicas.
@ g r u p o j j s e g u r a n c a c o n t a t o @ g r u p o j j s o l u c o e s . c o m . b r
No último dia 26 de novembro a cidade de São Caetano celebrou a força do seu setor produtivo. Esta festiva deu-se por meio do VIII Prêmio de Excelência em Gestão Empresarial. Promovido pela Prefeitura, por meio da Sedeti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação), o evento reuniu lideranças empresariais no Buffet Allegro e homenageou 31 empresas de diferentes segmentos que se destacaram e melhoraram os seus modelos de negócios.
A cerimônia reforçou a importância do empreendedorismo na consolidação de São Caetano como referência em desenvolvimento econômico na região. O prefeito José Auricchio
Júnior parabenizou os empreendedores vitoriosos e ressaltou seus papéis “fundamentais para a pujança econômica de São Caetano”, destacando três marcos históricos do desenvolvimento econômico da cidade.
“O Espaço Cerâmica, que transformou uma área deteriorada em um bairro vibrante, agregando trabalho e renda, com o ParkShopping e o Hospital São Luiz, por exemplo. Cito também o ProAuto, que foi essencial para manter a General Motors em São Caetano, e o revolucionário programa Tarifa Zero, que dinamizou o comércio de rua e fortaleceu nossa economia. Esses três marcos simbolizam o legado da nossa gestão no setor produtivo”, apontou.
"Um só Natal devidamente celebrado transformará o Mundo"
muita
O cenário é otimista, com sinais de recuperação. Essa é a percepção da Secretaria de Turismo de Gramado, um dos principais destinos turísticos do Brasil. Segundo a pasta e, após o reinício das operações do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o movimento positivo já foi sentido. No entanto, ainda há um grande espaço a ser preenchido para a recuperação da normalidade social e econômica.
Com mais 8,2 milhões de visitantes em 2023, Gramado deve terminar 2024 com a marca 5,5 milhões de visitantes, uma significativa queda de 32%, com quase 2,7 milhões de visitantes a menos segundo estimativa da secretaria de turismo do município. Vale lembrar que um dos pontos altos do ano na região, o inverno, foi quase todo perdido.
O titular da pasta na cidade, Ricardo Bertolucci, explica que 86% de sua atividade econômica vem do setor de turismo. "Temos confiança de que o Natal Luz, este ano com o tema do acolhimento, irá atrair muitos visitantes. A expectativa é celebrarmos juntos a esperança, a renovação e o recomeço", afirma Bertolucci.
A perspectiva é de que até o fim do ano seja alcançada a marca de 70% de ocupação dos 26 mil
leitos disponíveis, seja de turistas que vão à cidade pela primeira vez, como de turistas que já tem Gramado como um destino especial durante a temporada natalina.
O Natal Luz do Acolhimento
A programação da 39° edição do Natal Luz 2024, evento que começou em 24 de outubro e vai até 19 de janeiro de 2025, soma 88 dias de festa. São desfiles, shows, concertos e o acendimento de luzes com sua famosa dança luminosa para a celebração de uma das estações mais alegres do ano.
A cidade oferece diversos atrativos. Entre os pagos, que ocorrem em certos dias da semana, destaca-se o Nativitaten, um espetáculo com efeitos pirotécnicos, interpretado por cantores líricos e um coral, que celebra o nascimento de Cristo, com direito a balsas flutuantes e bolas infláveis com bailarinas.
Outro evento tradicional é o desfile de Natal da cidade, que voltou a ser realizado nas ruas de Gramado, na região central e na Avenida das Hortênsias, para que todos possam celebrar juntos a magia da época. Com opção paga e gratuita, o turista irá conferir carros alegóricos, efeitos de luz, trilha sonora original e figurinos natalinos, além da presença do
Papai Noel em meio a uma neve artificial, na transmissão das mensagens de amor e esperança, com especial ênfase ao acolhimento e solidariedade.
A programação gratuita ocorre no centro de Gramado ao longo de todos os dias do evento. Destacam-se a Casa do Papai Noel, aberta todos os dias, das 14h às 18h. No local, visitantes são recebidos por um Papai Noel em um cenário para fotos. A casa fica dentro da Vila de Natal, que, inclusive, também oferece apresentações artísti-
cas e produtos artesanais.
Na Rua Coberta, a decoração especial se transforma em palco para atrações musicais e performances de artistas locais de quarta a domingo, a partir das 19h. Há ainda o "acendimento das luzes", em que a decoração natalina da Avenida das Hortênsias é acesa diariamente, às 20h.
A programação completa do Natal Luz pode ser conferida em www.natalluz.com.br. A estimativa é de que o evento atraia, este ano, mais de dois milhões de pessoas.
Como a marca mais valiosa da Turquia, a Turkish Airlines continua apoiando os esforços arqueológicos para revelar o patrimônio cultural do país. Nesse contexto, a empresa é a patrocinadora principal do Projeto Taş Tepeler e, como patrocinadora oficial, financiará a construção de um Centro de Boas-Vindas e um Centro de Pesquisa entre 2024 e 2029.
Graças ao acordo firmado com o Ministério da Cultura e Turismo da Turquia, a Turkish Airlines não apenas apoiará as escavações do Projeto Taş Tepeler, mas também promoverá eventos para estimular o turismo regional e destacar sua im-
portância em escala global.
Turismo histórico em Taş Tepeler
Taş Tepeler está situado nas encantadoras colinas da antiga Mesopotâmia, abrangendo uma vasta zona arqueológica que inclui Göbeklitepe e Karahantepe, além de outras áreas de escavação que datam do período Neolítico. As descobertas na região lançaram uma nova luz sobre as origens da civilização, revelando que, há cerca de 12 mil anos, comunidades alcançaram um nível de desenvolvimento que influenciou o mundo.
Esses antigos assentamentos assumem hoje uma nova missão: permitir que turistas e pesquisadores de todo o mundo explorem o elo perdido entre os tempos pré-históricos e a era moderna. Para visitar os sítios arqueológicos de Taş Tepeler, os viajantes podem partir de São Paulo com destino a anl urfa, uma cidade lendária no sudeste da Turquia, fazendo uma escala em Istambul.
Göbeklitepe, reconhecido como o berço da civilização e Patrimônio Mundial da UNESCO, é sem dúvida uma das grandes atrações da região. As escavações no local começaram em meados da década de 1990 e continuam com o apoio de instituições comprometidas com a preservação da história, como a Turkish Airlines. Acredita-se que Göbeklitepe seja o mais antigo local religioso construído pelo ser humano, com
origem em aproximadamente em 10 mil a.C., o que o torna 6 mil anos mais antigo que Stonehenge.
Com seus pilares em forma de T, esculpidos em calcário e adornados com imagens de animais selvagens, símbolos abstratos e ícones, o templo de Göbeklitepe oferece um fascinante perspectiva sobre a vida e as crenças das pessoas que habitavam a Alta Mesopotâmia, encantando seus visitantes.
Ao comentar sobre o acordo relacionado ao Projeto Taş Tepeler, o Ministro da Cultura e Turismo
da Turquia, Mehmet Nuri Ersoy, afirmou que o Projeto Taş Tepeler, anunciado pelo nosso ministério em 2021, abrange 11 sítios arqueológicos, incluindo Göbeklitepe, Karahantepe, Harbetsuvan e Gürcütepe, que são exemplos das primeiras formas de povoamento e organização social do mundo. “As primeiras comunidades, reveladas inicialmente em Göbeklitepe, são estudadas dentro do escopo deste projeto, que despertou grande interesse na comunidade científica mundial”, pontuou.
O Litoral Norte de São Paulo, conhecido por suas belas praias e exuberante natureza, oferece uma variedade de experiências que vão muito além do tradicional sol e mar, tão procurado neste período de alta temporada por visitantes de todo o Brasil. As cinco cidades que compõem o Circuito Litoral Norte de São Paulo – Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba – apresentam opções para todos os gostos e idades, desde atividades em contato com a natureza até imersões históricas e culturais.
Recentemente, a região foi integrada ao catálogo “Roteiros Turísticos do Sul e Sudeste”, elaborado pelo Grupo de Trabalho de Turismo do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). A publicação reúne atrações turísticas que refletem a diversidade cultural, histórica, natural e gastronômica dos estados participantes, destacando a Região Turística como um destino versátil e acessível.
“O Litoral Norte tem uma diversidade gigantesca de atrativos naturais, além da variedade de atrativos culturais, gastronômicos, de turismo de aventura e eventos,
por exemplo. Então cada vez mais, as cidades do Litoral Norte tem se profissionalizado com relação aos mais diversos segmentos turísticos para diminuir a sazonalidade, mas também melhorar a experiência do visitante que vem para a região na alta temporada”, afirma o secretário de Turismo de Caraguatatuba, Rodrigo Tavano.
Ecoturismo e aventura em meio à Mata Atlântica
A região abriga uma rica biodiversidade da Mata Atlântica, proporcionando diversas opções para os amantes do ecoturismo e turismo de aventura. Trilhas com diferentes níveis de dificuldade, cachoeiras, rios, ilhas e núcleos do Parque Estadual Serra do Mar convidam à exploração. Para os mais aventureiros, atividades como rapel, escalada e tirolesa garantem a adrenalina.
Navegando pelas águas do Litoral Norte
Com um litoral extenso e diversificado, o turismo náutico é um dos destaques da região. Passeios de barco, escuna e caiaque permitem explorar praias paradi-
síacas, ilhas e costões. Além disso, a prática de esportes como vela, stand-up paddle e kitesurf também atrai visitantes em busca de contato com o mar.
Sabores do mar e da terra
A gastronomia é outro ponto forte do Litoral Norte, que oferece uma rica variedade de sabores. Frutos do mar frescos são a base de pratos tradicionais da culinária caiçara, que podem ser apreciados em restaurantes à beira-mar ou em comunidades locais. Festivais gastronômicos ao longo do ano celebram a culinária local e proporcionam experiências autênticas aos visitantes.
Cultura e história em cada canto
O Litoral Norte preserva um patrimônio histórico e cultural que remonta aos primórdios da colonização brasileira. Sítios arqueológicos, sambaquis, fortes, igrejas e casarões coloniais contam a história da região e oferecem uma viagem no tempo. Museus e centros culturais complementam a experiência, proporcionando imersão na cultura local.
Turismo de Base
Comunitária e vivências autênticas
As comunidades locais têm papel importante no turismo da região, oferecendo experiências autênticas e sustentáveis. O turismo de base comunitária permite aos visitantes conhecerem de perto a cultura caiçara, participar de atividades tradicionais e contribuir para o desenvolvimento local. Essa modalidade de turismo promove a interação entre visitantes e moradores, valorizando o conhecimento e a cultura tradicional.
Outras opções para todos os perfis
Além das atividades já mencionadas, o Litoral Norte oferece opções para diferentes interesses. Ciclistas encontram ciclovias e trilhas que permitem explorar a região sobre duas rodas. O mergulho é outra atividade popular, com pontos que abrigam rica vida marinha. E, para quem busca paz e tranquilidade, o turismo religioso oferece igrejas e santuários com programação durante todo o ano.