Revista MySquare Ed 06 - jul e ago/2016

Page 1



SUMÁRIO CAPA As redes sociais, se bem utilizadas pelas empresas, podem ser uma forte aliada no contato com clientes e possíveis clientes. Atualmente, é o meio de comunicação mais procurado pelos consumidores para tirar dúvidas e expor sua opinião sobre a empresa e/ou o produto. É também por onde se conquista a confiança do consumidor, pois seu comportamento nas mídias sociais se reflete diretamente na credibilidade do vendedor. Hoje, elas são as maiores responsáveis por aproximar a marca à sua clientela.

18

10

15

23

24

VIAGENS Colunista conta sobre viagem ao Deserto do Atacama e o que encontrou por lá.

6

8

MODA Democráticas, os Poás estão voltando nesse inverno. Saiba como usar.

MEUS APPS Dicas de aplicativos versáteis que irão facilitar ainda mais o seu dia a dia.

MINHA LEITURA Leitores compartilham seus livros favoritos como dica de leitura.

12

MEU BEM-ESTAR

PAPO DE PROFISSA

Intenso e diversificado: assim é o Mahamudra, atividade criada no Brasil, com o intuito de manter o corpo e a mente em forma. Tido como um estilo de vida, qualquer pessoa pode aderir à prática. Leia mais em nossa matéria!

Conversamos com o diretor do Prol Office Escritório Funcional, Alberto Prazeres, para saber mais sobre o trabalho Home Office e suas vantagens para as empresas e os funcionários que aderem a este modelo que vem crescendo no Brasil.

29

25

26

28 DATA ESPECIAL

FICA A DICA

Dia dos pais é uma data especial. Por isso, preparamos uma lista com sugestões do que dar de presente nesse dia. Também fizemos uma brincadeirinha e traçamos os perfis mais populares de papais. Veja se identifica o seu.

Serviços terceirizados podem dar muita dor de cabeça. É preciso ficar atento e acompanhar a situação da prestadora de serviço, para não arcar com prejuízos. O Diretor de uma empresa, que presta esse tipo de serviço, explica como se proteger.

EU GOURMET Aprenda uma receita simples, sofisticada e muito fácil de preparar.

AGENDA Confira o que acontece na sua região e anote na sua agenda.

MINHA SAÚDE Inverno é época das doenças respiratórias e a Rinite é mais comum entre elas.

3


EDITORIAL/ EXPEDIENTE

REVISTA MY SQUARE

Nº 06 | JUL E AGO 2016

FOTO: ESTÚDIO LLUM

Conselho Editorial Ana Paula Paixão, José Augusto Barretto, Felipe Arcoverde Editor-Chefe José Augusto Barretto Chefe de Redação Monique Assunção Jornalismo Brenda Gomes Colunista Jacqueline Moreno, Jorge Vitor Melo Redes e Mídias Sociais Cleber Castro, Natália Romano Colaboradores Anelise Furquim, Daiana Ferreira, Joseane Rosa, Olivan Santos Revisão Brenda Gomes Projeto Gráfico e Diagramação Person Design Impressão Grasb Tiragem 5.000 Distribuição Gratuita

4

Contato Publicitário André Menezes Ramos Para anunciar comercial@mysquare.com.br Financeiro financeiro@mysquare.com.br Demais assuntos contato@mysquare.com.br Rua Ewerton Visco, 290, Ed. Boulevard Side Empresarial, 19 andar, 1901, Salvador-BA. CEP: 41820-022

As redes sociais passaram a fazer parte de nossas vidas. No Brasil, estima-se que 25% dos brasileiros utilizam Facebook, 24% WhatsApp, 11% Twitter e 10% Instagram, de acordo com a GlobalWebIndex. O Facebook está presente em mais de 75% dos smartphones dos brasileiros. Isso muda toda a estratégia de marketing das empresas. Mas o que elas estão fazendo, de fato, para se adequar a essa nova realidade? A MySquare foi buscar as respostas na excelente reportagem de capa de Monique Assunção. Mas não nos esqueçamos dos papais, afinal, em agosto, comemoramos o dia deles. Preparamos uma listinha com ideias inspiradoras de presentes, mas não se esqueça que a sua companhia é mais importante. E na seção Viagens, fomos longe. “Viajamos na viagem” de Jacqueline Moreno até o Deserto do Atacama, no norte do Chile. Na seção Meu Bem-estar, explicamos direitinho o que é a Mahamudra, uma nova modalidade de atividade física. Temos também dicas importantes de como tratar a rinite em Minha Saúde. E uma receita imperdível de polvo grelhado com o chef Jilmar de Antão Costa, no Eu Gourmet. A MySquare está cada vez melhor. Não deixe de conferir os anunciantes no final dessa edição, no guia My Classificados. Serviços e produtos que vão lhe surpreender. Muitos deles trazem o símbolo “%”, que indica promoções especiais do anunciante em nosso site. Confira em www.mysquare.com.br/promocoes. Boa leitura!

COMENTÁRIOS Gostaríamos de parabenizar a Revista MySquare pelo destaque dado ao segmento de Design em sua edição de abril/2016, através da entrevista com o designer Rodrigo Luz. Desta forma, amplia-se a importância desta área junto ao mercado, em especial ao segmento empresarial baiano, que por vezes considera o design como "custo" ao invés de "investimento". Que a Revista MySquare e o Design baiano prosperem. Mario Bestetti, diretor regional da Abedesign-BA (Associação Brasileira das Empresas de Design)

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE! A Revista MySquare quer ouvir você leitor. Dê a sua opinião, faça sua crítica ou sugestão sobre as nossas matérias. PORTAL WWW.MYSQUARE.COM.BR EMAIL REDACAO@MYSQUARE.COM.BR TELEFONE 71 3480-8150

José Augusto Barretto Editor-Chefe A Revista MySquare não se responsabiliza pelas opiniões, conceitos e posicionamentos expressos nos anúncios e colunas por serem de inteira responsabilidade de seus autores.



MEU BEM-ESTAR

6

REVISTA MY SQUARE

Nº 06 | JUL E AGO 2016

MAHAMUDRA TÉCNICA CRIADA NO BRASIL TRABALHA O CORPO E A MENTE DO PRATICANTE POR Monique Assunção FOTOS: DIVULGAÇÃO

Um novo método de treinamento, conhecido como Mahamudra, está fazendo sucesso entre adeptos de atividades físicas intensas e esportistas, e causando estranheza entre os mais desconfiados, principalmente porque é praticado misturando vários estilos. Seu nome vem do Sânscrito e significa “grande selo” ou “grande segredo”. Autodenominado como um “estilo de vida”, o método foi criado e idealizado, em 2013, pelo ex-modelo e personal trainer, certificado pela National Academy of Sports and Medicine, Cesar Curti, que junto com os amigos e sócios do projeto, entre eles Bruno Peloy e Rodrigo Lima, está levando a atividade para diversas partes do Brasil e Los Angeles, nos Estados Unidos. A atividade mistura diversas modalidades físicas, como crossfit, pilates, corrida, yoga, treinamento funcional, artes marciais, ginástica artística, exercícios aeróbicos e circuitos militares. E ainda pratica diversos exercícios como pranchas, saltitos, cavalos, flexões, borboletas, sapos, agachamentos e polichinelos. Apesar da mistura bem diversificada, o Mahamudra utiliza poucos equipamentos, dentre eles o TRX - aparelho usado para fazer treino em suspensão -, bola suíça,

medicine ball e kettlebells, concentrando-se mais no próprio corpo. O treinamento também foi responsável por criar novos movimentos, como burpees, kamikaze, barra viking, flexão peruci, entre outros. Segundo o educador físico e style coach, Sergio Pacheco, qualquer pessoa pode aderir à modalidade, mesmo as sedentárias, pois ao iniciar as atividades a pessoa passa por um período de adaptação. “O Mahamudra busca qualidade de vida e estabilização do corpo”, afirma. Mas antes de se aventurar por aí, praticando o Mahamudra, é preciso apresentar exames médicos atestando aptidão para a atividade física e responder a um questionário sobre possíveis lesões antigas, condição de saúde e sintomas durante a prática de exercícios. Sobre os resultados, os criadores afirmam que já tiveram alunos que deram feedbacks positivos sobre melhoras na qualidade de vida e evolução no desempenho com uma semana de exercício. Na questão estética, eles mantêm o desafio de três meses, quando os resultados começam a ser notados, e o aluno compara suas fotos de antes e depois.

Onde? Em Salvador, o Mahamudra acontece próximo à Lagoa dos Patos, na Pituba, três vezes por semana, com turmas de 15 pessoas, em média.

Quanto? O valor cobrado, na cidade, é de R$150, o que compensa, já que a prática é capaz de queimar de 700 a 2000 calorias em uma hora de aula, dependendo da intensidade aplicada pelo aluno durante a prática.

Quem são Styles Coaches? Assim são chamados os treinadores do Mahamudra, que são formados em Educação Física e possuem registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Eles acompanham e dão orientações em todas as aulas. Na capital, os coaches responsáveis pela prática são Jonathan Merlo, Fred Figueiredo, Leonardo Oliveira e, claro, Sergio Pacheco. Antes de se tornarem um coach, eles passaram por um teste de seleção e fizeram um curso de formação com duração de um mês no conteúdo da Mahamudra Brasil, em São Paulo.



PAPO DE PROFISSA

8

ESCRITÓRIO EM CASA CRESCE O NÚMERO DE TRABALHADORES HOME OFFICE POR Brenda Gomes

Estamos inseridos no terceiro país, do mundo, onde mais cresce o trabalho Home Office. De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela SAP Consultoria RH, entre setembro de 2015 e março deste ano, 37% das corporações do país já permitem que os funcionários trabalhem de casa. O número é maior do que o mesmo período em 2014, em que o registro foi de 36%. Ainda segundo a pesquisa, as empresas de pequeno porte são mais receptivas ao Home Office. Enquanto 45% daquelas que têm entre 101 e 1.000 funcionários adotam a medida, só 6% das que empregam mais de 10.000 pessoas fazem o mesmo. Na Bahia, a adesão das empresas vem crescendo, ainda que a passos lentos. A revista MySquare entrevistou o diretor do Prol Office Escritório Funcional, Alberto Prazeres, que explicou sobre direitos do trabalhador Home Office, vantagens para o funcionário e comentou sobre os escritórios compartilhados. Confira!

REVISTA MY SQUARE

Nº 06 | JUL E AGO 2016


FOTO: CLEBER CASTRO/MYSQUARE

9

Alberto Prazeres é formado em Administração de Empresas e Direito pela UNIFACS, especializado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas e Negócios na Universidade de Miami. Diretor do Prol Office Escritório Funcional.

NOME Alberto Prazeres ÁREA DE ATUAÇÃO Escritórios Funcionais

Uma saída encontrada pelas empresas para driblar os gastos é contratar um profissional que trabalhe de casa, no modelo Home Office. Assim economiza o transporte do funcionário e o vale-refeição. E para o empregado, quais são as vantagens de trabalhar em casa? Primeiramente, além da redução de custos, as empresas buscam o aumento de produtividade por parte do colaborador neste modelo de trabalho. O empregado tem algumas vantagens em trabalhar Home Office, como flexibilidade, autonomia na sua jornada de trabalho e redução do estresse com o trânsito. Havendo, consequentemente, uma melhora na qualidade de vida. O que nós temos visto na prática é que as organizações têm critérios e estratégias específicas para permitirem que os profissionais trabalhem em casa. Então, elas os selecionam e treinam de acordo com o grau de confiança e capacitação. Uma dúvida muito comum de quem pensa em trabalhar Home Office é em relação às reuniões com clientes, quando necessárias. Alguns profissionais questionam se passa uma boa impressão fazer uma reunião via Skype. Qual a sua opinião sobre isso? O jeito de trabalhar e se relacionar no ambiente de negócios mudou, não existe mais a necessidade do contato físico e pessoal de uma reunião convencional. Mas, alguns aspectos devem ser observados neste tipo de conferência para passar uma boa impressão profissional, como ter um espaço adequado. É nesse sentido que os escritórios compartilhados funcionam como uma alternativa para as empresas e os profissionais autônomos que trabalham no sistema

Home Office. Eles terão um local para recebimento de clientes e fornecedores, suporte de secretária e aluguel de salas para uso eventual e mensal. Possibilitando, assim, o foco exclusivo no trabalho, gerando um aumento de produtividade e rentabilidade através de um bônus no marketing de imagem. Pelo fato de estar trabalhando em casa e, com isso, ganhar mais tempo para realizar outras atividades diárias, o profissional que já trabalha Home Office pode prestar serviços para mais de uma empresa nessa modalidade? Depende da forma de trabalho. Se for um profissional autônomo e tiver uma empresa constituída, ele poderá prestar serviço para mais de uma empresa, pois não existe o caráter de exclusividade ou subordinação. Se ele for empregado, mesmo trabalhando em casa, ele deverá obedecer às exigências da empresa e as regras previstas na CLT. O profissional que trabalha Home Office tem os mesmos direitos estabelecidos em lei que um funcionário que trabalha no escritório? Se o profissional for empregado de uma empresa ele vai ter os mesmos direitos daqueles que trabalham no escritório físico dela, pois existe o vínculo empregatício. Assim, a empresa deverá oferecer todas as condições para que o empregado desenvolva suas tarefas em seu domicílio. Como no Brasil não existe uma legislação específica sobre o Home Office, as empresas e os empregados estão estabelecendo as regras no contrato de trabalho. Mas caso ele seja profissional autônomo, ou tiver uma pessoa jurídica, não haverá nenhum direito trabalhista e, sim, as obrigações previstas em lei por ele assumir a atividade empresarial.


VIAGENS

10

REVISTA MY SQUARE

Nº 06 | JUL E AGO 2016

DESERTO DO ATACAMA Existe um lugar onde o deserto se deixa encantar pelas águas gélidas das Cordilheiras dos Andes; onde o azul do céu se deixa inebriar pelo sal da terra que guarda os segredos do mar; onde a vida floresce com tamanha exuberância que só nos resta agradecer pela sorte de constatar o seu vazio e o seu oásis, a sua imensidão inabitada e o seu núcleo mais sagrado. Este lugar é o Deserto do Atacama. Com cerca de 100 quilômetros de extensão, o Deserto do Atacama, localizado entre a região norte do Chile e a fronteira do Peru, é considerado o deserto mais árido do mundo, com

temperaturas que variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. Mas no meio deste ambiente, aparentemente tão adverso, há um vilarejo que se rebela diante da força da própria natureza e resplandece em forma de oásis, chamado San Pedro de Atacama, com pouco mais de três mil habitantes e localizado a 2.400 metros de altitude. A viagem foi feita entre o final de abril e início de maio de 2015, na companhia dos meus pais. Para chegarmos até a comunidade, pegamos um avião de Santiago do Chile com destino até o Aeroporto Internacional El Loa de

Calama. Já em San Pedro de Atacama, depois de uma viagem pelas lindas estradas cercadas de terra seca, fomos direto contemplar as pedras de sal esculpidas pelo vento. Depois, foi a vez de conhecermos o Vale da Morte e, em seguida, o Vale da Lua, com aquele maravilhoso cenário lá nas alturas. O vento selvagem e o pôr do sol nos deram boas-vindas em pleno estado de graça. No dia seguinte, fomos para o Salar de Atacama e Lagunas Altiplanicas de Miscanti e Miñique, com o seu céu azul contrastando com os voos dos flamingos rosados, a 4.500 metros acima do nível

Salar de Tara

O Salar de Tara fica a uma altitude de 4.400 metros. O deserto de sal é um dos destinos mais procurados do Atacama.

Termas de Puritana

Termas de Puritana tem piscinas de águas cristalinas e mornas. O oásis também é rodeado de capim alto e formoso.

Jacqueline Moreno é consultora em gestão de sustentabilidade, responsabilidade social e coaching. Também é tradutora, intérprete simultânea, jornalista, profissional de marketing e diretora executiva da Vegah Soluções em Comunicações Internacionais.


11

do mar. Depois, almoçamos com os nativos da vila de Socaire e seguimos para o chalé. A noite trouxe o céu estrelado como presente. Os bares de San Pedro de Atacama são elegantes e de muito bom gosto, com valores para todos os bolsos. No terceiro dia, acordamos debaixo de muito frio, às quatro da manhã, para vermos o sol nascer nos Geysers de Tatio (O Velho que Chora). O local tem muita fumaça dos suspiros ferventes vindos das profundezas do planeta. Um fenômeno raro e arriscado, pois há relatos de pessoas que morreram ao cair de lá por falta de aviso. No entanto,

FOTOS: DIVULGAÇÃO

fantástico mesmo foi ver a luz despontar entre as montanhas dos Andes. Simplesmente espetacular! Voltamos para o vilarejo sentindo os efeitos colaterais da montanha por causa da sua altitude de 4.300 metros acima do nível do mar. Já o quarto dia foi dedicado às Termas de Puritana, curtindo as águas cristalinas e mornas, com piscinas rodeadas de capim alto e formoso. À noite foi a vez de explorarmos o céu visto pelo olhar dos índios atacamenhos, que costumavam enxergar as quatro estações desenhadas pelas estrelas. No observatório, vimos os anéis de Saturno, Mercúrio,

Vega e a Aurora Boreal. Sensacional! Fazia muito frio e ventava bastante. No último dia de nossa viagem, decidimos conhecer a Laguna Cejar, que é mais salgada que o Mar Morto, em Israel. Sua composição é formada por 80% de sal. Praticamente levitamos nas suas águas. Em seguida, fizemos um piquenique em um lugar absolutamente estonteante, o Salar de Tara, um deserto de sal, localizado na Reserva Nacional Los Flamencos. Fomos recepcionados por lhamas, flamingos, vicunhas e pássaros coloridos, que nos deixou na maior saudade.

Vale de La Luna

Pôr do sol com o lenço voando no vale de La Luna, um cenário maravilhoso nas alturas.

Geysers de Tatio

Nascer do sol entre as Cordilheiras dos Andes, visto dos Geysers de Tatio, conhecido como O Velho que Chora.

Pedras de Sal

Pedras de sal esculpidas pelo tempo em San Pedro de Atacama.


ESPECIAL PAIS

REVISTA MY SQUARE

Nº 06 | JUL E AGO 2016

12

DICAS PARA AGRADAR E GANHAR ALGUNS PONTINHOS COM AQUELE QUE SEMPRE TE PROTEGEU POR Monique Assunção

Não importa quantos anos você tenha agora, sempre que olhar para o seu pai, verá nele um protetor. É assim que muitos descrevem os seus pais, não é verdade? E eles têm um papel crucial na nossa formação. Graças a evolução da nossa sociedade, tão patriarcal, a criação dos filhos tem sido mais dividida entre os casais, com os pais buscando participar mais do crescimento e criando um canal sólido de comunicação com a prole. O fato é que os homens estão mais participativos nos dias de hoje e isso se reflete diretamente na paternidade. Muitas vezes, é a figura paterna responsável por desenvolver nos rebentos o senso de independência, superação e liderança. Ainda hoje, os filhos têm o pai como o provedor da família e vêm nele o ideal de ser humano, principalmente os meninos, que se identificam com o comportamento masculino e o imitam. Em relação às meninas, a participação de um pai impacta diretamente em sua autoestima e nos seus relacionamentos amorosos, que terão como parâmetro o convívio paterno. A presença do pai é, sim, muito importante no desenvolvimento dos filhos, mas vale ressaltar que na falta deste, podemos buscar referências em outras figuras próximas,

ILUSTRAÇÃO Anelise Furquim

como o avô, o tio, o padrinho etc. E sendo o dia dos pais uma das datas comerciais mais prestigiadas do mundo, assim como o dia das mães, não podíamos deixar de abordar esse tema e aproveitar para dar algumas dicas de presentes para o seu mentor. No Brasil, o dia é comemorado desde 1953, sempre no segundo domingo de agosto e este ano será comemorado no dia 14. A data foi pensada pelo publicitário Sylvio Bhering, à época diretor do jornal e da rádio O Globo, e apoiado por Roberto Marinho, que desejava incentivar as vendas no comércio e, consequentemente, do seu jornal. No início, Bhering queria associar a data ao dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria, comemorado no 16 de agosto. A origem da data comemorativa teve início em 1909, nos Estados Unidos, quando a filha de um veterano de guerra, Sonora Louise Smart Dood resolveu homenagear o pai, John Bruce Dood, após a sua morte. John havia criado, sozinho, ela e mais cinco filhos, com grande esforço e sem a ajuda de ninguém, após a morte da esposa, quando dava à luz sexto filho, em 1898. Outro registro relata que o dia dos pais teve origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos, quando Elmesu,

filho do rei babilônico Nabucodonosor, moldou um cartão em argila para desejar felicitações ao pai, tornando-se um gesto muito popular na época. Mas, independente das suas origens, é sempre bom poder comemorar o dia dos pais ao lado dessa figura tão singular para cada um de nós. E como existem vários tipos de pai, criamos algumas ilustrações com os perfis mais conhecidos. PRESENTEAR MESMO COM A CRISE Graças à internet, hoje nós podemos pesquisar e comparar os preços dos produtos, antes de sair de casa. Diversos sites ajudam a buscar as melhores ofertas em lojas físicas e on-line. Mas é preciso ficar atento e fazer uma busca minuciosa pelos mínimos detalhes para saber o quanto realmente está economizando. O presente pode ter preços variados e possíveis a diferentes bolsos. A mesma camiseta, por exemplo, de boa qualidade, pode ser encontrada por valores muito diferentes. “O consumidor está aprendendo a procurar aquilo que cabe no seu bolso e não o que se ‘deseja’. Saber economizar é uma coisa que a atual geração ainda está engatinhando para aprender”, afirma Leonídio de Oliveira Filho, empresário e criador do site de busca Dica de Preço.


DICAS DE PRESENTES Se você está na dúvida do que dar de presente para o seu pai, escolha de acordo com os principais gostos ou as características dele. Abaixo, separamos algumas possibilidades e sugestões para você. Veja em qual o seu pai mais se encaixa e siga nossos conselhos.

O Coruja

É aquele pai que fica babando “a cria”. Faz questão de ressaltar todas as suas qualidades e seus feitos para os amigos. Não importa o que você faça, para ele você sempre fará bem feito.

(01) Workaholic

Se você tem um pai que trabalha muito, que tal presenteá-lo com algo que vá ajudá-lo em sua rotina de trabalho? Uma caneca que pode ser aquecida no carro, pode ser bem útil nos dias em que ele estiver atrasado, ou quem sabe uma luminária de mesa, para decorar o local de trabalho. Kit de escritórios também são uma boa. Uma caneta de luxo da Mont Blanc, por exemplo, é um clássico simples e elegante.

(02) Gourmet O Superprotetor

É o tipo que sempre estará preocupado com você. Faz questão de o levar e buscar onde quer que esteja e procura se informar sobre tudo o que faz, só por pura precaução.

O Conservador

Tradicional, este pai não é muito de se arriscar e prefere sempre o conforto do convencional. Não é do tipo que o incentiva a buscar coisas novas, mas no fundo, ele só quer impedir que se machuque.

Para aquele pai que adora preparar deliciosas receitas caseiras, itens de cozinha podem ser excelentes presentes. A depender das preferências culinárias, você pode presentear com uma cafeteira de prensa francesa, um kit de churrascaria, ou churrasqueira elétrica, até mesmo uma chopeira residencial ou uma adega de vinhos climatizada, para guardar as bebidas que vão acompanhar as deliciosas comidas.

(03) Cult

Se seu pai é do tipo que curte uma boa série de livros ou filmes e é fã de algo em especial, por que não presentear com o box daquela série que ele ainda não viu ou leu toda, ou gostaria de rever? Objetos retrô também caem no gosto de quem é cult, como camisetas, canecas, quadros e até miniaturas de personagens famosos do cinema ou da literatura, também são uma boa ideia de presentes.

(04) Hobbyist

Já quem tem um pai que pratica algum hobby, fica fácil presentear. A depender da atividade preferida dele, você pode homenageá-lo no dia dos pais com um kit de pesca ou um kit de ferramentas, por exemplo. Mas se a atividade preferida dele for malhar, uma estação para musculação em casa pode ser um bom presente. São muitas opções.

13


ESPECIAL PAIS

REVISTA MY SQUARE

Nº 06 | JUL E AGO 2016

14

O Descolado

(05) Geek

Geeks são os nerds da tecnologia e dos jogos. Se seu pai é um desses, fica fácil presenteálo. Qualquer presente desses gêneros vai deixá-lo feliz. É só procurar por novidades na área de tecnologia ou os últimos lançamentos de jogos e escolher o seu presente. Não vão faltar opções. Você também pode optar desde fones de ouvido até um PS4.

Do hipster ao underground, este pai é jovial e super antenado. Costuma falar gírias e ainda compartilha os mesmos gostos que você e seus amigos, como jogos de RPG, filmes cult ou rock.

(06) Viajante

Se seu pai adora viajar, respirar novos ares e conhecer lugares diferentes, uma viagem cultural pode ser um excelente presente. O intercâmbio cultural pode ser com o propósito de conhecer mais sobre determinado assunto. Para quem gosta de vinhos, por exemplo, saber um pouco mais sobre a produção é o ideial. A agência de viagens Salvatur, localizada no Terminal Rodoviário de Salvador, oferece a excursão Santiago & Vinhos, pela Rota de Vinhedos Casablanca, com direito a degustação. A viagem dura apenas quatro dias.

O Brincalhão

Sempre bemhumorado, este pai é a diversão dos filhos. Quem tem um pai assim, costuma estar rodeado de amigos, que também se divertem com as brincadeiras do "tiozão"!

(07) Vaidoso

Ele não precisa ser metrossexual para gostar de cuidar da aparência, mas se seu pai gosta de estar sempre bem arrumado, aposte em assessórios de higiene e beleza. Atualmente, existem diversos itens, no mercado, que vão agradá-lo em cheio. Acessórios como kit de barbearia, barbeador elétrico e perfumes são complementos de qualquer pessoa que se preocupa em estar bem.

(08) Colecionador

Se seu pai é um colecionador convicto, você pode presenteá-lo com uma estante ou quadros para armazenar aquela coleção que não tem mais onde ficar. De quebra, ele ainda vai ter uma mini galeria para expor seus acervos. Outra opção é ajudá-lo a completar o conjunto, com peças que estiver faltando.

O Amigão

Com este tipo de pai, dificilmente você se sente inseguro na vida. Afinal de contas, quem tem um pai assim, se sente à vontade para conversar sobre tudo. A autoconfiança é fruto dessa relação.


MODA

DEMOCRÁTICA, ELEGANTE E TENDÊNCIA

15

01

DAS VITRINES DA SUÍÇA PARA SALVADOR: POÁ É OPÇÃO FASHION E ECONÔMICA PARA ESTAR NA MODA POR Brenda Gomes

COMO USAR Combinações coloridas ou monocromáticas Mesclada com outras estampas ou com mix de xadrez, floral ou animal print, respeitando a unidade nas cores

longa”, explica Dulce Carneiro. De acordo com a entrevistada, as charmosas bolinhas são democráticas e não engordam o visual, por isso podem ser usadas por todas as mulheres. “A estampa aparece em sapatos, lenços, cintos, jeans, blusas e em diversos acessórios. As combinações com o Poá são amplas, ficam bem com flores, xadrez e animal print, por exemplo”, explica ela. Nesse ano, as famosas bolinhas são aposta da grife Dudalina, que traz a modelo e apresentadora Fernanda Lima como modelo da campanha. A estampa também aparece em produções da Coco Chanel e Carolina Herrera. O Poá combina com produções tanto para o dia quanto para a noite. São elegantes e agradam as mulheres. “O Poá sai muito rápido na nossa loja. Quando tem, não sobra uma peça”, conta a proprietária da loja Cheville.

02

03

FOTOS 1,3 E 5: DIVULGAÇÃO | FOTOS 2 E 4: MONIQUE ASSUNÇÃO

O inverno veio “pregando uma peça” em quem está na capital baiana. Ora chove, ora faz sol e as mulheres atentas à moda se perguntam: como se vestir, nesse inverno, com uma produção que sirva tanto para o frio quanto para o calor sem sair da moda? Pensando em ajudar a essas mulheres, conversamos com a proprietária da loja Cheville*, Dulce Carneiro, que passou informações valiosas que vão te ajudar a estar na moda nesse tempo “indeciso” e ainda economizar nas compras. Nas vitrines da Suíça, as bolinhas francesas conhecidas como “Pois” (Poá) aparecem em destaque nesse período. A tendência de lá chegou na nossa cidade e virá mais forte na próxima estação. “No momento em que não se pode gastar muito, o Poá é uma ótima opção, pois pode ser combinado com diversas peças, como calça jeans, calça pantalona, saia lápis ou até saia

(01) Prefira os tecidos leves, como musselines, algodão ou seda. (02) Poá no acessório. Ideal para enfrentar o frio com estilo. (03) O Poá pode ser combinado com outras estampas, inclusive com flores. Fica um charme! (04) Cores também são bem-vindas ao look. (05) O Poá combina com produções tanto para o dia quanto para a noite. Tome cuidado para não pesar o visual

04

Em acessórios Em tecidos leves como musselines, algodão ou seda e em peças delicadas

* Loja Cheville Basic e Maison: Shopping Itaigara, 2º andar, Salvador-Ba.

05




CAPA

REVISTA MY SQUARE

MÍDIAS SOCIAIS

18

E O MUNDO CORPORATIVO A RELAÇÃO "EMPRESA E REDES SOCIAIS" AJUDA A ATINGIR O PÚBLICO ESPECÍFICO E CONSOLIDAR A MARCA, MAS É PRECISO ATENÇÃO PARA NÃO PERDER O FOCO E PREJUDICAR A IMAGEM DA INSTITUIÇÃO POR Monique Assunção

FOTO: UILER COSTA

Nº 06 | JUL E AGO 2016


Destas, 16% são de companhias multinacionais e 84% de origem nacional.

Nas pequenas empresas, esse percentual é menor: 50% possuem perfil em redes sociais. Já os estabelecimentos de médio e grande porte alcançam percentuais de 56% e 60%, respectivamente.

Entre as atividades que envolvem maior interação com o público, a mais expressiva é a ação de responder a comentários e dúvidas.

Quem é usuário das redes sociais já está mais do que acostumado com a participação das empresas no mundo digital. Essa interação tem permitido ao público se agraciar com a influência das corporações e também acompanhar algumas polêmicas envolvendo suas marcas. Com a presença crescente nas redes sociais, a empresa de consultoria, Deloitte Brasil, resolveu realizar uma pesquisa com 302 empresas de diversos segmentos e portes econômicos que atuam no país, para verificar a inserção delas nas redes sociais e constatou que 70% dessas instituições já utilizam as mídias. Por ser uma estratégia de aproximação muito eficaz, as redes sociais são usadas para divulgar promoções, atrair e fidelizar clientes, além de ser, também, um canal de sugestões e reclamações, por onde as empresas ficam conhecendo as preferências e necessidades de seus consumidores. Com isso, o uso das mídias sociais permite que os clientes se sintam valorizados. Não é à toa que 83% dessas empresas utilizam as mídias a fim de divulgarem ações de marketing, produtos e serviços, foi o que revelou a pesquisa da Deloitte. Apesar de crescente a participação das empresas, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) contrariou o resultado da pesquisa acima, investigando o impacto desse fenômeno nas corporações brasileiras, e verificou que o número de empresas nas redes sociais ainda é considerado baixo. O documento apresentado pelo Comitê aponta que apenas 51% das empresas pesquisadas, em 2015, declararam ter uma conta ou um perfil numa rede social. Segundo os analistas do estudo, esse baixo indicador pode estar relacionado com o medo de uma nova interação mais dinâmica e imediata com os consumidores. Para a publicitária Celine Ramos, social media e co-fundadora da BAMP Creative Group, rede de profissionais especializados em mídias digitais, as redes sociais devem ser levadas em conta, pois se trata de um importante canal de relacionamento direto com clientes e possíveis clientes, que formam opinião

e geram tendências, além de medir a satisfação do consumidor em relação à marca. “Ela ultrapassa o sentido de mídia tradicional, sendo uma forte aliada à marca quando usada corretamente”, afirma a social media. Contudo, a publicitária avisa que é preciso refletir o verdadeiro conceito da empresa. “Nas redes sociais, as marcas ganham um tom humanizado e precisam usar isso de forma coerente com seu estilo de atendimento, produto e serviço prestado”, enfatiza. De acordo com Celine, cada empresa precisa analisar seu produto, público e objetivos para avaliar quais redes sociais serão mais eficientes para o negócio. “Nem toda marca precisa estar presente em todas as redes sociais, se não for atingir seu público ou desenvolver um trabalho bacana nas mesmas. Hoje, ainda temos o Facebook como maior detentor de usuários e tempo de acesso, então ter uma fanpage é o primeiro passo para as marcas terem presença virtual”, pondera a profissional. Antes de começar a utilizar as mídias sociais, a publicitária informa que as empresas devem começar traçando o plano estratégico e definindo quais canais e formatos de conteúdo melhor conversam com o público-alvo, afim de criar um cronograma de postagens criativas, mas, sem perder o foco no objetivo ou no público da marca. “Algumas empresas baianas ainda não se atentaram a isso, e confundem a rede social da empresa com a rede social pessoal", alerta a publicitária, lembrando-se de diversos casos de discussões pessoais nos perfis institucionais. “Isso é o mesmo que atender a um cliente mal dentro do estabelecimento”, avalia. Segundo a social media, ainda existem muitos casos de desatenção, falta de planejamento e profissionalismo dentro dos canais de comunicação virtual. Para ela, muitas empresas agem equivocadamente no exagero de conteúdo institucional, promocional, fazendo com que o perfil tenha um monólogo sobre si nas redes sociais. “É preciso criar conteúdo que chame a audiência para diálogo e interação. Criar conte-

19


CAPA

REVISTA MY SQUARE

Nº 06 | JUL E AGO 2016

FOTO: ARCEVO PESSOAL

ANTES DE COMEÇAR A UTILIZAR AS REDES SOCIAIS, CELINE RAMOS DÁ ALGUMAS ORIENTAÇÕES DO QUE É PRECISO PARA SER BEM-SUCEDIDO

20

Primeiro, trace um plano estratégico da empresa nas redes sociais e canais virtuais, definindo objetivos, público, metas, estratégias, conceito e orçamento para publicidade paga dentro das redes.

"Nem toda marca precisa estar presente em todas as redes sociais, se não for atingir seu público" CELINE RAMOS, PUBLICITÁRIA, SOCIAL MEDIA E CO-FUNDADORA DA BAMP CREATIVE GROUP

údo exclusivo - que não seja necessariamente sobre a própria empresa –, apresentar tendências sobre temas que dialoguem com a marca e se mostrar em contato com as demandas do seu público é essencial”, afirma. A pesquisa "Futuro Digital em Foco Brasil 2015" (Digital Future Focus Brazil 2015), divulgada pela consultoria americana comScore, aponta que publicações com fotos e vídeos representam 68% do total de postagens no Facebook. Esses posts geram 83% de engajamento. Ainda segundo o estudo, a inclusão de perguntas em 2014 foi uma estratégia que fez aumentar o engajamento da audiência através de comentários. “Ainda estamos trilhando um caminho para que o mercado seja favorável às ações virtuais com todo o potencial que as mesmas disponibilizam”, sinaliza a co-fundadora da Creative Group. Afinal de contas, número de seguidores não é o mesmo que engajamento, não é?

Crie um cronograma de postagens e defina pessoas responsáveis por essa área institucional. Alguém que se comunique com a empresa e funcionários, que esteja em contato com os produtos e serviços, e que conheça as demandas e perfis do público, podendo criar laços e ações relevantes no ambiente virtual. Já com relação à assiduidade, um planejamento com base no estudo do públicoalvo, objetivos e concorrentes deverá ser definido. Mas não pode ser "nem 8, nem 80". Muitas postagens em um curto espaço de tempo (horas/minutos), não dão visibilidade à página, ao mesmo passo que páginas ociosas também não conversam com o público.

Pegadinha de 1º de abril teve mais de 800 compartilhamentos e milhares de comentários de seguidores, que se divertiram com a brincadeira


COMPORTAMENTO Um levantamento exclusivo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) mostra que as empresas brasileiras estão preocupadas com o que as pessoas estão falando sobre elas nas mídias sociais. Aproximadamente 69% dos entrevistados afirmam que utilizam ferramentas de análises e mensuração para compreender o que está sendo dito em relação à marca, produto ou serviço. Existem diversas ferramentas de análises de dados disponíveis no mercado. As mais conhecidas são Google Analytics, SocialBakers, Klout, entre outras, pagas e gratuitas. Através da análise de dados é possível traçar estratégias de relacionamento com o cliente. Mas, infelizmente, muitas empresas ainda ignoram isso. Corroborando com essa percepção, a pesquisa da PewGlobal mostrou que, em 2014, 31% dos brasileiros usaram a internet para comprar produtos. Enquanto que 58% falaram sobre produtos que usam nas redes sociais. Antenado com o que acontece na internet, o analista de relacionamento da Amcham Salvador, Jonathan Gomes, 22, segue várias empresas nas redes sociais, entre elas Netflix, Ponto Frio e Amazon. Isso não significa que ele interaja com todas elas

21

O vídeo “Como os carros entram no shopping foi um sucesso nas redes sociais, com mais de 500 mil visualizações

ou seja cliente/consumidor, mas o que o faz acompanhá-las nas redes sociais é o modo como seus seguidores são tratados, segundo ele, de forma mais humanitária e acolhedora. “Tentar falar a linguagem de determinado público, como a Coca-Cola, com a campanha da tocha olímpica, usando vários youtubers para atingir os jovens, é uma boa estratégia para atrair mais interação”, opina.

“As mídias sociais vieram para ampliar o mix de canais de comunicação e se tornar uma ferramenta de relacionamento com os consumidores e seguidores” DANILO PESTANA, GERENTE DE DIGITAL DA MORYA, AGÊNCIA DE PUBLICIDADE DIGITAL DO SALVADOR SHOPPING FOTO: ESTÚDIO EBAN

No nosso quadrado, uma empresa que tem conseguido se destacar nas redes sociais é o Salvador Shopping. Em duas ocasiões, por exemplo, o estabelecimento gerou alto índice de engajamento através de curtidas, comentários e compartilhamentos, só no Facebook. A primeira delas foi com uma foto do Segways, que dizia liberar o passeio nos carrinhos utilizados pelos profissionais da segurança, mas não passava de uma brincadeira de 1º de abril. A outra foi um vídeo para promover um sorteio, que dizia revelar como os carros entravam nos shoppings, questionando vários frequentadores com teorias engraçadas. Em ambas, é possível notar o humor como principal ingrediente para gerar interação com o público-alvo. “Nos últimos meses, criamos alguns conteúdos para a internet que ilustram bem isso. Afinal, qual o cliente do Salvador Shopping que não conhece o seu Saraiva, figura constante na praça de alimentação? Ou quem nunca teve vontade de andar em um Segway? Ou quem nunca se perguntou como os carros entram no Shopping? Portanto, retratamos fatos curiosos e trazemos mais informação e diversão ao conteúdo a fim de estimular a interação com os usuários e clientes, trazendo temas do empreendimento


CAPA

22

REVISTA MY SQUARE

como assunto de diálogos cotidianos”, explica Danilo Pestana, gerente de digital da Morya, agência de publicidade digital do Salvador Shopping. Segundo Danilo, as mídias sociais são uma extensão do mall, enquanto canais de comunicação com o cliente, sem se restringir apenas a um canal de conversão de fluxo e vendas. A interação acontece com as posta-

gens com o intuito de entreter e criar uma relação mais profunda com o consumidor. O feedback e as informações coletadas nas mídias sociais ajudam na comunicação com o público. “As mídias sociais vieram para ampliar o mix de canais de comunicação e se tornar uma ferramenta de relacionamento com os consumidores e seguidores. Em toda interação é possível extrair algo que

Campanha de Natal do Salvador Shopping "Papai Noel comanda rede social e é sucesso no Natal" foi vencedor Prata nas categorias Marketing - Eventos e Promoções, no prêmio da Abrasce 2015

Baseadas na interferência que as mídias digitais podem causar nos relacionamentos com o seu público-alvo, é que as empresas estão investindo, cada vez mais, em estratégias de atendimento, aumentando sua audiência e qualidade com os seus clientes. Convidado pela SocialBaker, o jornalista José Saad Neto viajou até Londres para assistir ao evento ProXXIma, promovido pela empresa. No evento foram apresentados alguns cases de sucesso utilizando essa tática.

LENOVO

Instalou um centro de inovação social em Singapura para monitorar dados globais gerados por seguidores em 30 países. Cada mercado tem equipe própria às redes sociais. Por último, lançou um smartphone com dados gerados por fãs.

RENAULT

Treina equipe de vendedores para atuarem nas redes sociais, atendendo clientes e não clientes. Em 2013, 15% das vendas de automóveis Renault, na França, começaram a partir de um contato nos canais sociais da montadora. FONTE: JOSÉ SAAD NETO, PUBLICADO NO SITE MEIO&MENSAGEM

KLM

Criou centros de atendimento no Facebook e no Twitter, além de app mobile. Mensagens são respondidas 24 horas, na língua do passageiro. Os resultados são check-ins mais eficientes e buzz positivo nas redes.

Nº 06 | JUL E AGO 2016

nos leve a pensar em que podemos melhorar na experiência e vivência do cliente no mall ou no mundo digital”, avalia. As redes sociais são tão eficazes, quando bem utilizadas, que, no ano passado, o Shopping Salvador foi vencedor Prata nas categorias Marketing - Eventos e Promoções, no prêmio da Abrasce 2015, com o case da campanha “Papai Noel comanda rede social e é sucesso no Natal”. O projeto premiado apresentou a rotina do bom velhinho ao assumir a gestão das plataformas digitais do Salvador Shopping. Ao sair do tradicional posto, o #NoelConectado passou a circular no centro de compras e nas lojas apresentando produtos, ofertas e serviços aos internautas através de postagens próprias, divertidas e personalizadas. Segundo o gerente, no período da ação, as postagens da página no Facebook renderam mais de 44 mil curtidas, mais de 2 mil comentários, quase 1500 mil compartilhamentos, além de impactarem mais de dois milhões de usuários. E o resultado não poderia ser diferente no mercado de shopping centers, uma vez que o empreendimento é líder absoluto na Bahia em número de seguidores, só no Facebook são mais de 320 mil fãs. O impacto nas relações das empresas com seu público-alvo é tão forte, que algumas redes sociais já estão se adaptando para conseguirem atender esse novo modelo de interação. Prova disso é que, recentemente, o WhatsApp anunciou que faria mudanças para que as companhias tivessem perfis oficiais sem precisar de um número de telefone tradicional, tendo acesso, inclusive, ao número do celular do consumidor, podendo entrar em contato diretamente, para ligar ou enviar mensagens. Por último foi a vez do Twitter, que lançou um novo aplicativo chamado de Dashboard, e tem como finalidade ajudar as empresas a se conectarem com seus clientes e a comunidade, permitindo que os usuários agendem tweets e visualizem análises detalhadas a respeito do impacto e engajamento que seus tweets estão gerando. A ferramenta também permite criar um feed personalizado com todos os tweets relacionados à área de atuação do empreendimento.


MEUS APPS FOTO: DIVULGAÇÃO

NOA CIDADÃO O aplicativo “Núcleo de Operação Assistida” (NOA), lançado pela Transalvador, no dia 11/jul deste ano, é um canal seguro e imediato para reportar problemas nas vias da cidade. O app traz ícones para comunicar acidentes, semáforos com defeito, óleo na pista, estacionamento irregular, problemas com sinalização, veículos quebrados na via e outras interferências, como postes e árvores caídos, animais e buracos na via, incêndio, manifestações e pontos de alagamento. O aplicativo mostra o histórico de solicitações de cada usuário, oferecendo possibilidade de registro de seu próprio acidente. A ocorrência pode ainda ser detalhada por tipo, com endereço, espaço para comentário e possibilidade de envio de foto. (gratuito)

LOGMEIN

LET'SPARK

REBOQUE-ME

Ideal para aquele momento em que você está em uma reunião e precisa acessar um arquivo que esqueceu em um computador. Basta instalá-lo no PC e acessar o seu desktop remotamente, pelo tablet. Assim dá para enviar qualquer arquivo que esteja no seu computador do trabalho para um e-mail ou exibi-lo no tablet.

Este aplicativo ajuda o usuário a encontrar o estacionamento mais próximo, além de notificar onde há estacionamentos abertos pela cidade. O Let’s Park disponibiliza informações, também, sobre cada um desses estabelecimentos cadastrados, como horários de funcionamento, vagas e preços.

Ficou sem carro no meio do caminho? Este aplicativo te ajuda a chamar o guincho mais perto de você. Também oferece serviços de troca de pneu, carga de bateria e combustível. O usuário só paga pelo serviço que contratar no momento do imprevisto.

(US$ 30)

(gratuito)

(gratuito)

23


MINHA LEITURA

24

REVISTA MY SQUARE

Nº 06 | JUL E AGO 2016

A revista MySquare ouviu alguns do seus leitores, para saber quais livros eles recomendam a leitura. Confira, a seguir, a sinopse de quatro indicações.

A ESTRATÉGIA DO OLHO DE TIGRE GRINBERG, Renato

O ARTÍFICE

UM DETETIVE, UM MONGE BUDISTA E UM ASSASSINO FERRAZ, Tony

EDITORA Gente

EDITORA Universo dos Livros

QUEM INDICOU Maíra Cruz

QUEM INDICOU Antônio Motta

ONDE COMPRAR Saraiva: R$19,70; Submarino: R$18,69

Na obra, são apresentadas algumas sugestões para o bom desempenho profissional. Para o autor, o conjunto das qualidades que fazem um profissional se destacar compõe a “estratégia do olho de tigre”, que vai ajudá-lo a desenvolver seu potencial para você saber mais como: conhecer suas fortalezas e fraquezas, transformar seus sonhos em objetivos, ser dedicado e resiliente, ser criativo ao resolver problemas, aproveitar as oportunidades, turbinar seu networking e cuidar do seu posicionamento.

DISCURSO E PODER DIJK, Teun A.van EDITORA Contexto QUEM INDICOU Marcos Araújo ONDE COMPRAR Saraiva: R$44,90; Submarino: R$ 41,70; Cultura: R$49,90

Este livro analisa as formas de abuso de poder – manipulação, doutrinação e desinformação – que resultam em desigualdade e injustiça sociais. O autor coloca em questão como uma entonação específica, um pronome, uma manchete jornalística, um tópico, um item lexical, uma metáfora, uma cor ou um ângulo de câmera se relacionam a algo tão abstrato e geral como as relações de poder na sociedade.

ONDE COMPRAR Saraiva: R$30,40; Submarino: R$25,19

Esse é um daqueles livros que envolvem o leitor que gosta de um mistério. Na trama, um assassino que mata através de armadilhas extremamente elaboradas vem enganando a polícia londrina numa série de crimes inusitados. Cabe ao detetive Haryel Kitten desvendar o que há por trás desse mistério. O serial killer, apelidado pela mídia de Artífice, faz com que Haryel trilhe um caminho sem volta. Quanto mais o detetive se aprofunda na investigação, menos compreende o que está acontecendo e fará tudo que estiver ao seu alcance para montar esse quebracabeça. Mesmo que sua própria vida corra perigo.

PAI RICO PAI POBRE KIYOSAKI, Robert EDITORA Campus QUEM INDICOU Ana Garcia ONDE COMPRAR Saraiva: R$61,50; Cultura: R$76,90

Primeiro best-seller de Robert T. Kiyosaki, essa obra deu origem a uma série de enorme sucesso. O autor aposta no conceito de que com maior inteligência financeira muitos problemas comuns da vida cotidiana podem ser resolvidos. Aborda como os ricos tratam como ativos geradores de renda, e como se livrar de pagar impostos demais. Um dos pontos centrais defendidos pelo autor é a tese de se possuir o sistema ou os meios de produção, ao invés de ser um empregado de alguém.

Recomende, também, um livro para os leitores da MySquare. Envie sua indicação para o seguinte e-mail: redacao@mysquare.com.br


EU GOURMET

Polvo Grelhado SERVIDO COM RISOTO DE LULA E PALMITO FOTOS: MONIQUE ASSUNÇÃO

RISOTO INGREDIENTES • 70g de arroz arbóreo • 50g de lula • 50g de palmito • 20g de manteiga sem sal • 30g de cebola ralada • 10g de alho ralado • 20ml de azeite de oliva • 30g de queijo parmesão ralado • 5g de sal • 50ml de vinho branco • 01 tablete de caldo de legumes* dissolvido em 150ml de água

MODO DE PREPARO Cozinhe o arroz arbóreo até ficar al dente no vinho branco com mais 100ml de água e reserve. Na mesma panela que cozinhou o arroz, coloque a manteiga e o azeite de oliva para esquentar, depois acrescente o alho e a cebola, deixe dourar, ponha a lula e logo depois o arroz al dente. Por último, acrescente o caldo de legumes dissolvido em 150ml de água, o palmito e finalize com parmesão.

*CALDO DE LEGUMES

Se preferir, o caldo de legumes também pode ser a água de legumes cozidos. Essa água é aproveitada para a preparação dos pratos dando um melhor sabor e enriquecendo o prado com nutrientes.

POLVO GRELHADO INGREDIENTES Chef Jilmar de Antão Costa ensina a preparar um delicioso prato com frutos do mar

Quem disse que preparar um prato sofisticado dá muito trabalho? É porque não conhece ainda a receita de polvo grelhado com risoto de lula e palmito, do chef baiano Jilmar de Antão Costa. O prato com frutos do mar é super-requintado e muito fácil de fazer. Natural de Salvador e com 18 anos de experiência na cozinha, onde começou como Steward (espécie de ajudante de cozinha), o chef Jilmar é especialista em cozinhas mediterrânea, contemporânea, típica baiana, tailandesa e mexicana. Em Salvador, Jilmar já chefiou várias casas, dentre elas French Quartier, Bucaneiros (Forte de São Marcelo), Moema Batataria & Lounge, Zen Thai e Confraria Mediterrânea. Atualmente comanda a cozinha do Martim Pescador, onde trabalha há dois anos. O restaurante é especializado em frutos do mar e comida japonesa. Agora aprenda a preparar essa deliciosa receita.

• 200g de polvo • 20g de manteiga sem sal • 20ml de azeite de oliva • 30g de cebola ralada • 10g de alho ralado • Toque de ervas (alecrim, tomilho, manjericão fresco e pimenta rosa)

MODO DE PREPARO PASSO 1 Lembramos que para obter 200 gramas de polvo, é necessário cozinhar pelo menos 800 gramas. PASSO 2 Coloque a manteiga e o azeite de oliva na frigideira. Assim que esquentar acrescente a cebola e o alho. Após dourar, acrescente o polvo. Corrija o sal e acrescente as ervas. Deixe cozinhar por 40 minutos.

25


AGENDA

REVISTA MY SQUARE

Nº 06 | JUL E AGO 2016

FOTOS: DIVULGAÇÃO

26

CURSO ARTE DE VIVER - HAPPINESS PROGRAM O Curso Arte de Viver combina técnicas de respiração, meditação e relaxamento, em um programa dinâmico, que possibilita vivências práticas, proporcionando ao indivíduo ferramentas para uma vida com mais qualidade, tranquilidade e felicidade. Os cursos são disponíveis para pessoas de todas as idades, setores, culturas e tradições. Durante o processo, trabalha-se com as antigas práticas de yoga, meditação e respirações rítmicas, combinadas em um formato moderno, para nutrir todos os níveis do corpo, da mente e do espírito. SERVIÇO O QUÊ Curso Arte de Viver - Happiness Program QUANDO 04 a 08 de agosto de 2016 ONDE Av Paulo VI,1984 Edf. Santa Elisa, 2º andar (ao lado da Subway), Pituba HORÁRIO Seg, qui e sex das 19h30 às 22h30; Sáb e Dom das 9h às 17h QUANTO Acima de 60 anos: R$360,00, integral: R$440,00, menores de 25 Anos: R$360,00, refazendo o curso:R$100,00 Valores para compras até o dia 04/08/16. Parcelamento em até 3x no cartão de crédito.

MAIS INFORMAÇÕES 71 3017-9463 71 98795-6667 71 98787-8989 ba@artedeviver.org.br

FOTO: REPRODUÇÃO / INTERNET


OS MALES DO CASAMENTO O espetáculo “Os Males do Casamento” volta em cartaz, no mês de julho, no Teatro Módulo. Composto por duas comédias curtas (“O Urso” e “O Pedido de Casamento”), do dramaturgo russo Antón Tchekhov, as peças são apresentadas sequencialmente. Nos textos, o amor e a paixão são os temas centrais para uma sucessão de acontecimentos como brigas e divertidas confusões. No elenco, estão os atores Fafá Menezes, Marcelo Praddo e Carlos Betão - que acaba de participar da primeira fase da novela “Velho Chico”. A direção é de Gil Vicente Tavares. SERVIÇO O QUÊ Espetáculo “Os males do Casamento” QUANDO 15, 22 e 29 de julho de 2016 ONDE Teatro Módulo, Pituba HORÁRIO sempre às 20h QUANTO R$40,00 (inteira)

27


MINHA SAÚDE

28

REVISTA MY SQUARE

Nº 06 | JUL E AGO 2016

RINITE ALÉRGICA NO PERÍODO FRIO, AUMENTAM OS CASOS DE APARECIMENTO DA DOENÇA POR Brenda Gomes

Estamos na estação considerada a mais fria do ano: o inverno, período em que é recorrente o aparecimento de doenças respiratórias e alérgicas. O ar frio e seco, somado à poluição e a fatores alérgicos, propicia o desencadeamento de sintomas como coriza, espirro, tosse e inflamação da narina. Uma das alergias mais comuns nesse período é a Rinite. A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia estima que 3 em cada 10 brasileiros têm sintomas relacionados à Rinite alérgica. Salvador é a cidade brasileira com maior taxa de pacientes com essa doença, que atinge 40% das crianças entre 6 e 7 anos, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). A professora Ana Kátia Ramos, moradora do bairro da Pituba, convive com a Rinite há cerca de 50 anos. Fatores como a mudança de tempo, mofo, cheiro de tinta e poeira são gatilhos que ativam a doença nela. “Fiz tratamento na adolescência, mas tive efeitos colaterais e fiquei muito inchada. Melhorei por um tempo, mas depois a Rinite voltou. Quando tá ‘braba’, faço nebulização e tomo antialérgicos”, conta a professora. Ana diz que sua Rinite ataca o ano inteiro, mas nesse período ela sente uma piora por causa do tempo. Quem tem Rinite, a exemplo da Dona Ana, convive com o desconforto dessa doença que não tem cura. De acordo com especialistas, os agentes causadores da Rinite variam de pessoa para pessoa, mas comumente, as principais causas são: poeira doméstica, pelos de animais e fungos. No inverno, há um aumento do aparecimento da doença pelo fato das pessoas permanecerem mais tempo em lugares fechados e por usarem agasalhos e cobertores que estavam guardados há um tempo. Em maio deste ano, o médico brasileiro Edmir Américo Lourenço disse ter descoberto a cura para a Rinite. Após 10 anos de pesquisas, ele afirmou que em 80% dos pacientes testados os sintomas da Rinite desapareceram após o tratamento à base de 30 doses da vacina, no período de um ano e dois meses. No entanto, para a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), o tratamento em questão é chamado de “Imunoterapia” e já é utilizado há muitos anos.

Prevenção é o melhor remédio! De acordo com o Núcleo de Otorrinolaringologia da Bahia, algumas atitudes devem ser tomadas para inibir o aparecimento da Rinite alérgica, como: limpar diariamente o local de convívio; evitar contato com poeira; higienizar colchões e roupas de cama; evitar perfumes fortes e ter atenção redobrada aos hábitos alimentares, pois alguns alimentos podem promover a exacerbação das crises alérgicas e, por isso, devem ser evitados.

Diagnóstico

De acordo com a clínica Otocentro, localizada na Av. Tancredo Neves, o diagnóstico da Rinite Alérgica é baseado na história clínica do paciente mais exame físico, testes alérgicos e endoscopia nasal. Antes de iniciar o tratamento, é preciso descobrir o tipo de Rinite do paciente e o que ativa a doença nele.

Tratamento

De acordo com a Academia Brasileira de Rinologia, nenhum remédio cura a Rinite, apenas controla a doença. O tratamento é longo e para toda a vida. Ainda de acordo com a Academia Brasileira de Rinologia, o tratamento com vacinas é eficaz, mas funciona somente em pacientes com Rinite alérgica e, nesse caso, o teste alérgico deve ser positivo para os antígenos usados na vacina. FOTO: ACERVO PESSOAL

“Fiz tratamento na adolescência, mas tive efeito colateral e fiquei muito inchada. Melhorei por um tempo, mas depois a Rinite voltou” ANA KÁTIA RAMOS, MORADORA DO BAIRRO DA PITUBA


FICA A DICA

CUIDADOS NA HORA DE CONTRATAR SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

FOTO: INTERNET

Cada vez mais utilizada nos dias atuais, a terceirização de serviços é uma mão na roda na desburocratização de serviços de empresas, condomínios ou residências, mas também pode dar muita dor de cabeça, se não forem observados alguns detalhes no contrato. Ela pode facilitar o dia a dia e, aparentemente, ser mais sedutora pelas supostas facilidades, contudo são necessários alguns cuidados na hora de contratar. Tais cuidados devem ser tomados porque os contratantes de serviços terceirizados são tão responsáveis pela mão de obra terceirizada quanto as contratadas. Isto significa que poderão responder por dívidas trabalhistas e previdenciárias de empregados que trabalhem em suas instalações, embora estejam vinculados às empresas de prestação de serviços. Para entender melhor sobre a terceirização de serviços, você precisa saber que a prática pode ser aplicada em todas as áreas da empresa definida como atividade-meio. É ilegal a terceirização ligada diretamente ao produto final, ou seja, a atividade-fim. Isolando a atividade-fim, todas as demais funções, que nada têm em comum com a atividade-fim, são caracterizadas como acessórias e podem ser legalmente terceirizadas. Segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST), existindo a terceirização ilícita ou ilegal é configurado o vínculo trabalhista, sendo a contratante responsável solidária, mas é a Justiça do Trabalho quem determina o vínculo empregatício, e, inclusive, a responsável pelo pagamento de todas as verbas trabalhistas a que o funcionário tem direito. Caso a empresa terceirizada não tenha recursos suficientes para o pagamento das verbas relativas a reclamatórias trabalhistas, a Justiça do Trabalho também pode determinar que a empresa contratante arque com esses custos para o empregado, mesmo não sendo considerado o vínculo trabalhista.

DICAS VALIOSAS DE QUEM ENTENDE DO ASSUNTO, PARA VOCÊ NÃO SE ARREPENDER DEPOIS Todas as dicas possuem um único porquê, ou seja, são dicas para que qualquer contratante se proteja contra prestadoras de serviços inaptas, que posteriormente venham causar prejuízos à contratante.

(01) Antes de fechar o contrato solicite as Certidões Negativas de Débito de regularidade fiscal e tributária (FGTS, INSS, ISS e demais). Verifique se a empresa possui uma estrutura que permite ofertar um serviço de qualidade, tais como: sede; portal institucional; atendimento telefônico e presencial. Tais cuidados precisam ser adotados, pois a terceirização ilícita ou ilegal configura o vínculo trabalhista diretamente com a tomadora, que se torna responsável imediata pelo pagamento de todas as verbas trabalhistas a que o empregado tem direito. Mesmo em uma terceirização regular, caso a empresa terceirizada não tenha recursos suficientes para os pagamentos das verbas relativas a reclamatórias trabalhistas, caberá à empresa contratante o pagamento das verbas trabalhistas reclamadas. Isso significa que mesmo não sendo considerado o vínculo trabalhista, a tomadora será responsável pelo pagamento dos direitos trabalhistas, porém de forma subsidiária. (02) Definidas as atividades passíveis de terceirização, outro cuidado que o empresário deve ter é a escolha da empresa. Busque por referências, principalmente no que se refere à capacidade e ao profissionalismo da contratada. Cheque pelo menos três clientes para os quais a empresa presta serviço, entre em contato e solicite mais informações acerca da companhia e do serviço. Efetue uma pesquisa na internet para verificar se existe alguma reclamação contra a empresa que pretende contratar. (03) No contrato de prestação de serviço devem ficar explícitos os papéis e responsabilidades da contratada. Após fechar contrato, é conveniente que a cada três meses a contratante solicite à contrata as certidões de regularidade fiscal. Isso é um direito que nenhuma contratante deve abrir mão. Verifique periodicamente com o funcionário da contratada se ele recebe todos os benefícios nos prazos corretos. Pois, segundo as leis trabalhistas brasileira, a tomadora é responsável, configurado ou não o vínculo. Dessa forma, é muito importante, ao selecionar a terceirizada, verificar sua capacidade financeira e sua idoneidade. Jorge Vitor Melo, 34 anos, empresário, graduado em Ciência da Computação, com MBA em Governança Corporativa, especialista em Gestão de Projetos, diretor geral da empresa Service Soluções em Limpeza e sócio diretor da Seu Negócio Na Web (SNW), empresa de Tecnologia, acostumado a prestar serviços de terceirização.

29


MY CLASSIFICADOS

Anúncio com este selo tem promoção. Aproveite! Acesse www.mysquare.com.br/promo ALIMENTAÇÃO

30

ALIMENTAÇÃO

ALIMENTAÇÃO

ALIMENTAÇÃO

ALIMENTAÇÃO

ALIMENTAÇÃO


MY CLASSIFICADOS

Anúncio com este selo tem promoção. Aproveite! Acesse www.mysquare.com.br/promo ALIMENTAÇÃO

31

MODA

SAÚDE & BELEZA

SAÚDE & BELEZA

SAÚDE & BELEZA

ANUNCIE AQUI! 71 3480-8150


MY CLASSIFICADOS

Anúncio com este selo tem promoção. Aproveite! Acesse www.mysquare.com.br/promo SAÚDE & BELEZA

32

SAÚDE & BELEZA

SAÚDE & BELEZA


MY CLASSIFICADOS

Anúncio com este selo tem promoção. Aproveite! Acesse www.mysquare.com.br/promo

SERVIÇOS

SERVIÇOS

33

SERVIÇOS

SERVIÇOS

SERVIÇOS


MY CLASSIFICADOS

Anúncio com este selo tem promoção. Aproveite! Acesse www.mysquare.com.br/promo SERVIÇOS

34

SERVIÇOS

SERVIÇOS

SERVIÇOS




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.