Revista start life 8a ed

Page 1

8ª EDIÇÃO | ANO 2 | R$16,80

ANNA NEVES

TRANSFORME SUA VIDA ATRAVÉS DO COACHING

CASA COR SC EMPRESÁRIO DO ANO ACII MODA: ALTA COSTURA


2 Start Life


Start Life 3


EDITORIAL Olá, amigos! Chegamos na 8ª edição da nossa revista. É sempre uma alegria imensa ver impresso o resultado de um trabalho que nossa equipe produz com tanto empenho e carinho. E por falar em equipe, a família Start Life está crescendo! A partir dessa edição, passamos a contar com a contribuição e as informações de novos colunistas: Danny Reis, Ton Antony, Angela Guedes e Lu Haugg. Você vai saber também como foi a premiação do “Empresário do Ano”, que marcou a comemoração dos 88 anos de fundação da Associação Comercial de Itajaí ACII. Nós fomos conferir também as novidades da Casa Cor 2017, em Florianópolis. Com o tema “Design mais perto das pessoas”, a mostra apresenta projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento. Saiba também quais as 13 marcas de peso que chegarão ao Balneário Shopping neste segundo semestre de 2017. E se você está pensando em dar uma guinada na sua vida pessoal ou profissional, não pode deixar de conferir a entrevista com a empresária e coaching Anna Neves, do Instituto Anna Neves. Obrigada pela companhia e boa leitura!

EXPEDIENTE

Diretora: Sandra Machado

Colunistas: Sandra Machado Ademar Robert Karina Elisa Vania Rodrigues Gênice Suavi Keltryn Wendland Rick Correia Carlos Alberto Emanuela Araújo Larissa Kümmel Dany Reis Angela Guedes Ton Antony Gerusa Florencio Lu Haugg Jornalista responsável: Keltryn Wendland JPSC 02223

Sandra Machado

sandra@startlife.com.br

SUMÁRIO

Diagramadora: Ana Lúcia Dal Pizzol

Conheça o verdadeiro mundo dos sonhos do universo da moda: a ALTA COSTURA, escrito pela jornalista Gerusa Florêncio

20 A 23

www.startlife.com.br

Conheça as estrelas da CASA COR SC 2017, edição Florianópolis. A mostra que ocorre de 10 de setembro a 22 de outubro tem um objetivo que vai além de encantar e surpreender o público em seus ambientes, tem um compromisso social com as crianças e adolescentes da IDES.

COMERCIAL

Editora: Start Life - Rua 1500, 577, sala 10, Centro, Balneario Camboriu, CEP 88330-524 Revista Star Life, mais que uma revista, um estilo de vida! Faça parte você também. Contato: Sandra Machado (47) 9982-6359 (47) 3056-4181 revistastartlife@gmail.com Distribuição: Litoral e Vale do Itajaí RESPONSABILIDADE: Os textos assinados ou afirmações contidas nesta revista são de responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do editor. *É proibida a reprodução total ou parcial por qualquer meio sem autorização.

4 Start Life

26 CAPA Conheça a coaching e empresária ANNA NEVES, especialista na formação de novos coaches e em atendimentos individuais e idealizadora do maior Congresso do sul do país: o Coaching and Business.

08 Á 11

CAPA

Veja quais foram as empresas que receberam o Selo Social, um programa desenvolvido em parceria entre o Município e a Associação Empresarial de Itajaí (ACII), que visa reconhecer os investimentos efetuados pela iniciativa privada que promovam a melhoria da qualidade de vida do seu funcionário.

31

ENTREVISTADA: ANNA NEVES. CABELO E MAKE: SALAO REGINA. FOTOS: CARLOS ALVES. TEXTO: KELTRYN WENDLAND. ENTREVISTA: LARISSA KUMMEL. LOCAL: INFINITY BLUE


Start Life Start Life5

5


6 Start Life


- SAVE THE DATE -

28 E 29 DE OUTUBRO

COACHING AND

BUSINESS BALNEÁRIO CAMBORIU 2017

É aqui, nesta cidade onde o empreendedorismo, inves mento imobiliário, empresários e empreendedores vem ganhando seu espaço. O cenário é o mais propício para empresas que buscam liberdade para criar e inves dores que buscam um mercado já maduro e informado. Então venha para o Coaching and Business que ocorrerá no dia 28 e 29 de Outubro com os maiores e melhores palestrantes do segmento de empreendedorismo, business e network do mundo.

Vai perder essa? GARANTA SUA VAGA!

47 99151.0077 | 47 99273.5895 �.com/coachingandbusinesssc

coachingandbusiness.com.br

Start Life 7


CAPA

Assinatura feminina no Marina Beach Towers

ANNA NEVES TRANSFORME SUA VIDA ATRAVÉS DO COACHING

8 Start Life


V

Você já deve ter ouvido falar sobre coaching. Uma palavra de origem inglesa, que na prática significa um processo de transformação pessoal ou profissional que conta com o auxílio de um instrutor (o coach). A técnica cada vez mais difundida em todo o mundo, tem auxiliado milhares de pessoas a identificarem seus valores e objetivos, de forma prática e objetiva. Em Balneário Camboriú, o conceituado Instituto Anna Neves, se destaca na formação de novos coaches e em atendimentos individuais. A frente do instituto, está a coach e empresária Anna Neves, que também é a idealizadora do maior Congresso do sul do país, o Coaching and Business. Ao utilizar metodologias, práticas e técnicas que visam o alto rendimento e resultados individuais e de equipes, Anna já formou inúmeros profissionais. Se você também está em busca de um novo e grande desafio, confira a entrevista e saiba mais o que é o coaching e como maximizar o seu potencial! Anna, como o Coaching surgiu na sua vida? Há cerca de cinco anos, uma amiga que havia acabado de retornar da Irlanda, me falou do coaching. Algo que pessoalmente e profissionalmente eu ainda não conhecia, pois dentro da empresa onde eu trabalhava a gente não praticava, mas falávamos muito sobre gestão. Eu já havia feito muitos cursos na área de liderança, mas não especificamente sobre Coaching. E essa amiga me fez esse desafio de conhecer e me aprofundar no tema. E embora eu estivesse em um momento muito bom da minha da minha carreira, com resultados excelentes na empresa, parecia que ainda faltava algo. Eu tinha dúvidas, pensava se era isso mesmo o que queria, afinal, um cargo de gestão, executivo exige muito. Você acaba se dedicando muito à empresa, e em um mês eu ficava três semanas fora e apenas uma semana em casa, isso quando ficava. Por isso eu tinha muitas dúvidas, pois é um estilo de vida totalmente diferente. Então eu fui conversar com um Coach, e ele disse que eu iria descobrir a minha missão de vida. E como eu era muito cética, não acreditava em nada muito lúdico nesse sentido, não acreditei em primeira mão, mas como era um pedido de uma amiga muito próxima, eu decidi ir em frente. Como sou uma pessoa de muita iniciativa, que busca rapidamente os objetivos e não demoro para tomar uma decisão, já na entrevista com ele eu já fechei o coaching. Passei por todo o processo e me apaixonei! Descobri literalmente a minha missão de vida e todas as coisas que estavam faltando para ter certeza do que eu realmente queria. Desde então comecei a estudar e me dedicar a profissão de coach.

Você trabalhou em uma grande rede de lojas do varejo. De que forma essa experiência influenciou ou contribuiu para a sua formação de coaching? Fui supervisora comercial financeira durante 10 anos. Durante esse período trabalhei com grandes equipes, nas áreas comercial e financeira, sempre com foco nas metas, resultados e alto desempenho. De forma que posso afirmar que a Colombo foi a minha base. Em menos de um ano de trabalho fui promovida a um cargo de gestão, onde permaneci por todo o período em que fiquei na empresa. Trabalhei com equipes do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. E foi ali a minha escola de gestão de pessoas, na prática. Eu não tinha essa experiência, pois tinha 23 anos quando fui promovida e a maioria dos gerentes e as pessoas que estavam nos cargos de gestão já tinham só de casa 23 anos. Então, eu aprendi na prática os processos de gestão de pessoas. Isso foi o que despertou essa vontade de conhecer cada vez mais o comportamento humano. O por que as pessoas se comportam de uma determinada maneira e por que às vezes é tão

difícil mudar determinados comportamentos. Foi tudo na prática mesmo, com erros e acertos, até que desenvolvi esta habilidade. Qual a missão do Instituto Anna Neves? Desenvolver pessoas e organizações, potencializando suas capacidades, através da educação, e de uma nova experiência de autoconhecimento, transformando suas vidas e a vida de todos que fazem parte do seu mundo, gerando felicidade e despertando seu potencial infinito. Quais os cursos oferecidos? Oferecemos cursos de Formações em Coaching Profissional de vida, Coaching Empresarial para quem deseja trabalhar dentro de empresas e para quem quer aperfeiçoar sua liderança. Cursos de PNL (Programação Neurolinguistica) Hipnose Avançada para quem deseja aperfeiçoar seus atendimentos individuais, como psicólogos e terapeutas. E para quem quer ser um treinador nós temos o Master Trainer, que tem uma metodologia bem diferenciada, modelada por grandes nomes de sucesso, como Tony Robbins e T. Harv Eker. Este curso é para quem realmente quer descobrir a magia que existe no palco. Também trabalhamos com Coaching Sexual e Relacionamentos, direcionado para pessoas que trabalham na área e querem melhorar seus relacionamentos pessoais, estes nós trabalhamos com uma parceira de negócios especialista na área Anaí Valentina. Também trabalhamos com treinamentos de alto impacto, para quem deseja mudanças mais intensas. São no formato de imersões, com alto grau de permissão. São realmente muito impactantes. O Instituto Anna Neves está organizando um congresso de coaching em Santa Catarina. Como as pessoas podem participar? Sim. Será o 1º congresso de Coaching e Negócios do Sul do país. Contaremos com a presença de treinadores, palestrantes e empresários do Brasil e exterior. Serão dois dias de palestras e workshops que será realizado em Balneário Camboriu. Para participar é só entrar no site http://coachingandbusiness.com.br/ , lá estão todas informações e o participante poderá garantir seu ingresso imediatamente. Como começa e quando termina um processo de coaching? Não trabalho com consultoria ou terapias. Às vezes, as pessoas confundem a função de um Coach. É importante conhecer a história do cliente pra descobrir

Start Life 9


CAPA

suas crenças e valores. Então, com um único objetivo o facilitador (o coach) vai ajudá-lo a atingir esse objetivo durante um processo, que tem duração média de três meses, dependendo do profissional coach. Com encontros de uma hora, uma vez por semana, o coach trabalha com “ferramentas”, ou seja, técnicas que facilitam a sua autorreflexão e autoconhecimento, direcionando e oportunizando a clareza de saber para onde você está indo. É ele que ajuda a identificar em que momento da sua vida você está e aonde você realmente quer chegar. Muitas vezes, você pode chegar sem nenhum objetivo claro, apenas com uma ideia e no decorrer do processo descobrimos o que realmente é importante para sua realização pessoal e profissional. Como as pessoas podem definir claramente umobjetivo pessoal ou profissional? Nos cursos costumamos dizer que existem três tipos de pessoas no mundo. Uma é aquela pessoa que não sabe onde está, mas sabe aonde quer chegar. O segundo tipo de pessoa é aquele que sabe onde está, mas não sabe aonde quer chegar e nem o caminho. E, por último, aquela pessoa que não sabe onde está e nem sabe aonde quer chegar e nem o caminho. Para essas três pessoas o Coaching funciona. Quando você chega a essa clareza de objetivos e sabe exatamente para onde você deve ir, a chance de se frustrar em relação à uma tomada de decisão é muito pequena. É possível mudar de objetivos no meio do processo? Inicialmente as pessoas não têm clareza dos valores, isso está relacionado ao que é importante para cada um. Quando a gente define os valores, efetivamente, os objetivos ficam mais claros. Pois, quando você for trabalhar um objetivo que tem relação com os valores que tem sentido pra você, isso direciona a sua tomada de decisão em qualquer área da vida. Esse objetivo quando alcançado, vai dar o sentimento de realização e felicidade. Por que o ser humano apresenta dificuldades para mudar o comportamento? Pela falta de autoconhecimento. As pessoas não se conhecem efetivamente, elas não sabem a raiz disso. A maioria sabe superficialmente o comportamento que possuem, mas para mudar isso é entender que para mudar o fruto de uma árvore você precisa saber qual é a raiz desse fruto, pois não adianta querer plantar maçã e colher limão, ou vice-versa. Então, a maioria das pessoas não mudam o comportamento porque

10 Start Life

elas não sabem qual é a causa de agir de tal forma, elas acreditam que aquilo se deve por um hábito. As crenças também, não só as limitantes, como também as crenças “possibilitadoras” são o que fazem a gente enxergar o nosso comportamento e buscar mudá-lo. Os valores, por exemplo, são fundamentais para nós sabermos por que temos tanta dificuldade em mudar comportamento, inclusive, porquenão concordamos com o comportamento do outro. Quando temos clareza dos nossos valores, entendemos todo esse processo. É necessário ter um por quê? Com certeza. E vou dar um exemplo bem simples. Quando a gente tem um filho e você tem que fazer algopor ele, você não desiste. Por quê? Pois o seu porque é muito forte, você acaba dando um jeito, existe

um caminho, porém você ainda não sabe qual é. A única distância de onde eu estou e aonde eu quero chegar é o que eu sei. E, se eu não sei, eu não tenho como chegar. Por isso você precisa descobrir o porque. O que realmente faz seu coração vibrar. Quanto tempo pode demorar este processo de descoberta dos valores? Afinal, parece uma busca complexa! Sim, é uma busca. E nós temos várias técnicas para isso. No meu processo de trabalho utilizo três técnicas para identificar esses valores. Além disso, temos uma ferramenta criada pelo Dan Willms, que é um parceiro de negócios que mora na Flórida e ministra um curso chamado “Mudança Positiva”. Ele criou um baralho que auxilia você chegar na raiz dos valores, através da neurociência. A diferença é que quando o coach lhe dá uma lista de valores, você consegue racionalizar os seus valores e a ideia não é essa, pois quando pensamos em valores, não podemos racionalizar e sim entender o que está dentro de nós, no nosso âmago. É um pouco mais profundo. Digo aos meus alunos que devemos buscar sempre nos conhecer cada vez mais, pois a formação em Coaching, por mais profunda e por mais que você saia de lá realmente impactado, este é só começo. É necessário ter juízo com essas informações, pois é uma quantidade de conhecimento muito alta. É importante se aprofundar e estudar cada vez mais, pois estamos em processo de evolução continua e o comportamento humano é algo muito complexo. Por isso trabalhamos com neurociência e física quântica, para que possamos entender mais coisas sobre tudo e o que acontece dentro, não só do ser humano, como no universo. Estudar é a chave para que o coaching realmente faça resultado no cliente, apesar da complexidade. Qual é a diferença entre fazer um processo de coaching e trabalhar com a Formação de novos Coaches? No processo de coaching você vai passar pela transformação sem aprender usar as técnicas e o que está por trás de toda transformação. Você não vai aprender a trabalhar uma ferramenta, apenas passar por essa transformação através do processo de coaching. Já na formação, não é um processo individual, é diferente. Você aprende a trabalhar a ferramenta, aprende a ser Coach. Além de toda transformação dentro do curso, você tem o início, meio e fim. Desde como começa um processo, como ser um Coach efetivamente e como se transformar dentro desta metodologia.


Teve algum caso que te marcou? Uma pessoa, um cliente, um coach, um formando? Inúmeros. E com todos eles, temos muito aprendizado. Teve um caso de uma cliente que veio me procurar, pois estava com um problema de autoestima. Depois do processo de coaching ela ganhou um concurso de miss na sua cidade. Foi um caso em que eu também me impressionei, apesar de trabalhar a autoestima e ver ela sair diferente, não imaginei que ela iria se inscrever num concurso de beleza. Assim como outros alunos que tiveram resultados incomensuráveis. Recebo diariamente depoimentos de vidas que foram transformadas. Pessoas que entraram e viraram palestrantes, escritores, abriram negócios e deram um salto na carreira e na vida pessoal. É um processo que vai além das quatro linhas. Pessoalmente falando, qual a sua principal característica? Persistência. Eu penso que, todo empresário ou ser humano, às vezes, chega um determinado momento em que tem aquela vontade de desistir. Todos nós temos desafios e não é só porque eu sou coach que também não tenho os meus desafios. Mas sou persistente e tenho coragem, não tenho medo de não ver a escada. Hoje isso está bem mais claro pra mim, antes não tinha tanta clareza.Penso que não existem fracassos, e sim, desistências. E que postura você considera importante para as pessoas superarem as ificuldades econômicas que o pais vive e transformarem isso em oportunidade de crescimento e aprendizado? Penso que é durante a crise que nascem as oportunidades. Você precisa ter apenas uma visão. Às vezes, acabamos nos limitando e limitando o nosso potencial, somos muito mais capazes do que achamos ser. O que limita um empresário, negociador, executivo, coach, ou qualquer pessoa é que está entre o seu ouvido direito e esquerdo. É o que a sua pequena voz diz a você que pode limita-lo de chegar onde você quer. Ou as suas pequenasvozes...

O processo de coaching, da forma mais simples, é você atingir determinado objetivo em um curto espaço de tempo. Nesse processo você terá um coach, que na verdade, é um facilitador.

pela boa execução dele, quando você realmente toca a vida das pessoas, você percebe o que importa realmente. Fazer a diferença neste mundo é mais importante pra mim do que propriamente viver. Para um coach, efetivamente, isso é um sonho que está se realizando. Estar aqui no Estado, conseguindo levar esse conhecimento e poder transformar a vida das pessoas. Hoje, estou muito realizada mesmo, cada dia estou conseguindo coisas diferentes dentro desse processo e mostrando para as pessoas que, sim, isso ÉPOSSIVEL! TUDO É POSSIVEL!

E você pode dar dica para as pessoas alcançarem um objetivo? A minha dica é ter metas claras e precisas. Independentemente do tamanho da sua meta. Por exemplo, eu quero emagrecer. Às vezes as pessoas pensam assim: ah, eu quero perder 5kg, mas o meu cérebro não entende o que é perder 5kg. Mas se eu subir em uma balança e visualizar que quero ter 55kg, ele já entendeu, já tem uma imagem sobre isso, que é a minha imagem magra. Agora, se eu perder 5kg ele, o meu cérebro, vai pensar nisso como um saco de arroz, talvez, dependendo de qual imagem mental eu tenho. Então, ter uma meta específica faz toda diferença, mesmo que inconscientemente a gente não saiba disso, mas o nosso cérebro assimila muito mais a nossa meta quando ela é específica e quando você tem uma imagem sobre ela. Saber para onde está indo é o passo fundamental para o sucesso e qualquer pessoa. Se eu não sei para onde estou indo, qualquer lugar serve. Minha dica é essa, tenha uma grande meta, mas uma meta relevante, que faça você realmente persistir até o final. Qualquer pensamento que você tem hoje, pode ter certeza que ele não está sendo grande o suficiente, você pode mais.Pense nisso.

Qual o maior objetivo que você já alcançou? Estar aqui hoje. Todos os meus resultados são grandes Conquistas. Comemoro tudo, do pequeno passo, até o grande salto. Comemorar suas conquistas durante a jornada faz a energia aumentar para seguir em frente. Quando a gente começa em busca de um objetivo ou sonho, busca reconhecimento e valorização, todas as pessoas querem ser valorizadas de uma forma ou de outra. E, quando você passa a ser reconhecida pelo seu trabalho,

Start Life 11


CAPA

12 Start Life


Bella Catarina Pães e Doces

Av. Brasil, nº 1.500, Centro de Balneário Camboriú. Fone: (47) 3261-5001 Aberta de segunda à domingo das 8hs às 22hrs. A confeitaria mais charmosa da região. Doces finos e salgados com o tradicional sabor português. Atendemos eventos e aceitamos encomendas. Start Life 13


LANÇAMENTO 7ª EDIÇÃO REVISTA START LIFE O lançamento da 7ª edição da Revista Start Life aconteceu em um evento super badalado e prestigiado no Marina Beach Towers. O local recebeu a imprensa e convidados muitos especiais. Entre eles, a arquiteta Ana Lins, capa da edição, onde contou sua trajetória profissional. É dela, o projeto arquitetônico do Marina Beach Towers, um dos prédios mais modernos da América Latina. Nossos agradecimentos a todos que tornaram esse evento um sucesso. Especialmente, nossos parceiros, Restaurante Mood, responsável pelo coquetel que agradou e impressionou todos os convidados; a equipe do Mr Champa que além de fazer sucesso nas areias do litoral arrasa nos eventos com espumantes da melhor qualidade e aos novos parceiros da construtora Mendes Sibara que foram ótimos anfitriões e receberam com todo carinho e atenção os nossos convidados do evento.

by Sandra Machado

14 Start Life

FOTOS BY CARLOS ALBERTO ALVES


Start Life 15


NOVIDADE

TREZE NOVAS GRIFES CONFIRMAM OPERAÇÃO NO BALNEÁRIO SHOPPING

Treze marcas de peso chegam ao Balneário Shopping neste segundo semestre. Calvin Klein, Side Walk, Adidas Originals, Colcci, Salinas, NYS Colection, Maria Filó, Santé Armazem Nutricional, Cook & Beyond, Twenty Four Seven, Uva e Verde, The MuttDog e Valenttina são as marcas que vêm para reforçar ainda mais o mix do shopping. “O mercado de varejo está bastante dinâmico e otimista. Estamos sentindo o reflexo deste movimento com a entrada de grifes importantes, atraídas também pelo enorme potencial de consumo de Balneário Camboriú e região”, explica a superintendente do Balneário Shopping, Elizângela Cardoso. A Side Walk, por exemplo, está prevista para inaugurar em outubro trazendo o mix completo da marca para o público masculino e feminino, incluindo calçados, confecção e acessórios (como bolsas e mochilas). Para investir na cidade, os franqueados fizeram um estudo de mercado e identificaram o potencial de público consumidor, com um estilo de vida litorâneo mais despojado e que combina com o estilo da marca. A maior franquia de óculos do mundo – a NYS Colection – também confirmou sua presença 16 Start Life

no Balneário Shopping. A marca americana, que já possui 1.500 pontos de vendas em diferentes países, chegou ao Brasil em 2014 com pontos de quiosques nos principais aeroportos e shoppings de São Paulo. Após consolidar-se no mercado nacional, o NYS do Balneário Shopping será a segunda unidade do país no formato de loja, com óculos de sol, armação para óculos de grau e estrutura de ótica. Balneário Camboriú vai receber também a primeira Twenty Four Seven de Santa Catarina. A grife criada por Raphael Sayou e focada em uma mulher minimalista, mas sofisticada, tem previsão de inaugurar em outubro. A grife aposta em peças atemporais de tecidos nobres, como seda e couro, pensadas para vestir as clientes durante - como diz o nome - 24 horas por dia, sete dias por semana. "São roupas ‘simple and chic’ para mulheres que vivem intensamente: levam os filhos na escola, trabalham e depois ainda saem para jantar com o marido ou as amigas", diz Raphael. Em setembro será a vez da Colcci – grife do grupo catarinense AMC Têxtil – que escolheu

o Balneário Shopping para apresentar o seu novo conceito de loja em SC, lançando a flagship nacional da marca. Inspirada nas galerias de arte contemporâneas, galpões industriais e bares descolados, a Colcci optou por ambientes de design moderno, onde a mistura de texturas, cores neutras e tons sóbrios servem de pano de fundo para realçar ainda mais a atitude cool e jovem de suas peças. Também em setembro o shopping recebe a Maria Filó, grife que prima pela riqueza de cores, detalhes e, principalmente, pela essência feminina. Criada em 1997 no Rio de Janeiro, a marca idealizada por Célia Osorio encantou as mulheres com as suas criações. Hoje, na direção criativa, Roberta Ribeiro aprimora as técnicas passadas por sua mãe e mantém a essência da marca realçando a beleza feminina em todos os encontros da vida. A cidade também acaba de receber a primeira Salinas do Sul do Brasil. Referência em moda beachwear no Brasil, a marca abriu com um preview da coleção Verão 2018. As criações, que traduzem o jeito leve e colorido de viver, ganharam o coração das


meninas mais bacanas do Rio e ao longo da história foram conquistando o Brasil e o mundo. No mercado externo, Estados Unidos, França, Japão, Rússia, Alemanha, Portugal, Espanha e Grécia são alguns dos mais de 20 países para onde a Salinas exporta. Até novembro, o Balneário Shopping recebe ainda a exclusiva Adidas Originals – versão mais casual da Adidas, com roupas descoladas e modernas para usar no dia-a-dia –, a internacional Calvin Klein – consagrada pelos clássicos jeanswear, underwear e pela essência do conforto e da simplicidade – e Valenttina para agregar no segmento de moda feminina. Na linha de presentes criativos inaugura a Uva e Verde, e Cook & Beyond, voltada para os amantes da culinária com os melhores utensílios para cozinhar e servir. Santé Armazem Nutricional, com foco em produtos saudáveis, e The MuttDog, recém inaugurada, complementam as opções em alimentação.

NOVAS OPERAÇÕES DO BALNEÁRIO SHOPPING E Calvin Klein E Side Walk E Adidas Originals E Colcci E NYS Collection E Maria Filó ESanté Armazem ECookie & Beyond ETwenty Four Seven ESalinas EUva e Verde EThe MuttDog E Valenttina

Start Life 17


MODA INFANTIL

DAY OF GLAMOUR FOR BOY AND FOR GIRL A Plataforma Digital Glamour Fashion Kids e Teens realizou mais um super editorial de moda com o tema: Day of glamour for boy and for girl. Com o objetivo de promover através de seus parceiros: Salão Bel Siqueira, Barbearia Estilo para homens, Pany Souza e Laços de Alice), um dia de muito glamour aos seus digitais influencers. Foi um dia de cuidados com a beleza, onde os participantes ganharam cortes de cabelo, penteados, maquiagem, unhas feitas, laços, além de muito brilho e diversão! Os clicks ficaram por conta da fotografa de Curitiba Helloanny Moura, para onde a plataforma deseja expandir seus trabalhos em breve. Quem quiser acompanhar melhor o trabalho desta linda plataforma é só seguir sua página no instagram: @ gf_kidsteen e curtir sua Home: Glamour Fashion Kids&Teen.

SOBRE A PLATAFORMA A plataforma digital Glamour Fashion Kids e Teens é um veículo de divulgação de empresas, marcas, eventos e serviços através de seus digitais influencers presentes em Santa Catarina e Paraná. Nossos digitais influencers recebem treinamentos constantes, tanto na área de saúde quanto do mundo da arte, cultura e moda, sendo este nosso diferencial: oferecer um trabalho de qualidade onde todos nossos fashionistas são muito bem preparados para divulgar quaisquer produto ou serviços contratados. 18 Start Life

QUEM SÃO AS RESPONSÁVEIS? Daniela Mascarello e Janaina Campos. Daniela tem 33 anos é casada, mãe da Yasmin de 10 anos, Yuri 16 anos e do pequeno Matheus 01 ano. É formada em Cosmetologia e estética desde 2011 pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI/

SC, tem uma vasta experiência com a área da beleza. Janaina Campos, 37 anos, casada, mãe da Yara 13 anos, é Farmacêutica Bioquímica formada desde 2002 pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP/PR é Funcionária Pública há mais de 10 anos e vem trabalhando sempre em prol da saúde das pessoas. Elas acreditam que saúde e beleza, associado a muito Glamour será uma receita certa ao sucesso. Plataforma Digital Glamour Fashion Contatos: (41) 98714-9907 (47) 99976-2951 e-mail: glamourfashionyy@outlook.com


DELÍCIAS PARA O SEU INVERNO. Todos os dias você saboreia nossa deliciosa sequência de fondue, em um ambiente totalmente projetado para você.

~ ~ ~

CARNE QUEIJO L AT E CHOCO

3345 3544 | Av. Atlântica, nº 2010 | Anexo Hotel Mercure Centro | Balneário Camboriú | moodrestaurante.com

47

Start Life 19


MODA

AFINAL, O QUE É ALTA-COSTURA? BY GERUSA FLORENCIO

www.gerusaflorencio.com | blog@gerusaflorencio.com 20 Start Life


No universo da moda, a Alta-Costura é um verdadeiro mundo dos sonhos, onde belíssimos vestidos bordados e suntuosamente construídos à mão desfilam pela passarela, que possui um público pra lá de seleto para assistir o espetáculo. E engana-se quem pensa que a alta-costura tem a ver com o preço, tal denominação está relacionada somente à sua técnica, que se traduz no ato mais singelo de valorizar o “fazer com as mãos”. Em suma, pode ser considerada alta-costura a roupa feita de forma exclusiva e sob medida totalmente à mão, sem a utilização nenhum processo industrial e com materiais de altíssima qualidade, somente em terra parisiense. Um vestido pode demorar semanas para ficar pronto e, inclusive, pode até custar tranquilamente uns 800 mil dólares. No universo em que a habilidade manual transcende a barreira do tempo, budget não é problema, mas a alta-costura hoje já não está mais no topo da pirâmide da moda.

HISTÓRIA O termo Alta-Costura – traduzido do francês Haute Couture – surgiu no século XIX e é devidamente registrado e protegido internacionalmente pela Le Chambre Syndicale de la Haute Couture (criado em 1868 por uma associação de artesãos em Paris), que um século depois tornou-se órgão da Federação Francesa de Alta-Costura e Prêt-àPorter dos Costureiros e Criadores de Moda. Somente as marcas aprovadas e devidamente registradas neste sindicato podem utilizar a denominação e para isso, há uma série de regras as serem cumpridas, tais como, possuir ateliê próprio em que as roupas são feitas sob medida e contar uma equipe de pelo menos 20 pessoas que tenham alto nível de conhecimento em técnicas manuais para a construção das peças, e que trabalhem full time. Em 2017, 21 marcas foram autorizadas a utilizar título. A alta-costura surgiu na época da Revolução Industrial, em resposta aos processos que estavam se tornando mais rápidos e fáceis e à desvalorização do trabalho manual. Tudo começou com o inglês Charles Frederick Worth, que em meio ao cenário da industrialização da roupa, percebeu que era necessário dar valor à velha forma de “fazer com as mãos”. Então,

Start Life 21


MODA em 1858 ele abriu o seu próprio atelier em Paris, mais precisamente na Rue de la Paix. Lá ele vendia suntuosos vestidos exclusivos feitos sob medida para a grande elite. No entanto, embora muitas marcas (inclusive brasileiras) se intitulem alta-costura elas não são, pois ela só é feita em Paris e a Maison precisa estar devidamente registrada no sindicato além de cumprir as regras. O que existe fora do cenário parisiense é o prêt-à-porter de luxo.

DESFILES A técnica da alta-costura é feita somente em Paris, mas não só pelos franceses. Cada edição de desfiles da Haute Couture conta com os chamados “convidados”, que não possuem atelier em Paris, mas tem o know-how da técnica da alta-costura para desenvolver uma coleção especialmente para a semana. Entre eles podemos citar o incrível libanês Ellie Saab, que arranca suspiros do público com vestidos pra lá de sublimes. Na última edição, que aconteceu entre os dias 2 à 6 de julho, a Semana de Alta-Costura de Paris teve até DNA americano na passarela com as grifes Rodarte e Proenza Schouler, além de RVDK Ronald Van Der Kemp e AF Vandevorst. A Chanel, Maison que é membro da AC teve a Torre

22 Start Life


Eiffel como inspiração para essa coleção. Vestidos e saias super volumosas tomaram conta da passarela, além do chapéu e do clássico tweed. Já a Dior fez referência em uma das viagens pós Segunda Guerra mundial do seu fundador, Christian Dior, e trouxe shapes que todas as mulheres de todas as partes do mundo podem usar. A convidada Atelier Versace apostou no brilho em diferentes shapes, para várias ocasiões. O destaque ficou por conta de Viktor Rolf que colocou grandes bonecas em seu desfile, que fizeram uma alusão à realidade “que está muito estranha no momento”, segundo Rolf Snoeren, um dos diretores criativos da marca. O destaque dos desfiles fica por conta da criatividade, que ultrapassa a nossa imaginação, já que o budget é alto e o céu é o limite. A alta-costura caminha na contramão das tendências, mas é ela que inspira todo o sistema da indústria da moda por meio das técnicas utilizadas. O que chama muito a atenção é a exclusividade e a magia do tempo que parece não passar, com a forma tão sublime de fazer roupas sem a intervenção de máquinas, o que podemos também chamar de arte!

QUEM COMPRA ALTA-COSTURA? Depois de ler sobre a sua história e entender como é feita, deve estar se perguntando: Mas há quem compre uma roupa tão cara? A resposta é sim! A alta-costura é feita para um seleto grupo no mundo todo, que hoje conta com aproximadamente 4000 clientes espalhados pelos continentes. Embora muitos pensem que nesse sistema são vendidos apenas vestidos de gala, é importante esclarecer que a alta-costura também faz peças para o dia a dia. O preço varia conforme a ocasião, o tipo da peça, dentre outros fatores. Peças de gala feitas para ocasiões especiais geralmente são mais caras. O mais curioso é que a alta-costura não dá lucro. Por mais cara que seja ela não sustenta as marcas que a produzem. O que as mantêm são os prêt-à-porter de luxo e seus perfumes próprios. A alta-costura tem mais a ver com empenho, história, dedicação e arte. É um resgate da moda, como se ela não sofresse com as rajadas do tempo.

Start Life 23


De 10 de setembro a 22 de outubro no

Asylo de Órphãs

São Vicente de Paulo da IDES

casacorsc casacor.com 24 Start Life


Projeto: Juliana Pippi / CASACOR Florianópolis Foto: Marco Antonio

O que é realmente essencial em arquitetura, design de interiores e paisagismo? Os profissionais mais importantes das Américas vão responder a essa pergunta. Venha viver as emoções, as experiências e os sonhos que você só encontra na CASACOR. Praça Getúlio Vargas, 194, Centro, Florianópolis, SC.

PATROCÍNIO NACIONAL

APOIO DE DIVULGAÇÃO

CARRO OFICIAL

MÍDIA PARTNER

PATROCÍNIO LOCAL

RÁDIO OFICIAL

FORNECEDOR OFICIAL

HOTEL OFICIAL

Start Life 25


CASA COR

CASACOR SC 2017, EDIÇÃO DE FLORIANÓPOLIS, ANUNCIA SUAS ESTRELAS

Equipe Casa Cor 2017

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2. Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento. Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACOR traz este ano

26 Start Life

como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual. Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centenário e tombado pelo município, numa mostra do que é essencial. Ou seja, destacar a essência de cada ambiente. E para isto, eles contam com uma turma criativa e cheia de inspirações. As estrelas de CASACOR SC 2017 são: Chris Lago, Gabriel Hering, Diogo Lemos, Rita Lemos, Cris Passing,

Isadora Maestri, Caroline Porto, Sidnei Machado, Karoline Bernardo, Mariana Pesca, Elise Lacerda, Anna Maya, Anderson Schussler, Marcelo Salum, Aline Pires, Natália Prates, Thiele Londero, Rose Campos, Rosani Girardi, Alcides Theis, Claudia Couto, Marco Antonio Medeiros, Andre Sartor, Juliana Pippi, Marcelo Wolschik, Alexandre Muller, Gabriel Bordin, Carina Beduschi, Priscila Koch, Mirian Rodrigues, Diego Viali, Pedro Tessarolo, Jairo Lopes, Fabio Pereira Vitorino, Leandro Ribeiro Sumar, Tauan Zanetta, Claudio Saladini, Leticia Vieira, Rico Mendonça, Luiz Gustavo Maestri, Christiane Ninck, Maira Queiroz, Vanessa Faller, Thais Giuti e Isabel Mercadante.


SERÁ UMA GRANDE MOSTRA! A CASACOR SC 2017 este ano tem um objetivo que vai além de encantar e surpreender o público em seus ambientes, ela tem um compromisso social com as crianças e adolescentes da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo), fundada há 244 anos. Depois da mostra, que ocorre de 10 de setembro a 22 de outubro, dando notoriedade nacional ao prédio centenário, ele estará repaginado, e poderá sediar eventos, gerando renda à entidade, e assim, fortalecendo esta obra de caridade que começou em 1773, com a fundação da Irmandade. “Nós percebemos que, além de ter um mercado pulsante no setor, Florianópolis valoriza seu patrimônio e sua história, e queremos colaborar com esta obra”, disse o franqueado Luiz Bernardo. A IDES mantém, junto ao local, o Lar São Vicente de Paulo e o Centro Educacional Infantil Girassol (CEIG), onde atualmente, são atendidas 417 crianças e mais de 300 jovens em diferentes programas. Em seus 244 anos de atividades, foram encaminhadas mais de 800 crianças para adoção

Anna maya e Anderson Schussler

Marcelo Salum

SOBRE A CASACOR Pertencente ao Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2017 chega à sua 31ª edição em São Paulo, com 20 praças nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Franca, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina), e mais seis internacionais (Miami, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Peru).

ROSE CAMPOS Alexandre e Marcelo

Juliana Pippi

RICO MENDONÇA

Start Life 27


ARQUITETA

A CASA

Uma casa determina um território diante da imensidão , atua como um refúgio e marca um recinto de identidade . A casa e o objeto arquitetonico principal sobre o qual se exercita continuamente o formal , o cotidiano , o todo dia . E como se existisse sobre ela uma repercursão constante. Uma casa deve ser um lar. Mas tambem deve ser arquitetura. Não é por acaso que a Casa , é a origem de toda Arquitetura! E toda boa arquitetura do mundo, atraves da História da humanidade tem sobre todas as coisas .. ser efetiva e simples . Casa atelier. ARQUITETURA , CONCEITO e PROJETO . Este projeto do nosso escritório , depois de muita investigação , chegou a uma casa laboratório de arte e moradia . Ela foi projetada em dois blocos que se unem , um atrium duplo espaço inclinado em um pano único de telhado , aonde funciona um atelier , que ao mesmo tempo é sala , e outra parte plana , aonde está a formalidade da casa . Neste atrium mezzanino , a altura se aproveita para trabalhos de pintura. A proprietaria dá aulas de arte na sala de estar , frente a estas cortinas . Algo peculiar sobre esta casa: A fachada da frente é completamente diferente da detras . Mas as duas se completam pelas laterais . O átrium´, tem vigas de estrutura metálicas e forro de ferro , o caibramento madeira , tudo coberto 28 Start Life

por telha shingles . Provocou um telhado leve e delicado . A iluminação interna é teatral , calhas que ligam horizontalmente a balaustrada a viga mais baixa . Iluminam todo o atrium como um todo . Este telhado termina numa estrutura externa , tratando a fachada da frente . Uma cortina fecha e abre cuidando privacidade . Detalhe para esquadrias que são aluminio preto . A porta de entrada é alta e elegante . É uma casa pensada e trabalhada para o obejtivo da arte e moradia , receber amigos e ao mesmo tempo manter a ordem do cotidiano . Tarefa nada fácil , mas não para eles . ´São artistas organizados ´. O chão é tablado de madeira , a escada é lance unico e plisada de concreto . ( lembrando escada de Escher , o pintor ..). Como eles possuem padaria , tem experiencia em cozinha insdustrial , ela é toda de aço . Muito funcional . A casa tem 3 suites . Dois quartos são encima e tem vista para APP e

um outro no terreo . A piscina é um charme a parte , pastilhas azul bizantino .O deck da piscina é uma extensão da casa. A casa deve ser a cara da familia . É função do arquiteto entende-la . Essa casa é laboratório para muitas coisas interativas , exatamente como uma casa deve ser.

LINS ARQUITETURA Arq. Ana K. Lins (48 ) 99663 7335 CAU 32 986 -0 Av. Madre Benvenuta , 411 Florianopolis - sc anakonradt@gmail.com


ACII

NUME COMEMORA 21 ANOS COM EXPOSIÇÃO NA UNIVALI modificações da moda feminina no mesmo período com uma exposição de trajes”, explica. Na noite de abertura da exposição aconteceu também o lançamento do livro “Meu Singular é Plural”, da escritora Maria Tereza Mascarenhas Passos e um sarau literário com alguns poemas da autora com o Grupo de Teatro do CAU, composto por alunos do Colégio de Aplicação da Univali (CAU). Mirian detalha que o convite para a realização da mostra na Univali partiu da coordenação das bibliotecas da Universidade e que a exposição faz parte de uma ação integrada que visa promover o empoderamento feminino. “Realizar a exposição está sendo uma retrospectiva que nos leva a verificar o crescimento diário do Núcleo, e ainda temos a oportunidade de mostrar nosso trabalho na Biblioteca Univali, que nos orgulha muito, o espaço que recebemos para realizá-la é nobre”, finaliza.

SESSÃO DE NEGÓCIOS A programação comemorativa ainda contará com uma Sessão de Negócios em parceria com o Sebrae, no dia 19 de setembro, também na Univali. A iniciativa tem a finalidade de promover a apresentação de produtos e serviços entre as empresas participantes, e o estabelecimento de parcerias e serviços para que as empresas ampliem sua rede de contatos.

O Núcleo da Mulher Empresário (NuME) da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) completou 21 anos de atividades em junho. Porém, as comemorações aconteceram nos meses de agosto e setembro, com exposição na Biblioteca Central Comunitária da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e também Sessão de Negócios, para oportunizar o networking entre as empreendedoras da região. De acordo com a coordenadora do NuME, Mirian Terres dos Santos, o objetivo da exposição era mostrar a trajetória do Núcleo e ainda, a contribuição para o fortalecimento do associativismo. Foram expostas na rampa de acesso ao segundo piso da biblioteca, imagens das ações desenvolvidas pelo grupo, bem como seus resultados. “São imagens de cursos, palestras, reuniões, Venda O Peixe, Sessão de Negócios, etc. Retrataremos ainda, as

Realizar a exposição está sendo uma retrospectiva que nos leva a verificar o crescimento diário do Núcleo

” Start Life 29


CIDADE

TROFÉU EMPRESÁRIO DO ANO RECONHECE EMPRESÁRIOS DE DESTAQUE E CELEBRA 88 ANOS DA ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE ITAJAÍ Uma noite dedicada a reconhecer aqueles que fazem Itajaí prosperar. Esta foi a tônica da solenidade que marcou a 28ª edição do Troféu Empresário do Ano e o aniversário de 88 anos da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), no Maria`s Itajaí, na noite de sexta-feira, 26 de maio. O evento reuniu autoridades, diretores da ACII, empresários, imprensa e homenageados. O Troféu Empresário do Ano reconheceu dez Categorias de Destaque e as empresas associadas que completaram aniversário de fundação. (Ver box com os homenageados). Também foi enaltecido durante a solenidade o “Amigo da ACII, que nesta edição foi conferido ao excomandante do 1º Batalhão de Polícia Militar em Itajaí, tenente-coronel Ronaldo de Oliveira e a homenagem “In Memoriam”, que foi direcionada ao empresário e ex-presidente da ACII, Noemi Santos Cruz, que faleceu em 5 de maio. Entre os homenageados, esteve o presidente da PROCAVE Investimentos e Incorporações, Nivaldo Pinheiro, que recebeu o título de Empresário do Ano de 2016. Em seu discurso, Pinheiro falou um pouco da sua trajetória, que iniciou aos 14 anos em Blumenau como servidor público, entretanto, aos 18 anos, o desejo de empreender falou mais alto e ele abdicou a estabilidade para ser corretor de imóveis e posteriormente, se tornou um dos maiores empresários da construção civil da nossa região. “Se alguém dissesse que um dia estaria aqui sendo homenageado como Empresário do Ano, arrisco dizer que jamais acreditaria. Mas me sinto feliz e honrado com este reconhecimento. Sei da responsabilidade e da grandeza deste título, por isso agradeço a todos que fizeram este momento possível”, destacou. Além de parabenizar os homenageados, o vice-presidente da Federação das Associações Empresarias de Santa Catarina (Facisc), Jonny Zulauf, enalteceu a representatividade da ACII, que chega aos seus 88 anos e é uma das entidades mais representativas de Santa Catarina. “Tenho a grande honra de participar desta celebração que visa reconhecer o grande valor desta cidade, 30 Start Life

CATEGORIAS DE DESTAQUE: EMPRESÁRIO DO ANO: Nivaldo Pinheiro – PROCAVE Investimentos e Incorporações MULHER EMPRESÁRIA: Nisandra Maria Fraga – Lara Cortinas DESTAQUE EM GESTÃO: Djalma Lúcio Rodrigues Vilela – Multilog JOVEM EMPRESÁRIO: Jefferson Davi de Espíndula – Grupo Parada dos Amigos DESTAQUE NA INDÚSTRIA: Klabin DESTAQUE NO COMÉRCIO: Labes Joalheiros DESTAQUE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: Tecadi DESTAQUE NA RESPONSABILIDADE SOCIAL: Distribuidora Müller e Timoneiro DESTAQUE NO SERVIÇO PÚBLICO: 7º Batalhão de Bombeiros Militar em Itajaí DESTAQUE NO TERCEIRO SETOR: Rede Feminina de Combate ao Câncer

desta Associação, bem como dos seus associados. Itajaí é uma comunidade que se destaca no Estado pela qualidade do seu trabalho e sua incontestável qualidade de vida. Em nome da Facisc, desejo parabéns a todos os homenageados, a Itajaí e a ACII, que há 88 anos desempenha um papel de extrema significância”. Já o prefeito Volnei Morastoni, enfatizou a importância das empresas, disse que elas são a coluna vertebral das cidades, em que só é possível dizer que um município é forte se suas empresas forem bem estruturadas. “Com esta homenagem, que visa coroar empresas que deram e dão tão importante contribuição para Itajaí, a Associação Empresarial está demonstrando a força do empreendedorismo, do associativismo e da união de forças em prol de uma cidade. Ações que nós, como governo municipal, só temos a apoiar e parabenizar”. O presidente da ACII, Eclésio da Silva, encerrou a solenidade, dizendo que os 88 anos da ACII foram marcados por inúmeros desafios e que nos últimos anos não tem sido diferente, uma vez que o pais vive um momento de crise. “Mas Itajaí se supera, aliás Santa Catarina tem se mostrado um estado diferenciado. Há muitas dificuldades em ser empresário, mas sem dúvida, todos os que hoje recebem esta nossa homenagem, são exemplo de que trabalhando é possível vencer as adversidades”, finalizou.

EMPRESAS ANIVERSARIANTES: 25 anos Abdo Construtora Beto Carrero World Braspeças Refrigeração Estrada Transportes Organização Contábil Líder Timoneiro Unimd Litoral

30 anos CDC Cargas e Logística Clarifil Rheiss Frigemar Savant Contabilidade Walmir Barroso Advogados 40 anos ACP Contabilidade Aikawi Contabilidade Orsegups Vigomar 50 anos CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Agência Mundial de Turismo Distribuidora Müller Escritório Contábil Jesdimar 60 anos Steigleder Têxtil Carboni 70 anos SESI (Serviço Social da Indústria) 120 anos Sociedade Guarani


CIDADE

SELO SOCIAL CERTIFICA 68 EMPRESAS DE ITAJAÍ

Um grande evento para reconhecer empresas itajaienses que investiram em projetos sociais. Essa foi a Certificação do Programa Selo Social, que aconteceu no mês de julho. Ao todo, foram 68 empresas certificadas, 856 projetos inscritos, totalizando R$ 4.904.500.146,28 em investimentos. “Tenho muito orgulho de ter iniciado esse projeto em 2005, durante o meu primeiro mandato, e só tenho a parabenizar todas as empresas presentes.”, falou o Prefeito Volnei Morastoni, que ainda lembrou que Itajaí foi a primeira cidade de Santa Catarina a implementar o Programa Selo Social. A Solenidade fez parte das comemorações do Aniversário de Itajaí e inicialmente seria realizada em

09 de junho. Pelas fortes chuvas da época, o evento foi remarcado para dia 07 de julho. A certificação das empresas é definida por uma comissão composta por 13 membros. Esse ano, foram realizadas 12 reuniões ordinárias e 05 reuniões extraordinárias para definir as empresas que receberão o Selo Social. “Espero que tenhamos cada vez mais empresas que pensam no social. Esses investimentos geram um benefício para todos que vivem em Itajaí.”, completou o Secretário Wagner Lúcio de Souza, da Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas, responsável pelo evento. A certificação pelo Selo Social representa

um importante diferencial para as empresas na criação de vínculo entre marca, produto, serviço e os projetos sociais. O reconhecimento como empresa socialmente responsável é fator de peso cada vez mais reconhecido pelos consumidores. Para receber esse reconhecimento, basta se cadastrar e realizar investimentos internos (funcionários), externos (comunidades) e estar em dias com os impostos. O Selo Social é um programa desenvolvido em parceria entre o Município e a Associação Empresarial de Itajaí (ACII), que visa reconhecer os investimentos efetuados pela iniciativa privada que promovam a melhoria da qualidade de vida do seu funcionário ou da comunidade na qual está inserida. Start Life 31


32 Start Life


FESTA DE ANIVERSÁRIO SURPRESA PARA ADEMAR ROBERT O multimídia e colunista social mais badalado da região, Ademar Robert, comemorou aniversário ao lado de vips, em Balneário Camboriú. No último dia 01 de setembro, recebeu festa surpresa, organizada pelas amigas e madrinhas do apresentador, Dirce Fistarol e Danielle Eloisa Serpa. A tarde de Chá Europeu reuniu grupo “in” na Confeitaria Bella Catarina, localizada na galeria do Hotel Sibara. Fotos by – Carlos Alberto Alves.

Start Life 33


VIVA CALEDÔNIA G Lafitte recebe convidados para um almoço espanhol incrível no Caledônia Private Village, onde apresentou a todos um pouquinho do que é viver entre o mar e as montanhas.

ADEMAR ROBERT vipssbt@gmail.com

Clarici Olsson Gelson e Vanda Laffitte Gabrielle Laffitte, anfitriâs do agradável almoço espanhol.

Gabriele Laffitte, gerente de marketing do Grupo G. Laffitte. Danielle Eloisa Serpa

Gabrielle Laffitte e Ricardo de Paula.

Gabi, Vanda, Gabriela, Giovane e Luana

Simone de Souza e Sandra Machado, diretora da revista “Start Life”

Cirurgião plástico Marcelo Borba.

Daniela Longhi de Castro e Ner. 34 Start Life


Volnei Vequi, Ademir Schweintzer Vequi e Gilson. Natascha e Inalda do Carmo.

Anadir Rocha Montibeller, Dani e Ana Castellon.

Walcileny Pedroso.

Angela Freire, leia-se Yang Modeladores.

Freaya Wagner e Zu Schmith.

Rodrigo Alves.

Larissa e Luiz Alberto Sinhorim

Av Central, 362 Ed. de la Torre - BalneĂĄrio CamboriĂş (47) 3366-8385 - http://www.reginabelezaeestetica.com.br Start Life 35


CARLOS ALBERTO carlosalves@eventosemfotos.com.br

1

2

3

6

14

8

10

13

36 Start Life

7

5

9

1 - Carmen Liesenberg e Gabriela Liesenberg - Segunda Mostra de Decoração Delumini; 2 - Cristhian Daniel M. Afonso e Arquiteta Daniela Vieira - Segunda Mostra de Decoração Delumini; 3 - Luis Bernardo , Cadu Torres , Graziela de Caroli e Francis Bernardo - Inauguração Casa Cor Florianópolis; 4 - Ieda Pereira, Pietra Battistotti, Pedro Pereira e Carla Pereira - Segunda Mostra de Decoração Delumini; 5 - Jeferson Potestino Louzavio, Juliana Laurindo, Juci Perazza, Alexander Storti - NCD em Pauta - Fernando Campana - Criciuma; 6 - Nastajja Canello e Ariel Fabian Canello Aniversário de Ariel Fabian Canello; 7 - Sirlene Castilho e Eduardo Silva - Palestra técnica na Via House Balneário Camboriu; 8 - Neide Bini ,Aster Scheidt , Cleucimara Santiago e João Marcelo Mazzo - Aniversário Ariel Fabian Canello; 9 - Odete , Jose Machado, , e Cesar Freitas - Inauguração da Loja Heveastore - Riviera Bussines Mall; 10 - Simone, Valdete, Eonice, Sandra e Xica Lima - Evento Viva Caledônia - Caledônia Private Village; 11 - Fernanda Camargo e James Góes Aniversário de Ariel Fabian Canello; 12 - Pedro Cunha e Sheila - Inauguração da Loja Heveastore - Riviera Bussines Mall; 13 - Tania Cavalli e Guilherme Tasso - Loja Florense Florianópolis; 14 - Daniele Carneiro e Silvia Binato - Segunda Mostra de Decoração Delumini; 15 - Débora F. Gadotti Farah e Paulo Farah Aniversário de Ariel Fabian Canello;

16 - Ademar Robert , Ana Paula Barros e Andre Luiz Souza - Evento Viva Caledônia - Caledônia Private Village; 17 - Andreia Freitas - Inauguração da Loja Heveastore - Riviera Bussines Mall; 18 - Arlindo Cypriano e Fernanda Miranda - Evento Viva Caledônia - Caledônia Private Village; 19 - Arquiteto Henrique Steyer - Loja Florense Florianópolis; 20 - Beatriz Vieira e Alan Góes - Aniversário de Ariel Fabian Canello; 21 - Carmo Griebeler e Paulo Roncen - Palestra técnica na Via House Balneário Camboriu; 22 - Carol Boschi e Geandro Ariel Boschi Segunda Mostra de Decoração Delumini; 23 - Carolina Binotto, Mariana Binotto e Daniela Binotto - Aniversário de Ariel Fabian Canello; 24 - Clemar De Souza e Fernando Campana NCD em Pauta - Fernando Campana - Criciuma; 25 - Liandra Bertholde - Izael Bertholde- Tatiane Bertholde e Rosely Koprowisk - Berthome Projetados lança novo showroom da Rudnick; 26 - Jocemir Arceli Santos e Isamar Sibeli Goulart - Segunda Mostra de Decoração Delumini; 27 - Laís Feitosa e a arquiteta Carla Feitosa - Palestra técnica na Via House Balneário Camboriu; 28 - Patricia Varela Regges e Justi Justy Aniversário de Ariel Fabian Canello; 29 - Gabrielle Lucktemberg Laffitte e Vanda Lucktemberg Laffitte - Evento Viva Caledônia Caledônia Private Village; 30 - Luiz Aberto Sinhorim e Larissa Sinhorim - Evento Viva Caledônia - Caledônia Private Village.

11

8

12

14

15


1

16

2

17

3

18

19

20

24

25

29

30

5 6

21

22

26

27

23

28 8

xxxxxx

12

15

16

Síndica profissional atuante no mercado de Balneário Camboriú e região desde 2009. 14

Start Life 37


LU HAUGG SIN CITY COKCTAIL NO TAJ

Carla Pereira e o grupo de profissionais que participaram da Mostra

2a MOSTRA DE DECORAÇÃO DELUMINI TRAZ O MELHOR DO DESIGN À REGIÃO Acaba de abrir a 2ª edição da Mostra de Decoração Delumini, consolidando-se como um evento de sucesso e reconhecimento do público e dos profissionais envolvidos. Neste ano o tema escolhido foi Celebrar. “Queremos brindar as parcerias incríveis, que temos com os profissionais envolvidos, as marcas e fornecedores. A Mostra amadureceu e nada melhor que celebrar este ótimo momento”, explica Carla Pereira proprietária da Delumini e idealizadora da Mostra, que fica aberta ao público até outubro. A Mostra terá 12 ambientes, assinados por um seleto grupo de 11 profissionais consagrados de Santa Catarina, que criaram espaços recheados de muito luxo, sofisticação e design. Adriana Piva, Regina Caelis, Idea Projetos, Felix Valle Jr, Gabriela Herde, Glanz Interiores, Officio e Arte, Patricia Nascimento, Thayane Santana, Home Juliana e Luana e Liesenberg Arquitetura & Design, são os profissionais e escritórios convidados a criarem os ambientes dentro da Delumini, que foi totalmente repaginada para a Mostra.

Uma super balada sacudiu o TAJ, o Sin City Cocktail. Um coquetel temático, que trouxe uma nova temática aos eventos da cidade, o entretenimento do público através de mesas de jogo como nos cassinos reais. Convidados da área GOLD receberam fichas na entrada do evento, que puderam usar nas mesas de pôquer, a título de diversão, sem vínculo monetário. Além dos jogos, teve coquetel com drinks exclusivos e itens da Gastronomia Japonesa. E ainda a presença da cantora Daphne, que se apresentou em 3 momentos distintos, em parceria com os DJs Bertollo, Vincce e Luo e Vyolo, que possuem projetos de Música Eletrônica envolvendo instrumentos sofisticados como o Saxofone e o Violino. O Dress Code escolhido para os convidados foi o Black Tie, o que trouxe um glamour todo especial ao evento.

ADRI VOLPI PINTA NA ITÁLIA A CONVITE DA CIDADE DE SEUS ANTEPASSADOS As tintas de Adri Volpi, que já respingaram até mesmo do outro lado do mundo, na revista Marie Claire Hong Kong, vão colorir sua terra de origem. A convite da prefeitura de Verolanuova, cidade ao Norte da Itália, de onde seu bisavô emigrou para o Brasil, a artista ítalo-brasileira fez uma performance ao vivo, pintando no dia 2 de setembro em pleno Anfiteatro del Parco Nocivelli. Não bastasse a satisfação pessoal, de retornar para a cidade onde percebe suas raízes – da farta gastronomia ao estilo de vida apegado à família – Adri comemora o privilégio de retribuir tantas tradições herdadas, apresentando as belezas de Santa Catarina aos cidadãos de Verolanuova. Isso porque seu live painting terá como cenário painéis que reproduzem os grafites pintados por Adri Volpi nos tapumes do Soul Residence, em Jurerê Internacional.

BARBEARIA VIP RECEBE PRÊMIO NO RJ

38 Start Life

A Barbearia Vip – rede catarinense que virou uma franquia nacional - recebeu esta semana o prêmio da ANCEC (Agencia Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação), no Rio de Janeiro. O jovem empresário Victor Conceição, dono da rede, recebeu o título e anuncia que a expansão não para: tem 17 lojas e chegará a 25 até o final do ano. ​Itajaí acaba de inaugurar uma unidade e já virou point preferido dos homens que querem cuidar do visual. A qualidade do serviço é aliada a mordomias como open bar de bebidas da cervejaria Eisenbahn, monitores individuais de TV a cabo, Playstation, simulador de stock car, sem contar toda a gama de opções para satisfazer a vaidade do homem do século 21, como estética facial e corporal, Dia do Noivo, e ainda conta com espaço Kids.


GERUSA FLORENCIO

DANNY REIS

DADDY HOUR REUNIU FAMÍLIAS NO ATLÂNTICO SHOPPING O Atlântico Shopping promoveu o Daddy Hour, um evento pra lá de especial para os pais e seus familiares aproveitarem juntos. Na ocasião, clientes, convidados especiais e a imprensa lotaram o piso térreo do empreendimento. Todos foram curtir bons momentos Letícia Angelino, Miss Itajaí 2016 e a Miss e já entraram no clima de Dia dos Pais. Quem passou Itajaí 2017 Anissa Cunha, prestigiaram o evento pelo shopping e aderiu à campanha participou da ocasião especial. O evento contou com degustação de três tipos de chopp, comida de boteco, sinuca, música ao vivo, design de barba e cabelo e exposição de motos. O Daddy Hour teve o apoio da Zehn Bier, Maria Gô Cabeleireiros, Nelson Bilhares, Cacau Show, Kawasaki e Apocalypse Cycles Choppers.

MAURO VOLPARA

DIVERSIDADE

A Diversidade, presente em nosso dia a dia e assunto tão abordado atualmente pela maioria das instituições, é o tema da nova Campanha da Clínica Andy Ern, desenvolvida especialmente para a celebração dos 10 anos do empreendimento. A Campanha Diversidade vai muito além do símbolo de um conjunto de diferenças, e busca retratar sobre a beleza da mulher nas suas diferentes formas, trazendo pluralidade na comunicação nos meios em que será utilizada. “Decidimos abordar o tema da Diversidade da Beleza, pois o nosso principal ideal como clínica de cirurgia plástica é o aperfeiçoamento e valorização da beleza natural de cada mulher. Essa é a essência do nosso trabalho”, declara a administradora do empreendimento, Thalyta Ern.

REFERÊNCIA NO ESTADO

Os diretores Luiz Carlos Fidelis e Leandro Fidelis

A Vanan Distribuidora de Cosméticos é um modelo de negócio que tornou-se referência no estado. Com quase 20 anos de atuação em Santa Catarina, a matriz Vanan e a filial Bioaromas localizada em Palhoça – inauguradas em 1999, distribuem exclusivamente os produtos da Bio Extratus para 110 municípios catarinenses. A distribuição das mais de 25 linhas da marca é realizada em farmácias, perfumarias, salões de beleza e supermercados. Além disso, a empresa promove diversos eventos ao redor do estado nos estabelecimentos parceiros, como por exemplo: Camarim Bio Extratus, Cronograma Capilar, Corte Bordado, Compre e Aplique, Estoura Balão e Roleta de Brindes. Estas ações são realizadas através dos promotores de vendas em 15 regiões distintas, de forma planejada, com o intuito de prestar assistência aos clientes além de envolver o público.

Lucas lucco e Nivaldo Varela com o time de beldades da Mega Model Camboriu durante a gravação do clipe TIC TAC

CLIPE “TIC TAC” DE LUCAS LUCCO E MC LAN É GRAVADO NO LITORAL CATARINENSE Após o sucesso de “Tá tranquilo, Tá favorável” gravado na Praia do Caixa d aço, em Porto Belo – SC, o cantor Lucas Lucco retornou a Santa Catarina, para gravar seu novo clipe, que promete ser o hit do verão. Dessa vez, o cantor elegeu a capital Florianópolis para gravar “TIC TAC”, sua nova música, em parceria com o funkeiro MC Lan. Pelo segundo ano consecutivo, Lucas Lucco e sua equipe fizeram questão de contar com casting exclusivo de modelos da Mega Model Camboriú. As cenas externas e internas, foram gravadas no Cacupé, bairro nobre de Floripa. Produzida por Willibaldo e Yuri Martins, um dos produtores mais reconhecidos do funk, TIC TAC é a grande aposta do cantor, que sempre se mostrou versátil e inovador ao misturar estilos diferentes em suas músicas. Vale a pena conferir!

XS EXCESS COMUNICAÇÃO

SUCESSO A dentista especialista em realibitação oral e estética orofacial Dra Sonara Albino e a apresentadora Larissa Kummel, em momento de descontração após entrevista para o Programa Histórias e coquistas, da Tv Univali. Start Life 39


ANGELA GUEDES CARLOS ALBERTO ALVES

ANIVERSÁRIO ARIEL CANEDO O mais elegante empresário da região, e anfitrião requintadíssimo, Ariel Fabian Canello abriu as portas de sua mansão , na praia de Cabeçudas para mais uma vez bem receber seleto grupo de amigos e festejar seu aniversário que contou com inúmeras atrações e carinho de todos. Parabéns meu amigo, seu bom gosto e seu bom humor melhoram o mundo.

Lu Piccoli , ladeada por Sandro Didomênico e Emerson Strutz da Quituteria

Um dos momentos mais aplaudidos da noite foi o tango que o anfitrião e a empresária Patrícia Varella apresentaram , impecáveis. Na foto com a bela Nastajja, sua filha. A elegância do Cirurgião Plástico, Marcelo Borba e do Ortopedista Rodrigo Alves fizeram sucesso no badalado festejo. Elizabeth Ferrari, Ariel Canello, Olga Steiner Ceratti e Angela Guedes celebrando a amizade.

Ariel , sempre atento com amigos e familiares, todos elegantérrimos

Elas encantaram a festa com sua elegância e carisma: Cinthya Carla Rodrigues, Vivane Feijó e Maria Célia Neves

Os vips André Souza e Anderson Santin também marcaram presença

GUMA MIRANDA/ W CONECTE

ESTUDIO FUNCIONAL Inaugurado na última quinta-feira o Studio Funcional Core Movement, que chegou à cidade Balneário Camboriú para movimentar cena fitness. O coquetel de inauguração reuniu imprensa e convidados, que parabenizaram o casal de educadores físicos Jefferson Felicio e Emanelle Felicio. Na foto os anfitriões Emanuele e Jefferson Felicio com os empresários Sandro Domenico e Emmerson Strutz da Quituteria 40 Start Life


VANIA RODRIGUES vr-concursos-sc-brasil.blogspot.com | escolademodelos@gmail.com

MANUELA MARTINS É A NOVA RAINHA DA FESTA NACIONAL DO MARISCO

TONI BUENO

Concurso agitou torcida presente à abertura da 15ª Festa do Pescador Artesanal A 21ª Festa Nacional do Marisco já tem sua rainha: Manuela Francisco Martins, 18 anos, foi eleita para representar e divulgar o evento nos próximos meses, num concorrido concurso realizado na última sexta-feira, dia 11. Completando a realeza, também foram eleitas a 1ª princesa Taiane Rosimeri Lima, 15 anos, e a 2ª princesa Ketly Francine Caetano, 14. 22 candidatas subiram ao palco da 15ª Festa do Pescador Artesanal, realizada na Praia de São Miguel, no final de semana passado. Com elas estavam suas torcidas, amigos e familiares, vibrando a cada minuto. As candidatas desfilaram primeiro com short e camisetas, e posteriormente, com trajes de gala. Foi uma escolha difícil para os jurados, porque tivemos fortes concorrentes, acredito que foi um dos concursos mais disputados, descreve o secretário de turismo de Penha, Arnaldo Dias. Mas no final só poderiam ser três escolhidas, e Manuela, Taiane e Ketly somaram a maioria dos votos. Beleza, porte e simpatia foram os principais critérios avaliados pelos 11 membros do júri, que tiveram que filtrar ainda as manifestações do público.Manuela é da Armação, e estuda na escola Antônio Rocha de Andrade. Também da Armação é a 1ª Princesa, Taiane, mas ela estuda na escola João Batista Paiva. Quem também estuda no Antônio Rocha é a 2ª Princesa, Ketly, residente da Praia de São Miguel. Todas as três deverão representar a cidade em feiras, exposições e outros eventos turísticos, para divulgar a Festa Nacional do Marisco.Manuela já havia desfilado como modelo, mas foi o primeiro concurso que ela participou. Além do prêmio de mil reais, ela também ganhou a confecção de um book fotográfico. A primeira princesa recebeu um prêmio de 500 reais, e a 2ª Princesa de 250 reaispessoas maravilhosas. Vamos as noticias

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA NO CASAHALL DESIGN DISTRICT A marca blumenauense de lenços Van Cleve, fundada em 2014 pela empresária Alana Baumgarten, está colorindo os corredores do Casa Hall Offices com as estampas e fotografias da coleção “A Garden Love Story”. A exposição acontece no 2º andar do CASAHALL Design District, até dia 7 de setembro. A Van Cleve é especializada em lenços de seda e tem como principal característica a busca pela exclusividade, limitando a quantidade de cada artigo a poucos volumes, visando oferecer produtos únicos e garantir materiais impecáveis. Contrária a tendências passageiras e sem substância, a Van Cleve adiciona pequenas joias carregadas de sensibilidade ao closet, ao invés de substituí-lo a cada estação. As peças são preciosidades, verdadeiros souvenirs de histórias reais e repletas de significados. A visitação é gratuita e aberta ao público em horário comercial.

r: Para Pensa

s seres Que todos o que es e sejam feliz ntos, ame meus pens atos palavras e a todos. contribuam Gratidao

DOAÇÃO PARA A APAE A Construtora Pasqualotto não investe apenas na construção civil e geração de empregos na região. Com perfil solidário, a empresa realizou recentemente um linda ação em apoio aos alunos da APAE de Itapema. A construtora promoveu a doação de ferramentas para a montagem da oficina de Próteses que a entidade está oferecendo, beneficiando assim, os alunos que precisam dos equipamentos, mas não têm condições de comprar. Start Life 41


KARINA ELISA karina.elisa@gmail.com

DALCOSTA DESFILA COLEÇÃO KIDS NO COSTÃO DO SANTINHO Marca referência em moda praia para o Estado, a Dalcosta desfila neste fim de semana, 3 de setembro, no SC Fashion Summer, pertencente à plataforma digital SC Fashion Kids e Teens, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis. O evento chega em sua terceira edição e se consagra como o maior evento de moda infantil e infanto-juvenil de Santa Catarina. O SC Fashion Kids e Teans é uma plataforma que reúne crianças e adolescentes “minifeshionistas”, consumidores e influenciadores digitais que fomentam em suas redes sociais tendências de moda, mercado e estilo de vida. Grife de moda praia de Ilhota (SC), a Dalcosta irá mostrar ao público uma coleção lúdica, com estampas desenhadas à mão. Para o estilista da marca, Alisson De Vitto, o projeto é a oportunidade que os catarinenses têm de se mostrar para o mercado com toda a potência. “Nossa coleção traz macrotendências internacionais, o retorno à primeira infância e a ludicidade nas estampas”.

SOUL SISTER LANÇA COLEÇÃO DE VERÃO 2018

GUMA MIRANDA

O evento de lançamento da coleção Mythos Summer 2018 da grife feminina Soul Sister agitou o litoral catarinense na última semana. Toda inspirada na Grécia, a coleção traz estampas leves e cheias de vibe. A marca tem alma folk e imprime intensidade em suas criações. A Soul Sister fica na Avenida Brasil, 1600, em Balneário Camboriú. Quem recebeu convidadas na ocasião foi a promoter SAYO MFARIAS ,na foto SILVIA TARGINO ladeada pelo amigo TOM ANTONY .

TROFÉU DR. EMPREENDEDOR Evento que movimentou a cidade no último dia 18 de agosto, nas dependências do belíssimo espaço Portal das Pedras, interior da Camboriu, reuniu grande número de pessoas para uma grande premiação. Vários segmentos do mercado, em diversas categorias, que foram selecionados por indicação ou por votação da pesquisa Ângulo, receberam das mãos do Dr. Rey, o protagonista e idealizador do evento, seus troféus e certificados.

PROGRAMA BEM MELHOR CARIMBA PASSAPORTE NA EUROPA Primeira episódio das gravações do Programa Bem Melhor , do querido FLÁVIO JUNIOR, aconteceu na Itália, na nostálgica Veneza. Muita gastronomia, imagens maravilhosas e turismo interativo, integram um astral incrível ao Canal focado em variedades , qualidade de vida e bem estar. Parabéns pela belíssima produção. ( TV OI, GVT TV, NET, BLUE, SKY HDTV) ESTA COLUNISTA - MELHOR COLUNISTA DE CAMBORIU

42 Start Life

IRMA TATIANE e LOTUS CLINICA MÉDICA


KELTRYN WENDLAND keltrynw@gmail.com

MARCELO PAKINHA

FUTSAL FEMININO DE LAGES SE DESTACA NACIONALMENTE As Leoas da Serra são as primeiras campeãs da Copa do Brasil de Futsal Um projeto social e esportivo está transformando a vida de centenas de meninas em Lages, na Serra Catarinense. A Associação Leoas da Serra, projeto criado em 2013, possui equipes adulta e sub-18, e mantém de escolinhas de futsal nos bairros da cidade. O time ficou conhecido nacionalmente, no final do mês de agosto, após um gol de lambreta memorável marcado pela ala Jéssica Graziela Sant’Anna, de 24 anos, conhecida como Getúlio, em referência a sua cidade onde ela nasceu. O gol, ganhou mídia nacional e reconhecimento de ex-jogadores de futebol como Zico e do jogador de futsal eterno ídolo da seleção brasileira, Falcão, considerado o mestre das “lambretas”. A apresentadora Fernanda Gentil, do programa Esporte Espetacular, da Rede Globo, esteve em Lages para gravar uma matéria e contar a história da Getúlio e do time que chegou na final da Taça Brasil de Futsal. No dia 09 de setembro, em um jogo memorável que lotou o ginásio Jones Minosso, as Leoas da Serra venceram por 6 x 0 a equipe de Iranduba (AM).

PROJETO AJUDE UM ANIMAL DE RUA FOI DESTAQUE NO PROGRAMA ESTRELAS, DA REDE GLOBO Uma ação lageana para proteger os animais foi tema de uma reportagem do quadro “Estrelas Solidárias”, do programa “Estrelas”, comandado pela apresentadora Angélica. O ator e defensor animal, Anderson Di Rizzi mostrou como funciona o projeto idealizado pela empresária e acadêmica de Jornalismo da Uniplac, Bruna Uncini, que levantou fundos para comprar casinhas para os cães abandonados e distribui-las pela cidade. Atualmente, existem 174 casinhas espalhadas em vários bairros e conta com o trabalho de voluntários para limpeza, manutenção das casinhas e distribuição de cobertores e ração para os animais que nelas se abrigam.

AS CEREJEIRAS DE LAGES Todos os anos a cidade fica mais bela, com as alamedas floridas Quem mora ou visita Lages no final do inverno fica encantado com a beleza da florada da cerejeira. Essa espécie ornamental pode ser vista em várias ruas, principalmente ao longo da Frei Gabriel, Nereu Ramos e no Parque Jonas Ramos (Tanque). A beleza da planta em cor vibrante inspira fotógrafos profissionais e amadores que se aventuram em registrá-la em meio ao correcorre do cotidiano. A cerejeira, que floresce no final do inverno e início da primavera, é originária do Japão, sendo a árvore símbolo deste país.

FOTOS: ARY BARBOSA

LAGEANO REPRESENTA SC EM CONCURSO EM PROGRAMA NACIONAL Apenas doze receitas foram selecionadas entre dois mil inscritos O chef Dmitri Vaz Arruda, de Lages, foi um dos finalistas do concurso “O Melhor Hamburguer do Brasil”, do programa Mais Você, da Rede Globo, apresentado por Ana Maria Braga. Formado em Gastronomia, Dmitri foi um dos doze selecionados, entre as mais de duas mil receitas inscritas. No começo de setembro, Jimmy, como é chamado, participou ao vivo do programa. Sua criação “Bomba de Queijo” foi “provada e atestada” pelos jurados, como no desempate com outra receita, Jimmy foi desclassificado. Mesmo assim, quem ficou com água na boca pode provar a receita em Lages, no Jimmy Burguer! Start Life 43


TON ANTONY GUMA MIRANDA

GUMA MIRANDA

VERÃO SOUL SISTER A loja e grife Soul Sister, de BC, lançou sua coleção Mythos Summer 18 recentemente. Os convidados Connect 47 puderam conhecer em primeira mão os novos looks da estação, todos inspirados na Grécia. Através de estampas exclusivas e produção em pequena escala, a marca traz em seu DNA uma alma folk, que imprime leveza e intensidade em suas criações. A anfitriã da ocasião foi a jovem empresária Natasha Schürmann, que na foto aparece com a artista plástica Fabi Loos. A Soul Sister fica na Avenida Brasil, 1600, em Balneário Camboriú.

SOLARIS DÉCOR A loja Solaris Décor promoveu em Balneário um coquetel especial voltado aos profissionais do décor. Na ocasião foi apresentado o plano de incentivo Solaris, que premiará com viagens surpreendentes para a Europa os profissionais mais bem pontuados. O anfitrião do evento foi o empresário Diego Frigeri, que recebeu em grande estilo os principais arquitetos, decoradores e designers de interiores do litoral. Na foto, a jornalista Roberta Dietrich com o presidente do Núcleo Catarinense de Decoração, Clemar de Souza. GUILHERME FERNANDES

GUMA MIRANDA

SCHUTZ BALNEÁRIO A Schutz Balneário Camboriú já está em clima de primavera-verão. Recentemente a loja da Avenida Brasil reuniu vips e fashionistas em um evento com comidinhas e drinks tropicais. O destaque da tarde ficou por conta dos sapatos e também da apresentação da cantora Ana Vitória, que se apresentou em trajes de Carmen Miranda. Elegância, feminilidade e muita cor na nova coleção de verão da Schutz. O colunista André Groh (foto) conferiu tudo ao vivo.

GUMA MIRANDA

SALINAS Foi em clima de verão que rolou o lançamento da primeira loja do Sul da grife Salinas, elegante marca carioca de beachwear. O novo point fashion fica no piso superior do Balneário Shopping. O evento contou com música, comidinhas tropicais e gelato. A fundadora da grife, Jacqueline de Biase, veio do Rio prestigiar a inauguração. Na foto, ela aparece ao lado da superintendente do Balneário Shopping, Elizângela Cardoso. A organização ficou por conta da agência Connect 47.

BALNEÁRIO SHOPPING CAFÉ DU CENTRE BC O Café du Centre BC, um dos lugares mais deliciosos da cidade, acaba de inaugurar um mezanino todo charmoso. Apelidado de cantinho parisiense, o espaço vai receber os clientes com mais charme ainda. O novo espaço foi apresentado a convidados em uma tarde francesa que o Café du Centre BC promoveu recentemente. A blogger Manu Deschamps (foto) passou por lá. 44 Start Life

Aline Ritzmann curtindo a Esticadinha, jantar com baladinha que rolou no TemakiArt

O segundo semestre do ano está cheio de novidades no Balneário Shopping. O shopping acaba de estrear o BS BikePark, projeto ligado ao bem-estar. Criado para incentivar o uso da bicicleta e outros meios alternativos o BS BikePark é um espaço exclusivo e de acesso gratuito, onde os clientes do mall podem agora descansar e refrescar-se antes de passear pelo shopping. Em setembro e e outubro ainda tem a estreia de importantes marcas do segmento fashion, como a Twenty Four Seven Balneário, capitaneada pelos empresários Braulio Gil e Junior Espindola, e a primeira Adidas Originals do Estado, franquia que pertence ao Grupo Nomura.


LARISSA KÜMMEL larissa@larissakummel.com.br

Conheça a trajetória profissional do mineiro, empresário, sócio proprietário da agência de modelos Diamond – Design e Marketing Digital, Fabio Antonio. Disciplinado, sensitivo, apaixonado e realizado pela sua profissão! COMO INICIOU SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL?

Sou natural de Uberlândia , MG, comecei a minha trajetória profissional em 1996 em São Paulo, aos 17 anos de idade na agência Mega Models. Foi uma grande oportunidade, durante 10 anos estive ao lado de um dos maiores agentes de modelos do nosso país. QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS EM UM (A) MODELO? Primeiramente tem que ser bonito ... uma pessoa bonita, especial. Às vezes essa pessoa especial pode ter o cabelo ruivo, a testa grande, nariz grande, dentes separados, pernas finas e grandes... Todas as pessoas são bonitas, mas tem algumas pessoas que se sobressaem mais do que as outras. A moda é inclusiva, ela inclui, ela tem por objetivo mostrar o lado bonito das pessoas, é diferente da beleza social. Na sequencia esse modelo tem que ter muita personalidade. Esse é o fator “alma” do modelo, é a beleza mais a personalidade. TEM IDADE PARA SER MODELO? Se uma mãe tem um bebê muito lindo, recém nascido, esse bebê pode fazer campanhas publicitárias desde que a mãe tenha disponibilidade. Se uma pessoa idosa tem disponibilidade, pique ela também pode fazer publicidade de banco, supermercados, tem uma série de produtos que é destinado para uma determinada faixa etária ou para um determinado grupo de pessoas. Para ser modelo comercial, basta você nascer, estar vivo... Agora se você conseguir juntar beleza com talento e muita atitude, você vira um astro em qualquer idade. E para ser fashion entendemos que a menina deve começar com os seus 12, 13 anos. Focar, ter uma disciplina, é igual balé, igual dança ou um esporte olímpico, de mil atletas apenas um vai ganhar a medalha de ouro... e é isso que buscamos, que mais pessoas possam ganhar essa medalha, e preparamos ela para isso. Não tem idade, o que tem que ter é iniciativa é ter o apoio da família e acima de tudo ter esse sonho, ser modelo é sonhar e tornar esse sonho realidade. UMA GRANDE CONQUISTA PROFISSIONAL? Minha carreira é uma grande conquista. Estar à frente da Agência Diamond Design e Marketing Digital é a minha grande realização! QUE HABILIDADES PROFISSIONAIS QUE VOCÊ CONSIDERA SER IMPRESCINDÍVEL PARA TER ATINGIDO SUAS CONQUISTAS? Além de ser bastante disciplinado, acredito que uma qualidade minha que me ajudou a conquistar muitas coisas é ter a sensibilidade de enxergar a pessoa, identificar o que ela precisa, lapidá-la e colocar essa pessoa no local certo quando ela estiver preparada. Tenho uma certa

sensibilidade de enxergar além, mesmo a pessoa sem um determinado perfil, consigo enxergar o que falta nela para transforma-la em uma celebridade. UMA PESSOA ESPECIAL? É difícil citar uma pessoa especial... Mas, vou citar três pessoas muito especiais que me ajudaram muito, elas sem a menor dúvida fazem parte da minha vida e .da construção do meu sucesso. A primeira delas é o Marco Diniz, um grande amigo, meu maquiador, meu irmão, meu primo, ele realmente faz do meu trabalho algo especial. O Doeli que é o dono da Mega Models, por ele tenho uma grande admiração e respeito, ele me deu a oportunidade de selecionar talentos ao seu lado durante 10 anos e lapidou minha sensibilidade para isso. E a Rosangela Cunha, ela é uma pastora que eu gosto muito, me enche o coração de alegria em saber que eu tenho uma pastora que eu posso contar com as orações, que eu posso ligar desesperado pedindo para orar comigo mediante um problema ou uma situação. Uma grande pastora, uma líder espiritual muito bacana. O QUE VOCÊ TERIA FEITO DIFERENTE SE FOSSE POSSÍVEL VOLTAR AO TEMPO? Eu acredito que teria aproveitado mais as oportunidades. Às vezes por cansaço ou preguiça deixei de viver algumas coisas muito legais, tanto no exterior como no Brasil. Mas, eu faria tudo de novo, todos os tombos, todos os erros, acredito que quando você cai você fica mais forte, você aprende a levantar, ainda mais quando você cai e levanta sozinho, você vê que não é tão fraco assim. Eu acredito que passaria por tudo de novo, mas, aproveitaria mais as oportunidades e perderia menos tempo com algumas pessoas que não me levaram a lugar nenhum. ONDE VOCÊ GOSTARIA DE ESTAR EM 5 ANOS? Eu não sou de fazer planos, gosto de viver o hoje de uma forma muito especial. Procuro viver um dia após o outro, você se frustra menos e consegue fazer bem feito o presente, até porque se você fizer bem feito o presente, o futuro vai ser brilhante. Quando encontro uma menina de 12 anos e percebo que ela tem potencial para fazer acontecer com 15 ou 16 anos, de estar brilhando na Europa, procuro me dedicar para ela hoje, tratar como alguém já muito especial hoje, e se ela estiver brilhando, amanhã depois, vai ser muito bom. QUE CARACTERÍSTICAS VOCÊ CONSIDERA SER IMPORTANTE PARA UM PROFISSIONAL SUPERAR ESSE PERÍODO ECONÔMICO? Acredito que qualquer profissional nesse período econômico tem que superar a crise com honestidade, profissionalismo e um trabalho bacana. O mercado realmente deu uma desacelerada, os cachês estão mais humildes perto do que se pagava. Mas o mais importante é manter o bom ânimo, mostrar para as tops models que o mercado da classe “b” e “c” é tão rentável quanto da classe “a”. É dar qualidade no trabalho mediante a crise. UM PENSADOR E UMA FRASE QUE LHE INSPIRA. Frase bíblica: “Mil cairão ao meu lado, dez mil a minha direita e eu não serei atingido e com os meus olhos verei a recompensa” . Acredito que com Jesus no coração, você consegue enxergar que tem uma proteção. Esse versículo bíblico me inspira, sem a menor dúvida Jesus Cristo é o meu pensador predileto.

Start Life 45


RICK ENTREVISTA COM ALOIS MORITZ NETO Feita por Richard Lopes Correia em 05/02/2017 para a publicação na Revista Start Life

RICHARD RICK: Luizão, quando você nasceu, data e onde? LUIZÃO: Bem, eu nasci já faz alguns anos (risos). Nasci na cidade de Brusque em 08/10/1946.

[do Dimas].

R: Qual é o nome dos seus pais? L: Carlos Moritz e Ruth de Sá Moritz. [Nota: O pai dele foi prefeito da cidade de Brusque entre 31 de janeiro de 1956 e 31 de janeiro de 1961]. R: Qual foi o seu primeiro emprego? L: Eu saí do colégio (científico) e comprei uma carreta. Fui conhecer o Brasil inteiro, foi o que eu fiz de primeiro na vida esse meu trabalho. R: Mas como é que era esse primeiro emprego? L: Transporte de modo geral. [Mas viajava para onde?] Fui sempre muito para o centro do Brasil, lá pelos lados do nordeste, já que eu queria conhecer melhor o Brasil. R: Quando você descobriu Balneário Camboriú? L: Ah, desde pequeno, né? Desde menino, desde quando eu tinha 4 ou 5 anos meu pai já frequentava. O pessoal todo da região de Brusque e de Blumenau tinha casa de veraneio na época. Não havia energia elétrica. Em tantos lugares, nem ruas havia antigamente. Isso faz muito anos. R: Então vocês tinham casa de veraneio em Balneário Camboriú? L: Nós tínhamos uma casa de veraneio que ficava ao lado da igreja, que era uma igreja de madeira, a primeira igreja que teve. R: Era a Igreja Santa Inês? L: Não, não era. A Santa Inês é lá no centro. Era aqui embaixo onde tinha um bar e mercearia, que pertencia ao Zé da Bilica. Ele era proprietário da rede de pesca na época. Estou falando de 1954, por aí. [Nota: O bar e mercearia dele, cujo verdadeiro nome era José Fernando Damasceno ficava localizado na Rua 3100 46 Start Life

esquina com a Avenida Atlântica, onde atualmente é o edifício Henrique Rosin]. R: Então o bar dele ficava ali próximo da casa dos padres franciscanos? L: Isso! Tinha a área dos franciscanos. Era na rua onde parava antigamente os ônibus de excursão que vinham de Pomerode, Blumenau, daquela região ali. R: Como era a cidade nos anos 1960 e 1970? L: Ah, ela era excelente (risos). Era muito boa. Se bem que hoje também é assim, mas naquela época a coisa era mais família e o pessoal era mais integrado em todos os aspectos. A evolução acontece em todos os lugares do mundo, pois é assim que tem que ser. R: Sobre o Dimas Campos, como foi que o senhor o conheceu? L: O Dimas eu conheci de uma maneira bastante curiosa. Eu era um dos poucos menores de idade, tinha uns 16, 17 anos e frequentava lá às vezes, sendo que ela ficava localizada no centro. [É onde fica o camelódromo hoje?] É, onde é o Schroeder. O pai dele morava em cima e depois fez uma boate embaixo. Era realmente a melhor casa que tinha em Balneário, pois ela tocava músicas que correspondiam ao meu gosto musical. Eu frequentava o Rancho [do Baturité] e depois passei a frequentar a boate

R: Você trabalhou no Rancho do Baturité por quanto tempo? Qual foi a motivação a fim de que fosse inaugurada a boate Baturitézinho, a precursora do Baturité? L: Trabalhei ali por uns 4 ou 5 anos mais ou menos. [E quais eram as suas funções?] Eu gerenciava [o restaurante] e quando senti o motivo do Baturité ser feito com o intuito de reunir as pessoas, pessoas novas, que com o passar do tempo, ficavam mais adultas e mais tarde, elas viraram pais. Com o tempo, o fluxo de pessoas estava ficando tão grande que os mais velhos estavam começando a evitar ir lá, tanto que estava até com dificuldade de administrar o local. Aonde foi que optamos de fazer essa discoteca na época, que era uma coqueluche para poder separar um pouco esse pessoal mais novo, mais ouriçado digamos assim (risos). Na época da boate, quem me ajudava como gerente era o Zenóbio Tomio, que atualmente vive em Salvador. [Quem concebeu esse projeto?] O André Ritzmann foi o engenheiro responsável pelo projeto estrutural, enquanto o André Valim, que na época trabalhava para a antiga construtora Itaipu fez o projeto arquitetônico. Quem auxiliou na decoração foi a Olga Góes, sendo feita com motivo ecológico. Isso ficou muito interessante, já que não se tinha muito caixa para investir. Mesmo assim, ficou algo muito bonito. R: Quem eram os proprietários da boate? Era só você? L: Eu na época tinha relacionamento com uma delas, era a Darci Zuege Campos, viúva do Dimas. A outra era a irmã dele, cujo nome é Eliana. Elas eram as proprietárias da área, desse empreendimento. R: Por quanto tempo você tocou [a discoteca]? L: Eu toquei por uns 4 anos. A boate foi feita em 1976, então fiquei lá até 1979 mais ou menos. [Sempre ouvi falar que isso era um sonho do próprio Dimas em fazer uma boate anexa ao restaurante]. Ele tinha a boate


que se localizava no centro, só que ela era direcionada a uma faixa etária mais adulta e era um tipo de pessoal bem classificado. O Baturité também era, porém o volume [de pessoas] era maior, sendo que ele também era restaurante. Porém, isso era muitas vezes um desacerto, pois era complicado para você agradar a gregos e troianos. [Nota: o entrevistado está se referindo ao Praia Clube, que anteriormente se chamava Dimas Bar e ficava localizada na atual Avenida Brasil]. R: Quais as atrações que tinham no tempo em que o senhor foi proprietário? L: Festa era todo dia por natureza (risos). O Baturité era uma festa. A partir das 10 horas da noite todo mundo saía do centro para ir lá. Era como se fosse um caminho da roça e a boate tinha música popular brasileira e na sexta-feira às vezes tinha um conjunto de Joinville, que era o Bera e o seu Regional e no meio-dia costumava ter performances de piano, sendo que era o Nêne, que tocava ali. Era um pianista fantástico que também atuou por diversas vezes no Hotel Marambaia. Além disso, tinha o próprio quinteto do Baturité para agradar o pessoal que frequentava o local. O quinteto era composto por Baiu (baixista), Alcione (piano), Claudinho (guitarra), Helinho (pistão) e na bateria era um rapaz de Curitiba do qual eu não me lembro o nome. R: Quais eram as outras boates que existiam naquela época que o senhor lembra? L: Tinha várias. Bem ao lado construíram uma boate bonita, aonde hoje é a entrada do bondinho que vai para Laranjeiras [do parque Unipraias], acho que era a Gledson. [Era a Gledson Discolaser, que pertencia ao Emery Lenz]. Era uma boate bem bonita. No centro tinha outras boates, mas eu não as conhecia. Eu nunca fui chegado a som mecânico. R: Em Balneário, você tocou outra boate? L: Não, eu fui embora para Itapema. Fui morar em Itapema e não consigo puxar a âncora de volta (risos). R: Como foi a ida para Itapema? L: Em Itapema eu queria mais sossego, queria viver num lugar mais tranquilo. Por incrível que pareça, não sou de muito agito. Ela já foi uma cidade mais tranquila, hoje já está começando a ficar mais agitada. [O senhor não pensa em largar Itapema?] Não é a minha intenção, pois faz tempo que já estou por aqui. R: Qual foi a ideia de ter idealizado o Bar do Luizão? L: No caso, foi o restaurante cujo nome era Casa do Luizão. Como eu tinha que fazer alguma coisa e Itapema era carente de coisas para os habitantes e turistas daqui (inclusive a Meia Praia), encontrei uma opção para que

fosse organizado o local. Apesar de os meus negócios terem saído bem, possuo muito dificuldade de me organizar financeiramente. Monto as coisas, funciona a mil. Na minha pousada, por exemplo, havia até clientes do hotel Plaza Itapema, ficando por lá a 850 metros da praia, com serviço. Mas o problema todo era fazer e organizar de forma que fosse viável financeiramente. [Nota: O restaurante ficava localizado ao lado do qual fica atualmente a Imobiliária Savoia na Avenida Nereu Ramos]. R: O Bar [Casa] do Luizão surgiu quando? L: Foi lá por 1979 para 80. [E qual era o carro-chefe, o que tinha de principal ali, como comida ou música, essas coisas]. Tinha comida. Eu cheguei ao ponto de ter 200 lugares simultâneos e depois diminuí para 160. Num quarto da casa eu trazia artistas de São Paulo para poder fazer uma salinha de espera com direito a chope e isso tudo tem um custo grande, pois o hábito que eu tenho é querer que as pessoas se sintam bem. Muitas vezes houve dificuldades até mesmo para instalar um ar-condicionado no local, já que a construção do local foi bastante dispendiosa e eu precisava realizar atividades para distraírem aquelas pessoas que frequentassem o local, embora que algumas adaptações precisassem ser feitas o mais rápido possível. [Quanto tempo ele existiu?] Oito anos. Depois vendi, comprei uma área, fiz um loteamento e com esse loteamento eu fiz uma pousada. R: Qual foi a ideia de fazer a Pousada da Aroeira? L: A pousada era para eu ver se descansava um pouquinho, queria algo que fosse mais light, mais tranquilo. Porém, isso é tão trabalhoso ou mais do que um restaurante, porque a responsabilidade é muito maior. Já tive até o hábito de cuidar de crianças junto com a minha esposa. Por exemplo: se um casal chegasse lá com uma ou duas crianças, nós cuidávamos delas enquanto eles saíam à noite, já que elas precisavam ter segurança. Imagina a responsabilidade, né? (risos). Mas era gostoso. Era gostoso porque a integração era muito boa. [Eu soube que a Pousada da Aroeira chegou a ser uma época a melhor de Itapema durante uma época]. Por quê? Porque não havia algo melhor na cidade e também naquela região. Depois eu construí um restaurante anexo, já que as opções que existiam em praias como Bombas e Bombinhas para as pessoas que vinham eram muito caras, então o pessoal passava a tarde lá [nas praias] e combinava conosco para almoçar às três ou quatro horas. Então era feito um cardápio de forma antecipada, entende? [A pousada da Aroeira tinha um restaurante então?] Só internamente e para os amigos que chegavam para ir, sempre tem né? (risos). R: Por que o nome “Pousada da Aroeira”?

L: Pousada porque era uma construção que pertencia à categoria de pousada e Aroeira porque era uma árvore que era nativa da região. Não é a aroeira do norte também, era uma aroeira nativa da nossa região, com umas pequenas bagas, sendo que há muitos passarinhos pela região. Eu a reflorestei toda, mas depois dizimaram a área. Se você ver as fotos, eu mantinha até aracuã, que é um bicho muito doido. Eles vinham se alimentar de manhã. [O que seria aracuã?] É um pássaro típico da Mata Atlântica, parecido com o sabiá. Então isso era bem interessante. A aroeira era uma árvore frondosa e não muito grande. R: Por qual motivo ela foi vendida? L: Dívida, já que ela foi vendida na época, pois era uma fase muito ruim da construção [civil], ali pelos idos de 1995, 96, quando todas as pessoas começaram a construir e vender à vista por um preço baixo, daí é preciso que você entre no mercado com um preço mais ou menos. Só que a maioria das pessoas entregava as obras sem documento. Como a pousada estava no meu nome, eu achei melhor ficar sem a pousada e acabar o prédio com documento. [Qual foi o prédio?] Eu fiz dois. O edifício Ilha do Mel, que fica localizado na Rua 258 e o prédio Ponta da Enseada, que fica na Rua 264. [E quanto tempo que o senhor ficou com a Pousada da Aroeira? Quando ela ficou aberta e por quanto tempo você a tocou?] Foi de 1989 a 1997. R: E então, você vendeu [a pousada] para o tal de David? L: Vendi para o tal de David, ele era filho de poloneses do qual eu não me recordo o nome completo dele. Esse David vendeu depois para um moço do Paraná que mexia com laticínios, só que dessa venda eu não participei. Ele vendeu depois de um período de dois ou três anos mais ou menos. [Nota: A pousada passou por outros sucessivos proprietários até que foi alugada para uma clínica de dependentes químicos, até que a estrutura foi demolida. Atualmente no local está sendo construído o empreendimento Vila das Aroeiras Residence. Depois de vender o empreendimento, o Luizão abriu o Cabeço Rock Bar que ficava praticamente ao lado do Mirante, no morro ao norte de Itapema]. R: O que o senhor faz hoje? L: Eu mexo com imóveis e trabalho por conta própria. R: Pois é. Eu quero agradecer a oportunidade de falar contigo, o senhor. Foi maravilhoso. L: Que é isso. Eu é que considero muito vocês, especialmente o seu pai. O meu sonho é viver tranquilo e viver em paz (risos). O meu projeto de vida está tudo bem, está tudo na santa paz. Eu também gosto muito de pescaria e me defino como uma pessoa simples. Start Life 47


EMANUELA VIEIRA OAB/SC 43371 OAB/SP 285025 | adv.emanuelavieira@gmail.com

A GARANTIA LEGAL DE IMÓVEIS E SEUS PRAZOS. Quando se pensa em garantia de um imóvel, é preciso ter em mente, quais os ‘tipos’ de defeitos e qual o prazo para buscar a reparação junto as construtoras. A previsão legal da responsabilidade das empreiteiras pela solidez e segurança da obra, seja quanto à qualidade dos materiais empregados, eficiência dos trabalhos ou adequação do solo, está contida no artigo 618, do Código Civil, e é de 5 (cinco) anos, contados da entrega do imóvel. Quando falamos no prazo de 5 (cinco) anos, estamos falando de graves defeitos, aqueles relacionados à segurança da obra, aqueles se não forem reparados colocam os moradores em risco. Este prazo é irredutível, irrenunciável, ou seja, não poderá ser reduzido, nem mesmo por um acordo entre as partes. Há uma grande discussão nos Tribunais, sobre os conceitos de solidez e segurança da obra. Quais os defeitos que se enquadram nestes conceitos, e são de responsabilidade das construtoras? A jurisprudência vem acertadamente alargando estes conceitos, e entendendo que, o empreiteiro responde quando a obra se revela imprópria para os fins a que se destina. São exemplos de defeitos que afetam a solidez e segurança do imóvel: - Infiltrações e vazamentos; - Rachaduras; - Descolamento de concreto; - Demais problemas que impliquem falta de segurança à obra, colocando os moradores em risco. Quando falamos de vícios aparentes ou de fácil constatação, exemplos um azulejo quebrado ou mal colocado, pia quebrada, porta empenada, ou seja,

48 Start Life

aqueles que não estão enquadrados na solidez e segurança da obra, o prazo para reclamação é de 90 (noventa) dias, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. A contagem deste prazo começa a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços, ou tratando-se de vício oculto, inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito. Outra questão relevante, é a diferença entre o prazo de garantia legal e o prazo para entrar com uma ação judicial, buscando a reparação destes defeitos. Desde que o evento danoso ocorra dentro do prazo da garantia legal (5 anos), a construtora poderá ser acionada judicialmente no prazo de 10 anos. Ainda que não acompanhado de laudo técnico, a notificação à construtora sobre um defeito que afeta a solidez ou segurança da obra, dentro deste prazo, é documento hábil para impedir a perda do direito de entrar com a cobrança judicial, no prazo de 10 (dez) anos. E se não notifiquei? Perdi o direito de cobrar judicialmente, após o prazo de 5 (cinco) anos da garantia? Neste caso, o Superior Tribunal de Justiça vem admitindo a propositura da ação desde que, o reclamante comprove/prove a culpa da empreiteira. Esta prova - da culpa - é obrigatória. A prova poderá ser constituída através de laudo pericial elaborado por profissional habilitado. Ainda, há necessidade de provar que estes defeitos ocorreram dentro do prazo de garantia. Assim, para que não haja discussão quanto ao seu direito, é importante notificar. Para você fica a dica, seja sempre preventivo! Consulte um advogado de sua confiança.


ENGENHARIA

ENGENHARIA DIAGNÓSTICA EM EDIFICAÇÕES VISTORIA DE VIZINHANÇA

Documento elaborado como medida preventiva registra as condições dos imóveis vizinhos antes do começo das obras Antes de dar início a uma nova obra, é altamente recomendável que se faça um Laudo de Vistoria de Vizinhança. Trata-se de um documento que registra as condições de conservação dos imóveis próximos ao canteiro antes das atividades de construção. O laudo de vistoria, feito por um perito - em geral, engenheiro civil -, descreve por escrito as condições de conservação e as possíveis anomalias e danos do imóvel vizinho. É feito, também, um registro fotográfico desses problemas. É recomendável que o profissional que vai emitir o laudo tenha capacitação e treinamento específicos para fazer a vistoria. O documento é válido desde que tenha a assinatura de um profissional (engenheiro civil ou arquiteto) registrado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

INSPEÇÃO PREDIAL

A inspeção depois de realizada orienta as devidas manutenções preventivas ou corretivas. A inspeção predial é um checkup em uma edificação, com propósito de obter a boa qualidade predial e a boa saúde para os usuários. A inspeção Predial é apresentada em forma de laudo, tendo suas normas e métodos próprios. As deficiências nas edificações é constatadas através da visão sistêmica do Engenheiro

Diagnóstico, conseguindo este apontar o grau de risco e as prioridades técnicas para cada caso em particular, com orientações e recomendações das manutenções. O principal objetivo é determinar todas as irregularidades prediais, onde as quais prejudicam a qualidade das edificações e deve ser iniciada na fase de entrega do edifício aos adquirentes. Porem nesta fase pode surgir anomalias construtivas, deficiência dos equipamentos ou outros problemas construtivos. Também recomenda-se que se faça Inspeção Predial periódicas, conforme as necessidades determinadas pelo Engenheiro Diagnóstico em função da idade de cada edificação. Importância da Inspeção Predial: - Obter a boa qualidade predial e a boa saúde para os usuários. - Orientar as devidas manutenções, que consequentemente contribui com a segurança e o

uso correto dos sistemas construtivos; - Auxiliar na revisão de manuais de síndico e proprietários; - Orientar o condomínio na boa prática das atividades de manutenção já recomendadas pela construtora; - Analisar e informar o estado de conservação e condições gerais da edificação, podendo ser utilizado em avaliações de imóveis, além de estudos de valorização e modernização; - Auxilia em transações imobiliárias (compra e venda de imóveis e locação), informando o estado de conservação e alertando para eventuais necessidades de reparos simples ou importantes; - Auxilia na gestão condominial (síndico e administradora), quando elaborada dentro de uma periodicidade, a fim de atestar e verificar a evolução do estado de conservação do imóvel, auxiliando na boa manutenção; http://www.selconsultoriadeengenharia.com.br/

Start Life 49


Release 26º Café

º

Em prol

50 Start Life


Stage Multimídia CRIAMOS VÍDEOS ATRAENTES E PERSONALIZADOS QUE PODEM SER USADOS EM TODAS AS COMUNICAÇÕES, MÍDIAS SOCIAIS E PLATAFORMAS WEB.

VOCÊ TEM UMA NECESSIDADE D E V Í D E O ?

TEMOS A SOLUÇÃO.

47 3021.1984 VALMIR JUNIOR 47 99163.1982

KATIA TONIOTI 47 99702.0187

www.stagemultimidia.com.br Start RUA 1542, Nº 715, SALA 28, CENTRO COMERCIAL AZ - CENTRO - BALNEÁRIO CAMBORIÚ - Life SC51


52 Start Life


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.