Issuu on Google+

ESTILO CASACOR Santa Catarina 2016 celebra o morar brasileiro

BELEZA Conheça Julia Weiss, de 12 anos, Miss Universe Santa Catarina 2016

6ª EDIÇÃO | ANO 1

GENESEN

ELES NÃO SÃO MÉDICOS, MAS CUIDAM DA SAÚDE DO LOCAL ONDE VOCÊ MORA E TRABALHA. SAIBA O QUE SIGNIFICA E QUAL A IMPORTÂNCIA DA INSPEÇÃO PREDIAL.


Estamos celebrando a imaginação. CASA COR. 30 ANOS SURPREENDENDO VOCÊ.

25/10 a 04/12 Rua Esteves Junior, 546 - Centro Florianópolis – SC

2 Start Life


ANALAETCOM.

Casa Dr. Oswaldo Cabral

PATROCÍNIO INTERNACIONAL

PATROCÍNIO LOCAL

APOIO LOCAL

APOIO INSTITUCIONAL

MÍDIA PARTNER

CARRO OFICIAL

RÁDIO OFICIAL

Start Life 3


EDITORIAL Olá! Bem-vindo, querido leitor! Chegamos a 6ª edição da nossa revista e é uma alegria compartilhar boas notícias e conteúdo de relevância pra você que busca estar sempre bem informado. Nesse edição, a matéria de capa traz um tema muito importante, mas que de certa forma, ainda é pouco praticado no Brasil, especialmente em Balneário Camboriú. É a Inspeção Predial, uma obrigação dos proprietários de edificações, e que inclusive, já é lei na cidade desde 2008. Para mostrar o que é, pra que serve e quem pode realizar esse serviço com segurança, nós conversamos com os engenheiros da Genesen Engenharia de Manutenção, empresa que atua no setor em todo o Brasil, desde 2006. Nessa edição, você também vai conhecer uma moradora de Balneário Camboriú, que foi voluntária na Olimpíada do Rio de Janeiro. E não pode deixar de conferir as novidades da Casa Cor Santa Catarina 2016. A gente selecionou alguns ambientes pra você se inspirar e se apaixonar. E pra mostrar os eventos e quem é destaque na nossa região, não deixe de conferir os registros do nosso grande time de colunistas. Obrigada pela companhia e boa leitura!

EXPEDIENTE

Diretora: Sandra Machado

Colunistas: Sandra Machado Ademar Robert Karina Elisa Vania Rodrigues Gênice Suavi Keltryn Wendland Rick Correia Helena Salomon Carlos Alberto Emanuela Araújo Larissa Kümmel Jornalista responsável: Keltryn Wendland JPSC 02223

Sandra Machado

sandra@startlife.com.br

SUMÁRIO

Diagramadora: Ana Lúcia Dal Pizzol

BELEZA Conheça Julia Weiss, de 12 anos. A linda representante de Biguaçu, atual Miss Universe Santa Catarina 2016 na categoria Juvenil.

www.startlife.com.br

COMERCIAL Editora: Start Life Contato: Sandra Machado (47) 9982-6359 revistastartlife@gmail.com Tiragem: 2.000 exemplares Sede: Balneário Camboriú Distribuição: Litoral e Vale do Itajaí Impressão: Gráfica Impressul RESPONSABILIDADE: Os textos assinados ou afirmações contidas nesta revista são de responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do editor. *É proibida a reprodução total ou parcial por qualquer meio sem autorização.

4 Start Life

MATÉRIA DE CAPA Nessa edição, vamos falar de um assunto que trata da saúde das edificações. É a inspeção predial Saiba o que é e a importância de contratar profissionais especialiazados.

08 Á 11 VOLUNTARIADO Connheça a história de Sandra Tasca. Ela trabalhou como voluntária na Olimpíada do Rio de Janeiro e conta como foi a experiência e a rotina durante o evento.

41

18 Á 19 TENDÊNCIA CASA COR 2016 A gente acompanhou a edição deste ano que está deslumbrante e inovadora. Fique por dentro do que está em alta na área de decoração e arquitetura.

22 Á 23


Carlos Alberto Alves photography

AniversĂĄrios CoquetĂŠis Books externos Festas Eventos corporativos

Contato: (48) 9967-4424 carlosalves@eventosemfotos.com.br eventosemfotos.com.br Start Life5 Start Life

5


M O D E L A D O R E S

Avenida Brasil, 1135, Centro BalneĂĄrio CamboriĂş Fone: 3367 - 7932

6 Start Life


www.studiobioforma.com.br

Start Life 7


CAPA

INSPEÇÃO PREDIAL

O CHECK- UP DA SAÚDE DAS EDIFICAÇÕES 8 Start Life


O

verão está chegando e em breve, milhares de turistas se juntarão aos moradores de Balneário Camboriú. E para receber tanta gente, a cidade não para de crescer verticalmente. Uma fileira de arranha-céus, com alguns dos edifícios mais altos do pais, impressionam pela oponência e beleza da arquitetura. Mas o que esses gigantes e as construções mais antigas, com menos andares, têm em comum? É a necessidade de manutenção. O serviço que já é amplamente utilizado nos Estados Unidos ainda é pouco conhecido no Brasil, mas em Balneário Camboriú já é lei desde março de 2008. É a lei nº2805 que torna obrigatória a realização de vistorias periódicas nas edificações da cidade e estabelece prazo para que os condomínios antigos apresentem relatório de vistoria. Isso porque, é através da Inspeção Predial, que o síndico poderá ter uma visão detalhada e ampla do estado da edificação, com a identificação dos pontos críticos e a necessidade de execução das manutenções preventivas e corretivas. Uma das empresas que se destaca no setor de inspeção predial, é a Genesen Engenharia de Manutenção, com sede em Balneário Camboriú. Desde 2006, a empresa que atua em todo o Brasil no setor da construção civil, também oferece serviços especializados na área de patologias de edificações, sejam elas, comerciais ou de industriais. É o chamado check-up da saúde das obras. Por isso, o nome “genesen”, que na tradução para o alemão, significa “recuperar”, explica um dos sócios-diretores, o engenheiro Gilberto Ventura. Para explicar a importância da manutenção predial, Ventura faz uma analogia com a manutenção do carro. “Muitas pessoas quando adquirem um imóvel novo, entendem que ele ficará na garantia por cinco anos e que, por isso, as manutenções só deverão ser executadas pela construtora. No entanto, assim como na aquisição de um carro, cabe também ao comprador seguir as recomendações e manutenções preventivas determinadas no contrato com a construtora para não perder a garantia. A diferença é que as manutenções do carro não significam uma valorização do bem, ao contrário dos imóveis vistoriados, que ficam ainda mais valorizados,” exemplifica. Além disso, a execução preventiva e preditiva periódica, reduz exponencialmente os custos com manutenção corretiva. O engenheiro também reforça a importância da contratação de profissionais especializados. “Existem inúmeros casos de inspeções realizadas por pessoas habilitadas mas sem especialização. Isso pode resultar no aumento considerável das áreas com danos e em

certos casos, colocar em risco a estabilidade da edificação, com a interdição parcial ou total do imóvel”, alerta o engenheiro. Em casas, apartamentos ou sala comerciais, todos os cômodos e áreas externas devem ser verificados. Já em condomínios, a atenção é voltada para questões como infiltrações e corrosão do aço das armaduras dos pilares, lajes e vigas; problemas no sistema de combate a incêndio; instalação, aterramento e fixação de pára-raios incorretos; áreas com impermeabilização danificada e vazamentos que ocasionam deterioração dos meterias de revestimentos, pintura e estrutura de concreto e de imediato o encarecimento da conta d’água do condomínio.  Por isso, destaca Ventura, é fundamental verificar a habilitação profissional, especialização e experiência do profissional que deverá ser inscrito no CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo e,

também, no Ibape – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia.  Além da identificação dos problemas, a Genesen também oferece soluções modernas e inovadoras de recuperação/reforço estrutural, através da avaliação isolada ou combinada das condições técnicas, com o acompanhamento e fiscalização na execução de serviços de manutenção civil. “Primamos pela segurança estrutural mas também pela satisfação dos nossos clientes. Isso significa, que além de utilizarmos material de qualidade, primamos pela redução de desperdícios”, destaca Rafael Faller, engenheiro civil e sócio-diretor da Genesen. A empresa também conta com engenheiros especialistas associados e com a parceria de profissionais qualificados para os serviços especializados na execução de recuperações estruturais, reforços estruturais e sistemas de injeção a base de resinas epóxi e poliuretano.

Start Life 9


CAPA

CONFORTO ACÚSTICO

Se você já cansou de reclamar com o vizinho sobre aquele “toc toc” incomodo na laje do vizinho, ou do vazamento de som entre dormitórios, pode comprovar e reclamar com o síndico apresentando um laudo técnico. A Genesen Engenharia de Manutenção dispõe de um aparelho de medição de ruídos, é o decibilímetro, que atende a norma de Desempenho NBR 15.575, que assegura aos usuários a averiguação de problemas acústicos em seus apartamentos. A norma define as classes de desempenho acústico (Mínimo, Intermediário e Superior). Para garantir o isolamento, paredes de geminação entre dormitórios e outros ambientes devem ter um desempenho mínimo de 45 dB de isolamento.

10 Start Life


FIQUE POR DENTRO O QUE É UMA INSPEÇÃO PREDIAL? “É uma avaliação isolada ou combinada das condições técnicas de uso e manutenção da edificação” – Norma IBAPE/SP 2011. Na inspeção predial, são confrontadas todas as alterações em relação ao projeto original da edificação para preservar as suas condições de segurança, funcionalidade e estabilidade. Deve ser feita exclusivamente por engenheiros especializados e o laudo acompanhado da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica. QUE ÁREAS SÃO VISTORIADAS? ​De acordo com a NORMA DE INSPEÇÃO PREDIAL – IBAPE e norma da ABNT 5674/99, a inspeção é feita em todas as áreas comuns da edificação (hall de entrada, escadas, garagens, quadras, piscinas, casa de máquinas dos elevadores, etc). Caso necessário, a vistoria também pode ser realizada nas unidades privativas. QUE ELEMENTOS SÃO INSPECIONADOS? São inspecionados visualmente os elementos estruturais aparentes (vigas, lajes e colunas), as alvenarias, os muros, pisos e revestimentos internos e externos, forros, guarda-corpos, corrimões, impermeabilizações, etc.Também são verificadas as instalações hidráulicas e elétricas, e os sistemas de combate a incêndio, ar condicionado e exaustão das áreas comuns da edificação. DO QUE TRATA O LAUDO TÉCNICO DE INSPEÇÃO PREDIAL? O Laudo Técnico de Inspeção Predial identifica as anomalias e falhas construtivas com os seus diferentes graus de risco. Estabelece ações e prazos para a execução de correções em função da gravidade de cada caso.Essas anomalias ou falhas são avaliadas e classificadas em função do risco oferecido aos usuários, ao meio ambiente e ao patrimônio.

QUAIS OS NÍVEIS DE INSPEÇÃO PREDIAL? A inspeção predial, segundo as normas técnicas, pode ser de três níveis. • Nível 1: identificação e avaliação das anomalias e falhas aparentes. • Nível 2: inspeção mais detalhada com o uso de equipamentos e aparelhos, além da análise de documentos técnicos mais específicos em função da complexidade dos casos. • Nível 3: trata-se da inspeção predial de Nível 2, acrescida de uma auditoria técnica conjunta ou isolada, confrontando-se aspectos técnicos, usos, práticas e planos de manutenção em casos muito específicos, corrigindo e ajustando os seus procedimentos. QUE SÃO GRAUS DE RISCO DAS ANOMALIAS OU FALHAS? Os graus de risco indicam a gravidade dos problemas encontrados e os prazos recomendados para as suas correções. Podem ser: • Grau Mínimo: sem incidência ou ocorrência de riscos para a segurança e a estabilidade, recomendando programação e intervenção a médio prazo. • Grau Regular: requer algumas ações de correção a curto prazo. • Grau Crítico: com riscos para a saúde e a segurança das pessoas, comprometimento para a vida útil e desvalorização acentuada da edificação – requer ações corretivas imediatas. QUEM TEM AUTORIDADE PARA FAZER UMA INSPEÇÃO PREDIAL? As inspeções prediais deverão ser realizadas apenas por profissionais, engenheiros e arquitetos devidamente registrados no CREA e CAU e dentro das respectivas atribuições profissionais. Para esses profissionais, além do conhecimento e da vivência em diversos tipos de pericias, recomenda-se que tenham experiências

Endereço Rua Juruva nº 265 - Bairro Aririba - CEP 88338-575 Balneário Camboriú – SC - CNPJ: 07.957.783/0001-45

e especialidades comprovadas (exemplo: manutenção predial, inspeção de edificações). QUANDO DEVE SER FEITA UMA INSPEÇÃO PREDIAL? Não existe regulamentação pela ABNT, mas recomenda-se o seguinte critério de idade: • a cada 5 anos para edificações com até 20 anos; • a cada 3 anos para edificações de 21 a 30 anos; • a cada 2 anos para edificações de 31 anos e até 50 anos; • anualmente para edificações construídas a mais de 50 anos. É OBRIGATÓRIA A REALIZAÇÃO DA INSPEÇÃO PREDIAL? ​Em Balneário Camboriú e em Rio do Sul em fase de elaboração, a inspeção predial já é obrigatória. QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE VISTORIA, PERÍCIA E INSPEÇÃO PREDIAL? Vistoria: é uma constatação visual minuciosa de um fato, em que são levantadas e descritas as anomalias existentes. Não informa as causas. Pode ser utilizada extrajudicial ou judicial, principalmente em ações de produção antecipada de provas.  Perícia: igual à vistoria, acrescida de uma investigação em que são determinadas as causas (nexo causal) e origens. Também pode ser utilizada extrajudicial ou judicial em ações de produção antecipada de provas.  Inspeção predial: é uma constatação visual completa de toda a edificação, em que são levantadas e descritas as anomalias existentes. Pode ser realizada em três níveis e classifica as anomalias e falhas pelos graus de risco. Se necessário, pode preceder de realização de ensaios técnicos. Avalia a qualidade da manutenção e uso da edificação. Não é recomendado para demandas judiciais.

Telefones Eng. Gilberto José Ventura Fone: (47) 3368-4556 Cel: (47) 9112-1413 Eng. Rafael Faller Fone: (47) 3056-7348 Cel: (47) 9994-7227 Start Life 11


12 Start Life


JaneSíndica Cremasco profissional Atua na área de gestão profissional de condomínios. Com grande experiência no mercado, oferece soluções inovoradoras e eficientes com economia de recursos, visando a segurança dos moradores e valorização do imóvel.

Telefone: (47) 3056-2041 (47) 9943-4091 Rua 1500, 577, sla 10 Edifício Coliseu, centro jane.cremasco@hotmail.com

Start Life 13


14 Start Life


Start Life 15


COQUETEL DA 5ª EDIÇÃO

by Sandra Machado

16 Start Life

Nesta edição, a gente também destaca o lançamento da 5ª edição da Start Life, que trouxe na matéria de capa, o empresário Tiago Machado. O evento que aconteceu na noite do dia 23 de julho, no Restaurante Number Seven, na Avenida Atlântica, também foi marcada pela comemoração do aniversário do empresário, que reuniu familiares, amigos, imprensa e colaboradores da publicação, proporcionando um clima intimista, regado com música ao vivo tocada no piano, espumantes, drinks e um cárdapio especialmente elaborado para o evento. O fotógrafo Arthur Manson, da Arthur Manson Photo Studio, que fez a cobertura fotográfica do evento, mostra bem o clima da noite! Nosso muito obrigada a todos que prestigiaram o evento. A cada edição, nosso coração pulsa mais forte e a revista faz novos e grandes amigos! Tim Tim!


Start Life 17


BELEZA

JULIA WEISS MISS E MODELO

18 Start Life


A representante de Biguaçu, Julia Weiss de 12 anos, atual Miss Universe Santa Catarina 2016 na categoria Juvenil participou nos dias 25 a 29 de agosto na cidade de Campo Grande Mato Grosso do Sul do evento Beleza Fashion Brasil- Miss Brasil Universe Juvenil com coordenação de Edenir Vaz. O Beleza Fashion Brasil é uma experiência inesquecível, um verdadeiro conto-de-fadas, em que cada menina tem a oportunidade de fazer amizades com candidatas de todo o país, promovendo uma experiência cultural muito enriquecedora. Mais que a disputa do título, é um momento de viver dias de verdadeira princesa, entre lindos desfiles, passeios, jantares e muita alegria. O evento recebeu aproximadamente 140 candidatas vindas de toda parte do Brasil e divididas em 5 categorias. Julia concorreu com 42 meninas com idades de 9 a 13 anos, no desfile Final, as candidatas usaram o traje de Princesa e o vestido de Gala, as misses foram avaliadas em diversos quesitos como Beleza, Simpatia, Desenvoltura, Passarela e Talento. Julia conseguiu conquistar para o Estado o título de MISS BRASIL JUVENIL SIMPATIA 2016.Sendo que Julia teve a coordenação estadual de Vera Monteiro. MISS SC UNIVERSE 2016 Julia teve seu maior sonho realizado nos

dias 30 e 31 de julho, na cidade de Itajai, dentro de um castelo de verdade,o Castelo Montemar onde conquistou o título de Miss Universe Santa Catarina 2016 Juvenil. Com coordenação estadual Vera Monteiro. Julia concorreu com outras 5 meninas do estado . Foram dois dias de diversão onde fizeram passeios, fotos oficiais, Jantar de Apresentação das Candidatas, ensaios, apresentação de talentos e o tão esperado Desfile de gala. Julia há um ano vem se determinando a esse novo mundo de Miss e desde que superou a obesidade vem conquistando muitas vitórias. Para isso, Julia vem se dedicando cada vez com cuidados na sua alimentação, praticando exercício físico, cuidando de sua pele, cabelo e estudando. Julia Weiss, é modelo da Mega Model Kids Sul, tem 12 anos está cursando o 7° ano do ensino fundamental, adora desfilar, tirar fotos e dançar. Faz aulas de dança e teatro. Com 1,68cm, 58 quilos, a jovem tem cabelos castanhos e olhos verdes. “Desde pequena esse mundo encantador das misses e o glamour das passarelas da moda me encantavam. Sempre pareceu um sonho tão distante, que hoje me pego sonhando acordada vendo tudo que realizei durante esse último ano,” afirma Julia. “O que tenho a dizer a todas as meninas que sonham com esse mundo dos concursos

e das passarelas é que tenham persistência, e muita determinação , mas que se realmente é o seu sonho nunca desista, afinal um dia tudo que parece impossível uma hora acontece basta acreditar”, destaca. Para alcançar o sonho, Julia contou com o apoio de amigos e parceiros que organizaram um carreteiro para arrecadar recursos. Entre eles, a Banda na Pilha, Peri e Neném Maravilha. “Meu maior agradecimento vai para Deus pois é ele que tem me aberto as portas para o que tem acontecido na minha vida, depois aos meus pais que sempre me apoiaram por mais difíceis que fossem as lutas. A todos os amigos e familiares sempre presente em minha vida que me mandam mensagens me incentivando e torcendo por mim, aos meus coordenadores do Miss Mercosul Internacional e Miss Mundo SC Petir Produtora e a coordenação do Miss Brasil Universe Edenir Vaz e Vera Monteiro e e por último e não menos importante a todos os meus patrocinadores que são essenciais para a realização de todos esses sonhos.” Apoio: Atelier Maria Valentina, Lojas Chamelle, Centro Educacional Conhecimento, Academia Inevitável - Personal Trainer Claudia Leite, Luluarte Personalizados,  Deville Hortaliças Hidropônicas, Balas Dalva, Spindola Construtora e Incorporadora, Samara Amaral – Make.

TITULOS CONQUISTADOS • MINI MISS BIGUAÇU 2015/2016 • MINI MISS REVELAÇÃO SANTA CATARINA 2016 • VICE MISS MERCOSUL INTERNACIONAL 2016 E MISS INTERNET PRÉ TEEN • MISS MUNDO SANTA CATARINA 2017 PRE TEEN • MISS UNIVERSE BIGUAÇU 2016 JUVENIL • MISS UNIVERSE SANTA CATARINA 2016 JUVENIL • MISS BRASIL JUVENIL SIMPATIA 2016

Start Life 19


SOLIDARIEDADE

LIONS CLUBE BALNEÁRIO CAMBORIÚ CENTRO 25º CAFÉ COLONIAL

DIRETORIA: PRESIDENTE: CaL Mara Terezinha Furtado Spricigo 1 vice Presidente CL Germano de Oliveira Pereira 2 vice Presidente CaL Cynthya M. Locatelli Secretaria; CaL Ligia Maria Maurici

20 Start Life

Tesoureiro: CL Edison Bayard Dahier Alves Diretora Social: CaL Maria Jose Domingos Rosada Diretor Animador: CL Valdir de Andrade Diretor de Associado: CL Arno Seibel


Madrinhas: Madrinha de honra: ELITE ZUTTER: natural de Blumenau, há 40 anos residente em Balneário Camboriú. A idealizadora deste Café, há 25 anos.. Esposa do saudoso e valoroso CL Valdemiro Zutter, presidente do Lions Clube BC Centro, em 1991, quando foi realizado o primeiro Café Colonial, assim denominado à época porque era de fato um café colonial à moda alemã. Esta promoção tornou-se com o passar dos anos , a segunda maior promoção de arrecadação de fundos do Lions Clube Balneário Camboriu Centro. ANA SYLVIA MAYER: Residente em Balneário Camboriú e funcionária pública aposentada. ARLETE MAFRA LAZZARI: Empresária, sócia proprietária de Aleci Calçados, moradora de Balneário Camboriú há 43 anos. Já foi domadora do Lions Clube Balneário Camboriú Centro. CARLA JUSSARA SCHREINER SEIDA: Natural de Canoinhas, residente em Balneário Camboriú. Em 1997 fundou a BIRÔ ERRE, empresa pioneira em impressão digital. Sempre muito prestativa e solidária está sempre pronta a apoiar nosso Clube em nossos eventos. CLEUDES DAS NEVES B. VARASCHIN: Reside em Curitibanos-SC e é voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer naquela cidade. EDNA APARECIDA GONÇALVES: Orientadora Educacional aposentada e associada do Lions Clube Balneário Camboriú Centro onde já foi presidente. Reside em Balneário Camboriú. ESTER GIRALDI : Residente de Porto Belo, é associada do Lions Clube Balneário Camboriú Barra Sul. Já foi Governadora do Distrito LD-5, é funcionária pública aposentada pela Receita Federal e já foi madrinha deste Café por 7 anos consecutivos. GISELDA DA SILVEIRA CHEREN: Advogada e professora, mestra em Direito Internacional, especialista em Direito Comunitário e do Mercosul e em Direito Contemporâneo. É responsável pelo escritório de Relações Internacionais (ERI) da UNIVALI. Reside em Balneário Camboriú. ILZA MACHADO BINI : Reside em Balneário Camboriú e é Companheira Leão do Lions Clube Itajaí Verde Vale. É assessora da Mulher do Distrito LD-5. IOLEMARI GRANDO : Residente em Balneário Camboriú e voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer neste município. JACIRA SIRLEI PINHEIRO SEGER: Destaque empresarial no ramo da beleza. Trouxe para Balneário Camboriú a YES Cosméticos com recente parceria com a Charis tratamento capilar tornando a Yes da cabeça aos pés. Jaci como é conhecida, é uma mulher de garra, dedicada e sempre atenta às novidades do mercado. JULIETHE NITZ : Residente de Balneário Camboriú, Juliethe é advogada junto ao escritório de Advocacia Juliethe Nitz e vereadora eleita nesta cidade para gestão 2017/2020 LOURDES GOMES MINELLA: Natural de Brusque, é residente de Balneário Camboriú e companheira do LC BC Centro e também assessora de Eventos e Lazer Feminino do Distrito LD-5 diretora social da APAE de BC. MÁRCIA DOIN Residente em Curitibanos-SC, empresária da construção civil e presidente do Lions Clube Curitibanos Centro. MARIA BERNADETE PAVAN: Residente em Balneário Camboriú há 47 anos, aposentada pelo município de Balneário Camboriú, empresária da construção civil Leone Construtora e Incorporadora. MARIA HELENA IORIO : Há oito anos participa como madrinha deste Café Beneficente e sempre prestigia nossas promoções, por isso merece nosso agradecimento especial. Paulista de nascimento, há 25 anos adotou Balneário Camboriú como sua cidade. Humilde e prestativa, sempre atuante na área social em prol dos mais necessitados. MARIA DE LOURDES VIEIRA DOS SANTOS: Aposentada, reside em Balneário Camboriú e é domadora do Lions Clube Balneário Camboriú Centro. NANCI CAMPOS DE SÁ: Voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Camboriú onde atualmente ocupa o cargo de presidente e reside nesta cidade. NÉLI SCHWEITZER DA SILVEIRA: Orientadora Educacional aposentada é associada do Lions Clube Balneário Camboriú Centro e residente desta bela cidade. NEUSA MARIA GAYA: Empresária do ramo da saúde, academia Gaya, é associada do Lions Clube Balneário Camboriú Centro e reside em Balneário Camboriú. ODETTE RAMOS GOMES: Professora aposentada. Sempre envolvida com serviços comunitários através de grupos de amigas que confeccionam enxoval infantil; Grupo do sequilho; Grupo de amigas do condomínio Boston A ROSALMA SENS DA CAMINO: Residente de Balneário Camboriú, empresária proprietária no ramo despachante - Fio Despachante, é voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer e associada do Lions Clube Balneário Camboriú Centro. RUTE RAMOS DO CARMO: Residente de Curitibanos-SC, orientadora educacional aposentada e voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer naquele município. TERESINHA BARNABÉ AZEVEDO: Residente em Tijucas-SC, empresária do ramo moveleiro e associada do Lions Clube de Tijucas. VERA BINA DA SILVEIRA : Reside em Balneário Camboriú e é associada do Lions Clube Brusque Berço da Fiação, sendo vice presidente do seu Clube. ZELINDA APARECIDA SIMÕES FLÓRIO : Associada do Lions Clube Balneário Camboriú Centro, reside neste município e empresária no ramo da saúde – Clínica NALAI.

25º Café Beneficente Lions Clube Balneário Camboriú Centro

Neste ano comemoramos 25 anos de café, nosso jubileu de prata, que teve início como um café colonial promovido pela sra. Elite Zutter, na ocasião, esposa do CL Valdemiro Zutter (AL 1991-1992), então presidente do Lions Clube Balneário Camboriú Centro. O Café foi sofrendo modificações no decorrer dos anos, chegando ao que hoje podemos dizer que é um dos melhores da região. O lanche ficará a cargo da Pão Italiano, há várias edições conosco, e este ano com algumas novidades no cardápio, e nas mesas serão oferecidos alguns petiscos enquanto nossas convidadas apreciam um maravilhoso desfile de moda. Teremos também um momento muito especial em relação ao nosso aniversário de Jubileu de Prata, estamos preparando tudo com muito carinho porque entendemos que esta data é muito especial. 25 Madrinhas serão homenageadas por sua contribuição especial ao nosso café. Graças às amigas que sempre nos prestigiaram e outras que estarão participando pela primeira vez é que pudemos promover este café solidário todos estes anos. Temos muitos parceiros que todos os anos nos prestigiam, várias lojas de vários segmentos expondo seus produtos, sorteio de brindes e fotógrafos no local. E o mais importante: a renda deste evento será destinada à segunda edição de uma campanha de visão que será realizada em crianças de 4 a 6 anos de idade, dos Núcleos Infantis Municipais. O trabalho com visão é o carro chefe das campanhas promovidas pelo Lions no mundo inteiro e será também a “menina dos olhos” das campanhas neste ano leonístico, é uma campanha bastante importante pois promove a prevenção da cegueira. Os convites podem ser adquiridos nas lojas parceiras ou com nossas Domadoras e Companheiras.

“ Amor por Servir ” AL 2016/2017

DESFILE: ANA VARGAS MANOELA MIKUS EXPOSITORES Altenburg Store Cris Presentes Ecasa Sweet Dona Moderna Dreams Shoes Store Fumagalli Sachês Gui Presentes Pangea Home Decor Yang modeladores Yes Cosméticos PARCEIROS: * CASA MEYER VINHOS E ESPUMANTES * CLUBE UNIÃO ARIRIBÁ * GIOVANI SPRICIGO E MARINA GEVAZZONI * HILÁRIO ANDREAZZA SOM E IMAGEM * LEIA BEZ * MARCENARIA DA PREFEITURA MUNICIPAL, NA PESSOA DA SRA. ANGELINA SCHNEIDER

* MOTORES TREVO * SESC - PIANISTA MARCO ANTONIO PEREIRA, NA PESSOA DA SRA.DÉBORA FATIMA NUNES * UNIQUE VIAGENS e MGM Operadora de Turismo 12. LOJAS PARTICIPANTES COM DOAÇÃO DE BRINDES: Altenburg Store Cris Presentes Doce Mistério Dona Moderna Dreamns Shoes Store Ecasa Sweet Fumagalli Sachês Gui Presentes Mundo Animal Mary Kay na pessoa da Consultora Luciana Safran Felipe Pangea Home Decor Pé no chão Salão Arrazus Tiaraju Yang modeladores Yes Cosméticos

Start Life 21


TENDÊNCIA

CASACOR SANTA CATARINA 2016

FOTOS: LIO SIMAS

PROJETO: UM JARDIM DE OUTRORA, PROFISSIONAL: ANA TREVISAN

A CASACOR Santa Catarina 2016 abriu as portas para celebrar o morar brasileiro e apresentar ao público os ambientes que compõem a mostra. Em estilo neocolonial espanhol, a antiga residência do historiador e médico Oswaldo Cabral, no centro de Florianópolis, recebe em grande estilo a 20ª CASACOR Santa Catarina. Ao imóvel construído entre as décadas de 1940 e 1950 é lançado um novo olhar, em cada um dos 33 ambientes, que revelam nos detalhes o cuidado que um patrimônio tombado merece. Colunas retorcidas, gradis com formas em espiral, forros em vários níveis e com desenhos de estrelas, portas de 2 m de altura, pisos de tábuas corridas e caprichosas bandeiras de vidro, que oferecem a luminosidade necessária

COPA DE ALMOÇO, PROFISSIONAL: ARQUITETA THAIS GIUSTI

22 Start Life

para a casa, foram algumas inspirações originais para os profissionais criarem seus projetos. Todos os estilos se encontram A cultura nômade e processos construtivos mais sustentáveis são experimentados na CASACOR Santa Catarina, que apresenta alguns ambientes em contêineres. Por outro lado, o clássico marca presença na festa, que celebra o morar brasileiro, atualizado em peças de cobre e em dourado, revestimentos nobres que imitam o mármore, boiseries nas paredes e espelhos luxuosos. O geometrismo também revela sua força, na simplicidade moderna e rigorosa do Art Déco. Neste passeio por vários tempos e estilos, há lugar para a tendência do rosa quartzo e do

LATERAL ILUMINADA

azul serenity, duas cores que a Pantone destacou este ano. Elas combinam com o espírito vintage de estofados arredondados e outras peças irresistíveis que estão em alta. Charme não falta nesta CASACOR, como você confere nas fotos. Além dos espaços assinados por renomados profissionais da região, os visitantes são atraídos pelas opções de gastronomia, shows e as últimas tendências do mercado de arquitetura, decoração, design e paisagismo. PROFISSIONAIS: Os franqueados de SC Luiz Bernardo e Francis Nessi Bernardo receberam a visita de profissionais de Curitiba e da franqueada do Paraná Marina Nessi, na CASA COR SC. A turma super animada festa uma foto no Pátio VEKA!!! 

PROJETO: JARDIM LATERAL PROFISSIONAIS: GEÓRGIA BOTELHO E RODRIGO VIEIRA FOTO: LIO SIMAS


PROJETO QUARTO HOSTEL PROFISSIONAL: ESTELA CISLAGHI

PROJETO: HALL DE ENTRADA, PROFISSIONAL: ADRIANA TIEZZI

STANZA DELLA DONNA, PROFISSIONAL: ARQUITETA FRANCINE FARACO

PROJETO SALA DE JANTAR , PROFISSIONAIS: ANNA MAYA E ANDERSON SCHUSSLER

PROFISSIONAIS

PROJETO: SUÍTE LOVERS PROFISSIONAL: LAURA GRANSOTTO

SALA DOS POEMAS, PROFISSIONAL: JULIANA PIPPI

PROJETO: TOILLET PROFISSIONAIS: ELAINE GERENTE E LUIZA PORTO

SALA DE LEITURA, PROFISSIONAL: ARQUITETA PRISCILA KOCH

PROJETO: VARANDA DO HISTORIADOR, PROFISSIONAIS: MARCO ANTONIO MEDEIROS E ROSE CAMPOS Start Life 23


Helena Salomon www.helenasalomon.com.br | contato@helenasalomon.com.br

O CÂNCER DE MAMA NÃO PODE TIRAR A SUA ESSÊNCIA...

Nesta edição da revista pude vivenciar uma experiência emocionante, conheci uma mulher muito forte e determinada a vencer uma batalha....Estas páginas dediquei em homenagem a ela. Com certeza, ter em mãos o diagnóstico de um Câncer traz consigo muitas dúvidas e medos, já que o tratamento pode provocar mudanças no corpo, mudanças que podem alterar o nosso eu com o espelho, como por exemplo ganho ou perda de peso, queda dos cabelos e sobrancelhas, problemas com a pele principalmente do rosto, enfraquecimento das unhas, ressecamento da boca, entre outros efeitos colaterais. Lidar com tudo isso não é tarefa fácil, o que pode levar a depressão. Por isso é muito importante a mulher não perder a vontade de ficar bela, se olhar no espelho e ver tudo diferente do que sempre foi,

24 Start Life

mas a maquiagem, lenços, perucas e próteses de mama são grandes aliados das mulheres que enfrentam o diagnóstico de um câncer. A auto estima nesta fase é um sentimento de muita importância e não apenas a auto estima visual, mas também a auto estima interior, continuar com seus projetos pessoais, estudar, se ocupar com algo que realmente goste para deixar a mente sã. A pele durante a quimioterapia sofre muitas alterações visíveis, ter em seu kit um bom prime, base e corretivo são grandes aliados no dia a dia, mas procure usar produtos de boa qualidade, já que nesta fase a pele fica mais sensível. Com a queda de cabelo, o uso de perucas se torna uma boa alternativa e com tanta tecnologia usada nesses acessórios hoje em dia, elas se tornaram tão reais quanto nossos próprios cabelos!

As sobrancelhas nesta fase também podem perder pelos, alguns podem não voltar a crescer o que deixa falhas visíveis, mas depois de algum tempo após finalizado todo o tratamento, podese fazer a Micropigmentação de Sobrancelhas ou a téncina mais realista e suave com fio a fio, o Microblanding para corrigir essas falhas. Mas o grande presente que esta matéria trouxe, foi me levar a conhecer a linda Isabel, que já foi bailarina e me contou sua trajetória de vida. Tive a honra de poder maquiá-la para esta matéria, um rosto angelical, um exemplo de força e que carinhosamente me escreveu sua história para relatar com suas palavras seu exemplo de fé e determinação, não deixando seus projetos de lado e nem sua vaidade, sendo visível em seu olhar e em seu sorriso a vontade de viver, de amar e seguir em frente, o que ela me disse ser fundamental para seu tratamento.


”Estimada Helena En el mes de diciembre del año pasado senti un nodulo en el seno izquierdo. En Febrero me diagnosticaron carcinoma invasivo estagio 3 para 4. En ese momento senti que el mundo se desmoronaba. Me di cuenta que nunca estamos preparados para morir. Cada cancer es unico con una alteración unica de DNA. El que se desarrollo en mi seno era super agresivo e invasivo el cual podia llevarme en 7 a 8 meses. Decidi entregar mi vida al señor y comenzo mi lucha por vivir. Considero que actitud y fe son los dos ingredientes principales para atravesar un cancer. Se tiene dos opciones; encaras con fe y optimismo o te entregas. La primera parte del tratamiento es la mas dificil. La fe te da fortaleza y resiliencia. Pase lo que pase siempre una sonrisa en el rostro. En esta jornada todos tenemos nuestros altos y bajos. El secreto esta en focarse en tus sueños, estar activa y no pensar en la enfermedad. Es asi que supere los momentos de tristeza y no me permiti caer en depresion. Decidi hacer un posgrado en administración y estoy con proyectos de volver a ejercer mi profesion. Soy formada en Ingenieria Comercial (adm con enfasis en finanzas y economia). Finales de octubre termina la quimioterapia. Considero que esta situacion hizo que renaciera a nivel espiritual, a nivel del alma. Hoy soy otra Isabel y el cancer me hizo comprender que los momentos de crisis traen consigo una gran bendicion y oportunidad para renacer como el ave fenix. Hoy estoy totalmente segura que no podemos irnos sin antes dar lo mejor de nosotros y sin alcanzar nuestro maximo potencial. Es un deber con uno mismo y con los demas. Al final quiero estar en el grupo que da y agrega valor en la vida de las personas. “ Isabel Aquino Costa - 38 años

Agradecimentos a todos que doaram um pouco do seu trabalho e fizeram esta matéria se tornar um projeto real. Fotografia: Ninon de Andrade Figurino: L’Amour Boutique, Yure Haruyama, Clarice de Pieri e Ninon de Andrade

Helena Salomon Dia da Noiva - Maquiagem – Penteado Micropigmentação de Sobracelhas Fio a Fio & Microblanding

Atendimento em Balneário Camboriú e Cidades Próximas Também atende Domicílios, Hotéis, Estúdios de TV e Fotografia www.helenasalomon.com.br Fone (47) 99955-5656 Facebook: Helena Salomon leva a beleza até você Instagram: @helenasalomondiadanoiva

Start Life 25


SAÚDE

NOVEMBRO AZUL

Novembro Azul é um movimento de conscientização realizado no mês de novembro dirigido à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Por falta de informações ou mesmo preconceito, grande parte dos homens não têm o hábito de cuidar da própria saúde. Assim, a campanha Novembro Azul tem grande significado, sendo ao mesmo tempo muito oportuna e esclarecedora. A exemplo do Outubro Rosa, que trata da prevenção ao câncer de mama, o movimento lojista catarinense também apoia esta campanha, convidando empresas e comunidade a fazer parte desta grande ação solidária. Para destacar a visibilidade da campanha em novembro, a FCDL/ SC incentiva as CDLs e associados a decorarem seus comércios, ambientes, vitrines e fachadas com motivos de cor azul ao longo de todo o mês. E todos abraçam a campanha. O azul aparece como ornamento, confecção de laços e camisas, nos enfeites que remetem e promovem a iniciativa. A FCDL/SC não fica de fora e trabalha os conteúdos da saúde do homem em palestras direcionadas a seus colaboradores e mídias digitais, com a utilização da cor em banners e capas de redes sociais e sites, aplicação da logomarca da campanha 26 Start Life

e divulgação de informações sobre prevenção e saúde do homem.

SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA: A PRÓSTATA A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual. INCIDÊNCIA: No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. CÂNCER DE PRÓSTATA EM NÚMEROS:

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem uma evolução silenciosa. Por isso, as sociedades médicas recomendam que homens a partir dos 50 anos de idade façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 45, caso esteja inserido nos fatores de risco. Para 2016, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) prevê a descoberta de 61.200 novos casos do câncer de próstata. PREVENÇÃO E FATORES DE RISCO: Há 90% de cura se o câncer de próstata detectado precocemente. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, se espalhando para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Homens acima dos 50 anos, com histórico da doença na família, obesidade ou sobrepeso estão dentro dos fatores de risco para a doença. Além de realizar exames periodicamente para prevenir, alguns hábitos podem ser adotados como forma de se precaver, como alimentação saudável, ausência de vícios e prática regular de atividade física. Fontes: Inca e Instituto Lado a Lado pela Vida


Bella Catarina Pães e Doces

Av. Brasil, nº 1.500, Centro de Balneário Camboriú. Fone: (47) 3261-5001 Aberta de segunda à domingo das 8hs às 22hrs. A confeitaria mais charmosa da região. Doces finos e salgados com o tradicional sabor português. Atendemos eventos e aceitamos encomendas. Start Life 27


CIDADE

VOLNEI MORASTONI PEDE AUXÍLIO DOS EMPRESÁRIOS PARA GOVERNAR

Empresários, autoridades e comunidade estiveram reunidos na Associação Empresarial de Itajaí (ACII) na noite do dia 31 de outubro, para ouvir o prefeito eleito, Volnei Morastoni. Na ocasião, ele destacou ações já definidas para o seu governo e ressaltou a importância do apoio da ACII, demais entidades e dos empresários para que seu governo seja marcado pela participação. “O prefeito não consegue fazer tudo sozinho”, disse, sinalizando que os encontros mensais entre prefeito e entidades, tal qual ocorre na gestão atual, devem ser mantidos. Morastoni, inclusive, revelou que Secretário de Desenvolvimento será definido após consulta e sugestões das entidades, uma vez que a pasta é considerada estratégica. LEI ANTICORRUPÇÃO Morastoni frisou que uma das ações primordiais do seu governo, será a elaboração de um Código de Ética para os servidores e de uma Lei Anticorrupção, os quais pediu a coparticipação das entidades para a formatação. Também pontou que a transição de governo está ocorrendo com tranquilidade e disse que o prefeito, Jandir Bellini, está dando total apoio e acesso às informações da municipalidade. Até o fim do mês de novembro está prevista a apresentação de um planejamento para os primeiros 100 dias do governo. EDUCAÇÃO E SEGURANÇA O prefeito eleito apresentou suas propostas por eixos. Na Educação, 28 Start Life

salientou o custeio de vagas em creche pela prefeitura, com o objetivo de zerar a fila de espera. Também frisou a importância da implantação da Guarda Armada, por meio de concurso público, que deverá atuar em parceria com as polícias. Outro ponto colocado é a necessidade de se estudar maneiras de rever o aumento da Folha de Pagamento, sendo que hoje a prefeitura soma mais de 6 mil servidores, num total mensal de R$46 milhões em salários. SAÚDE E TRANSPORTE Quanto à Saúde, Morastoni destacou a importância da construção do Centro Integrado de Saúde, que será inaugurado em breve. Ele ressaltou a necessidade de ser discutido na Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) o papel dos demais hospitais da região. Uma ideia de Morastoni é buscar uma regionalização do atendimento, em que os hospitais poderiam ser referência em algumas especialidades, desafogando o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. Sobre a questão do Transporte Coletivo, o prefeito eleito demonstrou preocupação e disse temer um colapso do serviço, diante do impasse que o envolve. Para buscar uma alternativa, ele irá se reunir com representantes da Coletivo Itajaí e consultores no assunto para estudar medidas até a realização de uma nova licitação, prevista para até 6 meses.

ESTRADA DE BRUSQUE E SANTA REGINA Para assistir as localidades da zona rural, Morastoni falou da importância de se pensar no crescimento do entorno da Estrada de Brusque, área para onde a cidade deverá se desenvolver nos próximos anos. Para isso, além de planejamento, será implantado um Centro Administrativo para atender aquelas comunidades. Uma necessidade também do bairro Santa Regina e proximidades. TURISMO E PORTO Para os assuntos que envolvem o Turismo, ele destacou a busca de parcerias com a iniciativa privada para, por exemplo, construir um novo píer turístico, pavilhões na Vila da Regata, que possibilitaria novos eventos em Itajaí, etc, visando o fortalecimento deste setor. Morastoni encerrou sua explanação, falando da sua estratégia para a resolução dos problemas do Porto. Ele disse que a situação no momento é política e que por isso, um documento será levado à Brasília, ainda em novembro, cobrando definições para os problemas. O presidente da ACII, Eclésio da Silva, concluiu a reunião, dizendo que a entidade dá total apoio a este governo que inicia, uma vez que objetivo central são as melhorias para a cidade. “O sucesso da sua gestão será o nosso sucesso e de toda a cidade”, finalizou.


TURISMO

BC CONVENTION PREPARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2017 A diretoria executiva, o conselho diretivo e a equipe do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau reuniram-se nesta quartafeira, 16, no Infinity Blue para planejar as ações do ano de 2017 da entidade. Na ocasião, foram discutidos diversos projetos que devem integrar o Planejamento Estratégico do próximo ano. O presidente da entidade, João Francisco Barão aproveitou a oportunidade para lembrar que o foco é sempre aumentar a estrutura de forma sustentável. “Todos temos uma coisa em comum, queremos firmar Balneário Camboriú como destino turístico o ano inteiro e continuaremos nesse caminho”, disse. O foco é atingir essa ação até 2020, e por isso o trade aguarda o Centro de Eventos, que está sendo construído. A executiva do Convention, Adriana Both De Pin, lembrou que por isso é de extrema importância a união com cidades da região, a exemplo do que vem acontecendo com o projeto Visite Balneário Camboriú e Região. “O turismo regional precisa crescer. Precisamos usar essa nossa vantagem estratégica e toda a região será fortalecida”, afirmou. O presidente ressaltou ainda a representatividade dos empresários envolvidos com o turismo, lembrando que isso torna Balneário uma cidade única. “É muito gratificante ver que vocês, grandes empresários de nossa cidade, vieram decidir o próximo ano do BC Convention. Me sinto grato, estamos repletos de ideias novas. Penso que inovar é também mudar o que já fazemos, trabalhar para fortalecer. O segredo é nos mobilizarmos”, completou. O QUE FOI FEITO Durante o encontro, foi apresentado um resumo das ações realizadas dentro das 5 áreas estratégicas da entidade em 2016. Entre elas a contratação de sistema específico online, onde já estão cadastrados mais de 150 eventos no Banco de Dados. Neste ano o Convention apoiou 15 eventos, candidatou Balneário a receber outros 11, captou cinco e outros 20 estão em processo de prospecção (apresentando candidatura). Ressalta-se ainda que, em breve, estará disponível também o aplicativo Uneagenda, idealizado pela Unedestinos com o Banco de Eventos nacional. Pela primeira vez a entidade pôde se envolver de forma mais intensa com a promoção do destino, através do planejamento, organização e realização do “Visite BC e Região”. Com o projeto, o trade de Balneário Camboriú, o Beto Carrero e Blumenau participaram da divulgação conjunta em seis países (Brasil, Peru, Argentina,

Uruguai, Chile e Paraguai) e 14 cidades, realizando 22 ações de marketing promocional. “BC é centro da região, somos um ícone. O fato de as cidades aceitaram usar ‘BC e região’ mostra que confiam e reconhecem nosso trabalho. Temos nosso valor”, destacou Barão. Foi lembrado ainda que o BC Convention está presente em diversos conselhos e entidades da região, dentre elas o Comtur, Observatório Social de Balneário Camboriú, Comissão Permanente de Avaliação (Univali), BC Criativo, Federação Catarinense de CVBs, Conselho Estadual de Turismo e Instância de Governança. FUTURO O vice-presidente de Captação de Eventos do Convention, Geninho Goes, organizou uma dinâmica, com base na 5 áreas estratégicas, para cada grupo discutir as ações que o Convention deve tomar como prioridade no próximo ano, indicando também quando e como fazer. Além disso foi enfatizada a associação à ICCA (International Crongress and Convention Association), principal entidade que representa os Convention Bureaux no mundo. O grupo de Promoção do Destino exaltou a necessidade de fortalecer a divulgação de Balneário via mídias sociais, além de ampliar o projeto Visite BC e Região para o mercado nacional (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Nordeste e Mato Grosso do Sul). Já a Captação de Eventos sugeriu a

FOTO: RENATA RUTES

criação de um material focado na captação e promoção, elaboração de um vídeo com o que fazer em Balneário Camboriú e eventos que acontecem na cidade naquele momento, além da aproximação com a ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos). Também foi sugerido criar um grupo de discussão para acompanhar as próximas etapas da concretização do Centreventos, com o objetivo de lançar o equipamento no mercado para a captação de eventos desde já. O grupo de Comunicação e Representatividade exaltou a importância de criar um novo banco de imagens com fotos da cidade. Estratégias de comunicação com os associados, a renovação da marca da entidade que em 2017 comemora 15 anos, bem como a estruturação de um Plano de Comunicação com foco na utilização de mídias digitais. Os responsáveis pela capacitação defenderam a criação de um calendário para o Programa Capacita BC, para ampliar a adesão das empresas do trade. Foi incentivada a criação de um evento para apresentar o projeto Capacita BC, incentivando a vinda de novos associados para a entidade. Outro foco é renovar a capacitação da Room Tax. Já no foco orçamentário, foi discutida a importância de promover a nova campanha da Room Tax, de forma mais impactante e em parceria com outros Convention. O intuito continua sendo também a busca de novos associados. Start Life 29


CIDADE

ACIBALC HOMENAGEIA EMPREENDEDORES DA REGIÃO NO PRÊMIO CAMBORI Reconhecimento. Esse foi o sentimento que tomou conta dos 27 homenageados durante a 6ª edição do Prêmio Cambori – Empreendedores de Sucesso, promovido pela Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), na noite desta última terça-feira, 8, no Hotel Sibara Flat e Convenções. O tom da noite foi bastante descontraído, com a presença das atrizes Potyra Najara e Bruna Froehner, que apresentaram o evento interpretando as engraçadíssimas Creuzinete e Suzinete, da peça “Arrox cum ovu”. A presidente da associação, Ciça Muller, abriu a noite exaltando o quanto a inovação e a criatividade fazem diferença e de como vem ganhando ainda mais força através do projeto BC Criativo, em parceria com a Fundação Cultural da cidade e a Facisc, que na ocasião também apoiou o evento por meio do Programa de Apoio Empresarial. “Não podemos parar, precisamos sempre buscar atrair novos investidores e fortalecer nossa economia a cada dia. Iremos ganhar muito se Balneário deixar de ser apenas turismo de compras e praia e também atrair o público para eventos como o Festival de Cinema e a Feira do Livro, por exemplo”, lembrou. Ciça também aproveitou o momento para apresentar ao público o futuro presidente da entidade, Augusto Munchen, proprietário da Sol Motos. Durante o evento, 27 empresários subiram ao palco para receber o prêmio das mãos de membros da diretoria da entidade. Os troféus foram entregues às empresas associadas à Acibalc, que completam aniversário de fundação em múltiplos de cinco anos, atuando e consolidando o desenvolvimento econômico de nossa região. Uma das empresas premiadas foi a BBA – Reiki, que acaba de completar 10 anos em Balneário Camboriú. Quem participou do evento para receber o prêmio foi a gerente Waleria Baú, que salientou a importância desse reconhecimento. “É

FOTOS JOÃO SOUZA

a segunda homenagem da Acibalc que recebemos. Esses 10 anos foram de muito crescimento, agora atendemos clientes de todo o Sul do país, nos sentimos honrados e valorizados”, disse. A Mendes Sibara também estava na lista dos premiados, completando 15 anos de história em Balneário Camboriú. Natália Mendes representou a consagrada empresa e afirmou que esses anos foram baseados em renovação. “Sempre buscamos nos reinventar. Temos o prazer de atuar nessa região maravilhosa e estamos muito felizes. Esse prêmio significa muito, pois através deles ganhamos visibilidade e também podemos entrar em contato com o público e outros empresários. É um reconhecimento pelo nosso trabalho árduo”, completou. A grande premiada da noite, que recebeu o troféu das mãos da presidente Ciça Muller, foi o Grupo Promenac Camvel, que completou longos 55 anos. Cláudio Werner subiu ao palco e, emocionado, exaltou que tudo começou pelo seu pai , que resolveu empreender quando ele tinha apenas três anos de idade. “Fico impressionado até hoje em ver o quanto podemos fazer trabalhando duro e com ética. Chegamos nesses 55 anos por esses motivos, e também porque somos muito felizes no que fazemos. Não adianta você trabalhar com algo que não gosta, se você fizer isso, não vai dar certo”, destacou.

CONFIRA AS EMPRESAS HOMENAGEADAS: 5 anos de existência; B Federal Invest B Ponto Promo Live Marketing B Anjos do Lar B La Trattoria Ristorante B Núcleo de Gastronomia B Mirandas Restaurante B Kori Pilates B Probst Werner & Advogados Associados B Yoga Spanda B Sociedade Catarinense de Coaching B Sociesc B Hugani Trattoria B CredLider B Fuchs Comunicação B MJ Centro Automotivo 10 anos B Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú B Continental Ar Condicionado B Reiki BBA 15 anos B Mendes Sibara B Tatticas Publicidade e Propaganda 20 anos B Mercoplan Planos de Saúde B Mastersoft 25 anos B GGe Design B Beto Carrero World B Marcos Auto Peças 30 anos Transperes 55 anos Grupo Promenac Camvel

30 Start Life


CIDADE

A CONFERÊNCIA ONDM - O NEGÓCIO DA MODA FOI PAUTADA PELA INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO MAIS DE 30 PALESTRANTES ENFATIZARAM A NECESSIDADE DE PENSAR “FORA DA CAIXINHA” E INVESTIR EM NEGÓCIOS DIFERENCIADOS E SUSTENTÁVEIS FOTOS: CARLOS ALBERTO ALVES

 Transformação e inovação são os motes do mercado da moda. Mudanças nos processos e na forma de se comunicar com o público se fazem necessárias nesse momento em que todos estão buscando sentido para o que fazem e para suas vidas. Durante três dias, cerca de 2 mil pessoas participaram da 2ª Conferência ONDM – O Negócio da Moda, que aconteceu no Maria´s, em Camboriú.  O idealizador do projeto, Ivan Jasper, num balanço geral, diz que essa segunda edição superou as expectativas. “Já está confirmada a próxima edição em 2017”, garante. De acordo com Jasper, o feedback dos participantes foi excelente. Todos elogiaram o conteúdo exibido e aprovaram os conferencistas. “Estamos no caminho para esse evento se tornar um dos principais no Brasil em negócios de moda. Hoje, apenas na segunda edição, já está bem conceituado. E a nossa proposta é de a cada edição trazer mais novidades para esse público ávido por conhecimento”, avalia. Além das quase 2 mil pessoas que estiverem presentes no evento, também  um outro tanto, que não foi mensurado, assistiu todas as conferências por meio das transmissões ao vivo feitas pelo Jornal Diário Catarinense. “Normalmente, a média é de que as pessoas fiquem torno de 2 a 3 minutos assistindo um vídeo. Nós registramos uma média de 47 minutos de visualização por pessoa. Esse resultado é fantástico e mostra que muitas pessoas de todos os lugares do Brasil acompanharam o ONDM”, enfatiza. Empreendedorismo e inovação Todos os participantes enfatizaram a necessidade de ser ousado e empreendedor, além de inovador nessa nova era. Rafael

D´Avilla, da Korova, disse que todo empreendedor é um sonhador, é alguém que, mesmo com dificuldades, acredita que as coisas podem dar certo. Um exemplo que corrobora a opinião de D´Avilla é a Damma, empresa de um ano e meio e que já está bem conhecida no mercado. O seu empreendedor, Daniel Mafra, explica que durante muitos anos trabalhou em uma empresa têxtil e enfatizou que aprendeu muito, mas que tinha necessidade de fazer algo diferente. Foi então que surgiu a Damma, inicialmente com confecção, e, nesse período, já desenvolveu uma coleção de jóias e uma linha exclusiva para a Porcelana Schmidt. Sobre inovação quem mais se destacou foi o ex-gerente de marketing da farm, André Carvalhal,  que pautou toda a sua palestra na virada de vida que deu e apresentou uma nova forma de trabalhar com moda. Ele criou a Malha, uma forma nova de empreendedorismo e coworking, no Rio de Janeiro. Por meio da Malha, ele conecta criadores, empreendedores, produtores, fornecedores e consumidores preocupados em produzir uma moda sustentável e colaborativa. Carvalhal enfatizou que estamos vivendo muitas mudanças no conceito da moda que daqui algum tempo serão lembradas como uma nova Revolução Industrial. “O consumidor não quer mais comprar só por comprar. Hoje, as coisas têm que fazer sentido para ele. Estamos numa era de mais consciência”, afirma. Orientado por esse novo olhar da moda é que Carvalhal toca a Malha. De acordo com ele, não existe nenhum lugar no Brasil que funcione como na Malha. No espaço, por exemplo, há uma fábrica com todo maquinário disponível para produção. Quem quiser pode alugar o espaço para dar vida às suas

criações. “Ninguém precisa ser dono sozinho de uma estrutura industrial. Isso pode ser compartilhado. Assim ajudamos o planeta”, diz. Durante sua palestra, Carvalhal focou muito na busca por uma moda mais sustentável na qual se reciclam materiais, transformamse roupas de brechó e calças jeans velhas são customizadas. Além disso, ele também gosta muito dessa nova onda de guardaroupa compartilhado, em que se paga uma mensalidade e durante o mês tem direito a pegar um número x de roupas para serem usadas. Assim, ninguém mais precisa ter várias peças em casa, que usa só de vez em quando.  De acordo com o idealizador do São Paulo Fashion Week (SPFW), Paulo Borges, é imperativo investir em inovação e pensar de forma diferente suas coleções. “O mundo estressou todos os seus padrões e  moda está sendo reconstruída de forma diferente. Estamos vivendo uma crise geral do sistema, não só econômica, política, de varejo ou consumo. Estamos no caos e é nesses momentos que surgem novos modelos. Agora, está no momento de colocarmos mais alma em nossos negócios, não focar somente no racional”, enfatiza. O presidente da Riachuelo, Flávio Rocha, diz que estamos no fim de um ciclo e buscando uma retomada da economia. A Riachuelo é conhecida por ser uma empresa de fast fashion. Rocha diz que essa é a “onda” do momento. Mais ninguém tem paciência para esperar as coisas chegarem. Todo mundo quer para “ontem”. Por isso, os estilistas e as empresas estão tendo que ser mais ágeis. A Riachuelo, por exemplo, lança cerca de 48 mil novos produtos todos os anos. A cada 10 dias tem uma média de dois mil novos produtos nas lojas.ivulgação

Start Life 31


Ademar Robert vipssbt@gmail.com FOTO – DIVULGAÇÃO

O jovem empresário Emir Muse que conduz com competência ímpar a Barbearia Lampião foi um dos aniversariantes mais badalados do mês. Comemora o sucesso do novo espaço agora na Av. Brasil.

Antonela Schurmann dá boas vindas ao verão em sua luxuosa Pousada Estaleiro Guest House. FOTO – DIVULGAÇÃO

FOTO – DIVULGAÇÃO

A cantora gospel Aline Barros festeja seu aniversário em São Paulo usando vestido assinado pela estilista aqui da terrinha Karla Vivian.

Dra. Daniela Longhi de Castro, mais uma das profissionais que integra a equipe de profissionais de ponta da Clinicenter em Balneário Camboriú. A formação que possui, lhe permite ser referência em nossa região. Fez residência Médica em Pediatria pela FFFCMPA- RS, Pós-Graduação em Bioquímica Médica e Prática Ortomolecular pela FAPES-SP, Pós-Graduação em Nutrologia pela ABRAN.

Dona de carisma e simpatia irretocáveis Mara Graff, cheia de estilo e bem viver celebra idade nova como sempre sob os aplausos de seleta plateia.

32 Start Life


Outra socialite super badalada no mês que passou a contar nova idade foi a simpática e contagiante Cleuza Ranzi. Dona de grande círculo de amigos festejou a ocasião com o marido Osvaldo.

FOTO – DIVULGAÇÃO

FOTO – JORGE MOURA

O empresário Tiago Machado em reconhecimento aos 10 anos de atuação frente à Báscara Investimentos imobiliários foi um dos homenageados no último dia 22 em Balneário Camboriú com o troféu “Orgulho Brasileiro Homens que Brilham” a noite teve presença do ator Ricardo Machi.

FOTO – DIVULGAÇÃO.

FOTO – DIVULGAÇÃO

A elegante Maria Luiza Cargnin estreou idade nova ao lado do marido Dr. Vicente e ladeada por muitos que lhe admiram como locomotiva da sociedade catarinense. Adriel Chaves foi escolhido entre muitos para representar Balneário Camboriú no Mister Santa Catarina. Já está representando BC e a mil com os preparativos para o grande certame da beleza masculina que acontece no próximo ano sob coordenação de Luiz Bozzano.

A atriz Giovana Antonelli esbanjando elegância com vestido da nova coleção verão “Amazônia” da estilista Karla Vivian.

Start Life 33


Keltryn Wendland keltrynw@gmail.com

REPRODUÇÃO INTERNET

CASAR NA SERRA Se no litoral, casar à beira mar é um sonho de consumo para muitos, na Serra Catarinense, está em alta as celebrações no campo. Além de um cenário de encher os olhos, é possível realizar um casamento intimista e com muita personalidade. Uma das cerimonialistas mais requisitadas em Lages e região, é a profissional Francine Kloppel, que além de experiência possui parceria com os melhores fornecedores. O resultado são casamentos que mais parecem saídos de um conto de fadas! As belíssimas imagens são da Photografic – Photo Vídeo.

PORTAL SOCIAL LAGES Uma iniciativa muita bacana em Lages, na Serra Catarinense, e que foi inspirada em um projeto que já existe em Blumenau, surgiu para ajudar e apoiar entidades do município. É o Portal Social, uma plataforma que tem como objetivo aproximar DOADORES de quem precisa de Doações. O projeto é do Rotary Club de Lages Catedral. “Queremos ser um link entre a comunidade e as entidades”, explicou Willian Padilha, um dos responsável pelo portal. Basta acessar www.lagessocial.com.br para conhecer as instituições, trabalhos e as necessidades de cada uma delas. Inicialmente CINCO entidades já estão cadastradas: o Asilo Vicentino, Associação Lar Menino Deus, Cidade do Novo Amanhã, Instituto Paternidade Responsável e SAMT. Para fazer parte do portal, a entidade precisa preencher um cadastro assegurando assim, a transparência e idoneidade do projeto. “Queremos identificar as entidades e projetos que existem em Lages, mas não vamos intermediar as doações, nossa missão é somente ser a ponte entre eles e a comunidade” afirma o presidente do Rotary Club de Lages Catedral, Djeizon Fraga Muller. 34 Start Life


DIVULGAÇÃO ASSOCIAÇÃO APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE LAGES Foi inaugurada no mês de outubro, a Policlínica da Associação dos Aposentados, Pensionistas de Lages. A estrutura, pioneira no Estado, conta com nove profissionais de saúde para atendimentos médicos, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, exames de raio-x, eletrocardiograma e ecocardiograma. Além disso, mais de 200 consultórios e clínicas manterão convênios para atender mais de 16 mil associados. “Somos uma das maiores associações deste país. Era preciso ser audacioso e investir fortemente na saúde. Compramos o terreno e depois com a ajuda do Governo do Estado erguemos este prédio, que devidamente equipado será um diferencial para nossos Associados”, afirmou o presidente da entidade Armindo Araldi. A construção da policlínica dos aposentados contou recursos próprios da entidade e também do governo do Estado e está localizada na Avenida Belizário Ramos, próximo à sede da Associação dos Aposentados de Lages. Fotos: Assessoria da FEAPESC, Federação das Associações dos Aposentados de Santa Catarina.

DIVULGAÇÃO PML

NATAL FELICIDADE DE LAGES Um dos eventos que mais atrai os olhares de moradores e turistas em Lages, é o Natal Felicidade. Nesse ano, a programação inicia no dia 1º de dezembro, com a abertura oficial e contará com mais de 120 apresentações culturais com dois mil artistas de teatro, corais, orquestras e musicais. Além de uma linda decoração natalina, com um túnel de mais de 320 metros de luzes, o Natal Felicidade faz a compensação da emissão do gás carbônico, através do plantio de 1665 árvores nativas, plantadas por agricultores familiares parceiros do projeto, resultando assim em um evento neutro, que não causa danos à natureza. A programação encerra no dia 23 de dezembro. Start Life 35


Vania Rodrigues vr-concursos-sc-brasil.blogspot.com | escolademodelos@gmail.com

Olá pessoas queridas, mais um vez aqui juntos nessa revista linda e cheia de novidaades.

A bela Raissa Santana é a Miss Brasil 2016! A representante do Paraná foi coroada em 1º de outubro, no Citibank Hall, em São Paulo, pela gaúcha Marthina Brandt, MB 2015 (aliás, te convido a ler a excelente entrevista onde Marthina conta para a revista Marie Claire ter descoberto um câncer em plena preparação para o MU do ano passado).Apesar do título ir para o ranking do Paraná, os baianos podem comemorar muito, já que Raissa nasceu na Bahia e se mudou para o Paraná quando criança.E depois da vitória de uma loira, voltamos a ter uma Miss Brasil negra, finalmente! E Raissa é apenas a segunda negra coroada Miss Brasil Universo em todos os tempos! A primeira (e única até então) foi Deise Nunes, em 1986; há exatos 30 anos.Esta foi a primeira edição do MB 100% sob o comando da Be Emotion, linha de produtos de beleza da Polishop. Tirando o fato da premiação da Miss Be Emotion (no lugar da tradicional Miss Simpatia) praticamente tudo continuou como antes, em termos de organização; inclusive as constantes alterações nas datas dos estaduais. Uma pena.

FERNANDA REBELO IDADE: 12 ANOS Nascida em Balneário Camboriu e residente em Itajaí, Santa Catarina. FERNANDA, FEFÊ, FEZINHA, NANDA, FERNANDINHA OU SIMPLESMENTE FÊ. A todos que conhecem e amam esta menininha sapeca, que deixa sua marquinha por onde passa. A todos que admiram esta menininha esperta, ativa, inteligente, meiga, extrovertida, amiga, decidida, linda, brincalhona, especial. Ela pode ser comparada à Cinderela, mais seu encanto não termina a meia-noite, ele aumenta a cada amanhecer. Ela pode ser comparada a um botão de rosa, que perfuma e embeleza com sua presença. Ela é única, ela é alegria, ela é realmente especial. Espetáculo Musical da Passarela da Fama.No último 12 de outubro o Grupo Passarela da Fama apresentou um lindo espetáculo musical no Teatro Municipal Bruno Nitz em Balneário Camboriú, apresentando Frozen, com Anna, Hans e Elza, Hip Hop, Barbie, Cúmplices de um Resgate e o Baile da Cinderela.( http:// fer-rebelo.blogspot.com.br/2016/10/ espetaculo-musical-da-passarela-dafama.html?spref=fb)

36 Start Life


Youtuber Gorete faz tutoriais e dicas de beleza de uma forma ousada. Será uma sátira sobre padrões femininos e cobranças de beleza? Talvez diz o ator HIAGO MEIRELES “ Eu acho que Gorete é muito pobre e todo pobre é criativo.” Quem nunca colou os CÍLIOS POSTIÇOS COM COLA QUENTE? (rs) Você pode acompanhar esses “tutoriais” pelo fb.com/hiagodemeireles @ hiagodemeireles

Hoje na revista presença da nossa querida, Amandia Rodrigues Estética & Massoterapia. Amandia vem se destacando como uma excelente profissional com tratamentos pra La de modenos e eficazes. Fazendo com que suas clientes fiquem cada vez mais satisfeitas. Amandia está tendendo nos seguintes locais: Locais :Marielen Luchtenberg Espaço da Beleza e no no Premier Salon & Coffee Bar. Ligue e agende um avaliação: 047 9972 8493

DO ESTUDIO DO PROFISIONAL

Maravilhoso Victor Hugo , a cliente Gestante Samara.

TAJ APRESENTA O TAJ PHARMACY Espaço dedicado à arte dos drinques tem conceito inédito no país.O TAJ inaugurou o TAJ Pharmacy, um “novo bar”, localizado dentro do badalado endereço indoasiático.Com intuito de oferecer uma experiência completamente inédita, o local foi concebido após meses de pesquisas e visitas a bares nos Estados Unidos e na Europa, que já seguem esta tendência de trazer a coquetelaria clássica num interessante local especialmente dedicado à arte das fusões etílicas.Numa atmosfera única que remete às farmácias dos anos 1940, a carta de drinques apresenta as “prescriptions”, que são as opções criadas pelo mixólogo, flairbartender e professor de coquetelaria, Pablo Moya.Em porções individuais ou para compartilhar, os drinques são servidos em frascos inusitados. Alguns chegam aos clientes em recipientes de vidro em formatos de caveiras, outros em garrafinhas que lembram as utilizadas em xaropes medicinais, e também em minifrascos como tubos de ensaio, becker e provetas.Coquetéis defumados, com aromas mais intensos, preparados com a ajuda de uma máquina portátil importada, também estão presentes entre as opções do TAJ Pharmacy.

sar: Para Pen m que tem u “Tem gente lema: sério prob para Facilidade as ISTAR,M CONQU ra e pa dificuldad Gênice Suavi R.” E MANT ima. Até a próx

Start Life 37


Carlos Alberto carlosalves@eventosemfotos.com.br

3

1

2

6

7

38 Start Life

5

4

1 - Aster Scheidt e Okeichon Tramontini - Aniversário Marcio Schaefer - Ophera Casa de Eventos Brusque. 2 - Carla Senter e Carlos Coutinho - Trend Talks - Tendências do Morar, com Pedro Ariel Santana Bontempo Balneário Camboriu 3 - Carol Trentini , Anderson Baumgartner, Marta Palhano , Fabio Bartelt, Antony Bascherott - Evento O Negocio da Moda - Maria’s Balneario Camboriu 4 - Francis Bernardo e Luiz Bernardo - Casa Cor SC 2016 5 - Gabriela Accorsi e Lu Mendes - Lançamento do Ladecora Consultoria em Decoração - Reserva Camboriu Yacht & Golf 6 - Geraldo Mensch e Marina Nessi - Casa Cor SC 2016 7 - Carolain Susan Day - Aniversário Marcio Schaefer Ophera Casa de Eventos Brusque 8 - Isabel Machado Miguel - Casa Cor SC 2016

8


1

2

3

5 6

7

8

4

9

10

1 - Ivan Jasper e Governador Raimundo Colombo - Evento O Negocio da Moda - Maria’s Balneario Camboriu 2 - Jean Vendrami e Fernando Darin - Pizzaria Comadre Balneári Camboriu 3 - João Callas , Neide Bini, Arlan Alves e Leonardo Schmitt Inauguração Boutique Design em Florianópolis 4 - Luciano Manna - Aniversário Marcio Schaefer - Ophera Casa de Eventos Brusque 5 - Laura Coutinho - Casa Cor SC 2016 6 - Julie Gessner - Darlene Brown e Debora Gadotti Farah Pizzaria Comadre Balneário Camboriu 7 - Marcio Schaefer e Ton Antony - Aniversário Marcio Schaefer - Ophera Casa de Eventos Brusque 8 - Marco Alexandre - Pizzaria Comadre Balneário Camboriu 9 - Dary Kumakola - Aniversário Marcio Schaefer - Ophera Casa de Eventos Brusque 10 - Marcelo Wolschik e Ale Muller - Inauguração Casa Cor SC 2016 11 - Rose Campos - Inauguração Casa Cor SC 2016 12 - Sandra Machado , Alex Ferrer e Jackie Rosa - Pizzaria Comadre Balneario Camboriu

11

12

Start Life 39


1

3

4

7

9

40 Start Life

2

5

8 10

6

1 - Marco Antonio Medeiros - Casa Cor SC 2016 2 - Omar Carvalho - Inauguração Casa Cor SC 2016 3 - Nuno Atos - Coisas de Zica 2016 - Ydra Beach Club 4 - Patricia Post - Aniversário Marcio Schaefer - Ophera Casa de Eventos Brusque 5 - Neide Daiana Lang - Aniversário Marcio Schaefer - Ophera Casa de Eventos Brusque 6 - Soraya Miranda e Zica Rasmussem Coisas de Zica 2016 - Ydra Beach Club 7 - Paula Costa , Lio Simas, Alessandra Cavalheiro e Lilian Amaral - Inauguração Casa Cor SC 2016 8 - Rico Mendonça - Inauguração Casa Cor Sc 2016 9 - Nilton Goes , Adriana Goes e Alan Goes - Aniversário Marcio Schaefer - Ophera Casa de Eventos Brusque 10 - Robert Hopfner (Diretor da VEKA America Latina ) , Rodrigo Fontana (Diretor de Marketing VEKA) e Jair Lohn - Concurso cultural VEKA - Casa Cor SC 2016


VOLUNTARIADO

SANDRA TASCA: MINHA EXPERIÊNCIA COMO VOLUNTÁRIA NAS OLIMPÍADAS No mês de agosto, os olhares do mundo se voltaram para as Olímpiadas no Rio de Janeiro. Mais de 12.500 atletas de 206 países, disputaram 306 provas em 42 modalidades, durante os 19 dias de competições. Os números mostram a grandeza do evento. Agora, se assistir a uma disputa ao vivo ou pela tv já emociona, imagine fazer parte deste momento histórico? Esse privilégio, além dos atletas, teve também quem foi voluntário durante a Olímpiada, a exemplo, da administradora de empresas e apaixonada por esportes, Sandra Regina Tasca, 50 anos, de Balneário Camboriú. Nós conversamos com ela, pra saber como foi a experiência e a emoção de fazer parte desse grande time de voluntários que ajudou a tornar o evento um sucesso, e motivo de grande orgulho para os brasileiros! START LIFE - VOCÊ TEM OU JÁ TINHA ALGUMA LIGAÇÃO COM O ESPORTE? Sandra - Sim, sempre tive ligação com o esporte e desde muito nova sempre gostei de praticar todo tipo de exercício. Na escola, além das aulas de educação física, fazia ginástica rítmica e depois por um tempo pratiquei vôlei. Mais tarde entrei para uma academia onde fazia aulas de dança e musculação. Também já pratiquei artes marciais e aos sete anos entrei para a Educative Assessoria Esportiva que é um grupo de corrida onde já participei de 33 provas de 10 km em algumas cidades do Brasil e duas provas de 21 km, uma na cidade de Punta de Leste, no Uruguai e outra no Rio de Janeiro. DE ONDE VEIO A IDEIA DE SER VOLUNTÁRIA NAS OLIMPÍADAS DA RIO 2016? Sempre gostei de trabalhar na área de Relações Públicas, e quando recebi um e-mail me convidando para fazer inscrição para ser voluntária nas Olimpíadas de 2016 não pensei duas vezes. Achei a ideia de participar de um dos maiores eventos esportivos do mundo era a grande chance de mostrar que eu era capaz de estar lá e realizar um sonho de servir meu país através do voluntariado e vivenciar aquilo tudo de perto. VOCÊ SE CANDIDATOU PARA ALGUMA VAGA ESPECÍFICA? No questionário são feitas várias perguntas, inclusive o seu grau de instrução. O mesmo traz várias opções entre elas atendimento ao público, motorista, área médica, área operacional e de acordo com o que respondi e em cima da análise na entrevista presencial fui escolhida para trabalhar como EVS - Serviços do Evento

- Atendimento ao Público, onde trabalhei em vários setores dentro do Parque Aquático Olímpico como atestar as credencias dos atletas, atestar as credencias da imprensa, balcão de informações e atendimento ao público em geral atestando os tickets de entrada. COMO FOI O PROCESSO DE SELEÇÃO, PASSOU POR ALGUMA ENTREVISTA? O processo de seleção iniciou por um questionário, depois por alguns testes online. Depois fui chamada para a entrevista presencial na Universidade Estácio de Sá em Florianópolis e seguida de vários outros testes e cursos online onde íamos sendo eliminados por etapas. Depois de tudo isso, recebi a mensagem que tinha sido uma das 50.000 escolhidas. Mais tarde veio a Carta Convite e por último veio a escala de horários que realmente comprovava que eu estava dentro de todo o processo de escolha. VOCÊ TEVE ALGUM CUSTO COM PASSAGENS, TRANSPORTE OU HOSPEDAGEM DURANTE O EVENTO? Sim, o custo de passagem e hospedagem era por conta do voluntário. No meu caso, eu paguei a passagem de ida e volta e fiquei hospedada na casa de amigos na Barra da Tijuca. A organização do evento nos deu o uniforme onde constavam três camisetas, duas calças, boné, cinto, mochila, jaqueta, capa de chuva, garrafa de água, tênis, meias, mais o transporte e a alimentação nos horários de trabalho. COMO FOI A ROTINA DE TRABALHO? Minha rotina de trabalho nas duas primeiras semanas foram bem cansativas por causa do horário. Eu trabalhei no Centro Aquático Olímpico na área de Natação e meu horário era das 18:00 a 1:00 da manhã. Era cansativo por chegar em casa às duas da manhã, mas o fato de estar lá dentro compensava o cansaço. Na terceira semana trabalhei no mesmo complexo na modalidade de Polo Aquático e o horário era das 11h30 às 18h30. COMO ERA A RELAÇÃO NO DIA A DIA COM OS OUTROS VOLUNTÁRIOS? A relação com os voluntários foi maravilhosa, parecia que nos conhecíamos há muito tempo. Pessoas queridas que deixaram saudades. Eram pessoas de todos os lugares do Brasil e algumas de outros Países, como Argentina, Chile, Estados Unidas e Rússia. Todos estavam lá com o mesmo objetivo e tudo deu muito certo, tanto que temos um grupo de whatsapp

Sandra Regina Tasca Idade: 50 anos Profissão : Administradora - Pós graduada em Gestão Empresarial

e já estamos pensando em nos escrever para sermos voluntários em Buenos Aires em 2018, nos Juegos Olímpicos de la Juventud e nas Olimpíadas 2020 no Japão. NA SUA OPINIÃO, QUAIS AS MAIORES CONTRIBUIÇÕES DAS OLIMPÍADAS PARA O BRASIL? Foram muitas as contribuições. Era um Brasil sem moral e uma Olimpíada desmoralizada que ninguém acreditava que daria certo, mas que se superou em tudo. Em organização, em público, em meio de transporte, onde foi só elogios, onde colocou o nome do Brasil e o Rio de Janeiro nos maiores holofotes do mundo. E PARA VOCÊ, O QUE APRENDEU, ALGO MUDOU INTERNAMENTE? Não tenho nem palavras para descrever o que foi participar do maior evento esportivo do mundo pela primeira vez na América do Sul. A sensação de estar presente, de fazer parte foi indescritível. Aprendi muito com tudo o que vivenciei. Foram 15 dias de companheirismo, de troca de experiência, de convivência com pessoas que nunca tinha visto que foi de muita união, respeito, alegria e energia durante toda a jornada. QUAL O SEU MOMENTO MAIS INESQUECÍVEL DAS OLIMPÍADAS? Acredito que não teve só um momento, foram vários, mas o fato de estar presente todos os dias lá dentro do Parque Olímpico já tornou-se inesquecível, vai ficar na memória para sempre, principalmente no setor que em que trabalhei, com as pessoas que convivi e por conhecer mais de perto os astros da natação como o Michael Phelps com 28 medalhas de ouro ganhas em Olimpíadas, ele que foi considerado o maior atleta olímpico da história e o público indo ao delírio com os atletas dando show na piscina.

Start Life 41


Karina Elisa karina.elisa@gmail.com

TAJ PHARMACY ESPAÇO DEDICADO À ARTE DOS DRINQUES TEM CONCEITO INÉDITO NO PAÍS   Inaugurou nesta quarta-feira o TAJ Pharmacy, um “novo bar”, localizado dentro do badalado endereço indoasiático. Com intuito de oferecer uma experiência completamente inédita, o local foi concebido após meses de pesquisas e visitas a bares nos Estados Unidos e na Europa, que já seguem esta tendência de trazer a coquetelaria clássica num interessante local especialmente dedicado à arte das fusões etílicas. Numa atmosfera única que remete às farmácias dos anos 1940, a carta de drinques apresenta as “prescriptions”, que são as opções criadas pelo mixólogo, flairbartender e professor de coquetelaria, PABLO MOYA. Em porções individuais ou para compartilhar, os drinques são servidos em frascos inusitados. Alguns chegam aos clientes em recipientes de vidro em formatos de caveiras, outros em garrafinhas que lembram as utilizadas em xaropes medicinais, e também em minifrascos como tubos de ensaio, becker e provetas. Coquetéis defumados, com aromas mais intensos, preparados com a ajuda de uma máquina portátil importada, também estão presentes entre as opções do TAJ Pharmacy. O projeto tem estilo vintage e é assinado pelo designer de interiores Guilherme Bez, utilizando últimas tecnologias de iluminação, compondo a experiência que o local promete.

RIVERSIDE ACJOMESC SE REÚNE EM LUGAR PARADISÍACO A diretoria da ACJOMESC- Associação de Colunistas e Jornalistas Sociais e de Mídia Eletrônica de Santa Catarina, se reuniu no Condomínio Riverside, em Itajaí-SC. Os colunistas foram bem recebidos no Plantão de vendas do condomínio residencial, onde foram apresentados aos idealizadores, que falaram sobre a modernidade do empreendimento com infraestrutura de ponta, opções de lazer, gastronomia e bem estar. Logo após o coquetel e apresentação do empreendimento, o Presidente da ACJOMESC Ariel Silva deu início à reunião da diretoria. Entre os assuntos pautados estavam o abono de novos associados e a programação da entidade para a confraternização de fim de ano. Nos cliques impecáveis do amigo CARLOS ALVES, os idealizadores do Condomínio RIVERSIDE, com os integrantes da ACJOMESC e a família anfitriã da noite, JORGE, PAULA, MARIA, D.ANGELA E DOLOR SILVA.

42 Start Life


MEGA MODEL CAMBORIU ENFIM, UMA MEGA AGÊNCIA CHEGOU, E UM MEGA EVENTO A RECEBEU... A Mega Model Camboriú aterrissou em solo catarinense em grande estilo. No último dia 3 de novembro,  a maior agência de modelos do Brasil preparou uma badaladíssima festa de lançamento do seu casting, na Shed Western Bar, em Balneário Camboriú – SC. O evento que movimentou o mundo fashion, contou com a presença da Top model e apresentadora RENATA KUERTEN.   A Mega Model Brasil está presente no país desde 1995 e é a maior agência de modelos do Brasil. A agência tem tradição na realização de grandes eventos, como o Tic Tac Mega Model, Palmolive Mega Model, Hair Fashion Show, Monange Dream Fashion Tour, Like Mega Model, Menina Fantástica e atualmente o Concurso Atroveran Mega Model, apresentado na Rede TV!. O evento foi um sucesso e a equipe #soumegamodel está de parabéns, em nome do querido amigo NIVALDO VARELA, desejo sucesso a todos.

NEW FACE CATARINENSE DE CURITIBANOS ESTRÉIA NO SPFW COM MUITO SUCESSO. ALICE FRANÇA, a nova new face da Mega Model Camboriu foi descoberta pelo scouter NIVALDO VARELA, que agora assina a nova agência que aterrisou em terras catarinenses. Alice fez vários desfiles na última edição do SPFW e outras tantas campanhas de peso na capital da Moda encantando a todos. Mais uma #megamodelcamboriu orgulhando toda a equipe, assim como todas as meninas da Mega que já estão a todo vapor, é só sucesso!!!!

CAFÉ E CULTURA WORKSHOP POARA ENSINAR AMANTES DE CAFÉ A PREPARAR BEBIIDA EM CASA SERÁ REALIZADO SEMPRE NAS ÚLTIMAS QUINTAS-FEIRAS DO MÊS Que tal preparar em casa um café tão gostoso quanto o que você toma em uma cafeteria de alto padrão? E ainda conhecer os diferentes métodos de preparo da bebida? Tudo isto será ensinado no workshop “Cafés Filtrados em Casa”, oferecido especialmente no Café Cultura do Balneário Shopping, em Balneário Camboriú. O treinamento, que dura em torno de duas horas, será realizado na próxima quinta-feira ( 27) para amantes de café e público em geral. A partir de novembro, o workshop acontecerá sempre na última quinta-feira do mês e será ministrado pelo barista e mestre de torra Joshua Stevens, um dos sócios da rede. O empresário, que é americano (Califórnia), tem mais de 20 anos de experiência na área e já trabalhou em grandes cafeterias como a Starbucks, nos Estados Unidos. Esta é a primeira vez que o Café Cultura promoverá um treinamento dirigido para o consumidor final. A rede geralmente foca em cursos mais técnicos e aprofundados, voltando para profissionais. “Mas percebemos que existem muitos amantes de café que têm interesse de fazer a bebida com mais qualidade em casa, e por isso decidimos apostar neste público”, diz o empresário. Além de ensinar sobre o universo do café, o workshop tem como objetivo divulgar o mercado de cafés especiais, que ficam no topo da classificação de qualidade e que ainda são pouco conhecidos e consumidos pelos brasileiros. O Café Cultura, além de trabalhar apenas com grãos selecionados que possuem sabor e aroma únicos, possui ainda torra própria e blends exclusivos.

ENLACE X NIVER

CASAMENTO OFICIALIZA AMOR DURADOURO!

Este casal maravilhoso e cheio de luz celebrou seu enlace no dia 14 de outubro. A agora orgulhosa ELISANÉIA SOUZA PINTO comemorou também seu aniversário e disse “sim” ao querido IZAIR PEDRO PINTO. Ao casal todas as bênçãos e toda felicidade do mundo.

Start Life 43


Larissa Kümmel larissa@larissakummel.com.br

QUANDO O AMOR UNE PROPÓSITOS... Quando o amor passa a dividir sonhos profissionais... Ela, Elizangela Pieta Ronconi, natural de Galvão/SC , nascida em 10 de novembro, Mestre em Direito. Ele, Diego Fuchs, natural de Santa Maria , nascido em 06 de março, formado em Medicina e pós-graduado em Medicina do Trabalho . Juntos uniram conhecimento, habilidades e criaram uma das maiores clínicas da região em Medicina do Trabalho, a Edimed! COMO INICIOU SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Elizangela – Quando eu era criança sonhava em trabalhar com papel, adorava escrever, e me espelhei muito na minha mãe, que em uma idade mais madura escolheu fazer direito, tanto eu como todos os meus irmãos seguiram o mesmo caminho. Teve um momento na minha carreira em que sonhei advogar, mas havia construído uma base muito sólida na faculdade Avantis, tinha uma paixão muito grande pelo meu trabalho e pela faculdade. Entrei como estagiária no departamento financeiro, assumi posições praticamente em todos os departamentos. Aprendi, cresci, fui coordenadora de núcleo, gestora acadêmica, assumi cargos de liderança que me proporcionaram uma bagagem profissional muito grande. Tive uma base administrativa maravilhosa para hoje estar à frente da administração da Edimed. UM GRANDE MOMENTO DE SUPERAÇÃO NA SUA CARREIRA? Elizangela – Foram muitos, mas um bastante especial foi o processo seletivo do mestrado em Direito pela Univali. Para continuar dando aula na faculdade precisava fazer mestrado e a seleção era muito difícil, muito concorrida. Eram três livros que eu precisava ler, e nesse momento de preparação descobri um problema muito grave, tive uma hérnia de disco na cervical, com crises e mais crises de dor. Eu me vi em uma situação extremamente desafiadora, não conseguia ler, estava usando o colar na cervical e minha cabeça precisava ficar apoiada, acabei gravando a leitura na posição da cabeça apoiada, para estudar escutando ela, tive que superar minha dor no pescoço e isso acabou gerando uma complexidade ainda maior. Mas deu certo, fui aprovada! O mestrado foi um grande divisor de águas para mim, senti uma transformação muito grande pessoal e profissional. UMA GRANDE CONQUISTA PROFISSIONAL? Elizangela - A Edimed! No inicio foi um desafio muito grande gerir uma clínica médica, até porque nunca tive contato com a área administrativa da medicina. Hoje eu divido um sonho meu com o meu marido e é muito bom colocar as minhas ideias em prática, sempre quis cuidar de algo meu e trabalhar pelos meus sonhos. UMA PESSOA ESPECIAL? Elizangela - Minha mãe! Foi uma mulher guerreira, com muita bravura, criou três filhos honestos, com caráter, com muitos valores. Realizou um sonho dela que foi formar a última filha em Direito. Ela acabou influenciando a todos com o sonho da sua vida que era cursar a faculdade de Direito. COMO INICIOU SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Diego - Meu pai era médico e sempre sonhei em fazer medicina. Mas ao 44 Start Life

fazer o vestibular após terminar o segundo grau, não passei no processo seletivo, e acabei fazendo o curso de farmácia. No ano que eu estava me formando em farmácia meu pai faleceu e eu abandonei a faculdade para estudar para o vestibular de medicina. Estudei muito, o vestibular de medicina é bastante competitivo, após um ano de cursinho fui aprovado e então comecei a cursar a tão sonhada faculdade de medicina. Após seis anos me formei e voltei para Irani para ajudar minha mãe no hospital da nossa família. A opção por fazer uma especialização em Medicina do Trabalho ia de acordo com o meu tempo e meus interesses. Na época precisava fazer plantões para ter dinheiro e continuar ajudando a minha família, por outro lado queria muito montar o meu negócio, ter uma clinica em medicina do trabalho. UM MOMENTO DE SUPERAÇÃO? Teve um momento muito especial. No quarto semestre da faculdade eu pensei em desistir. A faculdade era muito cara e minha mãe, era viúva, tinha quatro filhos para sustentar, era muito guerreira e estava passando por sérios problemas financeiros, nesse momento desejei parar a faculdade para ajudar ela. Mas ela não deixou eu desistir, me deixou as férias quieto em casa, e pediu para alguns colegas me ligarem pedindo para eu voltar para Porto Alegre e continuar a faculdade. Na época existiu um sacrifício muito grande por parte de todos. Logo que eu me formei voltei para Ironi, nem tentei residência, a situação financeira estava muito complicada para a minha família, e meu objetivo era ajudar ela. UMA GRANDE CONQUISTA PROFISSIONAL? Criar a Edimed! Vim morar em Balneario Camboriu, e passei cerca de dois anos com esse projeto. Tive a felicidade de conhecer a Elisangela que é advogada, ela trabalhou por muito tempo na área administrativa, me apaixonei por ela e convidei - a para ser minha sócia na clínica, precisava de alguém nesse perfil. E hoje a clínica Edimed tem uma estrutura completa na área de medicina do trabalho, com exames complementares e laboratoriais também. UMA PESSOA ESPECIAL? Minha mãe... é a pessoa que cuidou de mim sempre, se eu não tivesse minha mãe eu não seria nada do que eu sou hoje. (PERGUNTA PARA O CASAL) COMO É ADMINISTRAR O PAPEL DE ESPOSO (A) E SÓCIO (A)? Elizangela e Diego - Às vezes é um pouco complicado, muitas vezes acaba levando assunto do trabalho para casa, temos nos policiado bastante, mas sempre sai uma troca de ideias , uma conversa... já com relação a vida de marido e mulher, temos uma relação bastante saudável, mas já aconteceu de discutirmos em casa e chegarmos na Edimed e estar tudo bem, até fotos tirarmos com o sorriso no rosto (risos). Nesse sentido contamos muito com o profissionalismo de ambos. O bom é que o trabalho muitas vezes acaba nos unindo bastante!


Antes de dar início a uma nova obra, é altamente recomendável que se faça um Laudo de Vistoria de Vizinhança. Trata-se de um documento que registra as condições de conservação dos imóveis próximos ao canteiro antes das atividades de construção. O laudo de vistoria, feito por um engenheiro civil ou arquiteto, descreve as condições de conservação e as possíveis anomalias e danos do imóvel vizinho. É feito, também, um registro fotográfico desses problemas.

Start Life 45


Gênice Suavi umponto_deluz@yahoo.com.br

GENTE FELIZ: • Não incomoda • Não critica • Não julga • Não cobra • Não inveja • Não reclama • Coloca-se em seu devido lugar • Deixa fluir

GENTE FELIZ: • Tem bom humor • É leve • Tem magnetismo pessoal • Coloca o outro no lugar dele • Agradece, abençoa e SOLTA. • GENTE FELIZ é tudo de BOM... • É a harmonia entre: falar, pensar, sentir e fazer! • Portanto, seja FELIZ!

A ​ telier Francisca Coutinho •Alfaiataria •Vestidos de noiva •Alta Costura 46 Start Life

Rua 1931, nº 111 - Centro, Balneário Camboriú (47) 3363-2854 / (47) 9645-2456 Atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18hrs. Aos sábados das 8h às 12h. Aceitamos cartão de crédito e débito​


Emanuela Vieira OAB/SC 43371 OAB/SP 285025 | adv.emanuelavieira@gmail.com

VOCÊ SABE O QUE É ALIENAÇÃO PARENTAL? A alienação parental é um fato cada vez mais recorrente na sociedade atual, e seu aumento está diretamente ligado ao elevado número de separações e divórcios. Apesar de parecer um tema recente, a alienação parental é uma questão antiga, e virou matéria de lei (12.318/2010). Importante salientar que, a lei que dispõe sobre a alienação parental, vem ao encontro dos princípios estabelecidos em nossa Constituição Federal, além de outras normas, que visam proteger os direitos e garantias fundamentais das crianças e dos adolescentes. Mas, o que é a alienação parental? É “a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este”. Significa dizer, que o alienador de forma sutil ou ostensiva, procura desmerecer, desautorizar o outro genitor diante dos filhos, desvalorizando suas qualidades como pessoa, e como pai/mãe. Esta manipulação psicológica também pode vir acompanhada de um rompimento entre o alienado e os filhos. Apenas como forma exemplificativas, a lei trouxe em seu artigo 2°, alguns atos que configuram a alienação parental, vejamos: - realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade;  - dificultar o exercício da autoridade parental;  - dificultar contato de criança ou adolescente com genitor;  - dificultar o exercício do direito regulamentado de convivência familiar;  - omitir deliberadamente a genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou adolescente, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço;  - apresentar falsa denúncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avós, para obstar ou dificultar a convivência deles com a criança ou

adolescente;  - mudar o domicílio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avós. Geralmente, a alienação parental é ocasionada diante de uma separação ou divórcio, porém, não é necessário que estas ações estejam tramitando na justiça para que seja reconhecida a alienação parental. Havendo quaisquer indícios de ato de alienação parental, é possível acionar o poder judiciário. Como provar a alienação parental? A prova poderá ser feita através perícias psicológicas ou biopsicossocial. Esta, contendo ampla avaliação, de “entrevista pessoal com as partes, exame de documentos dos autos, histórico do relacionamento do casal e da separação, cronologia de incidentes, avaliação da personalidade dos envolvidos e exame da forma como a criança ou adolescente se manifesta acerca de eventual acusação contra genitor”. A configuração da alienação parental está diretamente ligada a saúde física, mental e ao bem-estar da criança e do adolescente. Ela interfere diretamente em seu desenvolvimento, em suas relações de afeto, constituindo abuso moral. Constatada a pratica da alienação parental, ou “qualquer conduta que dificulte a convivência de criança ou adolescente com genitor”, poderão ser aplicadas sanções para inibir ou atenuar tais condutas. As medidas aplicadas ao alienador vão de advertência, até a perda da guarda do filho. Portanto, o fato do casamento ter se dissolvido não é motivo para privar os filhos de terem uma convivência familiar, aliás, o vínculo afetivo deve ser mantido entre o pai e a mãe independentemente de estarem juntos ou não, pois, ambos são importantes e fundamentais para o desenvolvimento e formação da criança e do adolescente, enquanto indivíduo.

Start Life 47


ARTIGO

A IMPORTÂNCIA DA PSICANÁLISE A  psicanálise estuda o funcionamento da mente humana e sua estrutura visando ao tratamento de comportamentos compulsivos e muitas doenças de natureza psicológica, supostamente sem motivação orgânica. Como é de conhecimento geral, esta ciência foi fundada no século XIX por Sigmund Freud. A maior contribuição dele para o estudo da personalidade residiu no conceito de inconsciente. Seu objetivo era explicar os processos inconscientes e propor uma teoria que explicasse os fenômenos advindos daí. Ao criar a psicanálise Freud pôs-se diante do todo da vida humana por meio do conhecimento das diversas fases psíquicas do desenvolvimento do indivíduo. Os mais profundos sentimentos de homens e mulheres, acima de tudo seus impulsos sexuais, claramente excluídos da filosofia por Platão como forma de corrupção intelectual, foram então postos como tema central desta nova ciência. A psicanálise nos coloca de frente com um dos assuntos mais fascinantes: nossa herança animal e, acima de tudo, a natureza do desejo sexual humano, assim como a variedade de comportamentos. Tal descoberta se dá pelo acompanhamento da evolução do homem por meio do estudo do seu inconsciente. É por isso que entre os diversos campos da atuação humana, a psicanálise se constitui em ferramenta essencial para o seu bem-estar e qualidade de vida. Na formação do pedagogo, por exemplo, a psicanálise tem grande importância por lhe transmitir “uma ética, um modo de ver e de entender sua prática educativa”. A complexidade do trabalho do pedagogo está dada pela responsabilidade de mediar o deixar fazer e a frustração no contexto de aprendizagem escolar. Assim é que a psicanálise pode levar o pedagogo a uma compreensão da criança como sujeito de desejo, e consequentemente ter uma nova visão e um novo entendimento de sua prática educativa. Hoje se tem discutido muito sobre a formação do professor, sendo essa quase que FONTE: AMORIM, W. O que a psicanálise nos ensina, como transmiti-lo aos educadores?.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100073&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 29 July. 2016.

uma obsessão na área de estudos pedagógicos, onde se credita a responsabilidade pelo fracasso escolar à falta de coerência teórica do mestre nas disciplinas e no processo de aprendizagem. Atualmente se sabe que o pedagogo não pode se ocupar apenas com a formação escolar de crianças, pois sua atuação possui maior amplitude. O ofício da Pedagogia não consiste apenas em educar, que é, para Freud, uma tarefa impossível devido à subjetividade inconsciente de cada pessoa. Pensando na complexidade do ofício do pedagogo, pode-se fazer uma reflexão sobre o espaço que as teorias psicanalíticas e, principalmente, suas discussões acerca da educação, podem ocupar dentro da formação deste profissional. Várias histerias de adultos estão ligadas aos tempos em que a criança estava desenvolvendo um processo de aprendizagem e de interação social. No entanto, a ideia de se levar a psicanálise para a formação de pedagogos não é propor que o educador tenha a função de analista stricto sensu, mas sim oferecer um dispositivo para interrogar as concepções totalizantes de educar em benefício de uma intervenção que privilegie a singularidade. Outra importância prática que se pode destacar da psicanálise é a de nos permitir o estudo do inconsciente humano, a fim de entendermos as doenças mentais e o próprio homem por meio da compreensão do funcionamento biológico dos seres humanos pela não separação entre o corpo e a mente. Além deste aspecto médico da psicanálise, Freud relacionou o pensamento filosófico ao pensamento neurológico, ampliando as suas fontes de conhecimento em grandes campos do saber, como a questão da sexualidade em todos os seus sentidos e principalmente cogitar a influência que os instintos sexuais atuam em nossos problemas, angústias, sonhos e comportamentos. A noção de pecado e de vergonha reprime por demais a sexualidade, logo, Freud achava que alguns distúrbios da sexualidade resultavam dessa atuação ANDRÉ JÚLIO COSTA. A Psicanálise em Cursos de Pedagogia. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. Belo Horizonte, agosto de 2013. KUPFER, M.C.M. Freud e a Educação, dez anos depois. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, Porto Alegre, v. 1, n. n.16, p. 14-26, 1999;

rígida da moral. É assim que, na própria busca de prazer está também o próprio desprazer pelo recalque em suas estruturas mentais com vista ao controle sobre o comportamento humano pela impregnação acerbada de valores éticos e morais, que suprimem os instintos naturais. A psicanálise exterioriza tendências recalcadas, contrários à orientação consciente, de modo que quando trazidas à luz tais conflitos psíquicos são sanados. Além da descoberta das origens dos males psíquicos, a psicanálise revela os caminhos a serem seguidos para que o mal seja evitado ou remediado. No entanto, como o estudo do psiquismo não se baseia em dados concretos e claramente demonstráveis, esta ciência é muitas vezes contestada. Principalmente quando condena certos comportamentos coercivos de nossa estrutura social. É inegável, contudo, o domínio do inconsciente, desvendado primeiramente por Freud, e depois por outros grandes nomes mais atuais como Erich Fromm, Lipot Szondi, Adler e Jung, que lançaram novas luzes sobre o inconsciente que lançaram mais em relevo o papel deste no conjunto da vida psíquica. Fazer terapia com psicanalistas,psicólogos e/ou qualquer outro terapeuta a quem a pessoa sinta afinidade é essencial para o alívio de traumas, dores psicológicas, melhorar relacionamentos e a qualidade de vida do indivíduo como um todo. Crianças, adultos, famílias, grupos em geral e casais podem ser beneficiados com processos terapêuticos.

SER FELIZ É NOSSA MISSÃO DE VIDA! Katiyuscia Rebelo Terapeuta (47) 8835-2858 - katiyusciar@gmail.com LANJONQUIÈRE, L. Infância e Ilusões (psico) pedagógicas: escritos de psicanálise e educação. 4. Ed- Petrópolis, RJ: Vozes 2009. LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar em Revista, v. 17, p. 153-176, 2001. PSICANÁLISE. http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerDicionario&idZDicionario=514. Consultado em 29/07/16.

Equipe de Especialistas: Carla Giugno - (47) 9982-3223 Psicologia / Psicopatologia Cláudia Lira - (47) 9981-0235 Psicologia / Especialista em Infância Katiyuscia Rebelo - (47) 8835-2858 Psicanálise / Reiki / Reflexologia 48 Start Life

Endereço: Rua Líbia, n. 275 A, Bairro das Nações.


Start Life 49


RANKBRASIL

www.rankbrasil.com.br

recordesbrasileiros@gmail.com

PIZZA DE CORAÇÃO No Dia Internacional da Pizza, celebrado em 10 de junho, a Don Diego Disk Pizza, de Canela (RS), preparou a Maior pizza em formato de coração do país. Pesando 107,11 kg, a massa foi feita em uma forma especial medindo 3,25 m no maior comprimento e 2,86 m na parte mais larga. A receita levou leite condensado, morangos, chocolate branco e chocolate preto. O prato típico italiano serviu cerca de 400 pessoas.

RANKBRASIL

Foto: RankBrasil - Divulgação

DOCE DE LEITE E QUEIJO A Prefeitura de Ipanema (MG) superou mais uma vez os próprios recordes de Maior doce de leite (foto) e Maior queijo minas padrão. As iguarias foram distribuídas gratuitamente em 30 de julho, durante a sétima edição da Festa do Queijo. Produzido na fábrica de doces Nhá Nair, a guloseima pesou 568 kg e mediu 181 cm de comprimento, 107 cm de largura e 19,8 cm de altura. Com 1.910 kg, 175 cm de diâmetro e 76 cm de altura, o queijo ficou por conta do Queijeiro da Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil).

50 Start Life

RANKBRASIL


ESCULTURA EM NÓ DE PINHO Celso Antonio Molinari, de Rebouças (PR), mais conhecido como Tico Molinari, fez a Maior escultura sacra em nó de pinho, recorde oficializado no mês de julho. A obra traz a imagem de Nossa Senhora Aparecida, tem 52 cm de altura e base com 89 cm de circunferência. A peça gigante está na sua família há várias gerações e ele decidiu utilizá-la para a escultura por ser devoto da santa. O nó de pinho é uma parte da Araucária (Pinheiro-doParaná) que tem forma cônica e geralmente mede cerca de 30 cm de comprimento e 20 cm de diâmetro.

JOELMA E RAFAEL FOTOGRAFIA

TRICICLO COM MAIS FARÓIS O paranaense de Ponta Grossa, João Carlos Fontana, possui o Triciclo com maior número de faróis. São 41 focos luminosos, entre nove grandes e 32 pequenos. Alguns ele fez cromados com lâmpadas 4200 k e 32 foram em DRL. O veículo diferenciado é um modelo Magrão Chopper MT7, ano 2013. Além dos faróis extras é rebaixado, tem buzina a ar super forte, retrovisores invertidos, pintura especial, aerofólio, entre outras modificações. O título foi homologado no mês de julho. ARQUIVO RECORDISTA

MOSAICO COM VW ANTIGOS Durante o Dia Mundial do Fusca, realizado em Curitiba (PR), 144 carros formando a inscrição DMF 2016, bateram o recorde de Maior mosaico com veículos VW antigos. O desafio aconteceu em 26 de junho no pátio da faculdade SOCIESC, na BR 116. O Fusca Mania Clube Curitiba – organizador do evento – é o Fusca clube mais antigo da capital paranaense e que ainda está em atividade, desde 2003. GMM FOTOGRAFIA

Start Life 51


Richard Rick Lopes Correia larissa@larissakummel.com.br

Grandes personagens históricos de Balneário Camboriú

Chagamos ao final das publicações sobre as personalidades que eu mais considero importantes na história da cidade e, portanto, novos textos serão postos em breve. Já foram destacados os nomes de: Higino Pio, Armando César Ghislandi, Gilberto Meirinho, Leonel Pavan, Domingos Fonseca, Harold Schultz, Bruno Silva, Olávio Mafra Cardoso, Arnoldo Schiphorst, Carlos da Rosa, Marciano Silva, Manoel Germano Corrêa, Eduardo Dellatorre, Marciano Cavalheiro e Adolfo Fischer. Agradecimentos gerais pela ajuda na pesquisa: Carlos Alberto Schlup, Robson Dias, Íria Ghislandi, André Furlan Meirinho, Paulo Leme, Leonel Junior Pavan, Ida Fonseca Vieira, Luciene Cristine

DIMAS ALEXANDRE DE CAMPOS

Foi considerado o “Embaixador do Turismo de Balneário Camboriú”, além de ter sido um dos primeiros a perceber o potencial turístico e ecológico da cidade. Era filho de Florentino Baturité Campos e Ida De Marchi. Foi casado como Darci Zuege (Passarinho) com que teve os filhos Carlos e Ângela. Nasceu em Camboriú (SC) em 5 de outubro de 1936. Desde pequeno, sempre teve interesse pela música e ele começou quando recebeu uma gaita de boca de um amigo do seu pai. Fez os seus primeiros estudos na sua cidade natal e depois foi para Blumenau (SC), onde estudou na Escola Normal Pedro II e no Colégio Santo Antônio. Ainda na juventude, tocava piano em festas de amigos naquela cidade. Nesse meio tempo foi morar em Florianópolis e depois em Curitiba, tocando de forma profissional em lugares como o restaurante Sachas e o Manhattan Pianos Bar. Também tocou no Querência Palace Hotel e no hotel Maracanã. Voltou para Blumenau e mais tarde foi para o Rio de Janeiro e passou uma temporada em Niterói. Dali foi em definitivo para o atual Balneário Camboriú e foi designado para atuar no Instituto Nacional do Pinhão, mas por pouco tempo. Idealizou o Dimas Bar, o primeiro do gênero da Praia de Camboriú, cuja primeira sede ficava próximo do edifício Trudi e mais tarde, com outro nome, o Praia Clube, foi para onde é atualmente o Centro Comercial Schroeder. Ele chegou a ter uma filial em Blumenau, mas ela durou pouquíssimo tempo. O Rancho do Baturité, inaugurado em 1964, no Pontal Sul (atual Barra Sul) também foi um grande triunfo da sua carreira, pois ali foram feitas várias festas generosas e ele ficou conhecido pela famosa sopa de siri feita pela sua mãe, a dona Ida. Ele era um lugar bastante familiar e a comida era feita com bastante esmero, sendo que tinha uma “diretoria”, que era onde os melhores amigos de Dimas sentavam ali e não pagavam. O sucesso foi tão grande que chegou a ter uma filial na praia de Laranjeiras. Durante algum tempo, ele morou novamente em Blumenau onde atuou no Clube de Caça e Tiro dessa cidade. Ele também viajou para Rio de Janeiro e São Paulo, cujo principal intuito era de conhecer como estava o andamento das casas noturnas para implantar a ideia em Balneário. Apesar de ter passado por dificuldades financeiras, ele conseguiu contorná-las graças à ajuda de alguns amigos e por causa de uma campanha de marketing imponente que chegou até mesmo ser veiculada numa rádio de São Paulo. Ele faleceu em sua casa em Balneário Camboriú no dia 8 de julho de 1975. 52 Start Life

Vieira, Bruno Leonardo da Silva, Isaque de Borba Corrêa, Cláudio Fischer, Ícaro Cavalheiro, Maria da Graça Krobel Cardoso, Carlos da Rosa, Arnoldo Schiphorst Neto, Giselle Schiphorst, Deise Schiphorst, Fernando Dellatorre, Darci Zuege Campos, Ângela Campos, Higino Oltramari, Osmar de Souza Nunes Filho (Mazoca), Carlo Barontini, Salete Vieira dos Santos, Suzana Motta e Silva, Bruna Mota, Aluízio Haendchen Filho e Elisângela Vieira Linhares. Agradecimentos especiais: Arquivo Histórico de Balneário Camboriú, Luiz Carlos Chedid (Projeto Memória) e Jurandir Knabben.

OSMAR DE SOUZA NUNES

Tido como um visionário do turismo de Balneário Camboriú ficou conhecido pelo hotel Marambaia, que foi o primeiro a ser feito de forma circular no Brasil e o 2º do mundo. Nasceu em Itajaí (SC) em 12 de setembro de 1912 e era filho de Evaristo de Souza Nunes e Celeste da Luz. Foi casado com Alcira Galotti com quem teve os filhos Osmar, conhecido como Mazoca e Dóris. Quando ele era pequeno, foi morar na cidade de Órleans (SC), onde seu pai foi prefeito. Depois, foi estudar em Florianópolis e acabou se formando em Direito na Faculdade de Direito de Santa Catarina. Foi morar em Biguaçu (SC), assumindo a direção do Grupo Escolar José Brasilício e de uma escola que era anexa a essa. Com o diploma em mãos, foi convidado pelo governador do estado para assumir a Promotoria Pública de Órleans. Durante uma estadia em Brusque, passou dois dias em sua cidade natal. Gostou tanto de lá que resolveu ficar e então, ele abriu o seu escritório, que se especializou no direito trabalhista e também fundou vários sindicatos, sendo que ficou em operação entre 1944 e 1970. Na política foi bastante ativo, pois presidiu durante 15 anos a União Democrática Nacional (UDN). Foi também um dos fundadores da Fundação Catarinense do Professor e da Fundação de Ensino do Polo Geo-Educacional do Vale do Itajaí (FEPEVI), que seria a futura Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Porém, seu estilo empreendedor o levou a apostar em outros tipos de negócios. Com Genésio Miranda Lins, Camilo Mussi e Ourival Cesário Pereira fundou a Companhia Melhoramentos de Itajaí no ano de 1958. Em 1962 essa companhia fundou o Hotel Cabeçudas (atual Marambaia Cabeçudas). Aqui na cidade, na época ainda não emancipada de Camboriú, idealizou o Marambaia Cassino Hotel, que é até hoje um marco arquitetônico da cidade, sendo que a obra demorou três anos para ser construída. Por fim, foi um dos responsáveis pela abertura da Marambaia Veículos, concessionária Chevrolet em Balneário Camboriú. Faleceu no dia 23 de março de 2002 nessa cidade.


CESARE JOANA MARIA VIEIRA DOS BARONTINI SANTOS É um dos pioneiros de um filão que ganharia bastante importância na cidade, a construção civil. Ele era filho de Carlo Barontini e Bianca Gianoglio. Foi casado com Maria Ivete Krewinkel com quem teve os filhos Eliane e Carlo Augusto. Ele nasceu em Gênova, na Itália no dia 29 de outubro de 1929. Ele chegou ao Brasil ainda jovem e morou por vários anos em Curitiba (PR), onde era agrimensor. Chegou à praia em 1953. Lá por 1959, ele idealizou a construção do primeiro prédio de apartamentos de Balneário Camboriú, o Eliane, tendo feito o trabalho em parceria com Domingos Fonseca. O nome do prédio foi uma homenagem a sua filha e fica localizado na Avenida Brasil esquina com as ruas 951 e 971. Logo depois ele construiu os edifícios Albatroz e Apucarana na mesma cidade. Em Itajaí foi responsável pelo edifício Bamerindus, o primeiro prédio comercial daquele município. Em 1967 voltou para Curitiba onde construiu alguns empreendimentos imobiliários e retornou para Balneário em 1977. Por aqui executou a rede pluvial e pavimentou com lajotas de cimento boa parte da cidade. Morreu na cidade no dia 12 de dezembro de 1986.

Primeira professora nomeada na Praia de Camboriú. Ela era filha de Pedro Vieira dos Santos e Amara Francisca dos Santos e se casou com Eládio Vieira com quem teve os filhos Sírio, Sílvio, Maria Aparecida e Salete. Ela nasceu em 21 de agosto de 1916 na cidade de Camboriú (SC). Ainda pequena estudou na Escola Mista do Canto da Praia (futura Escola de Educação Básica Professor Laureano Pacheco), que na época era localizada na casa de Domingos José Cabral, o Mingote Serafim. Mais tarde foi trabalhar como professora substituta na casa da dona Rosinha, atuando por lá durante 3 meses. Naquela época, ela estudava na Escola José Arantes, localizada no centro de Camboriú, onde se formou em 1943. Também atuou durante 4 anos na escola da Canhanduba, na escola Joaquim de Lima Magalhães do bairro Rio Pequeno e no próprio José Arantes, até chegar à escola do Canto da Praia, que na época era localizada na casa de Amaro Rodrigues Fonseca em 1952. Depois a escola se mudou para onde é a loja Casas da Água na Avenida do Estado. Nesse meio tempo, ela foi removida para locais distantes em virtude de perseguições políticas e trabalhou na escola do Mato de Camboriú. Ela lecionava para alunos do ensino primário as disciplinas de Português, História, Geografia, Matemática e Conhecimentos Gerais, além de ajudar os alunos mais carentes. Mais tarde, ela se aposentou e já era diretora da escola. Isso em 1964. Depois disso, foi homenageada várias vezes e até a sua morte, ocorrida em 9 de março de 2015 gostava de lembrar da sua época na qual lecionava.

HOMENAGEM Na reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú recebi com muito carinho e orgulho a Moção de Congratulação em comemoração ao Dia do Historiador. A indicação foi do vereador Moacir Schmidt (PSDB), através do Requerimento 0372/2016. Muito obrigado!

ORIETTA MÁRCIA DA SILVA MOTA

Durante anos, ela esteve à frente do Grupo Escolar João Goulart, sendo a primeira diretora dessa escola e conhecida pelo seu pulso firme. Ela era filha de Roberto da Silva Jr. e Argentina de Novaes. Foi casada com Carlos Alberto Pereira da Mota com quem teve os filhos Orietta, Suzana, Flávio e Carlos Roberto. Ela nasceu em 9 de outubro de 1934 em Itajaí (SC). Antes de atuar na escola, ela trabalhou em Itajaí nas escolas Henrique Midon e Manoel Ferreira de Miranda. Também lecionou em Porto Alegre e Viamão, além de ter feito curso no Instituto Federal na cidade do Rio de Janeiro. Depois ela veio para a Praia de Camboriú, onde foi escolhida como diretora do João Goulart, que foi criado por causa do fato da escola Laureano Pacheco estar com alunos acima da capacidade permitida e num prédio bastante precário, isso em 1962. De início, a escola tinha apenas 1 andar e atendia apenas crianças que estudavam no primário, sendo fundada em 20 de junho de 1963, mas a inauguração oficial dela ocorreu em 7 de dezembro de 1963. No primeiro ano de funcionamento ela tinha apenas 143 alunos e comandava-os com bastante pulso firme e era bastante enérgica. Ela também dirigiu o Ginásio Normal XX de Julho, localizado onde hoje é o Atlântico Shopping, que era uma extensão do João Goulart, mas ele durou pouco tempo, já que ele se uniu à escola mãe para ser virar Escola Básica Presidente João Goulart, lá por 1971. Em sua longa gestão como diretora foram criados o Grêmio Estudantil, Caixa Escolar, Biblioteca Monteiro Lobato, os Departamentos Esportivo e Social, além de outros órgãos da escola. Depois de 20 anos como diretora, acabou se aposentando no final de 1983, quando houve a formatura da 1ª turma de Ensino Médio. Além disso, foi membro da Comissão Municipal de Educação, coordenadora pedagógica do município no 2º governo de Armando César Ghislandi, foi candidata á vereadora pelo Partido Democrático Social (PDS), mas sem muito êxito e também foi diretora administrativa do Jardim de Infância Prejamar Infantil, que fora fundado por Marilúcia Cardoso Fernandes (filha de Olávio Mafra Cardoso, primeiro farmacêutico da cidade) e que depois foi adquirido por sua filha Suzana, rebatizado mais tarde de Balão Mágico. Até morrer, no dia 3 de maio de 2016, ela se dividia entre Balneário Camboriú, Itapema e Penha.

ERRATA Eduardo Dellatorre Na última edição foi esquecida a data em que ele nasceu, que foi dia 10 de abril de 1924 na cidade de Viadutos (RS) Start Life 53


54 Start Life


CONHEÃ&#x2021;A ALGUNS DE NOSSOS CLIENTES

Start Life 55


56 Start Life


Revista start life 6a edicao