ANVISA - Guia de Controle de Qualidade

Page 60

1. INTRODUÇÃO A Parte 2 deste Guia descreve ensaios analíticos qualitativos e quantitativos de substâncias em produtos cosméticos. Os critérios de escolha dos ensaios foram baseados no risco sanitário das substâncias e na aplicabilidade e disponibilidade dos métodos, priorizando-se as análises das substâncias com teores determinados em legislações e normas específicas, tais como as Listas de Substâncias de Uso Restrito, de Conservantes, de Filtros Ultravioleta e de Corantes, e os Pareceres da Câmara Técnica de Cosméticos. Os métodos de ensaios abordados neste Guia são metodologias citadas em referências nacionais (laboratórios oficiais) e internacionais, que podem ser adaptadas e validadas em função das características das formulações, sendo, entretanto, facultada a adoção de outros métodos desenvolvidos internamente pelas empresas. As informações e os métodos de ensaios aqui descritos fazem parte de um trabalho inicial, sem a pretensão de esgotar o tema. A atualização e a inclusão de novas metodologias serão realizadas de acordo com a disponibilidade e mediante avaliação adequada.

2. ENSAIOS ANALÍTICOS - IDENTIFICAÇÃO E DOSEAMENTO

2.1. Determinação do Teor de Acetato de Chumbo (Lead Acetate)

2.1.1. Objetivo e Campo de Aplicação Este método descreve o doseamento do chumbo solúvel e aplica-se a amostras que contenham chumbo em suas formulações.

2.1.2. Princípio O doseamento do chumbo solúvel é realizado por gravimetria.

60

Anvisa

Cosméticos

PARTE 2


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.