1 minute read

o aniveRsáRio é de todos nós

Clubes pelo país celebram os 100 anos do Rotary no Brasil

em 28 de fevereiro, data em que o Rotary Club do Rio de Janeiro foi oficializado exatos 100 anos atrás, ocorreu o seminário Próximos 100 Anos na capital fluminense. Entre os painelistas que abriram as plenárias estava Mário César Martins de Camargo, diretor 2019-21 do Rotary International e organizador do ciclo de palestras, que, na oportunidade, fez questão de destacar a “conotação nacional” do aniversário – aspecto lembrado pelos demais palestrantes. O diretor lembrou que ainda durante o planejamento do centenário houve a preocupação de conclamar toda a família brasileira do Rotary.

O aniversário histórico foi, de fato, comemorado por clubes e distritos de norte a sul do país. Entre as notícias nesse sentido, registramos a iniciativa do Rotary Club de Avaré-Expoente, de São Paulo (distrito 4621). Para marcar a data, os associados ao clube, com o apoio de familiares e amigos, plantaram mudas de árvores frutíferas (1) no terreno da Residência do Amor Fraternal, localizada no bairro de Jardim Vera Cruz. O objetivo foi criar um pomar a partir de uma demanda identificada pelos rotarianos nas visitas à essa entidade filantrópica que desde 1988 acolhe idosos com necessidades especiais.

Na mesma linha, o Rotary Club de São Manuel-Paraíso, SP (distrito 4621), rea- lizou uma ação para celebrar o centenário. Com o apoio da prefeitura, em 27 de fevereiro, uma muda de quaresmeira foi plantada pelos associados numa praça localizada na avenida Aldo Marini (2).

Os Rotary Clubs de Salto e Salto Moutonnée, SP (distrito 4621), por sua vez, decidiram perenizar esse momento instalando um novo marco rotário na praça Rotary, inaugurada na mesma ocasião – o logradouro está localizado no bairro Jardim das Nações. Uma cerimônia reuniu rotarianos e o prefeito de Salto, Laerte Sonsin Júnior (3) .

Já na cidade de Panambi, no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, os Rotary Clubs, pertencentes ao distrito 4660, se mobilizaram e doaram 100 cestas básicas ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social local (4) – para posterior distribuição a famílias selecionadas pelo critério de maior vulnerabilidade social.

A entrega dos alimentos ocorreu durante um ato simbólico prestigiado pelo prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, e pelo viceprefeito, Henri Jorge Markus. Para os rotarianos panambienses, as comemorações do centenário se mesclaram aos eventos pelos 68 anos de fundação da cidade.

Como disse a presidente do Rotary Club do Rio de Janeiro, Maria Odete Henriques de Sá, durante o seminário Próximos 100 Anos, feliz aniversário para todos nós. RB