3 minute read

Nosso poteNcial ilimitado “f

aça todo o bem que puder, para todas as pessoas que puder, de todas as maneiras que puder, pelo tempo que puder.”

Embora não saibamos sua origem exata, esse ditado resume amplamente o que o Rotary e a Fundação Rotária são: realizamos muitas coisas boas, beneficiando pessoas em todo o mundo de inúmeras maneiras e temos já um longo percurso nisso.

Quantas outras instituições do gênero fazem tanto bem, de tantas maneiras, para tantas pessoas como a Fundação Rotária?

Nós, voluntários, não somente financiamos a maioria dos nossos projetos, como frequentemente também contribuímos com uma quantidade significativa de horas para organizá-los e realizá-los. Os Rotary e Rotaract Clubs, os “escritórios locais” de nossa organização, são nossos leais parceiros em mais de 200 países e regiões geográficas onde atuamos. E quando não temos experiência numa determinada área, contamos com organizações cuja confiança conquistamos, como a Organização Mundial da Saúde, para fornecer os resultados esperados que realmente transformam vidas.

Ao contrário de algumas organizações do terceiro setor, não temos outros interesses além de trabalhar pelo sucesso do projeto humanitário. Resolvemos problemas de forma sustentável. Antes de iniciarmos qualquer projeto da Fundação, fazemos a avaliação das necessidades comunitárias e trabalhamos em estreita colaboração com os integrantes da comunidade a ser beneficiada. A Fundação também age rapidamente quando necessário, a exemplo da liberação de Subsídios para Assistência em Casos de Desastres à Turquia e à Síria após o terremoto que abalou a região em fevereiro.

Contadores como eu e líderes empresariais e comunitários como você prestam muita atenção aos números, e nesse quesito a Fundação está um patamar acima. Ao financiar projetos, aplicamos as tradições do Rotary de responsabilidade fiscal e ética para garantir o melhor uso dos recursos que os nossos associados nos confiam. Nós, do Rotary, somos excelentes administradores de nossos subsídios, com a maior parte dos fundos indo para o próprio apoio humanitário em si e muito pouco para os custos administrativos dos subsídios. É por isso que a Charity Navigator tem consistentemente conferido sua classificação máxima à Fundação Rotária ano após ano.

Como nossas operações mundiais envolvem sete áreas de enfoque, o que não faltam para os voluntários e doadores são amplas oportunidades de fazer a diferença onde a ajuda for mais necessária. Na verdade, o potencial para ajudar por meio da Fundação é ilimitado.

Então, se você estiver procurando uma grande instituição de caridade para apoiar ou uma maneira de fazer todo o bem que puder, você já encontrou o que procurava: a Fundação Rotária. Sem dúvida, ela é uma das maiores instituições do gênero no mundo, e pertence a você!

Quarta tela – o que assistir online

PaRtido alto

Globoplay aplataforma aposta no público com saudade dos anos 1980 e acaba de estrear este sucesso de Gloria Perez e Aguinaldo Silva. Exibida originalmente em 1984, a novela traz a história de Isadora (Elizabeth Savala), uma jovem que enfrenta um casamento complicado, além de acompanhar a trajetória da adolescente Celina (Gloria Pires), que não compactua com o mundo de contravenções do pai, Célio Cruz (Raul Cortez). A trama é ambientada na cidade do Rio de Janeiro, mas se desenrola majoritariamente no bairro do Encantado. A produção foi pioneira por abordar a ascensão do funk e os primeiros bailes da Furacão 2000 quase uma década antes da popularização nacional do fenômeno musical.

Netflix l O especial encerra a turnê do livro aMoR e Música: fito Páez

Nossa luz interior: Superação em tempos incertos, escrito por Michelle Obama, ex-primeira dama dos Estados Unidos, e registra um bate-papo entre amigas com a apresentadora Oprah Winfrey. Em uma conversa de pouco mais de uma hora de duração, Michelle conta a Oprah um pouco de suas experiências em família na Casa Branca, divide aprendizados sobre autoconfiança, medo e envelhecimento e ainda aborda sua visão a respeito do poder das amizades. O livro anterior de Michelle, Minha história, tornou-se um best-seller internacional, com mais de 17 milhões de exemplares vendidos e tradução para cerca de 50 idiomas.

Netflix l A série biográfica retrata a vida e a carreira do astro do rock argentino Fito Páez e celebra os trinta anos do simbólico álbum El amor después del amor, o disco mais vendido da história da música de nosso país vizinho. A reconstituição acompanha todas as fases da vida do cantor, partindo de sua infância, com a perda da mãe, até o estrelato nos anos 1990 e sua relação com grandes artistas da Argentina, como Carly García e Luis Alberto Spinetta. Atualmente o músico está em turnê pela América Latina celebrando o aniversário do disco icônico e passa por Porto Alegre no dia 6 deste mês. RB