4 minute read

Lab Tempes T ade cria proje T os para moni T orar mudanças c L imá T icas

Todo ano diversas regiões do país são castigadas pelas fortes chuvas, que colocam milhares de pessoas em risco. Tendo esse cenário como ponto de partida, as organizações Casa Criatura, de Olinda (PE), e o Instituto Procomum, de Santos (SP), uniram forças na criação do l ab Tempestade, um laboratório de inovação cidadã que objetiva construir soluções pautadas nas mudanças climáticas. a iniciativa busca construir protótipos que possam ser testados e, posteriormente, implantados em larga escala. o projeto tem o apoio da Global innovation Gathering, da fundação alemã Nord-Süd-Brücken e do ministério para Cooperação e desenvolvimento da alemanha e os primeiros resultados serão apresentados em um evento marcado para o dia 06 deste mês.

CaIxa INauGuRa LaBORatóRIO dE INOvaçãO SOCIaL dO PROGRama muLHERES dE FavELa

l Como um desdobramento do programa m ulheres de Favela, iniciativa realizada em parceria com a Central Única das Favelas, a Caixa Econômica Federal apresentou o laboratório de inovação Social, espaço que abrigará cursos e oficinas de empreendedorismo, organização e educação financeira e ainda oferecerá serviços como uma incubadora de negócios, auxílio na formalização de empresas e orientação contábil. O primeiro laboratório fica no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro, mas a Caixa planeja a instalação de laboratórios também em São Paulo e Salvador. o mulheres de Favela conta com investimento inicial de R$ 16,6 milhões do Fundo Socioambiental Caixa.

RoTaRy doa PRimeiRo eqUiPamenTo de UlTRaSSonoGRaFia da FaCUldade de odonToloGia da UFmG

l Por meio de um projeto de Subsídio Global da Fundação Rotária, o Rotary Club de Contagem-Cidade industrial, em minas Gerais, doou um Logiq P8 (GE Healthcare), equipamento de ultrassonografia, à Faculdade de odontologia (Fao) da Universidade Federal de minas Gerais (UFmG). a instituição de ensino mineira não contava com um equipamento deste tipo, que na rede pública é encontrado apenas em hospitais. o setor de Radiologia da Fao é responsável por cerca de 37 mil atendimentos por ano de usuários do Sistema Único de Saúde. o investimento na compra do equipamento foi de R$ 161 mil e beneficiará a população de Belo Horizonte e de outros municípios da região. RB e na edição de Maio DE 1993 a nossa revista publicava: l Celebração: nenhum caso novo (de pólio na América Latina) – e is o título da reportagem de Cary Silver, então editora assistente da The Rotarian (atual revista Rotary). “Temos muito o que celebrar hoje”, começava o texto. “‘Pela primeira vez na história, nenhum caso novo de pólio foi detectado na América Latina em 18 meses!’” e ssas foram as exuberantes palavras do presidente do Rotary International, Clifford Dochterman, que esteve na Argentina para homenagear um dos mais ambiciosos e bem-sucedidos programas do Rotary, a campanha Polio Plus. O presidente ministrou pessoalmente a vacina em inúmeras crianças e homenageou os líderes da Polio Plus que estão abrindo caminho para a erradicação (da doença) na América Latina.” l sem registros desde 1989 – O boletim de fevereiro de 1993 do programa Polio Plus também comunicava que nenhum caso de poliomielite fora registrado no Brasil nos últimos três anos. Como comparação, o documento informava que em 1986 o nosso país computara 67% de todas as ocorrências da doença nas Américas. l Conectando as instalações médicas da antártida – “Pela primeira vez, um Subsídio e quivalente da Fundação Rotária foi concedido a um projeto na Antártida. O Rotary Club de Ushuaia, na Argentina, e o distrito 5790, do Texas, formaram uma equipe para fornecer um sistema de computadores que irá conectar as instalações médicas de todas as 30 bases da Antártida.” RB

Até hoje são desconhecidas as razões exatas do fim de um dos programas infantis mais bem-sucedidos da televisão: TV Colosso. Lançado na manhã de 19 de abril de 1993, na Rede Globo, ele também conquistou adultos com seus bonecos de personagens caninos que atuavam em uma emissora fictícia. Quem não se lembra do autoritário JF, dono da empresa de televisão, do Capachão, seu assistente bajulador, do Borges, o buldogue responsável por colocar a programação no ar, do carismático faz-tudo Gilmar, e da estrela da emissora, a charmosa Priscila? Ao todo, eram 25 cachorros e três pulgas – sim, havia elas, mexendo nos circuitos eletrônicos e tentando sabotar tudo.

TV Colosso tinha suas próprias “novelas” (caninas) e rendeu três especiais, um filme estrelado por Camila Pitanga, Luana Piovani e Marcelo Serrado, além de dois discos. entre os roteiristas, Glauco, Laerte, Angeli e Luiz Gê. O programa ficou no ar até 3 de janeiro de 1997.

A reportagem trazia detalhes da homenagem presidencial, ocorrida em 6 de fevereiro de 1993, que reuniu, além do presidente Clifford, o presidente 1984-85 do Rotary International, Carlos Canseco, “conhecido como o pai da Polio Plus”, e mais de 400 rotarianos de 21 países em Puerto Iguazú, no norte da Argentina. A cidade do evento, na fronteira com o Brasil e o Paraguai, foi o “local do primeiro trabalho internacional de imunização da América Latina, em 1986”, explicava Cary Silver.

“A homenagem foi uma oportunidade de mostrar o quanto estamos orgulhosos daqueles que se dedicaram à Polio Plus”, declarou na oportunidade o organizador do encontro, o então curador da Fundação Rotária Luis Vicente Giay. “O último caso de pólio nas Américas foi registrado no Peru em 1991, quando o menino Luís Tenório, de dois anos, apresentou febre e fraqueza nos membros. espera-se com fervor que essa seja a última vítima da pólio”, enfatizou Giay, que se tornaria presidente da nossa organização em 1996-97.

Veja as edições antigas da sua Rotary Brasil em revistarotarybrasil.com.br/acervo

O Pacto

– pai, se eu for aprovado, qual será o meu presente?

Uma viagem com tudo pago.

Nossa, para onde? Rio, Bahia? paris, miami?

– aparecida. para agradecer o milagre.

Chico Science, cantor e compositor brasileiro (1966-1997)